noticiário 26 09 14

20

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 04-Apr-2016

244 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Noticiário 26 09 14
Page 2: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ2 Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CidadeRECICLAGEM

Sistema irá apresentar dados sobre a coleta seletiva em todo o estado Iniciativa é do Instituto Estadual do Ambiente e faz parte do Programa Coleta Seletiva Solidária Marianna [email protected]

Essa semana, o Instituto Es-tadual do Ambiente (Inea) anunciou que, a partir do

próximo ano, o Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS) vai es-tar produzindo o Observatório da Coleta Seletiva Solidária do Rio de Janeiro. Isso se trata de um sistema de informações que vai dar suporte à gestão de resí-duos sólidos recicláveis nos mu-nicípios do estado fluminense.

De acordo com o Inea, esse sistema será estruturado pelo Centro Estadual de Estatísti-cas, Pesquisas e Formação dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj). Atualmente, esse banco de dados está em fase de testes, mas, a partir de 2015, estará disponível para o público.

Essa iniciativa vai apontar a realidade dos programas mu-nicipais de coleta seletiva, com base na metodologia do PCSS, além de recomendar estratégias e práticas de educação ambien-tal. Além disso, a previsão é de disponibilizar textos estatísti-cos, gráficos e mapas contendo informações sobre a quantidade de resíduos gerados por domi-cílio, o número de municípios com coleta seletiva implantada, bem como a situação atual dos aterros sanitários controlados

e as organizações de catadores que deixaram os lixões para tra-balhar em cooperativas.

Através desse sistema, o pú-blico vai poder pesquisar so-bre municípios, indicadores, o período e a forma que deseja visualizar as informações - em tabela ou mapa. A ferramenta ainda vai auxiliar a análise de gestores dos programas muni-cipais de coleta seletiva.

O PCSS do Estado do Rio de Janeiro foi lançado em outubro de 2009 e é uma das iniciativas que compõem o Pacto pelo Sa-neamento. Ele é realizado pelo Inea com recursos do Fundo Es-tadual de Conservação Ambien-tal (Fecam) e conta com o apoio da Secretaria de Educação do Es-tado do Rio de Janeiro (Seeduc).

A sua missão é prestar suporte aos municípios na elaboração, planejamento e implantação de programas municipais de coleta seletiva solidária, em atenção às leis e normas ambientais, atra-vés do planejamento participa-tivo, da educação ambiental e do controle social.

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais re-cicláveis (papel, plástico, vidro, metais) e orgânicos, previamen-te separados na fonte geradora, que podem ser reutilizados.

Apesar de ser um processo simples, que cada cidadão pode

KANÁ MANHÃES

Em Macaé, a coleta é feita nas escolas municipais e nos bairros Mirante da Lagoa e Praia do Pecado

fazer, sua implantação requer tempo e medidas para que fun-cione. O primeiro passo é fazer um trabalho de conscientização com a sociedade. Isso pode ser feito através de palestras e cam-panhas nas ruas e instituições, mostrando a importância e as vantagens da reciclagem.

Em seguida, é preciso dispo-nibilizar coletores específicos para cada tipo de material em locais de fácil acesso. Por fim, é necessário ter um sistema de re-colhimento e locais de destino.

Além de amenizar os impac-tos no meio ambiente, essa me-

dida é uma fonte de renda para milhares de famílias. No coti-diano, são produzidas milhares de toneladas de lixo, que causam a degradação do meio ambien-te. Entre os problemas estão a contaminação de rios, praias e lagoas, poluição do ar, proble-mas de zoonoses, alagamentos, entre outras situações.

MACAÉ AINDAPRECISA AVANÇAR

Em Macaé, apenas dois bairros contam com esse tipo de serviço. Atualmente, a coleta é feita ape-nas no Mirante da Lagoa (quar-

ta-feira e sexta-feira), na Praia do Pecado (Morada das Garças e Vivendas da Lagoa - terça-feira e quinta-feira) e nas escolas do município (quinta-feira e sexta-feira). De acordo com a prefei-tura, todo material coletado é encaminhado para reciclagem.

O número de áreas contem-pladas com esse serviço ainda corresponde a menos da meta-de da cidade, o que deixa o mu-nicípio de fora das cidades refe-rências no Brasil. Ao longo dos últimos anos, o governo munici-pal chegou a informar que tinha interesse em ampliar as regiões

com esse tipo de serviço, entre-tanto até hoje nenhum grande avanço de fato aconteceu.

É sempre interessante frisar que investir nesse tipo de inicia-tiva contribui para melhorar a qualidade de vida na cidade. A coleta seletiva traz benefícios para o meio ambiente, na medi-da em que diminui a exploração de recursos naturais, reduz o consumo de energia, diminui a poluição do solo, da água e do ar, prolonga a vida útil dos aterros sanitários, possibilita a recicla-gem de materiais que iriam para o lixo, diminui os custos da pro-dução, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias, diminui o desperdício, diminui os gastos com a limpeza urbana, cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias e ge-ra emprego e renda pela comer-cialização dos recicláveis.

Estudos apontam que para cada 75 latas de aço recicladas, preserva-se uma árvore que seria utilizada como carvão. Já para cada tonelada de papel, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores já em fase adulta. Esses números são maiores se levar-mos em conta todos os tipos de materiais que poderiam ser reaproveitados e acabam sendo dispensados no meio ambiente. A reciclagem melhora a qualida-de de vida da população.

DESRESPEITO

Pichações geram poluição visual na cidade

Apesar de ser considerado um ato de vandalismo, as pichações passam na maioria das vezes des-percebidas pela população. E para encontrá-las não é preciso andar muito. Elas estão ali presentes de várias formas e tamanhos em prédios, muros, estabelecimentos comerciais, portões, pontos de ôni-bus, até em monumentos históri-cos e prédios públicos.

Em Macaé, nem mesmo as áre-as de preservação ambiental es-tão livres desse tipo de agressão. Pichações já foram presenciadas em locais como o Pico do Peito do Pombo, na serra macaense, e na Ilha do Francês, no Arquipélago de Santana. Nesses dois casos, a prefeitura chegou a realizar no ano passado mutirões de limpeza.

Também no ano passado, a pre-feitura chegou a fazer a restauração de alguns monumentos históricos da cidade, como estátuas e placas. Entretanto, a cidade ainda está lon-ge de se livrar das pichações.

