novena aos pastorinhos guiao dos misterios

8
N N OVENA OVENA AOS AOS P P ASTORINHOS ASTORINHOS FRANCISCO E JACINTA MARTO Sobreiro

Upload: jmvsobreiro

Post on 18-Jun-2015

958 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Novena aos pastorinhos guiao dos misterios

NNOVENAOVENA AOSAOS PPASTORINHOSASTORINHOS FRANCISCO E JACINTA MARTO

Sobreiro

Page 2: Novena aos pastorinhos guiao dos misterios

MISTÉRIOS DO TERÇO Esquema 1

1.º Mistério: Os Beatos Francisco e Jacinta, durante a sua curta vida, foram um exemplo de humildade e fidelidade. Segundo o testemunho da Irmã Lúcia, “jamais se viu no Francisco o mínimo sinal de vaidade ou de orgulho” e que a Jacinta “era extraordinariamente fiel no cumprimento dos deveres de cada dia”.

Depois das aparições, ambos tentaram cumprir ao máximo com os pedidos da Senhora, oferecendo-se desde o primeiro dia para fazer a vontade de Deus sempre e em tudo.

Peçamos neste mistério, o dom da humildade e que o exemplo dos Pastorinhos nos dê força para aceitarmos sempre a vontade de Deus. 2.º Mistério: Todos nós, crianças, jovens, adultos e idosos, podemos encontrar no Francisco e na Jacinta exemplos admiráveis de vida de Fé íntegra, responsável e heroica. A Igreja propõe-nos que veneremos os Pastorinhos para os imitar na sua Fé e no seu exemplo de esperança e caridade. As suas vidas de santidade são para todos, em especial para as crianças, um estímulo a conhecer e viver melhor a Mensagem de Fátima que não é outra senão a do próprio Evangelho. Peçamos neste mistério, pelas crianças do mundo inteiro, para que, a exemplo dos Beatos Francisco e Jacinta, cresçam cada vez mais na Fé, na esperança e no Amor a Deus.

Page 3: Novena aos pastorinhos guiao dos misterios

3.º Mistério: Os Pastorinhos de Fátima sempre foram sensíveis ao Sagrado. O Francisco, depois de ter recebido a Comunhão das mãos do Anjo, disse: “Do que gostei mais foi de ver Nosso Senhor naquela luz. Gosto tanto de Deus!” Foi este amor a Deus que moveu toda a vida destas duas crianças, mesmo antes das apari-ções. Na educação cristã dos dois pequenos videntes, o papel dos seus pais foi decisivo, uma vez que foi no ambiente familiar que aprenderam a amar a Deus e a Igreja. Peçamos neste mistério, por todos os pais e educadores. Para que, por interces-são dos Pastorinhos Francisco e Jacinta, saibam ajudar os mais novos a crescer «em sabedoria e em graça, diante de Deus e dos homens». 4.º Mistério: A pequena Jacinta ficou muito tocada com a visão do Inferno, em Julho de 1917. Um dia disse-lhe a Lúcia: “Não tenhas medo, tu vais para o Céu”. Mas ela respondeu: “Pois vou, mas eu queria que toda aquela gente fosse para lá tam-bém”. A Jacinta vivia motivada pelo desejo de rezar pela conversão dos peca-dores e de livrar as almas do Inferno. Este é também um acto de caridade que devemos praticar: rezar pela conversão dos pecadores e, pela nossa palavra e exemplo, levar o nosso próximo a não voltar a pecar. Peçamos neste mistério, que sejamos capazes, como os Pastorinhos, de rezar não só pela nossa salvação, mas também pela salvação daqueles que nos rodeiam e que mais precisam de conversão.

5.º Mistério: Os Pastorinhos de Fátima tinham um profundo horror ao pecado. Devido à sua tenra idade não tiveram nem paixões, nem especiais formas de tentação. No entanto, sabendo como os pecados ofendiam tanto a Nosso Senhor, estas duas crianças dispuseram-se a evitar tudo o que entristecia a Deus. A Jacinta, já no seu leito de morte, diz de que maneira se deve evitar o pecado: «Ser puro no corpo é guardar a castidade; e ser puro de alma é não fazer pecados; não olhar para o que não se deve ver, não roubar, não mentir nunca e dizer sempre a verdade, ainda que nos custe muito». Neste mistério rezemos, como os Pastorinhos, pela conversão dos pecadores, a começar pela conversão de cada um de nós.

