notícias da província

24
Província Brasil Centro-Leste Edição 413 Outubro de 2012 Companhia de Jesus: 472 anos A instituição foi fundada por Santo Inácio de Loyola e seus companheiros em 1534. Porém, só em 1540 é que ela se tornou uma ordem religiosa reconhecida pela Igreja Católica. Pag. 21 | Cultura Pág. 05 Pág. 09 Pág. 18 Vocacionados vão a Cascavel Fé e Alegria-SP realiza sarau Residência Ir. Luciano Brandão tem festival de tortas Juventude Educação Espiritualidade

Upload: companhia-de-jesus

Post on 10-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 413 - Outubro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Notícias da Província

Província Brasil Centro-Leste • Edição 413 • Outubro de 2012

Companhia de Jesus: 472 anosA instituição foi fundada por Santo Inácio de Loyola e seus companheiros em 1534. Porém, só em 1540 é que ela se tornou uma ordem religiosa reconhecida pela Igreja Católica.

Pag. 21 | Cultura

Pág. 05

Pág. 09

Pág. 18

Vocacionados vão a Cascavel

Fé e Alegria-SP realiza sarau

Residência Ir. Luciano Brandão tem festival de tortas

JuventudeEducação Espiritualidade

Page 2: Notícias da Província

Caros jesuítas e colaboradores da Província Brasil Centro-Leste,

No dia 7 de outubro, realizam-se as eleições munici-pais 2012, nas quais serão escolhidos os prefeitos e verea-dores dos 5.566 municípios brasileiros. Desse modo, pare-ce-me pertinente refletir sobre alguns pontos que podem ajudar no processo pastoral do nosso envolvimento político.

Partindo do principio de que nosso desejo é contribuir para o bom desempenho da campanha e para a formação política de eleitores e candidatos, destaco primeiramente o nosso papel na formação da consciência política do povo, para quem não existe nenhuma defesa contra possíveis en-ganadores a não ser a consciência crítica. Esta só pode ser adquirida através da educação e da cultura elaborada, espa-ços onde atuamos com relevância no Brasil através de nos-sas obras e ações apostólicas. A questão é que não basta a experiência imediata dos candidatos que facilmente induz ao erro. É necessário discernir e acompanhar os processos políticos em cada região.

Este é um momento importante para exercermos a espiritualidade inaciana no serviço da cidadania. Com o discernimento que caracteriza nossa missão, olhamos a

realidade eleitoral que nos circunda de uma maneira crítica e cristã, atentos à postura daqueles que pretendem exer-cer o papel de responsabilidade diante da sociedade. Nesse sentido, é neces-sária a análise não somente da história do candidato, mas também do projeto partidário por ele apresentado. Perce-ber se está comprometido com valores e atitudes cristãs. O discernimento é necessário com todos os critérios ver-

dadeiramente evangélicos – da busca da vontade de Deus e do bem maior – para não cairmos na armadilha de ideologias e belas palavras. O próprio Cristo nos ajuda nesse processo: referindo aos falsos profetas, Jesus dá-nos o critério sem-pre válido das obras. “Por seus frutos os conhecereis. Por-ventura colhem-se uvas de espinhos, ou figos de urtigas? Assim, pois, toda árvore boa dá fruto bom e a árvore doente dá fruto ruim. Não pode a árvore boa dar fruto ruim nem a

02

Eleições 2012

“Cada eleição deixa atrás de si o desejo e a esperança de que, com uma melhor educação cívica, as pessoas votarão mais lucidamente, superando os engodos”Pe. J.B.Libanio, sj

Page 3: Notícias da Província

árvore doente dar fruto bom. Toda árvore, que não der fruto bom, é cortada e lançada ao fogo. É pelos frutos que os conhecereis” (Mt 7, 16-20).

Temos o compromisso com aqueles que edu-camos e trabalhamos, demostrando nossa postura e comprometimento ético com a verdade, sem aderir a segmentos partidários. Nossa adesão à proposta do Reino de Cristo faz de nós anunciadores da vida, da dignidade humana, da promoção da fé e da justi-ça. Dessa maneira, acredito que podemos construir o País em diálogo constante entre fé e cidadania, não considerando as eleições como fato, mas como processo de envolvimento com a causa dos povos, acompanhando aqueles que colocamos no poder para nos representar. Fé e religião devem unir e aproximar os cidadãos na consciência crítica e no bom exercício das politicas públicas.

Penso que exercemos bem nosso poder político mediante o voto, escolhendo candidatos adequados, honestos e comprometidos com o bem comum, com a promoção social, o respeito à vida, com o resgate da dignidade humana e com a promoção da justiça. Deste modo, estaremos cumprindo o nosso dever de cidadãos na edificação do Reino de Deus.

 

Notícias para o Notícias

O Notícias da Província é o informativo mensal da BRC que dá a conhecer um pouco do que acontece nas casas, obras e colégios da Pro-víncia. Ele é dividido por áreas: Provincialado, Educação, Social, Cultura, Espiritualidade, Juventude, Vocacional, Paróquias.

Porém, para que as notícias cheguem até aos jesuítas e colabo-radores, é importante que as obras informem o que acontece nelas durante o mês.

Por isso, tudo o que é realizado (encontros, reuniões, festas etc.) deve ser registrado e as informações e fotos enviadas para o Núcleo de Comunicação Integrada da BRC, pelo e-mail: [email protected]. É o NCI que irá selecionar e publicar as notícias mais importantes. As ou-tras serão publicadas no Portal da Companhia: www.jesuitasbrasil.com.

Então, não deixe de registrar nada e envie notícias para o Notícias.

03

Page 4: Notícias da Província

No final do mês de setembro, os assis-tentes de 16 provinciais da América Latina, estiveram em Bogotá (Colômbia), reunidos com o secretário da Ordem dos Jesuítas, Pe. Ignacio Echarte, e o secretário regional para a América Latinha Setentrional, Pe. Benjamín Crespo, ambos de Roma.

