noticias em foco 27ª ediçao

16
ANO 02 - Nº 27 / 29 / JANEIRO / 2012 - ARAÇOIABA DA SERRA & REGIÃO O Jornal sorteou os prêmios, confira os ganhadores na página 06 Barreiro campeão e Bandeirantes vice na final da Copa Verão pg. 10 Projeto Verão Shows atraem público para as praças pg. 06 Lei estadual proíbe sacolas plásticas. Araçoiaba aderiu pg. 07 Espaço Pet: Tratamento para os ferimentos das patas dos equinos pg. 03 Muita água e sujeira transborda o Lago de Araçoiaba pg. 04 Bairro Alvorada clama por socorro pg. 02 Conheça a mini esportiva Dafra 250R Por que bom Ano Novo O A8L é o primeiro modelo da Audi a chegar em 2012 no Brasil A Ford apresenta o novo EcoSport em vários países

Upload: irene-camara

Post on 27-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

27ª Ediçao do Jornal Noticias em Foco de Araçoiaba da Serra - SP

TRANSCRIPT

Page 1: Noticias em Foco 27ª Ediçao

ANO 02 - Nº 27 / 29 / JANEIRO / 2012 - ARAÇOIABA DA SERRA & REGIÃO

O Jornal sorteouos prêmios, confira

os ganhadores na página 06

Barreiro campeãoe Bandeirantes vice na final

da Copa Verão pg. 10

Projeto VerãoShows atraem público para as praças pg. 06

Lei estadual proíbe sacolasplásticas. Araçoiaba aderiu pg. 07

Espaço Pet: Tratamento para osferimentos das patasdos equinos pg. 03

Muita água e sujeira transborda o Lagode Araçoiaba pg. 04

Bairro Alvorada clama porsocorro pg. 02

Conheça a miniesportiva Dafra 250R

Por que bom

Ano Novo

O A8L é o primeiromodelo da Audia chegar em 2012no Brasil

da Copa Verão pg. 10

A Ford apresenta o novo EcoSport em vários países

Page 2: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | Edição 27 | 29 de janeiro de 2012

2

Nº 27 - 29 de janeiro de 2012O Jornal Notícias em Foco é quinzenal, com tiragem de 3.500 exemplares e circula na cidade de Araçoiaba da Serra & Regiões (Capela do Alto, Sarapui, Iperó e reparte p/Votorantim e Sorocaba).Agrega também o Caderno Veículos em Foco.

Editores responsáveis: Irene S. Câmara e Percy Faro – mtb 8.610 11 8277.7292Diretor de Arte: Marcelo HanickelProdução: MH ARTS

Proibida imitação ou qualquer reprodução de matérias ou artigos sem

a prévia autorização, por escrito, da editora.

Os artigos e matérias assinadas são de res-

ponsabilidade de seus autores e não expres-

sam, necessariamente, a opinião do jornal.

Editorial Cozinha & Sabor

Muita água, enxurrada, lixo, bueiros entupi-dos etc. assim está sendo o verão de Araçoiaba. Junto com esse dilúvio vem a proibição das sa-colas plásticas transformada em vilã. Coitada, pagou o pato sozinha. Todos teremos que nos acostumar com a preocupação com o meio am-biente e começar a rever nossos conceitos.

É verdade que esgoto não pode receber nada além de água da pia, do vaso sanitário e do ba-nheiro então porque a população teima em co-locar tudo quanto é porcaria na rua ou em luga-res onde podem ir para dentro dos bueiros, com ou sem sacolas plásticas?

Não tem explicação. E não tem inclusive para aqueles que jogam entulho nos terrenos dos ou-tros na calada da noite sem a menor vergonha, expandem ou usam irregularmente suas calçadas sem cerimônia, achando que a prefeitura nunca irá medi-las, ligam esgoto na rede pluvial, etc. Vamos tomar consciência população?

Sabem, no meu bairro vejo que ninguém está nem aí com nada. Jogam entulho em qualquer lugar, colocam entradas de carro no meio da rua, desviando a passagem da água e dificultando o trânsito, quando a manilha entope ninguém se preocupa em ir retirar a lama etc., dois carros não cabem na via. Pergunto qual será o padrão correto para se construir entrada para carro e deixar a passagem para as águas e para o tráfego de veículos? Aliás, gostaria que a prefeitura man-dasse uma máquina redesenhar a rua principal do Aquarius, pois até o caminhão do lixo já teve problemas por lá para citar só um caso.

Por outro lado, vemos o estado precário que se encontra outros bairros da nossa cidade por

culpa das torrenciais chuvas fora de época e que aguar-dam por cuidados do poder público. O município não tem equipamento, máquinas e nem funcionários suficientes para atender esse estado calamitoso das ruas por con-ta desse verão tão molhado.

Muito está mudando o clima e creio que a prevenção tem que ser repensada por todos: os que jogam lixo na rua, os que jogam entulhos nas calçadas os que ligam esgoto no lago, os que avançam as calçadas, mas principalmente tem que ser pensada e repensada pelo poder mu-nicipal. Todos sabem que as chuvas de janeiro se juntam com as de março e agora começam também em dezembro, então porque não come-çar a pensar em conseguir mais verbas (além do aumento do IPTU) para comprar mais máqui-nas (que são as ferramentas principais de uma prefeitura), contratar mais funcionários, fazer galerias, colocar cascalho e asfalto em pontos crí-ticos? Até o fim do mandato deveremos contar com a sensibilidade do atual prefeito, mas de-pois precisamos escolher bem o próximo para que repense as necessidades do município.

Não queremos ensinar o padre a rezar a missa, mas precisamos tocar no assunto para que muita coisa seja feita e, com certeza, podermos ajudar.

Entretanto, com ou sem chuva o Projeto Ve-rão organizado pela Secretaria da Cultura está “bombando” na cidade. Shows coroados de muita música está animando a população. Para-béns cultura, não adianta ficarmos só lamentan-do. Vamos curtir os shows.

Irene Câmara

Rua 7 de Setembro, 193 A | Sala 3Cx Postal 245 | Centro

18190-000 | Araçoiaba da Serra | SP

A vilã Sacola Plásticanunca mais

Aviso importante: Temos novo e-mail:

jnf. i [email protected] Editora: Irene S. Câmara - mtb 32.95415 9715.1526Diretor comercial: Jorge dos Santos15 9716.7477Edição Eletrônica disponível em:www.issuu.com/noticiasemfoco

Espaço do Leitor

Lagarto à la Soninha

Preparo: Temperar o lagarto com cebola, alho, sal, pimenta, cheiro verde e vinho branco. Deixar no tempero de véspera. No dia seguinte, limpar bem o tempero da carne e fritar

com bastante óleo até dourar a carne. Acrescentar os tomates, o suco de laranja, a água e os temperos da carne deixando cozinhar até o ponto desejado. Estando cozida, retire a carne da panela cortando em fatias sem separá – las (não cortar até o fim). No espaço entre as fatias, colocar 1 fatia de mussarela. Arrumar em pirex e cobrir com seguinte molho.

Ingredientes do molho:

• 1 colher (sopa) de manteiga• 1 colher (sopa) de farinha de trigo• 1 copo (americano) de leite• 1 copo do consomê desengordurado (caldo que cozinhou a carne passado em peneira) sal agosto• 1 lata de creme de leite sem soro• 1 colher (sopa) de mostarda• 1 colher (sopa) de molho inglês

Preparo do molho: Na panela colocar manteiga, farinha de trigo, dourar sem contudo deixar

escurecer, mexendo sempre. Junte aos pouco o leite o caldo da carne, a mostarda e o molho inglês. Verificar o sal, tirar do fogo e acrescentar creme de leite. Jogar em cima da carne, polvilhar queijo ralado e colocar no forno para gratinar.