“Eu já pintei o muro da mi-nha casa várias vezes e de nada adianta. Passa um tempo e as pichações voltam. Geralmente isso acontece à noite, quando não tem ninguém vendo. É um des-respeito. Não digo só em relação à casa dos outros, mas à cidade no todo. Não há um controle disso, na maioria das vezes acaba impu-ne”, relata Diego Santos.

Apesar de ser crime, a maioria dos casos acaba impune

Outro alvo desse tipo de vanda-lismo são as placas de sinalização. Elas são de extrema importância para manter a segurança dos con-dutores e dos pedestres. É através dela que se pode ter informações sobre a melhor conduta a ser to-mada em um determinado local ou situação. O problema é quando elas estão em péssimas condições, o que atrapalha a vida de quem passa pelas vias de toda a cidade.

Apesar de acontecer impune-mente, tal ato é considerado um crime, previsto na Lei. 9.605/98. De acordo com o Art. 65, a pessoa que for pega em flagrante pichando ou danificando edificações ou monu-mentos urbanos pode sofrer uma pena com multa e detenção, que varia de três meses a um ano.

O artigo é claro e diz que “se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa”.

Já a prática de grafite, quando realizada com o objetivo “de va-lorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão compe-tente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais res-ponsáveis pela preservação e con-servação do patrimônio histórico e artístico nacional”, não é conside-rado um crime.

KANÁ MANHÃES

Alunas do Promur promovem des�le e bazar na sua sede

MALVINAS

Projeto capacita mulheres que vivem em comunidades carentes de Macaé

Desde que foi criado, o Projeto Mulher Reciclando (Promur), que fica situado dentro da Malvinas, tem sido uma alternativa para diversas mulheres carentes, muitas delas de-sempregadas ou com idade avançada, que se capacitam e, com o fruto do aprendizado, conseguem obter uma renda para suas famílias.

Mesmo em meio as dificuldades, a iniciativa tem se fortalecido a cada ano que passa. Uma prova disso foi o desfile de roupas promovido pelas alunas do curso de corte e costura, realizado na tarde de ontem (25), na

sede do projeto.Além das roupas, também é feito

um trabalho de confecção de bolsas, mochilas, entre outros itens, todos utilizando materiais reaproveitados, como macacões de empresas offsho-re. “Em vez desse material estar indo para o lixo, eles são doados para o pro-jeto e aqui nós reaproveitamos de vá-rias formas, gerando uma renda. Aqui a gente busca utilidade para tudo. Se não dá para virar uma roupa, a gente transforma em bolsa, mochila, jogo americano”, conta a professora do curso, Cristiana Rosa Moraes.

Durante o desfile também foi re-alizado um bazar com os materiais produzidos pelas turmas de todos os cursos oferecidos. O evento contou com a presença de moradores da Malvinas, representantes da Ode-

brecht e do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e também da equipe da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial.

“Desde que eu entrei nesse proje-to a minha vida mudou muito. Eu já estou aqui há cinco anos e não sinto vontade de sair. Aqui eu aprendi muita coisa, além da amizade entre os professores e os alunos. Eu vivia em casa parada, até o dia que uma jovem de 15 anos me apresentou essa iniciativa e eu disse que iria fazer um mês de teste e acabei não saindo mais. No Promur eu aprendi muita coisa que eu pensei que não podia. Se não tivesse esse projeto aqui eu não sei o que eu faria, acho que estaria sozinha em casa sem ter nenhuma coisa para me ocupar”, relata Maria Estelia, de 72 anos, aluna de pintura em tecido e

moradora da Malvinas.Mas não é só os alunos que são be-

neficiados com a iniciativa. As profes-soras também ressaltam que o Pro-mur mudou a vida delas. “Estar aqui me proporciona uma qualidade de vida muito grande. Aqui rola um aco-lhimento muito bom e você também aprende muito com essas mulheres. É tão gratificante chegar e ver a força de vontade delas de apreender. Você vê que seu trabalho é valorizado e respeitado”, conta a professora de pintura em tecido, Sandra Cruz.

Algumas mulheres que entraram ali para aprender hoje também dis-seminam os seus conhecimentos. “Eu hoje dou aula de artesanato, mas comecei aqui como aprendiz. Se não fosse o projeto eu acho que teria morrido, pois estaria em casa sozinha. Eu aprendi bastante e ho-je posso passar o que sei para outras pessoas”, conta Maria de Carvalho Josefina, de 82 anos.

CONHEÇA O PROMUR O Promur foi criado no dia 31 de

março de 2007 pela professora de artes Magali de Almeida Cézar Ma-chado, após ter ficado desempregada. Atualmente são cerca de 40 alunas, com idades entre 16 e 83 anos, mora-doras da Malvinas e de outras comu-nidades carentes do município.

“Esse projeto nasceu em um mo-mento de muita dificuldade na mi-nha vida e foi quem me deu forças para seguir em frente. E ver hoje colhendo os seus frutos me deixa muito feliz. E saber que ele está aju-dando tantas mulheres, é uma grande realização”, pontua Magali.

Dentro do projeto são oferecidos diversos cursos gratuitos, entre eles, corte e costura, pintura em tecido, tricô no tear, crochê e capitonê.

Quem estiver interesse de apa-drinhar a ideia ou ajudar com doa-ções, pode entrar em contato atra-vés do telefone (22) 99921-4234 ou indo diretamente ao local. O Pro-mur fica situado na Rua Maria José Mahon Santos, nº 518 - Malvinas (ao lado do PSF).

NOTA

Funemac, UFF e UFRJ pactuam uso de espaços da Cidade Universitária com apoio do MPF

Em caso de flagrante, infrator pode ser multado e sofrer detenção

Page 3: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014 3

Page 4: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ4 Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Page 5: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014 5

Page 6: Noticiário 26 09 14
Page 7: Noticiário 26 09 14
Page 8: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ8 Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Page 9: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014 9

Page 10: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ10 Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Page 11: Noticiário 26 09 14
Page 12: Noticiário 26 09 14
Page 13: Noticiário 26 09 14
Page 14: Noticiário 26 09 14
Page 15: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014 15

PolíciaCRIMES

Quarta-feira foi marcada por prática de trá�co de drogasSomente em Casimiro de Abreu cinco pessoas envolvidas foram identificadas; outros crimes também foram registradosThuany [email protected]

O dia de quarta-feira (24) foi de cerco fechado para o tráfico de drogas. Em três

cidades do Norte Fluminense, cerca de oito pessoas foram de-tidas.

O caso que mais chamou a atenção aconteceu em Casi-miro de Abreu. A quantidade de material ilícito encontrado não foi das maiores, mas sim o de pessoas envolvidas. Em ape-nas um caso, cinco jovens foram flagrados com drogas.