Page 4: Novena aos pastorinhos guiao dos misterios

MISTÉRIOS DO TERÇO Esquema 2

1.º Mistério: Desejosos de “converter pecadores e consolar Nosso Senhor”, os Pastorinhos privavam-se de muitas coisas, oferecendo a Deus sacrifícios e renúncias. Algu-mas dessas renúncias passavam por suportar a sede intensa em pleno Verão ou entregar a merenda que levavam ao primeiro pobrezinho que encontra-vam. O Francisco e a Jacinta foram modelos excelentes da verdadeira carida-de, praticando sem descanso inúmeras obras de misericórdia corporais e espi-rituais. Peçamos neste mistério, por todos os que passam alguma necessidade, no cor-po ou na alma. Que os Beatos Francisco e Jacinta intercedam por eles e os aju-dem a confiar sempre na Providência Divina. 2.º Mistério: Na aparição de Julho, Nossa Senhora referiu que “o Santo Padre teria muito que sofrer”. Nasceu assim, no coração dos Pastorinhos, um grande amor ao Papa, passando a oferecerem os seus sacrifícios também por ele e pela Igreja. A pequena Jacinta foi favorecida com duas visões particulares, nas quais viu o Papa sozinho, a chorar e em grande sofrimento. Pouco antes de morrer ela afirmava: “A desobediência ao Santo Padre ofende muito a Nosso Senhor!” Neste mistério rezemos, de forma especial, pelo Santo Padre e por todos os sacerdotes, para que cumpram sempre, com fidelidade e firmeza, a missão que lhes foi confiada.

Page 5: Novena aos pastorinhos guiao dos misterios

3.º Mistério: O Francisco gostava muito de meditar nas obras de Deus e de contemplar a natureza. Muitas vezes, afastava-se discretamente da prima e da irmã para se recolher em oração. Era frequentemente encontrado atrás de um arbusto, de joelhos a rezar. “Gosto mais de rezar sozinho”, dizia ele. Nos dias de hoje, são muitos os barulhos e os trabalhos que nos querem impedir de levar o nosso pensamento até Deus. Peçamos neste mistério que, à semelhança do Francisco, os nossos deveres diá-rios não impeçam o silêncio interior e o tempo para a oração. 4.º Mistério: Nos últimos dias da sua vida, a Jacinta recebia frequentemente a visita de Nos-sa Senhora. Passando longos momentos sozinha, ela punha-se a meditar naquilo que a Santíssima Virgem lhe ensinava. Uma vez, disse a uma Irmã que a visitava regularmente: «Irmã! Os pecados do mundo são muito grandes. Virão modas que vão ofender muito a Nosso Senhor. Mas Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo. Se os homens soubessem o que é a eternidade, fariam de tudo para mudar de vida». Peçamos neste mistério, por aqueles que abandonaram a Igreja. Que pela intercessão dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, se deixem guiar pela mão de Nossa Senhora, que os conduzirá até Deus. 5.º Mistério: No dia 13 de Maio do ano 2000, o Papa João Paulo II beatifica os nossos Pasto-rinhos, as duas primeiras crianças beatificadas na história da Igreja sem terem sido mártires. O Papa Bento XVI afirmou recentemente que «o católico de hoje tem que estar preparado para o martírio da ridicularização». Apesar de não terem sido martirizadas por ódio à fé, os dois pequenos videntes de Fáti-ma sofreram muitas pressões, foram ridicularizados, passaram pela prisão, por inúmeras provações e, por fim, sofreram muito fisicamente antes de parti-rem para o Céu. Peçamos neste mistério, que os Pastorinhos intercedam pelos cristãos perse-guidos por serem fiéis a Jesus e à Igreja.

Page 6: Novena aos pastorinhos guiao dos misterios

MISTÉRIOS DO TERÇO Esquema 3

1.º Mistério: Os pequeninos videntes de Fátima são verdadeiros modelos de paciência, principalmente diante das dificuldades. A Jacinta afirmava que «a paciência nos leva para o Céu». O Francisco, na fase final da sua doença dizia à sua pri-ma Lúcia: «Sofro muito, mas tudo suporto para consolar Nosso Senhor. Ele está tão triste com os pecados do mundo!» O seu único desejo parecia ser o de consolar os Corações de Jesus e de Maria, por tantas ofensas que os homens cometiam contra Eles. Peçamos neste mistério, a virtude da paciência, olhando para os dois pequeni-nos irmãos de Fátima que tudo souberam aceitar com resignação e amor, pela salvação dos pecadores. 2.º Mistério: O Francisco e a Jacinta, já antes das aparições, tinham um grande desejo de conhecer a doutrina e a vida de Jesus, para poderem fazer a Primeira Comu-nhão. Por isso, a Lúcia tornou-se catequista dos seus primos que aprendiam o Catecismo com grande entusiasmo. A Jacinta ficou profundamente tocada com a morte de Nosso Senhor, tendo chorado largas horas a meditar no que os nossos pecados puderam fazer a Jesus. Já o Francisco, preferia meditar sozi-nho na grandeza e bondade de Deus, dando-Lhe graças pela obra da Criação. Peçamos neste mistério, entusiasmo e alegria para que, como os Pastorinhos, nos tornemos conhecedores do Evangelho e coloquemos em prática tudo o que Jesus nos pede para fazer.