Ingredientes:

• 2 K de lagarto.• 3 colheres (sopa) de azeite ou óleo.• 2 cebolas picadinhas.• 2 dentes de alho socados sal, pimenta, cheiro verde a gosto• 1/2 copo (americano) de vinho branco seco • 4 tomates sem pele e semente • 1 xícara (chá) de suco de laranja • 2 xícaras (chá) de água • 1 colher (sopa) de molho inglês • 1 colher (sopa) de catchup • 1 colher (sopa) de mostarda • 1 lata de creme de leite sem soro • 1 pires (chá) de provolone ralado

Alvorada está uma vergonha!

Moradores revoltados pedem providências urgentes. Alguns indignados com o estado de abandono do bairro reclamam ainda do novo IPTU. A associação do bairro perdeu a conta do número de pedidos feitos ao prefeito e à prefeitura para providências urgentes. O Sr. Toninho até diz que tudo bem que as chuvas estão acima da média, mas e daí? Tem que haver manutenção sim e o povo paga por isso. Quando tem enchentes na capital o prefeito não fica esperando parar a chuva para tomar providências. O que não pode é deixar o bairro se transformar nesse abismo que mais parece um queijo suíço cita morador.

As ruas não têm galerias de águas pluviais e nem por onde elas correrem, então vejam nas fotos que até o encanamento da água e suas ligações estão a céu aberto. A Cia. Águas de Araçoiaba também precisa ir checar o estado dos canos antes de

perder toda a ligação do local e pedir ajuda da prefeitura.Periga um carro cair nas crateras feitas no centro das ruas e provocar um grave

acidente. Tem morador socorrendo outros moradores com jipe, como é o caso do Eric, e logo não haverá mais acesso pelo Lago.

Sr. Prefeito e diretor de obras Homero os senhores têm certeza de que não podem fazer nada? Estão esperando o quê para atender-nos clama uma moradora revoltada que conseguiu arrancar a parte debaixo do seu carro na rua da foto.

O jornal irá até a prefeitura na semana que vem apurar quais as providências que o Sr. João Franklin Pinto, prefeito da cidade irá tomar para minimizar o transtorno causado pelas constantes chuvas e publicaremos.

Page 3: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | Edição 27 | 29 de janeiro de 2012

3Espaço Pet

Tratamento deFerimentos nos Equinos

Às vezes, nossos cavalos parecem ter um dom especial para se

meterem em encrencas, o que pode resultar em ferimentos de todo tipo. Contribuem para isso a curiosidade inerente aos equi-nos e seu medo perante o novo ou inesperado, o que, aliado à sua rapidez de reflexos, resulta numa mistura de potencial explo-sivo. Isso aliado ao fato de que as extremidades do corpo equino, tanto cabeça quanto membros, são “pele e ossos” com pouca ou nenhuma cobertura muscular, deixa pronta a receita para cortes, esfoladuras, ferimentos perfurantes e outros machucados com “solução de continuidade”, que é o nome técnico dado à perda de integridade da pele.

Veterinários e proprietários experientes sabem que algumas lo-calizações são típicas para ferimentos nos equinos – os cortes nas canelas, na frente da cabeça ou na ponta da anca; os arrancamen-tos de pele nos talões das quartelas anteriores; as lesões na tábua do pescoço ou na ponta do peito são alguns exemplos comuns.

Pode acontecer que os ferimentos pequenos resultem em mais complicações e demorem mais para cicatrizar do que os maiores. Isto se dá porque lesões maiores impressionam e inspiram cuida-dos intensivos, tais como desinfecção, sutura e curativos diários. Já os pequenos arranhões, quando notados, tendem a ser despre-zados com a classificação de que “isso não é nada”. Esta atitude pode ser perigosa, pois lesões pequenas podem apresentar grande contaminação interna, como acontece no ferimento por prego, arame ou outros objetos pontudos. Quanto menos um ferimen-to tiver sangrado, mais cuidado ele precisará inspirar em termos de desinfecção e também de prevenção do tétano. Os equinos são a espécie animal mais suscetível ao bacilo do tétano, e este tem preferência por ambiente anaeróbico – ou seja, é nos ferimentos pequenos e fechados que ele tem maior chance de se multiplicar, o que pode causar a morte do cavalo afetado.

Verifique algumas medidas simples para reduzir o risco que os ferimentos representam para os equinos, e também para promo-ver uma cicatrização rápida, que não deixe seqüelas estéticas nem funcionais.

Uma bela pelagem é reflexo do conjunto de cuidados que o bom proprietário tem com o seu cavalo.

Cuidados com ferimentosdos cavalos

1. Higiene diária e cuidadosa é o fator isolado mais importante para promover uma boa cicatrização de todos os ferimentos. Isto inclui a limpeza com água e sabão suave e a desinfecção com água oxigenada e iodopovidona, ou outros produtos aconselha-dos pelo médico veterinário. A tricotomia – corte dos pêlos na região do ferimento – é importante tanto para permitir a com-pleta visualização da lesão quanto para minimizar contaminação e facilitar a cicatrização.

2. Seis horas após o acidente ou trauma é o prazo máximo

para se fazer uma sutura de pele, para que a mesma tenha boa probabilidade de cicatrização. Depois deste prazo, o veterinário poderá optar pela resolução por segunda intenção, ou ainda por procedimento cirúrgico para reavivar os bordos da ferida, depen-dendo do caso.

3. As “crostas” não ajudam a cicatrização, porém aumentam as condições de anaerobiose e contaminação bacteriana. Nunca devemos fazer curativos, especialmente com pomadas e outros produtos, “por cima” das crostas existentes, porém remover as mesmas, na medida do possível, a cada novo curativo.

4. Manter os ferimentos enfaixados ou cobertos estimula a cicatrização saudável, sem presença de carne esponjosa e habro-nemose, às quais os equinos são muito suscetíveis. Quando a localização ou a natureza do ferimento impede o uso contínuo de ataduras, ele precisa ser limpo com frequência, aplicando-se também um produto repelente para evitar a míiase (bicheira).

5. Mesmo em cavalos imunizados contra o tétano, aconselha-se o reforço da proteção vacinal através da aplicação de soro anti-tetânico, especialmente na ocorrência de ferimentos pequenos e profundos, que se localizam nos cascos e na parte baixa dos membros, que te-nham sangrado pouco, e/ou que demoraram a ser percebidos.

6. A necessidade da revisão diária de todo o corpo dos cava-los, também em áreas ocultas ou de acesso mais difícil (embaixo da crineira, sola dos cascos, face interna dos membros, prepúcio, etc.), verificando a possível existência de ferimentos, é uma das razões para a recomendação da escovação diária de cada animal.

7. A melhor maneira de minimizar a ocorrência de acidentes com cavalos, e a gravidade destes acidentes, é fazer a manutenção rotineira de cercas de madeira e de arame, porteiras, quinas da cocheira, etc., e manejando os cavalos de modo a evitar brigas entre eles. Alguns ferimentos graves, por coice e mordidas, ou ainda com alguns cavalos encurralando

Av. Manoel Vieira, 2100 (em frente ao Matielli) - Tel.: (15) 3281.3204

• Preço de Fábrica

• Ração para todos os tipos de animais

Horário de Atendimento: 2ª à 6ª - 8:00 / 17h | Sábado - 8 / 16h

AGROJACRações em Geral

PROMOÇÃO DA SEMANA• Ração inicial p/pintinhos, 20 kg. • Ração p/galinha poedeira, 20kg. • Ração p/cavalo, farelado, 30 kg.

• Ração para cavalo c/melaço, 30 kg. • Ração Master p/filhotes c/28% de proteína, 8 kg.