Durante um patrulhamento de rotina, uma guarnição da Polícia Militar avistou uma jo-vem de 19 anos e uma menor de 14, em atitude suspeita, na rua Franklin José dos Santos, no Centro da cidade. Elas esta-vam de posse de duas buchas de maconha. Ao serem indagadas, confessaram estar levando a droga para Manoel Severonico Neto, de 32 anos. Já na casa do homem, foram achadas mais quatro buchas e uma réplica de arma. No local, também esta-vam mais dois menores, de 16 e 15 anos.

Todos foram conduzidos pa-ra a 121ª DP, delegacia da área, na qual Manoel foi autuado por tráfico e os demais por associa-ção ao tráfico. Eles permanecem detidos.

Outra situação similar se de-senrolou na rua F, próximo à ponte, na Malvinas, em Macaé. Depois de receber uma denún-cia, os GATs I e II se depararam

com vários elementos, que ao perceberam a aproximação dos policiais, fugiram. Mas Lu-cas Costa de Souza, de 20 anos, não teve sorte. Ele foi alcança-do pelos policiais em uma casa

DIVULGAÇÃO

Veículo foi abandonado no Centro de Rio das Ostras

em construção e flagrado com 38 sacolés de cocaína, um rádio transmissor e R$ 111 em dinhei-ro. O suspeito confessou que agia como “vapor” na comuni-dade. Levado para a delegacia,

foi autuado por tráfico. Em um condomínio do bairro

Bosque Azul, um ponto de trá-fico de drogas foi descoberto por agentes militares depois de uma informação anônima. Com

Hedsob Santana da Silva, de 26 anos, foram achados seis buchas de maconha, um sacolé de co-caína e 28,00 reais em espécie. Ele também foi conduzido pa-ra a delegacia, onde permanece

detido e responderá por tráfico. E na Rua dos Advogados, no

bairro Valentino Miranda, uma denúncia dava conta de que ali seria ponto de venda de en-torpecentes. Policiais em uma viatura chegaram no local e cap-turaram um rapaz de 19 anos com seis buchas de maconha e 120,00 reais em seu poder. Ele foi preso por tráfico.

Além das atividades ligadas à venda de drogas, a PM recupe-rou três veículos roubados. Um deles, uma motocicleta HONDA XR 250 Tornado, de cor laranja, ano 2008, de placa KNT-6272, foi abandonado por um elemen-to que percebeu a presença da polícia na rua da Praia, no bairro Fronteira. A moto, que não ti-nha placa e estava com o chassi raspado, era proveniente de fur-to, ocorrido no dia 25/07/2014.

Em patrulhamento de rotina no Morro do Lazaredo, no Bo-tafogo, um rapaz de 19 anos foi flagrado pilotando uma moto HONDA BIZ, de cor verde, sem placa e com chassi totalmente alterado. Ele não possuía ne-nhum documento pessoal ou da moto. Conduzido à delegacia, foi ouvido e liberado.

Na rua Rego Barros, no Cen-tro de Rio das Ostras, policiais encontraram um carro VW Gol, de cor branca, placa MQA-7562, que estaria abandonado. Diante de uma consulta, foi confirmado que o veículo havia sido furtado este ano, na cidade. Ele foi apre-endido e está na 128ª DP.

JUSTIÇA

PM prende três foragidos da justiça

Na noite da quarta-feira (24), foram cumpridos três manda-dos de prisão em Macaé. Os homens procurados deveriam cumprir pena pelo art. 121 (ho-micídio) e por roubo, o art. 157 do Código Penal.

No primeiro caso, um simples acidente de trânsito deu início a tudo. Um rapaz de 26 anos teve seu carro atingido por ou-tro que pilotava uma bicicleta. A PM foi chamada e assim que

As acusações eram de homicídio e roubo à mão armada

chegou no local, percebeu que o autor do acidente não por-tava nenhum documento. Ele foi conduzido para a delegacia, onde se verificou a existência de um mandado de prisão por roubo à mão armada. O crime foi cometido na cidade, no dia 11 de maio de 2011. Vicente Ismael Souza Nascimento, também de 26 anos, recebeu então voz de prisão e permanece detido.

Além dele, um outro foragi-do foi encontrado. Paulo César de Morais Benavenuto, de 39 anos, foi localizado pela Polícia Militar no fórum do município e após consulta, os agentes

WANDERLEY GIL

Os procurados deveriam cumprir pena pelo art. 121, homicídio e por roubo, o art. 157 do Código Penal

confirmaram que contra ele existia um mandado de pri-são pelo crime de homicídio, cometido em 2003. O acusado foi então levado para a DP, on-de está preso.

Já em Rio das Ostras, por meio de informações, uma viatura seguiu para a traves-sa 02, no bairro Nova Cidade, para verificar uma residência onde estaria um possível fora-gido. No local, foi encontrado um homem de 20 anos, sen-do conduzido à 128ª DP sob a acusação de ter cometido um homicídio no município de Te-resópolis, em 2011.

TRÂNSITO

Prefeitura promove Semana de Conscientização no Trânsito

Os alunos do Colégio Mu-nicipal Renato Martins, que funciona na sede do antigo Colégio Aplicação (CAP), par-ticiparam nesta quarta-feira (24) de ações desenvolvidas durante este semestre nas sa-las de aula e envolvendo toda a comunidade escolar.

As atividades aconteceram nos arredores da escola, no bairro Botafogo. Aproxima-damente, 120 estudantes do 4° ano promoveram uma pas-seata que passou pelas pro-ximidades da Secretaria de Mobilidade Urbana e Linha Azul, atraindo a curiosidade de pedestres e motoristas. O intuito foi permitir o acesso a mais informações e dicas sobre os cuidados que se deve ter no trânsito.

A programação faz parte da Semana Nacional do Trânsito

Foram apresentados carta-zes feitos durantes as aulas e cartões com reflexões sobre o alto valor do uso do cinto de segurança, dirigir sem utilizar celular e não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar no veículo.

O projeto “Educar para hu-manizar o trânsito” conta com a participação das seguintes unidades municipais: Rena-to Martins, São Sebastião dos

DIVULGAÇÃO

O intuito foi permitir o acesso a mais informações e dicas sobre os cuidados que se deve ter no trânsito

Quarenta e Escola de Educa-ção Infantil Marly Vasconcelos Lemos. A formação é promovi-da pela Autopista Fluminense com a integração de 28 escolas municipais, representantes de 13 municípios do Estado do Rio. Os educadores que par-ticipam do projeto recebem material pedagógico, que é distribuído aos estudantes das unidades na forma de kits, livros e gibis educativos.

