notícias de vermoil - freguesia de vermoil · mal de aulas. estamos em pleno ... marchas de santo...

28
D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva em entrevista. Dias antes de ces- sar as suas funções como Bispo da Dioce- se Leiria-Fátima, o “Notícias de Vermoil” foi ao encontro de D. Serafim que fez um balanço dos seus 19 anos ao serviço da Diocese, revelando também alguns dos seus projectos para o futuro. págs. 14 e 15 Pontos de interesse especiais: A PALAVRA DO PRESIDENTE “CONVERSAS À SOLTACOM RAÚL SOLNADO VERMOIL TEM CAMPEÃS! ATL E PROLONGAMENTO DE HORÁRIO EM TODAS AS ESCOLAS “O MEU TESTEMUNHO”, DE PADRE RAÚL A RAIZ DO TEMPO COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 5 FESTA DO ESPÍRITO SAN- TO 12 DÊ SANGUE E SEJA HERÓI POR UMA VIDA 16 IDOSOS FESTEJAM SAN- TOS POPULARES 17 ATLÉTICO VENCE ESTAFETA NA CUMEIRA 18 CULTURA E LAZER 22, 23 EMPRESA(RIO)S DA FRE- GUESIA 26 Nesta edição: Edição n.º 1 - Ano I - Julho 2006 Distribuição Gratuita BOLETIM DA FREGUESIA Notícias de Vermoil Balcão de Atendimento Municipal - B@M - na Freguesia de Vermoil pág. 21 Vermoil marchou e encantou! pág. 4 Prevenção de Incêndios - Vermoil e Meirinhas com viatura de vigilân- cia última

Upload: dothien

Post on 12-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva em entrevista.

Dias antes de ces-sar as suas funções como Bispo da Dioce-se Leiria-Fátima, o “Notícias de Vermoil” foi ao encontro de D. Serafim que fez um balanço dos seus 19 anos ao serviço da Diocese, revelando também alguns dos seus projectos para o futuro.

págs. 14 e 15

Pontos de interesse especiais:

• A PALAVRA DO PRESIDENTE

• “CONVERSAS À SOLTA” COM RAÚL SOLNADO

• VERMOIL TEM CAMPEÃS!

• ATL E PROLONGAMENTO DE HORÁRIO EM TODAS AS ESCOLAS

• “O MEU TESTEMUNHO”, DE PADRE RAÚL

• A RAIZ DO TEMPO

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

5

FESTA DO ESPÍRITO SAN-TO

12

DÊ SANGUE E SEJA HERÓI POR UMA VIDA

16

IDOSOS FESTEJAM SAN-TOS POPULARES

17

ATLÉTICO VENCE ESTAFETA NA CUMEIRA

18

CULTURA E LAZER 22, 23

EMPRESA(RIO)S DA FRE-GUESIA

26

Nesta edição:

Edição n.º 1 - Ano I - Julho 2006 Distribuição Gratuita

B O L E T I M DA F R E G U E S I A

Notícias de Vermoil

Balcão de Atendimento Municipal - B@M - na Freguesia de Vermoil

pág. 21

Vermoil marchou e encantou! pág. 4

Prevenção de Incêndios - Vermoil e Meirinhas com viatura de vigilân-cia

última

Page 2: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 2

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Notícias de Vermoil Boletim da Freguesia

Freguesia de Vermoil Rua João de Barros, 32

3105-423 Vermoil

Telf./Fax: 236 941 756 E-mail: [email protected]

[email protected]

Direcção: Patrícia Pimen-ta Gaspar

Colaboração: David Mendes, Janete Gameiro, Telmo Dinis, Associações, EB1, Jardins-de-infância, Igrejas, entre outras entida-des da Freguesia de Ver-moil.

Edição e Composição: Patrícia Pimenta Gaspar

Impressão: Quilate - Artes Gráficas, Lda.

Tiragem: 700 Exemplares

Publicação Bimestral Ano I- Edição n.º 1

Julho 2006

Distribuição Gratuita Versão on-line em

www.jf-vermoil.pt

Num momento em que o país quase parou, em que se se colocaram bandeiras por inúmeras janelas, em que os carros transmitiram o amor pela nossa nação e em que muitos portugueses recorreram às suas economias rumo à Alemanha, podemos parar e pensar que na realidade o futebol move montanhas. Mas, e além disso, reforça-se a união de um país que até poderá estar em crise em termos económicos, com altas taxas de desemprego, com uma série de proble-mas a nível da Educação e da Saúde, mas é um país unido, em prol de uma causa. O campeonato mundial de futebol terminou e quem

dera que continuássemos unidos, com a mesma garra e determinação, com a mesma confiança e capacidade de acreditar, não resumindo a nossa existência ao futebol e alargando esta nossa capacidade a todos os campos da nossa vida, acreditando sempre que a seguir a um dia mau, virá um dia melhor e, acima de tudo vivendo cada dia como se fosse o último (Carpe Diem), valori-zando mais aqueles que nos rodeiam e que tanto ama-mos e tentar colocar um travão na correria em que se transformou a nossa vida, porque assim o permitimos.

Patrícia Pimenta Gaspar

Editorial Apresentação oficial do Boletim e do Site da Freguesia de Vermoil

dades e munícipes. O “Notícias de Vermoil”

vai ser editado de dois em dois meses e tem distribui-ção gratuita, feita à saída da missa, nos balcões de cafés e associações, na sede da Freguesia de Vermoil, etc. Ilídio da Mota adiantou ainda que os emigrantes poderão adquirir o boletim, bastando para isso que paguem apenas o porte do mesmo.

No que concerne ao site, www.jf-vermoil.pt, está já on-line e teve como colabo-

rador André Mota, que gra-tuitamente realizou a pági-na, e na qual se pode encontrar um leque diverso de informações sobre a fre-guesia de Vermoil, estando esta página sempre a ser actualizada.

No dia 23 de Maio, pelas 10h00, estiveram presentes na sede da Freguesia de Vermoil, alguns meios de comunicação social para registar a apresentação oficial do boletim da fre-guesia “Notícias de Vermoil” e do site da freguesia www.jf-vermoil.pt.

Ambos os projectos per-tencem à Freguesia de Ver-moil e resultam da necessi-dade de criar laços entre a população, a terra e a autarquia de Vermoil, como também levar as notícias até junto dos emigrantes da terra, para que se possam sen-tir um pouco mais perto de casa.

Ilídio Manuel da Mota, presi-dente da Junta de Freguesia de Vermoil, referiu mesmo que o boletim tem como finalidade “unir as pessoas e fortalecer os laços existentes”.

Composto por 28 páginas, o boletim conta com a cola-boração das associações e das escolas da freguesia, bem como da entidade paroquial, entre outras enti-

Carpe Diem

www.jf-vermoil.pt

A Freguesia de Vermoil tem ao seu dispor uma página na Internet. Pode consultar-nos em– www.jf-vermoil.pt – onde se podem recolher inúmeras informações acerca da nossa freguesia.

Visite-nos.

Notícias de Vermoil

Page 3: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 3

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

A nível cultu-ral a Fregue-sia de Ver-moil esteve em grande com a sua

Marcha Popular – com o tema o Mouro Al Palomar – brilhantemente dirigida pelo Jacinto que contou com o apoio da Elisabete, a eles, a todos os marchantes, can-tadeiras e músicos o meu profundo agradecimento e reconhecimento. Bem hajam!

O executivo da Junta de Freguesia de Vermoil, conti-nua empenhado no espírito de voluntariado e sentido de servir a toda a fregue-sia. Por isso estamos atentos e sensíveis às necessidades da população e tentamos corresponder com o que está ao nosso alcance para a sua execução, bem como para sensibilização da Câmara Municipal para as nossas necessidades, da qual de resto, temos tido o necessário apoio. Contudo os meios ao dispor são escassos e em muitos casos é necessário tempo e recursos financeiros para levar a cabo muitos dos projectos a que nos propomos, mas com empenhamento os levaremos a bom porto.

Recentemente foram asfal-

tadas as estradas de Ver-moil à Ranha de São João e da Ponte Nova ao Pocejal, que são infra-estruturas viá-

rias imprescindíveis à nossa freguesia. São obras de vulto que levaram o seu tempo e que muitos incómo-dos causaram, mas para que haja progresso temos de que passar pelas obras e como vêm valem a pena! Durante os próximos meses na estrada de Vermoil à Ranha será colocado o lancil para construção de passeios para peões. Obra que será administrada pela Junta de Freguesia com o apoio do Município de Pombal.

A Junta de Freguesia, após aprovação por unani-midade da Assembleia de Freguesia, assinou o Proto-colo da Delegação de Com-petências da Câmara Muni-cipal à Junta de Freguesia, até ao ano 2009. Neste protocolo a Câmara delega à Junta de Freguesia várias competências, como por exemplo: a conservação das escolas; colocação de sinali-zação; a limpeza de vale-tas; entre outros. Compen-sando a Freguesia com meios financeiros.

A nível da limpeza das valetas, futuramente iremos procurar intensificar mais a sua limpeza, mas tal só será possível com a aquisição de equipamento mecânico pró-prio. Pois dadas as grandes dimensões da freguesia, com largas dezenas de qui-lómetros de valetas, com os recursos actuais é muito difí-cil mantê-las sempre limpas como todos desejamos. Con-tudo e com o empenho dos c a n t o n e i r o s ( M a n u e l “Bringuelas” e Ramiro) vamos fazendo a limpeza das valetas por toda a fre-guesia de forma equilibra-da.

Desde à alguns meses a freguesia dispõe de mais uma fonte com água pró-pria para consumo: a Fonte da Cova da Areia no

Sobral. Convido todos os Vermoilenses a provarem a água desta fonte que se encontra numa zona muito fresca de pinhal.

Quanto à Fonte da Saúde nos Matos da Ranha, que continua a ser uma das fon-tes mais concorridas do Con-celho de Pombal, a Junta de Freguesia afixou uma nova regra para o enchimento dos garrafões. Regra esta que permite que cada pes-soa encha no máximo 10 garrafões de 5 litros de água seguidos, esgotado este limite passará a vez ao utente seguinte. Com esta regra procura-se evitar que haja pessoas a encher por exemplo 100 garrafões seguidos provocando gran-des filas de espera. Espera-se a boa compreensão e o civismo de todos.

Prepara-se o novo ano lectivo, ao nível de infra-estruturas estas foram alvo de intervenções que lhes deram melhores condições, faltando apenas a constru-ção de uma nova sala de aulas na escola do Outeiro da Ranha para fazer face ao grande número de alu-nos. Esta sala será construí-da, antes do início do ano

A Palavra do Presidente escolar, pela Junta de Fre-guesia com o apoio da Câmara Municipal. A nível organizacional a junta está a preparar os Prolongamen-tos de Horário e as Activi-dades de Tempos Livres, para Vermoil e Outeiro da Ranha, sendo que nos Matos da Ranha estas tarefas estão delegadas à Associa-ção de Pais. Se a candida-tura for aceite pelo Ministé-rio da Educação os alunos do primeiro ciclo irão dispor de Educação Musical, Edu-cação Física e aulas de Inglês, fora do período nor-mal de aulas.

