noticiário 28 05 14

20

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 08-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ2 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cidade

DESRESPEITO

Caminhão para sobre a calçada e atrapalha pedestres

mais um flagrante de des-respeito ao trânsito foi feito pela equipe do jornal O DEBATE na manhã desta terça-feira (27). Dessa vez, um caminhão de porte médio foi visto fazendo o serviço de carga e descarga em um local proibido.

O flagrante foi feito por volta das 9h30 horas, na Rua Verea-dor Manoel Braga, no Centro, na altura da Rodoviária de Ma-caé. Nem mesmo a placa a me-nos de dez metros informando que no local é proibido parar e estacionar impediu que a infra-ção fosse cometida. Não bastas-se isso, o motorista também dei-xou o veículo parado em cima da calçada, impedindo a passagem dos pedestres.

Quem precisou passar pelo local reclamou da falta de res-peito. “Ele ficou parado bem em um trecho onde há grande movimento de veículos. Eu pre-

Flagrante foi feito pela equipe de reportagem na Rua Vereador Manoel Braga

cisei desviar pela metade da pis-ta e quase fui surpreendido por um carro fazendo a curva para entrar na via. O pior é que o es-tabelecimento tem um estacio-namento para clientes, por que ele não parou o caminhão ali? A calçada é feita para o pedestre. Cadê a fiscalização nessas ho-ras?”, reclama Edson Reis.

Esse é apenas um exemplo que podemos presenciar no cotidiano da Capital do Petró-leo. Mesmo com fiscalização, o problema não foi resolvido, o que requer dos órgãos respon-sáveis novas medidas para que isso não continue acontecendo.

De acordo com o Art 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em locais e horários de estacionamento e parada proibidos pela sinali-zação (placa - Proibido Parar e Estacionar)

ou na calçada é considerada infração grave. O motorista pode ser penalizado com mul-ta e ter o seu veículo removido. Já no caso de parar em locais proibidos, o Art 182 ressalta que nessa situação a infração passa a

KANÁ MANHÃES

A poucos metros do flagrante tinha uma placa informando a proibição de parar e estacionar na via

ser considerada média. No caso da circulação de ca-

minhões em algumas vias da região central, existe a lei nº 3.434/2010, que disciplina a cir-culação e os serviços de carga e descarga no âmbito municipal.

A lei prevê que as vias públi-cas municipais fiquem divididas em dois eixos viários munici-pais: os Estruturais (EVE) e os de Serviços (EVS). Os Estrutu-rais são aqueles que permitem o tráfego intenso e pesado, que assegurem a circulação dos ve-ículos maiores entre as zonas industriais. Já os de Serviço são destinados ao tráfego de veí-culos direcionado ao comércio e serviços complementares ao uso residencial. Essa lei regula-menta o tráfego e a permanên-cia de veículos para carga e des-carga, com capacidade igual ou acima de 1,1 tonelada, nas vias públicas municipais.

Recentemente, a prefeitura chegou a informar que a fisca-lização já é feita, e os casos ir-regulares são autuados e estão sujeitos às penalidades previs-tas em lei.

INTERAÇÃO

Guarda Ambiental visita alunos do Jardim de Infância Anna BeneditaAgentes fizeram uma apresentação interativa, abordando vários temas sobre a preservação da natureza

Marianna [email protected]

De acordo com a Lei nº 9795/1999, a educação ambiental é um conjunto

de “processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade cons-troem valores sociais, conheci-mentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, es-sencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Esse tipo de trabalho pode ser desenvolvido de diversas formas, podendo ocorrer den-tro de escolas, universidades, empresas, repartições públicas e até mesmo dentro de uma de-terminada comunidade.

Entre os objetivos estão: o desenvolvimento de uma com-preensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolven-

do aspectos ecológicos, psico-lógicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, cultu-rais e éticos; o estímulo e o for-talecimento de uma consciên-cia crítica sobre a problemática ambiental e social; o incentivo à participação individual e coleti-va, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania; o forta-lecimento da cidadania, auto-determinação dos povos e soli-dariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

Em Macaé, a Guarda Ambien-tal, órgão vinculado a secreta-ria de Ordem Pública, conta com um projeto de educação ambiental que é realizado nas escolas do município. Desde o ano passado, uma equipe visita as instituições, levando o co-nhecimento a crianças e ado-lescentes, através de atividades interativas.

Na manhã desta terça-feira (27), foi a vez dos alunos de quatro e cinco anos (Pré I e Pré II) do Jardim Infância An-na Benedita, no Centro, que assistiram a uma palestra feita pelos agentes ambientais.

A equipe, composta por cinco agentes da Guarda Ambiental, apresentaram para as crianças as noções básicas de proteção ambiental, abordando temas como a caça de animais silves-tres e o combate a incêndio. Os estudantes tiveram a oportuni-dade de se caracterizar como um

agente ambiental, conhecendo mais sobre a fauna da região, a importância de respeitar todas as espécies e também ajudaram a destruir algumas armadilhas utilizadas por caçadores na mata.

Segundo o subinspetor do órgão, Vianna, esse trabalho é geralmente feito com a faixa

etária dos sete aos 12 anos, po-rém esse trabalho vem sendo estendido para o público mais novo. “Esse projeto tem como objetivo criar essa integração com as crianças. É um trabalho lúdico. Nós trazemos para as escolas a educação ambiental, mostrando o nosso trabalho

e a importância de proteger o meio ambiente. Desde que co-meçamos essas ações já temos visto muitos resultados com os alunos. Teve um caso de um menino da Jacira Durval que tinha problema de disciplina e depois que assistiu a nossa apre-sentação ele passou a ser outra pessoa. Os professores contam que ele quer ser um agente da Guarda Ambiental quando crescer. Isso mostra que nosso trabalho tem conseguido atingir o seu objetivo”, conta.

COMO AGENDAR AVISITA DO PROJETO

Além das escolas da rede municipal, as instituições pri-vadas que tenham interesse em receber o projeto pode es-tar entrando em contato com a Guarda Ambiental. Para isso, basta entrar em contato com a equipe pelo número 99701-9770 e agendar.

Vale ressaltar que esse telefone também pode ser utilizado para denunciar casos de maus tratos a animais, invasões em áreas de preservação ambiental, desma-tamentos no município, incên-dios florestais e também solici-tação para resgate de animais silvestres nas áreas urbanas.

“Esse projeto tem como objetivo criar essa integração com as crianças”

VIANNA, SUBINSPETOR DA

GUARDA AMBIENTAL

KANÁ MANHÃES

Palestra sobre a importância de preservar o meio ambiente foi apresentada para os alunos de quatro e cinco anos

NOTA

Recolhimento de pneus coleta 60 toneladas de resíduos por mês

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014 3

PolíticaCOBRANÇA

Legislativo propõe mobilização em luta por mais segurançaVereadores reiteraram apoio a integração entre representantes do poder legislativo na região

Márcio [email protected]

No dia em que membros do legislativo regional seguiram para o Rio de

Janeiro com objetivo de buscar diálogo com o governo do Es-tado para repudiar a proposta de deslocamento de 50 solda-dos lotados no 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), du-rante o mês de jogos da Copa do Mundo, reforçando assim a segurança nas ruas do Rio de Ja-neiro, a Câmara de Vereadores debateu medidas para ampliar ainda mais a discussão sobre a necessidade de aparelhamento e investimentos na segurança pública municipal.

Após a realização dos traba-lhos formais da sessão legislati-va, como a votação de matérias inseridas na Ordem do Dia, e dos discursos no Grande Ex-pediente e Explicação Pessoal, os parlamentares reforçaram a participação no ato político e regional, liderado pelo presi-dente da Câmara de Vereadores de Carapebus, Juninho (PT), que contou com a participação do vice-presidente da Câmara, Maxwell Vaz (SD) e do líder da bancada do PMDB no Legisla-tivo, Chico Machado (PMDB).

No fim da sessão, o presi-dente da Câmara, Dr. Eduar-do Cardoso (PPS), destacou que o legislativo encaminhou um ofício registrando o posi-cionamento contrário sobre a transferência dos policiais. Os documentos são direcionados ao Comando Geral da Polícia Militar e ao governo do Estado.

WANDERLEY GIL

Presidência da Câmara encaminhou ofícios e assinou documento entregue ontem ao governo do Estado por mobilização regional

Dr. Eduardo esclareceu ainda que, como presidente da Câma-ra, assinou o documento elabo-rado pela Câmara de Carape-bus, que reuniu a assinatura de prefeitos e representantes do Legislativo de todas as cidades abrangidas pelo 32º BPM. O do-cumento foi entregue ontem por Juninho de Carapebus a repre-sentantes do governo do Estado.

"A Mesa Diretora assinou es-ses dois documentos, os ofícios contendo a assinatura de todos os vereadores, e o documento elaborado por Juninho de Ca-rapebus", afirmou.

O vereador Marcel Silvano (PT) chegou a propor que a atua-ção de Macaé na defesa por mais

segurança fosse ainda maior."Já que estamos nos momen-

tos de mobilizações, o legislati-vo deveria assumir junto a po-pulação, e os parlamentos das outras cidades, uma ação mais efetiva, com objetivo de nos mo-bilizarmos contra essa decisão", afirmou Marcel.

Já Igor Sardinha (PT) afirmou que o debate precisa ser mais aprofundado.

"A discussão precisa ser mui-to mais ampliada. Macaé já vi-ve um cenário de caos mesmo com a atuação desses policiais. O Estado precisa dar respostas a todas as nossas demandas, não apenas sobre a transferência dos policiais", afirmou.

SOCIAL

Aprovada criação de Conselho da Juventudena presença de membros de instituições sociais, lideranças estudantis e profissionais que promovem atendimento social em Macaé, o parlamento muni-cipal aprovou ontem o projeto de lei que estabelece a criação do Conselho Municipal da Ju-ventude. A proposta deve ser sancionada nos próximos dias pelo governo.

Proposto pelo vereador Mar-cel Silvano, o projeto recebeu votação unânime dos parla-mentares que estiveram pre-sentes na sessão ordinária de terça-feira (27).

Ao defender a matéria, Mar-cel destacou a importância dos Conselhos como ferramentas de integração entre a sociedade e o poder público, com objetivo de propor a realização de po-líticas voltadas a uma parcela significativa da sociedade ma-caense.

"Ao invés de marginalizar, precisamos dar voz aos jovens, para que eles sejam protagonis-tas na construção de uma socie-dade melhor. Essa é a proposta do Conselho. Esse é um grande avanço para Macaé", disse.

WANDERLEY GIL

Julinho do Aeroporto

Requerimento cobra informação sobre uniformes escolares

EDUCAÇÃO

Proposta da oposição foi aprovada por voto de bancada, com garantia de resposta

através de voto de banca-da, o requerimento 271/2014 de autoria do vereador Igor Sardi-nha (PT) foi aprovado ontem por unanimidade.

A matéria em questão colocou em debate mais uma vez a rede municipal de educação, tema constante em matérias elabo-radas pela oposição, com base em relatos feitos junto a pais, alunos e profissionais da edu-cação municipal.

O requerimento solicitou ao governo informações sobre o trâmite administrativo de pro-dução, compra, pagamento e fornecimento dos kits escola-res entregues aos cerca de 40 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

De acordo com o relato do ve-reador, a falta do material tem sido motivo de reclamação de pais de alunos, que denuncia-ram também a qualidade dos materiais entregues aos alunos.

"Visitamos muitas escolas, dialogamos com os pais, e vimos que muitas crianças já recebe-ram os kits, mas outros ainda não possuem os uniformes. Al-gumas crianças possuem jogos com quatro camisas, outras re-ceberam apenas a metade. Qual é o parâmetro de entrega dos materiais? Por que ocorre essa diferença? Esses são os ques-

tionamentos que precisam ser respondidos diante dos trans-tornos registrados nas escolas", afirmou Igor.