Jovem de apenas 19 anos foi assassinado em Conceição de Macabu

Mais um jovem morre em uma cidade do Norte Flumi-nense, vítima de assassinos. O homicídio aconteceu na tarde da última quarta-feira (24), em Conceição de Macabu.

De acordo com informações da Polícia Militar, havia uma denúncia de que um rapaz dera entrada no Hospital Ana Moreira após ter sido baleado e em estado grave. Ao chega-

rem no hospital, os policiais conversaram com a principal testemunha, uma amiga da vítima que estava com ele no momento do crime. Segundo a jovem, de 23 anos, eles esta-vam na rua Maria Júlia Gomes Lemos, no bairro Balancé, quando três homens os abor-daram em duas motos e efetu-aram os disparos. A testemu-nha ressaltou que reconheceu

um dos suspeitos. No início da noite, a vítima

Vinícius Silvo, de 19 anos, chegou a ser transferido para o Hospital Ferreira Machado, em Campos, mas acabou não re-sistindo aos ferimentos, vindo a falecer. A PM informou que nenhum dos suspeitos ainda foi preso e que o caso está sendo investigado na 122ª DP, delegacia da área.

Réplica de arma foi encontrada

Cocaína e rádio transmissor apreendidos na Malvinas

Page 16: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ16 Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Geral

Ministério Público de�ne prazo para ocupação de prédios da Funemac

FUNEMAC

Entrega do Bloco C à UFRJ vai possibilitar uma melhor ocupação da Cidade Universitária que abriga UFF, UFRJ e Femass

Em encontro realizado na última quarta-feira, 24, na sede da Fundação Educacio-nal de Macaé (Funemac) com a presença de representantes da reitoria da Universidade Fe-deral do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloí-sio Teixeira, da Universidade Fe-deral Fluminense (UFF) Macaé - que em maio de 2013 passou a ser denominado Instituto de Ciência da Sociedade de Macaé (ICM), Prefeitura, por meio da Funemac e Ministério Público Federal (MPF) ficaram defini-dos metas e prazos em benefício dos acadêmicos das instituições instaladas no Complexo Uni-versitário. A ideia é de que, com a entrega do Bloco C à UFRJ, ha-ja uma melhor organização dos espaços para melhor acolher as três Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o polo universitário.

Participaram da reunião o di-retor do Instituto de Ciências em Sociedade da UFF-Macaé, Mauro Florentino; o coordena-dor do Nupem, polo Barreto da UFRJ, Francisco Esteves; o vice-diretor da UFRJ-campus Macaé,

professor Paulo Melo, a professo-ra da UFRJ, Maria Rubio Tyrrell representando o reitor, Carlos Antônio Levi, o presidente da Fu-nemac, Dr. Gleison Guimarães, o procurador Flávio Reis e outros membros das IES, bem como equipe técnica da Funemac.

O Procurador, Flávio Reis explicou que foram realiza-das duas reuniões: uma com o MPF, UFRJ, UFF e Funemac e outra apenas com MPF, UFF e Funemac.

“O ponto principal da primei-ra foi a entrega à UFRJ do Bloco C até 31 de outubro, para que a universidade desocupe espaço que será destinado à biblioteca da UFF, que deverá receber bre-vemente vistoria do MEC. Já na segunda reunião ficou acor-dado que a UFF, a FUNEMAC e a Prefeitura irão rever o con-vênio e plano de trabalho para a instalação da UFF em Macaé, com a construção de um prédio e a contratação de professores e servidores. As obrigações desse convênio serão incorporadas em um TAC para que o MPF possa acompanhar e cobrar sua obser-vância pelas partes”, disse Flavio.

No encontro ficou decidido que a melhor organização dos espaços acontecerá, de fato, quando a UFRJ passar a ocupar o prédio C que está previsto pa-ra ser entregue pela prefeitura até o dia 31 de outubro, embora,

segundo a Prefeitura, o prazo contratual junto à empresa res-ponsável pela obra seja até 31 de dezembro deste ano. Segundo o órgão, o bloco C está em fase final de construção, faltando apenas ajustes nas redes hidráulica e elétrica e na pintura.

“Os espaços serão liberados para a UFF a partir do momen-to que o bloco for entregue à UFRJ”, disse o presidente da Funemac, Dr. Gleison.

Presente na reunião, o profes-sor da UFRJ Francisco Esteves falou de sua preocupação com o movimento estudantil da UFF. “A UFF e a UFRJ são duas uni-versidades federais, e esse tipo de reação muito preocupa. Se a

UFRJ hoje ocupa um espaço no município, isso é fruto de sonho que começou lá atrás, por volta 1986. Sonho esse que hoje se chama Funemac e não vamos abdicar dele. Não é nosso objeti-vo discutir com a UFF, pois esta-mos aqui para construir ensino, pesquisa e extensão em Macaé e sermos modelos para o Brasil. Is-so aqui, esse espaço é uma porta aberta onde deve gerar o saber. E o papel da UFRJ é alicerçar o po-der público com informações de qualidade para construir um no-vo centro de saber para a região Norte Fluminense. Enquanto instituição de ensino superior, queremos parceria. Somos fede-rais, temos uma história que não

KANÁ MANHÃES

Encontro reuniu representantes da UFF, UFRJ, Funemac e MPF

começou agora”, disse o docen-te, considerado um dos grandes responsáveis pela implantação da UFRJ na cidade.

Representantes da UFF che-garam a cogitar a hipótese da construção da biblioteca em um contêiner, tendo em vista a futu-ra visita do MEC.

Já o representante do movi-mento estudantil, Julio César falou que datas foram acorda-das e desrespeitadas e ressaltou a importância do espaço que eles solicitam para a criação da bi-blioteca setorial para o curso de Direito. “Hoje só uma biblioteca coletiva não nos atende. O MEC está para vir avaliar nosso curso e precisamos dessa biblioteca”,

disse o estudante. A professora da UFRJ, Maria

Rubio Tyrrell que representava o reitor da universidade, Carlos Levi da Conceição ressaltou a importância da cordialidade acadêmica, tendo em vista a ma-nifestação realizada pelos alunos da UFF na última semana. “Es-se é o principal sentido que deve haver entre alunos. Se perder-mos esse sentido (a cordialida-de), não fica nada para resgatar enquanto valores pedagógicos. A UFRJ hoje tem em Macaé onze cursos de utilidade social, todos avaliados pelo MEC”, disse ela lembrando ainda que a institui-ção cumpre todos os acordos e sempre os cumprirá.