• Ração p/ Cães (pastéizinhos) 18% proteina, 18 kg.

ACEITAMOS CARTÕES

Page 4: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | Edição 27 | 29 de janeiro de 2012

4Notícias

Araçoiaba da Serra

Dia do Empresário ContábilJosé Maria Chapina Alcazar, presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, não poderia

deixar de lembrar o dia 12 de janeiro quando foi comemorado o Dia do Empresário Contá-bil. Enviou-nos um e-mail com esta carta.

Dia 12 de janeiro, comemoramos o Dia do Empresário Contábil. Exercer uma das profis-sões mais antigas do mundo é definitivamente um orgulho para todo o empreendedorismo. As mudanças nas legislações e as evoluções tecnológicas fizeram com que estes profissionais se transformassem em verdadeiros gestores, atuantes nas mais importantes manifestações da sociedade civil como a luta pela redução da carga tributária e do Custo Brasil.

Temos a missão de tornar o País mais justo e menos burocrático, e nesta batalha podemos contar sempre com a imprensa nacional.

Aproveitamos este dia para parabenizar pelas matérias que, além de informar toda a popu-lação, esclarecem como os acontecimentos do Brasil e do mundo podem afetar o dia a dia dos empresários e a vida dos cidadãos.

Agradecemos o apoio e colaboração nas incansáveis lutas em favor do empreendedorismo e o espaço dedicado as ações, eventos e iniciativas do SESCON-SP e da AESCON-SP. Que-remos dividir este dia com vocês.

Estamos em festa, mas ainda há muito a ser feito pela categoria e para a melhoria do am-biente de negócios no Brasil.

Atenciosamente,José Maria Chapina Alcazar

Presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP

UFSCar abre inscrição para Curso de Especialização em SaúdeMaterno Infantil

São oferecidas 50 vagas e os interessados podem se inscrever até 7 de fevereiro para o processo seletivo do curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade é destinada a fisioterapeutas.

O objetivo do curso é contribuir para a capacitação de fisioterapeutas, tornando-os aptos a atuar em todo o processo saúde-doença, com entendimento amplo das condições fisiológicas e patológicas da gestação e a continuidade a partir dos cuidados ao nascimento e à atenção primária e secundária à saúde da criança até os 6 anos de idade.

As aulas, que começam no dia 9 de março de 2012 e seguem até junho de 2013, serão

quinzenais, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 17h30. Os interessados devem acessar o site do curso, www.maternoinfantil.ufscar.br, fazer o

download da ficha de inscrição e encaminhá-la, juntamente com o comprovante de con-clusão de curso, para o e-mail [email protected] ou [email protected], com o assunto “Inscrição”. A seleção para uma das 50 vagas oferecidas será conduzida por ordem de inscrição. Do total de vagas disponíveis, 5% são para funcio-nários da UFSCar.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails disponíveis ou pelos telefones (16) 3351-8647, 3351-9577 ou 9793-5511.

Água sanitária mata a larvado Mosquito da Dengue

A utilização de 10 ml de água sanitária diluída em 1 litro de água é eficaz no combate à larva do mosquito transmissor da dengue por até 20 dias, segundo estudo encomendado pela Abiclor (Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados), com objetivo de avaliar o efeito do cloro sobre as larvas do mosquito da dengue.

A pesquisa revelou que o uso de hipoclorito de sódio a 2,5% (derivado do cloro, conhecido popularmente como água sanitária) é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue.

De acordo com os resultados da pesquisa 10 ml de água sanitária em concentração de 2,5%, (comumente encontrada no mercado), adicionadas a cada litro de água tratada são suficientes para matar em até 24 horas a larva do mosquito. Conduzido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), o estudo mostra, ainda, que a mesma solução, aplicada nos focos de criação do mosquito, como vasos de plantas, mantém-se ativa por 20 dias. Isso é possível devido ao alto poder residual do cloro que permanece ativo, mantendo a desinfecção da água durante esse período.

Além de verificar caixas d’água, garrafas, pneus e todo local que venha a se trans-formar num eventual depósito de água, os pesquisadores alertam para os cuidados que a população deve ter com plantas e flores. Bromélias, por exemplo, tendem a acumular água entre suas folhas tornando-se potenciais focos para o mosquito depo-sitar os seus ovos. Os riscos podem ser eliminados, no entanto, utilizando-se a água sanitária diluída à água usada para regar as plantas. A proporção é a mesma: 10 ml para cada litro de água. Seguindo essas recomendações, os pesquisadores garantem que a mistura não fará mal às plantas e evitará o desenvolvimento da dengue.

Muita água e sujeira transborda o Lago de Araçoiaba

O transtorno foi grande além dos prejuízos principalmente no comércio próximo e na residência na esquina do final da rua 21 de Abril.Os proprietários, arrasados, nem quiseram falar sobre o assunto. A pista da av. Manoel Vieira sentido centro, em frente ao lago, está comprometida pelo assoreamento da barranca do córrego por onde escoa a água do lago e depende de obras urgentes para não piorar a situação.

A equipe da Secretaria de Obras da prefeitura de Araçoiaba prontamente foi ao local para tentar resolver o problema. Em muitos outros bairros a chuva causou estragos e, apesar do número reduzido de máquinas, os funcionários tentaram atender todos os chamados e ajudar as pessoas que tiveram problemas, segundo Luiz Homero Alves, diretor de obras. O bairro Al-cides Vieira sofreu muito com a chuva e o esquecido bairro do Alvorada está que é só valetas.

Também Ivan Mininel da empresa Águas de Araçoiaba, falou que o transbordamento do Poço de Visita (PV) em volta do Lago deve-se a grande quantidade de chuva e, principal-mente, as ligações irregulares de esgoto, onde muitos usuários interligam a água da chuva diretamente na rede de esgoto, o que ocasiona o transporte de plásticos, lixos, panos, estopas, madeiras, areia, folhas e todos os tipos de objetos que a chuva carrega dos telhados e quintais das residências. A equipe da concessionária também tentou solucionar os problemas de ime-diato na medida do possível, segundo ele.

Ele aproveitou para dizer que a Águas de Araçoiaba está fazendo um trabalho para cons-cientizar os usuários sobre esse tipo de ligação irregular e providenciando até um panfleto para ser distribuído à população. Concluiu dizendo que todos os usuários devem lembrar que o sistema de coleta e tratamento de esgoto foi projetado para receber apenas a água utilizada na pia, tanque, chuveiro e vaso sanitário, segundo regulamentação do Decreto 12.342/78 e não água de chuva e muito menos lixo.

O Desfile das formandas mudou parao dia 11/02

A Secretaria de Assistência Social, o Fundo Social e o CRASS, avisam que o desfile das formandas do curso de modelagem do SENAI foi marcado para as 19 horas do dia 11 de fevereiro, na Câmara Municipal de Araçoiaba. Todos estão convidados.

Volta às aulas em 01/02A Secretaria de Educação avisa aos pais e alunos que as aulas da rede pública mu-

nicipal serão iniciadas dia 01/02. Mais cedo que nos anos anteriores, fiquem atentos.

Tribunal de Contas aprova repasseda Prefeitura para APAE

No último dia 11 de janeiro, o Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou o repasse efetuado em ano de 2010 para a APAE – Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais de Capela do Alto. Naquele ano, a prefeitura repassou à APAE o valor de 72 mil reais.

O dinheiro repassado pela prefeitura a APAE é aplicado principalmente na folha de pagamento da entidade. Motorista, me-rendeira, faxineira, secretária administrati-va e inspetores de alunos são as principais funções que recebem pela verba pública municipal. Além disso, parte dos recursos são utilizados com custeio e manutenção

do prédio da escola e combustíveis para os veículos da entidade.Para o presidente da APAE, Aurélio Paes de Camargo, o repasse da prefeitura “é de

suma importância para garantir a autonomia da entidade, garantindo dessa maneira a melhor aplicação dos recursos conforme a necessidade da entidade e seus assistidos”.