Também durante a votação, o líder da bancada governista, Julinho do Aeroporto (PPL), solicitou à bancada que votasse favorável ao requerimento, ga-rantindo respostas aos questio-namentos da matéria.

"É importante que haja esse esclarecimento sobre o serviço. Mais uma vez, uma empresa disputou a licitação e colocou o preço abaixo do mercado e isso pode ter comprometido o serviço. Tenho a certeza que

WANDERLEY GIL

Requerimentos de Igor Sardinha foram aprovados pela bancada governista na sessão de ontem

AVANÇOS

Líder de bancada destaca projetos

segundo a discursar on-tem no Grande Expediente, o líder da bancada governista na Câmara, o vereador Julinho do Aeroporto (PPL), rebateu críti-cas ao executivo, listando uma série de intervenções realizadas pela prefeitura em bairros e co-munidades da cidade.

Ao fazer um discurso dire-cionado à oposição, Julinho afirmou que o governo ainda precisa acertar em alguns se-tores, mas destacou obras de manutenção e infraestrutura realizadas desde o ano passado que, segundo ele, tem mudado a vida da população que vive na região considerada como peri-férica da cidade.

"Ainda muita coisa precisa ser feita, mas estamos seguin-do o caminho certo. Eu vejo a cobertura do canal no Parque Aeroporto como uma grande obra, um projeto aguardado há muitos anos pelos moradores do bairro e que hoje valoriza os imóveis situados próximos às áreas que receberam as in-tervenções. Há um pedido meu para que equipamentos de exer-cícios físicos para idosos sejam implantados sobre os valões tapados, garantindo um ganho ainda maior aos moradores", afirmou o vereador.

Ao se referir mais uma vez à oposição, Julinho apontou a criação do subsídio do transpor-

Julinho rebateu críticas a gestão municipal ao listar intervenções em bairros e comunidades

te público, estabelecendo assim a passagem a R$ 1, como um dos principais projetos sociais do governo, assim como as obras de infraestrutura em áreas co-mo o Miramar e o Barramares.

"Antes, moradores que ti-nham que sair de casa com dois sapatos, andando sobre lama, hoje já contam com a realiza-ção de obras em suas ruas. Os pescadores tiveram um ganho real com o novo Mercado de Peixe, que é fiscalizado todos os dias pela Vigilância Sanitária, garantindo um produto de qua-lidade para os consumidores", afirmou.

Ao se referir a educação, setor que tem recebido críticas, o par-lamentar destacou a gestão em escolas como a Zelita Rocha e Cláudio Moacyr, no Parque Ae-roporto, além da Neusa Brizola, como exemplo para a rede.

"Existe uma dedicação muito grande dos profissionais dessas instituições", destacou.

“Esse debate precisa ser mais profundo diante do cenário caótico já registrado pelo município”

IGOR SARDINHA, PT

“Devemos nos mobilizar junto a sociedade para cobrar melhorias na segurança pública”

MARCEL SILVANO, PT

“A Mesa encaminhou ofícios ao Comando Geral da PM e ao governo do Estado”

DR. EDUARDO, PPS

WANDERLEY GIL

WANDERLEY GIL

Plenário aprovou projeto

o governo vai responder com transparência essa questão", afirmou Julinho.

Igor é autor também do re-querimento 272/2014, que so-licitou informações sobre a re-alização de deslocamento emer-gencial de auxiliares de serviços gerais e porteiros para atender a demandas de escola situada na Aroeira, na área anexa as insta-lações do Restaurante Popular Prato Cheio do bairro.

"Existem vários encaminha-mentos da direção da escola solicitando o reforço do grupo de auxiliares que atuam na ma-nutenção da unidade. A escola

tem liberado alunos mais cedo por causa desse problema", re-latou o vereador.

O líder do governo voltou a fazer a defesa do executivo.

"Essa é uma questão antiga, que vem desde o outro gover-no. Como pode a gestão passa-da ter convocado 10 porteiros para uma mesma escola? Isso traz um desequilíbrio que a ges-tão municipal precisa mudar", disse.

Marcel Silvano (PT) também defendeu a necessidade de reor-ganização do corpo de servido-res, que atuam principalmente na educação.

Renata Paes (PV) defendeu requerimento que propõe a criação de uma Delegacia da Mulher em Macaé

NOTA

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ4 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014

Opinião

ESPAÇO ABERTO

EDITORIAL FOTO LEGENDA

Macaé, ao longo das quase quatro décadas de explo-ração e produção de petróleo na Bacia de Campos, ganhou a alcunha de Capital Nacional do Petróleo, reconhecida e registrada há cerca de três anos em projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Es-tado do Rio de Janeiro (Alerj).

Principal ponto de integração para os usuários do sistema municipal de transportes, que circulam pelas linhas que interligam o centro, a região norte e a parte oeste da cidade, o Terminal Cehab carece de manutenção em seu sistema de iluminação. A cobrança é feita pelos passageiros que vivem no Parque Aeroporto, Vila Badejo, Barreto e Jardim Esperança, assim como do Planalto da Ajuda

Um item de controle metrológico, que deve ser objeto de grande atenção por parte de um setor de Engenharia Clínica, está no monitoramento da qualidade do ar em ambientes hospitalares, principalmente devido à ten-dência atual de instalações de ar condicionados centrais.

Mudança de nome

Qualidade do Ar

E estampada também no timbre de documentos ofi-ciais encaminhados pelo po-der executivo. Porém, o que realmente mudou com essa mudança de nome?

Hoje, dependendo do ponto de vista, a cidade mantém um antigo embate entre a preser-vação da sua identidade real, como município privilegiado pelas belezas naturais exis-tentes na Serra e no Mar, com um grande potencial pesqueiro ainda não aproveitado, com um cotidiano e cultura ainda man-tidos por antigos habitantes, e moradores, que se deslocaram antes mesmo das potenciali-dades da indústria do petróleo.

Já no âmbito econômico o município deixou, e muito, o espírito pacato, tornando-se uma das maiores potências do estado, com capacidade de gerar R$ 2,2 bilhões em recursos públicos.

Os números refletem o desafio do poder público de reestruturar e promover um melhor atendimento aos an-tigos e novos cidadãos, através da aplicação dos abundantes recursos públicos.

Macaé registra um dos prin-cipais impactos que devem ser contornados, à medida que a cidade torna-se ainda mais rica.

Apesar de serem positivos, os números que representam o cenário de crescimento de-mandam uma atenção e um empenho maior das autorida-des municipais responsáveis por conduzir a gestão da cida-de, que produz mais de 80% do petróleo brasileiro.

Quando se fala em cresci-mento da população, se pensa também na necessidade de ampliação de serviços como a Saúde e a Educação, sem falar nas necessidades básicas de ca-da cidadão, relativas também ao saneamento básico.

Somado a isso, Macaé regis-tra também o fenômeno cha-mado população flutuante, moradores de várias cidades da região, do país e do mundo, que permanecem por perío-dos na cidade, buscando aces-so a todos os serviços públicos necessários.

Quanto mais se registra o crescimento da cidade, mais cresce o desafio do poder pú-blico de recuperar o tempo e os investimentos não feitos ao longo dos últimos anos, e ainda planejar o futuro da cidade que tende a expandir, ainda mais, o número populacional e sua economia nos próximos anos, diante das estimativas da pro-dução do petróleo.

Se os eventos adversos (com-plicações no quadro clínico de um determinado paciente que não foi decorrente da en-fermidade que o levou a ser hospitalizado) podem ser os responsáveis por altos índi-ces de doenças, devido à falta de controle de qualidade dos equipamentos eletromédicos, as infecções causadas pelos sistemas de ar condicionados podem provocar outras doen-ças levando, inclusive, a óbitos.

Esse controle é de impor-tância supra para a diminui-ção dos riscos das infecções, principalmente ocasionadas pela presença e propagação de alguns vírus, fungos e bactérias que conseguem sobreviver em ambientes secos por períodos prolongados. Essa é uma pre-ocupação crescente, tanto dos pacientes quanto dos diversos profissionais que trabalham diariamente nos hospitais.

Nesse ambiente, a metro-logia exerce um papel funda-mental para o sucesso desse controle. As instalações, pro-cedimentos de manutenção, limpeza e conservação, assim como as medidas de tempera-turas, devem seguir rígidas nor-mas técnicas, de acordo com padrões internacionais. Além disso, os dispositivos de opera-ção dos equipamentos devem ser verificados periodicamente, para a garantia e confiabilidade dos valores indicados.

Verificam-se certos esforços

por parte de agentes governa-mentais, para o desenvolvimen-to de legislações e mecanismos de fiscalização. Entretanto, os atuais desenvolvimentos tecno-lógicos, com a efetiva aplicação nesse campo e a infra-estrutura da metrologia brasileira, pare-cem estar aquém das expecta-tivas inicialmente previstas. Ainda nos parece distante dos mesmos níveis de qualidade, na área da saúde, comparáveis aos países mais desenvolvidos.

Nesse momento, vislumbra-mos, mais uma vez, a condição e conjunturas favoráveis ao estabelecimento e desenvol-vimento de órgãos municipais vocacionados à prestação mde serviços e gestão tecnológica, para alavancar esse tipo de controle nas unidades de saúde.

Tais organismos poderão estabelecer, em parceria com universidades, centros de pes-quisas e empresas especializa-das do setor, um sistema de ino-vação tecnológica para prover a melhoria tanto das tecnologias quanto da gestão dos procedi-mentos e rotinas de controle de qualidade do ar nos ambientes hospitalares. Temos a certeza que servirá de modelo de uma solução técnica para as políti-cas de saúde pública do país.

Eduardo Batista Neiva Físi-co, Mestre em Metrologia para a Qualidade Industrial e Idealiza-dor do IMMT (Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia)

WA

ND

ER

LE

Y G

IL

EXPEDIENTE

PAINEL

GUIA DO LEITORPOLÍCIA MILITAR: 190POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL: 191SAMU - SERV. AS. MED. URGÊNCIA: 192CORPO DE BOMBEIROS: 193DEFESA CIVIL: 199POLÍCIA CIVIL - 123ª DP: 2791-4019DISQUE-DENÚNCIA (POLÍCIA MILITAR): 2791-5379DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL (24 HORAS): 2796-8330DEL. DE POL. FEDERAL (DISQUE DENÚNCIA): 2796-8326DEL. DE POL. FEDERAL (PASSAPORTE/VISTO): 2796-8320DISQUE-DENÚNCIA (CÂMARA DE MACAÉ): 2772-7262HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL: 2773-0061AMPLA: 0800-28-00-120CEDAE: 2772-5090PREFEITURA MUNICIPAL: 2791-9008DELEGACIA DA MULHER: 2772-0620GUARDA MUNICIPAL: 2773-0440ILUMINAÇÃO PÚBLICA: 0800-72-77-173AEROPORTO DE MACAÉ: 2772-0950CARTÓRIO ELEITORAL 109ª ZONA: 2772-9214CARTÓRIO ELEITORAL 254ª ZONA: 2772-2256CORREIOS - SEDE: 2759-2405AG CORREIOS CENTRO: 2762-7527TELEGRAMA FONADO: 0800-5700100SEDEX: 2762-6438CEG RIO: 0800-28-20-205RADIO TAXI MACAÉ 27726058CONSELHO TUTELAR I 2762-0405 / 2796-1108 PLANTÃO: 8837-4314CONSELHO TUTELAR II 2762-9971 / 2762-9179 PLANTÃO: 8837-3294CONSELHO TUTELAR III 2793-4050 / 2793-4044 PLANTÃO: 8837-4441

Telefones úteis

EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e agências de Notícias

CNPJ: 29699.626/0001-10 - Registradona forma de lei.DIRETOR RESPONSÁVEL: Oscar Pires.SEDE PRÓPRIA: Rua Benedito Peixoto, 90 - Centro - Macaé - RJ.Confeccionado pelo Sistema de Editoração AICS e CTP (Computer to Plate).Impresso pelo Sistema Offset.