Ao término do encontro, se-gundo dados da Prefeitura, o procurador fez constar em ata que o aluno presente à reunião levaria à assembleia com o corpo discente da UFF a retirada dos cartazes do campus. O objetivo é que haja melhor convivência no espaço social na Cidade Uni-versitária.

Já o presidente da Funemac, ainda segundo informação da prefeitura, ratificou que, assim que a UFRJ ocupar o bloco C, a biblioteca do campus passará a funcionar neste prédio, de for-ma compartilhada, entre a UFF, UFRJ e a FeMASS, faculdade pública municipal que também compõe o polo universitário.

COMEMORAÇÃO

Atividades marcam o Dia Nacional do Surdo na cidade Data será marcada por ações realizadas pela Amada e secretaria de Educação do Município. Programação se estende até a próxima semana Juliane Reis [email protected]

Hoje (26) é o Dia Nacio-nal do Surdo. Em Ma-caé, a data começou a

ser lembrada na quarta-feira, 24, com ações realizadas pelo órgão municipal. Programa-ção segue nesta sexta-feira e também na próxima sema-na, com ações da Prefeitura e da Associação Macaense de Apoio ao Deficiente Auditivo (Amada).

Pela Prefeitura, nesta sexta-feira, 26, haverá a oficina Tec-nologia Assistiva ministrada pela professora, mestranda do curso de Mestrado Profissio-nal em Diversidade e Inclusão

e responsável pela Oficina de Tecnologia Assistiva na Fun-dação Municipal de Educação de Niterói/Educação Especial, Aimi Tanikawa. A iniciativa visa reforçar a formação con-tinuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atu-am nas salas de recursos mul-tifuncionais da rede municipal e segue até o dia 30.

Hoje, o encontro será reali-zado na sede da Secretaria de Educação, das 8h às 17h.

Já a programação da Ama-da começa nesta sexta-feira, 26, com uma programação interna para os associados. Entre as atividades previstas estão cinema, brincadeiras,

e palestras com a professora de Libras, Isabel Cristina da Torre Fernandes, o professor Lafayette Fernandes e a peda-goga Juliana de Souza Cortês.

Já no dia 4 de outubro, ha-verá programação com chur-rasco, piscina e sorteios a partir das 12h, para os surdos, familiares e amigos. O valor do ingresso é de R$ 20,00 (bebê e crianças até 5 anos grátis) e criança de 6 anos a 11 anos, 10,00. O valor deverá ser pago até o dia 30 de Setembro.

Profissionais da institui-ção ressaltam que há muito, o surdo anos vem lutando para conquistar seu espaço e provar que eles são capazes de realizar qualquer coisa, e

Parceria e responsabilidade social preparam jovens para o mercadoRecentemente, por meio do projeto de inclusão social “aMANdo as diferenças”, ini-ciativa da empresa MAN Diesel & Turbo Ltda Turbo Brasil, em parceria com o Sistema Firjan (Sesi e Senai) e a Amada, mais de dez jovens assistidos pela Amada iniciaram o curso de Gestão Administrativa, uma oportunidade de qualificação e futura inserção no mercado de trabalho.

O início das atividades se deu em 18 de agosto com solenidade de abertura que contou com a presença dos representantes da

Man Diesel: Marc Berguer (re-presentante de marketing), Jens Hueren (um dos três diretores), Ângela Costa (responsável pelo projeto) e equipe de Recursos Humanos, representantes da Fir-jan: Evandro Esteves, Francisco Agostinho, Oscar Pires (diretor de O Debate), Lueny Myssen Costa, Tereza Cristina Caldas, pedagogas e docentes que vão ministrar as aulas de português e matemática e profissionais da Amada e os assistidos que vão ingressar no curso, e também o vereador Luciano Diniz.

Amada pede mais atenção do

governo municipal “Seria um grande presente

para nossos associados voltar a contar com transporte para fa-zer o trajeto: casa, escola, Ama-da e casa. Ou seja, eles precisam de uma condução para pegá-los em casa, levá-los para escola, depois pegá-los na escola e levá-los para a Amada e no final do dia, retornar com eles para casa. Temos alunos que não estão fre-quentando a escola por falta de transporte. E eles têm direito a essa assistência. Para nós e prin-cipalmente para eles, a norma-lização dessa situação seria um

grande presente nesta data”, enfatizou Marilene Fernandes, presidente da Associação.

AÇÕES DA PREFEITURAPara melhor oferecer quali-

dade no ensino, a rede muni-cipal conta com Atendimento Educacional Especializado, di-recionado aos alunos com de-ficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas ha-bilidades/superdotação. Hoje, o município conta com 46 salas de recursos multifuncionais e atende a aproximadamente 445 alunos com deficiência.

WANDERLEY GIL

Recentemente solenidade marcou a inserção de surdos e deficientes auditivos em cursos de qualificação

agora estão conseguindo. “A comunidade surda conquis-tou o reconhecimento Nacio-nal sobre a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais como uma língua natural, registrado na lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e decreto nº 5626/2005, respeitando os valores da lin-guística e Cultura dos surdos, respeitando a LIBRAS como primeira Língua de Sinais dos surdos e a língua portuguesa como segunda, como também o direito de escolas bilíngue para surdos”, lembram.

A professora de LIBRAS, Isabel Fernandes ressalta ainda que os surdos ainda en-frentam dificuldades devido a falta de comunicação. “As

pessoas precisam aprender a Língua de Sinais e aproveito para convidar para o curso de LIBRAS que é oferecido pe-la AMADA aos interessados. O endereço é Rua Barão de Mauá nº 46, Centro, Telefone (22) 27651306”, informa.

O Dia Nacional do Surdo é comemorado pela Comunida-de Surda Brasileira. Na opor-tunidade, são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Já a Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo, internacional-mente, a cada 30 de setembro.

No Brasil, o dia 26 de setem-bro é celebrado devido ao fato

dessa data lembrar a inaugu-ração da primeira escola para surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES - Institu-to Nacional de Educação de Surdos. Toda esta história co-meçou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o instituto era um asi-lo, onde só eram aceitos sur-dos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandona-dos pelas famílias.