Do Brasil, participaram os padres Carlos James (BRC), Cleomar Rebêlo de Oliveira (BAM), Eliomar Ribeiro de Souza (BNE), Marti-nho Lenz (BRM) e Luiz Fernando Klein (BRA).

A reunião teve dois objetivos principais: as orientações sobre o modo de proceder em as-suntos administrativos e jurídicos na relação do trabalho dos assistentes provinciais com a Cúria Geral; e o conhecimento e intercâmbio dos assistentes para reforçarem a rede apos-tólica dos jesuítas na América Latina.

Além desses, outros assuntos foram trata-dos, como as informações da Cúria Geral; a con-fecção e o uso do catálogo provincial e univer-sal; o uso do portal da Cúria Geral (www.sjweb.info); as tarefas do assistente do provincial e sua relação com a Província; o intercâmbio de expe-riências; e as informações da CPAL (Conferên-cia dos Provinciais Jesuítas da A. Latina).

No dia 26, os assistentes visitaram obras e comunidades dos jesuítas em Bogotá, a Pontificia Universidad Javeriana, o Centro Atico (produção de artes e tecnologia) e o Teologado, onde se preparam os estudantes jesuítas para o sacerdócio.

Assistentes de Provinciais se reúnem em Bogotá

O Provincialado do Brasil realizou um encontro com o Regional Belo Horizonte e Montes Claros, no dia 4 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Na primeira parte do dia, Pe. Palacio falou sobre a unificação das Províncias, a colaboração dos jesuítas e o pa-pel do leigo nesse processo.

A segunda parte do dia teve início com a fala de Pe. Contieri, delegado da BRC, que participou da Congregação dos Procurado-res, em Nairobi, em julho. Depois, o provin-cial da Brasil Centro-Leste (BRC), Pe. Smyda, destacou dois pontos importantes nas obras: o contato entre elas, para a troca de experi-ências e de informações; e o papel do leigo nelas e como isso ajuda o jesuíta a desem-penhar melhor a missão.

No dia 4 de outubro, um encontro avalia-tivo e preparatório acontecerá em Montes Claros (MG). O Regional Belo Horizonte e Montes Claros vai avaliar as ações desenvol-vidas em 2012 nas obras e pensar nas ativi-dades do próximo ano para a região.

BRA realiza encontro com o Regional BH e Montes Claros

04

Page 5: Notícias da Província

Vocacionados vão a Cascavel

Os nove vocacionados que moram no Centro Ina-ciano, em Campinas (SP), passaram quatro dias no No-viciado Paulo Apóstolo, em Cascavel (PR), entre 12 e 16 de setembro.

O objetivo foi conhecer o projeto de vida na etapa de formação do noviciado das Províncias BRM (Brasil Meri-dional) e BRC (Brasil Centro--Leste). Essa experiência ajuda os vocacionados no processo de discernimento, a verificar sua aptidão para a vida religiosa à Companhia de Jesus. Dessa forma, eles po-dem dar uma resposta madu-ra no pedido de continuação desse processo.

50 anos de Ordenação PresbiteralO Pe. João Augusto Mac

Dowell completou 50 anos de sacerdócio em setembro. E para comemorar junto com familiares, companheiros jesu-ítas e a comunidade mineira, duas celebrações eucarísticas foram realizadas nos dias 16 e 17 de setembro.

No domingo (16), a cele-bração aconteceu de manhã, na Matriz da Paróquia de Santa Cecília. Na segunda--feira (17), a comemoração foi na Capela de Santo Iná-cio de Loyola, no Campus da FAJE, no período da noite. As duas igrejas ficam em Belo Horizonte (MG).

05

Page 6: Notícias da Província

Retiro do Advento 2012: EE na Vida Cotidiana

Todos os anos nas comunidades cristãs o Tempo do Advento abre o ano litúrgico e nos prepara para as festividades de Natal. Mas este período também é caracterizado pela sim-plicidade de elementos externos que tornam a celebração litúrgica mais sóbria e, ao mesmo tempo, estimula a profundidade da espirituali-dade, que brota das orações e dos textos da sagrada escritura.

Seguindo este caminho espiritual, o SIES (Serviço Inaciano de Espiritualidade), localiza-do em Manaus (AM), propõe uma experiên-cia diária de oração, no encontro íntimo com o Senhor da vida, a partir dos textos bíblicos de cada dia ao longo do Tempo do Advento. A oração pessoal e comunitária é o lugar onde o discípulo, alimentado pela Palavra e pela Euca-ristia, cultiva uma relação de profunda amizade com Jesus Cristo e procura assumir a vontade do Pai. A oração diária é um sinal do primado

da graça no caminho do discípulo missionário.Este caminho de oração, feito no dia a dia,

por um determinado tempo, baseia-se em exercícios de oração, sugeridos e elaborados num material apresentado pelo SIES.

As Paróquias ou Grupos que tiverem inte-resse nesta proposta podem procurar a Equi-pe do SIES para organizar esta experiência em seus próprios lugares.

Outras informações pelo telefone: (92) 3622-9835, com Miracélia, ou (92) 8107-2211, com Pe. Renato, ou pelos e-mails: [email protected] / [email protected].

O material para o Retiro do Advento: Exercí-cios Espirituais na Vida Cotidiana já está dispo-nível no Portal Jesuítas Brasil: http://www.jesuitasbrasil.com/jst/conteudo/vi-sualiza_lo12.php?pag=;portaljesuitas;paginas;visualiza_lo12&cod=3321&secao=205

06

Page 7: Notícias da Província

07

Anchietanum promove Retiro Ecológico Para refletir sobre a relação de cada um com

a mãe Terra, natureza e seres vivos a partir da fé cristã, o Anchietanum realizará um Retiro Ecológico em outubro.