O Prefeito de Capela do Alto Marcelo Soares da Silva ressaltou: “Sabemos da im-portância da APAE na sociedade e da seriedade dos profissionais que atuam para o bom andamento da entidade. Diante disso, em 2011 aumentamos o valor do repasse para mais de 87 mil reais. Assim como a APAE também tivemos nossas contas apro-vadas. Isso mostra a seriedade e a transparência na aplicação do dinheiro público”.

GCM adquire 14 novos coletesForam entregues pelo comando da Guarda

Civil Municipal de Capela do Alto 14 novos coletes à prova de balas para os guardas cape-lenses. A situação precária de antes, quando haviam apenas seis coletes para os 18 guardas que atuam no município foi finalmente cor-rigida.

A nova conquista da GCM, que custou cerca de 7 mil reais e foi possível graças a um convê-nio com o Governo Federal que disponibiliza verba para cursos de capacitação e equipamen-tos para os guardas. Segundo o Comandante Adriano Henrique Moreira, entre os novos co-

letes dois têm desenho anatômico e são destinados às guardas municipais femininas que atuam no efetivo. “Antes tínhamos apenas seis coletes para todo efetivo, sendo necessário o revezamento dos coletes entre os guardas. Agora cada um tem o seu, e pode cuidar dele”, comentou o GCM Ferreira.

Capela do Alto

Page 5: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | Edição 27 | 29 de janeiro de 2012

5Dicas

Água de chuvae lixo não é esgoto

Neste período de muitas chuvas, a Águas de Araçoiaba, adverte que Ligações de Esgoto irregulares podem trazer transtornos a todos os usuários.

Águas de chuva ligadas diretamente na rede de esgoto como ralos de drenagem e calhas de telhados são o principal motivo deste transtorno, pois juntamente com esta água de chuva, são depositados na tubulação de esgoto também alguns tipos de lixo como panos e estopas, madeira, folhas, preservativos, absorventes, garrafas e sacolas plásticas, óleo de cozinha dentre outros materiais que causam entupimento e trans-bordamento das redes coletoras de esgoto.

Devemos nos lembrar que o sistema de coleta e tratamento de esgoto foi projetado para receber apenas a água utilizada na pia, tanque, chuveiro e vazo sanitário, segun-do regulamentação do Decreto 12.342/78 e não lixo nem água de chuva.

A Águas de Araçoiaba recomenda aos seus clientes que joguem os lixos em lugares adequados, entregue o óleo de cozinha em postos de coleta ambiental e desmembrem ligações de esgotos vinculadas com rede de águas pluviais, caso exista esta irregula-ridade.

Para maiores informações, estamos a disposição em nossa Central de Atendimento, situada na Rua 21 de Abril, 546, Centro, Araçoiaba da Serra, SP, ou pelo telefone (15) 3281-3229.

Os transbordamentos das redes coletoras de esgoto estão diretamente relacionados ao lançamento de

água de chuva e o lançamento inapropriado de lixos como estopas, panos, sacolas plásticas e preservativos

Observem nas fotos o emaranhado de lixos retirados das tubulações de esgoto em nossas manutenções diárias.

Notificação

Como conservar alimentos após falta de energia

Em caso de falta de energia elétrica é preciso tomar cuidado com os alimentos que normalmente fi cam guardados em geladeiras e congeladores. Carne, frango, peixes, frutos do mar, leite e ovos se estragam facilmente se não forem mantidos em am-bientes refrigerados ou congelados. Se não forem adequadamente armazenados, esses alimentos não podem ser consumidos mesmo bem cozidos, pois alguns micróbios e toxinas não são eliminados com o calor, segundo informa o Ministério da Saúde.

Se houver um corte de energia as portas da geladeira e do congelador devem seguir fechadas para que a temperatura interna se conserve fria por mais tempo. O ideal é adicionar gelo aos compartimentos. O tempo máximo de conservação dos alimentos nessa circunstância é de quatro horas na geladeira e de 24 horas no freezer. Passado este tempo, os produtos devem ser descartados.

Quando a energia se restabelecer, se o período for inferior ao tempo mínimo de conversação (quatro horas na geladeira e 24 horas no freezer), é essencial observar se os alimentos congelados estão fi rmes e sem sinais de descongelamento como acúmu-lo de líquidos ou gelo por fora da embalagem. Nestes casos, os produtos não devem ser consumidos.

No Brasil, a maioria das doenças transmitidas pela comida é causada pela Salmo-nella, Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Sta-phylococcus aureus e Bacillus cereus. Os sintomas mais comuns são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre.

Para evitar estas enfermidades, os alimentos devem ser bem armazenados e bem cozidos, em especial, as carnes, frango, peixe e ovos. As sopas e caldos devem ser aquecidos até a fervura, por pelo menos um minuto. Ao reaquecer os alimentos já cozidos, é preciso se assegurar de que todas as partes do alimento sejam aquecidas igualmente.

Um cozimento adequado, com temperaturas acima de 70ºC, consegue matar qua-se todos os micróbios perigosos, garantindo um consumo mais seguro.

Page 6: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | Edição 27 | 29 de janeiro de 2012

6

O sorteio do nossoJornal foi realizadono sábado dia 28/01

No saguão do Mercadão de Ara-çoiaba, em frente à loja Mix Co, Dro-garia Almodovar e a lanchonete Lore foi realizado o sorteio que concluiu a cam-panhado final do ano entre o Jornal Notícias em Foco e os anunciantes. Ten-do como auditores o Sr. Mauro Antunes da Loja Nova, Bru-no Borges da Mix Co. e Jessica Almo-dovar da Drogaria Almodovar, foram sorteados um DVD Sony, um Capacete ICI para moto, um arquivo para CD e

um brinde surpresa.Os felizes ganhadores foram: Camila V.G.Ferraz Lameu - cliente da loja MultKoisas - o DVD SonyAndré Luiz Pedroso - cliente da Drogaria Almodovar - Capacete p/moto Laís Fernanda S. de Azevedo - cliente da Malú perfumaria - Arquivo p/ CDs Elizabeth S. A. Marques - cliente da Drogaria Almodovar- o brinde surpresa que

era um jogo americano p/ mesa.Parabéns à todos os premiados e aos comerciantes que se empenharam para o su-

cesso da campanha.O Sr. Mauri, da MultKoisas entregará o DVD

para sua cliente CamilaLais Fernanda recebe feliz o seu porta CD

Familias de Mato Grosso prestigiam o show Galera jovem após o show

Projeto Verão “bombando” em Araçoiaba

Durante o verão as bandas estão agitando o público de Araçoiaba no evento promo-vido pela Secretaria da Cultura que conta com o total apoio da prefeitura.

O Acústico S/A - formado por Shina Pereira e Alex de Vito - se apresentou na praça do Bairro de Aracoiabinha, onde fez show bastante animado interagindo com a pla-teia, na abertura do Projeto Verão. O grupo tocou do POP Rock à MPB. Na abertura do show, Michelle Karoline e Vanessa da Mata, acompanhada pelo violão de Bianca Milanda agradou o animado público. A próxima apresentação foi Manu Gavassi que fez show no centro da cidade e atraiu 2000 pessoas, e à noite teve abertura com a

Banda Size, de Araçoiaba da Serra. Dia 21 o grande cantor e compositor Michael Sullivan também arrasou na Praça Cel. Almeida. Já Jair Rodrigues, no show do dia 28, mostrou porque é um showman. Pulou, dançou, veio até o público, interagiu e fez todo mundo sambar e cantar. A praça cel. Almeida estava cheia, o público era de todas as idades, daqui e de muito longe, encontramos pessoas até do Mato Grosso, de passagem pela cidade.