Estamos em pleno verão e devemos aproveitá-lo no que de melhor ele nos traz. E, traz, para quase todos nós, os familiares emigrantes que neste período nos visi-tam. É uma altura de festas e de muita alegria. Faço votos para que todos usu-fruam em grande destes momentos de amizade e bem estar.

Empenhados para que nada estrague as férias e a vinda dos familiares que agora nos visitam a Câmara Municipal e a Junta de Fre-guesia têm ao dispor da população uma Viatura de Prevenção e de 1ª Interven-ção para incêndios que con-ta com uma larga equipa de voluntários que formam várias brigadas que vigiam a nossa floresta de modo a nos afastarmos o mais possí-vel do flagelo dos incêndios. Para isso contamos com a ajuda de todos. Deus nos Proteja! Boas férias! Ilídio Manuel da Mota

Notícias de Vermoil

Page 4: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 4

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Diário das Marchas

16/03/2006 1ª Reunião (esclarecimento sobre o inicio e local dos ensaios, o tema da mar-cha; e angariação de marchantes)

21/03/2006 Apresentação dos esboços dos fatos e tirar medidas

01/04/2006 P r i m e i r a s c o m p r a s (tecidos, artigos de retro-saria,…)

03/04/2006 Primeiro contacto com Nel Monteiro para elabora-ção da música e letra

18/04/2006 Ida a Santa Maria da Feira para receber a música e letra de Nel Monteiro

25/04/2006 Elaboração dos moldes dos arcos para realização em esferovite

17/05/2006 Prova dos fatos

23/05/2006 Primeira entrega dos fatos

24/05/2006 Inicio dos trabalhos da gruta

25/05/2006 Compra do calçado das senhoras

02/06/2006 Pintura da gruta

09/06/2006 Penúltimo ensaio com os arcos no Largo da Igreja

10/06/2006 1ª saída em Pombal - Marchas de Santo António

A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares de Santo António, em Pombal. Apesar de ter sido a última a desfilar, mereceu muitos aplausos e elogios, inclusive do Presidente do Município de Pombal, Narciso Mota,

que afirmou que a marcha de Vermoil, pela sua cor, brilho e coreografia, mere-cia estar a desfilar na Ave-nida da Liberdade, em Lis-boa.

Ilídio da Mota, padrinho da marcha, confessou que este foi um trabalho notável, com algum esforço e sacrifí-cio por parte de todos os participantes, na medida em que havia dois ensaios por semana, mas que resultaram em orgulho, quando sentiram os aplausos das pessoas que assistiam. Desta-cou ainda o empenho de todos os marchan-tes e de todos os que colaboraram na cons-trução dos arcos, nomeadamente o Sr. Adelino Simões. Enal-teceu igualmente o

empenho do ensaiador e coreógrafo Jacinto, bem como da Elisabeth Oliveira que desenhou e projectou os arcos e os fatos. Vermoil está-lhes grato pelo seu trabalho e perfeccionismo.

Na noite de S. João, a marcha de Vermoil voltou a

desfilar, desta feita em casa. Os feste-jos aconteceram no largo da fonte de Casal Pernes, onde desfilaram as mar-chas convidadas de Amor e da Ortigosa e, finalmente, a marcha de Vermoil que uma vez mais

foi alvo de muitos elogios. A convite da Freguesia de

Vermoil, Narciso Mota este-ve presente e quando lhe foi pedido que dirigisse algumas palavras às pes-soas que ali estavam pre-sentes, voltou a enaltecer a marcha de Vermoil “esta marcha poderia estar agora a desfilar no Porto ou até mesmo na Figueira da Foz. Vermoil deve estar muito

orgulhoso desta sua mar-cha”. O autarca de Pombal manifestou ainda a sua satisfação pelo empenho e trabalhos desenvolvidos pela Freguesia de Vermoil, no âmbito da cultura, terminan-do o seu breve dis-curso com um “Viva Vermoil”.

A festa prosseguiu com o bai-le e com sardinhada e febras assadas. De salientar a contribuição de muitas pessoas para a organiza-ção desta festa, principal-mente das pessoas dos Pedrosos e das Soalheiras que ofereceram pão, vinho, broa e a decoração do recinto; o Sr. António Men-des que ofereceu um porco e que todos os anos é o maior benemérito e impul-sionador desta festa; o Talho “Os Frescos”, e ainda o Fábio que tudo fez para

tornar a festa ainda mais divertida, com o jogo do prego e a elaboração do altar a S. João que o mes-mo ofereceu, entre outras pessoas que colaboraram. Ainda para retribuir a vinda das marchas, Ver-moil foi marchar a Ortigo-sa no sábado, dia 24 e a Amor, no Domingo, dia 25 de Junho.

Vermoil marchou e encantou!

Os músicos da Sociedade Filarmónica Vermoilense acompanharam as Marchas

Notícias de Vermoil

Page 5: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 5

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Freguesia de Vermoil

Horário de Verão

Serviços Administrativos 2ª feira - 9h às 13h e das 14h às 17h 3ª feira - 9h às 13h e das 14h às 18h 4ª feira - 9h às 13h 5ª feira - 9h às 13h e das 14h às 18h 6ª feira - 9h às 13h e das 14h às 18h Atendimento do Executivo 6ª feira - 14h30 às 18h

Jardim-de-infância de Vermoil Jardim-de-infância dos Matos da Ranha

Jardim-de-infância do Outeiro da Ranha

EB1 de Vermoil EB1 dos Matos da Ranha EB1 do Outeiro da Ranha

No passado dia 1 de Junho, a Freguesia de Ver-moil, comemorou o Dia da Criança com as 189 crian-ças do ensino escolar e pré-escolar da freguesia.

As crianças foram trans-portadas nos autocarros do Município de Pombal para o Salão Paroquial de Vermoil, onde assisti-ram a uma acção de saú-de oral promovida pela Policlínica de Vermoil em colaboração com a Facul-dade de Medicina Dentá-ria da Universidade de Coimbra, nomeadamente por duas estudantes do 4º

Ano. A acção consistiu numa

apresentação dos cuida-dos que se devem ter com os dentes, com a alimenta-ção, a frequência de idas às consultas, etc. Algumas crianças puderam demons-trar como lavam os seus dentes através de um modelo gigante de uma boca e de uma escova de dentes.

Numa breve interrupção, as animadoras contaram a história do “Galo e da Raposa” e cantaram uma cantiga com alguns meni-nos e meninas.

Em simultâneo, houve pintura facial para as crianças e balões com formas, oferecida pela Anima Festa.

A terminar fez-se um lanche partilhado com todas as crianças, pais e professores.

Apesar de alguns pro-blemas técnicos com o som, a mensagem dos cuidados que as crianças devem ter com a higiene oral passou.

Acima de tudo foi um dia de alegria e festa para as crianças sendo que este era o objectivo principal da iniciativa.

O Dia Mundial da Criança comemorou-se em Vermoil

Notícias de Vermoil

Page 6: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 6

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

A nossa cantiga “Todos os meninos“

(sobre a música dos Patinhos) Todos os meninos sabem bem se portar Rabinho bem sentado Cabeça para o ar Quando estão cansados para sesta podem ir E em grandes filas da escola tem de vir Todos os meninos sabem bem se portar Desenho bem pintado Puzzle para montar Também com os legos gostam de brincar Mas quem se porta mal p’ra castigo tem qu’entrar

Todos os dias quer faça chuva ou faça sol, as auxi-liares vão-nos buscar (meninos do Prolongamento de horário ou do ATL) às nossas diferentes escolas e trazem-nos a pé ou de carro para as salinhas prepara-das para nós no Edifício da

Associação Amigos e Vizi-nhos dos Matos da Ranha.

Temos duas salas, arranja-dinhas com jogos, brinque-dos, computadores, lápis e papel para quem gosta

mais de desenhar ou tem trabalhos de casa.

Temos sempre actividades divertidas para fazer mas quem estiver cansado ou quiser ver um filme pode sempre ir para o cantinho das almofadas.

Além disso todos os meses preparamos uma pequena representação para os pais verem os nossos dotes artís-ticos.

Durante o mês de Junho fomos por grupos de cinco à Biblioteca de Pombal, encontrámos lá muitos livros bonitos e divertidos e a Magda, a nossa auxiliar, ajudou-nos a escolher livros e cassetes para vermos no ATL.

No Dia 1 de Junho Dia Mundial da Criança, deslo-cámo-nos com a escola à manhã de animação e pre-venção da cárie oferecida

pela Freguesia de Vermoil e pela Policlínica de Vermoil. À tarde fomos até ao rio que corre no fundo da nossa aldeia, levámos mantas, bolos e leite e lanchámos à beira do rio. Aproveitámos assim para correr e brincar à nossa vontade.

Logo a seguir, no dia 2 de Junho depois de muitos ensaios cantámos e dançá-mos para os pais “Ora ponha aqui o seu pezinho” e “Ora zás traz traz Ora zus truz truz”.

O dia 23 de Junho tam-bém foi muito divertido, além de apresentarmos um espectáculo para os pais na escola, os alunos e alunas da turma de animação da ETAP responderam positiva-mente ao convite da Asso-ciação de Pais e vieram animar o resto da manhã com pintura facial e jogos

As nossas actividades, pelo ATL dos Matos da Ranha tradicionais.

Aproveitamos ainda para informar que as inscrições estão abertas para o próximo ano lectivo: Prolongamento de horário para o Pré-escolar ou ATL para a EB1 e que os interessados devem dirigir-se a Associação de Pais, no Edi-fício Associação Amigos e Vizinhos de Matos da Ranha no largo da Capela.

Notícias de Vermoil

Page 7: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 7

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

“Vou passear até ao rio das Meirinhas e depois vamos para casa.”

Filipa, 4 anos

“Fico em casa, brinco e depois vejo televisão.”

Beatriz Neto, 5 anos

“Brinco, vejo televisão e depois vou comer um gela-do. E vou brincar outra vez para o meu quarto.”

Inês, 5 anos

“Vou à praia apanhar con-chinhas e como gelados e brinco na areia.”

Ana Isabel, 6 anos

“Não sei, não me lembro. Brinco com a avó Alzira.”

João Pedro, 3 anos

“Brinco com a boina do meu pai. Vou à praia e ao café da praia.”

Hugo, 3 anos

“Vou à praia, brinco. Vou passear com o meu padrinho.”

