notÍcias da dpmg - defensoria.mg.def.br · boletim informativo da defensoria-geral • ano iv •...

27
Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG Aproximação das comunidades Defensor-geral reúne-se com moradores da Pedreira Prado Lopes e do Morro das Pedras AINDA NESTA EDIÇÃO PÁGINA 3 > Agenda externa do DPG > Visitas ao Gabinete > Parcerias > Escola Superior > Ações em destaque PÁGINAS 4-7 PÁGINAS 21-23 PÁGINAS 7-8 PÁGINAS 9-10 PÁGINAS 11-13 PÁGINA 24 PÁGINA 24 PÁGINAS 16, 18 E 25 Defensoria Pública realiza casamentos Comunitário em Ubá e Igualitário e Cataguases PÁGINAS 15 E 18 Ouvir a comunidade, expor o trabalho da De- fensoria Pública e iniciar a construção conjunta de projetos e ações a serem promovidos pela Instuição em benecio dos moradores da Pe- dreira Prado Lopes e do Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Esses foram os objevos das reuniões realizadas pelo defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, no dia 11 de agosto, na Ocupação Pátria Livre, localizada na Pedreira Prado Lopes, região Noroeste da capi- tal; e, no dia 25 de agosto, com os moradores do Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte. Nos encontros, o defensor-geral, Gério Pa- trocínio, destacou a importância de a popula- ção conhecer a Defensoria Pública e os serviços oferecidos pelo órgão. Ressaltou sua presença, assim como a dos demais defensores públicos, como “servidores, para prestar um serviço para vocês”. Gério Patrocínio afirmou que, “como gestor da Instuição, da mesma forma que devo transitar no meio políco e no judiciário, também devo estar próximo de quem precisa, do cidadão, que é razão de exisr da Defensoria Pública”. Nos encontros, os parcipantes apontaram como principais demandas o atendimento de defensores públicos nas áreas de Família, crimi- nal e defesa da mulher em situação de violên- cia, além da promoção de iniciavas voltadas para a educação em direitos. > DPMG participa > Publicações > Homenagens > Na mídia > Convites PÁGINAS 13-21 PÁGINAS 26-27

Upload: lydan

Post on 24-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018

NOTÍCIAS DA DPMG

Aproximação das comunidades Defensor-geral reúne-se com moradores da Pedreira Prado Lopes e do Morro das Pedras

AINDA NESTA EDIÇÃO

PÁGINA 3

> Agenda externa do DPG

> Visitas ao Gabinete

> Parcerias

> Escola Superior

> Ações em destaque

PÁGINAS 4-7 PÁGINAS 21-23

PÁGINAS 7-8

PÁGINAS 9-10

PÁGINAS 11-13

PÁGINA 24

PÁGINA 24

PÁGINAS 16, 18 E 25

Defensoria Pública realiza casamentos Comunitário em Ubá e Igualitário e Cataguases

PÁGINAS 15 E 18

Ouvir a comunidade, expor o trabalho da De-fensoria Pública e iniciar a construção conjunta de projetos e ações a serem promovidos pela Instituição em benefício dos moradores da Pe-dreira Prado Lopes e do Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Esses foram os objetivos das reuniões realizadas pelo defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, no dia 11 de agosto, na Ocupação Pátria Livre, localizada na Pedreira Prado Lopes, região Noroeste da capi-tal; e, no dia 25 de agosto, com os moradores do Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte.

Nos encontros, o defensor-geral, Gério Pa-trocínio, destacou a importância de a popula-ção conhecer a Defensoria Pública e os serviços

oferecidos pelo órgão. Ressaltou sua presença, assim como a dos demais defensores públicos, como “servidores, para prestar um serviço para vocês”. Gério Patrocínio afirmou que, “como gestor da Instituição, da mesma forma que devo transitar no meio político e no judiciário, também devo estar próximo de quem precisa, do cidadão, que é razão de existir da Defensoria Pública”.

Nos encontros, os participantes apontaram como principais demandas o atendimento de defensores públicos nas áreas de Família, crimi-nal e defesa da mulher em situação de violên-cia, além da promoção de iniciativas voltadas para a educação em direitos.

> DPMG participa

> Publicações

> Homenagens

> Na mídia

> ConvitesPÁGINAS 13-21 PÁGINAS 26-27

Page 2: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 2

Acompanhe nesta edição do Boletim Informativo alguns dos destaques do trabalho desen-volvido pela Defensoria Pública de Minas Gerais no mês de agosto.

Um deles é a participação da DPMG, integrando o Grupo de Atuação Estratégica das Defen-sorias Públicas nos Tribunais Superiores (GAETS), em recurso que tramita no Supremo Tribunal Federal e questiona se a revista vexatória para ingresso em estabelecimento prisional é consti-tucional ou não. O recurso é de autoria do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o GAETS foi habilitado como amicus curiae.

O fim da revista vexatória é uma das reinvindicações que foram apontadas por mães e mulheres da Pedreira Prado Lopes e do Morro das Pedras, durante reuniões realizadas com a Defensoria. Confira as matérias sobre os encontros e sobre o atendimento semanal que a De-fensoria Especializada em Urgências Criminais tem realizado em penitenciária feminina, já em resposta às solicitações das mulheres. Ainda no âmbito da execução penal, a DPMG assinou portaria conjunta com outras instituições do sistema de justiça, com o objetivo de constituir comitê para aprimoramento do Sistema Eletrônico de Execução Penal Unificada (SEEU).

Outros destaques desta edição são o Casamento Comunitário em Ubá; o Casamento Iguali-tário em Cataguases; a participação em mutirão habitacional em Muriaé, no Dia da Cidadania em Sete Lagoas; e em evento de ação social promovido pelo Servas em parceria com o Institu-to BH Futuro. Confira também as matérias sobre atuação da DPDH visando efetivar o direito à moradia e sobre o aumento do volume de processos recebidos pela Desits-Crim.

Fique por dentro ainda das atividades promovidas pela Esdep, entre elas, os ciclos de deba-tes “O Direito Penal em tempos de cólera punitivista” e “Novos Métodos e novos olhares para soluções de conflitos”; das agendas externas da Defensoria-Geral; visitas ao Gabinete; tratati-vas para parcerias; ações em destaque; participações em eventos; publicações; e inserções da DPMG na mídia.

Conforme dados do Siged, em agosto, a Defensoria Pública de Minas Gerais forneceu 232.610 prestações jurídicas em todo o estado. Defensor Público, a sua atuação faz a nossa Instituição! Registre seus atendimentos no sistema!

Participe do Boletim Informativo enviando as notícias locais para publicação, assim como sugestões de pautas.

EDITORIAL

Gério Patrocínio SoaresDEFENSOR PÚBLICO-GERAL

Page 3: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 3

>> Continuação

Eixos de atuação – Como resultado do encontro na Pe-dreira Prado Lopes, surgiram três eixos de atuação da DPMG que serão efetivados: atividades de educação em direitos, com temas a serem propostos pelos participan-tes; encontros com mães, esposas e mulheres, visando esclarecimento e informações sobre processos e execu-ção de pena de pessoas em situação de prisão; e aten-dimento de defensores públicos voltado para as deman-das da área de família.

• Participaram do encontro na Pedreira Prado Lopes, além do defensor-geral, a chefe de Gabinete, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o defensor público Hélio da Gama e Silva; 13 mães moradoras do con-junto e integrantes do coletivo de mulheres Movi-mento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD); além de profissionais que atuam no Programa Mediação de Conflitos, do Governo do Estado.

>> Veja matéria da reunião na íntegra

• No Morro das Pedras, estiveram presentes a coorde-nadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; o defensor público Hélio da Gama e Silva; e os líderes da comunidade, Marcos Paulo e Patrícia Vieira Viana; além de moradores.

>> Leia, na íntegra, matéria do encontro

Aproximação das comunidades

Tratativas e alinhamentos das ações Como encaminhamento concreto, no dia 21 de agos-

to, a DPMG recebeu duas participantes do encontro na Pedreira Prado Lopes, para definir propostas de temas de aulas e datas das atividades.

Outros encontros serão realizados para tratativas e alinhamento das ações a serem promovidas pela DPMG no local.