Para finalizar, Jair cantou o primeiro Rap da história da música “Deixa que diga....”, segundo ele.

Dia 03/02 terá apresentação da Banda Extreme, em Araçoiabinha, e 04/01 Adriana Ribeiro encerra o Projeto Verão na praça Cel. Almeida.

Depois dessa temporada, aguardem a folia do carnaval, com a Banda Época, que iniciará dia 17/02 e irá até o dia 21 de fevereiro.

Sorteio

Cultura

Page 7: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | Edição 27 | 29 de janeiro de 2012

7Meio Ambiente

As sacolas plásticasestão abolidas desde 25/01 em S.Paulo

A ação é resultado de uma parceria promovida pela Associação Paulista dos Supermercados (APAS) com a Prefeitura de São Paulo e com o governo do Estado e foi assinada em maio de 2011.

O consumidor, a partir de agora, deve-rá levar seu recipiente, como as sacolas reutilizáveis, caixas de papelão, carrinhos e cestas ecológicas, ou terá que pagar R$ 0,19 por uma sacola biodegradável — apa-rentemente igual às antigas, mas feitas de amido de milho. E os supermercados irão economizar uma barbaridade.

A polêmica está criada e nós, pobres consumidores, mais uma vez arcamos com o prejuízo e com a culpa. Se não sabemos descartar o lixo somos culpados, se não tem embalagem temos que nos virar para conseguir um meio, se a sacola não se degra-da pagamos o pato. Não adianta, a corda arrebenta sempre no lado mais fraco. Se quisermos usar a sacola biodegradável teremos que pagar 0,19 por unidade. Como o valor da sacola já estava embutido no preço dos produtos como a rede de super-mercados deverá nos conceder esse desconto? Pelo que sabemos nenhum produto terá o preço reduzido por isso e não estão oferecendo nenhuma vantagem em troca. O atacadista Makro já vinha usando esse sistema há muito tempo e foi também um fator que ajudou na redução dos seus preços.

Temos que nos preocupar com o meio ambiente sem sombra de dúvidas o mais urgente possível. Bueiros entupidos, lixos com resíduos de plásticos e rios poluídos, tudo culpa do excesso de sacolas plásticas descartadas pelos usuários de forma incor-reta. Temos culpa sim. Mas, será que o processo não deveria ser inverso? Primeiro, o governo deveria resolver como seria o recolhimento e reciclagem do lixo e depois conscientizar a população e, antes de tudo já ter desenvolvido matérias prima de mandioca (que já estavam em teste) ou de qualquer outro produto biodegradável que o Brasil tem em abundância.

Em muitas cidades, incluindo Araçoiaba, ainda não há a separação e coleta correta do lixo e pelo jeito vai demorar para isso acontecer. A falta de cuidados da população é visível na separação e descarte do seu lixo, mas por outro lado, quem separa fica horrorizado quando os lixeiros jogam e prensam tudo junto no caminhão. Então indagam, porque separar e se preocupar?

A pergunta latente é a seguinte: se não tiver a sacola plástica vamos embalar o lixo onde e como? Caixas de papelão (os catadores terão prejuízo) serão suficientes para todos? Claro que vamos usar os famosos e antigos sacos para lixo que continuarão a ser produzidos e vendidos porque até agora não circulou nenhuma notícia de que seriam proibidos. Vamos gastar mais dinheiro, claro, e os fabricantes irão adorar.

Na sacola ecologicamente correta não poderemos misturar todos os produtos: co-mida, material de limpeza, carnes, verduras etc. então, teremos que levar várias sa-colas. Como será que o mercado irá embalar carne, legumes, frios etc.? Em sacos de papel espero, ou os saquinhos plásticos irão continuar?

Agora vejamos, o setor de sacolas plásticas movimentava cerca de R$200 milhões por ano e gerava cerca de 30 mil empregos de acordo com a Abief. Agora não só teremos desemprego como deixaremos de movimentar todo esse capital. Sabe quem serão os fornecedores das sacolas biodegradáveis? O Vietnã, a China e Taiwan que possuem a matéria prima (o presidente Lula visitou esses países para novos acordos co-merciais, lembram-se?).

E será que a sacola biodegradávelserá a solução?

Não, por três motivos: primeiro, porque a matéria-prima para produzir a biodegra-dável é importada e o que chega ao Brasil não é suficiente para atender a demanda de sacolinhas. Segundo, porque a sacola biodegradável só se decompõe em usina de com-postagem, que não existe no Brasil e, terceiro, porque o material utilizado não pode ser reciclado segundo a Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis) e Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos).

Jundiai adotou já medida e S. Bernardodo Campo não a aceitou

A lei é Estadual, mas alguns municípios tomam suas próprias decisões. No ano passado, em Jundiaí, foi implantado um projeto piloto em acordo entre a prefeitura local, os supermercadistas e a associação comercial da cidade. A medida, que não tem força de lei, aboliu as sacolas plásticas nos supermercados da cidade, oferecendo como

alternativa sacolas biodegradáveis com-postáveis, feitas de amido de milho, além das sacolas perma-nentes. Houve uma adesão de 95% dos empresários locais e aprovação de 75% da população, de acordo com pesquisas divul-gadas. Em seis meses, mais de 240 toneladas de resíduos deixaram de ser geradas, segun-

do informação da assessoria.Já a proposta de São Bernardo, junto às entidades como o Instituto Nacional do

Plástico e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis, é a distribui-ção gratuita de sacolas brancas e verdes. Os consumidores serão instruídos a usar a verde para colocar material reciclável, que será recolhido pela coleta seletiva. Já as brancas receberão matéria orgânica e terão como destinação final a usina de incin-ração de lixo, ainda em fase de licitação. As sacolas terão capacidade para suportar até 6kg. As utilizadas atualmente aguentam até 4kg. “O consumidor irá usar menos sacolas e reutilizará o material para colocar o lixo”, disse o Secretário de Gestão Am-biental.

Em resumo, parece que Araçoiaba aceitou a lei, estaremos em fase de teste e adap-tação por um longo período e, realmente, com muita conscientização doravan-te. No passado tínhamos o carrinho de feira, a sacola de lona etc., tudo vinha embalado no velho e bom jornal, sacos de papel só para bolachas e cereais.Viva o passado.

Page 8: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | Edição 27 | 29 de janeiro de 2012

8

Há 103 anos a história da Audi é baseada na sua filosofia “Na Vanguarda da Técnica”. Esta tradição tem prossegui-mento com o Audi A8 L (lon-go), primeiro dos 20 modelos que a marca alemã promete colocar no mercado este ano. Esportividade extrema, tecnolo-gia inovadora e alto nível de se-gurança e conforto são algumas características do modelo top de linha da família A8, movido por um potente motor 6.3 litros de