Beatriz Marques, 5 anos

Os meninos e as meninas

que frequentam o prolon-gamento de horário, em Vermoil são uns autênticos artistas. A pensar no Verão, fizeram o gelado cheio de cor e um lindo peixe, com papel crepe e papel de alumínio. Foram eles que fizeram praticamente tudo, tendo uma pequena ajuda da Animadora Carla.

“Vou à praia, brinco e vejo televisão de manhã. E como muitos gelados.”

Bernardo, 6 anos

Chegou o Verão! - O que costumas fazer nas férias grandes?

Notícias de Vermoil

Page 8: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 8

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Rodrigo Liliana

Ana Maria Pedro Afonso

Beatriz Mendes Beatriz Neto Pedro Soeiro

Beatriz Marques Diogo

Adelina Inês

André Simão

No Jardim-de-infância de Vermoil vivemos de forma intensa a quadra dos Santos Populares. Fizemos muitas actividades relacionadas com a temática, fizemos trabalhos de expressão plástica, enfeitámos a entra-da da escola com balões e manjericos e fizemos muitas quadras.

Duas das quadras que fizemos, eram assim:

“Três noitadas tem o povo Este mês para gozar

Para o ano vai de novo Os três santos festejar”

“Na noite de S. João Reina aqui a alegra

Com arquinhos e um balão Vamos todos para a folia”

Os Santos Populares, pelo Jardim-de-infância de Vermoil

Festa de encerramento do ano lectivo do Jardim-de-infância de Vermoil A festa de encerramento do ano

lectivo 2005/2006 do Jardim-de-infância de Vermoil, realizou-se no passado dia 7 de Julho, no Salão Paroquial de Vermoil. A festa teve início pelas 10h e contou com a pre-sença de pais, avós, irmãos e amigui-nhos das crianças.

Além da cantiga que os meninos e as meninas cantaram, o momento alto foi o da entrega da cartola aos meninos finalistas: Beatriz Neto, Bea-t r i z Mende s , Mariana, Adelina, Bernardo, Diogo e Ana Isabel.

Como finalistas receberam tam-bém os seus mere-cidos diplomas, bem como todos os trabalhos que realizaram, desde desenhos a pintu-

ras. Posteriormente, a educadora fez a

entrega dos trabalhos aos meninos e meninas que continuarão no Jardim no próximo ano lectivo - Artur, Filipa Duarte, Diana Fernandes, Ana Maria, Pedro Afonso, Rodrigo Manuel, Simão, Alexandre, Márcia, Hugo, João Pedro, Jessica, Beatriz Mar-ques, Inês, Pedro Soeiro, Liliana e Dumitru.

Segu i u - se uma dança da “ F l o r i b e l a ” , ensa iada e i n t e r p r e t a d a por algumas mães das crian-ças que tiveram direito a “bis” c o n v i d a n d o todas as crian-ças a irem tam-bém dançar para o palco.

Esteve presente a Elisabeth Oliveira que alegrou todas as crianças com as pinturas faciais.

A festa terminou com o almoço no Restaurante “O Requinte do Arunca”, onde as crianças almoçaram como “gente grande”, com a educadora Dália, a D.ª Car-minda, a Claudina e a Carla.

ELISABETH OLIVEIRA

Notícias de Vermoil

Page 9: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 9

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

Paulo Freire

“Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos.” Leonardo da Vinci

Espaço da EB1 de Vermoil

“Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos comprometidos e conscientes pode mudar o mundo; na verdade, é a única coisa que já o fez.”

Margaret Mead

“O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano”

Isaac Newton

Notícias de Vermoil

Page 10: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 10

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Até há pouco tempo, con-tar contos a meninos era tarefa de somenos impor-tância, de que se incumbia, avós velhinhas, tias solteiras e criadas ignorantes. Ainda hoje, em certos meios, o hábito de contar contos só se mantém porque a criança os reclama, e porque os contos têm o condão de imobilizar e calar a mais palradora, de submeter a mais rebelde à vontade do adulto. Para se conseguir da criança o silêncio necessário ao repouso ou ao trabalho de outros membros da famí-lia, para convencer a comer a sopa ou a pentear-se, o conto é panaceia infalível. Mas o conto será isto e nada mais do que isto?

Pais, educadores e psicó-logos descobriram que o conto não é simples passa-tempo sem importância nem consequências. Desempenha papel muito importante na vida da criança, como pro-vam a insistência com que ela o pede e o fascínio que sobre ela exerce. Porquê essa insistência e esse fas-cínio? Porque o conto res-ponde à necessidade afecti-va da criança ao reforçar e enriquecer a sua relação com o adulto; porque satis-faz a sua curiosidade de beleza e a sua curiosidade, e alimenta a sua imagina-ção.

À medida que os meses passam, os cuidados de que

o bebé carece vão modifi-cando e ampliando.

A criança não é apenas um ser vivo, em mero cresci-mento biológico. A sua sensi-bilidade e a sua inteligência tornam-se dia a dia mais exigentes. Pouco a pouco, impõe-se-lhe o conhecimento de si própria e do mundo que a rodeia, o relaciona-mento dos conhecimentos adquiridos, a experimenta-ção de capacidades, as relações entre as pessoas, o desabrochar dos sentimen-tos.

Consequentemente, o afecto do adulto não pode preocupar-se apenas com a saúde e o crescimento físicos da criança, nem satisfazer-se com inalteráveis expan-sões de ternura. O amor do adulto pela criança tem de acompanhar toda a evolu-ção que nela se opera.

O adulto tem de pôr, não apenas o seu amor mas também a sua inteligência e o seu saber ao serviço da criança. É assim que os pais têm de recorrer a novos meios para alimentar as suas relações afectivas com os filhos, se querem que essas relações se mante-nham com raízes, força e sentido pela vida fora. Os afagos e o simples enlevo contemplativo têm de dar lugar a novas expressões afectivas, incluindo interes-ses de ordem intelectual.

O conto enriquece a rela-ção criança-adulto e contri-bui para que esta relação evolua da forma mais dese-jável. A comunicação esta-belecida pelo olhar, pelo sorriso e pela palavra histo-riando personagens e acon-tecimentos propicia a evolu-ção necessária.

Aos pais que deixam a oportunidade de contar contos aos seus filhos partem um fio poderoso da sua ligação afectiva com eles, fio maravilhoso e insubstituí-vel porque possui caracterís-ticas que se não reúnem em nenhum outro: o encanto da presença e da voz dos nar-radores, manifestação cal-ma e equilibrada de afecto, o clima de concentração e expectativa; a beleza, as revelações e sugestões do conto e de todo o diálogo que suscita; a contribuição para o início da educação estética, literária, científica e moral.

Adaptado de um texto de Maria Lúcia Namorado

Educadora Cristina Santos,

Jardim-de-infância dos Matos da Ranha

A Criança e o livro… O conto, elo da ligação afectiva

ATL e Prolonga-mento de Horário em todas as esco-las

A Freguesia de Vermoil está a reunir todos os esfor-ços de modo a que a partir do dia 4 de Setembro este-jam em funcionamento os Prolongamentos de Horário, em Vermoil, Outeiro da Ranha e Matos da Ranha. Este serviço faz parte da Componente de Apoio Social à Família, tendo como objectivo garantir aos encarregados de educação um espaço onde os seus filhos estão em segurança, devidamente acompanha-dos, promovendo o seu desenvolvimento psicosso-cial.

No que concerne ao ATL, que se manterá nos Matos da Ranha e será implemen-tado em Vermoil e no Outei-ro da Ranha (com data ain-da por definir), importa referir que haverá activida-des de Educação Física, Educação Musical e Inglês, caso haja um número mínimo de alunos que o permita. De salientar que a implementa-ção do ATL surge da neces-sidade dos pais em deixa-rem as suas crianças num espaço onde tenham o acompanhamento no exercí-cio dos seus trabalhos de casa, entre outras activida-des. Haverá como já aconteceu no ano lectivo transacto, serviço de almoços em todas as escolas.

Inscrições Abertas

Notícias de Vermoil

Page 11: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 11

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Festa de Encerramento do Ano Lectivo da EB1 de Matos da Ranha

Os alunos dos 1º/2º anos, na canção “Começaram as Férias”

Terminadas as actuações, cada um de nós recebeu das mãos do seu professor um diploma de frequência, símbolo do nosso esforço e êxi-to nestas importantes metas da vida. A entrega dos diplomas era acompanhada de fortes e calorosos aplausos.

A emoção dos nossos pais, avós e irmãos foi uma constante ao lon-go da manhã de festa. Orgulhosos, tiraram-nos diversas fotografias de um momento que ficará decerto na memória de todos, aplaudi-ram-nos, limparam por vezes a lágrima no cantinho do olho e deixa-ram-se envolver pela magia que emana do mundo da infância.

Até para o ano!

A nossa Escola em conjunto com os meninos do Jardim de Infância

encerrou o ano lectivo, no passado dia 23 de Junho, com muita fes-ta e animação. Todos os pais foram convidados a comparecer ao nosso espectáculo de fim de ano.

Nesse dia, risos, brincadeiras e boa disposição estiveram ao rubro. Do Programa, constaram diversas actividades, nomeadamen-te canções, poesias, danças…

Actuação dos alunos dos 3º/4º anos

Após a nossa actuação e a convite da Associação de Pais, contámos com a participa-ção da Escola Tecnológica e Artística de Pombal. Os alunos do Curso de Animação Sociocultural dinamizaram diversos jogos tradicionais infantis, esculpiram balões e para grande satisfação nossa fizeram-nos pinturas faciais.

Terminada a manhã e como as nossas barrigas já estavam a dar horas, dirigimo-nos para o restaurante “Litoral”, para um agradável almoço com os nossos professores e auxiliares.

Foi uma manhã bem passada, que ficará para sempre na nossa lembrança!

Os alunos, professores e pessoal não docente da EB1 de Matos da Ranha desejam a todos os leitores do “Notícias de Vermoil” umas óptimas férias!

Uma das pinturas faciais

Notícias de Vermoil

Page 12: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 12

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Os mordomos deste ano foram: António Mendes (Vermoil), Celestino Ponte

(Olival), Carlos Ponte (Soalheiras), José da Mota Marques (Tiroeira), Joaquim Morais (Feijoal), F e r nando Gaspa r (Sobral), Jorge Santos (Sobral), e Luís Lopes (São Vicente). Foram também apresen-tados os mordomos para o próximo ano: Aires Lourenço (Vale Fojo), Manuel Pereira (Mata do Casal Galego), Vir-gílio Gaspar (Tiroeira), Mário Diogo (Tiroeira), A u g u s t o F e r r e i r a

(Lagoa), Manuel Macedo (Outeiro da Mata), e Ama-deu Gaspar (Gafaria).

