novas tecnologias

8
TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROFESSOR ESPECIALISTA CLEITON RIOS MOREIRA PROFESSOR ESPECIALISTA CLEITON RIOS MOREIRA PROFESSOR ESPECIALISTA MESSIAS CARDOSO DA SILVA PROFESSOR ESPECIALISTA MESSIAS CARDOSO DA SILVA PROFESSOR ESPECIALISTA JOÃO MARCOS AIRES DUARTE PROFESSOR ESPECIALISTA JOÃO MARCOS AIRES DUARTE “Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros” (Lev Vygostky)

Upload: joao-marcos

Post on 27-Jul-2015

108 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Novas tecnologias

TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃOTECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃONOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

1

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

PROFESSOR ESPECIALISTA CLEITON RIOS MOREIRAPROFESSOR ESPECIALISTA CLEITON RIOS MOREIRAPROFESSOR ESPECIALISTA MESSIAS CARDOSO DA SILVAPROFESSOR ESPECIALISTA MESSIAS CARDOSO DA SILVAPROFESSOR ESPECIALISTA JOÃO MARCOS AIRES DUARTEPROFESSOR ESPECIALISTA JOÃO MARCOS AIRES DUARTE

“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros” (Lev Vygostky)

Page 2: Novas tecnologias

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

2

A contextualização do processo educacional é a busca constante entre a aplicação dos conhecimentos teóricos e a execução dos conhecimentos práticos na construção dos saberes.

Disponível em: http://blog.udf.edu.br/?p=694 Disponível em: http://blog.udf.edu.br/?p=694

Page 3: Novas tecnologias

AMBIENTE VIRTUAL DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA APRENDIZAGEM – AVA

3

Descreve-se como o processo de utilização da Internet como ferramenta de ensino à distância (EAD) e auxilia o ensino presencial, o qual permite compartilhar materiais de forma interativa, construindo assim o conhecimento coletivo.

Segundo OLIVEIRA (2008), “É possível utilizar a internet no contexto de novas tecnologias aplicadas ao aprendizado onde o professor universitário assume o seu papel de mediador de aprendizado?”. Sendo, condicionado para mediar as atividades educacionais e direcionar o aluno na busca do conhecimento compartilhado.

acessado em: aquabarra.com.br acessado em: unochapeco.edu.br

Page 4: Novas tecnologias

iiDEVICESDEVICES (DISPOSITIVOS MÓVEIS) (DISPOSITIVOS MÓVEIS)

4

A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade (Ahonen, 2003; Syvänen, 2003).

Acessado em: mlearningeducabrasil.blogspot.com

Page 5: Novas tecnologias

Embora nesse caso o paradigma pedagógico ainda seja o instrucionista, esse uso do computador tem sido caracterizado, erroneamente, como construtivista, no sentido piagetiano, ou seja, para propiciar a construção do conhecimento na "cabeça" do aluno. Como se o conhecimento fosse construído através tijolos (informação) que devem ser justapostos e sobrepostos na construção de uma parede. Nesse caso, o computador tem a finalidade de facilitar a construção dessa "parede", fornecendo "tijolos" do tamanho mais adequado, em pequenas doses e de acordo com a capacidade individual de cada aluno.

5

INSTRUCIONISMO

Acessado em: blog.clickgratis.com.br

Page 6: Novas tecnologias

INCLUSÃO DIGITAL As políticas de inclusão digital implementadas pelo

Ministério das Comunicações são concebidas como ferramentas para o exercício da cidadania, tendo como base o pressuposto de que, na sociedade em que vivemos, grande parte dos processos de escolha e de autonomia do indivíduo passam por sua interação com as Tecnologias da Informação e da Comunicação, mais especificamente pelos equipamentos, ferramentas, conteúdos e aplicativos conectados em rede que permitem o acesso à comunicação e à informação.

6

Acessado em: coaliza.org.br

Page 7: Novas tecnologias

Referencial TeóricoReferencial Teórico Acesso em:

http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2010/2010_2462010174147.pdf, aos 12 de dezembro de 2013, às 29:10.

Acesso em: http:// www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/13824/8013, aos 12 de dezembro de 2013, às 29:15.

Acesso em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0003.html, aos 12 de dezembro de 2013, às 29:22.

Acesso em: http://www.mc.gov.br/inclusao-digital/acoes-e-programas, aos 12 de dezembro de 2013, às 29:25.

Acessado em: http://www.profsergio.net/profsergiofip.pdf, 12 de dezembro de 2013, às 19:10.

7

Page 8: Novas tecnologias

8

““O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” (Jean Piaget)fizeram.” (Jean Piaget)