DesdobramentoPara atender às demandas apontadas pelas mães

e mulheres moradoras da Pedreira Prado Lopes e do Morro das Pedras, em Belo Horizonte, a Defensoria Especializada em Urgências Criminais (DEUC) iniciou atendimento semanal às mulheres que estão em situa-ção de prisão na Penitenciária José Abranches Gonçal-ves, em Ribeirão das Neves.

>> Veja matéria na página 19

Defensoria Pública formaliza portaria conjunta para criação de comitê gestor do sistemaAprimoramento do SEEU

Além do defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, assinaram o documento o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias; o corregedor-geral de Justiça, José Geraldo Saldanha; o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet; o secretário de Estado de Administração Prisional, Sérgio Barbosa Menezes; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais (OAB/MG), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves.

continua >>

Page 4: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 4

AGENDA EXTERNA DO DPG

A Defensoria Pública de Minas Gerais é uma das ins-tituições signatárias da portaria conjunta que instituiu o Comitê Técnico Gestor do Sistema Eletrônico de Execu-ção Penal Unificada (CTG-SEEU). A formalização aconte-ceu no dia 14 de agosto, na presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Aprimoramento do SEEU>> Continuação Durante visita ao Tribunal de Justiça no dia 10 de

agosto, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, entregou a chave do SEEU ao TJMG para que mo-dificações necessárias fossem realizadas para seu aper-feiçoamento. Com a portaria conjunta, caberá ao comitê aprimorar o sistema.

>> Leia matéria na íntegra

No dia 13 de agosto, o defensor público-geral do Es-tado, Gério Patrocínio Soares; a subdefensora pública--geral, Luciana Leão Lara Luce; e a chefe de Gabinete, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, fizeram uma vi-sita de cortesia ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Cláudio Terrão (foto ao lado).

Apresentar a nova administração da Defensoria Pú-blica de Minas Gerais foi a principal pauta do encontro.

Secretário de Estado de Saúde O secretário de Estado de Saúde, Nalton Sebastião

Moreira da Cruz, recebeu o defensor-geral, Gério Pa-trocínio Soares, no dia 14 de agosto. Durante a reunião, foram tratados assuntos institucionais.

Em sentido horário: chefe de Gabinete, Raquel Gomes de Sousa; coordenador da Defensoria Especializada de Saúde, Bruno Barcala Reis; defensor-geral, Gério Patrocínio; secretário de Estado de Saúde, Nalton Sebastião Moreira; e o chefe de Gabinete da secretaria, Lisandro Carvalho

Visita à presidência do Tribunal de Contas

Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do TJMG

Ainda no dia 14 de agosto, o defensor-geral, Gério Patrocínio, reuniu-se com a desembargadora Alice de Souza Birchal, que passou a exercer a função de superin-tendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do TJMG (Comsiv) em julho deste ano.

Apresentar as defensoras públicas em atuação na Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência (Nudem-BH) e levar demandas da mesma para a superintendente da Comsiv foram os objetivos da reunião.

Em sentido horário: defensoras públicas

Samantha Vilarinho e Renata Salazar; defen-

sor-geral, Gério Patrocí-nio; chefe de Gabinete,

Raquel Gomes de Sousa; defensora Maria Cecília Pinto e Oliveira; desem-

bargadora e superinten-dente da Comsiv, Alice Birchal; e a defensora

Laurelle Carvalho

Page 5: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 5

No dia 16 de agosto, o defensor-geral, Gério Patrocí-nio Soares, reuniu-se com a presidente do Serviço Volun-tário de Assistência Social (Servas), Carolina Pimentel, na sede da entidade. Participaram da reunião a chefe de Ga-binete, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; a coorde-nadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes

Servas e DPMG discutem a formação de parcerias

A chefe de Gabinete, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; o diretor Jurídico do Servas, Acácio Wilde; a presidente do Servas, Carolina Pimentel; o defensor-geral, Gério Patrocínio; o coordenador Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos Araújo; e o diretor Executivo do Servas, Arthur Maia

Mascarenhas Glaeser; o coordenador Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos Araújo; e os diretores Executivo do Servas, Arthur Maia, e Jurídico, Acácio Wilde.

Durante o encontro foram apresentados, pelo de-fensor-geral, os resultados do projeto Proteção Integral, programa criado para implementar a decisão do Supre-mo Tribunal Federal (STF) que concedeu prisão domici-liar às gestantes e mães de filhos menores de 12 anos ou deficientes, presas sem condenação definitiva. Também foram debatidas as possibilidades de parcerias e convê-nios entre as duas instituições.

O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, e a subdefensora pública-geral, Luciana L. Lara Luce, reu-niram-se, no dia 31 de agosto, no Palácio da Liberdade, com o secretário de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Marco Antônio de Rezende Teixeira.

Na oportunidade, além da apresentação da nova gestão, foram tratados temas de interesse institucional.

A subdefensora-geral, Luciana Leão Luce; o defensor-geral, Gério Patrocínio e o secretário de

Estado de Casa Civil, Marco Antônio de Rezende

Secretário de Casa Civil e de Relações Institucionais

No dia 30 de agosto, o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, participou da abertura do XIII Congres-so Estadual do Ministério Público de Minas Gerais, pro-movido pela Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) no The One Business, na Capital.

Abertura do XIII Congresso Estadual do MPMG Com o tema “Reflexão sobre a conjuntura e avan-

ços institucionais”, o evento teve a palestra de abertura proferida pelo procurador de Justiça Nélson Rosenvald, que falou sobre “Os 30 anos da Constituição Federal e as tendências na responsabilidade civil”.

O defensor-geral, Gério Patrocínio (1ª posição à esquerda)

Presentes, a chefe de Gabinete,

Raquel Gomes de Sousa da Costa

Dias, a defensora pública Christiane

Neves Procópio Malard, e o presi-dente da Associa-

ção dos Defensores Públicos de Minas

Gerais (Adep-MG), Eduardo Cyrino

Generoso

Page 6: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 6

Durante a visita à Cataguases, no dia 23 de agosto, o defensor-geral, Gério Patrocínio Soares, reuniu-se com os defensores públicos em atuação na Regional Mata II, na sede local da Defensoria Pública, quando foram tratados temas relativos à comarca. Participa-ram do encontro defensores públicos em atuação em Cataguases, Leopoldina e Muriaé.

No mesmo dia, Gério Patrocínio reuniu-se tam-bém com defensores públicos em atuação em Ubá; e, no dia 24 de agosto, manteve encontro com os defen-sores públicos em atuação em Além Paraíba.

Os defensores públicos Wilson Hallak e Ana Beatriz Laborinha y Perez; o defensor-geral, Gério Patrocínio; a coordenadora Lo-cal em Além Paraíba, Marta Xavier de Lima Gouvêa, e marido, Luciano

O defensor-geral, Gério Patrocínio, e o assessor Institucional, Wil-son Hallak, com os defensores públicos André Luiz Campos Vieira, Carlos Eduardo de Oliveira e José Geraldo Mafia Júnior, em atu-ação em Muriaé; Bruno Jardim, Eliana Spíndola e Davi Cleriston Campos Pereira, em atuação em Cataguases; e Maria Filomena Silva Antunes e Roberta Lima de Paula, em atuação em Leopoldina

Os defensores públicos Wilson Hallak e Ellon Agostini Ro-drigues dos Santos; o defensor-geral, Gério Patrocínio; o defensor público Júlio César de Castro Martins e a coorde-nadora Local em Ubá, Paula Ávila Santas Brunner

Reunião com defensores públicos na Regional Mata II

STJ publica acórdão sobre a não exigência de registro na OAB para defensores públicos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou em agosto acórdão dos ministros da Segunda Tur-ma acerca da desnecessidade do registro na Ordem dos Advogados do Brasil para a carreira de defensor público.

O relator Herman Benjamin foi seguido no seu voto pelos ministros, que aprovaram a não obriga-

toriedade de inscrição na OAB para os defensores públicos, em razão das especificidades da carreira.

Acesse a página “Jurisprudência do STJ” no link abaixo e selecione "Acordão" – número para “Pes-quisa livre”: 201702941686

Acesse aqui página do STJ

Page 7: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 7

VISITAS AO GABINETEOuvidor de Polícia do Estado

O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soa-res, recebeu, no dia 13 de agosto, visita de cortesia do ouvidor de Polícia da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Paulo Vaz Alkimim. Participaram do encontro a chefe de Gabinete, Raquel Gomes de Sou-sa da Costa Dias e o coordenador Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos Araújo.