DIVULGAÇÃO

Amada também realizou programação diversificada em comemoração à data, ano passado

NOTA

Roda de conversa discute direito à educação inclusiva

Page 17: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014 17

ITEM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA UNID. QUANT. MARCA VALOR UNIT .VALOR TOTAL

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL _ HPM

LOTE 1 - Reagentes para Hemocultura

1 Frasco de hemocultura aeróbia adulto frasco 8.400BIOMERIEUXR$ 27,410 R$ 230.244,0002 Frasco de hemocultura aeróbia infantil frasco 8.400BIOMERIEUXR$ 27,410 R$ 230.244,0003 Frasco de hemocultura anaeróbio infantil frasco 4.000BIOMERIEUXR$ 27,410 R$ 109.640,000

LOTE 3 - Reagentes para Microbiologia

1 Teste de identificação para Gram positivo com TSA e MIC teste 3.000BIOMERIEUXR$ 51,350 R$ 154.050,000

2 Teste de Identificação de Gram negativo com TSA e MIC teste 3.000BIOMERIEUXR$ 51,350 R$ 154.050,000

LOTE 11 - Meio de Cultura em Placas Prontas para Uso

1 Placa de 90 mm de agar sangue/chocolate suple.un. 2.000BIOMERIEUXR$ 7,400 R$ 14.800,000

2 Placa de 90 mm agar sangue un. 2.500BIOMERIEUXR$ 3,000 R$ 7.500,0003 Placa de 90 mm agar cled un. 7.500BIOMERIEUXR$ 2,700 R$ 20.250,0004 Placa de 90 mm agar cromogênico un. 1.000BIOMERIEUXR$ 3,500 R$ 3.500,0005 Placa de 90 mm agar mackonkey un. 1.000BIOMERIEUXR$ 2,700 R$ 2.700,0006 Placa de 90 mm agar ss un. 100BIOMERIEUXR$ 2,900 R$ 290,0007 Placa de 90 mm agar BHI/vancomicina un. 200BIOMERIEUXR$ 5,500 R$ 1.100,0008 Placa de 90 mm agar Mueller Hinton un. 200BIOMERIEUXR$ 2,800 R$ 560,000

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL DA SERRA _ HPMS

LOTE 16 - Reagentes para Microbiologia

1 Teste de identificação para Gram positivo teste 3.000BIOMERIEUXR$ 51,350 R$ 154.050,0002 Teste de Identificação de Gram negativo teste 3.000BIOMERIEUXR$ 51,350 R$ 154.050,000

LOTE 24 - Meio de Cultura em Placas prontas para uso

1 Placa de 90 mm de agar sangue/chocolate suple.un. 1.500BIOMERIEUXR$ 7,400 R$ 11.100,000

2 Placa de 90 mm agar sangue un. 1.500BIOMERIEUXR$ 3,000 R$ 4.500,0003 Placa de 90 mm agar cled un. 5.000BIOMERIEUXR$ 2,700 R$ 13.500,0004 Placa de 90 mm agar cromogênico un. 1.000BIOMERIEUXR$ 3,500 R$ 3.500,0005 Placa de 90 mm agar mackonkey un. 1.000BIOMERIEUXR$ 2,700 R$ 2.700,0006 Placa de 90 mm agar SS un. 100BIOMERIEUXR$ 3,000 R$ 300,0007 Placa de 90 mm agar BHI/vancomicina un. 200BIOMERIEUXR$ 5,750 R$ 1.150,0008 Placa de 90 mm agar Mueller Hinton un. 200BIOMERIEUXR$ 3,000 R$ 600,000

R$ 1.274.378,00TOTAL REGISTRADO

PROCESSO ADMINISTRATIVO FMHM n º 200/2014

PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2014

Nº 078 / 2014INTERESSADO: FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EMPRESA DETENTORA DO REGISTRO: DIAG PRIME COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS CIEN TÍFICOS LTDA

CNPJ Nº 02.016.542/0001-88

VALOR REGISTRADO: R$ 1.274.378,00 (um milhão duzentos e setenta e quatro mil trezentos e setenta e oito reais)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS _ publicação inicial

INÍCIO: 17/09/2014

TÉRMINO: 16/09/2015

OBJETO: AQUISIÇÃO DE REAGENTES/INSUMOS diversos, com cessão de equipamentos em regime de “comodato” visando atender as necessidades do Laboratório de Análise Clínica do Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva – HPM e/ou Hospital Público Municipal da Serra – HPMS

PRAZO: 12 (doze) meses

ITEM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA UNID.QUANT.MARCAVALOR UNIT .VALOR TOTAL

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL _ HPM

LOTE 6 - Reagentes para Imunocromatografia (teste rápido)

1 Beta HCG para sangue e urina teste 4.000 WAMA R$ 0,636 R$ 2.544,0002 Dengue IgG e IgM teste 10.000 WAMA R$ 11,502R$ 115.020,000

3 Sangue oculto nas fezes – sem dieta – anticorpos específicos para hemoglobina humana

teste 250 WAMA R$ 4,104 R$ 1.026,000

4 HIV teste rápido que atenda a legislação Estadual e Federal

teste 600 WAMA R$ 3,526 R$ 2.115,600

5 HBsAg teste 2.000 WAMA R$ 6,358 R$ 12.716,0006 Anti HCV teste 2.000 WAMA R$ 5,317 R$ 10.634,0007 Troponina teste 2.000 WAMA R$ 6,473 R$ 12.946,000

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL DA SERRA _ HPMS

LOTE 19 - Reagentes para Imunocromatolografia (teste rápido)

1 Beta HCG para sangue e urina teste 1.800 WAMA R$ 0,638 R$ 1.148,4002 Dengue IgG e IgM teste 2.000 WAMA R$ 11,543 R$ 23.086,000

3 Sangue oculto nas fezes – sem dieta – anticorpos específicos para hemoglobina humana

teste 250 WAMA R$ 4,118 R$ 1.029,500

4 HIV teste rápido que atenda a legislação Estadual e Federal

teste 600 WAMA R$ 3,538 R$ 2.122,800

5 HBsAg teste 600 WAMA R$ 6,381 R$ 3.828,6006 Anti HCV teste 600 WAMA R$ 5,337 R$ 3.202,2007 Troponina teste 500 WAMA R$ 6,497 R$ 3.248,5008 Rotavirus teste 200 WAMA R$ 6,671 R$ 1.334,200

R$ 196.001,80TOTAL REGISTRADO

PROCESSO ADMINISTRATIVO FMHM nº 200/2014

PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2014

Nº 079 / 2014INTERESSADO: FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EMPRESA DETENTORA DO REGISTRO: DELTA DIAGNÓSTICA COMÉRCIO LTDA

CNPJ Nº 13.062.756/0001-07

VALOR REGISTRADO: R$ 196.001,80 (cento e noventa e seis mil um real e oitenta centavos)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS _ publicação inicial