500 cv e 12 cilindros em W, com 13 centímetros a mais de comprimento do que a versão atual-mente comercializada e repleto de tecnologia de assistência ao motorista. O A8 L 6.3 W12 é o primeiro lançamento da Audi este ano no Brasil. De janeiro a de-zembro de 2012, incluindo este top de linha, a marca pretende comercializar 20 novos produtos, ou seja, deverá apresentar em média um veículo a cada 15 dias. Entre os lançamentos mais recen-tes destaques para o A6 Avant e os esportivos TT RS Coupé e Roadster, em fevereiro, e o SUV Q3 em maio. O propulsor a gasolina do Audi A8 L 6.3W12, extremamente poderoso, é também leve e compacto. O arranjo em “W” é feito através de quatro fileiras de três cilindros cada, como dois blocos V6 juntos, com uma separação de 72º. A vantagem desse tipo de arranjo é o porte compacto do conjunto. O motor aspirado de 6.3 litros, com injeção direta, produz 625 Nm de torque máximo, disponível a 4.750 rpm, e 500 cv de potência a 6.200 rpm. Números que lhe conferem desempenho de superesportivo. Esta versão da Audi faz de 0 km a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e tem velocidade máxima controlada em 250 km/h. O consumo médio é de 8 km/litro (combinado cidade/estrada) e a emissão de CO2 é de 290 g/km. Equipado ainda com tração integral quattro e câmbio Tiptronic de 8 velocidades, com

controle por meio de ala-vanca seletora ou shift--paddles no volante, o mo-delo tem alta performance e dirigibilidade superior. A tração quattro permanente de série tem um caráter marcadamente esportivo, alterando a distribuição entre os eixos conforme a necessidade. A carroceria em alumínio mais uma vez define novos padrões na indústria automobilís-tica. Há mais de 15 anos a marca dos quatro anéis introduziu a tecnologia da Audi Space Frame (ASF) para a produção em série com a primeira geração do A8. Neste modelo, a carroceria é feita toda em alumínio e somente as colunas B em aço de ultraresistência. É aproximadamente 40% mais leve comparada a uma carroceria similar em aço e ainda impressiona pela alta rigidez, segu-rança e excelente conforto acústico e vibracional. Os 13 centímetros a mais deixaram o sedã com 5,27 metros de comprimento e 3,12 metros de distância entre-eixos, garantindo ainda mais conforto para os ocupantes. O veículo é equipado com faróis full LED, que possuem também a função de iluminação na neblina para qualquer tipo de condição climática. O alcance do facho de luz na neblina é de 60 metros- quatro vezes maior do que uma iluminação de nevoeiro convencional, além de utilizar menos energia. O novo Audi A8 L é um dos carros mais seguros do mercado. Equipado com diversas tecnologias, o modelo vem com piloto automático adaptativo (Adaptative Cruise Control -ACC) com sistema Stop & Go: quando usado em tráfego intenso, é capaz de desacelerar o novo Audi A8 L e pará-lo completamente. Caso a parada seja breve, quando o veículo da frente se move, o carro volta a se mover também. Se o carro para por um período maior, o motorista com leve toque no acelerador ou na própria alavanca do ACC faz o carro se movimentar novamente até a velocidade de cruzeiro pré-estabelecida. O top de linha entre os sedãs da Audi tem preço de R$ 625 mil.

29 de Janeirode 2012

Chegou o A8 L, o novo top de linha da Audi

Page 9: Noticias em Foco 27ª Ediçao

29 DE JANEIRODE 2012 9

DAFRA estréia nosegmento das motosde 250cc

Começa a desembarcar na rede de concessionárias a mini espor-tiva Dafra Roadwin 250R. O modelo foi apresentado oficialmente no últi-mo Salão Duas Rodas e chega ao país a partir da parceria estratégica da empre-sa brasileira com a coreana Daelim. O modelo tem preço público sugerido de R$ 12.490,00 e inaugura a entrada da marca no segmento de 250cc. Ainda no primeiro trimestre de 2012, a Da-fra recebe o reforço de outra novidade na categoria, a street Next 250, mode-lo em parceria com a SYM. “Estamos muito felizes em apresentar aos motociclistas brasileiros

a nova Roadwin 250R, nossa mini esportiva e primeira motocicleta da categoria 250cc, que é um segmento em desenvolvimento no País, mas que possui muitos fãs”, diz Francisco Stefanelli, vice--presidente da empresa. “Fizemos questão de lançar um produto com um belo design e esportivi-dade em todos os detalhes, mas que tivesse um preço super competitivo”. Com presença marcante em outros mercados, como o europeu, a Roadwin 250R será produzida agora no Brasil a partir de uma parceria internacional com a coreana Daelim Motor. O modelo foi totalmente adaptado pela engenharia da Dafra para atender às necessidades do motociclista brasileiro, incluindo especifici-dades relacionadas ao combustível, clima e tipo de piso encontrado nas diferentes regiões do País. Os testes envolveram mais de 500 mil quilômetros percorridos e 3.000 horas de dinamômetro no Laboratório de Testes e Emissões na fábrica de Manaus. Um dos pontos fortes da nova Roadwin 250R é a ergonomia. Mesmo com uma posi-ção de pilotagem esportiva, é possível conduzir a motocicleta em grandes percursos urbanos ou rodoviário de forma tranquila e agradável. O motor de 247 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, DOHC (Double Overhead Camshaft - duplo comando de válvulas no cabeçote), quatro válvulas e sistema de injeção eletrônica, alcança potência máxima de 24 cv a 9.000 rpm, torque máximo de 18,9 N.m a 7.000 rpm e velocidade máxima real de 130km/h. Além disso, para obter melhor desempenho e maior durabilidade do motor, o sistema de resfriamento é líquido com radiador. Em nome da segurança, a Roadwin 250R é equipada com sistema de freios a disco duplo na dianteira e a disco na traseira, rodas de liga-leve aro 17” e pneus Pirelli SportDemon nas medidas 110/70-17 na dianteira e 130/70-17 na traseira. A Roadwin 250R estará à disposição na rede de concessionárias Dafra nas cores vermelha e branca.

Futuro EcoSport agita os indianos e brasileiros

Sucesso entre os brasileiros, o modelo da Ford promete repetir a dose também entre os indianos. Mais de 700 mil pessoas estiveram na abertura do Salão do Automóvel de Nova Délhi, na Índia, e conhece-ram o futuro EcoSport no estande da montadora. Esse número preliminar pode ser o novo recorde mundial de visitantes no primeiro dia de um salão automotivo. Como comparação, esse é o volume total de pessoas que participam dos salões de Detroit ou de São Paulo. Com isso, a estimativa inicial do número visitantes do evento, que era de 1,4 milhão de pessoas du-rante os seis dias (7 a 12 de janeiro), foi amplamente superada. Principal responsável por esse sucesso, o novo EcoSport atrai a curiosidade dos emergentes consumidores indianos usando a mesma fórmula que o tornou a referência do segmento na América do Sul. Ou seja, um veículo de formas robustas e contemporâneas, que combina refinamento e espírito de aventura e aparenta ser de um segmento maior, sem perder a agilidade e praticidade de um compacto. A apresentação desse lançamento, um dos mais esperados da montadora para esse ano, acontece simultaneamente em Brasília e em diversos outros mercados. Foi desenvolvido por engenheiros brasileiros e estará sendo comercializado em mais de 100 países. Será produzido em Camaçari, no Brasil, na Índia e na

Tailândia, primeiramente. A data de lançamento ainda não foi revelada pela montadora. O Ecosport foi projetado para atrair uma nova geração de consumidores em diferentes mercados globais, o utilitário esportivo compacto colhe bons resultados em termos de design, tecnologia, qualidade e segurança. Ele leva a um novo patamar todas as características que o tornaram líder da categoria no Brasil, incluindo uma dirigibilidade confiante, altura elevada do solo, banco do motorista em posição de comando e estepe montado na tampa traseira. O novo EcoSport oferece também carroceria de construção robusta, rigidez torcional positiva, além de peso reduzido e linhas aerodinâmicas que contribuem para a economia de combustível.