Os festejos de Santo Antó-nio acontecem por vários lugares e de várias formas. No dia 17 de Junho, no lugar da Canavieira houve

Santo António na Canavieira

sardinhada e febras assa-das e o baile para animar a f e s t a . Segundo Fer-nanda Domin-gos, “o dia da festa é todo consagrado à festa”, pois tudo se faz naquele dia desde os pre-

parativos ao peditório. Começa-se pela manhã a enfeitar o arraial, com os típicos balões todos colori-dos, espalha-se a murta e

compõem-se as “alminhas” com os arranjos das flores. Quando as pessoas se começam a reunir, pela noi-te, faz-se um peditório, ao qual as pessoas aderem bem e com o qual colabo-ram. Alguns dão dinheiro e há quem colabore fornecen-do o pão para acompanhar as febras e as sardinhas. O baile foi da responsabilida-de de Emiliano, que animou o ambiente pela noite fora. A ideia de se realizar esta festa surgiu há cerca de 10 anos, quando Virgílio Ponte, Hermínio Ponte, Virgílio Conceição e Fernanda

Domingos sentiram necessi-dade de organizar um con-vívio para reunir as pessoas daquele lugar. Desde então, o evento acontece todos os anos, no mês de Junho, comemorando-se umas vezes o Santo António e outras o São João. “A ideia é que as pessoas se juntem para conviver e se divirtam” - acrescenta Fernanda Domingos. Refere ainda que todas as pessoas do lugar ajudam nos preparativos da festa e que vêm à festa pessoas não só da Cana-vieira, mas também dos lugares vizinhos.

Realizou-se no Domingo, dia 4 de Junho, a Festa do Espírito Santo em Vermoil. Festa antiga que tem como tradição os Mordomos, que dinamizam a festa.

A Missa realizou-se pelas 15 horas seguindo-se a pro-cissão que foi acompanhada pela Filarmónica Vermoilen-se. Talvez pelo calor exces-sivo que se fazia sentir, o número de pessoas era bas-tante mais reduzido do que nos anos anteriores.

Contudo, sentiu-se a falta de alguma comunidade paroquial, nomeadamente das crianças da catequese, da população dos Matos da Ranha e da Ranha, já que sendo esta um festa da paróquia toda a comunida-de se deveria associar.

Lamentos que se esperam deixar nas próximas festas.

Como sempre, a bênção

do pão é o momento alto da festa, pão esse que é depois distribuído a todos quantos estão presentes na

festa. À semelhança do ano anterior, os mordomos fize-ram questão de abrilhantar

a festa com um grupo musi-cal e complementar a oferta do pão com a oferta de febras e vinho para todos.

Festa do Espírito Santo

Notícias de Vermoil

Page 13: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 13

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Raul Solnado esteve em Vermoil e mostrou que rir é um bom remédio. “Está lá? É o inimigo?” - “Façam o favor de ser felizes”. A expressão é bem conhecida e é atri-buída a um grande senhor do teatro nacional, Raul Solnado.

O artista esteve em Ver-moil, no Salão Paroquial, no passado dia 17 de Junho e mostrou que ainda sabe o que é fazer rir, com o seu mais recente e s p e c t á c u l o “Conversas à Solta”.

Durante cerca de uma hora e meia, sob o olhar atento de uma plateia de 270 pes-soas, o humorista relembrou excertos da sua carreira, de uma forma cómica.

A famosa história do telefonema da guerra foi momento alto da noite, com muitos dos presentes a rasgarem um visível sorriso.

Aos 77 anos, Raul Solnado não perdeu o encanto de jovem humorista e de inocen-te actor. Quem não se recorda de programa como o Zip – Zip, ou a Visita da Cornélia, que foram grande sucessos televisivos.

Para este humorista fazer rir é bastante mais difícil do que fazer chorar. O que se passa é que as pessoas só riem daquilo que compreen-dem e choram de tudo,

explicou o actor. Entre as várias memórias

relembradas pelo humorista, estiveram a dos amigos já desaparecidos. Para Raul Solnado, pessoas como António Silva, Vasco Santa-na, Armando Cortês, José Viana ou Fialho Gouveia, fazem imensa falta ao panorama artístico nacional.

Elegendo Fialho Gouveia como daquele que sente mais falta, Raul Solnado explica que a escolha está relacionada com a vivência que teve com o apresenta-dor de televisão “tivemos imensos momentos juntos, os quais nunca esquecerei”.

Numa altura em que se fala de crise no país, o actor admite que também a

há no teatro, no entanto existem muitos jovens com futuro no teatro que vão conseguir manter os palcos activos. Para o humorista, “hoje os jovens vão muito ao teatro, algo que não acon-tecia antigamente em que se ia ao teatro depois de casar”.

Raul Solnado confidenciou

que achou muito interessante o convite para vir actuar numa comunidade pequena como Vermoil, pois habitual-mente só é convidado às grandes cidades e para grandes salas de teatro. Por isso aceitou vir a Vermoil com um cachet muito mais reduzido que o habitual.

Na segunda parte, o Tea-tro Amador de Santiago de

“Conversas à Solta” com Raul Solnado Litém apresentou a peça “O Morto Vivo”, uma represen-tação muito boa que vai levar certamente longe estes jovens actores. Uma peça que mostra de uma forma cómica e satírica a socieda-de em que “vivemos… mor-tos…” para qual a receita para a Vida é a Bíblia Sagrada. Uma comédia que

termina de forma séria e com uma grande lição de Moral. O Conselho Econó-mico da Paróquia de Vermoil foi a entidade responsá-vel pela vinda de Raul Solnado à freguesia. Uma forma de agrade-cer à população todo o apoio pres-tado na construção do Salão Paro-quial, admitiu Ilídio da Mota, membro do Conselho. Na opinião de Ilídio da Mota o objectivo do humo-rista convidado foi

conseguido, pois todos gos-taram do que viram. A vin-da de Raul Solnado a Ver-moil foi um exemplo a seguir, daí que outros artis-tas estão idealizados para novos espectáculos.

Janete Gameiro

Notícias de Vermoil

Page 14: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 14

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

D. Serafim de Sousa Fer-reira e Silva nasceu a 16 de Junho de 1930, em Santa Maria do Avioso, Maia. Ordenado presbítero em 1954, foi nomeado bispo em 1979, na cripta do Sameiro, em Braga, tendo sido transferido para Auxiliar de Lisboa em 1981. No ano de 1987 foi nomeado Coadjutor da Diocese Leiria-Fátima, tor-nando-se bispo residencial a 2 de Fevereiro de 1993, com a aceitação do pedido de resignação de D. Alber-to Cosme do Amaral.

Obrigado pelo Código do Direito Canónico, D. Sera-fim apresentou o seu pedi-do de resignação ao Papa Bento XVI, no dia em que completou 75 anos.

Cessando as suas funções no dia 24 de Junho, o bis-po Serafim esteve nesse dia disponível para atender todos quantos o quiseram cumprimentar e com ele conversar.

N.V. - Qual o balanço que faz dos 19 anos que esteve na Diocese Leiria-Fátima?

D. Serafim - Nas minhas contas, tudo somado, o sal-do é positivo. Sinto-me feliz e realizado, mas houve uma ou outra coisa que não con-segui.

N.V. - Quais os projectos que gostaria de ter realiza-do e que ficaram por reali-zar?

D. Serafim - Alguns na área das comunicações sociais, porque há uma pro-gressividade de mudança, de linguagem, de proble-mas novos, e por conseguin-te a mobilidade cultural não é estática e eu aí gostaria, não digo de acelerar o ritmo, mas pelo menos de acompanhar. Não é preguiça, não é inércia, não é o hábito, é muitas vezes a sobrecarga de tantas outras coisas, não apenas em mim, mas na estrutura na qual eu estou organicamente integrado, que não per-mite responder a tudo ao mesmo tempo. A minha preocupação foi que não houvesse duas velocidades, procurei que a diocese fosse unida e que aqueles que tinham um ritmo mais acelerado, não que esperassem pelos outros, mas que galvani-zassem os outros. Algu-ma coisa consegui, mas não consegui tudo.

Houve uma evolução muito grande dentro do seminário, na pastoral juvenil, no estu-do superior, mas simultanea-mente aconteceu o envelhe-cimento do clero, a redução do número de candidatos ao sacerdócio. No entanto, há uma pequena alínea, neste grande pacote, que

não consegui desenvolver - o Diaconado Permanente. Na estrutura religiosa onde estou integrado há três g rau s de m in i s t é r i o (episcopal, sacerdotal e diaconal). Para ser padre ou bispo, há o requisito pré-vio que é o celibato. Para o diaconado permanente há o requisito que se seja bem casado, feliz, realizado e que possa dar testemunho. A Diocese Leiria-Fátima é uma diocese manca, incom-pleta e empobrecida devi-do à falta do Diaconado Permanente. Eu desejaria que os sacerdotes que qui-sessem optar pelo celibato se sentissem fiéis e felizes, os outros que tivessem opta-do pelo matrimónio e tives-

sem optado pelo Diaconado Permanente tivessem a oportunidade de fazer um serviço eclesial, numa área onde podem fazer quase tudo o que faz um presbíte-ro, menos celebrar a Euca-ristia e absolver sacramen-talmente. Julgo que no futu-ro da Igreja Latina, Católica à qual pertenço, o Diacona-do Permanente será uma realidade muito importante.

N.V. - Quais os objecti-vos que alcançou?

D. Serafim - A organiza-ção de coisas que estavam dispersas, como o Apostola-do Mundial de Fátima (Exército Azul) que tem os estatutos e aprovação de Roma; o Movimento da Mensagem de Fátima; a infra-estrutura dos serviços de Fátima (publicação das contas, publicação dos documentos).

N.V - Quais os projectos para o futuro?

D. Serafim - Espero dedi-car-me um pouco mais à revista trimestral “SÍNTESE” que foi fundada há quase 30 anos, já a pensar na minha reforma. Gostando muito de poesia, estou a pensar trabalhar uns poe-mas mais elaborados e dedicar-me também à pintu-ra. Tenho uma paixão, um desejo de realizar uma experiência missionária, pelas terras de África - Sumbe (Angola). A vontade é forte, mas nem sempre as circunstâncias colaboram. Não vou divorciar-me da Diocese.

N.V. - Como descreve o seu sucessor, D. António Marto?

D. Serafim - António Augusto dos Santos Marto foi professor universitário, não é intelectual da estra-tosfera, mas é um pensador, tem sentido pastoral e senti-do dialogal.

N.V. - Daria algum con-selho a D. António Marto?

D. Serafim - Terei oportu-nidade de lhe dar alguns conselhos pessoalmente, mas dar-lhe-ia um pela negativa - que não tenha tanta paciência como eu tive. O meu sucessor terá de ter mais autoridade e mais

D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva em entrevista

“TENHO UMA PAIXÃO, UM DESEJO DE REALIZAR UMA EXPE-RIÊNCIA MIS-SIONÁRIA PELAS TERRAS DE ÁFRICA-SUMBE”

“PARA CHAMA R A ATENÇÃ O DO LEITOR, COLOQUE U MA FRASE INTERESSANTE OU UMA CITAÇÃO DO BLOC O A QUI.”