INÍCIO: 17/09/2014

TÉRMINO: 16/09/2015

OBJETO: AQUISIÇÃO DE REAGENTES/INSUMOS diversos, com cessão de equipamentos em regime de “comodato” visando atender as necessidades do Laboratório de Análise Clínica do H ospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da S ilva – HPM e/ou Hospital Público Municipal da Serra – HPMS

PRAZO: 12 (doze) meses

ITEM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA UNID.QUANT.MARCAVALOR UNIT .VALOR TOTAL

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL _ HPM

LOTE 4 - Reagentes para Marcadores Cardíacos1 CK MB (Massa) un. 6.000 ROCHE R$ 33,965R$ 203.790,0002 Troponina un. 6.000 ROCHE R$ 33,868R$ 203.208,0003 Mioglobina un. 6.000 ROCHE R$ 33,868R$ 203.208,000

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL DA SERRA _ HPMS

LOTE 17 - Reagentes para Marcadores Cardíacos1 Troponina teste 1.000 ROCHE R$ 41,000 R$ 41.000,000

R$ 651.206,00TOTAL REGISTRADO

PROCESSO ADMINISTRATIVO FMHM nº 200/2014

PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2014

Nº 080 / 2014INTERESSADO: FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EMPRESA DETENTORA DO REGISTRO: DIAGNÓSTICA RIO PRODUTOS E SERVIÇOS MÉDICOS HOSPITALARES LTDA

CNPJ Nº 08.044.840/0001-68

VALOR REGISTRADO: R$ 651.206,00 (seiscentos e cinquenta e um mil duze ntos e seis reais)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS _ publicação inicial

INÍCIO: 17/09/2014

TÉRMINO: 16/09/2015

OBJETO: AQUISIÇÃO DE REAGENTES/INSUMOS diversos, com cessão de equipamentos em regime de “comodato” visando atender as necessidades do Laboratório de Análise Clínica do H ospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da S ilva – HPM e/ou Hospital Público Municipal da Serra – HPMS

PRAZO: 12 (doze) meses

ITEM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA UNID.QUANT.MARCAVALOR UNIT .VALOR TOTAL

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL _ HPM

LOTE 7 - Dengue NS1 antígeno/anticorpo dupla marcação

1

Teste para detecção de antígeno do vírus dengueNS1/anticorpo do capcídeo viral por metodologiaimunocromatografia com capacidade de detecçãoprecoce a partir de 24 horas do início dos sintomas atéo final do período de viremia (4º - 5º dia)

teste 800ORANGELIFER$ 27,000 R$ 21.600,000

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL DA SERRA _ HPMS

LOTE 20 - Dengue NS1 antígeno / anticorpo dupla marcação

1

Teste para detecção de antígeno do vírus dengue NS1/anticorpo do capcídeo viral por metodologia imunocromatografia com capacidade de detecção precoce a partir de 24 horas do início dos sintomas até o final do período de viremia (4º - 5º dia)

teste 500ORANGELIFER$ 27,000 R$ 13.500,000

R$ 35.100,00

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS _ publicação inicial

INÍCIO: 17/09/2014

TÉRMINO: 16/09/2015

OBJETO: AQUISIÇÃO DE REAGENTES/INSUMOS diversos, com cessão de equipamentos em regime de “comodato” visando atender as necessidades do Laboratório de Análise Clínica do H ospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva – HPM e/ou Hospital Público Municipal da Serra – HPMS

PRAZO: 12 (doze) meses

TOTAL REGISTRADO

PROCESSO ADMINISTRATIVO FMHM n º 200/2014

PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2014

Nº 081 / 2014INTERESSADO: FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EMPRESA DETENTORA DO REGISTRO: MALE COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA

CNPJ Nº 07.763.263/0001-00

VALOR REGISTRADO: R$ 35.100,00 (trinta e cinco mil e cem reais)

ITEM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA UNID. QUANT. MARCA VALOR UNIT .VALOR TOTAL

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL _ HPM

LOTE 8 - Tipagem Sanguinea1 Soro anti-A (frasco – 10 ml) frasco 24 PROTHEMO R$ 26,940 R$ 646,5602 Soro anti-B (frasco – 10 ml) frasco 24 PROTHEMO R$ 26,940 R$ 646,5603 Soro anti-AB (frasco – 10 ml) frasco 5 PROTHEMO R$ 32,600 R$ 163,0004 Albumina a 22% (frasco – 10 ml) frasco 10 PROTHEMO R$ 32,600 R$ 326,0005 Soro anti D monoclonal ( Rh ) frasco 30 PROTHEMO R$ 58,440 R$ 1.753,2006 Soro anti D Policlonal ( Rh ) frasco 7 PROTHEMO R$ 58,440 R$ 409,0807 Soro de Coombs frasco 10 PROTHEMO R$ 45,540 R$ 455,400

LOTE 12 - Reagentes diversos e Outros1 VDRL teste 5.000 LABTEST R$ 0,210 R$ 1.050,000

2

Kit de corantes para microscopia de coloração rápida(método de imersão) de esfregaços sangüíneos (Hematologia ) kit. 15

LABORCLIN R$ 48,500 R$ 727,500

5Lâmpada para microscópio halogênia 6v 20 w, deprocedência alemã un. 25

OSRAM R$ 17,800 R$ 445,000

9Coletor de urina 24 horas em polipropileno p/ 2000 ml

un. 60DESKARPLASR$ 5,200 R$ 312,000

12 Papel filtro p/ teste de sangramento c/ 100 unid. pacote 20 J.PROLAB R$ 148,000 R$ 2.960,00013 Hipoclorito de sódio de 4 % PA litro 5 VETEC R$ 15,750 R$ 78,75014 Fita para autoclave com indicador un. 50 EUROCEL R$ 6,050 R$ 302,50019 Câmara de Fuchs-Rosenthal (vidro) un. 4 GLOBAL R$ 305,000 R$ 1.220,00020 Ponteiras amarelas para micropipeta de 10 ul un. 3.000 CRAL-PLAST R$ 0,030 R$ 90,00021 Ponteira azul para micropipeta de 500 ul un. 2.000 CRAL-PLAST R$ 0,030 R$ 60,00022 Pipetador automático un. 6 KACIL R$ 535,000 R$ 3.210,00023 Termômetro analógico (mercúrio) para estufa un. 4 INCOTERM R$ 51,000 R$ 204,000