A apresentação da nova administração da Defen-soria Pública de Minas Gerais foi um dos temas da reunião.

O defensor público, Fernando Camargos; o defensor-geral, Gério Patrocínio; o ouvidor de Polícia, Paulo Alkimim e a chefe de Gabi-nete, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias

Representantes da MGSNo dia 21 de agosto, o defensor público-geral do

Estado, Gério Patrocínio Soares, recebeu representan-tes da empresa Minas Gerais Administração e Serviços S/A (MGS). Na pauta, apresentação do novo diretor--presidente da empresa, Rogério Siqueira, e avaliação sobre o atendimento às demandas da DPMG.

Participaram também do encontro o superinten-dente comercial e o diretor de negócios da MGS, Wa-shington Veloso e Danilo Guimarães, respectivamente; a assessora Institucional, Diana de Lima Prata Camar-gos; a assessora de Planejamento e Infraestrutura, Giza Magalhães Gaudereto; a superintendente de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional, Carla Carvalho; e as servidoras da SGPSO, Camila Moreira e Camila Alves.

No dia 28 de agosto, o defensor-geral, Gério Patro-cínio, reuniu-se com a subsecretária de Políticas de Pre-venção Social à Criminalidade (Supec), Andreza Rafaela Abreu. No encontro, que aconteceu na Defensoria-Geral, foram discutidas tratativas para parceria entre os órgãos, visando à participação da Defensoria Pública no Programa Mediação de Conflitos (PMC) desenvolvido pela Secreta-ria de Estado de Segurança Pública, à qual a Supec integra.

Programa Mediação de Conflitos – O programa atua em territórios marcados pela sociabilidade violenta, baixo aces-so a direitos e baixo capital social, a partir dos fundamentos da Mediação Comunitária, objetivando promover meios pacíficos de resolução de conflitos. Para isso, realiza ativi-dades que proporcionam o acesso a direitos, à mediação de conflitos e à organização comunitária, buscando preve-nir e reduzir homicídios oriundos da violência doméstica, familiar e contra a mulher, dos conflitos entre vizinhos e da violação de direitos, para evitar que o conflito se desdobre em violência e criminalidade.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública

DPMG e subsecretaria discutem parceria visando acesso a direitos, prevenção à criminalidade e pacificação social

Em sentido horário: chefe de Gabinete da Supec, Desirrée Mar-tins; subsecretária Andreza Rafaela Abreu; defensor-geral, Gério Patrocínio; chefe de Gabinete da DPMG, Raquel Gomes de Sousa; coordenador regional da área Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos; e a superintendente de Políticas Territoriais da Supec, Flávia Cristina Mendes

Page 8: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 8

O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, recebeu, no dia 09 de agosto, a visita do presidente da Associação dos Servidores da Atividade Meio da DPMG (Asamdep-MG), Hilton de Assis Santa Bárbara.

Presidente da Associação dos Servidores da Atividade Meio da DPMG

O superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Diego Mendes; o defensor público João Paulo Torres; O defensor-geral, Gério Patrocínio; o presidente da Asamdep, Hilton Santa Bárbara e a subdefensora-geral, Luciana Leão Luce

• No dia 24 de agosto, a subdefensora pública-geral, Luciana Leão L. Luce, reuniu-se com o presidente da Asamdep-MG, Hilton de Assis Santa Bárbara, no gabinete da Defensoria-Geral, para tratar de questões relativas ao reposicionamento dos ser-vidores, previsto na Lei 22.790/2017; sugestões a serem apresentadas, pela Associação, ao defen-sor-geral, para fins de elaboração da Resolução que estabelecerá as regras de reposicionamento dos servidores e a apresentação da atual diretoria da Associação.

No dia 08 de agosto, o coordenador Local em Go-vernador Valadares, Nestor Saraiva Pereira Neto, e o coordenador Local substituto, Alexandre Martins da Costa, visitaram o defensor público-geral, Gério Pa-trocínio Soares, no Gabinete da Defensoria-Geral.

Do encontro, em que foram debatidos assuntos relativos à comarca, participaram as assessoras de Planejamento e Infraestrutura, Giza Magalhães Gau-dereto e Institucional, Diana de Lima Prata Camargos.

Os defensores públicos Nestor Saraiva e Alexandre Martins; o de-fensor-geral, Gério Patrocínio; e as defensoras públicas Diana de Lima Camargos e Giza Gaudereto

O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soa_ res, recebeu, ainda no dia 08 de agosto, a visita da coordenadora Local em Juiz de Fora, Rachel Tolo-melli Campos, acompanhada da coordenadora subs-tituta, Maria Flávia Prado Villar.

Também participaram do encontro, a coordena-dora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lo-pes Mascarenhas Glaeser, e o assessor Institucional, Wilson Hallak Rocha.

As defensoras públicas Michelle Lopes Glaeser e Marai Flávia Villar, o defensor-geral, Gério Patrocínio, a defensora pública Ra-chel Campos e o defensor público Wilson Hallak

Coordenadores de Governador Valadares e Juiz de Fora

Page 9: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 9

PARCERIAS

Direitos humanos são tema de reunião entre a DPMG e a Corregedoria-Geral de JustiçaNo dia 16 de agosto, a chefe de Gabinete, Raquel

Gomes de Sousa da Costa Dias; a coordenadora de Pro-jetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascare-nhas Glaeser; e os defensores públicos Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch e Vladimir de Souza Rodrigues, em atuação na Defensoria de Direitos Humanos, Cole-tivos e Socioambientais (DPDH), reuniram-se com o cor-regedor-geral de Justiça, desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca.

Durante o encontro, foram tratadas questões ligadas aos direitos humanos. Participaram também os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça, Paulo Rober-to Maia Alves Ferreira, Aldina de Carvalho Soares e João Luiz Nascimento de Oliveira.

A partir da esq.: os juízes Paulo Roberto Alves Ferreira e Aldina Soa-res; o corregedor-geral, José Geraldo Saldanha; o juiz João Luiz Nas-cimento; a chefe de Gabinete da DPMG, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; e os defensores públicos Michelle Glaeser, Vladimir Rodri-gues e Ana Cláudia Alexandre

Renovação de parceria é discutida pela DPMG e Prefeitura de Governador ValadaresNo dia 22 de agosto, a defensora pública e assessora

Institucional da DPMG, Diana de Lima Prata Camargos, visitou o gabinete do prefeito de Governador Valadares, André Luiz Coelho Merlo (foto ao lado), para discutir a renovação do Termo de Cooperação Técnica que estabe-lece parceria entre o município e a Defensoria Pública.

Já na quinta-feira, dia 23, a assessora Institucional reuniu-se também com os defensores públicos em atua-ção na unidade de Governador Valadares para tratar de assuntos relacionados à comarca.

Coronel Alexandre Costa PintoO defensor-geral, Gério Patrocínio Soares, recebeu em

seu gabinete, no dia 31 de agosto, a visita do coronel Ale-xandre Costa Pinto. Na oportunidade, o coronel convidou o defensor-geral para a solenidade de abertura do 2º Semi-nário Estadual de Prevenção à Violência Doméstica Contra as Mulheres, promovido pela Polícia Militar de Minas Ge-rais (PMMG), no dia 11 de setembro, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, na Capital.

O defensor-geral e a coordenadora da Defensoria Es-pecializada na Defesa da Mulher em Situação de Violência (Nudem), Renata Salazar Botelho Guarani ministrarão a pa-lestra de abertura do seminário abordando “A Atuação da Defensoria Pública no Enfrentamento à Violência Domésti-ca e Familiar contra as Mulheres”.

A chefe de Gabinete, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o de-fensor-geral, Gério Patrocínio e o coronel Alexandre Costa

Page 10: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 10

A chefe de gabinete Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, e a coordenadora de Família e Sucessões da Capital, Caroline Loureiro Gou-lart Teixeira, reuniram-se no dia 30 de agosto, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com os juízes José Ri-cardo Veras e Maria Luíza Pires Rangel e assessores.