Notícias de Vermoil

Page 15: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 15

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

coragem, agir com firmeza e ser mais ousado.

N. V. - Ao longo do seu episcopado, houve algum momento em particular que o marcasse?

D. Serafim - Todos os momentos, 365 dias por ano, 30 dias por mês, 12 meses por ano e 24 horas por dia, para mim todos os momentos são importantes. Sin-to-me feliz por estar a dar esta entrevista, sinto-me feliz por estar a brincar com uma criança. Se estou com um velho ou com um intelectual, cada um no seu jeito, eu tenho um bocadinho a tendência para me adaptar. Todos os momen-tos têm o seu peso, a sua luz, provocam emo-ções, mas para mim todos os momentos são importantes.

N.V. - A morte do padre Adelino, da paróquia de Vermoil, levou-o a ter de tomar uma decisão rápida. Foi fácil tomar essa deci-são?

D. Serafim - Com a morte do pároco Adelino Nunes, vimo-nos obrigados a esco-lher alguém para ficar à

frente da paróquia de Ver-moil. Não foi uma decisão tomada em laboratório e não foi uma decisão fácil. Reunimos, discutimos e con-cluímos que o pároco Raúl seria naquele momento a melhor opção.

N.V. - Tendo esta situa-ção gerado alguma polé-mica junto da comunidade

Vermoilense, muitas pes-soas gostariam de saber o porquê de ser escolhido o Padre Raúl e não o Padre Filipe, que está em Alber-garia dos Doze?

D. Serafim - A escolha do padre Raúl não foi fácil, mas ele tinha feito um bom trabalho em S. Simão de Litém (a construção da igre-

ja) e, de certa forma, conhe-cia a paróquia de Vermoil.

V. - Tendo a comunidade de Vermoil muita juventu-de e estando esta um pou-co afastada da Igreja, se tivesse de escolher hoje, tomaria a mesma decisão?

D. Serafim - Na altura, tomámos a melhor decisão,

mas na realidade, actual-mente, um padre não fica todo o tempo na mesma comunidade, para que não se criem vícios. Estou atento e o Vigário Geral Padre Jorge Guarda está a acom-panhar a situação. O padre Raúl merece toda a minha confiança e ao mesmo tem-po a esperança de que ele não só corresponda, mas

melhore o relacionamento entre si e a comunidade quer de Vermoil, quer das Meirinhas.

N.V. - Coloca-se a ques-tão inevitável, sendo que na paróquia vizinha (Colmeias) foi colocado um padre novo - Padre Nelson Araújo - porque não um padre novo na paróquia de

Vermoil?

D. Serafim - Infelizmen-te, não tenho uma fábri-ca onde se fazem padres e também não posso andar a mudá-los de uma comunidade para a outra. Na altura em que Colmeias preci-sou de um padre, foi possível encontrar um padre jovem, como é o padre Nelson. Aquando da morte do padre Adelino, a realidade era já diferente e tive-mos de optar por um padre menos jovem.

N.V. - Sendo as paró-quias de Vermoil e das Meirinhas tão grandes, não seria aconselhável o padre Raúl ter

alguém a ajudá-lo?

D. Serafim - É indispensá-vel que tenha alguém, mas não precisa de ser um ecle-siástico. Além do Vigário Geral que o acompanha, o padre Raúl precisa de toda a comunidade.

Notícias de Vermoil

Page 16: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 16

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

A Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha está muito satisfeita com o desenrolar das obras daquela que será a sua sede, estando neste momen-to a proceder-se à coloca-ção do telhado.

Entretanto, informa-se toda a comunidade que no próximo dia 13 de Agosto, haverá uma colheita de san-

gue, entre as 9h00m e as 13h30m, na Escola Primária do Outeiro da Ranha.

A Presidente da Associa-ção de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha, D.ª Leonor, apela a todas as pessoas com idades com-preendidas entre os 18 e os 65 anos que dêem sangue, salientando uma vez mais que “dar sangue não custa

Dê sangue e seja herói por uma vida

Jantar da Sociedade Filarmónica Vermoilense

A Sociedade Filarmónica Ver-moilense realizou no passado dia 8 de Julho, no Restaurante Litoral, um jantar.

Além do convívio, o objectivo deste evento centrava-se na entrega dos diplomas aos músi-cos que participaram no I Con-curso Internacional de Bandas, em Vila Franca no passado mês de Maio. “Será uma forma de comemorar a nossa participa-ção no concurso”- refere João Patrício.

Após o jantar, onde estiveram presentes cerca de 200 pes-soas, actuaram a Banda da Sociedade Filarmónica Vermoi-lense e a Banda Filarmónica Senhor dos Aflitos, do Soutoci-co.

Questionado sobre a razão de organizar um jantar fora do centro da freguesia (Sede da Filarmónica ou no Salão Paroquial), João Patrí-cio refere questões logísticas, na medida em que a organização do jantar fora de um restaurante implicaria a “contratação de empresas de catering, seria neces-sário mais tempo e ficaria mais caro”. Além disso, refere que se realizam já muitas outras activida-des no centro da freguesia e que importa a aproximação ao público, dado que “a Sociedade Filarmóni-ca vive de todas as pessoas da freguesia”.

No próximo dia 5 de Agosto, acontece o Concerto de Verão, pelas 21h00, no largo da igreja velha.

nada e salva vidas”. Lamen-ta que numa freguesia tão grande como a de Vermoil, não apareçam muitas pes-soas nesta iniciativa da Associação de Dadores de Sangue, esperando que este ano, sejam ultrapassadas as suas expectativas e apare-ça um maior número de pes-soas para doar sangue.

Infelizmente, o sangue não

se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Por esta razão, o san-gue existente nos Serviços de Sangue depende inteira-mente do gesto valiosíssimo de todos aqueles que gene-rosamente, de forma bené-vola e regular, efectuam a sua dádiva de sangue.

Dê sangue e seja herói por uma vida!

Realizou-se mais um convívio entre os mais velhos, desta feita, nos Matos da Ranha. Estes encontros organizados pelas comissões das capelas - este ano organizado pela Comissão de Vermoil - têm como objectivo reunir os idosos da freguesia de Vermoil e promover-lhes uma tarde diferente, recheada de anima-ção.

Convívio nos Matos da Ranha

Notícias de Vermoil

Page 17: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 17

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Sr. Joaquim Pereira Portela, 73 anos e Sr.ª Maria Conceição Gameiro, 69 anos Lar da Felicidade—Meirinhas “Acho uma alegria muito grande... Se não fosse o Lar da Felicidade, oitenta em cem destas pessoas já não estavam vivas.”

Sr. Manuel Francisco Gameiro, 89 anos Centro de Dia João Costa da Fonseca “Esta festa é muito bonita. Costumamos reunir-nos várias vezes, por todos os lares do concelho. Os encontros servem para conviver, cantar… é uma grande alegria.”

Centro de Dia João Costa da Fonseca Centro Social Júlio Antunes - Vermoil

Centro Social da Cumieira Centro de Dia - Mata Mourisca

Aconteceu no passado dia 21 de Junho, mais um encontro interinstitucional dos centros de dia e lares do concelho de Pombal, organizado pelo Centro Social Júlio Antunes, pela APRAP, Santa Casa da Misericórdia de Pombal - Lar Rainha Santa Isabel e Lar da Felicidade.

Provenientes das diversas freguesias do concelho de Pombal, o encontro teve início pelas 14h00m, no Salão Paroquial de Vermoil.

Estiveram presentes cerca de 200 ido-sos que representavam algumas institui-ções do concelho de Pombal, nomeada-mente: Associação de Bem-Estar para a Terceira idade - Centro de Dia João Costa da Fonseca; Associação Centro Social do S. Pedro - Albergaria dos Doze; fundação Dr. José Lourenço Júnior - Lar Otília Lourenço; Centro Social Paro-quial de Almagreira; Centro Social Paro-quial de Pelariga; Santa Casa da Miseri-córdia da Redinha; Centro Social Paro-quial de S. Simão de Litém - Lar S. José; Centro Social de Vila Cã; Centro Social da Cumieira.

Com o objectivo principal de comemo-rar os Santos Populares, cada instituição tinha uma cantiga ou um verso para apresentar, tornando a festa muito ani-mada e divertida, pois não há idade limite para o convívio e para uma boa tarde de diversão.

Vermoil orgulha-se de ter, actualmente, um espaço polivalente como o Salão Paroquial, com todas as condições neces-sárias para acolher este género de even-tos, sendo a única freguesia, à excepção de Pombal, a possuir uma infra-estrutura deste género, tornando indubitavelmen-te, todos os acontecimentos mais intensos e acolhedores.

Sr.ª Maria da Luz Fernandes, 88 anos Centro de Dia da Mata Mourisca “Vou cantar as marchas de S. João. Já ensaiei quan-do era criança e nunca mais me esqueci. Gosto des-ta festa. É bonita.”

Idosos do concelho festejam Santos Populares em Vermoil

ANUNCIE AQUIANUNCIE AQUI Se quiser publicitar a sua empresa no “Notícias de Ver-moil”, contacte a Freguesia de Vermoil.

Este espaço pode ser seu.

Notícias de Vermoil

Page 18: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 18

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

mais representada. A prova é de 8 km, para séniores

Vermoil correu na Machada

Atlético vence estafeta na CUMEIRA

da equipa alinhado com Jor-ge Ferreira, Alfredo Santos, Júlio Cunha e Eugénio Mendes

O percurso era idêntico para todos os atletas caben-do cerca de 3 km a cada atleta, perfazendo assim um

total de 12 km a c a d a equipa. No pró-x i m o Domingo o Atlético clube de Ve rmo i l p a r t i c i -

pará no GP da Leirosa, prova que o clube designou como sendo a prova do mês (prova que todos os atletas deverão participar).

O Atlético Clube de Vermoil participou no Domingo, dia 9 de Julho na 2ª edição Estafeta de comemoração do 41º ani-versário do Cumeirense.

Participou com 2 equipas obtendo o 1º e o 6º lugar.

Dentro daquilo que tem vindo a ser uma evolução q u a n t i t a t i v a , bem como quali-tativa do Atlético Clube de Ver-moil, o atlético venceu a estafe-ta ficando mais de 2 m e 30 s relativa a 2ª equipa classificada.

A equipa vencedora alinhou com Nelson Ferreira, Miguel Martins, Aquilino Ferreira e Tiago Marques, tendo a segun-

O Atlético Clube de Ver-moil, participou no passado dia 18 de Junho na prova de Atletismo realizada na Machada, enquadrada nas suas festas. Uma prova que já se realiza há vários anos, e que tem contado sempre com a participação do Atlé-tico Clube de Vermoil. Tendo o Atlético Clube de Vermoil considerada esta prova como sendo a prova do mês - prova mensal em que o Clube participa com o maior número de atletas possível - acabou por comparecer com 20 atletas, a segunda

masculinos, sendo para os restantes de 5 km.

