notificação polio haiti

2
7/23/2019 Notificação Polio Haiti http://slidepdf.com/reader/full/notificacao-polio-haiti 1/2  MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO GERAL DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS UNIDADE TÉCNICA DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO RESPIRATÓRIAS E IMUNOPREVENÍVEIS SCS, Quadra 04, Edifício Principal, 2º andar – CEP: 70.304-000 (61) 3213-8092/8097/8098 NOTA TÉCNICA N.º 02/2011/URI/CGDT/DEVEP/SVS/MS Assunto: Alerta à Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas e Poliomielite (PFA) sobre a ocorrência de “Surto de Síndrome Neurológica Aguda” no Haiti. 1. A partir de novembro de 2010 foram registrados no Haiti casos de Paralisias Flácidas Agudas (PFA). Em janeiro de 2011 foi notificada pela Rede de Operações de Alerta e Resposta da Organização Pan-americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde a ocorrência de casos de Síndrome Neurológica Aguda (SNA) no mesmo país. 2. Até 14 de janeiro de 2011, foram registrados oito casos. Destes, seis apresentaram PFA e dois foram a óbito. A variação de idade foi de 3 a 85 anos, com média de 14,5 anos. Cabe ressaltar que também está acontecendo no Haiti um surto de cólera de grande magnitude. Sete dos pacientes acometidos por SNA foram hospitalizados por cólera grave, com sintomas de PFA iniciados de 3 a 5 dias após a recuperação da doença. 3. Como a confirmação diagnóstica ainda está em aberto, não estão descartadas as hipóteses de poliovírus selvagem importado, bem como a ocorrência de surto de poliovírus derivado vacinal (PVDV) por baixas coberturas da vacina oral contra poliomielite (VOP) naquele país. 4. Frente ao contexto, as autoridades haitianas estão investigando os casos e observando o cumprimento da vacinação infantil, haja vista a ocorrência de surtos dessa natureza no período de 2000 a 2001. 5. Diante de tais circunstâncias, é importante informar aos profissionais de saúde, autoridades e gestores em saúde sobre os riscos atuais de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil ou a ocorrência de casos de PVDV em áreas de baixas coberturas vacinais com a VOP. 6. Sendo assim, o Ministério da Saúde recomenda às vigilâncias epidemiológicas das Secretarias Estaduais e Secretarias Municipais da Saúde que intensifiquem:

Upload: anonymous-qsoz05w

Post on 17-Feb-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Notificação Polio Haiti

7/23/2019 Notificação Polio Haiti

http://slidepdf.com/reader/full/notificacao-polio-haiti 1/2

 MINISTÉRIO DA SAÚDE

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDEDEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

COORDENAÇÃO GERAL DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEISUNIDADE TÉCNICA DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO RESPIRATÓRIAS E IMUNOPREVENÍVEISSCS, Quadra 04, Edifício Principal, 2º andar – CEP: 70.304-000

(61) 3213-8092/8097/8098

NOTA TÉCNICA N.º 02/2011/URI/CGDT/DEVEP/SVS/MS

Assunto: Alerta à Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas ePoliomielite (PFA) sobre a ocorrência de “Surto de Síndrome Neurológica Aguda” noHaiti.

1. A partir de novembro de 2010 foram registrados no Haiti casos de ParalisiasFlácidas Agudas (PFA). Em janeiro de 2011 foi notificada pela Rede de Operações de Alertae Resposta da Organização Pan-americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde aocorrência de casos de Síndrome Neurológica Aguda (SNA) no mesmo país.

2. Até 14 de janeiro de 2011, foram registrados oito casos. Destes, seisapresentaram PFA e dois foram a óbito. A variação de idade foi de 3 a 85 anos, com média de14,5 anos. Cabe ressaltar que também está acontecendo no Haiti um surto de cólera de grandemagnitude. Sete dos pacientes acometidos por SNA foram hospitalizados por cólera grave,

com sintomas de PFA iniciados de 3 a 5 dias após a recuperação da doença.

3. Como a confirmação diagnóstica ainda está em aberto, não estão descartadas ashipóteses de poliovírus selvagem importado, bem como a ocorrência de surto de poliovírusderivado vacinal (PVDV) por baixas coberturas da vacina oral contra poliomielite (VOP)naquele país.

4. Frente ao contexto, as autoridades haitianas estão investigando os casos eobservando o cumprimento da vacinação infantil, haja vista a ocorrência de surtos dessa

natureza no período de 2000 a 2001.

5. Diante de tais circunstâncias, é importante informar aos profissionais de saúde,autoridades e gestores em saúde sobre os riscos atuais de reintrodução do poliovírus selvagemno Brasil ou a ocorrência de casos de PVDV em áreas de baixas coberturas vacinais com aVOP.

6. Sendo assim, o Ministério da Saúde recomenda às vigilâncias epidemiológicasdas Secretarias Estaduais e Secretarias Municipais da Saúde que intensifiquem:

Page 2: Notificação Polio Haiti

7/23/2019 Notificação Polio Haiti

http://slidepdf.com/reader/full/notificacao-polio-haiti 2/2

  - A rotina de vacinação com VOP/Sabin para o cumprimento das metas decoberturas vacinais por município;

- As ações de notificação/investigação imediatas dos casos de PFA, garantindoa coleta oportuna (até 14 dias do início da deficiência motora) e adequada de amostras;

- O monitoramento dos casos para o encerramento nos sistemas deinformações, com retroalimentação às unidades notificadoras.

Brasília, 28 de janeiro de 2011.

Eduardo Hage CarmoDiretor de Vigilância Epidemiológica