Inspirados pela espiritualidade inaciana, os participantes do encontro vão rezar a esperança e o compromisso de construir um presente e um futuro de relações solidárias, cuidadosas e éticas, encontrando Deus em todas as coisas.

O Retiro Ecológico acontece entre os dias 12 e 14 de outubro, na Cenáculo Casa de Reti-ros, em Taboão da Serra (SP). Podem participar jovens com idades entre 17 e 32 anos.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3862-0342, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.anchietanum.com.br.

Medianeira mistura arte, saúde e religiosidade em aulas de Ensino Religioso

No mês de setembro, os alunos do 5º ano do Colégio Medianeira, localizado em Curitiba (PR), vivenciaram duas experiências que fazem par-te do projeto “Saúde, arte e religiosidade: em busca do bem-estar físico e espiritual” – ligado à Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade e Saúde Pública.

Com o objetivo de mostrar às crianças a liga-ção entre os temas que intitulam o projeto, traba-lhou-se, em um primeiro momento, uma dança circular grega que, por meio de um mantra em movimento, gera bem-estar físico e espiritual. Após essa atividade, os alunos participaram de uma miniaudição de violão erudito, apresentada por Armando Obladen Filho. Foi possível ouvir obras de Bach, Villa-Lobos e outros grandes mú-sicos que buscaram o transcendente através de composições erudito-religiosas.

Mediante essas atividades, os alunos pude-ram ter um momento de contato mais profundo com a arte e a sensação de transcendência que muitas vezes ela pode causar. O resultado desse trabalho poderá ser conferido durante o Momen-to Cívico Cultural – a Feira do Conhecimento – re-alizado em novembro no Medianeira.

Page 8: Notícias da Província

Qualidade educativa será tema do Fórum de Educação Popular em TO

Social encerra encontro com obras da BRC e de Fé e Alegria

Fazer com que as pessoas tomem consciência das diferen-tes concepções de qualidade educativa e suas implicações na orientação dos processos educacionais. Essa é a proposta do V Fórum de Educação Popular, promovido pelo Fé e Alegria de Tocantins.

O foco das palestras é a Qualidade Educativa. Elas serão di-vididas em sistemas e suas concepções, elementos constituin-tes e a qualidade na escola concreta. Todas serão ministradas pelo prof. Luiz Alberto Boing, um dos fundadores do Centro Pedagógico Pedro Arrupe e da Acoje (Associação dos Colégios Jesuítas) da Província Brasil Centro-Leste (BRC) e atual diretor acadêmico do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ). Haverá ainda debates, grupos de trabalho e apresentação de casos em centros educacionais e escolas públicas.

O V Fórum de Educação Popular será realizado no dia 25 de outubro, no Centro Pedagógico Pe. João Bosco Burnier, em Pal-mas (TO). Mais informações pelo telefone (63) 3224-7711.

O Centro Santa Fé sediou, entre 17 e 20 de setembro, o II Encontro da Coordenação So-cial da Província Brasil Centro-Leste (BRC), que reuniu profissionais que trabalham com os pro-jetos sociais da BRC e estão ligados ao progra-ma Fé e Alegria de todo o país.

As palestras abordaram temas diversos, e os participantes puderam se atualizar sobre planejamento e gestão de projetos, sustenta-bilidade, prestação de contas e elaboração de projetos, além de ter contato com outras enti-dades com realidades diferentes.

O administrador provincial, padre Carlos Fritzen, apresentou o evento, seguido de Pe. Carlos James, que palestrou sobre a missão Fé e Justiça no campo social. Padre Geraldo Lacerdine também participou e falou dos pro-jetos de comunicação da BRC e da Companhia de Jesus no Brasil e de como é importante que todas as obras participem desses processos.

Para finalizar os três dias de encontro, alu-nos de música do Projeto OCA, de Embu das Artes, fizeram uma apresentação, interpretan-do músicas populares e clássicas.

08

Page 9: Notícias da Província

09

O Fé e Alegria de São Paulo realizará, no dia 4 de outubro, o 1º Sarau Criscente.

A ideia é reunir a comunidade para momen-tos de muita poesia, em dois momentos dife-rentes do dia: às 9h30 e às 14h30, no Centro Cultural Grajaú, que fica na Estrada do Barro Branco, 235, Jardim Shangrilá, em São Paulo. A entrada é gratuita.

O nome do sarau, Criscente, foi criado pe-los educandos do projeto: “Cri” de criança e “scente”, de adolescente.

Fé e Alegria-SP realiza Sarau

Fé e Alegria de Taipas realiza 1º Fórum de Educação Infantil

O 1º Fórum de Educação Infantil de Fé e Alegria de Taipas, bairro paulistano, foi realizado com o intuito de ar-ticular e fortalecer a rede con-veniada de CEIs (Centros de Educação Infantil) da região. O evento foi importante, pois demostrou o compromisso dessa experiência com a edu-cação popular integral e a pro-moção social, aliadas a uma educação gratuita de qualida-de, que são a base da propos-ta pedagógica de Fé e Alegria.

O Fórum auxiliou também no fortalecimento da prática da educação infantil, do trabalho do educador e da abordagem de assuntos pertinentes à área, como: legislação, diretrizes e políticas públicas. No evento acon-teceram algumas ações, como oficinas temáticas, que colaboraram para o levantamento de reflexões dos educadores. Cerca de 240 pessoas, entre participantes de instituições parceiras, convidados e voluntários, participaram do evento que aconteceu no mês de julho.

Page 10: Notícias da Província

A equipe de comunicação do Magis Brasil se reuniu na Casa Santo Inácio, em Cam-pinas (SP), para o 1º Fórum Magis de Comunicação, nos dias 15 e 16 de setembro. O evento contou com a partici-pação de 20 pessoas, aproxi-madamente. Além da equipe que coordena o evento, es-tavam presentes voluntários que vão auxiliar no processo de planejamento e execução dos projetos que envolvem a comunicação.