O A.C. Vermoil não defraudou as expectativas e Miguel Ângelo Martins, ficou em 2º da geral individual e do seu escalão , tendo, no escalão de Veteranos 2 Aquilino Ferreira vencido a prova.

O AC Vermoil tem partici-pado semanalmente em várias provas, e tem vindo a ser motivo de orgulho para a região, pois alguns dos seus atletas tem subido ao pódio de uma forma regular.

COLABORE COM O “Notícias de Vermoil”

De modo a tornar o boletim mais rico em notí-

cias e informações do que se passa por toda a

freguesia de Vermoil, a Direcção do “Notícias de

Vermoil” apela à colaboração de todos quantos

queiram participar neste nosso projecto, sejam

membros de associações, escolas, igrejas, e/ou

outras entidades, seja a título individual.

As informações, notícias, promoção de even-

tos, entre outras, a publicar no próximo número

deverão chegar à redacção (sede da Freguesia de

Vermoil), até ao dia 10 de Setembro. A entrega

poderá ser feita pessoalmente, por CTT (Rua

João de Barros, 32 - 3105-442 Vermoil), ou ain-

da por mail ([email protected]).

Todos juntos por um projecto comum! A Direcção

Notícias de Vermoil

Page 19: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 19

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

A equipa do Colégio João de Barros sagrou-se cam-peã Nacional da 1ª Divisão de Juniores Femininos. A final-four da 1ª Divisão de Juniores Femininos disputou-se em Viana do Castelo, com as equipas do Colégio João de Barros, ND Colégio de Gaia, CDB Peres-trelo e ND Santa Joa-na.

O Colégio João de Barros acabou por tornar-se, no novo campeão da prova com três vitórias, nes-ta fase final.

O que as atletas não sabiam era que a vitória no Campeo-nato Nacional de Desporto Escolar as apurava para a fase europeia da competi-ção que decorre na Hungria, entre 20 e 26 deste mês.

O “Notícias de Ver-moil” esteve à conver-sa com quatro atletas juvenis, naturais de Vermoil.

Débora e Ana Marques, de 15 anos, do Moinho da Mata, Andreia Santos, de 14 anos e Patrícia Almeida, de 17 anos, ambas dos Matos da Ranha.

No que concerne à razão porque enveredaram pelo andebol, todas iniciaram no 5º ano, umas porque que-riam ir para ginástica, mas já não havia vagas e outras porque o Prof. Fernando as aliciou a fazerem parte da equipa de andebol.

Revelam de igual forma que o facto de treinarem com atletas mais velhas e com muito mais experiência, se tornou numa mais valia, fazendo delas umas melho-res atletas.

Ainda está latente nos seus rostos a alegria de terem

sido campeãs e terem assim obtido o passaporte para a Hungria. “Não sabíamos que isso podia acontecer. Só mesmo no final do jogo, é que nos disseram que íamos à Hungria. Ficámos muito contentes.” - afirmam. No entanto, manifestam alguma tristeza pelo facto de terem sabido tão em cima da hora e de terem de ser elas a pagar a sua viagem. “As despesas de alojamento e alimentação já estão pagas, mas nós temos de

pagar a viagem. E por isso estamos a tentar angariar dinheiro, vendendo canetas, t-shirt’s, top’s,… e estamos também a tentar conseguir alguns patrocínios. Ficáva-mos muito satisfeitas se cada pessoa contribuísse de alguma forma.” - desaba-

fam. Para Ana e Patrícia já não

é a primeira vez que saem do país. A Patrícia esteve o ano passado, com a selec-ção nacional, em Angola, tendo ficado em 2º lugar, depois de perderem com o Brasil “por um ponto”. A Ana esteve já este ano, tam-bém com a selecção nacio-nal, em França, tendo ficado em penúltimo lugar, mas “foi fixe”, - revela.

No que concerne aos melhores e piores momentos

Vermoil tem campeãs!

desde que jogam andebol, os piores são, indubitavel-mente, as lesões e o ter de assistir aos jogos no banco, referem Débora e Patrícia. Para a Andreia, foi o facto “termos perdido um jogo e ficarmos em 2º lugar e a outra equipa ter perdido

dois jogos e ficar em 1º lugar”, manifestando algum desalento pela forma como alguns tor-neios são organizados. Já para a Ana o pior momento teve a ver com um jogo em “que a Cari-na e a Débora estavam lesionadas e elas pode-riam decidir o jogo, mas felizmente ganhámos.” O melhor momento foi, para todas, vencerem o campeonato do despor-to escolar e saber que iam para a Hungria. A Ana acrescenta ter fica-do muito satisfeita com o facto de as seniores também terem sido cam-peãs. Além de solicitarem

apoio junto de todas as entidades, as atletas agra-decem ao Prof. Walter Branco, à sua treinadora Fátima Neto, aos funcioná-rios do Colégio, aos profes-sores, aos seus colegas e aos seus pais por todo o apoio que lhes têm presta-do.

O “Notícias de Vermoil” deseja a estas atletas como a toda a equipa do Colégio João de Barros muito suces-so pelas terras da Hungria.

Débora Marques, Andreia Santos, Ana Marques e Patrícia Almeida

Notícias de Vermoil

Page 20: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 20

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Os meses de Maio e Junho fora meses de festa para as crianças e adolescentes que frequentam a catequese. No dia 14 de Maio, realizou-se a 1ª Comunhão das 6 crian-ças do 3º ano. No dia 27 de Maio, o sacramento s Crisma foi administrado a 16 jovens que frequentaram o 10º ano da catequese. E no passado dia 18 de Junho, foram 13 os adolescentes, que fre-quentaram o 6º ano de cate-quese que realizaram a sua Profissão de Fé.

Realizou-se também a peregrinação anual das crianças ao Santuário de Fátima, no passado dia 10 de Junho. Participaram cerca de 50 crianças e adolescen-

tes nesta peregrinação. Este ano, este centro não partici-pou nas actividades realiza-das no Centro Pastoral Paulo Vi, tendo apenas assistido à Celebração Eucarística. Ao final da tarde e, depois de um almoço ainda em Fátima, o autocarro rumou até à Batalha, para um parque à beira rio. Lá foi oferecido pela catequese um lanche a todos os alunos, assim como aos pais e demais partici-pantes. Este lanche serviu para se celebrar o encerra-mento do ano catequético. No final do passeio todos eram de opinião que o espa-ço tinha sido bem escolhido e de que tinha sido uma tarde bem passada.

Encerramento da Catequese Ranha de São João

O meu testemunho

Foi com curiosidade e emoção que

folhei e li o primeiro número do NOTÍCIAS DE VERMOIL.

A primeira reacção é de felicitar os responsáveis por esta iniciativa que como é dito no Editorial pre-tende unir e valorizar a comunidade de Vermoil, dando a conhecer as diversas actividades e iniciati-vas que se vão realizando na freguesia nas varia-das áreas de acção, desde o ensino ao desporto, trabalho e vida paroquial.

Não é fácil manter uma publicação com este for-mato, mas a boa vontade e colaboração de alguns, pode ajudar a manter este jornal onde também o bairrismo é alimentado. Todos gostamos de ver a nossa terra valorizada e a mostrar a vida que nela se desenvolve nos diversos sectores, fruto do esfor-ço e da luta pela vida não só no aspecto pessoal, mas também comunitário.

Bem hajam não só os responsáveis, mas também todos os que se dispuserem a colaborar dando a conhecer as suas iniciativas como é o caso das esco-las e centros de catequese que aparecem em des-taque com as suas actividades, sinal de dedicação dos seus responsáveis e animadores.

Que esta iniciativa continue e que todos nos mos-tremos dispostos a colaborar e a dar a ajuda pos-sível para que esta comunidade de Vermoil se valorize e dê mais alegria de viver e satisfação a todos, mesmo aos emigrantes e ausentes da terra natal.

Vamos para diante e que o bairrismo dos vermoi-lenses se manifeste também neste seu jornal.

O Pároco Raúl

Notícias de Vermoil

Page 21: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 21

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Festas em Santo António das Pinheiras

A Comissão Cultural e Recreativa de Santo António das Pinheiras teve a obriga-ção de organizar a festa de Santo António com a cola-boração do Sr. Manuel João que foi o mordomo. Como todos sabem o dia de Santo António é no dia 13 de Junho, mas como este ano calhou durante a semana, a Comissão achou melhor fazer a festa no domingo a seguir, que este ano foi no dia 18 e pensamos que foi do agrado de todos.

Esta festa já faz parte do hábito das pessoas que a conhecem e que se torna numa ocasião para as pes-soas conviverem umas com as outras e é bom para reforçar os laços de amiza-de com os vizinhos das fre-guesias limítrofes

A festa de Santo António, este ano, realizou-se dentro

dos parâmetros que a Comissão tinha planeado com a animação que já é habi tua l : sard inhada, febras, pão e broa e o bai-le, que desta vez foi abri-lhantado pelo conjunto “Ritmos Cruzados”, e ainda o sorteio das rifas, sendo os prémios uma máquina de secar roupa, uma bicicleta para adulto, uma bicicleta júnior, três apliques eléctri-cos e uma estatueta.

No que concerne à festa, foi bonito ver as pessoas falarem umas com as outras, enquanto esperavam pela sardinhada. Para muitos é a ocasião de se encontrarem e conviverem um pouco neste belo espaço que é a Mata de Santo António. Foi bom ver as pessoas contentes e ouvi-las falar da próxima festa, bem como ouvir dizer que o espaço do qual todos

podemos desfrutar é bas-tante acolhedor, começando pelo parque de merendas que a Freguesia de Vermoil ali criou e as instalações do adro feitas pela Comissão da Capela e que ainda não estão acabadas. Mas os projectos da Comissão vão ainda um pouco mais longe e esperamos que sejam rea-lizados nos próximos anos.

Ainda falando da festa é bom dizer que as pessoas que nela participam não se cansam de dizer que é mui-to bonito ver as pessoas alegres, tanto os jovens como os menos jovens, e isso é muito bonito para todos. A Comissão da Capela quer também agradecer a todas as pessoas que participa-ram neste convívio, do qual todos saíram contentes.

Agora vamos falar da próxima festa que vai ser

feita no dia 13 de Agosto, à qual chamamos a festa dos emigrantes, que para alguns é a ocasião de con-fraternizar com pessoas que só se vêem de ano a ano. A festa este ano é feita no dia 13 de Agosto como já tinha sido referido e como é hábi-to desde há alguns anos. Já sabemos que vamos ter sar-dinhada e mais alguma coi-sa, além do baile que espe-ramos que seja do agrado de todos. É pena que no mesmo dia se realize um outro convívio em Vermoil, porque há muitas pessoas que gostavam de participar em ambas as festas e não podem, como por exemplo, a Comissão Cultural e Recreativa da Capela de Santo António das Pinheiras.