CIRCULAÇÃO: Macaé, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu.

A direção do O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor.

Filiado à ADJORI-RJ - Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ABRAJORI - Associação Brasileira de Jornais do Interior. ANJ - Agência Nacional de Jornais. ADI Brasil - Associação dos Jornais Diários do Interior.

REPRESENTANTE: ESSIÊ PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO S/C LTDA.

SÃO PAULO: R. Abílio Soares, 227/8º andar - Conjunto 81 - CEP: 04005-000 Telefone: (11) 3057-2547 e Fax: (11) 3887-0071 • RIO DE JANEIRO: Av. Princesa Isabel, 323 - sala 608 - CEP: 22011-901 - Telefone: (21) 2275-4141 • BRASÍLIA: SCS Ed. Maristela, sala 610 / DF - CEP: 70308-900 - Telefone: (61) 3034-1745(61) 3036-8293.TEL/FAX: (22) 2106-6060, acesse: http://www.odebateon.com.br/, E-MAIL: [email protected], COMERCIAL: Ligue (22) 2106-6060 - Ramal: 215, E-MAIL: [email protected], classificados: E-mail: [email protected]

ComposiçãoJá está aberta a temporada de debates, porém nos bastidores, sobre processo de eleição im-portante para a conjuntura política do municí-pio. Até dezembro, a Câmara de Vereadores promoverá a escolha da nova composição da Mesa Diretora, que ficará à frente da Casa Le-gislativa na gestão 2015/2016. O que é certo afirmar é que o presidente do parlamento sairá de dentro da bancada governista, que possui a maioria absoluta do plenário, contando hoje com a atuação de 15 dos 17 parlamentares.

LiderançaAssim como a composição da Mesa Diretora, o fim do ano poderá ser marcado também pela renovação no quadro da liderança da banca-da governista. Em discurso ontem, Julinho do Aeroporto (PPL), que representa o grupo no Legislativo, afirmou que o executivo poderá apresentar um novo nome para ocupar o posto. Pela atuação vista nos últimos dias, o vereador Manoel da Malvinas (PR) sai na frente como pré-candidato, já que faz a defesa ferrenha de vários setores da administração.

SegurançaNa manhã de ontem, a ausência dos vereadores Maxwell Vaz (SD) e Chico Machado (PMDB) da sessão ordinária da Câmara foi justificada por um ato nobre. Os parlamentares compuseram a mobilização legislativa regional, que seguiu para o Rio de Janeiro em busca de diálogo com o go-verno do Estado. A pauta foi o repúdio ao recruta-mento de 50 policiais lotados no 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para atuarem, por um mês, no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo.

EnergiaNa manhã de ontem (27), vários pontos da cidade registraram a interrupção repentina do fornecimento de energia elétrica. Em algumas áreas, como no Centro, a pane foi registrada por poucos minutos, sem grandes efeitos. Já na região oeste da cidade, onde estão situados o Hospital Público Municipal, o Fórum de Macaé e o Palácio Natálio Sal-vador Antunes, os transtornos foram mais demorados. Já no fim, a sessão da Câmara foi encerrada com o problema.

DoaçõesMais uma vez, a sociedade macaense está sendo convidada a contribuir com a orga-nização da festa junina da Casa do Idoso, que acontecerá no próximo dia 7. Para ga-rantir a alegria dos assistidos, e promover um reforço no caixa da Liga Beneficente São João Batista, que administra a instituição, contribuições para a realização da tradicio-nal feijoada, assim como as barraquinhas de comidas típicas, podem ser entregues à administração do asilo.

RegistroO aparelhamento da 123º Delegacia de Polí-cia de Macaé é fundamental para que a cidade possa ter um controle maior, e mais real, sobre os índices de criminalidade, que são utilizados, tanto na elaboração de medidas táticas de se-gurança, realizadas pelo comando do 32º Bata-lhão de Polícia Militar, quanto de parâmetro para investimentos que devem ser priorizados pelo governo do Estado. Enquanto isso não aconte-cer, a realidade das ruas será de insegurança.

LicitaçãoFaltando pouco mais de seis meses para o início do último ano de concessão do sistema de transporte público, cresce a expectativa quanto a reorganização efetiva de um serviço fundamental a rotina da população macaen-se. Enquanto ainda tramita na Câmara um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de In-vestigação), para apurar todas as alterações feitas na lei de concessão do transporte, so-luções para tornar o serviço mais eficiente devem ser planejadas.

AvaliaçãoHoje acontece a inauguração do Observatório de Cuidados em Saúde, que será instalado na Cidade Universitária. O projeto, uma parceria entre a secretaria de Saúde de Macaé, Fun-dação Educacional de Macaé (Funemac) e o grupo de estudos de Micropolítica do Traba-lho e Cuidados em Saúde, tem como finalida-de analisar os impactos das políticas públicas na produção do cuidado em saúde. Os dados podem promover ações para melhorias signi-ficativas no setor.

IndústriaEm grande estilo e com a animação contagian-te da cantora Sandra de Sá, representantes do Sistema Firjan, e instituições como a Comissão Municipal da Firjan e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) confraternizaram-se em celebração ao Dia da Indústria, comemo-rado no dia 25. No auditório do Sesi, empresá-rios de todos os ramos da economia da cidade destacaram a importância do papel do setor na construção da Capital Nacional do Petróleo.

NOTA

Dia do Assistente Social é comemorado com reflexão sobre pacificação

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014 5

Economia A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse ontem durante depoimento à CPI da Petrobras que hoje a empresa não compraria novamente a refinaria de Pasadena, no Texas (EUA).

SHANA REIS/ASSESSORIA

Pezão participou de evento que teve como objetivo debater desenvolvimento do Estado

COMÉRCIO

Pezão participa de encontro com empresáriosObjetivo é fortalecer interlocução da Câmara de Comércio França-Brasil com o Estado do Rio

O governador Luiz Fer-nando Pezão participou, na segunda-feira (26),

de um almoço com executivos de grandes organizações asso-ciadas à Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-RJ). O evento aconteceu no Hotel Cae-sar Park, em Ipanema, e teve co-mo objetivo expor as expectati-vas do empresariado associado para os projetos governamen-tais que visam ao crescimento das empresas e o desenvolvi-mento do Rio de Janeiro, além de fortalecer a interlocução da CCFB junto aos representantes estaduais.

“O Estado do Rio de Janeiro cresce cada vez mais com inves-timentos das empresas france-sas. Elas trazem garantias de emprego, renda e desenvolvi-mento. É bom ver que acredi-tam no nosso estado, que vêm

cada vez mais ocupando o seu espaço no cenário nacional. E com nossos investimentos, co-mo o Arco Metropolitano, va-mos nos tornar cada vez mais competitivos”, afirmou o go-vernador.

Durante seu discurso, a pre-sidente da CCFB, Claudine Bichara, falou sobre as benfei-torias do governo estadual na indústria e na área social nos últimos sete anos.

“Os últimos anos do governo do Rio de Janeiro foram extre-mamente produtivos, eficazes e com um leque de melhorias tão abrangentes que tiveram um impacto geral na melhoria de vi-da da população e da economia. As empresas francesas não são apenas parceiras, mas protago-nistas deste desenvolvimento do Rio”, disse Claudine.

O Presidente da Nissan do

Brasil, François Dossa, desta-cou que o Rio de Janeiro foi es-colhido para sediar o Complexo Industrial da empresa, inaugu-rado em abril, em Resende, por sua localização geográfica e pe-los investimentos que o governo estadual vem realizando para atrair grandes empresas.

“O Arco Metropolitano se-rá um grande facilitador para escoar a nossa produção até o porto. Nossa expectativa para o próximo ano é dobrar nossa produção em 100%. Para isso, essa estrada será fundamental”, explicou.

O evento contou com a pre-sença dos principais executivos à frente dessas empresas, entre elas: a Amil, EDF, GDF SUEZ, Renault - Nissan, PSA- Peuge-ot / Citröen, Turbomeca, Total, L’Oréal, Siqueira Castro e Gou-vêa Vieira Advogados.

Petrobras patrocina projeto educacionalCONTRIBUIÇÃO

patrocinada pela Petro-bras, a Sociedade Municipal Macaense realiza na quinta-feira (29) o projeto Concertos Didáticos na Escola Municipal Engenho da Praia, em Macaé. A apresentação faz parte de uma série de concertos que serão realizados na escola até outu-bro, com o principal objetivo de iniciar os alunos no universo da música clássica, por meio de oficinas e apresentações.

As apresentações são para cerca de 500 alunos do sexto ao nono ano do Ensino Funda-mental, voltadas para a compre-ensão dos períodos históricos, compositores e a produção mu-

Estatal promove atividade junto a Sociedade Musical Macaense

sical da época. O primeiro con-certo da série abordou o período Barroco, e foram apresentadas obras de Vivaldi e Bach. Nesta quinta-feira, serão apresenta-das obras dos compositores Mo-zart e Beethoven. No programa, estão incluídos trechos de peças como Concerto de Violino Nú-mero Três, Pequena Serenata Noturna, Nona Sinfonia e Quin-ta Sinfonia.

Os concertos são apresenta-dos pela Companhia Musicat-to, formada pelos músicos Sara Cesário (violino), Iago Cris-pim (violino), Raphael Mello (clarineta), Vinícius Martins (piano), Lenie Vieira (violon-celo), Diego Maradona (trom-pete) e Rafaela Santos (flauta transversal). A companhia é reconhecida na área musical por aliar arte e educação e por ter se apresentado no show de

KANÁ MANHÃES

Incentivo da Petrobras faz parte de proposta de contribuição social em Macaé

50 anos de carreira de Roberto Carlos. A Musicatto conta com um vasto repertório que vai do clássico ao popular.

SOCIEDADE MUSICAL MACAENSE

Fundada em 1990, a Socie-dade Musical Macaense é uma organização sem fins lucrati-vos, que visa promover eventos culturais e estimular o ensino da música na comunidade ma-caense. A entidade já realizou mais de duzentos eventos, com participação de cerca de 700 artistas. Sempre voltada ao incentivo e a apresentação de jovens talentos, músicos e grupos da região, a Sociedade fomenta a formação de plateia, abrindo mais um importante espaço para apresentações de música erudita, tão restrito na região e no país.

Convocação O Sindicato Estadual dos

Profissionais de Educação de Macaé (SEPE) convoca os aposentados que já entregam a documentação referente a Ação da Nova , mas não parti-ciparam da última assembleia realizada no último dia 21 deste mês, para assinarem a decla-ração que aceitam índice da caderneta de poupança para a correção das parcelas em atraso. A decisão em assem-bleia foi unânime em aceitar o índice da caderneta proposto pelo governo. Quem falta assi-nar o termo deve comparecer na sede do Colégio Maria Isa-bel às 16h30.

Amvisa interdita supermercadoCONSUMO

a diretoria de Alimentos da Agência Municipal de Vigilân-cia Sanitária (Amvisa) realizou vistoria nas instalações de um supermercado, localizado no Centro da Cidade, na segunda-feira (26). O local foi interditado após identificação de problemas relacionados à limpeza, higiene, conservação, empilhamento ex-cessivo de mercadorias, arma-zenamento inadequado e ves-tígio de roedores em estoques.

Durante a vistoria os fiscais encontraram ainda produtos em condições impróprias e/ou vencidos à venda, bem como condições irregulares de limpe-za e higienização de estruturas e equipamentos em áreas de car-nes e padaria. Todo o material foi recolhido para descarte.

A coordenação de Vigilância Sanitária realiza diversas ações

Equipe de fiscalização identificou problemas em armazenamento de alimentos

orientando e prestando aten-dimento aos proprietários de estabelecimentos em funcio-namento, e os que ainda vão se

instalar, para que sigam as re-gras sanitárias. A interdição de algum estabelecimento só é feita depois que todas as outras medi-

das já foram tomadas e perma-neça o risco eminente à saúde.