Por que bom ano novo? Sem querer ser pessimista, 2012 não promete novidades. Mazelas e patifarias serão as mesmas porque os protagonistas destass cenas não têm competência sequer para mostrar capim novo para nós, burros velhos. Na demonstração medíocre e es-cachada de como certas figuras apontadas como públicas governam o país, vamos as-sistir ainda várias vezes o jogo de empurra como aconteceu no caso do acidente que matou a comerciante Lilian Maria dos San-tos, grávida de 7 meses, e seu bebê, que não sobreviveu a um parto de emergência. Cinco dias depois, a polícia ainda tentava corrigir erros cometidos no registro da ocor-rência sobre quem dirigia o carro da vítima e quem avançara o sinal vermelho. Um epi-sódio que revelou claramente as aberrações que o Brasil vive em termos de legislação de trânsito. Vamos saber também que a Infraero deixou de utilizar, em 2011, R$ 1 bilhão previsto para construção e reforma em 23 aeropor-tos, incluindo 11 localizados em cidades--sede do Mundial; ou então que a unidade da Federação que mais embolsou verbas do programa “prevenção e preparação a desas-tres” em 2011 foi Pernambuco - justamen-te o Estado de origem do atual ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra que, aliás, está cotado para disputar a prefeitura de Recife. Também teremos notícias como esta: o Memorial da América Latina pa-gou cachê de R$ 38 mil para uma apre-sentação beneficente que Fafá de Belém. O ingresso era um quilo de farinha para o projeto Padaria Artesanal, que a primeira-

-dama paulista Lu Alckmin comanda no Fundo Social de Solidariedade, mas a as-sessoria da cantora disse que ela não foi informada de que o show era beneficente; ou ainda o desconforto que aconteceu na TV Record por causa da maneira sobre como Edir Macedo, dono da emissora, se referiu em seu blog à morte da jornalista Dayanne Albuquerque em acidente auto-mobilístico. Funcionários da emissora fi-caram revoltados porque a abordagem, se-gundo eles, deu a entender que ela morreu porque deixou de ser obreira da Universal. Os funcionários, porém, perderam uma boa oportunidade de relembrarem aquele vídeo que flagrou um chefe da igreja do pastor em questão defendendo de unhas e dentes o aumento da arrecadação do dízi-mo. Os abutres permanecerão de plantão em 2012 produzindo fatos como fizeram em 2011, quando a Câ-mara dos Deputados deixou bem cla-ro aos brasileiros que meter a mãos no bolso do povo nem sempre é roubo. A Casa de Leis (?) absolveu em agosto, na calada da noite, a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) no processo de cas-sação do seu mandato. Isso porque, de acordo com os parlamentares, o vídeo feito em 2006 no qual ela aparece rece-bendo um pacote de dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, não representou quebra de decoro par-lamentar. O principal argumento usado foi que, naquela época, ela ainda não era deputada. Bom ano novo por que?.

Page 10: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | Edição 27 | 29 de janeiro de 2012

10Esportes

A SESTUR realizou muitas atividades em 2011

Vários Campeonatos de futebol foram organizados e tiveram a participação de equipes de Araçoiaba e cidades vizinhas para incentivo da prática de esportes na região.

Logo no início do ano, no mês de março, iniciou o Campeonato Intermunicipal de Futebol, que contou com a participação de 32 equipes, sendo que 16 eram de Araçoiaba da Serra e as restantes de cidades vizinhas como: Sorocaba, Tatuí, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Ibiúna e Sarapuí. E a taça foi para a cidade de Capela do Alto, sagrando-se campeã a equipe São João. O vice-campeonato fi cou com o Grêmio São João, de Voto-rantim.

A Copa de Inverno foi realizada no meio do ano e desta vez, 13 equipes eram de Araçoiaba da Serra e três vinham de fora (Votorantim, Sorocaba e Salto de Pirapora). O Manchester F.C. de Sorocaba fi cou com o título, fi cando o vice com a equipe do Bandei-rantes de Araçoiaba da Serra.

O Campeonato Varzeano de Futebol, 7ª. edição, foi iniciado em agosto é o mais tradicional e foi o mais movimentado contando com equipes do nosso município. N primeira divisão foram 10 participantes e na segunda com sete. Os dois piores colocados da primeira caíram para a segunda desse ano, e vice e versa. As equipes rebaixadas foram Bandeirantes e Flamengo e as que voltam para a primeira divisão são E.C. Araçoiaba e C.R. Aquarius. A equipe campeã da primeira divisão foi Amigos.com e o vice Cruz Azul.

Em novembro fi cou quente a disputa pelo título da Copa de Verão, onde 16 equipes locais competiram. O caneco dessa vez fi cou com a equipe do Barreiro e o vice com Bandeirantes (veja fotos)

Fechando o ano com brilhantismo tivemos também o tradicional Campeonato Vete-rano de Futebol, que nessa sua sétima edição contou com 16 participantes. O vencedor foi Monte Negro e o Beira Rio vice campeão. Bandeirantes, Vice-Campeão da Copa Verão 2011

Barreiro, Campeão da Copa Verão 2011

TorresmoR$ 5,99

BistequinhaR$ 6,99

PicadãoR$ 7,99

CostelaR$ 6,99

Espetinho de BoiR$ 11,99

Frango InteiroR$ 2,99

Linguiça MistaR$ 5,99

PernilR$5,99

Suínos | Aves | PeixeLinguiça | Espetinhos prontos

Coxa / SobrecoxaR$ 4,59

Músculo / AcémR$ 8,99

Produtosde primeira

qualidade

Carnesda melhorqualidade

Corte especial para ChurrascoCorte especial para Churrasco

Promoção da Quinzena

Praça Cel. Almeida, 198 - Centro Araçoiaba da Serra - SP

Frango Inteiro

Page 11: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | 29 de janeiro de 2012 - PÁG. 11

Page 12: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | 29 de janeiro de 2012 - PÁG. 12

Page 13: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | 29 de janeiro de 2012 - PÁG. 13

Page 14: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | 29 de janeiro de 2012 - PÁG. 14

Page 15: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Notícias em Foco | Edição 27 | 29 de janeiro de 2012

15

09/02*Compras em São PauloR$48,00

17 a 21/02*Curitiba (carnaval)10 x R$55,00 (hotel, café da manhã + 02 jantares)

17 a 21/02*Florianópolis(carnaval)10 x R$92,00 (hotel c/café da manhã)

25/02*IbitingaR$70,00

14 a 21/03*Maceió-AL (aéreo)10 x R$145,00 p/pessoa (hotel c/café da manhã + translado)

17 a 23/03*Cruzeiro (Navio MSC)

18/03 * 01/05 *07/06*Maria Fumaça (trem)(incluso almoço em churrascaria de Pedreiras +ingres.+passagem)2 x R$73,50

31/03*Aparecida do NorteR$48,00

06 a 10/6*Buenos Aires10 x US$75

07 a 14/07*Natal – RN (aéreo)OBS.: fechando contrato até 10/01 pagará10 x R$128,80 (1ª.parc.p/janeiro) 10 x R$167,80 (p/pessoa)

10 a 14/10*Octuberfest10 x R$58,00 p/pessoa (hotel c/café da manhã)

14 a 18/11*Caiobá-PR (Ilha do Mel)10 x R$50,00 (hotel c/café da manhã)

25 a 29/11*Cruzeiro Navio Mistral10 x R$79,30 (saída Santos p/Porto Belo e Búzios)

15 a 18/12*Cruzeiro Navio Mistral10 x R$75,00 (saída Angra dos Reis e Ilha Bela)

10 a 17/01/2013*Cruzeiro Navio Mistral11 x R$109,00(saída Santos p/Angra dos Reis +Ilhéus + Salvador e Buzios)

05 a 08/04*Thermas Laranjais10 x R$85,00 (hotel c/café da manhã +02 ingressos do parque)

18 a 22/04* Caldas Novas + Parque Di Roma10 x R$58,00 (hotel c/pensão completaObs.: Trindade opcional + R$40,00