Saudações para todos os vermoi-lenses.

Balcão de Atendimento Municipal - B@M - na Freguesia de Vermoil

Desde há alguns anos que o Município de Pombal pros-segue um consistente traba-lho de modernização admi-nistrativa. Sendo que a modernização não pode seguir em frente desligada das Novas Tecnologias da Informação, o Município de Pombal tem prosseguido a via da reengenharia de processos, suportando-os em tecnologia e, dispõe, actual-mente de uma ferramenta que permite prestar serviços via Internet. Pensando na comunidade que não tem acesso à Internet, o Municí-pio de Pombal desenvolveu uma outra ferramenta

designada de “B@M - Bal-cão de Atendimento Munici-pal” que permite que os munícipes tenham acesso a serviços municipais, a partir das Freguesias e com o apoio destas.

Com uma simples visita à Freguesia, o munícipe pode-rá tratar de alguns dos seus assuntos, sem ter de se des-locar a Pombal. O aproxi-mar dos serviços às pessoas permite a economia de tem-po e dinheiro, beneficiando sempre o munícipe.

Assim, e a partir do dia 4 de Setembro, os serviços que poderá tratar na Fre-guesia de Vermoil são os

seguintes: Requerimento de Vistoria de Veículo, Requeri-mento de Horário de Funcio-namento de Estabelecimen-tos Comerciais, Requerimen-to de Licença de Condução e Registo de Ciclomotores, Requerimento de Ocupação de Via Pública, Requerimen-to de Novos Contratos de Água, Requerimento de Obras Particulares, Requeri-mento de Ramais de Água e Saneamento.

Além destes serviços, os munícipes poderão fazer algumas consultas, nomea-damente: Consulta de Pro-cessos de Obras Particula-res, Consulta e Pagamento

de Facturas de Água e Reclamações.

A curto prazo, serão ainda disponibilizados pedidos de plantas de localização e cartografia.

De uma forma sucinta, quando o munícipe tiver necessidade de tratar de algum destes assuntos, diri-ge-se ao B@M (Freguesia de Vermoil) o seu pedido é registado num programa informático, chegando ao serviço municipal quase em simultâneo. O pedido é então tratado e o munícipe pode ir consultando o seu processo com o apoio da Freguesia.

Notícias de Vermoil

Page 22: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 22

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Cultura e Lazer

Festas em Honra do Sagrado Coração de Jesus, em Vermoil Dias 25, 26, 27 e 28 de Agosto

Durante a festa haverá o nosso magnífico restaurante, bar, quermesse e no fim da noite de segunda 28 teremos o sorteio das rifas feitas de forma infor-mática. As rifas já se encontram a circular e a comissão de festas apela no sentido de todos os vermoilenses apoiarem a comissão, adquirindo essas mesmas rifas.

Comissão de Festas, Filipe Leitão

Dia 25

NOITE DE FADOS

Fados de Lisboa, Fados de Coimbra e Fado Humorístico.

Elenco: Guitarra: João Chitas Viola: Eduardo Lemos Fadistas: António Marques, Cristina Santos, Jorge Ferreira, Andreia Matias Actuação no Salão Paroquial com entrada sob reserva (Pessoas a contactar: Manuel Sobreiro:

967000499; Énio Neto: 918378548; Ulisses Gaspar: 969035056, Filipe Leitão: 964365333)

Dia 26

- Actuação da Artista Tânia Pataco - Actuação da Banda Laranjomania - Colocação de Insufláveis - Abertura de Quermesse

Dia 27

- Actuação da Filarmónica Vermoilense - Actuação do Rancho da Charneca - Actuação do Artista Iran Costa - Baile com Fernando Mendes

Dia 28

- Actuação da Artista Ágata - Actuação do Conjunto Medley

Notícias de Vermoil

Page 23: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 23

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Cultura e Lazer

Dia 5, Sábado Dia 6, Domingo Dia 7, Segunda-feira

9h – Ornamentação do arraial 20h – Abertura das tasquinhas 21h – Abertura da quermesse 22h – Baile com o teclista “Dinis Bri-tes” 01h – Encerramento dos festejos

9h – Alvorada com 21 tiros 10h – Arruada pelas ruas dos Matos da Ranha com a Filarmónica Ver-moilense 13h – Abertura das tasquinhas 15h – Missa solene com procissão 16h – Abertura da quermesse 20h – Actuação do Rancho de Vila Cã 22h – Actuação do conjunto “Clave” 24h – O grande espectáculo de fogo de artifício

12h – Missa solene 13h – Abertura das tasquinhas 14h – Abertura da quermesse 15h – Abertura do arraial 22h – Baile com o teclista “Carlos Monteiro” 23h – Actuação do artista “Luís Manuel” 24h – Sorteio das rifas 02h – Encerramento dos festejos

Grandes festejos nos Matos da Ranha, em honra da Nossa Sr.ª da Boa Viagem, nos dias 5, 6 e 7 de Agosto de 2006

Agradecemos a vossa presença. Teremos todo o gosto em recebê-lo. ☺

Notícias de Vermoil

Page 24: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 24

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

Nome: Marco Miguel da Ponte Gomes Idade: 16 anos Ano de escolaridade: 10º Localidade: Lagoa Actividade preferida: Jogar futebol

Ser feliz é estar bem na vida. Qual o teu maior sonho? Acabar os estudos e realizar-me profissionalmente. Tens medo de quê? De perder as pessoas de quem gosto. Qual a tua característica mais vincada? Ser amigo do meu amigo. Na tua aparência, do que gostas menos? Nunca pensei nisso. Qualidade que gostas mais num rapaz. Ser verdadeiro. Qualidade que gostas mais numa rapariga. Ser simpáti-ca e bonita. Maior virtude. Ser aplicado e trabalhador nos traba-lhos que me são propostos. Maior defeito. Ser teimoso. Em ficção, qual é o teu herói favorito? Jackie Chan. Lema de vida. Divertir-me com os amigos, mas tam-bém aplicar-me nos estudos. Se fosses um animal, qual serias? Iguana. Quais são os valores fundamentais? Humildade, simpa-tia. Aspecto positivo da freguesia. Ter as marchas, nas quais eu participo. Aspecto negativo da freguesia. Falta de espaços cultu-rais para jovens. O que te levou a participar nas Marchas de Vermoil? Foi pelo convívio, fazer novas amizades e divertir-me. Orgulho-me de ter participado nas marchas, pois foi bom ouvir os aplausos e os elogios das pessoas que assistiram aos nossos desfiles.

O coreto está situado em fren-te à Capela da Ranha de S. João. Foi construído em 1962, com o auxílio do povo da Ranha e dos Matos.

Perspectivas

Na cozinha com Telmo Dinis

Conhece bem a sua freguesia?

O objectivo do jogo é preencher o quadrado de 9x9 de tal for-ma que cada linha, coluna e caixa interior contenha os números de 1 a 9 sem se repeti-rem.

SUDOKU

Pensamentos

“As nossas dúvi-das são traidoras e fazem-nos per-der o bem que às vezes poderíamos ganhar pelo medo de tentar.” William Shakespeare

Salada de CousCous

Ingredientes: Couscous Ervas aromáticas secas Manga Queijo feta ou queijo curado aos cubos Nozes Hortelã Tâmaras Azeite Sal e pimenta Preparação: Coza o couscous com as ervas aromáti-cas. Após cozido, deixe arrefecer (solte-o com um garfo). Corte a manga aos cubos. Divida as nozes em peque-nos pedaços. Corte a hortelã em julia-na. Retire o caroço das tâmaras e corte-as em pequenos pedaços. Envolva todos os ingredientes, regando com azeite e rectificando com sal e pimenta.

Bom apetite!!

O amigo Telmo Dinis [email protected]

Notícias de Vermoil

Page 25: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 25

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

ANTÓNIO GASPAR Outeiro d a Ranha

De 82 anos de idade 23-05-2006

LUÍS JOÃO Mata do Tojal

De 83 anos de idade 30-05-2006

ADELINO LOPES Gafaria

De 87 anos de idade 06-06-2006

ROBERT CHARLES GABRIEL CHEVALIER

Vermoil De 69 anos de idade

17-06-2006

JÚLIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS

Calvaria De 84 anos de idade

16-05-2006

Necrologia Telefones ÚteisTelefones Úteis

Bombeiros Voluntários Pombal 236 212 122 Louriçal 236 961 188 Albergaria dos Doze 236 931 343 Hospitais Hospital Distrital de Pombal 236 210 000 Hospital de Santo André 244 817 000 Hospital dos Covões 239 800 100 Centros de Saúde Centro de Saúde de Pombal 236 200 970 Centro de Saúde de Vermoil 236 941 227 Policlínica de Vermoil 236 942 024 Farmácia Mendes 236 941 115 Serviço Nacional de Saúde 112 Protecção da Floresta 117 Intoxicações (24 horas) 808 250 143 GNR/PSP GNR Pombal 236 212 011 PSP Pombal 236 218 122 Instituições Câmara Municipal 236 210 500 Biblioteca Municipal 236 209 640 CENEL (EDP) 800 246 246 Portugal Telecom 236 500 500 CTT/Correios Pombal 236 209 520 CTT/Correios Vermoil 236 942 161 Rodoviária da Beira Litoral 236 212 058 Rodoviária do Tejo 244 815 717 Caminhos de Ferro (CP) 236 216 175 Viatura 1ª Intervenção 966161105

MANUEL DA SILVA BRANCO

Outeiro da Vinha De 80 anos de idade

06-07-2006

MARIA DA SILVA NEVES Vermoil

De 94 anos de idade

14-07-2006

MARIA DE JESUS Feijoal

De 81 anos de idade

22-07-2006

Notícias de Vermoil

Page 26: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 26

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

A Jomotos foi fundada em

1987 pelo sócio-gerente José Neves.

Representante oficial da marca Suzuki no concelho de Pombal, em 1989 passou a representar as marcas Piag-gio, Vespa e Gilera. Com o crescimento do mercado e a satisfazer a necessidade dos clientes, em 1992 expandiu as instalações, criando um showroom para exposição das mais variadas marcas de equipamentos, juntando a estas mais duas representa-ções, a marca Kawasaki em atv’s e motos de água e a AIXAM em carros.

Em 1995, mantendo uma constante inovação, passou a concessionário oficial da mar-ca Honda e Polaris para o concelho de Pombal. Na bus-ca de um mercado mais abrangente, abre em 2000 a filial em Leiria com a marca Honda. Em 2002, a Jomotos abre ao público as actuais instalações com uma área de 3800m2 com oficinas espe-cializadas e estufa de pintura com serviço personalizado.

Já em 2006, abre a J&M Motos, um espaço dedicado às motos da BMW.