Quando há interdição à viola-ção de Rótulo de Interdição ou

não atendimento das determi-nações da Vigilância Sanitária, o ato configura Infração Sanitária com sanções administrativas, in-

cluídas aplicações de advertências e multas e pode configurar crimes como resistência, desobediência e desacato. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 2762-0935.

ANA CHAFFIN/SECOM

Material recolhido foi descartado pela equipe de fiscalização da Amvisa

NOTA

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ6 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014

Polícia Polícia prende homem mancando com drogas no tênis

NOTA

HOMICÍDIO

Homem é executado a tiros no bairro Novo HorizonteDeivid Denis Mateus de Lima, 23 anos, foi morto na noite da última segunda-feira (26), por volta das 20h05

Daniela [email protected]

Depois de mais de 15 dias sem homicídios, um ho-mem foi executado a ti-

ros na noite da última segunda-feira (26), por volta das 20h05, no bairro Novo Horizonte.

O crime aconteceu na Rua E, mais precisamente em um bar.

Policiais militares foram acio-nados ao local, onde constata-ram que a vítima, identificada como Deivid Denis Mateus de Lima, 23 anos, havia sido leva-da por moradores do bairro ao HPM (Hospital Público Muni-cipal) de Macaé, depois de ter sido alvejado por vários tiros. Na unidade hospitalar, a vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O dono do estabelecimento, i relatou aos policiais que Deivid Denis estava no bar, quando dois homens entraram no local e se dirigiram diretamente a ele, efe-tuando vários disparos e fugiram tomando rumo ignorado. O dono do bar não conseguiu fornecer aos policiais as descrições físicas dos autores dos disparos.

O homicídio foi registrado na 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, onde o caso está sendo investigado.

O assassinato mais recente aconteceu no último dia 1º de

maio, por volta das 15h30, quan-do um menor de 16 anos foi exe-cutado a tiros no Visconde. De

KANÁ MANHÃES

Mais uma execução em Macaé em investigação na 123ª Delegacia de Polícia. Dessa vez, crime foi no bairro Novo Horizonte

acordo com a polícia, o crime aconteceu na Avenida Brigadei-ro Eduardo Gomes, próximo ao

Colégio Visconde. A polícia foi acionada ao local, onde o ado-lescente foi encontrado com

vida. Outro menor da mesma idade também foi baleado na perna esquerda e sobreviveu.

No dia do crime, testemu-nhas afirmaram que os autores dos disparos chegaram ao local em um veículo VW Polo preto, cuja placa não foi identificada. O adolescente morto morava no bairro Cajueiros.

TENTATIVA DE HOMICÍDIOPoliciais militares da 3ª Com-

panhia, em Rio das Ostras, fo-ram recebidos a tiros depois de abordarem um veículo VW Fox, vermelho, placa LLY 8871, que teria sido roubado por volta das 21h da última segunda-feira (26) e estaria no bairro Palmital cometendo assaltos.

Os policiais militares foram em direção à Estrada Velha de Rio Dourado para fazer o cerco, quando se depararam com o car-ro no trevo da Rodovia do Con-torno, seguindo em alta velocida-de em direção a Rio Dourado. Os policiais perseguiram o veículo, que ao entrar na Estrada Macuca, na zona rural, bateu em um can-teiro central. Ao tentar abordar o veículo, foram recebidos a tiros por assaltantes, que conseguiram fugir por um matagal. Após refor-ço policial, os policiais efetuaram buscas, mas ninguém foi encon-trado. O veículo foi rebocado pe-la Guarda Municipal até a 128ª Delegacia de Polícia de Rio das Ostras.onde ficou apreendido.

Vereadores pedem permanência de efetivoSEGURANÇA

os vereadores Chico Machado líder da bancada do PMDB na Câmara de Macaé, e Maxwell Vaz (Solidaridade), vice-presidente do legislativo macaense, reuniram-se ontem (27) com o Secretário de Gover-no do Estado, Afonso Monera, para apresentar reivindicações direcionadas à segurança públi-ca de Macaé e cidades vizinhas.

Segundo o vereador Maxwell Vaz, uma das solicitações apre-sentadas é a permanência do efetivo policial durante a Copa do Mundo. Na semana passa-da, o Comando Geral da Polícia Militar anunciou que policiais em férias do 6º CPA (Coman-

Maxwell e Chico Machado reuniram-se ontem com secretário de Governo do Estado

do de Policiamento de Área) foram convocados a atuar em batalhões de campanha na ca-pital durante os jogos no Rio de Janeiro.

De acordo com o parlamen-tar, o secretário de Governo do Rio de Janeiro garantiu que o atual efetivo do 32º BPM (Ba-talhão de Polícia Militar) que abrange Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Carape-bus, Conceição de Macabu e Quissamã, não será alterado. "A reunião foi muito boa e o se-cretário entendeu que o efetivo policial da região não pode ser alterado. Agora, a reivindicação será encaminhada ao governa-dor Pezão. Hoje, durante sessão, eu e o vereador Chico Machado, que articulou esse importante encontro, vamos formalizar a reivindicação por meio de re-querimento. O secretário afir-

ASSESSORIA

Vereador Chico Machado, Secretário de Governo Afonso Monera e vereador Maxwell Vaz

mou também que o governo pretende estudar a necessidade de aumentar o efetivo policial na região", afirmou o vereador, explicando ainda que as reivin-dicações foram apresentadas pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança e Defesa Civil. Ou-tra reivindicação apresentada no encontro, foi a construção de mais uma Delegacia Legal no mu-nicípio, o que para o vereador Ma-xwell Vaz vai ser importante para atender moradores da Zona Norte de Macaé, englobando os bairros Barra, Aeroporto, Lagomar, entre outros. "Os moradores dessa região re-presentam 60% da popula-ção de Macaé e a atual 123ª Delegacia de Polícia atende mais a população da Zona Sul e os serviços prestados hoje, sem dúvida, precisam ser melhorados".

SERVIÇO

Obituário

● VALDO BANDEIRA DA ROCHA, 89 anos, casado, Miramar. O sepultamento ocorreu ontem (27), às 17h, no Cemitério Memorial da Igualdade.

● ROBERVAL EDUARDO COUTINHO,

53 anos, casado, Sol Y Mar. O sepultamento ocorreu ontem (27), às 9h, no Cemitério Memorial da Igualdade.

● ALDO FERREIRA FLORES, 11 anos, solteiro, Parque Aeroporto. O sepultamento ocorreu ontem (27), às 15h, no Cemitério Memorial da Igualdade.

Forte ressaca atinge casas na FronteiraMONITORAMENTO

uma forte ressaca atingiu ontem (27) várias residências localizadas na Fronteira. Segun-do informações da Defesa Civil de Macaé, ontem, as ondas che-garam a 1,80 metros de altura. A previsão é que entre à zero ho-ra de hoje até 1h, as ondas che-guem a 3,30 metros de altura, o suficiente para derrubar casas.

Durante todo o dia de on-tem, 22 funcionários da Defe-sa Civil e o prefeito Dr. Aluizio vistoriaram casas próximas ao mar. "Houve um avanço signi-ficativo do mar. A ressaca é em

Funcionários da Defesa Civil monitoraram ontem (27) várias residências

toda a costa. Estamos aqui para proteger a população. Esse mo-nitoramento está acontecendo também na orla dos Cavaleiros.

Como não temos condições de controlar o avanço do mar, es-tamos pedindo que pessoas que moram aqui e que estão

em situações de risco, dei-xem suas casas", explicou o prefeito. O avanço do mar foi tão forte, que a água chegou

até a rua Dr. Manoel Marques Monteiro, uma das principais da Fronteira. Uma máquina retroescavadeira foi utilizada na remoção de lama. Famílias atingidas relatam momentos de pânico. Como a dona de ca-sa, Fabiane de Paula, 32 anos

de idade. "A água entrou pela parede da minha casa. E sei que têm casas até tombadas. Todo ano é isso ai. Estou indo para casa da minha mãe para que o mar se acalme. Porque dá medo ficar e o mar avançar de novo".

WANDERLEY GIL

Prefeito Dr. Aluizio acompanha vistoria na Fronteira, que teve ruas atingidas pela forte ressaca

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014 Geral 7

RESÍDUOS

Prefeitura conta com programa para recolher pneus velhos na cidadeIniciativa da secretaria de Ambiente retira em média 60 toneladas do material pinservível todo mês

Marianna [email protected]

O Brasil já conta com leis que determinam como os pneus devem ser des-

cartados após o seu uso, porém, na prática o destino final desses resíduos muitas vezes é o pior: o meio ambiente. Em Macaé, ainda é possível presenciar al-gumas situações desse tipo.

Visando reverter esse quadro, a secretaria de Ambiente conta com o Programa de Recolhi-mento de Pneus Inservíveis. Essa iniciativa é de respon-sabilidade da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território.

A coleta acontece regular-mente junto a empresas e bor-racharias cadastradas e tam-bém pelo atendimento direto ao contribuinte, que ao realizar contato com a coordenadoria, indica a provável quantidade e localização, podendo estar em local próprio ou público.

A prefeitura ressalta que den-tro do perímetro urbano, esse serviço é realizado às segundas e terças-feiras, respectivamen-te, das 8h às 17h. Já nos distritos da Região Serrana, o trabalho acontece na sexta-feira, no mes-mo horário. A solicitação de re-colhimento pode ser feita pelo telefone: 2773-3518. O número também atende denúncias de pneus descartados irregular-mente no meio ambiente.

Segundo o governo munici-pal, todos os meses são reco-lhidos cerca de 60 toneladas de pneus inservíveis. De ja-

neiro até agora, já foram reti-rados mais de 300 toneladas em Macaé.

O material recolhido é en-caminhado para empresa no Rio de Janeiro para realiza-ção do beneficiamento, tudo resultado de acordo entre a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) e Prefeitura de Macaé.

O tempo de decomposição de

DIVULGAÇÃO

Quando descartados no meio ambiente, pneus velhos se tornam uma ameaça ambiental e de saúde pública

um pneu na natureza é inde-terminado. Isso significa que, quando jogado no ambiente de maneira indiscriminada, ele fica por muito tempo poluindo. Além disso, eles podem se tor-nar criadouros para insetos, co-mo o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, já que acumulam água.

Se queimados, eles produzem uma fumaça negra, altamente

poluidora e podem contaminar a água quando queimados, pois liberam um material oleoso, de-rivado do petróleo, que escorre para os corpos d'água, contami-nando e tornando-a imprópria para o consumo.

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

De acordo com a Lei Nº 12.305/2010, que institui a Po-

lítica Nacional de Resíduos Só-lidos e dá outras providências, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus “são obrigados a estru-turar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma in-dependente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos”.

A lei ressalta que “sem pre-juízo de exigências específicas fixadas em lei ou regulamen-to, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama e do SNVS, ou em acordos setoriais e termos de compromisso fir-mados entre o poder público e o setor empresarial, cabe aos fabricantes, importadores, dis-tribuidores e comerciantes dos produtos tomar todas as medi-das necessárias para assegurar a implementação e operaciona-lização do sistema de logística reversa sob seu encargo, conso-ante o estabelecido neste artigo, podendo, entre outras medidas implantar procedimentos de compra de produtos ou emba-lagens usados; disponibilizar postos de entrega de resíduos reutilizáveis e recicláveis”.

A reciclagem dos inservíveis é a melhor alternativa nesses ca-sos. Os pneus velhos podem ser utilizados para pavimentação de quadras, parquinhos e até ru-as. O seu uso no último caso tem muitas vantagens, como, por exemplo, aumento da vida útil do pavimento em 30%, retardar o aparecimento de trincas e se-lar as já existentes, e aumentar o atrito entre o pneu e o asfalto.