O intuito do encontro foi apresentar aos voluntários o conceito de magis e indicar como funciona a organização do evento que reunirá mais de 2 mil jovens inacianos do mundo todo, em 2013. No pri-meiro dia do encontro, o coor-denador de Comunicação do

Equipe de Comunicação Magis Brasil realiza primeiro fórum

Magis, Pe. Geraldo Lacerdine, fez uma dinâmica com os par-ticipantes, questionando-os sobre o que eles entendiam a respeito da palavra magis. Em seguida, complementando as observações dos voluntários, Pe. Lacerdine explicitou que o magis inaciano de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, se re-feria ao resgate da dignidade humana, ao resgate do melhor do ser humano.

“Santo Inácio vê no Cristo o resgate da dignidade hu-mana. O ser humano pode ser mais, pode ser pleno. Pleno de felicidade, harmo-nia, pode se doar para o ou-tro. O magis começa com o Cristo, passa por Inácio, que perpassa para os jesuítas, os quais, a partir disso, compar-

tilham e multiplicam para o mundo”, disse o jesuíta.

Durante o encontro, o as-sessor de direção do Magis Brasil, Pedro Risaffi, apresen-tou a história e a importância do Magis para a Companhia de Jesus. Após as apresenta-ções, os voluntários se dividi-ram em grupos e levantaram ideias para a divulgação do evento nas obras, no site e nas redes sociais.

No segundo dia do encon-tro, foi feita a recapitulação das ideias principais, que foram agrupadas e divididas em projetos específicos. Os voluntários foram separados em subequipes, que terão um mês para planejar e ela-borar o projeto de comunica-ção de cada ação pensada no encontro.

10

Page 11: Notícias da Província

11

Em 2013 o Centro de Ju-ventude Anchietanum com-pleta 60 anos de trabalho com juventude e vocações. Para comemorar esse período jubilar, foi realizada, no dia 19 de setembro, uma celebração que contou com a presença de diversas pessoas espe-ciais, incluindo Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo auxiliar da Região Sé, que presidiu a celebração de abertura do jubileu. Participaram também da celebração Pe. Emmanuel, Pe. Smyda (Provincial da Pro-víncia Brasil Centro - Leste), Pe. Alexandre, Pe. Nilson e Pe. Fuentes.

Anchietanum começa a preparação para os seus 60 anos

MEJ reúne mais de 200 jovens na Argentina

O Primeiro Congresso Mundial MEJ (Mo-vimento Eucarístico Juvenil), realizado em setembro, em San Miguel, na Argentina, reu-niu 210 pessoas, sendo 20 jesuítas, de 32 países.

O destaque foi a participação de um “jo-vem” de 88 anos, padre Javier Enciso, jesu-íta e assistente arquidiocesano do MEJ no Rio de Janeiro.

O MEJ é um movimento internacional de formação cristã para jovens de até 25 anos, que surgiu como um braço do Apostolado da Oração e segue a espiritualidade inaciana. Está presente em 50 países de todos os con-tinentes do mundo. O nome e a forma atual do movimento se devem à orientação do Papa João XIII.

Page 12: Notícias da Província

12

CAJU participa de consulta para projeto de educação estadual

O Conselho Estadual de Edu-cação de Goiás (CEE/GO) rea-liza um processo de definição de diretrizes para construção de Projeto Político-Pedagógico para as unidades do sistema educativo. A Casa da Juventu-de é uma das instituições que colabora nas discussões e foi representada na audiência, que aconteceu em setembro, pelas participantes do grupo de Pes-quisa sobre Condição Juvenil: Carmem Lúcia Teixeira e Maria Aurora Neta.

Outros destaques

A participação da CAJU, além disso, buscou chamar a atenção para a formação de educadores, a análise do con-texto juvenil, a participação de educadores e educandos em processos conjuntos e a con-sideração da diversidade, da socialização e dos grupos aos quais os jovens pertencem.

Na ocasião, participaram, também, representantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Pontifícia Universida-de Católica de Goiás (PUC-GO). No dia 9 de outubro, os traba-lhos da comissão seguem com a contribuição do professor por-tuguês José Pacheco, criador do modelo educacional Escola da Ponte, considerado um sis-tema inovador pela estrutura não convencional de turmas ou organização de disciplinas.

A contribuição da Casa da Juventude, como uma institui-ção de educação não formal, veio do grupo de pesquisa “A condição juvenil em Goiás”, que, em quatro reuniões e conforme consulta aos participantes, pre-parou alguns pontos que foram apresentados na audiência. O ponto central da contribuição da CAJU nas discussões foi a pro-vocação para que as instituições possam rever os conceitos que têm sobre os destinatários do ensino, os estudantes.

Teatro Mágico participa do Café com Cultura

Fernando e Gustavo Anitelli, vocalista e pro-dutor da trupe “O Teatro Mágico”, respectiva-mente, participaram do último Café com Cul-tura, realizado pelo Anchietanum, no dia 25 de setembro.

Eles se reuniram com cerca de 70 jovens para um bate-papo sobre a distribuição livre de conteúdo na internet, o movimento “Música para Baixar”, o projeto Creative Commons, ar-tistas e mercado musical.

Page 13: Notícias da Província

13

Alunos do Colégio Anchieta apresentam a peça Odeon

O grupo teatral TACA (Teatro Amador do Colé-gio Anchieta) apresentou a peça Odeon, que teve como tema a Semana de Arte Moderna no Brasil. Através de músicas e coreografias, os 36 atores interpretaram os momentos que antecederam este importante movimento da arte brasileira, do qual participaram grandes nomes da literatura e das artes, como os poetas Mário e Oswald de Andrade, as pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, entre outros.

A Semana de Arte Moderna de 1922, realiza-da em São Paulo, é considerada um marco do modernismo brasileiro, pois buscou o distancia-mento da cultura europeia e um maior aprofun-damento da identidade nacional.

A plateia lotou o teatro e prestigiou todos os que estavam em cena. O TACA foi criado em 1974, por iniciativa de alguns alunos apoiados pelo Pe. Paiva. A iniciativa foi bem acolhida pela Direção do Colégio e, a partir de 1974, o grupo te-atral passou a existir com o nome atual. O grupo fundamenta suas técnicas e atividades cênicas na proposta pedagógica do Colégio Anchieta, amparada nas diretrizes educacionais da Compa-nhia de Jesus.

ETE realiza Projeto Sinhá Moreira

No dia do aniversário de Si-nhá Moreira, 17 de setembro, tiveram início, na ETE FMC, as aulas do projeto pedagógico que leva seu nome: o “Projeto Sinhá Moreira”.

A proposta tem como ob-jetivo reforçar as disciplinas de Português e Matemática e introduzir os Fundamentos da Eletricidade para 120 alunos do 9º ano. São três as turmas de alunos que terão aulas no período vespertino até o dia 23 de novembro.

Os alunos são indicados

pela direção das escolas de Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre, a partir de critérios de carência, rendimento escolar e comportamento. O objetivo desse projeto é melhorar a lei-tura, a interpretação e a produ-ção de textos, a resolução de problemas matemáticos, além de iniciar noções de eletrônica.

Esta é uma excelente opor-tunidade para que os estu-dantes reforcem seus conhe-cimentos e tenham sucesso no Processo Seletivo 2012 da ETE FMC.

Page 14: Notícias da Província

O aluno da FEI (Fundação Educacional Ina-ciana Pe. Sabóia de Medeiros), Luís Felipe Abeal Fialho, é um dos vencedores do 1º Prê-mio AEA Jovem Engenheiro Automotivo. O Prêmio é um reconhecimento dos melhores currículos escolares do curso de Engenharia, e considera também, os trabalhos realizados pelos alunos na formatura, seja individual-mente ou em grupo.

A comissão avaliadora da diretoria Acadê-mica da AEA (Associação Brasileira de En-genharia Automotiva) é formada pelo enge-nheiro Marcos Clemente, da Mahle, e pelos professores Ronaldo Salvagni, da Poli-USP e Renato Romio, do Instituo Mauá de Tecnolo-gia. Eles indicaram seis formandos em Enge-nharia para o Prêmio AEA Jovem Engenheiro Automotivo 2012.

Além do aluno da FEI, outros universitá-rios foram indicados, são eles: Diego Haim (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo-POLI/USP), Marcelo Gennari Tanikawa (Universidade Estadual de Campinas/Uni-camp), Mariana Moralles de Camargo (Uni-versidade Presbiteriana Mackenzie), Rafael Bisagna Moura (Instituo Mauá de Tecnologia) e Rafael Quelho de Macedo (Universidade Federal de São Carlos/UFSCar).

Aluno da FEI ganha Prêmio AEA Jovem Engenheiro Automotivo 2012

14

Colégio São Francisco promove Semana Inaciana

Entre os dias 24 e 28 de setembro, aconte-ceu no Colégio São Francisco Xavier, a Sema-na Inaciana. Durante este período a comunida-de educativa foi convidada a rezar e a refletir sobre temas ligados à espiritualidade inaciana.

No último dia, para encerrar a Semana Inaciana foi realizado um Luau Inaciano, onde foram apre-sentadas canções, poesias e encenações, que trouxeram uma mensagem de amor e carinho.

“Não é o muito saber que sacia e satisfaz, mas o sentir e saborear internamente as coi-sas”. (Santo Inácio de Loyola)

Em sua 15ª edição, a pesquisa “Top of Mind” apontou o “Jesuítas” como o colégio particular mais lembrado entre os mais de 1.200 juiz-fora-nos entrevistados. A pesquisa “Top of Mind” é realizada com o objetivo de identificar as marcas mais lembradas em diversos ramos do comércio, da indústria e da prestação de servi-ços, incluindo educação e saúde. A matéria que anuncia o resultado da categoria destaca, entre outros aspectos, o “ensino de qualidade”, a “for-mação cidadã e cristã” e o “completo conjunto educacional” do Colégio dos Jesuítas.

Colégio dos Jesuítas é o mais lembrado em Juiz de Fora

Page 15: Notícias da Província

15

Lançada em 2011 pela FLACSI (Federação dos Co-légios Jesuítas e Inacianos da América Latina e Caribe), a campanha “Inacianos pelo Haiti” teve como objetivo arre-cadar fundos para a educação da ilha, devastada por um ter-remoto em janeiro de 2010.

Pais, alunos e colaboradores abraçaram a causa em vários eventos e períodos de doações no Colégio Loyola. Em outubro de 2011, mais de 800 antigos alunos do Loyola doaram um montante de US$ 5 mil à Fun-

“Inacianos pelo Haiti”: Loyola arrecada mais de R$ 30 mil reais em doações

dação Fé y Alegria, no Haiti. Em julho desse ano, o Co-

légio Loyola “integrou-se na rede de solidariedade em prol da Educação, com o lançamen-to da campanha junto a sua comunidade educativa”, como afirmou o reitor e diretor-geral, Germano Cord Neto. Em se-tembro, o Colégio alcançou a marca de mais de R$ 30 mil em doações. Os valores serão enviados à Província do Chile (sede da campanha Inacianos pelo Haiti) e, consequente-mente, ao Fé e Alegria Haiti.

Loyola inaugura brasão da Companhia de Jesus

No dia 27 de setembro, a Companhia de Je-sus comemora o aniversário de aprovação da ordem pelo Papa Paulo III. E a data escolhida pelo Colégio Loyola para a inauguração do bra-são de bronze da nova logomarca da Compa-nhia no Brasil.

O lançamento ocorreu em dois períodos (9h e 15h). Representantes de turmas, coordena-dores e outros colaboradores estiveram pre-sentes no evento. Após a execução do Hino Nacional, os convidados iniciaram a celebração com os cantos da oração de Santo Inácio.

Padre Germano, reitor do colégio, leu a car-ta de promulgação da logomarca. Ele desta-cou a relevância de uma marca única para dar maior visibilidade à identidade jesuíta no Brasil. Depois, a aluna Júlia Vasconcelos fez a leitura de um texto sobre o processo de criação e ex-pressão da cultura jesuíta. No fim do evento, os alunos da Oficina Instrumental realizaram uma apresentação musical.

Page 16: Notícias da Província

16

Colégio Santo Inácio restaura imagens barrocas

Após um ano de trabalho, a equipe de espe-cialistas do Ateliê Marylka Mendes deu por con-cluída a restauração do Conjunto Escultório do Calvário, instalado no saguão de entrada do Co-légio Santo Inácio. As três imagens barrocas, em madeira dourada e policromada, representando Jesus crucificado, Nossa Senhora das Dores e São João Evangelista, foram criadas entre fins do século XVII e início do século XVIII, por autores desconhecidos, para o altar-mor da Igreja dos Je-suítas levantada no Morro do Castelo em 1567. Com a derrubada do Morro, em 1922, o conjunto foi trazido para o Colégio Santo Inácio (CSI).

As peças foram, provavelmente, produzidas na Europa, já que não havia artistas capacitados para executá-las no início da colonização do Bra-sil. A restauração, que custou R$ 150 mil, exigiu a importação de materiais da Itália, a fim de manter a maior semelhança possível com o que original-mente se utilizou na composição das estátuas. Todas as etapas da recuperação foram acom-panhadas e registradas por uma especialista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Jogos Interamizade 2012 no São LuísOs Jogos Interamizade do Colégio São Luís,

de São Paulo, reúne alunos do período diurno do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio. No total, no total 1.100 alunos do São Luís e de outros 26 colégios disputa-ram as modalidades de futsal, vôlei, handebol e basquete.

O evento diurno acontece no colégio há mais de 21 anos. Os alunos do Ensino Mé-dio do noturno também disputam os Jogos Interamizade; porém, no período da noite, neste ano, foram realizadas em agosto, pela nova vez.

O objetivo dos jogos é estimular a práti-ca esportiva entre os alunos, desenvolver a sociabilidade e incentivar o respeito às re-gras, além de confraternizar com as escolas

participantes. Alunos do Colégio São Fran-cisco Xavier (Sanfra), integrante da Rede Jesuíta de Educação, também participam do evento.

Page 17: Notícias da Província

17

Em sua 32ª edição, a ProjETE 2012 (Feira de Projetos Futuristas) acontece entre os dias 4 e 6 de outubro. O objetivo é incentivar a ino-vação e o empreendedorismo dos alunos da ETE FMC, em Santa Rita do Sapucaí, nas áre-as de telecomunicações, robótica, segurança, sustentabilidade, saúde, acessibilidade e au-tomação.

Um purificador que transforma a água da chuva em água potável, um robô que apaga in-cêndios e socorre vítimas e um localizador de animais e sensores magnéticos que auxiliam na locomoção de pacientes com Mal de Pa-rkinson, são algumas das 100 invenções que poderão ser vistas na ProjETE.

Segundo o diretor-geral da Escola, Alexan-dre Loures Barbosa, muitos dos alunos que participam da ProjETE fazem seus planos de negócio com suporte da instituição, o que

possibilita o ingresso nas duas incubadoras de empresas da cidade.

“Nossa intenção é fazer o possível para que os empreendedores de nosso ambiente acadêmico tenham a possibilidade de desen-volver um plano de negócio, um protótipo e obter visibilidade para o surgimento de parce-rias”, explica o diretor.

No ano passado, os projetos conquista-ram 11 prêmios, entre eles, o protótipo Visão Interativa para Deficientes (VID). Ele foi cria-do por três alunos e ficou com sete prêmios; um deles foi o primeiro lugar em Engenharia da Febrace 2012 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP) e garantiu à equipe uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior Fe-brace/CNPq. Outra conquista importante foi a menção honrosa de Ciência e Tecnologia, da Unesco.

32ª Edição da Feira de Projetos Futuristas da ETE

Page 18: Notícias da Província

18

Várias atividades foram realizadas na Resi-dência Ir. Luciano Brandão, em Belo Horizonte, em setembro. Porém, uma triste notícia tomou conta dos moradores da casa. Morreu, no dia 14, Pe. José Lopez Caneda, aos 87 anos, sendo 59 dedicados à Companhia e 60 ao sacerdócio. Padre Donizetti Venâncio disse que a morte do Pe. José Lopez Caneda “deixou a Residência mais pobre, menos alegre, pois ele, com seu jeito de homem do povo, transmitia alegria e acolhimento a todos que se aproximavam”.

Apesar do triste ocorrido, outras atividades movimentaram a casa. A primeira foi uma pe-quena palestra ministrada pelo padre jesuíta Paulo César Barros, autor do artigo “O Concílio Vaticano II – Um evento surpreendente”, publi-cado na edição 88 da revista Itaici.

O 1º Festival de Tortas também foi realiza-do no mês de setembro e reuniu mais de 120 pessoas. Além de proporcionar momentos de alegria e convivência, o festival visava angariar fundos para a realização da Festa das Crianças, do Projeto Betina, em parceria com as irmãs Carmelitas de Belo Horizonte.

No dia 22, estudantes do Filosofado Inter-provincial São Francisco Xavier, acompanhados

Res. Ir. Luciano Brandão tem festival de tortas e palestra

do superior, Pe. Anísio Ribeiro, visitaram a re-sidência.

Os jesuítas da casa puderam comemorar os aniversário dos colaboradores Dr. Luiz Carlos, Dorinha e Rosemeire, médico, cuidadora e fo-noaudióloga, respectivamente.

Page 19: Notícias da Província

19

Pe. Luis Quevedo assume duas responsabilidades em Goiânia

O padre Luís Quevedo assumiu a missão em Goiânia e lá desenvolve duas funções: direção espiritual do Apostolado da Oração na Arquidioce-se da cidade e assistência eclesiástica no Centro Loyola de Fé e Cultura.

O jesuíta continua orientando retiros espiritu-ais, como o retiro para seminaristas (foto) da Dio-cese de Sinop (MT), um local, segundo Pe. Que-vedo, muito frequentado por turistas e esotéricos, a Chapada dos Guimarães.

O Pe. Roberto Albuquerque está no Brasil até o final de novembro. Ele uniu a necessida-de de passar por exames médicos com suas férias e tem aproveitado o tempo para rever os familiares, amigos, comunidade e companhei-ros de missão.

Sobre Moçambique, o jesuíta contou que agora é Sócio do Padre Regional, professor da Sagrada Escritura no Seminário Teológico e ca-pelão de comunidades religiosas, além de aju-dar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima local.

Esta é a segunda vez que padre Roberto está em missão em Moçambique. E já está lá há 6 anos. A primeira vez foi entre 1992 e 1997, época em que o país enfrentava uma guerra civil. Ele contou que atualmente, a região está em crescimento, que o número de cristãos ain-da é pequeno (as religiões locais são fortes), mas tem aumentado significativamente. Ou-tro ponto destacado por Pe. Roberto é que o número de candidatos ao Noviciado também cresceu.

“Este ano, entraram nove noviços. E a no-vidade é que agora temos jovens Irmãos e jo-vens que querem ser Irmãos jesuítas. Antes, todos queriam ser padre”, contou.

Padre jesuíta há 32 anos, ele diz que se sen-te “chamado para a missão de Moçambique”.

Pe. Roberto Albuquerque visita o Brasil

Page 20: Notícias da Província

Dia Mundial da Paz é comemorado no Pateo do Collegio

Mais um ano, o Pateo do Collegio sediou o evento em comemoração ao Dia Mundial da Paz (21 de setembro), pro-movido pela Associação Co-mercial de São Paulo (ACSP). Neste ano, o tema foi “Unidos pela Paz” e personalidades que trabalham em benefício da sociedade – como o ex-jo-gador de futebol, Cafu – rece-beram o troféu Marco da Paz.

O anfitrião do evento, Pe. Contieri, abriu as comemo-rações e pode expressar, em nome da Companhia de Je-sus, o desejo pela paz mun-dial. Líderes de diferentes religiões também participaram.

Depois da apresentação do cantor italiano Luigi Benutti e do coral da LBV, os presentes conheceram os homenageados do ano. Foram eles: AACD, representada pelo diretor Oberdan

Liporoni; reverendo Elias de Andrade; Osvaldo Marchesi, proprietário da empresa Grafite Co-municações; o ex-jogador Marcos Evangelista de Moraes, o Cafu; Roberval Oliveira França, coman-dante da Polícia Militar de São Paulo; Yara Esme-ralda Di Arena, diretora do Colégio Integral.

Vem pro Pateo no Domingo

O “Vem pro Pateo no Domingo” de outu-bro terá como tema “Conhecendo a história do Pateo do Collegio”. Quem participar da vi-sita poderá fazer uma viagem pelo acerto do Museu Anchieta. Essa monitoria será espe-cial e diferente das diárias, porque os presen-tes poderão conhecer a criação do colégio que deu origem à cidade de São Paulo, por meio de instrumentos indígenas e contação de histórias.

O passeio acontece no dia 21 de outu-bro, das 10h30 às 12h. Cada sessão é for-mada por grupos de até 30 pessoas e não há limite de idade. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3105-6899

20

Page 21: Notícias da Província

21

Companhia de Jesus: 472 anos

A Companhia de Jesus foi fundada por San-to Inácio de Loyola e seus primeiros compa-nheiros em 1534, mas foi, no dia 27 de setem-bro de 1540, que o Papa Paulo III assinou a Bula “Regimini militantis ecclesiae”, que insti-tuiu a Companhia de Jesus como uma ordem religiosa.

Quase cinco séculos após a aprovação, a Companhia de Jesus possui mais de 18 mil jesuítas espalhados pelo mundo, em mais de 130 países. Os jesuítas atuam nas seguintes áreas: educacional, social, da juventude, voca-cional e espiritual e levam assim a missão da Companhia que é o serviço da fé e a promo-ção da justiça, do diálogo intercultural e inter--religioso para os quatro cantos do mundo.

No Brasil, a Companhia de Jesus se divide em três províncias BRM (Província Brasil Me-ridional), BRC (Província Brasil Centro-Leste),

BNE (Província Brasil Nordeste) e uma região a BAM (Região Brasil Amazônia). A BRM corres-ponde aos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A BNE engloba o Es-pírito Santo, Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. A BRC abrange os estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Ja-neiro, São Paulo e o Distrito Federal. A região Brasil Amazônia (BAM) é formada pelos esta-dos do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. São 560 jesuítas espalhados pelas obras da Companhia, incluindo 15 colégios, que in-tegram a Rede Jesuíta de Educação, seis uni-versidades, centros de juventudes, casas de retiro, centros culturais e pastorais, além dos projetos sociais e de educação popular de Fé e Alegria.

Page 22: Notícias da Província

22

Novidades das Edições LoyolaTodo mês, as Edições Loyola têm diversas novidades literárias. Padre Raul Paiva comentou algumas delas.

FileboPlatão

Este diálogo, um dos mais tardios de Platão, permaneceu relegado da Renascença até a se-gunda metade do século passado, quando houve uma verdadeira ‘explo-são’ de estudos interpre-tativos, mesmo assim, focados em determina-das passagens. Dorothea Fred recorreu à metá-fora para ilustrar as dificuldades do texto. A ma-estria da apresentação e das notas podem ajudar o leitor contemporâneo a viajar pela riqueza do pensamento platônico posto em boca socrática.

A ordem do discurso Michel Foucault

A importância do tex-to para o pensamento contemporâneo e a fe-licidade da tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio são responsá-veis pelos mais de 60 mil exemplares vendidos deste volume da coleção ‘Leituras Filosóficas’.

Entre a vida e a morte – Medicina e ReligiãoPe. Anísio Baldessin

O autor é um sacerdote camiliano, congregação dedicada aos doentes, que detestava hospitais e fazer reda-ções. Terminou capelão do Hospital das Clínicas de São Paulo desde 1987 até agora e este é o segundo livro que publica. Suas fascinantes crônicas, além de ser interessantes a qualquer público leitor por seu conteúdo huma-no e o sabor de sua hábil descrição,

serão, certamente, de grande ajuda a todos os que têm o desafio de lidar com pacientes, pessoal médico e pa-ramédico em casa ou nos hospitais, em particular no caso de doentes ter-minais. Se quiser examinar o valor do livro, antes de comprá-lo, comece por uma das últimas crônicas, a respeito das ansiedades de um familiar de uma suicida. Seu título é ‘O Anjo Cansado’.

Seus olhos se abriram Pe. Manuel Eduardo Iglesias, sj

Partindo de reflexão provocada pelo Docu-mento de Aparecida (2007), o autor nos ofe-rece um eficiente instru-mento para colocar em prática as cinco urgências das ‘Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil’ (CNBB, 2011). Um pequeno gran-de manual para os católicos militantes nos movi-mentos e paróquias, que pode ajudar à urgente necessidade de reanimação das associações de vida apostólica e da vida religiosa consagrada, formação pastoral dos seminaristas. Também os bispos e clero encontrarão nestas poucas páginas muita inspiração e suporte para a pastoral.

Lembra-te do futuro Maria Abrão

Esta obra é sua tese, redigida em francês, e agora apresentada a nosso público de língua portuguesa, com prólo-go do Pe. João Batista Libânio, sj, e posfácio do Embaixador Rubens Ri-cupero. Se Vieira é bem conhecido e estudado pelos Sermões, a sua História do Futuro cus-tou a ter uma edição póstuma de caráter mais definitivo, e, este estudo é o primeiro, ou um dos primeiros, a nos envolver com esta obra única na nossa literatura. Apesar do enfoque teológico, certamente os estudantes e estudio-sos de história e literatura aproveitarão muito de sua cuidadosa apresentação da História do Futuro, dos seus destinatários, na mente de Vieira, e da discussão do capítulo 6º sobre ‘o sentido da história’.

Page 23: Notícias da Província

23

Palestrantes: Pe. Eduardo Calando e Pe. Jordélio Ledo. Convidada especial: Ghis-laine Cantini, compositora e cantoraData: 29 e 30 de outubroLocal: Colégio Santo Inácio – R: São Cle-mente, 226 – BotafogoHorário: das 19h30 às 21h30Valor: R$ 40 (pode ser pago na hora)Obs: Serão conferidos certificados de participação. Os inscritos devem levar a Bíblia nos dois dias.

Curso: PEDAGOGIA DA CATEQUESE

Centro Loyola de Fé e Cultura/PUC-Rio

As inscrições de todos os cursos devem ser feitas pelo telefone (21) 3527-2011, e-mail [email protected] ou pelo site www.clfc.puc-rio.br.

Curso: A Modernidade e o Concílio Vati-cano II – 50 anosPalestrante: Pe. Luis Correa, sjData: 25 de outubroLocal: Colégio Santo Inácio – R: São Clemente, 226 – BotafogoHorário: das 19h30 às 21h30Valor: R$ 10 (pode ser pago na hora)Obs: Serão conferidos certificados de participação.

Curso: A MODERNIDADE E O CONCÍLIO VATICANO II – 50 ANOS

Vila Kostka - ItaiciAs inscrições de todos os cursos e reti-

ros devem ser feitas pelo telefone (19) 2107-8501; e-mail [email protected], ou pelo site www.itaici.org.br.

Orientador: Carmem CyrinoData: de 12 a 14 de outubroLocal: Casa de Retiros Vila Kostka (Rod. José Boldrini, 170 – Itaici – Indaiatuba--SP)Valor: R$ 189,00 (inscrição + hospeda-gem)Obs: EE de dois dias para quem já par-ticipou das modalidades sequenciadas dos EELs 1 a 4.

Curso: OFICINAS ESPERE – ESCOLA DE PERDÃO E RECONCILIAÇÃO (II)

Os EE dispõem as pessoas para tirar de si todas as afeições desordenadas – 1ª anotaçãoOrientador: Pe. Emmanuel Araújo, sjData: de 2 a 4 de novembroLocal: Casa de Retiros Vila Kostka (Rod. José Boldrini, 170 – Itaici – Indaiatuba-SP)Valor: R$ 189,00 (inscrição + hospedagem)Obs: Há a possibilidade de pedir o cer-tificado de Curso de Extensão da FAJE. Interessados devem frequentar 75% da carga horária e pagar taxa adicional de R$ 16 (despesas de emissão e envio pelo correio)

Curso: EEL/APROFUNDAMENTO

Curso: Experiência Mística e PsicanáliseOrientador: Pe. Ricardo Torri de Araújo, sjData: de 9 a 11 de novembroLocal: Casa de Retiros Vila Kostka (Rod. José Boldrini, 170 – Itaici – Indaiatuba-SP)Valor: R$ 189 (inscrição + hospedagem)

Curso: EXPERIÊNCIA MÍSTICA E PSICANÁLISE

Page 24: Notícias da Província