06/05*Águas de Lindóia/Monte Sião e Serra NegraR$55,00

12 a 19/05*Aracajú-SE (aéreo)10 x R$119,70 (hotel c/07 cafés da manhã)

26/05*Festa no AnhembiR$40,00

27/05*Barra Bonita(Incluso passeio de barco +almoço no barco + passagem)3 x R$40,00

06/ 06*Aparecida do Norte(feriado de Corpus Christi)R$48,00

GONZALESimóveisimóveisimóveisGONZALESimóveisimóveisimóveis

casas • terrenos • chácaras • sítios • fazendas

Praça Cel. Almeida, 688 - Centro - Araçoiaba da Serra - SPTel.: (15) 3281.4199 | (15) 7812.3350 - ID 936*777

www.gonzalesimoveis.com

TERRENOS

Colonial I800m2, todo murado. OfertaR$42 mil

Jundiaquara1926 m² plano, cercado.Só R$28 mil

Monte Bianco1200 m2, plano, melhor da ruaR$ 65 mil

CASAS

Centro2.760 m2 c/casade 2 dorm., na rua principalSó R$230mil

Jd. Flora260m² AC, 3 dorm,1 suíte máster, garagem260 mil

Nova Araçoiaba300m2, com casa em construção de 110 m2, c/ lageR$130 mil

Village IpanemaModernacasa estilo Loft,c/ pisc, otima localizaçãoR$ 280 mil

Lago da Serra2150m2 c/245mde área constr., 3 dorm. suíte master.Só R$250 mil

CHÁCARAS

Res.Aquarius360m2 de área constr.,c/ 3 dorm. 1 suíte masterSó R$250 mil

Colinas II1000m2 c/casade 2 dorm.,1 suíte.Só R$120 mil

Jundiaquara2000 m2, cond. fechado, casa c/2 dorm. varanda, pomarR$ 120 mil

TEMOS VÁRIAS OUTRAS OFERTAS. CONSULTE-NOS - IMOBILIÁRIA Nº1

Classificados

Vende-se lindas chácaras no residencial Aquarius. Lotes c/ água, luz, cond.c/

portaria e Clube Social para lazer.Tratar - 15 9709.3622 (creci 21859)

Vende-se sítio 15.000m², c/ casa, pomar, a mil metros

da Raposo $170 mil15 9709.3622 (creci 21859)

Vende-se chácara c/5000 m² c/ casa, piscina e pomar. Em fren-

te do asfalto $170 mil. Tratar15-32813494 / 96037675

Motoqueiro p/entrega de Pizza Marcar entrevista

15-32814489, à noite

Precisa-se de empregada doméstica mensalista (c/referência), casa no Condomínio Sant Charbel. Preferência que more nos bairros Rio Verde,

Araçoiabinha, Monte Líbano ou Barreiro. Contato : 9755-1061 c/ Fabiana.

EMPREGOS

IMÓVEISProcura-se

CACHORRINHADESAPARECIDA

Fugiu no fi m do ano da res. no Monte Bianco cachorrinha branca que parece um poodle e atende pelo nome de MEG. OBS: está com as duas patinhas traseiras

machucadasGratifi ca-se, criança adoentada infs: 15 7812.3350 / 3281. 4199

Praça Coronel Almeida, 56 - Centro - Araçoiaba da SerraFone: 15- 3281-1089 / 3281-1334

e- mail: [email protected] www.trevoimoveis.brasilnew.com.br

CRECI- 98090F

Imobiliária Terrenos

Alvorada 1000 mts 50 mil

Iperózinho26mil mts c/casa R$150 mil

Lago da Serra275 mts 65 mil

Monte Bianco1000 mts 60 mil

Paineiras3600 mts R$ 110 mil

Chácaras

Araçoiabinha3000 mts – R$120 mil

Araçoiabinha(Mirante Ipanema) 1000 mts - R$120mil

Monte Bianco1200 mts, c/ pisc.R$120 mil

Flora- c/duas casas R$ venha conferir

Jd. Salete ( Novas)Entrada + parcelasConfira os modelos!!!

Portal do SabiáCód. 0039/20111000 mts ,3 suítes, churrasq, e muito mais R$370mil

Comercial

Ponto - Cód. 0009/20101200 mts., na 21 de AbrilR$450 mil

Raposo Tavaresc/ Barracão- Cód.0015/20105000 mts - R$600 mil

Sala centro de SorocabaCód. 0022/2010R$45 mil

Fazenda/sítios Faz.Capela do Alto150 alqueires R$12.000.000,00

Sítio Raposo19 alqueires R$1.200.000,00

Locação

Galpão Araçoiaba1000 mts, escr., coz separada do galpão

Monte Bianco1000 mts - R$150 mil

Jd. Master+ de 5000 mts, com casa e rio nos fundos R$150 mil

Casas

Cond. QuintasCód. 0017/20111000 mts, 4 dorm.(suítes), pisc., lareira e sala de TV – R$510 mil

Flora400 mts terreno R$230 mil

Casa novasfinanciadaspela CAIXA

entrada+ financiamento

Agora a TREVO garante seu aluguel CONFIRA O SEGURO ALUGUEL

R. 7 de setembro, 442- box 01 - Mercadão Araçoiaba Tel.: 3281.4355

REDE DE DROGARIAS

ALMODOVAR

• Qualidade• Bom atendimento• Profissionaisespecializados

• Qualidade• Bom atendimento• Profissionaisespecializados ‘‘Aqui tem

Farmácia Popular’’

(15) 3281.1193Rua 7 de Setembro, 181 | Centro | Araçoiaba da Serra | SP

Papelaria | PresentesUtilidades em Geral

Papelaria | PresentesUtilidades em Geral

Papelaria | PresentesUtilidades em Geral

Papelaria | PresentesUtilidades em Geral

Papelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | PresentesPapelaria | Presentes

BolsasBolsas RelógiosRelógiosBolsasBolsas RelógiosRelógios

Parcelamos emtodos os cartõesParcelamos em

todos os cartõesParcelamos em

todos os cartões

Page 16: Noticias em Foco 27ª Ediçao

Desde 1982

15 - 3281.3331

Rua 7 de Setembro, 162Araçoiaba da Serra - SPRua 7 de Setembro, 162Araçoiaba da Serra - SP

Bar e RestauranteRefeições - Lanches - Porções e BebidasBar e RestauranteRefeições - Lanches - Porções e Bebidas

FORNO À LENHAEXCELENTE PIZZAIOLOQUALIDADE E HIGIENE

ENTREGAMOS: PIZZAS,LANCHES, PASTÉIS, PORÇÕES,

BEBIDAS E MARMITEX.

15 3281.3830 15 3281.3830

ALMOÇO, SELFSERVICE, PRATO FEITOE MARMITEX

ALMOÇO, SELFSERVICE, PRATO FEITOE MARMITEX

Salgado s e d o c e s

t amb ém po r e n c omenda

Rua Prof. Toledo, 907 - CentroAraçoiaba da Serra - SP

(15) 3281.22839709.0397 | 9608.0870PROMOÇÃO

R$4,50 galão

de 20 litros

PROMOÇÃO

R$4,50 galão

de 20 litros

WANDER GÁSWANDER GÁSAberto todos os dias inclusive domingos e feriadosAberto todos os dias inclusive domingos e feriados

Liquigás35,00R$

à retirar

Promoção

Agoratambém

fornecemosAgora

tambémfornecemos

(15) 3281.3994Rua 7 de Setembro, 193 - Centro - Araçoiaba da Serra-SP

ROUPAS PARA

TODAS AS IDADES

COM O MENOR PREÇO

DA CIDADE

ROUPAS PARA

TODAS AS IDADES

COM O MENOR PREÇO

DA CIDADE