ANO: 2014

Dados em Macaé

● CERCA de 60 toneladas por mês ● 300 toneladas recolhidas desde janeiro

SERVIÇO

Saúde registra 500 mil atendimentos

prevista pela constitui-ção Federal, a prestação de contas da Secretaria de Saúde foi realizada na segunda-feira (26), na Câmara Municipal. Na audiência pública foi apresen-tado um balanço dos progra-mas, atendimentos e metas re-ferentes aos primeiros quatro meses de 2014. Um dos desta-ques foi o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), que resultou em redução de 98% do número de casos da doença em relação ao ano passado. Outro dado importante foi o núme-

Números foram alcançados neste ano na rede pública

ro de atendimentos na rede municipal, que ultrapassou os 500 mil: de janeiro a abril foram 484 mil atendimentos ambulatoriais, entre consultas médicas e exames; aproxima-damente 9 mil de alta comple-xidade e 61 mil atendimentos entre os Centros de Especiali-dades e as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O secretário de Saúde, Flávio Antunes, ressaltou o trabalho na área de prevenção com a ex-pansão na cobertura de saúde da família. “Nossa meta é au-mentar a cobertura para 70%. Atualmente, atendemos 32% pela Estratégia Saúde da Famí-lia”, disse o secretário, acres-centando que, de janeiro a abril, foram realizadas 112 mil visitas

JURANIR BADARÓ/SECOM

Balanço de atividades foi realizado no início desta semana

domiciliares, que incluem mé-dico, enfermeiro, agentes co-munitários de saúde e outros profissionais de nível médio e superior.

Na prevenção, outro trabalho destacado durante a audiência foi a vacinação, que ultrapas-sou as metas estabelecidas. Um exemplo é a vacina pentava-lente (imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B), com 95% de me-ta e cobertura de 152%.

A inclusão da vacinação con-tra o HPV em meninas com ida-de entre 11 e 13 anos, por exem-plo, obteve uma adesão de 103% na primeira dose da campanha. A segunda será em setembro.

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ8 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014

EsporteBASQUETE

Macaé Basquete conquista boa vitóriaSem dificuldades, o Alvianil não deu chances ao UFRJ e venceu com um excelente placar Maira [email protected]

Na noite da última segun-da-feira (26), o Macaé Basquete SUB-19 foi até

ao Ginásio do Botafogo FR pa-ra enfrentar o UFRJ, em partida válida pelo Campeonato Cario-ca 2014. Sem dar chances ao seu adversário, a equipe macaense deslanchou e venceu com o pla-car de 87 a 30.

Já no primeiro período, o Macaé iniciou bem, colocando uma boa vantagem e vencendo por 22 a 06. No segundo quarto, os macaenses seguiram na fren-te com 51 a 17. Após a volta dos vestiários, o Alvianil mostrando sua boa atuação encerrou 66 a 23. Na etapa final, o Macaé fe-chou o placar vitorioso por 87 a 30.

O cestinha pelo Alvianil foi Lucão, com 18 pontos, 10 rebo-tes e 4 assistências. Destaques também para Pedro Rava com 14 conversões, 8 assistências e 7 rebotes; Matheus Massena com 12 pontos; e Tadeu com 11 pontos e 5 rebotes.

A Associação Macaé Basque-te agradece aos seus apoiadores, Estácio de Sá e Prefeitura Muni-cipal de Macaé.

QUATRO REPRESENTANTES NO DESAFIO DAS LIGAS 3X3

No último final de semana,

alguns jogadores da NBB e da Liga Ouro participaram no Rio de Janeiro do Desafio das Ligas 3x3. Macaé teve representan-tes, os quatro atletas do Macaé Basquete, Pedro Rava, Pablo Sueiro, João Pedro Borrego e

Lucas Colimério defenderam sua equipe.

A modalidade foi criada em 2007, disputada com bola mais leve e utilizando metade da quadra. Agora, em 2014, ano do Mundial desta modalidade, as

equipes do basquete brasileiro presenciaram a experiência do 3x3. No total, foram 16 equipes participantes na categoria mas-culina. Do NBB estava presen-te Flamengo, Macaé Basquete, Paschoalotto/Bauru, Winner/

Kabum/Limeira, Palmeiras/Meltex, Mogi das Cruzes/Hel-bor, Liga Sorocabana, Minas Tênis Clube, Unitri/Magazine Luiza, SKY/Basquete Cearense, UniCEUB/BRB/Brasília, Uni-verso/Goiânia e Espírito San-

to Basquetebol. Já pela Liga de Ouro, Lins Basquete, Campo Mourão e Sport Club do Reci-fe; sendo disputada também por mulheres, com sete clubes da LBF (Liga de Basquete Fe-minino).

ASSESSORIA MACAÉ BASQUETE/ DIVULGAÇÃO

Equipe Sub-19 venceu em mais uma partida do Campeonato Carioca, desta vez diante do UFRJ

NOTA

ADDP Cabo Frio conquista Taça Brasil de futsal, com 100 % de aproveitamento.

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014 9

GeralREALIDADE

Pro�ssionais debatem sobre a importância da Quali�cação Representantes do Senai, Petrobras, Funemac e Secretaria de Trabalho e Renda participaram do eventoJuliane Reis [email protected]

Foi realizado durante todo o dia de ontem, 27, no au-ditório da Cidade Univer-

sitária, o Seminário Municipal de Qualificação Profissional. O encontro sobre o tema “Macaé não tem mão de obra qualificada: verdade ou mito” contou com a participação do Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Alexandre Fernandes dos San-tos; o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Fune-mac), Dr. Gleison Marinho; o gerente executivo do Senai / Se-si, Luiz Eduardo Campino; Rita de Cássia Castro Santos, Coor-denadora de Conteúdo Local e Relacionamento com o mercado Fornecedor da Petrobras (que participaram da mesa de abertu-ra); além de outras autoridades municipais e regionais.

O evento foi uma iniciativa da Funemac em parceria com a

Secretaria de Trabalho e Renda, por meio do Centro de Educa-ção Tecnológica e Profissional de Macaé (Cetep).

Na oportunidade, o presidente da Funemac ministrou uma pa-lestra intitulada “Na perspectiva da Educação Superior”, onde fez um breve apanhado da educação pública superior oferecida no município, em especial na Ci-dade Universitária por meio da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Souza (FeMass), Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professoro Aloísio Tei-xeira e Universidade Federal Fluminense (UFF).

“De acordo com pesquisas, ter ensino superior no Brasil au-menta a probabilidade de em-pregabilidade e em Macaé não é diferente, por isso o esforço da cidade em investir também nesse grau da educação. O ob-jetivo maior dessa palestra foi trazer à nossa realidade local o que Macaé oferece em termos de educação superior e como o sistema público municipal pode oferecer e estimular esse tipo de educação profissional”, disse.

A Coordenadora de Conte-údo Local e Relacionamento com o mercado Fornecedor da Petrobras, Rita de Cássia Cas-tro Santos, falou da importân-cia das parcerias. “Acredito que

DIVULGAÇÃO

Encontro teve como principal objetivo promover a discussão sobre a necessidade da qualificação para os trabalhadores do município

quando a gente constrói algo, a parceria e entrosamento de to-dos são de grande importância, e a Petrobras está com vocês construindo essa história no município”, disse.

Já o secretário de trabalho e Renda, Alexandre dos Santos,

frisou que muitas empresas quando vêm para Macaé já trazem o rótulo de que a cida-de não conta com mão de obra qualificada e com isso já acabam trazendo seus profissionais. “Nossa meta nesse governo é trabalhar e desconstruir esse

paradigma. Hoje a cidade rece-be muitas pessoas que buscam a empregabilidade, a inserção no mercado e isso acaba gerando um crescimento desordenado e que afeta uma série de fatores, como a saúde e educação. O conceito que temos hoje é que

Macaé é a terra das oportuni-dades. Muitos vêm pra cá com o sonho de ganhar R$ 30 a R$ 40 mil”, ressalta.

Alexandre fala ainda da questão da empregabilidade no comércio. “Hoje Macaé vi-ve uma grande rotatividade no comércio que chega a 40%, pois as pessoas fazem carreira no comércio, estão de passagem. Muitas trabalham durante o dia e fazem algum curso à noi-te, seja técnico ou superior, ou seja, elas estão de passagem no comércio, mas não pretendem continuar por muito tempo. E isso gera uma mobilidade. Mo-bilidade esta que impulsiona para as instituições de ensino e qualificação e hoje a gente vive em uma era, de acordo com as diretrizes básica de educação que a educação infantil é res-ponsabilidade do município, o ensino médio do estado e as-sim sucessivamente, sendo que a educação é responsabilidade de todos”, conclui.

O encontro teve como princi-pal objetivo promover a discus-são sobre a necessidade da qua-lificação para os trabalhadores do município. Na oportunidade, houve o lançamento do

Catálogo de Formação Profis-sional de Macaé e discussão sobre a construção do Plano Municipal de Qualificação Profissional.

“A rotatividadehoje no Comércio em Macaé chega a 40%”ALEXANDRE DOS SANTOS, SECRETARIO DE TRABALHO E RENDA

FACULDADE SALESIANA

I Seminário de Gestão Sustentável

a faculdade salesiana Ma-ria Auxiliadora (FSMA) de Macaé vai realizar nesta quarta-feira, e quita-feira, 29 o I Seminário de Gestão Sustentável. O evento tem como objetivo trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente como um todo e é uma iniciativa da Disciplina de Gestão de Even-tos Empresariais, com a partici-pação dos Cursos de Administra-ção e Engenharia Ambiental e dos cursos técnicos do INSG/Castelo.

A programação vai contar com palestras, exposição de fotos, ati-vidades interativas e apresenta-ções culturais. O seminário tem como público-alvo os alunos dos cursos de Graduação de Admi-nistração, Engenharia Química e Engenharia Ambiental e tam-bém aberto à comunidade.

“O evento tem como objetivo trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente como um todo”, disse o organizador do evento, Jú-nior Guzzo, professor da Disciplina de Gestão de Eventos Empresariais.

A abertura do evento acon-tece hoje às 18h30 no auditório Irmã Maria Léa Ramos. Já às 19h30 haverá a palestra: "A lei do

Evento visa trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente

Triunfo para o século XXI" com Reginah Araujo no auditório e a palestra “A Carta da Terra” com Sandra Wyatt na Sala 300.

Também as 19h30 têm a exi-bição de Filmes / documentários e Debates: Humano Mar - na Sala 106, além ainda de “Uma Verdade Inconveniente”, na Sala 105 e “Ló-rax”, na sala 104 ambos no bloco E. Às 20h terá apresentação de um grupo de capoeira em Frente à Cantina Dom Bosco e exposição de Fotos: Realidade de Macaé com o professor. João Barreto

Na quinta-feira, a programa-ção terá abertura as 18h30, e as palestras “Macaé e região - Ri-queza ambiental e ações para a conservação” com Dr. Júlio César Ribeiro às 18h50, “Práti-cas de licenciamento ambiental e as dificuldades encontradas para a garantia da sustentabi-lidade ambiental do município de Macaé” com Lorena Costa Procópio (Superintendente do INEA) e/ou Nélia Paula Freesz (INEA) às 19h30 e “O desafio da gestão ambiental na capital do petróleo” com Guilherme Sar-demberg Barreto às 20h10.

Já às 20h50 haverá Mesa Re-donda e às 21h30 encerramento com coµe break e sorteios. Todos os eventos serão realizados no auditório Ir. Maria Leá Ramos.

WANDERLEY GIL

Durante o encontro haverá diversas palestras relacionadas as questões ambientais na cidade

Estudante de Macaé é selecionada para o Ciência Sem Fronteiras

PROGRAMA

Ana Luíza Arantes irá estudar na Universidade Evans Ville até 2015

uma aluna do curso de Engenha-ria de Produção da Faculdade Muni-cipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) foi selecionada para o Programa Ciências Sem Frontei-ras, do Governo Federal, conside-rado um dos maiores programas de intercâmbio do país. O resultado da seleção foi divulgado no início deste ano, e a estudante do 8º período, Ana Luíza Arantes, viaja no dia 21 de ju-nho para os Estados Unidos.