3.º Mistério: Cerca de dois meses antes da sua partida para o Céu, a Jacinta confidencia à sua prima Lúcia: «Nossa Senhora veio ver-me e disse-me que vou para dois hospitais e que, depois de sofrer muito, morro sozinha, mas que não tenha medo, porque Ela vai lá buscar-me para o Céu». E de facto assim aconteceu. A pequena Pastorinha morreu sozinha pelas dez e meia da noite do dia 20 de Fevereiro de 1920. Muito justamente, como refere e Irmã Postuladora para a sua canonização, “podemos acreditar que a Jacinta acompanha os doentes e moribundos e que os leva também para o Céu, com Nossa Senhora”.

Page 7: Novena aos pastorinhos guiao dos misterios

Pedindo a intercessão da Santíssima Virgem e dos Beatos Francisco e Jacinta, rezemos pelos que vão partir deste mundo, para que se sintam por eles acom-panhados no último momento e sejam fortalecidos na sua esperança. 4.º Mistério: O Terço sempre foi a oração preferida dos Pastorinhos. Mesmo antes das apa-rições, eles tinham o hábito de rezar o Terço em família ou nos campos, enquanto pastoreavam o rebanho. Em todas as aparições, Nossa Senhora pediu muito que continuassem a rezar o Terço todos os dias. Mesmo doentes, tanto o Francisco como a Jacinta não deixavam de rezar esta oração. O Fran-cisco, numa tarde que não sentia forças nem para rezar uma Avé-Maria, estava muito triste e pediu que rezassem o Terço no seu quarto. Tentou ajoelhar-se mas não conseguiu. Então, ofereceu mais este sacrifício a Nossa Senhora. Rezemos para que os cristãos descubram a beleza e importância da oração diá-ria do Terço do Rosário em louvor de Nossa Senhora, caminho seguro que nos leva até Jesus.

5.º Mistério: No início do século XX, naquela pequena aldeia de Fátima, os Pastorinhos estavam longe de imaginar a cultura anti-religiosa que se instalaria no mundo nos anos seguintes. No entanto, receberam de Nossa Senhora algumas luzes sobre como seriam difíceis os tempos futuros, que são os nossos, com perse-guições à Igreja, a negação de Deus, os ataques físicos e morais ao Santo Padre e o «apagar da chama da Fé em muitas partes do mundo» (Papa Bento XVI, 2012). Os dois irmãozinhos sofrem com isso e oferecem muitas orações e sacrifícios para que o mundo seja salvo destes males. Peçamos neste mistério pelos cristãos mais adormecidos na Fé. Para que, por intercessão dos Pastorinhos Jacinta e Francisco, encontrem na Igreja a força para se levantarem e caminharem neste mundo na esperança em Deus, dando testemunho da Verdade.

Page 8: Novena aos pastorinhos guiao dos misterios

Salve, salve, Pastorinhos Nosso encanto e alegria Salve, salve, pastorinhos Predilectos de Maria Vossos olhos inocentes Contemplaram a Senhora Dos seus filhos peregrinos Carinhosa protectora Sacrifício e oração Foi a vossa vida inteira Ao convite maternal Da Senhora da azinheira Praticando a caridade Entregáveis com carinho A merenda que leváveis Ao primeiro pobrezinho

Caminhantes neste mundo Ajudai-nos, cada dia A viver sempre seguros Sob o manto de Maria A Senhora do Rosário Pela vossa intercessão Abençoe o Santo Padre E nos leve à conversão Contemplando Deus no Céu Pelos anjos adorado Alcançai o dom da paz Para o mundo extraviado Protegei a nossa Pátria Para que, à sombra da cruz Guarde sempre a fé cristã E a verdade de Jesus

HINO DOS PASTORINHOS

Cantemos alegres a uma só voz, Francisco e Jacinta, rogai por nós.

A 13 de Maio de 2010, o Papa Bento XVI rezou diante do túmulo dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto