notÍcias da escola - ediÇÃo abril 2013

20
Abr. 13 E-mail: [email protected] Ano 9 | Número 4 Notícias da Escola Jornal do Agrupamento de Viana do Alentejo Abril- Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis Olimpíadas Regionais de Física 2013 Medalha de Bronze para a EBSIS Pág. 3 Biblioteca Escolar: - Dia do Livro Infantil Pág. 14 Pág. 15 Associação de Pais Pág. 9 Um Quarkiano na Isidoro de Sousa Pág. 3 Autarquia e Educação - Dia Mundial da Criança - Baile Medievo Pág. 17 Atividades dos Departamentos Desporto Escolar Replantar na Isidoro de Sousa Pág. 6, 7, 8, 10 e11 Pág. 4 Pág. 18 e 19 Pág. 11 Clube de Artes marca presença na Romaria a Cavalo Pág. 20 Pág. 2

Upload: noticias-da-escola

Post on 20-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

JORNAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIANA DO ALENTEJO - NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

TRANSCRIPT

Page 1: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

Abr. 13 E-mail: [email protected]

Ano 9 | Número 4 Notícias

da Escola

Jornal do Agrupamento de Viana do Alentejo

Abril- Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis

Olimpíadas Regionais de Física 2013

Medalha de Bronze para a EBSIS Pág. 3

Biblioteca Escolar:

- Dia do Livro Infantil Pág. 14

Pág. 15

Associação de Pais

Pág. 9

Um Quarkiano na Isidoro de Sousa

Pág. 3

Autarquia e Educação - Dia Mundial da Criança

- Baile Medievo

Pág. 17

Atividades dos Departamentos

Desporto Escolar

Replantar na Isidoro de Sousa

Pág. 6, 7, 8, 10 e11

Pág. 4

Pág. 18 e 19

Pág. 11

Clube de Artes marca presença na Romaria a Cavalo Pág. 20

Pág. 2

Page 2: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

2222

Estamos na reta final des-te ano letivo. Nesta fase, é preciso unir forças (alunos e professores) e dar o nosso melhor para chegarmos ao fim com sucesso. O sucesso não é só passar de ano, é também obter os melhores resultados, é preparar bem os temíveis exames nacio-nais, é conseguir superar com êxito as dificuldades, é passar as negativas para positivas, é transformar o médio em bom.

O sucesso de cada aluno não é só o seu sucesso indi-vidual, é também o sucesso dos seus professores e é ain-da o sucesso da sua escola, uma espécie de contributo para um sucesso coletivo mais alto e melhor. Nós, que somos tão participativos e bem sucedidos em projetos e ações várias, temos que que-rer ser melhores como alu-nos, como professores e como escola.

Numa altura tão “baça”, em que vivemos além de uma profunda crise econó-mica, uma crise de objetivos e de valores, tal como o poe-ta diz, “sem lei, nem rei, nem paz, nem guerra”, achamos que “é hora!” de trabalhar e de mostrar o que queremos: o sucesso e os bons resultados em todo o agrupamento.

Vamos trabalhar para as boas notas!

Profª Gertrudes Pinto

A CPCJ de Via-na do Alentejo concretizou uma série atividades que se inseriram no âmbito da pre-venção dos maus tratos infantis, procurando sensi-bilizar toda a comunidade con-celhia para esta

prevenção. Até agora atuou em todos os estabelecimentos de ensi-no, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Para tal, dinamizou uma ação com um carácter mais lúdico no nível pré-escolar e 1º ciclo, onde

obteve a colaboração de educado-ras, respetivas auxiliares, assim como professores que orientaram a ilustração de um laço azul e registo de frases alusivas, com diversos materiais, que serão expostos em sedes de agrupamento.

Para os 2º e 3º ciclos decorreu um ciclo de cinema, relacionado com o tema do mês, em ambas as escolas concelhias com estes níveis de ensi-no. Este teve uma grande adesão por parte dos alunos e posterior-

mente foram preenchidos inquéri-tos de opinião sobre os filmes visualizados: “Jaime” e “Um Sonho Possível”.

Para a comunidade escolar em geral foram distribuídos panfletos com a história do Laço Azul elabo-rada pela turma do 5º C com a colaboração da Representante da Educação nesta CPCJ.

A Comissão pretende distribuir também, pelo Concelho, laços azuis cujo objetivo é sensibili-zar/protestar contra este tipo de maus tratos.

Pretendemos ainda assinalar o sexto aniversário desta Comissão,

organizando para o final do mês de maio “um Cordão Humano” para reforçar a urgência da diminuição ou extinção dos maus tratos infan-tis. Agradecemos às direções das escolas todo o apoio e tolerância horária, sem os quais não teríamos tanto êxito.

Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis EDITORIAL

Page 3: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

3333

“Um quarkiano na nossa escola?”_ perguntas tu, imaginando um homenzinho verde, tipo marciano, esquisitóide. Não, nada disso! Não poderias estar mais errado/a.

Um quarkiano é um aluno do 11º ou do 12º ano, selecionado para participar no Projecto Quark!. Este projecto é uma iniciativa do Depar-tamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universi-dade de Coimbra destinado a pro-mover a Física junto dos jovens portugueses. Consiste numa escola de excelência para estudantes dos 11º e 12º anos de escolaridade, pro-venientes de todo o país. Nesta escola, só são admitidos os melho-res dos melhores, os verdadeira-mente excelentes.

Há duas formas de entrar no pro-jeto: alcançar bons resultados nas olimpíadas nacionais de física ou apresentar uma candidatura e pas-sar por um processo de seleção onde são comparados currículos e cartas de recomendação. Este ano, o António João Coelho candidatou-se e foi selecionado para esta escola de elite, que só recebe os alunos que têm aptidões e capacidades acima da média.

Agora, já sabes o que é um quar-kiano. É um craque da Física, um dos melhores alunos do país, alguém como o António João Coe-lho.

Parabéns, António João.

Profª Mª Manuel Aleixo

No dia 20 de abril, a Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa participou nas provas do escalão B da Fase Regional das Olimpíadas da Física, fazen-do-se representar pelos alunos Beatriz Vilela, António João Coe-lho e Miguel Charrua, do 11º A, acompanhados pela professora Maria Manuel Aleixo. Competin-do com cerca de uma centena de alunos, de mais de 30 escolas secundárias públicas e privadas, os nossos alunos tiveram oportu-nidade de testar os seus conheci-mentos sobre Física, em provas de elevada complexidade.

A etapa regional das Olimpía-das da Física, decorreu nas ins-talações do Instituto Superior

Técnico (IST) no Taguspark, em Lisboa, sob organização da Socie-dade Portuguesa de Física. As provas (teórica e experimental) do Escalão A (para alunos do 9º ano) e do Escalão B (para alunos

do 11º ano) realizaram-se duran-te a manhã, a que se seguiu uma tarde de visita às instalações do IST e a tão esperada divulgação de resultados e entrega de pré-mios.

Nesta etapa, o António João Coelho obteve um excelente resultado no Escalão B, ao con-quistar o 3º lugar do pódio e trazendo para a nossa escola uma honrosa medalha de bronze. Está, assim, seleciona-do para a fase nacional das Olimpíadas da Física, que se realizará nos dias 7 e 8 de junho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

À Beatriz, ao Miguel e ao Antó-nio João os nossos agradecimen-

tos pelo empenho, pelo interesse e pela cons-tante boa disposição. Em especial para o António João, muitos parabéns pelo prémio e boa sorte, ou melhor, bom trabalho para a Fase Nacional.

Profª Mª Manuel Aleixo

Olimpíadas Regionais de Física 2013 Medalha de Bronze para a EBSIS

Um Quarkiano na

Isidoro de Sousa

Page 4: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

4

Notícias da Escola com o apoio de:

Viana do Alentejo

Replantar na Isidoro de Sousa

Se houve corpo docente a aderir ao projeto Re-planta, foi o da EBS Dr. Isidoro de Sousa, escola sede do Agrupamento de Escolas de Via-na do Alentejo. De facto, na forma-ção de docentes, estiveram presen-tes 19 professores. O projeto Re-planta assenta em 2 iniciativas: programa educativo, direcionado às escolas e oficinas das hortas biológicas e composta-gem, destinado à comunidade em geral. O programa educativo assentou na realização de dois momentos de formação, em janeiro e outro em abril, destinada a professores. Entre os dois momentos de for-mação, decorreu uma iniciativa lúdico-pedagógica, desenvolvida por professores, que dinamizaram grupos de alunos. Assim, a escola candidatava-se a ganhar um com-postor. Foram premiadas as cinco escolas com melhor classificação. É de salientar que o grupo “Os Horte-lãos”, dinamizado pela prof. Maria de Jesus Pomares, ganhou o desa-fio proposto, resolução de proble-mas concretos, para a gestão de uma horta biológica virtual. Assim, a Escola foi contemplada com um

oficinas será entre maio e julho em horário pós-laboral. Para além das explicações que decorrerão na ofici-na, os participantes têm direito a um Guia de Plantação Biológica e à entrega gratuita de 1147 composto-res (conforme cumprimento de determinados requisitos). Esta iniciativa é muito pertinen-te e tem suscitado interesse por parte da comunidade, uma vez que está em causa a alimentação com qualidade, favorecendo-se a proxi-midade, contribuindo-se para a independência alimentar, com os conhecimentos que potenciam o desenvolvimento das técnicas tra-dicionais de agricultura.

Profª Rosa Barros

magnífico compostor, a juntar ao compostor feito de paletes recicla-das, realizado por alunos orientados pelo Prof. Manuel Rafael. Mais importante do que os desa-fios virtuais e do que o compostor ganho, foi o envolvimento das crian-ças do 2,º Ciclo do ensino Básico na construção e manutenção de uma horta biológica, que contou com o apoio inicial da Câmara Municipal de Viana do Alentejo. As oficinas são dirigidas à popula-ção, em geral. Qualquer pessoa poderá inscrever-se, individualmen-te ou como instituição, mesmo que não tenha jardim ou horta. Basta interessar-se pela temática da agri-cultura biológica. A formação das

Page 5: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

5555

cotes para esta campanha e foram entregues os prémios às turmas dos vencedores. Com o início da primavera, alguns alunos do 10º C e do 5º C plantaram os jovens sobreiros, do viveiro criado para esse efeito, em novembro, nos canteiros da escola. Os mais pequenos aproveitaram ainda para cuidar da horta aberta, enquanto os maiores participaram na libertação de corujas recupera-das no CARAS (Centro de Acolhi-mento e de Recuperação de Ani-mais Silvestres).

No passado dia 14 de março, comemorámos mais um Dia Eco-Escola. Decorreram uma série de ses-sões de esclarecimento, destinadas

aos alunos dos 2º e 3º ciclos, s o b r e “Monitorização e controlo da qualidade da água da tornei-ra no concelho de Viana do Alentejo” no âmbito da cam-panha “Eu bebo água da tornei-ra!” e foram rea-lizadas por téc-nicas represen-

t a n t e s d a Câmara Muni-cipal de Viana do Alentejo, da empresa Águas Públicas do Alentejo e do Centro de Saú-de de Viana do Alentejo. Pre-tendeu-se aler-tar os alunos em causa, para a necessidade de consumirem água controlada e vigiada, água da torneira, assim como evitar consumir água, por exemplo dos bebedouros, que pos-

sa colocar a sua saú-de em ris-co. Por fim, foram c o n v i d a -dos a sen-sibilizar os

seus familiares neste sentido, ten-do recebido para o efeito um folhe-to da campanha. Ainda neste âmbito, estiveram patentes ao público as mascotes-concorrentes ao concurso de mas-

ECO-ESCOLA Profª Cláudia Cruz

Dia Eco-Escola 2013

No passado dia 11 de abril, os Resíduos estiveram em destaque na nossa escola. Todos os alunos, do 2º ciclo, tiveram a oportunidade de participar num “Atelier de construção de brinquedos” e no jogo “Separar para ganhar”. No dia 18 e 23 de abril, ainda

a oportunidade de assis-tir/experimentar o papel de moni-tor, em ações de educação ambien-tal e alertaram a comunidade escolar para a necessidade de colocar corretamente os resí-duos nos respetivos ecopontos.

neste âmbito, estes mesmos alunos visitaram o Aterro Sanitário e respe-tivo Centro de Triagem, em Vila Ruiva, e participa-ram no Jogo Ambiental. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Alente-jo e dinamizada pela Associação Terras Dentro, culminou com a entrega de eco-pontos domésticos a todos os alu-nos da nossa comunidade escolar. Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão do Ambiente, que também participaram na organização deste evento, tiveram

Semana do Ambiente - Resíduos

Page 6: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

6

Dia 27 de fevereiro, a manhã ter-minou de forma diferente na nossa escola. Toda a comunidade escolar assistiu a uma peça de teatro inter-pretada por atores ingleses, que teve lugar no cine teatro de Viana do Alentejo.

À hora marcada, todas as turmas acompanhadas pelos respetivos pro-fessores dirigiram- se ao local do espetáculo. A expetativa era gran-de: será que iriam perceber tudo o que se iria passar? Havia quem sugerisse, em ar de graça, que a peça deveria ter legendas!!!!

Depois dos cumprimentos iniciais aos atores e aos representantes da Câmara Municipal de Viana, que tão gentilmente patrocinaram esta atividade e depois de ultrapassada a confusão inicial da distribuição de lugares, a peça final-mente começou!

Três atores bastan-te talentosos e muito expressivos fizeram, durante uma hora e meia, as delícias de todos os que foram assistir. Numa mis-tura de suspense e comédia, era ver os olhinhos entretidos e embrenhados dos nossos meninos sobre o desenrolar da histó-ria, deixando os ges-tos e as expressões descobrir o que a lín-gua lhes escondia.

No dia 13 de março último, as professoras de português, inglês, francês e espanhol do Departa-mento de Línguas levaram a cabo o tradicional Teste Multicultural, inserido nas atividades da IV Semana Cultural da EBSIS. Neste concurso, os alunos participaram ativamente em representação das suas turmas, respondendo a ques-tões de cultura e língua, relativas às várias línguas lecionadas na escola. Sendo uma brincadeira,

todos se empenharam e deram o seu melhor, mostrando que domi-nam os conhecimentos testados. Os vencedores foram, no 3º ciclo, a turma 8ºB e no secundário, a tur-ma 11ºA.

Departamento de Línguas

Facas, intrigas, trocas, enganos e ameaças de morte estiveram pre-sentes durante estes momentos, bem como inúmeras personagens, magnificamente interpretadas pelos atores.

Foi um momento cultural muito intenso, dada a risota proporciona-da pelas várias cenas, principal-mente com a subida ao palco de alguns dos nossos alunos. É justo dizer que estiveram à altura da qualidade da companhia e da histó-ria! Foram ótimos!

Resta-nos agradecer mais uma vez à Câmara Municipal de Viana do Alentejo e ao Agrupamento, que tornaram possível esta iniciativa, sem custos para os alunos.

Esperemos que qualquer dia haja mais!

Os grupos 220 e 330 - INGLÊS

Notícias da Escola com o apoio de:

Junta de Freguesia de Aguiar

Departamento de Línguas

Inglês (en) cena Participação na IV Semana

Cultural da EBSIS

Page 7: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

7777

Na quarta edição da semana cul-tural da EBSIS, realizada entre os dias 11 e 15 de março, os professo-res do Departamento de Matemáti-ca e Ciências Experimentais dina-mizaram uma série de iniciativas que envolveram alunos de vários ciclos em atividades relacionadas com os saberes das disciplinas do departamento. No “Competir com a Matemáti-ca”, o Contrarrelógio foi uma ativi-dade que contou com a participa-ção de cerca de 50 alunos que tive-

ram oportunidade de testar as suas capacidades de resolução de problemas. As professoras Cristina Ilhéu e Ana Claudino organizaram o “Jogo da Glória”, envolvendo

todos os alunos do 2º ciclo, que, de forma lúdica, puseram à prova os seus conhecimentos de Matemática e de Ciências da Natureza. A Exposição/Feira dos Minerais, decorreu de 12 a 14 de março no polivalente da escola e proporcio-nou a toda a comunidade a possibi-lidade de apreciar e adquirir exem-plares de fósseis, rochas e minerais

a beleza e espetacularidade da ciência, através de experiências de física, química e biologia. Digna de referência especial, pela curiosida-de sem fim e interesse genuíno, foi a visita dos alunos da turma do 3º ano, da professora Joana Parrado. A todos os envolvidos, dinamiza-dores e participantes, e ao Profº Francisco Fadista pela cobertura fotográfica, agradecemos o empe-nho e interesse.

Profª Mª Manuel Aleixo Coordenadora do Departamento

variados, bem como objetos decora-tivos, colares, anéis e pulseiras. Sob coordenação permanente da Professora Custódia Serra, contou ainda com a colaboração de alunos e da nossa recém-aposentada Pro-fessora Filomena Coelho. No laboratório de Química, entre os dias 12 e 14 de março, realizou-se a 5.ª edição do “Conviver com as Ciências”; mais uma vez, os nossos alunos mais velhos, vestiram a bata de professor, e nestes dias, cativaram, desafiaram e questiona-ram os visitantes mais novos para

IV EDIÇÃO DA SEMANA CULTURAL DA EBSIS

Departamento Matemática e Ciências Experimentais

Page 8: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

8

Junta de Freguesia de

Viana do Alentejo

Notícias da Escola com o apoio de:

Entre os dias 11 e 15 de março comemorou-se IV Semana da Escola, na qual foram realizadas diversas atividades. O Departamento dos Apoios Edu-cativos participou com duas ativi-dades, cujo principal objetivo foi sensibilizar a comunidade escolar para a diferença. Ao longo da semana, o referido departamento promoveu em diálo-go com os alunos/comunidade edu-cativa a sensibilização para as dife-renças, seguindo-se a visualização de um PowerPoint e vídeos sobre o mesmo tema. O PowerPoint “Todos somos Diferentes” e os vídeos foram visualizados nas turmas do 5º, 6º, 7º e 11ºB. Seguindo-se um debate muito participado por todos os alunos que demonstraram o interesse e a importância do tema. No último dia da Semana da

pelas pessoas portadoras de defi-ciência no seu dia a dia. Acredita-mos que as atividades desenvolvi-das contribuíram para sensibilizar toda a comunidade educativa.

Prof. Juscelino Sena

Departamento dos Apoios Educativos

Escola, o Departamento dos Apoios Educativos promoveu e dinamizou outra atividade, o jogo “ Vem Ser Diferente Por Um Instante”. Este jogo consistiu em fazer um trajeto em cadeira de rodas, leitura de um pequeno texto em espelho, fazer uma pintura sem a utilização dos membros superio-res, ir à biblioteca requisitar um livro sem recorrer à fala e fazer um percur-so de olhos venda-dos com o auxílio de uma bengala. Este desafio teve um elevado grau de aceitação por parte dos alunos que experimentaram por alguns instan-tes as diversas difi-culdades sentidas

Departamento dos Apoios Educativos

COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA ESCOLA

Page 9: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

9999

Estão a decorrer, com o apoio do Município, obras de repara-ção e melhoramento do espaço do antigo Centro de Saúde, cedido pela Sta Casa da Miseri-córdia de Viana à Associação de Pais. Pretendemos que este espaço seja aberto a todas as crianças e jovens que sintam necessidade de ser apoiados nas suas tare-fas escolares. Pensamos entrar em funcionamento no próximo ano letivo, sendo necessário, para alem das obras, equipar o espaço e recrutar voluntários com vocação para acompanhar os nossos filhos e educandos. Numa das reuniões da Asso-ciação de Pais, no final de 2012, foi apresentado um estudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas, nos jovens que fre-quentavam o 3º ciclo (7º,8º e 9º ano) em todo o Concelho. A Enfermeira Ana Faleiro, da Unidade de Cuidados Continua-dos na Comunidade (UCCC) foi a responsável e quem nos apre-sentou o estudo. Na sequência desse encontro vamos organizar uma tertúlia com os pais, em colaboração com o projecto Escola de Pais e a UCCC, ainda no mês de maio, aberta a todos, e que terá lugar na Junta de Freguesia de Viana. Por último, congratulamo-nos com a retirada das primeiras placas de amianto da Escola Dr. Isidoro de Sousa, na expetativa de que os trabalhos prossigam. Fazemos ainda novo apelo à participação dos pais, na cons-trução de uma Associação cada vez mais repre-sentativa!

A CPCJ irá distribuir fitas azuis por todo o concelho Vianen-se, com o objetivo de divulgar e sensibilizar a comunidade para os maus tratos em crianças e jovens. A ideia é, em sintonia com a avó Bonnie, levar as pes-soas a questionarem-se quando virem uma fita azul na antena do seu carro.

Turma C do 5º ano

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amar-rou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos levou Bonnie a alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes “escondido” no seio familiar. O conceito baseou-se então em “fazer com que as pessoas se questionas-sem”. E porquê azul? A cor azul foi especialmente escolhida como constante lembrança aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões. A CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Viana do Alentejo com a colaboração da turma C do 5º ano respondeu ao apelo nacional e internacional de erradicação dos abusos infan-tis. Milhares de pessoas por todo o mundo têm usado e partilhado este laço azul, criando um laço infinitamente maior de promoção e ajuda contra esta violenta rea-lidade.

A Campanha do Laço Azul Associação de Pais

Page 10: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

10

No dia 22 de março de 2013 fomos a Lis-boa, ao Teatro Poli-teama, ver o musical

“Peter Pan”, com os nossos pais e os nos-sos manos mais velhos.

O teatro é muito lin-do, muito antigo e tem uns candeeiros muito grandes e brilhantes.

O espetáculo? Bem, foi fantástico! Vimos o Peter Pan a voar com a Wendy, o João e o Miguel, foi lindo! Gostámos mui-to de ver o Capitão Gancho, os piratas e o crocodilo.

Departamento de Ensino Pré Escolar

Page 11: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

11111111

Ah! É verdade, a mãe da Ana Leonor ofereceu um bolo para o lanche muito bom e bonito, com o Peter Pan! Obrigado, Lina!

Os meninos da sala da São Rocha

Departamento de Ensino Pré Escolar

Foi um dia muito divertido, mas muito cansativo, foi por isso que na volta adorme-cemos no autocarro.

Page 12: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

12

No dia 8 de março as turmas do 5º ano realizaram uma Visita de Estudo no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portu-gal e Educação Moral e Religiosa Católica. Fomos ao Mosteiro da Batalha e ao Museu “Vida de Cristo”. Parti-mos cerca das 8 horas e 30 minu-tos no autocarro da Câmara. Con-nosco foram as professoras Antó-nia Albardeiro, Elsa Ambrósio e Amália Caixinha. A primeira paragem aconteceu na área de serviço do Montijo para podermos comer, ir aos lavabos e dar três saltos. Chegámos ao Mosteiro pelas 12 horas. Entrámos pela igreja e fomos logo visitar a capela do fun-dador onde se encontravam os túmulos de D. João I e de sua espo-

sala do capítulo…impressionante mesmo foi o render da guarda do túmulo do Soldado Desconhecido. Os passos compassados e a serie-dade do momento originaram silêncio e respeito por todos aque-les que perderam a vida pela pátria e que permaneceram anóni-mos.

Profª Antónia Albardeiro

sa D. Filipa de Lencastre, assim como os túmulos de alguns dos seus filhos. Entrámos no panteão onde se encontrava o túmulo de D. Duarte. Admirámo-nos bastante com a grandeza arquitetónica do Claustro real e também com o claustro de D. Afonso V, embora este seja menos imponente. Percorremos as outras divisórias do mosteiro: refeitório,

No dia 8 de Fevereiro, os alunos das turmas 8ºA e 8ºB participaram numa visita de estudo ao Museu Fundação Oriente e ao Mosteiro dos Jerónimos acompanhados pelas professoras Maria Fernanda Carrageta, Maria Gabriela Inglês e

Santa Maria de Belém, conhecido por Mosteiro dos Jerónimos, teste-munho de beleza e culto dedicado pelo poder régio à ação aventureira e corajosa dos navegadores portu-gueses. Este imponente edifício é a presença real da vontade de um monarca que impulsionou a expan-são marítima e que construiu este testemunho da arte manuelina que continua a deslumbrar gerações, umas após outras, não só portu-guesas como de outras nacionali-dades.

Profª Fernanda Carrageta

Elsa Maria Ambrósio. No Museu do Oriente são vísiveis os vínculos entre as civilizações do Ocidente e do Oriente. As suas coleções de arte portuguesa e asiática ( China, Japão e Índia )são a demonstração mais elevada dos encontros históri-cos entre o Ocidente e o Oriente, caracterizadas por riqueza, plurali-dade e génio, para cujo conheci-mento e divulgação foi importante o contributo dos navegadores por-tugueses antigos. Destacámos como de extremo interesse a expo-sição “ O chá do oriente para o oci-dente “, que divulga o significado desta bebida vulgarizada na atuali-dade, mas com uma história tão rica de experiências e conhecimen-tos. Ainda no contexto da abertura de outros povos ao mundo que a expansão marítima proporcionou, visitámos também o Mosteiro de

Visita de Estudo Visita de Estudo ao Mosteiro da Batalha e ao Museu “Vida de Cristo”

Visita de estudo ao Museu Fundação Orien-te e Mosteiro dos Jeróni-mos

Page 13: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

No passado dia 22 de fevereiro, as turmas do 7º ano, acompanha-das pelos docentes das disciplinas de História e Educação Moral e Religiosa, deslocaram-se a Lisboa

com o objectivo de visitarem o Museu Nacional de Arqueologia, a Mesquita de Odivelas e o Pavilhão do Conhecimento.

Parámos na estação de Vendas Novas para o lanche da manhã. Depois prosseguimos a viagem até Odivelas.

Chegados a Odivelas vimos a Mesquita, onde nos falaram sobre

O concurso compreende as seguintes provas, todas de realização obrigatória:

1. Questionário sob a atualidade política, económica, social e cultural – são na totalidade 5 questionários um antes de cada uma das provas práticas.

2. Playback

3. Sketch

4. Leitura de um Poema ou de um Texto

5. Coreografia

Lê o Regulamento do concurso SaberFa-zer e participa!

O Concurso envolve alunos, profes-sores e encarregados de educação e realizar-se-á no Cine-Teatro Via-nense, dia 10 de maio, pelas 20:30h.

a religião muçulmana. Aprende-mos muitas coisas, entre as quais: as mulheres têm que usar “lenços” na cabeça e todos devem andar descalços na mesquita. Almoçámos perto do Museu da Arqueologia, onde iríamos estar a seguir. Ape-sar de ter chovido foi bastante divertido.

No museu de Arqueologia ensina-ram variadas coisas sobre os roma-nos e os egípcios. Ouvimos várias histórias sobre os povos que habi-taram a Península Ibérica e o Egipto que o nosso guia nos con-tou.

Finalmente, fomos ao Pavilhão do Conhecimento onde nos foi pro-porcionado realizar experiências, entre as quais, andar numa “bicicleta voadora”. Lanchámos lá perto e viemos para casa contentes por aquele dia!

Catarina Janeiro, Mariana Roberto,

7ºB

Visita de Estudo - Museu Nacional de Arqueologia, Mesquita de Odivelas e Pavilhão do Conhecimento.

C o n c u r s o SaberFazer Tema Livre - 10 de maio

13131313

Neste sítio da Internet podes encontrar informações relativas à Escola, aos Alunos, Professores, Projetos, Clubes, Desporto Escolar, Jornal Notícias da Escola, Associação de Pais e de Estudantes, Parcerias, Linkes interessantes…

O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo também navega nas redes sociais:

Procura a nossa página em http://www.facebook.com/agrupamentoescolas.alentejo

http://www.aevianadoalentejo.edu.pt/

Vem visitar-nos

Page 14: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

14

As nossos Poetas

A profissão que

quero ter…

Já tenho algumas ideias, Mas ainda não sei o que quero ser. Fiz este poema para vos contar O que no futuro eu gostaria de fazer. Gostava de ser cantora, atriz ou modelo Atriz porque gosto de representar Cantora porque adoro cantar Modelo para na passerelle desfilar. Quero ser uma cantora alegre Que a todos posso encantar Recitar grandes poemas E num grande palco brilhar. No futuro ninguém sabe O que pode acontecer Espero concretizar um destes sonhos Para feliz poder ser!

Margarida Parrado, 6º B

Chefe de cozinha

Quero ser chefe de cozinha e trabalhar sozinha. Fazer frango assado com ovo estrelado. Vou também cozinhar carne à alentejana para oferecer a todas as pessoas de Viana. Faço molho Bechamel para comprar uma Famel. Quero ir para Paris para cozinhar perdiz. Gosto de dançar e de cantar quando estou a cozinhar.

Inês Calado, 6ºB

uma história de Matilde Rosa Araújo. O eleito foi História de uma flor.

A flor da história era um cravo e assinalava-se, assim, o 25 de Abril de 1974, com as palavras da auto-ra, Matilde Rosa Araújo. Foi ofere-cido às crianças um marcador de páginas, assim como um cravo,

numa clara alusão ao conteúdo da história. Para as crianças do ensino pré-Escolar, foi escolhido O Voo do Golfinho, com texto de Ondjaki e ilustrações de Danuta Wojciecovs-ka. A história de um golfinho dife-rente dos outros, que queria voar, como um pássaro, que se transmu-ta e descobre que um bando de pássaros são animais transmuta-dos, levou as crianças ao mundo da imaginação.

Profª Bibliotecária Rosa Barros

A 3 de abril, celebrou-se o Dia da Biblioteca Escolar, em parceria com a Oficina Aberta e com a Biblioteca Municipal, assinalámos este dia junto às crianças do 1.º ciclo do Ensino básico e com as crianças do Ensino Pré-escolar das freguesias de Viana do Alentejo e Aguiar.

Como o tempo estava chuvoso, as crianças do 1.º Ciclo deslocaram-se a vários espaços, como Cine Teatro e Biblioteca Municipal, para, aí, contactarem com um livro e com

Dia do Livro Infantil

História de uma Flor

Page 15: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

15151515

ABC dos Animais Turma do 6ªB

Page 16: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

16

Sexualidade/violência no namoro

Segundo a OMS a Sexualidade é ”uma energia que nos motiva a pro-curar amor, contacto, ternura e inti-midade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, toca-mos e somos tocados; é ser-se sen-sual e ao mesmo tempo sexual; ela influência pensamentos, sentimen-tos, acções e interacções e por isso influência a nossa saúde física e mental.”

A sexualidade não diz respeito só ao acto sexual, vai muito mais além…Inclui actos como falar, namorar, beijar, olhar, tocar, acari-ciar; e envolve sentimentos, emo-ções, desejo e paixão.

A sexualidade faz parte da perso-nalidade. Tem a ver com a maneira como a pessoa se sente como ser sexual e como os outros a vêem. As emoções, os sentimentos, o compor-tamento e a cultura ajudam a defi-nir a sexualidade de cada um.

Ter namorado ainda é sentido, sobretudo pelas jovens, como uma forma de afirmação e de integração em grupo de amigos. Quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) é violento com o objetivo de se colo-car numa posição de poder e contro-lo sobre o outro, existe violência, que pode assumir diferentes formas (emocional, verbal, psicológica, físi-ca ou sexual), algumas muito sub-tis, sem que a vítima se aperceba da s i t u a ç ã o . O ciúme muitas vezes funciona como um fator fundamental para manter uma relação violenta, con-fundindo-se como uma prova de amor, sendo frequentes nestas ida-des a chantagem e a pressão para man t e r r e l a ç õ e s s e xua i s . À medida que a relação se vai consolidando, o/a jovem envolve-se numa relação marcada por amea-ças, insultos, agressões, persegui-ções, controlo de horários, telefone-mas, vestuário, amizades, entre

económico e cultural.

Desde pequenos aprendemos modelos de relação através da observação do que se passa na nos-sa família. Assim, crianças e jovens oriundos de famílias violentas têm maior tendência para adoptar com-portamentos violentos em relações futuras. Uma educação baseada no respeito, na igualdade e na parti-lha de tarefas e atividades entre homens e mulheres é um fator de prevenção de relações violentas, competindo a todos os pais e educa-dores a tarefa de transmitir a men-sagem de que a violência é inacei-tável e actualmente considerada crime que qualquer pessoa pode denunciar através destes contactos.

WWW.AMORVERDADEIRO.COM.PTe 800 202 148

Numa relação, tens o direito a ter a tua própria opinião, ao afecto,ao apoio, ao diálogo, ao respeito, a ser ouvido, a divertires-te, à fidelida-de,à tolerância, e a mostrar os teus sentimentos.

Enfermeira Celeste Gomes

UCC de Viana do Alentejo

outros. É fre-quente a culpabi-lização da víti-ma, até porque essa é uma das estratégias utili-zadas pelo agres-sor, que costuma mostrar-se arre-pendido e cari-nhoso após a agressão. A con-fusão gerada por estes comporta-mentos contradi-tórios e a expec-tativa de mudan-ça fazem com que a relação se mantenha num círculo vicioso que alterna entre momentos de agressão e tréguas. No entanto as vitimas são cada vez menos silenciosas e acabam por fazer queixa na GNR, como se pode ler na seguinte noticia:

22-02-2013

GNR

Violência no namoro sobe

“A violência entre namorados subiu 42,7 por cento, segundo dados revelados ontem pela GNR, a propósito do Dia Europeu da Vítima de Crime, que se assinala hoje. Em 2012, a GNR registou 227 crimes, mais 97 do que em 2011, sendo que a maioria das situações envolve jovens até aos 25 anos.”

De salientar que a violência nas relações de intimidade não escolhe idade, sexo ou estatuto sócio-

Page 17: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

17171717

A comemoração de mais um Dia Mundial da Criança continua a ter um significado muito especial, e ao contrário do que muitas pessoas pen-sam, não é só uma festa onde as crianças ganham presentes. É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discri-minações. Deste modo, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo com as Juntas de Freguesia do Concelho, empenhadas na sua missão de pro-mover a educação global das crian-ças e simultaneamente a sua felici-dade através de vivências bastante relevantes para o seu desenvolvi-mento, pretende comemorar este dia de forma entusiasta, com todas as crianças do pré-escolar e alunos do 1.º Ciclo do concelho. O Cine-Teatro Vianense, no dia 3 de junho de 2013 em duas sessões distintas, irá tornar-se palco para o espetáculo “ O RAIO DA MATEMÁ-TICA”, do Era Uma Vez, Teatro de Marionetas, onde o Matias tantas vezes se irá irritar com a Matemáti-ca, que resolve criar um clube espe-cial só para quem detestasse a dita Senhora. O seu amigo Jerónimo quis entrar para o clube. Estava o Jeróni-mo a cumprir com uma das provas de acesso quando, no meio de grande dor, descobriram um mapa do Tesou-ro. Resolveram ir em busca da For-tuna e seguiram as pistas do mapa que os levou ao Mundo do Ar, ao Mundo da Água, ao Mundo da Terra, ao Mundo do Fogo e ao Mundo dos Nadas. Depois de muitas peripécias e alguns perigos os nossos heróis irão descobrir o Tesouro e partilhá-lo com o público.

da Criança) Oficina de danças antigas: - dia 24 de maio, pelas 18:30h, no castelo de Viana do Alentejo. Apela-se às famílias para parti-ciparem nestes eventos, que serão um ótimo momento de convívio intergeracional. As inscrições estão

abertas até ao dia 6 de maio. Apoios: - Agrupamento de Escolas de Via-na do Alentejo - Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo - Oficina Aberta - Pédexumbo, associação para a promoção da dança e da música - Direção Regional da Cultura do Alentejo.

Profª Bibliotecária Rosa Barros

No âmbito do projeto Conhecer a História do Concelho de Viana do Alentejo, desenvolvido pela Câma-ra Municipal, realizar-se-á um Baile de cariz medieval, no Castelo de Viana do Alentejo. O baile des-tina-se a jovens dos 6 aos 600 anos! Para a preparação do evento, estão programadas as seguintes atividades: - Oficina de traje de época, através da transformação de vestuário usado; - Oficina de danças antigas. As oficinas estão abertas a toda a população, mediante inscrição pré-via. Datas das oficinas: Oficina de transformação de vestuário: Dias 13, 14, 16 e 17 de maio de 2013, em dois turnos: - 1.º turno - das 14:30 às 18:30h; na Oficina Aberta (antiga Oficina da Criança) - 2.º turno - das 18:30h às 20:30h; na Oficina Aberta (antiga Oficina

Autarquia e Educação

O Concelho de Viana do Alentejo comemora o Dia Mundial da Criança

Projeto Conhecer a História do Concelho de Viana do Alentejo

Baile Medievo Castelo de Viana do Alentejo,

Page 18: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

18

No passado dia 6 de março de 2013, realizou-se na nossa escola, durante a tarde, um Encontro de Ginástica, referente ao Desporto Escolar. O mesmo, além da nossa escola (que tem um núcleo de Ginástica Artística), também contou com a presença da Escola E. B. 2,3 São João de Deus, de Montemor-o-Novo (que tem um núcleo de Ginástica de Trampolins). A nossa comitiva foi representa-da por duas juízas, Beatriz Vilela e Ana Marques, ambas do 11ºA, e 5 alunas para competirem neste evento. As mesmas foram a Íris Afonso, a Raquel Fernandes (ambas realizaram as provas de nível 2), a Catarina Mochila e a Joana Silva (ambas realizaram as provas de nível 1), do 5ºB e do

escalão de Infantis A femininos. Enquanto que a aluna Sofia San-tos (realizou as provas de nível 2), do 6ºA, participou no escalão de Infantis B, femininos. Foi uma tarde agradável, onde predominou o espírito de camara-dagem entre todos os intervenien-tes. Todos os nossos alunos tive-ram uma participação positiva, que em nada “denegriu” a imagem da escola. No que diz respeito às classifica-ções, as alunas Raquel Fernandes e Íris Afonso (nível 2), do 5ºB, fica-ram em 1º e 2º lugar, respetiva-mente, no escalão de Infantis A femininos, enquanto que, a aluna Sofia Santos, do 6ºA, ficou na 1ª

Beatriz Vilela e Ana Marques, do 11ºA (juízas de prova), pela exce-lente colaboração que tiveram nes-ta atividade, uma vez que tiveram a sempre árdua tarefa de avalia-rem os desempenhos das nossas alunas.

Prof. Bruno Santos

posição, no escalão de Infantis B femininos. Relativamente ao nível 1, as alunas Joana Silva e Catari-na Mochila, também do 5ºB, fica-ram em 1º e 2º lugar, respetiva-mente, no escalão de Infantis A femininos. Gostaria apenas de deixar um especial agradecimento às alunas

E B S I S e m M o v i m e n t o

ENCONTRO DE GINÁSTICA VIANA E MONTEMOR-O-NOVO

Page 19: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

19191919

E B S I S e m M o v i m e n t o

No passado dia 1 e 2 de março, realizou-se em Coimbra o Cam-peonato Nacional de Corta Mato do Desporto Escolar. A nossa escola foi representada

pelos alunos Cristina Reis e José Moço que integraram a comitiva de Évora. Ambos os atletas concluíram as respetivas provas e vieram bas-tante agradados com toda a orga-nização que os acolheu. Parabéns a ambos e continuação de bons resultados !!!!

Prof. João Horta

José Moço- 1º lugar no Mega Km. Uma palavra de agradecimento a todos os participantes pelo exce-lente comportamento demonstrado ao longo da atividade.

Prof. João Horta

Realizou-se no dia 14 de março no complexo desportivo de Vendas Novas, mais um Mega Sprint Distri-tal. Fomos brindados com um dia bas-tante soalheiro, o que proporcionou uma bela manhã desportiva. A EBSIS fez-se representar com 17 alunos que, com todo o empenho, alegria e dedicação, obtiveram um excelente desempenho. Os alunos que subiram ao pódio, foram os seguintes: Íris Afonso- 1º lugar no Mega Km Isaac Prates- 1º lugar no Mega Salto Artur Nascimento- 2º lugar no Mega Salto Cristina Reis- 1º lugar no Mega Km

Campeonato Nacional de Corta Mato em Coimbra

Ao longo do 2º Período, os dois núcleos de Futsal têm realizado os jogos previamente calendarizados.

dos alunos, tem sido bastante satis-fatória. Aqui fica o registo das nossas equipas.

Prof. João Horta

Ambas as equipas têm tido boas prestações desportivas, onde o conví-vio e a boa disposição têm sido notas dominantes. A assiduidade aos treinos, por parte

FUTSAL

Mega Sprint Distrital 2012-2013

Page 20: NOTÍCIAS DA ESCOLA - EDIÇÃO ABRIL 2013

20

Escola Básica e Secundária

Dr. Isidoro de Sousa

Viana do Alentejo

Estrada da Quinta

de Santa Maria

7090 Viana do Alentejo

Tel.: +351 266 930 070

E-mail: [email protected]

Publicação da responsabilida-de da Professora Gertrudes Pinto, produção gráfica do Professor Francisco Fadista e impressão na EBSIS.

Tiragem: 220 exemplares

Correio sentimental e espiritual

Dr.ª Lizette

Conselheira

sent imental

On-line http://www.aevianadoalentejo.edu.pt/

Corpo invejado

Chegou o calor e chegaram os

meus problemas. Adoro andar

com pouca roupa, porque não

suporto o calor, mas quando uso

tops, saias ou calções curtos, os

ordinários dos rapazes levam o

tempo de olho em mim e chegam

mesmo a mandar-me bocas folei-

ras. Sei que causo alguma sensa-

ção entre os rapazes e também

entre as raparigas (que têm é

inveja!) e por vezes, sinto-me mal,

Queres andar à fresquinha, mais despida do que vestida e não que-res que olhem para ti? Como pode isso ser possível? Sabes, minha querida, as bocas foleiras e os olhares maliciosos são coisas sem importância para quem mos-tra peito, pernas e traseiro a mais. Tem cuidado e tenta guar-dar mais para ti e mostrar menos aos outros aquilo que só a ti diz respeito - o teu corpo. Já agora, os teus pais sabem que te apre-sentas na escola nesses preparos? A moderação e o juízo ficam bem e recomendam-se.

Lizette de Vasconcellos e Sá

chegando a pensar que o melhor é

tapar-me, mas sempre ouvi dizer

que o que é bom é para se ver, por

isso, não sei muito bem o que

fazer. Então, Dra. Lizette, se

calhar o melhor era a doutora

dar alguns conselhos e orienta-

ções a esta gente intrometida,

para ver se me deixam em paz.

Anónima incomodada

Minha santa, é a ti que me vou dirigir! Se não queres que te olhem ou te cobicem, não reveles demasiado o que pode provocar tais sentimentos. Realmente, a inveja é muito feia, mas a paler-mice e o exagero também o são.

A Escola e a Romaria

Com o propósito de contribuir para a divulgação da Romaria a Cavalo, um dos eventos que mais projeta o nome do nosso concelho a nível nacional, o Clube de Artes em parceria com a Câmara Municipal, desenvolveu ao longo dos últi-mos meses, um conjunto de tra-balhos inseridos no projeto “A Escola e a Romaria”. Na execução dos trabalhos foram exploradas técnicas como

a pintura, a fotografia e a apli-cação de diferentes tipos de papel. A temática escolhida girou em redor dos monumentos locais, da paisagem, do povo e da cultura alentejana. Os trabalhos serão distribuí-dos por diferentes pontos da vila, contribuindo assim para animar e fortalecer o espírito festivo associado à Romaria a Cavalo.