Com a seleção para o Programa, a estudante irá estudar na Univer-sidade Evans Ville e vai ficar pou-co mais de um ano nos Estados Unidos, até 2015. Ainda segundo informações da instituição, nos primeiros dois meses, ela estudará apenas inglês, o que é denominado com imersão, para então frequen-tar o curso de Engenharia Mecâ-nica na universidade americana.

“Para mim será uma espécie de extensão do que estudo aqui, pois em Evans Ville não há o curso de Engenharia de Produção. Mas como Engenharia Mecânica era a minha primeira opção quando prestei vestibular, vou tentar es-tudar as matérias que eu posso abonar da minha grade curricu-lar aqui, além de adquirir conhe-cimento em outra área dentro da engenharia”, ressalta Ana.

Além da bolsa de estudos, Ana Luíza terá todas as despesas com alimentação e hospedagem pagas pelo Governo Federal, e contará com uma ajuda de custo mensal.

Para conquistar as vagas do pro-grama são avaliados o índice de ren-dimento acadêmico, aprovação nas disciplinas, pontuação no Enem, currículo lattes, premiações em olimpíadas, títulos, entre outros. Além disso, o aluno deve ter no

mínimo 20% e no máximo 90% do curso, ser aluno de excelência cur-ricular e ser aprovado no exame de língua estrangeira. No campus da Cidade Universitária, a aluna é re-conhecida como exemplo de suces-so e bom desempenho acadêmico.

"Ficamos felizes em ter uma aluna da nossa instituição estu-dando em outro país por meio deste programa! A FeMASS estará muito bem representada pela Ana Luiza. Esperamos que ela possa aprender muito e compartilhe, na volta, suas experiências e conheci-mento. Todos da FeMASS estamos orgulhosos", ressaltou a diretora da FeMASS, Larissa Frossard.

COMO TUDO COMEÇOU A estudante conta que sua

inscrição no “Ciência Sem Fron-teiras” aconteceu após assistir a uma reportagem que falava sobre o Programa do Governo Federal. “Assisti a um programa em junho

do ano passado e fiquei bastante interessada, mas não havia mais tempo para me inscrever. Esse ano quando abriram as inscrições eu estava atenta e corri atrás. Foi de primeira. Eu não acreditei quando vi que havia sido selecionada. Ain-da estou processando a informa-ção. Essa era minha última chance, pois já estava quase completando 90% de carga horária”, comemora.

Ana Luíza Arantes atribui sua conquista ao conhecimento ad-quirido no curso de Engenharia de Produção pela FeMASS. "Gos-to muito de estudar aqui e avalio com excelência meus professores. O fato de a faculdade ter me pro-porcionado uma boa base fez toda a diferença, para que eu fosse se-lecionada no programa”, ressalta a estudante.

DIVULGAÇÃO

Ana Luíza Arantes cursa o 8º período de Engenharia de Produção e viaja no dia 21 de junho para os Estados Unidos

NOTA

Nova Holanda, Nova Esperança e Ajuda de cara nova com Macaé Melhor

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ10 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014

AÇÃO

Estudantes conhecem biodiversidadeAção foi realizada nesta quinta-feira, dia 22, em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade

Apesar da fauna e flora de Casimiro de Abreu serem bem ricas, algumas pes-

soas desconhecem estas carac-terísticas. Nesta quinta-feira, dia 22, alunos da Rede Munici-pal de Ensino do município re-ceberam informações teóricas e, em seguida, foram conhecer as belezas do Parque Natural Municipal Córrego da Luz. As atividades foram realizadas pela Prefeitura de Casimiro de Abreu por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Nas apresentações nas salas de aula, os biólogos apontaram as presenças de bambus e vi-nháticos no meio da vegetação. Destacaram ainda duas espécies de plantas em extinção que fa-zem parte da biodiversidade do parque: a Braúna e o Palmito Juçara. Na fauna eles ressal-taram o mico-leão-dourado e algumas espécies de cobras e répteis.

Durante os 20 minutos de caminhada no Parque Natu-ral Municipal Córrego da Luz,

os olhares dos jovens ficaram atentos na busca de animais e de espécies diferentes de plantas. “Com estes conhecimentos va-lorizamos o que temos ao nosso redor”, disse o estudante do 9º ano do Ensino Médio, Evandro Aguiar. Já o aluno do 8º ano, Matheus Lopes, informou que sempre costuma ir para serra e gosta bastante de estar em contato com a natureza. “Aqui pudemos conhecer algumas es-pécies diferentes”.

De acordo com o diretor do Departamento de Meio Am-biente, Luizmar Mozer, os en-contros foram bem produtivos. “As dúvidas surgiram e pude-ram ser esclarecidas pelos nos-sos profissionais. Com certeza muitos saíram com várias in-formações novas”. Estas foram as primeiras visitações após o parque ter sido criado.

AÇÕES - As atividades em comemoração ao Dia Interna-cional da Biodiversidade foram realizadas na Escola Agrícola e no CIEP Brizolão 459 Munici-palizado José Bicudo Jardim.

DIVULGAÇÃO

Caminhada no Parque Natural Municipal Córrego da Luz

EVENTO

Casimiro participa deConferência Estadual

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Casi-miro de Abreu, Luiz Fernando Shinkado, participou na última sexta-feira, dia 23, da 2ª Confe-rência Estadual de Defesa Ci-vil, realizada no Rio de Janeiro. O coordenador de Defesa Civil do município, Cezar Magalhães, também esteve presente no evento.

Com participação recorde de 84 cidades do Estado, foi discu-tido com representantes de di-ferentes setores provenientes de todo o Brasil melhorias nas ações de defesa civil, priorizan-do a prevenção. “A intenção é que as propostas debatidas

Estado recebeu 203 princípios e 500 diretrizes dos municípios do Rio de Janeiro

durante a conferência no Rio de Janeiro possibilitem a cons-trução de uma cultura e política pública de proteção e defesa ci-vil”, afirmou Shinkado.

No total, o Estado recebeu 203 princípios e 500 diretri-zes dos municípios do Rio de Janeiro. Destas, dez princípios e 30 diretrizes serão enviados à etapa nacional, em Brasília. Houve também a eleição de 100 representantes do Estado para a 2ª Conferência Nacio-nal de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), que ocorre de 4 a 7 de novembro. “Esta é uma oportunidade única de levar o tema redução do risco de de-sastres ao debate, por meio da participação popular. Assim, vamos encontrando soluções para evitar as perdas em situ-ações de desastres”, finalizou Shinkado.

DIVULGAÇÃO

Luiz Fernando Shinkado (à esq.) presente naConferência Estadual de Defesa Civil

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014 11

PROJETO

Projeto ajuda moradores a ter acesso a casa própriaSecretaria de Habitação, Saneamento e Urbanismo já beneficiou cerca de 90 famílias

O projeto Planta Social, realizado pela Prefeitu-ra de Casimiro de Abreu

por meio da Secretaria Munici-pal de Habitação, Saneamento e Urbanismo, tem ajudado aos munícipes a realizarem o sonho de ter a casa própria. Com ele, o morador consegue a planta do futuro imóvel a ser construído e também ficar isento das taxas, o que gera uma grande economia. Desde que foi lançada, a iniciativa já beneficiou cerca de 90 famílias.

De acordo com a arquiteta da Secretaria de Habitação, Marilene Accurso, as plantas só podem ser feitas para casas de até 60 metros quadrados e que estejam no primeiro pavi-mento. Os projetos visam dar toda a habitabilidade e acessi-bilidade para às famílias que vão morar no novo lar. “Neste espaço conseguimos colocar dois quartos, mas já tive um caso em que projetei três e fi-cou muito bem subdividido”, disse Marilene. No final do processo, o proprietário rece-be um documento legitiman-do a posse. “É bom ressaltar-mos que não podemos fazer ampliação de imóvel algum”, destacou a arquiteta.

Quem se encaixa no progra-ma fica isento do preço do pro-jeto e das taxas. Segundo Mari-lene, a economia é grande, pois, normalmente, somente as taxas giram em torno de R$ 500 e em relação ao projeto existem en-

genheiros que cobram até R$ 25 o metro quadrado.

Segundo a secretária munici-pal de Habitação, Saneamento e Urbanismo,Eliane Benjamim, a iniciativa da prefeitura não só oferece uma qualidade de vida às pessoas de baixa renda, faci-litando o acesso ao sonho da ca-sa própria, mas, também, evita o crescimento desorganizado.

Para ter acesso, o beneficiário precisa ser dono de um terreno, ter uma renda familiar de até três salários mínimos e procu-rar a secretaria para apresen-tar os documentos como CPF, Identidade e Comprovante de Residência. Os interessados de-vem ir à secretaria às segundas e terças-feiras, de 9 às 17 ho-ras, e às quartas, de 9 horas ao meio dia. Aquelas pessoas que já possuem a casa pronta na metragem determinada e pre-enchem as outras exigências, podem procurar a secretaria para conseguir o Habite-se e legalizar o imóvel.

Um dos beneficiados pelo programa foi Marcelo Ramos. Ele e a mãe ficaram sabendo do projeto por meio de amigos e foram até a secretaria. “Meu fi-lho é portador de necessidades especiais e a planta projetada incluiu um banheiro adapta-do. Se não fosse este projeto, a construção da minha casa iria demorar muito mais. Agrade-ço a todos que me receberam super bem”, disse Maria da Glória Peres.

CRÉDITO

Arquiteta da Secretaria de Habitação, Marilene Accurso, explica como funciona o projeto

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ12 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014

PROJETO

Mata Atlântica é tema de projetoEncontros foram realizados em comemoração ao Dia da Mata Atlântica

A Escola Municipal Ro-sa Branca, localizada às margens da RJ 142 e

rodeada pela biodiversidade da Mata Atlântica, foi uma das primeiras a receber a palestra sobre este bioma. A atividade aconteceu nesta segunda-feira, dia 26, e foi realizada também na Escola Municipal Casimiro de Abreu, em Barra de São João. As ações da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimen-to Sustentável fazem parte da comemoração ao Dia da Mata Atlântica.

Por já viverem bem próximos à mata, os estudantes da escola Rosa Branca interagiram bas-tante durante a sensibilização, que tratou de assuntos como fauna, flora e hidrografia. Os profissionais mostraram foto-grafias de espécies caracterís-ticas e ressaltaram os impactos que esse ecossistema tem sofri-do devido as ações do homem.

De acordo com o biólogo da secretaria, Samuel Barreto, a preocupação com a preserva-ção do meio ambiente precisa começar desde cedo. “Estas

crianças são multiplicadoras de bons conceitos. Nosso encon-tro foi bem positivo, pois, estes alunos nasceram e são criados próximos à mata e, por isso, têm muitos casos para contar”.

Bem atenta à palestra estava a pequena Elisa Macêdo. Ela disse que algumas informações estatísticas mostradas são no-vas, mas que já viu alguns dos animais mostrados na apresen-tação. “É sempre bom aprender coisas sobre a natureza. Há um tempo, vi um mico-estrela por aqui”.

Segundo o diretor do Depar-tamento de Meio Ambiente, Luizmar Mozer, os alunos são ótimos transmissores desse conhecimento. “Eles levam as informações para as famílias e isso tem mudado a forma de agir das pessoas que preservam cada vez mais”.

Nesta terça-feira, dia 27, as sensibilizações foram realiza-das na Escola Municipal Padre Francisco Blasco Peres - Padre Paco, às 10 horas, e CIEP Brizo-lão Municipalizado 406 Ludevis Teixeira Bastos, às 14 horas.