José António Moderno das Neves, natural de Vermoil, nasceu a 3 de Dezembro de 1964.

Considera ter tido uma infância “muito triste”, pois começou a trabalhar desde muito cedo. Frequentou a escola até “à sexta classe, que já terminei de noite”, e tinha 11 anos de idade quando começou a ajudar os pais na loja de bicicletas. Refere que “não gostava de estudar, gostava de parafu-sos”.

Desde então sempre tra-balhou, passando a sua adolescência “a trabalhar e sem férias”.

Confessa ter gostado des-de cedo de bicicletas e de motorizadas e que em 1987 houve uma grande evolução na “moto grande”, tendo sido nesse ano que abriu a sua empresa Jomotos.

A Jomotos nasceu com o empresário José Neves, seus pais e seus irmãos, sen-do uma empresa familiar e funcionando desta forma até ao ano de 1989, momento em que casou com Marlene da Conceição Neves, e comprou a quota que lhes pertencia. Desde

então, são sócios-gerentes da Jomotos José Neves e a sua esposa Marlene Neves.

No que concerne ao clien-te tipo da Jomotos, o empresário tem alguma dificuldade em defini-lo, dado que há clientes de todos os géneros, desde rapazes mais novos a pes-soas mais velhas, sendo indubitavelmente o género masculino o cliente predomi-nante. Revela também que cerca de 80 a 90% dos clientes são de fora do con-celho de Pombal.

De entre várias situações mais curiosas, o empresário confidenciou que vendeu a moto mais potente que tinha na sua loja a um indivíduo de 65 anos de idade.

Refere que vêm à sua loja clientes de todo o país, des-de Santarém, Azambuja, Lisboa, justificando este fac-to talvez pelo atendimento prestado pela Jomotos, dado que não será pelos preços, pois os que pratica são os da tabela.

Acrescenta que a fama da Jomotos é uma mais valia e é essa que, na realidade, vai trazendo novos clientes. De acordo com o empresá-

Empresa(rio)s da Freguesia JOMOTOS, Lda.

rio, o “passa a palavra”, o conhecimento, a satisfação que cada cliente passa para outras pessoas, torna-os em potenciais clientes da Jomotos.

Quando questionado acer-ca da crise de que tanto se fala, o empresário revela com muita satisfação “que graças a Deus não sabe o que é a crise”, lamentando, no entanto, que haja “uma meia dúzia de clientes” que não pagam. Refere que apenas no ano de 2004, a facturação sofreu alguma quebra e que este ano está a correr razoavelmente bem.

Actualmente, a Jomotos tem 17 funcionários e está a funcionar “das 9h às 21h”, refere o empresário com alguma graça, sendo que a secção de oficina e das peças fecha às 19h e fecha para almoço das 12h30 às 14h.

Quando questionado se vive para o trabalho, o empresário confessa que sim, mas acrescenta que de vez em quando tira umas férias para estar com a sua família.

A empresa Os empresários

Notícias de Vermoil

Page 27: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Página 27

Edição n.º 1 - Ano 1 - Julho 2006

S e r i a demasia-do ilegíti-mo auten-ticar no tempo e no espa-ço o apa-

recimento da primeira comu-nidade, da qual vem a des-cender Vermoil, todavia, “O Couseiro” afirma que: “No ano de 1465 foi aprovado o compromisso da confraria d’Alcamen e fundado um pequeno hospício do qual despendia o albergue (de Albergaria dos Doze) e o cemitério murado, um pouco abaixo da casa do cura”. Situando no tempo, este compromisso é celebrado em pleno reinado de D. João II, depois da constru-ção da Igreja de Santa Maria (séc. XIV), no espaço podemos delimitar uma área imaginária desde a nossa apelidada; “Igreja Velha” (zona onde prova-velmente residiria o cura/pároco da aldeia), e a zona da Gafaria (local onde foi fundado o hospício).

Até à actualidade não foram encontradas quais-quer ruínas do hospício, por esse motivo, é muito difícil indicar o local desta estrutu-ra, certo é, que hospício foi

lentamente transformado num hospital que foi entre-gue à orientação e cuidado dos beneditinos provenien-tes do Mosteiro de Angra da Portela do termo de Vermoim (actual concelho da Maia-Douro). A acção dos beneméritos frades da ordem se São Bento foi tão evidente na região que a população decidiu eleger a designação dessa origem conventual mãe, para ape-lar o lugar de “Alcamem dos vermoim”, mais tarde “Freguesia de Vermoil”.

Analisando atencio-samente o período histórico em que decorrem estes acontecimentos, poderá interpretar-se que existe uma possível relação entre o afluxo populacional que vem a habitar Vermoil e o pensamento ligado à Expansão Marítima que se vem desenvolvendo desde o reinado de D. Dinis, mais concretamente no dia 1 de Fevereiro de 1317, dia em que, Manuel Pessanha de Génova e o Monarca D. Dinis assinaram o contrato para reorganizar a armada Portuguesa.

Para justificar a relação destes dois factos, recorro ao auxílio da Geografia. A relativa proximidade com o

pinhal de Leiria (cuja madeira se destinou à cons-trução das Naus e Carave-las dos Descobrimentos Por-tugueses), e a relativa pro-ximidade com o despovoa-do porto da Vila de Pare-des da Vitória (final do século XV), que a sua popu-lação vem à priori povoar o local da Pederneira, e nos séculos XV e XVI, formam um dos mais activos estalei-ros navais do reino, onde foram construídas grande parte das Naus e Caravelas envolvidas nos Descobrimen-tos (porto por onde eram também escoadas as merca-dorias e as madeiras do Pinhal do Rei, para a capi-tal e além-mar), pode ter influenciado no aumento demográfico da região.

Se observarmos as características Económicas da região até 1960-70, concluímos que a base de subsistência está ligada à terra, pela agricultura de auto-consumo, e exploração de madeira, este sistema Económico é certamente descendência da Época Moderna.

A maior dificuldade da Idade Moderna é sobretudo a falta de vias de comunica-ção. Para construir uma embarcação, era necessário

A RAIZ DO TEMPO - Continuação

organizar uma estrutura lógi-ca; plantar pinhal, vigiar o pinheiro (para preservar toda a qualidade necessária), cor-tar o pinheiro, executar o transporte da madeira até aos estaleiros e por fim construir a embarcação. Esta série de acontecimentos era demorosa e só funcionaria com o sucesso desejado, se o conjunto de indivíduos envolvidos cumprisse a sua tarefa com o rigor necessário. Esta estrutura necessita de abundância de mão-de-obra capaz de execu-tar trabalhos pesados.

Segundo o cura Agostinho Coelho (1758), em Vermoil: “Não ha noticia nem memoria que desta terra sahissem nem florecessem homens alguns insignes por virtudes, letras ou armas”, é portanto racional dizer-se que o maior afluxo de população da aldeia de Ver-moil seja resultado da necessi-dade do reforço (talvez com população proveniente da região interior do país), de mão-de-obra pesada. Forma-se assim uma comunidade que trabalha e subsiste na base da produção da matéria-prima fundamental da época, a madeira. David Miguel dos Santos Mendes www.raizdotempo.blogspot.com

Notícias de Vermoil

Page 28: Notícias de Vermoil - Freguesia de Vermoil · mal de aulas. Estamos em pleno ... Marchas de Santo António A marcha de Vermoil par-ticipou, no dia 10 de Junho, nas Marchas Populares

Vermoil e Meirinhas com viatura de vigilância

Edição n.º 1 - Ano I - Julho 2006

No âmbito da prevenção e vigilância dos incêndios flo-restais, o Município de Pom-bal convidou as Juntas de Freguesia do concelho a angariar voluntários para a constituição de Brigadas de Protecção Civil, a fim de se investir mais na prevenção dos incêndios. A Junta de Freguesia de Vermoil abra-çou de imediato a iniciativa, oferecendo como voluntários membros do executivo e fun-cionário que participaram em

Notícias de Vermoil B O L E T I M D A F R E G U E S I A

O

Município de Pombal candi-datou-se ao Programa "Voluntariado Jovem para as Florestas", promovido pelo Instituto Português da Juven-tude, que tem como objecti-vos incentivar a participação dos jovens no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular e reduzir, assim, o flagelo dos incêndios, através de múltiplas acções de pre-venção.

O projecto irá desenvolver-se em todas as freguesias do concelho de Pombal com a

Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas” vai decorrer em Pombal

sensibilização das popula-ções locais de forma a incu-tir princípios de protecção dos recursos florestais e ecossistemas, vigilância apeada, vigilância móvel e vigilância fixa.

A data de início deste pro-jecto é no dia 15 de Julho de 2006 e a data de encer-ramento será a 15 de Setembro. O número de horas diárias por participan-te é de 5 horas, correspon-dentes a um turno da parte da manhã. O turno decorre entre as 8h00 e as 13h00 horas.

O número de jovens por cada turno é de 8, ascen-

dendo a 64 o total de jovens participantes em todo o pro-jecto.

Os voluntários para este projecto encontrar-se-ão identificados com t-shirt e cartão de identificação rece-bendo formação em identifi-cação da principal flora exis-tente; em orientação, carto-grafia e progressão no terre-no; em identificação de sinais de alerta; e noções básicas de primeiros socorros.

Será ainda assegurado material para este projecto nomeadamente Bússolas, Binóculos e Cartas Militares. Os participantes terão um seguro de acidentes pessoais,

tendo ainda direito a uma bolsa diária de participa-ção de 12€.

O projecto tem a parceria dos Bombeiros Voluntários de Pombal, dos Agrupa-mentos de Escuteiros do concelho e das Juntas de F r e g u e s i a . Podem inscrever-se para este projecto todos os jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, junto da Delegação Regional do Instituto Português da Juven-tude ou através do site www.voluntariadojovem.pt. As inscrições decorrem até ao dia 31 de Agosto de 2006.

diversas formações. No passado dia 10 de

Julho, o Vereador da Protec-ção Civil, Diogo Mateus entregou o veículo de vigilân-cia e 1ª intervenção ao presi-dente da Junta, Ilídio Manuel da Mota e também ao presi-dente da Junta de Meirinhas, Aristides de Jesus Ferreira, sendo que a viatura servirá as duas freguesias. Deste modo, a Freguesia de Ver-moil está empenhada em proteger a sua floresta.

EM CASO DE INCÊNDIO, LIGUE 966161105

NOITE DE FADOS NO SALÃO PAROQUIAL DE VERMOIL 25 DE AGOSTO

FAÇA JÁ A SUA RESERVA Fados de Lisboa, Fados de Coimbra e Fado Humorístico, com Guitarra de João Chitas, na Viola Eduardo Lemos, com os fadistas António Marques, Cristina Santos, Jorge Ferreira e Andreia Matias

Reservas: Manuel Sobreiro (967000499), Énio Neto (918378548, Ulisses Gaspar (969035056), Filipe Leitão (964365333)