Realização do projeto “Mutirão Direito a Ter Pai” é discutida pela Defensoria Pública e o TJMG

A partir da esq.: As defensoras públicas Raquel Gomes de Sousa da Costa e Michelle Glaeser; do juiz auxiliar da 3ª vice-presidente, José Ricardo dos Santos de Freitas Veras; juíza Maria Luíza Pires Rangel;

a coordenadora de Comunicação Institucional do TJMG, Mariana Brito; a secretária de Suporte de Planejamento e Gestão da 1ª ins-tância, Bruna Eduarda Medeiros de Souza; e o assessor da Gestão

de Inovação da 3ª vice-presidência, Diego Ávila da Silva

O encontro tratou da parceria entre as duas Institui-ções para a edição deste ano do projeto “Mutirão Direito a Ter Pai”, prevista para o mês de novembro e que já conta com 45 comarcas participantes, o maior número desde o seu lançamento, em 2011.

O defensor público-geral de Minas Gerais foi repre-sentado pelo assessor de Planejamento e Infraestrutura, Nikolas Stefany Macedo Katopodis, na XIX reunião ordi-nária de 2018 do Colégio Nacional dos Defensores Públi-cos-Gerais (Condege) realizada no dia 24 de agosto, em Natal (RN).

XIX reunião ordinária do Condege

Assessor de Planejamento e Infraestru-tura, Nikolas Katopodis (3ª posição, à direita), representa a DPMG na reunião em Natal, que contou com a participa-ção de representantes de 19 estados

Durante a reunião, foram discutidas questões relativas à atuação das Defensorias, como a Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos. A defensora pública do Rio de Janeiro, Viviane Aló, falou so-bre o expediente da DPE/RJ na implantação das exigên-

cias da Lei, entre elas, a “Carta de Serviços ao Cidadão”, documento que tem como objetivo informar à população sobre os serviços pres-tados por uma instituição.

>> Leia matéria na íntegra

No dia 23 de agosto, a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Gla-eser, recebeu, no gabinete da Defensoria-Geral, a visita do gerente de Posto de Atendimento do Sicoob JUS-MP, Maycon Rodrigues (foto ao lado).

O assessor de Comunicação da Defensoria, Rodrigo Souza Neves, também participou da reunião, que tra-tou de novas parcerias entre a instituição financeira e a DPMG, que já conta com o apoio do Sicoob JUS-MP em projetos como o Casamento Comunitário, Gestação Legal e o Mutirão Direito a Ter Pai.

Sicoob JUS-MP e Defensoria Pública buscam novas parcerias

Page 11: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 11

ESCOLA SUPERIOR

A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep MG) promoveu, nos dias 13 e 14 de agosto, as palestras “In-teligência emocional” e ‘‘Alimentação saudável’’, em parceria com a empresa Minas Gerais Administração e Serviços (MGS), aberto aos defensores públicos, servi-dores e estagiários.

O evento, realizado no auditório da sede I da Defen-soria Pública, na Capital, integra a Semana Interna de Pre-venção de Acidentes de Trabalho (Sipat), e buscou promo-ver a capacitação e a formação de defensores públicos e servidores, como diretriz para o aperfeiçoamento profis-sional e pessoal e, ainda, a melhoria da qualidade de vida.

A atividade contou com a participação da psicóloga Maria Cristina Ferreira Machado no dia 13 e da nutricio-nista Vanessa Ferreira Botelho no dia 14, responsáveis por ministrar as palestras e esclarecer dúvidas e possí-veis curiosidades do público sobre os temas abordados.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na DPMG

A superintendente Carla Aparecida de Souza (3ª posição da es-querda para a direita) e a nutricionista Vanessa Ferreira (5ª po-sição da esquerda para a direita), acompanhadas da equipe da DPMG e MGS

A partir da esq.: trabalhador mirim da Esdep Caio Moreira; a auxiliar administrativa da MGS Rosângela Monteiro de Souza; a Superinten-dente de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional (SGPSO), Carla Apa-recida de Souza Carvalho; a assessora da AGE, Lícia Ferraz Venturi; a psicóloga Maria Cristina; e os servidores da SGPSO Camila Alves e Rodrigo Machado

Concurso de Frases – Durante o encontro, houve a pre-miação da frase escolhida para ser utilizada na próxima campanha da Sipat. O concurso, promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), foi aberto a ser-vidores e funcionários da Defensoria Pública.

>> Leia matéria na íntegra

CICLO DE DEBATES

O coordenador da Câmara de Execução Penal, An-tônio Carlos Moni de Oliveira, abriu o ciclo de palestras “O Direito Penal em tempos de cólera punitivista”, no dia 22 de agosto, abordando o tema “Normativa internacio-

A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) promoveu, em agosto, o ciclo de debates sobre os desafios do Direito Penal e a palestra sobre novos métodos para soluções de conflitos. Os eventos foram realizados no auditório da Defensoria Pública, na Capital.

Desafios do Direito Penal nal de direitos humanos e execução penal”. O defensor público discorreu sobre os instrumentos internacionais que garantem os direitos humanos, assinados pelo Bra-sil, e que devem ser utilizados pelos operadores do Di-reito da execução Penal no cotidiano do seu trabalho.

continua >>

Page 12: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 12

Na sequência, o professor Amilton Bueno de Carva-lho falou sobre “Pena de prisão: um olhar crítico-libertá-rio”, quando teceu considerações sobre o papel do de-fensor público no sistema de punição e o que o difere de outros operadores do Direito.

A defensora pública Renata Pacheco Duarte encer-rou as palestras com o tema “A falácia do garantismo no Brasil”, em abordagem na qual analisou o garantismo numa sociedade excludente e desigual, como a brasilei-ra, e suas consequências sobre o direito penal.

O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, que abriu os trabalhos, saudou os presentes, agradecen-do aos palestrantes a oportunidade de aprendizado e a inspiração trazida por estes para o enfrentamento das di-ficuldades do cotidiano na execução penal.

O diretor da Esdep, Rômulo Luis Veloso de Carvalho, destacou que o ciclo de palestras trazia um tema central para a sociedade, e que a Escola Superior “tem como um de seus objetivos colocar em discussão temas sensíveis, que incomodam, mas que devem ser discutidos na bus-ca do aprimoramento da própria Instituição”.

>> Leia matéria na íntegra

CICLO DE PALESTRAS

Os defensores públicos Renata Pacheco e Antônio Moni, o professor Amilton Bueno e o defensor público Rômulo Veloso, durante encontro reuniu defensores pú-blicos, servido-res e estagiários no auditório da DPMG

Novos métodos para soluções de conflitosO debate, promovido no dia 31 de agosto com o

tema “Novos Métodos e novos olhares para soluções de conflitos”, foi aberto com palestra do presidente nacio-nal do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), Rodrigo da Cunha Pereira, que fez uma incursão pela psi-canálise para ressaltar a importância e a necessidade de métodos alternativos para a mediação, como a conste-lação familiar e outras técnicas. Para ele, “a tendência é que a solução de conflitos seja cada vez mais pela via ex-trajudicial em razão da situação complicada vivida pelo Judiciário, que não dá resposta efetiva às demandas”.

Para a defensora pública Francis Coutinho, que parti-cipou como debatedora, "a palestra trouxe mais uma con-tribuição ao universo de saberes do Direito, ampliando, ainda mais, as suas fronteiras com a busca da interdiscipli-naridade através do apoio da psicologia".

O defensor público Diego Francisquini, também de-batedor, disse que as soluções extrajudiciais são um ins-trumento importante para desafogar o Judiciário. “O de-safio é a implementação destes métodos alternativos de forma mais ampla e efetiva e o debate trouxe questões importantes para reflexão sobre o tema”, frisou.

Leia matéria na íntegra

As defensoras públicas Francis

Coutinho e Carolina Lourei-

ro; o professor Rodrigo da

Cunha Pereira; a chefe de Gabinete,

Raquel Gomes de Sousa; e

os defensores públicos Rômulo

Veloso e Diego Francisquini

>> Continuação

Page 13: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 13

Esdep atualiza relação de livros disponíveis em sua bibliotecaA Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep)

divulgou, no dia 24 de agosto, a relação atualizada de livros para empréstimo disponível em sua biblioteca.

A lista pode ser acessada pelo site da Esdep em Acesso Restrito.

AÇÕES EM DESTAQUE

Com o objetivo de defender o direito à moradia da população hipossuficiente e buscando evitar a judicia-lização de demandas relativas à regularização fundiá-ria e à habitação popular, a Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH) enviou duas recomendações ao chefe do Exe-cutivo Municipal de Belo Horizonte, ambas protocola-das em 06 de agosto.

A Recomendação nº 03/2018 – DPDH pede o arqui-vamento, junto à Câmara Municipal, do PL 413/2017, que visa alterar as leis 10.087/2011 e 9.984/2010, no

Recomendações da DPDH ao Município de Belo Horizonte buscam efetivar o direito à moradia e evitar a judicialização

Volume de processos recebidos pela Desits-Crim cresceu mais de 100% desde 2011

O número de processos recebidos pela Defensoria Especializada de Segunda Instância e Tribunais Superio-res – Criminal (Desits-Crim) aumentou 132% nos últimos sete anos.

De 15.179 processos recebidos em 2011, o número saltou para 35.189 em 2017.

O quantitativo desde 2011 totaliza 191.173 proces-sos recebidos pela Desits-Crim.

Juntas, as sete Câmaras Criminais são responsáveis por 170.877 dos processos enviados. O 1º Cartório de Recursos a outros Tribunais (Carot) é responsável pelo envio de 17.401 e o Cartório de Feitos Especiais (Cafes) encaminhou 2.895 processos.

Em 2017, o aumento da quantidade recebida foi expressivo, totalizando 4.427 processos a mais em re-lação ao ano anterior. A coordenadora da Especializada,

que diz respeito à destinação dos recursos. As referi-das leis autorizam a alienação de bens imóveis deter-minados, com a finalidade de que os recursos sejam destinados ao Fundo Municipal de Habitação.

Já na Recomendação nº 04/2018, a DPDH pede a revogação do Decreto nº 16.376/2016, que revoga dispositivos do Decreto nº 15.762/2014, que contém dispositivo não previsto na Lei 7.597/98, que prevê a remoção e reassentamento de famílias residentes em área de risco.

>> Leia matéria na íntegra

defensora pública Neusa Guilhermina Lara, explica que isso se deve ao incremento do número de defensores públicos atuando na 1ª instância, em decorrência da no-meação e posse, em setembro de 2015, dos candidatos aprovados no 7º Concurso para Ingresso na Carreira da Defensoria Pública. A coordenadora destaca que, “entre 2015 e 2018, a Desits-Crim teve perda de três defenso-res públicos, que se aposentaram. Não houve reposição e, atualmente, a Especializada conta com 16 defensores em atuação”.

No dia 16 de agosto, a coordenadora fez a entrega do relatório para o defensor público-geral, Gério Patro-cínio Soares.

.

>> Acesse aqui a íntegra do relatório

Funcionamento: De 9h às 17h Sede da Esdep – rua Araguari, 511, 22º andar, Barro Preto.

Page 14: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 14

AÇÕES EM DESTAQUE

A coordenadora do Nudem de Montes Claros, Maiza Rodrigues da Silva, proferiu palestra com o tema “Inovações na Lei Maria da Penha”, no dia 07 de agosto, em comemoração aos 12 anos da Lei.

O evento ocorreu no teatro da Faculdade Integra-da Pitágoras, para acadêmicos e professores do curso de Psicologia, e teve como objetivo conscientizar e mobilizar o público acadêmico e a sociedade em geral sobre problema da violência doméstica na atualida-de. Foram abordados métodos de prevenção e en-

Coordenadora do Nudem-Montes Claros palestra sobre a Lei Maria da Penha em faculdade

frentamento, disponibilizadas informações acerca da efetividade da lei, além do trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública relacionado aos desafios e perigos que as mulheres são expostas no dia a dia.

Para ter acesso à palestra, os participantes fize-ram doações de fraldas descartáveis e materiais de limpeza. O material arrecadado será repassado para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

A Defensoria Pública de Minas Gerais em Muriaé, por meio do coordenador Local, Carlos Eduardo de Oliveira, e os defensores públicos André Luiz Campos Vieira, Marcus Tarcísio Silva de Castro e Jamel Castro do Amaral Paes, participou do mutirão de audiências de conciliação para demandas de imóveis da Cohab no município, realizado na semana de 6 a 10 de agosto. A iniciativa é uma parceria entre a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Compa-nhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), o Centro Universitário Unifaminas e a Prefeitura.

Com a previsão de 198 audiências e 95% de acor-dos realizados, o atendimento aos mutuários acon-teceu no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unifaminas, envolvendo a equipe da Cohab, professores e acadê-micos do curso de Direito da universidade.

>> Leia matéria na íntegra

Mutirão habitacional em Muriaé

O defensor público André Luiz Vieira (1º à esquerda) compõe a mesa de abertura do mutirão

Page 15: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 15

AÇÕES EM DESTAQUEManifestação pela vida das mulheres

Velas foram acesas em memória das

433 mulheres assassinadas em

2017 em Minas Gerais em ato foi organizado pela

Rede Estadual de Enfrentamento à

Violência Contra a Mulher

A coordenadora da Defensora Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violên-cia (Nudem) Maria Cecília Pinto e Oliveira, e a defen-sora pública Diana Fernandes de Moura, em atuação na Defensoria de Tóxicos na Capital, participaram no dia 07 de agosto, da caminhada “Luta pela vida das mulheres”, promovida pela Rede Estadual de Enfren-tamento à Violência Contra a Mulher, para marcar os 12 anos da Lei Maria da Penha. A passeata teve con-centração em frente à Delegacia da Mulher e seguiu até o Fórum Lafayette, no Barro Preto, na Capital.

De acordo com Maria Cecília Oliveira, “o ato deve-ria ser de celebração, mas infelizmente ainda temos um número alto de feminicídios, mesmo com a Lei Maria da Penha sendo considerada a terceira melhor do mundo nesta área. No ano passado, Minas Gerais registrou 433 feminicídios, o que mostra que temos muito a evoluir na defesa dos direitos da mulher em situação de violência".

>> Leia matéria na íntegra

Casamento comunitário para 35 casais em UbáTrinta e cinco casais oficializaram sua união no

Casamento Comunitário que a Defensoria Pública de Minas Gerais em Ubá promoveu no dia 11 de agosto.

Realizada com o apoio de diversos parceiros, a cerimônia aconteceu no Tabajara Esporte Clube, com direito a entrada dos noivos ao som da marcha nup-cial executada pela banda de música do 21º Batalhão de Polícia Militar, tapete vermelho, troca de alianças, bênção ecumênica, entrega das certidões de casa-mento, bolos, refrigerantes, doces e bem casados, além do sorteio de diversos brindes.

Para a coordenadora Local, Paula Ávila Dantas Brunner, o evento “foi tocante e emocionante, um momento alegre nos dias agitados que vivemos. O casamento foi muito elogiado pelos noivos, convida-dos e autoridades presentes”, destacou. A defensora pública ainda agradeceu aos parceiros da Defensoria Pública.

A iniciativa contemplou moradores das cidades de Ubá, Divinésia, Guidoval, Tocantins e Rodeiro.

>> Leia matéria na íntegra

>> Reportagem no Ubá News

>> Entrevista da defensora pública Paula Ávila Dantas Brunner ao Ubá News

NA MÍDIA

Page 16: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 16

AÇÕES EM DESTAQUE

A coordenadora do Projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc – Paz em Ação) e da Câ-mara de Estudos de Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Atuação Extrajudicial, Francis de Olivei-ra Rabelo Coutinho, reuniu-se com a coordenadora do Núcleo de Solução de Conflitos da UNA-BH (NUSC), professora Camila Linhares, no dia 16 de agosto, para discutir a parceria entre o Centro Universitário e o Projeto Mesc, traçar e organizar as primeiras ativida-des conjuntas.

De acordo com Francis Coutinho, “as tratativas fazem parte de planos e estudos para fomento aos meios adequados de solução de conflitos na Defen-soria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da contribuição da Câmara de Estudos e futuras ações extrajudiciais a serem discutidas e aprovadas institu-cionalmente”.

Mediação de conflitos é foco de parceria entre o projeto Mesc e UNA-BH

Por sua vez, Camila Linhares salientou a relevância dos meios adequados de solução de conflitos, como a mediação, para a formação do futuro profissional do Direito.