DIVULGAÇÃO

As sensibilizações foram realizadas em escolas

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014 13

SERVIÇO

Barra de São João ganha serviço de ProtocoloDistrito de Casimiro de Abreu já oferece mobilidade no atendimento aos moradores do distrito

Proporcionar aos mora-dores maior comodidade e benefícios. Esse é o ob-

jetivo da implantação do servi-ço de Protocolo da Prefeitura de Casimiro de Abreu no distrito de Barra de São João. O sistema, que já está em funcionamento, permite que o morador faça requerimentos e registros sem ter que se deslocar até a sede do município.

Para a moradora de Barra, Adelaide da Costa Siqueira, es-sa foi a melhor coisa que podia ter acontecido. “Tenho algumas pendências para resolver na prefeitura e não precisar ir até Casimiro é muito melhor. Antes tinha que esperar ônibus e gas-tar o valor da passagem, agora venho andando”, destacou.

O secretário de Adminis-tração de Casimiro de Abreu, Ricardo Lopes, informa que o sistema funciona de forma unificada e interligada e que muitos moradores que mo-ram distantes da sede poderão se beneficiar. “Nosso objetivo é descentralizar para gerar o máximo de benefícios. Estamos procurando antecipar os servi-ços que a futura subprefeitura irá oferecer.”

A chefe do departamento de Protocolo, Rosilene Mendes dos Santos, explica que são muitos os serviços oferecidos. “A pes-soa pode fazer vários requeri-mentos, desde poda de árvores até guias de ITBI. Atendemos

as mais diversas secretarias”. Rosilene ressaltou ainda que processos já iniciados na sede podem ser acompanhados no distrito.

Somente nos primeiros dias de atendimento, a procura já foi grande. A expectativa, segundo o secretário de Administração, é que a média de atendimento mensal chegue a 250 registros. O Protocolo de Barra de São João funciona na Avenida Ama-ral Peixoto, 431. O atendimento é feito de segunda a sexta, de 9h às 17h.

INFORMATIZAÇÃO - Pa-ra atender cada vez melhor a comunidade, a Prefeitura Mu-nicipal está investindo em de-senvolvimento de programas que atendam de forma ampla as necessidades do município. Um exemplo desse desenvol-vimento é o sistema unificado que interliga os setores e pro-porciona o atendimento de me-lhor qualidade. Em breve, novas tecnologias irão ampliar ainda mais o atendimento online.

EMPREGOS - Além dos no-vos benefícios oferecidos pelo Protocolo, a Administração do distrito de Barra de São João oferece ainda o Balcão de Em-pregos, que auxilia na oferta de trabalho aos moradores. A procura diária é uma média de 20 pessoas, que fazem o cadas-tro e são encaminhadas para as vagas ofertadas por empresas parceiras.

DIVULGAÇÃO

O sistema já está em funcionamento

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ14 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014

PROJETO

Comunidades recebem investimentos Nova Holanda, Nova Esperança e Ajuda de cara nova com Macaé Melhor

As obras do Projeto Macaé Melhor estão levando urbanização para Nova

Holanda, Nova Esperança e Complexo da Ajuda. Os traba-lhos envolvem instalação das redes de drenagem de águas pluviais e esgotamento sanitá-rio, pavimentação de ruas e es-tão transformando essas áreas, dando novos ares para os mora-dores dessa região da cidade. As melhorias são fruto da parceria entre a prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. A previsão para fi-nalização de toda a obra é o se-gundo semestre de 2015.

A subsecretaria de Habitação, Alessandra Aguiar, explica que as transformações não acon-tecem em algumas ruas ou pe-quenos espaços, mas no todo, produzindo um novo bairro, oferecendo aos moradores me-lhor qualidade de vida num local onde as pessoas se sintam inse-ridas e tenham orgulho de viver.

- Estamos na comunidade ouvindo dos moradores as me-lhorias que eles querem para o lugar onde vivem. Essas áreas recebem ainda, do governo do Estado, o projeto de pacificação, que vai contribuir neste proces-so de transformação social, afir-ma Alessandra, acrescentando que além da urbanização, os lo-cais receberão melhorias como parques, áreas de lazer, creches, Centros de Referência, escolas e unidades de saúde.

As obras começaram em julho de 2013 e são financiadas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O valor to-tal dos investimentos é de R$ 77 milhões. O projeto de urba-nização faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e incluem ainda cons-trução de minivila olímpica, escola, creche, área de lazer, unidade básica de saúde, abas-tecimento de água e construção de unidades habitacionais para atender a moradores de áreas

de risco. Para solucionar os problemas

de alagamento em ocasião de chuvas mais fortes, estão sen-do construídos três piscinões para onde serão direcionadas as redes de drenagem. Um dos piscinões está localizado dentro da Nova Esperança e as obras já estão adiantadas. O outro está sendo construído na Nova Ho-landa, próximo ao CIEP Nova Holanda, e o terceiro será ins-talado próximo à ponte na Rua Medeiros.

De acordo com Alessandra, com a utilização dos piscinões para captar todo o sistema de drenagem pluvial dos bairros, Macaé se destaca como o pri-meiro município do Estado a realizar obra de drenagem com criação desses piscinões.

O primeiro dos três piscinões programados para o bairro re-cebe a concretagem da estrutu-ra e possui 25 metros de largu-ra, 45 metros de comprimento e 3,30 metros de altura. A área vai acumular três milhões de li-tros de água da chuva e bombear dois milhões de litros, que serão escoados para o Rio Macaé. O segundo piscinão terá a mes-ma estrutura do primeiro. Já o terceiro, ocupará uma área de 21,50 metros de largura, 21,50 metros de comprimento e 3,50 metros de altura.

MACAÉ MELHORO Projeto Macaé Melhor tem

como um dos objetivos solucio-nar um passivo de muitos anos na área habitacional. De acordo com dados do IBGE, Macaé tem um déficit de cerca de 4000 uni-dades habitacionais. Estão sen-do construídas 494 unidades habitacionais na Nova Esperan-ça e 128 no Complexo da Ajuda, que vão atender a pessoas que hoje residem em áreas de risco. Também no Complexo da Aju-da, através do Projeto Minha Casa Minha Vida, estão sendo erguidas 2.208 unidades.

ANA CHAFFIN/SECOM

Obras do piscinão da Nova Holanda seguem em ritmo acelerado

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ16 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014

ESTADO DO RIO DE JANEIROCÂMARA MUNICIPAL DE MACAÉComissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO: A Câmara Municipal de Macaé, por meio de suaComissão Permanente de Licitação, torna público que após a realizaçãodo PREGÃO PRESENCIAL de nº 004/2014 alguns itens restaram desertos,motivo pelo qual será realizada a licitação baixo indicada:PREGÃO PRESENCIAL de nº 004/2014- CPL/CMM. Proc. Nº 01577/2014, Objeto: Registro de preços para aquisição de material de escritóriopara atender as necessidades da Câmara Municipal de Macaé, conformeestabelecido no TERMO DE REFERÊNCIA - ANEXO II, parte integrantee inseparável deste Edital, independente de transcrição. Data/horaAbertura: Dia 10 de junho às 10:30 horas. O recebimento e abertura dosenvelopes de Proposta e Documentação será em Sessão Pública a serealizar na sala de reuniões situada no 1º andar do Edifício- Sede daCâmara, sito à Rodovia do Petróleo - RJ 168, Km 3,5 - Virgem Santa -Macaé/RJ. Os editais e seus anexos estão à disposição dos interessados nasala da Comissão Permanente de Licitação no horário de expediente(09:00 às 12:00 / 14:00 às 17:00) onde poderão ser consultados eretirados mediante apresentação de carimbo contendo CNPJ e RazãoSocial e mediante a entrega de 1 (um) cartucho hp 121 preto. Macaé-RJ,28 de maio de 2014, PREGOEIRO OFICIAL: Thales Vinícius BrandãoAndrade. Informações pelo sítio: http://www.cmmacae.rj.gov.br/

EXTRATO DE CONTRATO

I - Espécie: Contrato para aquisição de material - Processo nº: 200198/2014.II - Objeto: Aquisição de material esportivo para prática de judô ematendimento ao núcleo de Artes Marciais, na praça da Barra de Macaé.Contrato nº. 037/2014.III - Modalidade de Licitação: Carta Convite nº 003/2014.IV - Crédito: Programa de Trabalho nº 27.122.0053.2.168.000 - Elementode Despesa: 3.3.90.30.00 - Material de Consumo - Código Reduzido nº 300.V - Empenho: nº 108/2014VI - Valor do Contrato: R$ 73.800,00VII - Prazo de fornecimento: Até 24 horas após a assinatura do contrato.VIII - Partes: Fundação de Esporte e Turismo de Macaé - FESPORTUR ePapelaria Vilela Guimarães LTDA.

ANTÔNIO LUIZ PINHEIRO SANTOSPresidente da FESPORTUR

ESTADO DO RIO DE JANEIROCÂMARA MUNICIPAL DE MACAÉComissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO: A Câmara Municipal de Macaé, por meio de suaComissão Permanente de Licitação, torna público que após a realizaçãodo PREGÃO PRESENCIAL de nº 023/2013 alguns itens restaram desertos,motivo pelo qual será realizada a licitação baixo indicada:PREGÃO PRESENCIAL de nº 023/2013- CPL/CMM. Proc. Nº 01529/2013, Objeto: Registro de preços para aquisição de uniformes paraatender aos funcionários da Câmara Municipal de Macaé, conformeestabelecido no TERMO DE REFERÊNCIA - ANEXO II, parte integrantee inseparável deste Edital, independente de transcrição. Data/horaAbertura: Dia 09 de junho às 10:30 horas. O recebimento e abertura dosenvelopes de Proposta e Documentação será em Sessão Pública a serealizar na sala de reuniões situada no 1º andar do Edifício- Sede daCâmara, sito à Rodovia do Petróleo - RJ 168, Km 3,5 - Virgem Santa -Macaé/RJ. Os editais e seus anexos estão à disposição dos interessados nasala da Comissão Permanente de Licitação no horário de expediente(09:00 às 12:00 / 14:00 às 17:00) onde poderão ser consultados eretirados mediante apresentação de carimbo contendo CNPJ e RazãoSocial e mediante a entrega de 1 (um) cartucho hp 121 preto. Macaé-RJ,28 de maio de 2014, PREGOEIRO OFICIAL: Thales Vinícius BrandãoAndrade. Informações pelo sítio: http://www.cmmacae.rj.gov.br/

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014 17

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

PORTARIA nº 051/2014

O DIRETOR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MUNICIPALHOSPITALAR DE MACAÉ - FMHM, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO o estabelecido no art. 5º, inciso LV, da CRFB/88;

CONSIDERANDO o estabelecido nos arts. 131 e 132, § único, da LeiComplementar nº 011/98;

CONSIDERANDO o elevado número de processos administrativos e judiciaisdestinados aos servidores lotados na Consultoria Jurídica desta Fundação, oque vem prejudicando o processamento dos procedimentos disciplinaresendereçados às comissões de Inquérito Administrativo E Sindicânciacompostas pelos mesmos;

RESOLVE:Designar os servidores, Maria José Quintanilha Barbosa, matrícula 22122,Daniele Taveira de Magalhães, matrícula 38524 e André Luiz Fernandes deFreitas, matrícula 3122 para atuar nos seguintes processos, devendo apuraros fatos narrados, e, apresentar relatórios conclusivos no prazo de 30(trinta) dias, prorrogável por igual período, a contar da data de publicação,atribuindo-se aos atos oriundos destas comissões o necessário sigilo.

1-Comissão de Sindicância, processo nº 566/2013, desmembrada daSindicância tombada sob o nº 003/2012, originária do processo administrativonº 871/2012;2-Comissão de Sindicância, processo nº 567/2013, desmembrada daSindicância tombada sob o nº 003/2012, originária do processo administrativonº 871/2012;3-Comissão de Sindicância, processo nº 568/2013, desmembrada daSindicância tombada sob o nº 003/2012, originária do processo administrativonº 871/2012;4-Comissão de Sindicância, processo nº 569/2013, desmembrada daSindicância tombada sob o nº 003/2012, originária do processo administrativonº 871/2012;5-Comissão de Sindicância, processo nº 570/2013, desmembrada daSindicância tombada sob o nº 003/2012, originária do processo administrativonº 871/2012;6-Comissão de Sindicância, processo nº 716/2013, desmembrada daSindicância tombada sob o nº 007/2011, originária do processo administrativonº 477/2011;7-Comissão de Sindicância, processo nº 717/2013, desmembrada daSindicância tombada sob o nº 007/2011, originária do processo administrativonº 477/2011;8-Comissão de Inquérito Administrativo, tombada sob o nº 003/2013,originária do processo administrativo nº 871/2013;9-Comissão de Inquérito Administrativo, tombada sob o nº 004/2013,originária do processo administrativo nº 935/2013;10-Comissão de Inquérito Administrativo, tombada sob o nº 005/2013,originária do processo administrativo nº 1080/2013;

Gabinete do Diretor Presidente da Fundação Municipal Hospitalar deMacaé em 27 de maio de 2014.

NEWTON JOSÉDiretor Presidente FMHM

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

PORTARIA nº 044/2014

O DIRETOR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MUNICIPALHOSPITALAR DE MACAÉ - FMHM, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO o estabelecido no art. 5º, inciso LV, da CRFB/88;

CONSIDERANDO o estabelecido nos arts. 131 e 132, § único, da LeiComplementar nº 011/98;

CONSIDERANDO o elevado número de processos administrativos e judiciaisdestinados aos servidores lotados na Consultoria Jurídica desta Fundação, oque vem prejudicando o processamento dos procedimentos disciplinaresendereçados às comissões de Inquérito Administrativo E Sindicânciacompostas pelos mesmos;

RESOLVE:Substituir a servidora Flávia Aló, matrícula 1433 , pela servidora DanieleTaveira de Magalhães, matrícula 38524, para atuar nos seguintes processos,devendo apurar os fatos narrados, e, apresentar relatórios conclusivos noprazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, a contar da data depublicação, atribuindo-se aos atos oriundos destas comissões o necessáriosigilo.

1- Proc.: 793/2010 - Inquérito Adm. nº 006/20122- Proc.: 792/2010 - Inquérito Adm. nº 005/20123- Proc.: 766/2012 - Inquérito Adm. nº 017/20124- Proc.: 794/2010 - Inquérito Adm. nº 007/20105- Proc.: 796/2010 - Inquérito Adm. nº 009/20106- Proc.: 895/2010 - Sindicância nº 003/20117- Proc.: 477/2011 - Sindicância nº 007/20118- Proc.: 476/2011 - Sindicância nº 006/20119- Proc.: 574/2011 - Sindicância nº 009/201110- Proc.: 819/2011 - Sindicância nº 011/201111- Proc.: 191/2012 - Sindicância nº 001/201212- Proc.: 367/2012 - Inquérito Adm. nº 004/201213- Proc.: 548/2012 - Sindicância nº 002/201214- Proc.: 898/2012 - Sindicância nº 004/201215- Proc.: 1049/2010 - Inquérito Adm. nº 002/201116- Proc.: 871/2012 - Sindicância nº 003/201217- Proc.: 794/2011 - Inquérito Adm. nº 011/201118- Proc.: 190/2012 - Inquérito Adm. nº 001/201219- Proc.: 795/2010 - Inquérito Adm. nº 008/201020- Proc.: 771/2012 - Inquérito Adm. nº 010/201221- Proc.: 936/2013 - Sindicância nº 001/201322- Proc.: 019/2014 - Inquérito Adm. nº 001/201423- Proc.: 020/2014 - Inquérito Adm. nº 002/2014

Gabinete do Diretor Presidente da Fundação Municipal Hospitalar deMacaé em 16 de maio de 2014.

NEWTON JOSÉDiretor Presidente FMHM

*Republicada por Motivo de incorreção

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTOECONÔMICO E SOCIALCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO - REMARCAÇÃOEDITAL - PREGÃO PRESENCIAL

NO 002/2014

O Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, através daComissão Pregoeira de Licitação torna público, para conhecimento dosinteressados, que fará realizar no dia 09 de Junho de 2014, às 10:00h, na salada Comissão Permanente de Licitação, sito à Avenida Agenor Caldas, nº261, Imbetiba, Macaé/RJ, o PREGÃO PRESENCIAL Nº 0002/2014, dotipo MENOR PREÇO POR ITEM, de acordo com as Leis em vigência. OEdital e seus anexos estarão disponíveis na sala da Comissão Pregoeira,situada na sede do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico eSocial, e a retirada será mediante a entrega de 02 (duas) resmas de papel A4,através de pessoa credenciada e com carimbo do CNPJ, de segunda a sexta-feira, tel. Contato (22) 2796-1277 Ramal 227.Objeto: SERVIÇO DE FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE PORTADE ENROLAR COM COMANDO AUTOMÁTICO, CONFORMEESPECIFICAÇÕES ANEXAS PARA ATENDER AS UNIDADES DOMACAÉ FACILITA.

Macaé- RJ, 28 de maio de 2014.

Isis Martins XavierPresidente

Comissão Permanente de Licitação - FUMDEC

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Tornamos pública a ratificação, na forma do que dispõe o art. 26 da LeiFederal nº 8.666/1993, da inexigibilidade de licitação a favor da empresaLado Esquerdo Produções Artísticas LTDA, CNPJ Nº 11.784.263/0001-55, com fulcro no inciso III do artigo 25 da mesma lei, para a contrataçãode shows musicais para apresentação na festa de Nossa Senhora Aparecidaem Trapiche. Processo Administrativo nº 200595/2013.

ANTÔNIO LUIZ PINHEIRO SANTOSPresidente da FESPORTUR

*omitida a publicação em 11/10/2013.

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ18 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusGabinete do Prefeito

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 009/2014

Pelo presente Edital ficam convocados os candidatos a contrato por prazodeterminado, aprovados no VI Processo Seletivo Simplificado, formalizadopelo Edital 006/2014, de acordo com classificação final, publicado no siteda Prefeitura Municipal de Carapebus em 24/03/2014, a comparecerem naSecretaria Municipal de Educação, situado na Rua Antônio Gomes da Silvanº 283 - Oscar Brito - Carapebus - RJ, no dia e horário determinado,relacionados no Anexo I, munidos dos documentos abaixo, para escolhado horário e local de trabalho, de acordo com item 8.10 do Edital:1.Carteira do PIS/PASEP (cópia);2.Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);3. Caso tenha interesse no salário-família ou dedução do imposto de renda,cópia da certidão de nascimento dos filhos menores de 14 (quatorze),cartão de criança para filhos com idade até 06 anos ou declaração defrequência escolar no original, para filhos de 07 a 14 anos para percepçãode salário-família;4.Declaração de Bens, ou cópia da declaração do imposto de rendaentregue a Receita Federal (cópia);5.Comprovante de Residência - conta de luz , água, ou telefone (cópia) oudeclaração do proprietário em caso de imóvel alugado ou de dois vizinhos;6.Tipo Sanguíneo e fator RH, caso possua comprovante.

OBS: Em caso de cópia ilegível, será solicitado o original para conferência.O não comparecimento do candidato sem justificativa na data determinadano anexo, poderá ser considerado como desistência, a critério daAdministração.

Carapebus, Gabinete do Prefeito em 22 de maio de 2014.

Amaro Fernandes dos SantosPrefeito Municipal

ANEXO I - (EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 009/2014)

DIA :28/05/2014 (quarta-feira)HORÁRIO: 11:00 horas

Nível Médio e TécnicoCargo: Professor I

ordem nome19 055 MAYRA ALVES DE MELO APICELLO20 030 MARCIELE VIANA VENTAPANE

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusSecretaria Municipal de Administração

PORTARIA Nº 240/14

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO no uso desuas atribuições legais e

CONSIDERANDO o Processo 2581/14 de 08/05/14.

RESOLVE:Art. 1º - Autorizar a abertura de Sindicância Administrativa Disciplinar,para apurar os fatos que dão conta ao Processo acima, nos termos doArtigo 175 da Lei Complementar Municipal n.º10/03, em rito sumário,tendo o prazo de 60 (sessenta) dias para apuração.

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Carapebus, em 23 de maio de 2014.

Luiz Geraldo da Silva Barcelos Secretário Municipal de Administração

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusGabinete do Prefeito

EDITAL DE CONVOCAÇÃOAUDIÊNCIA PÚBLICA - LRF

Em cumprimento ao disposto no § 4º do art. 9º da Lei Complementar 101/2000, a Prefeitura Municipal de Carapebus convoca a população em geralpara Audiência Pública da Prestação de Contas referente ao 1º Quadrimestrede 2014, a realizar-se no Plenário da Câmara Municipal, Avenida GetúlioVargas n° 19, Centro- Carapebus-RJ, no dia 30/05/2014 às 15:00 horas.

Carapebus-RJ, 27 de maio de 2014

Amaro Fernandes dos SantosPrefeito Municipal

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusGabinete do Prefeito

DECRETO Nº: 1.737/14Abre crédito suplementar

O Prefeito Municipal de Carapebus, no uso de suas atribuições legais e combase no preceituado no art. 2º da Lei Municipal nº 584/13 e nos parágrafos2º e 3º do art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64.

DECRETA:Art. 1º - Abre Crédito Suplementar na importância de R$ 340.000,00(trezentos e quarenta mil reais) para dotações orçamentárias constantesno Anexo I.Art. 2º - Os recursos para atender o artigo 1º serão provenientes deanulações total ou parcial de dotações constante no Anexo I.Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadasas disposições em contrário.

Carapebus, 26 de maio de 2014.Amaro Fernandes dos Santos

Prefeito Municipal

Anexo I

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014 19

OPERAÇÃO

Guarda realiza operações em Casimiro Na última sexta-feira, dia 23, uma operação no bairro Jardim Aparecida resultou na apreensão de 90 trouxinhas de maconha

As frequentes operações da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu com

apoio de policias militares, que compõem o Programa Estadu-al de Integração na Segurança (Proeis), vem obtendo bons resultados nas ruas. Na última sexta-feira, dia 23, uma opera-ção no bairro Jardim Apareci-da resultou na apreensão de 90 trouxinhas de maconha. Já nos últimos dias três veículos rou-bados foram recuperados.

Através de uma denúncia anônima, os Guardas Munici-pais com apoio dos PMs encon-traram entorpecente escondido num terreno baldio. Um dos ve-ículos roubados foi recuperado no bairro Santa Therezinha. Também através de uma de-núncia anônima a guarnição foi até o local e encontrou o Fiat Pa-lio, de cor cinza, placa LTJ 1787 - Cabo Frio/RJ abandonado na via pública. Já no domingo, dia

25, um Golf, de cor verde, placa KMM 3254 Nova Friburgo-RJ foi recuperado abandonado próximo ao Parque de Expo-sição, após ter sido roubado na RJ-142, próximo a Cascata. Na tarde de segunda-feira, dia 26, um Renault Megane, de cor preta, placa LQF 7170 Casimiro de Abreu/RJ foi recuperado na localidade de Boa Esperança.

"A população tem colaborado mais nos últimos dias denun-ciando. Vamos dar continui-dade a estas operações, pois, aos poucos a população vai se sentindo mais segura. Cerca de 80% dos veículos abordados são de placas de municípios vi-zinhos. Queremos saber quem está entrando e saindo da ci-dade. O resultado já está sendo notado com aumento de veí-culos apreendidos", disse Luiz Fernando Shinkado, secretário de Segurança Pública e Defesa Civil.

DIVULGAÇÃO

Guarda Municipal e PMs aprrenderam 90 trouxinhas de maconha no bairro Jardim Aparecida

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ20 Macaé, quarta-feira, 28 de maio de 2014