A professora Camila Linhares e a defensora pública Francis Cou-tinho

Ato em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua tem atendimento da Defensoria Pública

No dia 17 de agosto, a DPMG, representada pe-los defensores públicos Vladimir de Souza Rodrigues e Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch, em atuação na Defensoria de Direitos Humanos, Coletivos e Socio-ambientais; Gabriel Freitas Maciel Garcia de Carvalho, em atuação na área Cível no Barreiro; e Guilherme Andrade Carneiro Deckers, em atuação na Execução Penal em Ribeirão das Neves, participou do Ato em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, organizado pelo Movimento da População de Rua, no Viaduto Santa Tereza, na Capital.

A Defensoria Pública prestou atendimento duran-te o evento, destacando-se as consultas e informações processuais aos assistidos, encaminhamento para ob-tenção de documentos e a tomada de providências judiciais contra as formas de violação detectadas.

>> Leia matéria na íntegra

No alto, a partir da esquerda: A estagiaria Camila Marmo; o defensor público Vladimir Rodrigues; as servidoras Eliana Cân-dido e Rosemary Gabriel; os defensores públicos Ana Cláudia Alexandre, Gabriel Freitas Maciel Garcia de Carvalho e Guilher-me Andrade Deckers; e os servidores Mauricio Antônio Santos e Guilherme Henrique Oliveira

Page 17: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 17

AÇÕES EM DESTAQUE

A Defensoria Pública de Minas Gerais em Sete La-goas promoveu, no dia 19 de agosto, o Dia da Cidada-nia das Pessoas em Situação de Rua, em parceria com a Polícia Militar, secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, Toca de Assis, pastorais da Igreja Católica e voluntários.

Durante o evento foram prestados atendimentos jurídico, médico e psicológico; aferição de pressão, corte de cabelo e barba, manicure, higienização e so-licitação de certidões pelo Recivil, além de palestras e apresentações teatrais.

De acordo com o defensor público Gilson Santos Maciel, em atuação em Sete Lagoas, “o projeto foi idealizado com o objetivo de conhecer as pessoas em situação de rua e suas dificuldades, diante do cres-cente número de cidadãos nesta condição na cidade. O atendimento multidisciplinar e em rede permite traçar estratégias de atuação visando oferecer os ser-viços adequados para resgatar estas pessoas, favore-cendo sua reinserção social e familiar”, finalizou.

No dia 20 de agosto, a defensora pública Da-niele Bellettato Nesrala, coordenadora da Defen-soria Especializada de Infância e Juventude – Cível, representou a DefensoriaPpública de Minas Gerais (DPMG) na reunião da Comissão da Infância e Juven-tude do Colégio Nacional dos Defensores-Públicos Gerais (Condege), realizada na sede da Escola Supe-

Dia da Cidadania em Sete Lagoas

Reunião da Comissão da Infância e Juventude do Condege

A Defensoria Pública prestou atendimento jurídico às pessoas em situação de ruaO encontro teve, ainda, palestras e informaçõesaos participantes

rior da Defensoria Pública (ESDP) do Distrito Federal. Na pauta, entre outros itens, foi definida a nova

composição da Comissão Especializada de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente do Condege e a deliberação do próximo Congresso Nacional da Infân-cia e Juventude a ser realizado em Belo Horizonte, nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2019.

Cadastro Nacional de Adoção (CNA) Entre os dias 20 e 22 de agosto, Daniele Bellettato

Nesrala participou também, em Brasília, do curso de formação sobre o Novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento de Crianças e Adolescentes. Durante o treinamento, foram dadas informações sobre o novo Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

Defensora pública Daniele Bellettato (6ª posição da direita para a esquerda, à frente) no lançamento do novo Cadastro Nacional de Adoção

>> Leia matéria na íntegra

Page 18: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 18

AÇÕES EM DESTAQUE

A Defensoria Pública de Minas Gerais em Cata-guases realizou, no dia 23 de agosto, o primeiro Ca-samento Igualitário na comarca, quando 80 casais, entre eles dois homoafetivos, receberam as bênçãos nupciais, em solenidade no Ginásio Poliesportivo Mu-nicipal Max Baer Lopes, na presença de familiares dos noivos, convidados e autoridades. A cerimônia con-tou com a entrada sobre tapete vermelho, troca de alianças, bênção ecumênica, bolos, refrigerantes, e música a cargo da cantora Eliane Carvalho e os violo-nistas Yasmin Teixeira e Luiz Cláudio Carmo. Em abril do ano passado, a Defensoria Pública em Cataguases realizou, para 32 casais, o primeiro Casamento Comu-nitário na comarca.

Organizado pela DPMG em Cataguases, tendo à frente a coordenadora da Regional Mata II, Eliana Ma-ria de Oliveira Spindola, o Casamento Igualitário teve como parceiros a Prefeitura de Cataguases, a Secre-

Cataguases promove Casamento Igualitário para 80 casais

NA MÍDIA

>> Veja a repercussão no Mídia Mineira

taria municipal de Desenvolvimento Social, a Associa-ção Fraterna de Assistência aos Necessitados (AFAN) e empresários locais.

O defensor-geral, Gério Patrocínio

e o vereador Vinicius

Machado

Moção de CongratulaçõesNo início da cerimônia, o defensor público-geral,

Gério Patrocínio Soares, foi homenageado pela Câma-ra Municipal de Cataguases com a entrega de Moção de Congratulações por meio do vereador Vinícius Ma-chado. O parlamentar destacou as boas relações do município com o defensor-geral e saudou a sua ascen-são à Defensoria-Geral.

>> Leia matéria na íntegra

Page 19: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 19

AÇÕES EM DESTAQUE

No dia 23 de agosto, o coordenador da Regional Je-quitinhonha e Local em Curvelo, Adalberto Pelli, minis-trou a palestra “Defensoria Pública e suas atribuições” para 150 alunos da Escola Estadual Bolívar de Freitas.

Durante o evento, realizado na sede da OAB/MG – Subseção Curvelo, o coordenador apresentou para os estudantes o trabalho da Defensoria Pública na re-

Defensoria Pública é apresentada para estudantes em Curvelo

O coordenador da Defensoria Especializada em Saúde da Capital, Bruno Barcala Reis, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) nos dias 23 e 24 de agosto, no Seminário de Judicialização na Saúde Pública, em Varginha. O evento, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorre-gião do Sul de Minas (Cissul/Samu), discutiu, do pon-to de vista jurídico, o aumento de demandas reque-rendo a concessão e o custeio, pelo poder público, de medicamentos e tratamentos, bem como alternativas para reduzir ações judiciais relacionadas, sem deixar de atender às necessidades da população.

Bruno Barcala ministrou a palestra “O Exercício da Cidadania na Saúde Pública. Limites e Necessidades. Papel da Defensoria Pública“, na qual abordou as estra-

Ribeirão das Neves: Atendimento em penitenciária feminina

gião e projetos desenvolvidos pela Instituição, como o Mutirão “Direito a Ter Pai”, “Casamento Comunitário” e de educação em direitos, entre outros.

Com o objetivo de auxiliar na escolha profissional dos alunos, Adalberto Pelli ainda apresentou o curso de Direito e discorreu sobre as possibilidades que a carreira possibilita ao bacharel dessa área.

Seminário sobre judicialização da saúde no Sul de Minas O defensor

público Bruno Barcala Reis

durante a palestra

tégias adotadas pela Especializada da Saúde para apri-morar a atenção prestada aos assistidos e qualificar a judicialização na área da saúde.

>> Leia matéria na íntegra

As mulheres que estão em situação de prisão na Penitenciária José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves, estão recebendo atendimento semanal prestado pela Defensoria Especializada em Urgências Criminais (DEUC). A atividade é uma das ações que a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) tem realizado para atender às demandas apontadas pelas mães e mulheres moradoras da Pedreira Prado Lopes e do Morro das Pedras, em Belo Horizonte.

>> Leia matéria na íntegra

Amicus curiaeBaseada nas informações já levantadas, a DPMG

deu início à sua atuação e, além do atendimento pre-sencial na Penitenciária José Abranches, está em fase de elaboração um questionário que será encaminha-do às mães da Pedreira e do Morro das Pedras para ser distribuído para familiares de detentos.

Ademais de possibilitarem à Defensoria Pública ter efetiva ciência das condições dos apenados, os for-mulários serão juntados ao recurso que tramita no Su-premo Tribunal Federal (STF) e questiona se a revista vexatória para ingresso em estabelecimento prisional é constitucional ou não. A DPMG ingressou no recurso como amicus curiae, juntamente com as Defensorias que integram o Grupo de Atuação Estratégica das De-fensorias Públicas nos Tribunais Superiores (GAETS).

>> Saiba mais

Page 20: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 20

AÇÕES EM DESTAQUE

Ação social promovida pelo Servas e Instituto BH Futuro tem participação da DPMG

Defensoras públicas Deborah Picinin Muzzi e Cristiane Moura Ave-lar; defensor-geral, Gério Patrocínio Soares; defensora pública Va-nessa Pontes; presidente do Servas, Carolina Pimentel; presidente do Instituto BH Futuro, Malco Camargos; e a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene RochaFoto: Ascom/Servas

Palestra na PUC Minas aborda a educação como direito social

Levar informações e prestar orientações jurídicas nas áreas de Família, Cível e Criminal para os moradores do Aglomerado da Serra foram os objetivos da partici-pação da Defensoria Pública na ação social promovida, no dia 1º de setembro, pelo Serviço Social Autônomo (Servas) em parceria com o Instituto BH Futuro.

Os atendimentos foram prestados pelas defensoras públicas Vanessa Maria de Miranda Pontes, Deborah Picinin Muzzi e Cristiane Moura Avelar. O evento con-tou também com a presença do defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, da presidente do Servas, Carolina Pimentel, e da secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha.

>> Leia matéria na íntegra

A coordenadora do Projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc – Paz em Ação) e da Câ-mara de Estudos de Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Atuação Extrajudicial, Francis de Olivei-ra Rabelo Coutinho, ministrou palestra para 170 alu-nos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da PUC Minas, no dia 1º de setem-bro, no campus Coração Eucarístico. Presente a psi-cóloga Adriana Reis, do Centro Psicossocial da DPMG.

A defensora pública apresentou a educação como direito social e seus objetivos constitucionais e a me-diação como instrumento para solução de conflitos.

Leia matéria na íntegra

Desembargador relator cita artigo de defensor público mineiro em voto de apelação criminal

Em julgamento de apelação interposta pela Defensoria Pública de Minas Gerais na comarca de Janaúba em favor dos assistidos J.B.S. e G.H.F.S., condenados por crime de roubo com emprego de armas brancas (dois facões), o voto proferido pela 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mi-nas Gerais (TJMG) deu parcial provimento ao re-curso, reduzindo as penas aplicadas para a pena mínima, em regime semiaberto.

Fundamentando a decisão na recente altera-ção do Código Penal pela Lei 13.654, de 23 de abril de 2018, que revogou o inciso I do § 2º do art. 157 do Código Penal, referente ao emprego de arma diversa de arma de fogo, o relator, desembargador Rubens Gabriel Soares, citou artigo jurídico de au-toria do defensor público Fernando Campelo Mar-telleto, em atuação na Defensoria Especializada de Segunda Instância – Criminal (Desits-Crim). O tex-to foi publicado no site Consultor Jurídico (Conjur), em 04 de maio de 2018.

>> Leia o artigo do defensor público

Page 21: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 21

XII Jornada da Lei Maria da Penha tem participação da DPMGA defensora pública Laurelle Carvalho de Araújo, em

atuação na Defensoria Especializada na Defesa do Di-reito da Mulher em Situação de Violência (Nudem) em Belo Horizonte, representou a Defensoria Pública de Mi-nas Gerais (DPMG) na XII Jornada da Lei Maria da Penha, realizada nos dias 09 e 10 de agosto no Conselho Nacio-nal de Justiça (CNJ), em Brasília.

Com o tema ‘‘Feminicídio’’, o evento promoveu de-bates e discussões para sensibilizar profissionais que atuam no sistema de Justiça e Segurança Pública sobre a importância de aprimorar a atuação na investigação, processamento e julgamento de homicídios dolosos pra-ticados contra a mulher baseados no gênero.

>> Leia matéria na íntegra As defensoras públicas Ducielly Nóbrega e Laurelle Carvalho

Posse do Conselho Estadual da Juventude em Belo Horizonte

A presidente do CEJ, Bár-

bara Ravenna e a defensora

pública Francis Coutinho

A coordenadora do Projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc – Paz em Ação) e da Câmara de Estudos de Métodos Adequados de Solução de Con-flitos e Atuação Extrajudicial, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, representou o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, na solenidade de posse do Conselho Estadual da Juventude, realizada no dia 10 de agosto, no Palácio da Liberdade, na Capital. O evento abriu as co-memorações da Semana Estadual da Juventude.

>> Leia matéria na íntegra

DPMG PARTICIPA

O coordenador da Defensoria Especializada do Con-sumidor, Daniel Firmato de Almeida Glória, representou o defensor público-geral de Minas Gerais na abertura do XVIII Congresso Nacional do Ministério Público do Con-sumidor realizada no 08 de agosto. Com o tema “Os Re-flexos da Crise Brasileira na Proteção e Defesa do Consu-midor”, o evento continuou até o dia 10/08.

Daniel Firmato foi um dos debatedores do painel “O papel das instituições públicas e privadas na solução e na prevenção dos conflitos de consumo”, que aconteceu na manhã do dia 09 de agosto.

XVIII Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor

Coordenador Daniel Firmato (4ª posição, à esquerda) compõe a mesa de honra da abertura

Page 22: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 22

Comitiva de enfrentamento à violência doméstica no TJMG

A defensora pública Ana Cláudia Braga Arêas Pi-nheiro Pinto representou a Defensoria Pública de Mi-nas Gerais (DPMG) na comitiva de enfrentamento à violência doméstica, realizada no dia 23 de agosto, no gabinete da presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Durante o encontro uma comissão formada por mulheres integrantes de diversos grupos de enfrenta-mento do problema apresentaram situações e casos para o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais. Elas reivindicam a criação de um juizado especializado em violência contra a mulher na comarca de Contagem.

>> Leia matéria na íntegra

Presidente Nelson Missias recebe comitiva de comba-te à violência doméstica. No detalhe, a defensora pública Ana Cláudia Braga

Entrega da Medalha Chico Xavier, em UberabaNo dia 23 de agosto, o defensor público Álvaro Ri-

cardo Azevedo Andrade Filho, em atuação em Uberaba, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais na so-lenidade de entrega da “Medalha Chico Xavier”.

A honraria é concedida pela Câmara Municipal de Uberaba para reconhecer pessoas que estiveram inte-gradas no convívio cívico e comunitário, dedicando sua vida ao serviço filantrópico por altruísmo.

Com informações da Câmara Municipal de Uberaba

Defensor público Álvaro Ricardo Azevedo (à esquerda) compõe a mesa solene do evento

Foto: Câmara de Uberaba

O assessor Institucional João Paulo Torres Dias re-presentou o defensor público-geral, Gério Patrocínio So-ares, na solenidade de posse da juíza Valéria Rodrigues Queiroz como desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no dia 24 de agosto, no auditório do TJMG, na Capital. Acompanharam a cerimônia os de-fensores públicos Marcos Lourenço Capanema de Almei-da e Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, o coordenador da Defensoria de Infância e Juventude – Ato Infracional, Alexandre Henrique Oliveira Barbosa, e o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, Eduardo Cyrino Generoso.

Valéria Queiroz assume a vaga deixada pelo ex-pre-sidente do TJMG, Herbert Carneiro, e ocupará uma vaga na 15ª Câmara Cível.

>> Leia matéria na íntegra

Solenidade de posse de desembargadora

Os defensores públicos Wellerson Corrêa e João Paulo Torres Dias; a desembargadora Valéria Queiroz; e os defensores públicos Marcos Capanema e Alexandre Barbosa

Page 23: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 23

As seis instituições que subscrevem esta nota, surpre-sas com a inserção realizada pelo Juízo Federal da 12ª Vara de Belo Horizonte, quando da audiência judicial de concilia-ção realizada na data de ontem (08.08.2018), criando con-dições que não haviam sido previstas nos acordos que fir-maram com as empresas Vale S/A, BHP Billiton Brasil Ltda. e Samarco Mineração S/A, vêm esclarecer:

1) O direito a assessorias técnicas independentes, es-colhidas pelas pessoas atingidas, previsto no Termo Aditivo, firmado em 16/11/2017, não condiciona sua implementa-ção e funcionamento às condições impostas pelo Juízo Fe-deral quando da sua homologação parcial.

2) O TAC Governança, firmado no dia 25/06/2018, tam-bém não previu quaisquer condições à implementação e ao funcionamento das assessorias técnicas que foram previs-tas no Termo Aditivo de 16/11/2017.

3) Tanto o Termo Aditivo de 16/11/2017, quanto o TAC Governança, de 25/06/2018, têm a finalidade de aprimo-

No dia 3 de setembro, o assessor Institucional João Paulo Torres Dias representou o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, no lançamento do projeto-pilo-to do Sistema Informatizado para Controle de Depósitos Judiciais (SISCONDJ-DEPOX), em algumas unidades ju-diciárias da comarca de Belo Horizonte, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O sistema vai permitir a automação, via internet, do processamento de ordens judiciais relativas a depósitos judiciais.

>> Leia matéria na íntegra

Lançamento do projeto-piloto para controle de depósitos judiciais

O defensor público João Paulo Torres (1ª posição da direita para a esquerda)

NOTÍCIAS EXTERNASCondege divulga Protocolo de Atuação em Defesa do Direito de Protesto

O Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) divulgou o “Protocolo de Atuação Técnica de De-fensores (as) Públicos (as) em Defesa do Direito de Protes-to”, aprovado por unanimidade durante a sua 18ª reunião ordinária, em Porto Alegre, em 27 de julho.

O protocolo contém orientações e regras a serem se-guidos pelos defensores públicos em casos de abuso de au-toridade e tortura que ocorram em manifestações sociais.

>> Veja o documento

Nota de esclarecimento sobre audiência judicial de conciliação quanto aos atingidos pelo rompimento da barragem em Mariana

rar e construir mecanismos que permitam a participação efetiva das pessoas atingidas no processo de reparação dos danos de que foram vítimas.

4) Por discordarem das condições que foram inseridas pelo Juízo Federal da 12ª Vara de Belo Horizonte, as seis instituições que assinam esta nota adotarão as medidas ju-diciais cabíveis para reverter a inovação realizada na audi-ência judicial de ontem (08.08.2018).

Belo Horizonte e Vitória, 09 de agosto de 2018.

Ministério Público Federal (MPF)

Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG)

Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES)

Defensoria Pública da União (DPU)

Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG)

Defensoria Pública do Espírito Santo (DP-ES)

Fonte: MPF (10/08/2018)

Page 24: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 24

PUBLICAÇÕESLeilão judicial é tema de artigo de defensor público

O defensor público Marco Paulo Denucci Di Spirito, em atuação na área Cível da Capital, divulga o artigo “A calendarização convencional e unilateral na alienação ju-dicial mediante iniciativa particular para extinção de co-propriedade”, publicado na Revista Brasileira de Direito Processual: RBDPro, nº 99, de julho-setembro de 2017.

No artigo o defensor público aborda hipóteses elen-cadas pelo Novo Código de Processo Civil como opções ao leilão judicial, considerado opção residual.

>> Clique aqui para ler o artigo

HOMENAGENSDefensora pública é homenageada pela Fadivale

A defensora pública Elaine Karen Araújo (3ª posição da direita para a esquerda) | Fotos: Fadivale

A defensora pública Elaine Karen Costa Araújo, em atuação em Governador Valadares, recebeu, no dia 07 de agosto, a Comenda do Cinquentenário, concedida pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale) na comemoração dos 50 anos de fundação da institui-ção, em solenidade realizada no auditório Tito Guima-rães da Fadivale.

A comenda homenageia pessoas com atuação de destaque no âmbito jurídico ou social. Elaine Karen Cos-ta foi agraciada na categoria Defensoria Pública.

>> Leia matéria na íntegra

O defensor público Rodrigo Murad do Prado, em atuação na comarca de Varginha, lançou o livro intitu-lado “Teorias da conduta no Direito Penal: um estudo simplificado” durante o 24º Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, que foi realizado em São Paulo, nos dias 28 a 31 de agosto.

Defensor público lança livro no Seminário Internacional do IBCCRIM

O evento contou com a presença da assessora da Corregedoria--Geral, Cibele Cristina Maffia Lopes (à dir. de Rodrigo Murad), e dos defensores públicos Letícia de Lima Freitas, Maria Antonieta Rigueira Leal Gurgel e Eduardo Cavalieri, em atuação em Guaxupé, Ponte Nova e Contagem, respectivamente.

A obra, publicada pela editora Lumen Juris, analisa a conduta humana no Direito Penal. Além disso, desta-ca a abordagem do funcionalismo teleológico de Claus Roxin, radical de Günther Jakobs e o de contenção de Eugênio Raul Zaffaroni.

Defensor público Rodrigo Murad durante o lançamento do livro

Page 25: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 25

NA MÍDIA

Inclusão social: entrevista ao “Jornal Notícias do Brasil”

Lei Maria da Penha é tema de entrevista para a Rede Super

A coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência (Nudem), Renata Salazar Botelho Guarani, participou, no dia 16 de agosto, da gravação do programa “Advocacy”, exibido pela Rede Super de Televisão.

A defensora pública debateu os 12 anos da Lei Maria da Penha com o advogado Guilherme Lima e a desembar-gadora Alice de Souza Birchal. Foram abordados os avan-ços trazidos pela legislação e a necessidade de implanta-ção de políticas públicas em favor da mulher, entre outros assuntos.

O programa foi exibido no dia 21 de agosto nos canais 23 da Net, 32 da Tv aberta e 211 na OiTV.

Assista aqui o programa pela Youtube

O defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, em atuação em Betim, foi entrevistado pelo Jornal Notí-cias do Brasil, juntamente com a defensora pública Flávia Albaine, de Rondônia. Os dois falaram sobre suas experi-ências na defesa da inclusão social da pessoa com defici-

ência e da atuação do defensor público na luta pelos di-reitos da pessoa com deficiência. A matéria foi publicada no dia 10 de agosto.

>> Veja a entrevista

Matéria especial do Dia dos Pais no MGTV

A reportagem especial do Dia dos Pais do telejornal MGTV, veiculada pela Inter TV Vales no 11 de agosto, con-tou com a participação do defensor público Gilvan de Oli-veira Machado (foto acima), em atuação na Defensoria de Família e Sucessões da comarca de Governador Valadares.

O defensor público falou sobre os procedimentos que antecedem uma ação judicial de reconhecimento paterno e sobre a demanda da população em relação ao registro pa-ternal. “Muitas pessoas, mesmo que já tenham ultrapassado a idade de receber pensão alimentícia, buscam o reconhe-cimento da paternidade por questões de ordem pessoal, querem valer seu direito de conhecer sua ascendência, sua herança genética”, afirmou Gilvan de Oliveira.

>> Veja a reportagem

Penitenciária de Barbacena A coordenadora Local substituta da DPMG em Barba-

cena, defensora pública Delma Gomes Messias, concedeu entrevista ao jornal Folha de Barbacena (FB), quando escla-receu fatos sobre a Lei de Execução Penal (LEP) e também confirmou a importância da Associação de Proteção e As-sistência aos Condenados (Apac) para o município, diante a situação da Penitenciária Regional. A entrevista foi publica-da em 10 de agosto.

>> Clique aqui para ler

O apresentador do programa, James Pinheiro; a defensora públi-ca Renata Salazar, a desembargadora Alice Birchal e o advogado Guilherme Lima

Page 26: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 26

CONVITES

Page 27: NOTÍCIAS DA DPMG - defensoria.mg.def.br · Boletim informativo da Defensoria-Geral • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 NOTÍCIAS DA DPMG ... Federal e questiona se a revista

NOTÍCIAS DA DPMG • Boletim Informativo • Ano IV • N. 92 • Setembro de 2018 • Página 27

CONVITES

BOLETIM INFORMATIVO DA DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Produção e diagramação: Comunicação Visual e Publicidade da Ascom-DPMG

@defensoriamineira

Siga-nos no Facebook e Instagram.

www.defensoria.mg.def.br