24 Termômetro digital para refrigeradores e ambienteun . 8INCOTERM R$ 80,500 R$ 644,000

25 Placa de Kline (vidro) un. 4 PERFECTA R$ 96,000 R$ 384,000

26Corante numero 01(fixador) rápido hematologia

frasco 15LABORCLIN R$ 29,000 R$ 435,000

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL DA SERRA _ HPMS

LOTE 21 - Tipagem Sanguínea1 Soro anti-A (frasco – 10 ml) frasco 24 PROTHEMO R$ 28,510 R$ 684,2402 Soro anti-B (frasco – 10 ml) frasco 24 PROTHEMO R$ 28,510 R$ 684,2403 Soro anti-AB (frasco – 10 ml) frasco 5 PROTHEMO R$ 34,410 R$ 172,0504 Albumina a 22% (frasco – 10 ml) frasco 5 PROTHEMO R$ 34,410 R$ 172,0505 Soro anti D monoclonal ( Rh ) frasco 30 PROTHEMO R$ 58,880 R$ 1.766,4006 Soro anti D Policlonal ( Rh ) frasco 7 PROTHEMO R$ 58,880 R$ 412,1607 Soro de Coombs frasco 10 PROTHEMO R$ 47,200 R$ 472,000

LOTE 25 - Reagentes diversos e Outros1 VDRL teste 3.000 LABTEST R$ 0,220 R$ 660,000

2

Kit de corantes para microscopia de coloração rápi da (método de imersão) de esfregaços sangüíneos ( Hematologia ) kit 15

LABORCLIN R$ 48,500 R$ 727,500

5Lâmpada para microscópio halogênia 6v 20 w, de procedência alemã un. 25

OSRAM R$ 17,800 R$ 445,000

9Coletor de urina 24 horas em polipropileno p/ 2000 ml

un. 60DESKARPLASR$ 5,200 R$ 312,000

11 Álcool isopropílico litro 2 VETEC R$ 32,000 R$ 64,00012 Papel filtro p/ teste de sangramento c/ 100 un. pacote 20 J.PROLAB R$ 145,000 R$ 2.900,00013 Hipoclorito de sódio de 4 % PA litro 5 VETEC R$ 15,300 R$ 76,50014 Fita para autoclave com indicador un. 50 EUROCEL R$ 6,050 R$ 302,50019 Câmara de Fuchs-Rosenthal (vidro) un. 4 GLOBAL R$ 305,000 R$ 1.220,00020 Ponteiras amarelas para micropipeta de 10 ul un. 3.000 CRAL-PLAST R$ 0,030 R$ 90,00021 Ponteira azul para micropipeta de 500 ul un. 2.000 CRAL-PLAST R$ 0,030 R$ 60,00022 Pipetador automático un. 6 KACIL R$ 585,000 R$ 3.510,00023 Termômetro analógico (mercúrio) para estufa un. 4 INCOTERM R$ 51,000 R$ 204,000

24 Termômetro digital para refrigeradores e ambienteun . 8INCOTERM R$ 80,500 R$ 644,000

25 Placa de Kline (vidro) un. 4 PERFECTA R$ 96,000 R$ 384,000

26Corante numero 01(fixador) rápido hematologia

frasco 15LABORCLIN R$ 29,000 R$ 435,000

R$ 32.920,19

VALOR REGISTRADO: R$ 32.920,19 (trinta e dois mil novecentos e vinte reais e dezenove centavos)

TOTAL REGISTRADO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS _ publicação inicial

INÍCIO: 17/09/2014

TÉRMINO: 16/09/2015

OBJETO: AQUISIÇÃO DE REAGENTES/INSUMOS diversos, com cess ão de equipamentos em regime de “comodato” visando atender as necessidades do Laboratório de Análise Clínica do Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva – HPM e/ ou Hospital Público Municipal da Serra – HPMS

PRAZO: 12 (doze) meses

PROCESSO ADMINISTRATIVO FMHM n º 200/2014

PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2014

Nº 082 / 2014INTERESSADO: FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EMPRESA DETENTORA DO REGISTRO: ENZIPHARMA PRODUTOS MÉDICOS E LABORATORIAIS LTDA

CNPJ Nº 02.314.108/0001-84

ITEM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA UNID.QUANT.MARCAVALOR UNIT .VALOR TOTAL

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL _ HPM

LOTE 2 - Reagentes para Imunologia e Hormônio II

1 T3 teste 1.500 ROCHE R$ 6,370 R$ 9.555,0002 T4 teste 1.500 ROCHE R$ 6,560 R$ 9.840,0003 T4L teste 2.500 ROCHE R$ 5,320R$ 13.300,0004 TSH ULTRA teste 2.500 ROCHE R$ 4,850R$ 12.125,0005 Troponina teste 8.000 ROCHE R$ 13,120R$ 104.960,0006 Mioglobina teste 1.500 ROCHE R$ 19,160R$ 28.740,0007 Ckmb massa teste 240 ROCHE R$ 22,200R$ 5.328,000

8 HIV 1 e 2 dupla marcação – atígeno e anticorpo individualizados teste 2.500

ROCHER$ 15,530R$ 38.825,000

9 NT pro BNP teste 180 ROCHE R$ 78,400R$ 14.112,00010 Toxo IgG teste 4.000 ROCHE R$ 14,450R$ 57.800,00011 Toxo IgM teste 4.000 ROCHE R$ 17,820R$ 71.280,00012 Rubeola IgG teste 4.000 ROCHE R$ 18,070R$ 72.280,00013 Rubeola IgM teste 4.000 ROCHE R$ 21,200R$ 84.800,00014 CMV IgG teste 4.000 ROCHE R$ 18,030R$ 72.120,00015 CMV IgM teste 4.000 ROCHE R$ 20,430R$ 81.720,00016 Ferritina teste 800 ROCHE R$ 9,300 R$ 7.440,00017 HCG teste 4.000 ROCHE R$ 8,420R$ 33.680,00018 HAV IgG teste 200 ROCHE R$ 21,560R$ 4.312,00019 HAV IgM teste 200 ROCHE R$ 16,100R$ 3.220,00020 HBSAG teste 6.000 ROCHE R$ 12,050R$ 72.300,00021 Anti HBS teste 3.000 ROCHE R$ 11,020R$ 33.060,00022 Anti HBC total teste 200 ROCHE R$ 10,690R$ 2.138,00023 Anti HBC IgM teste 200 ROCHE R$ 10,690R$ 2.138,00024 Anti HBE teste 200 ROCHE R$ 10,990R$ 2.198,00025 HBEAG teste 200 ROCHE R$ 11,990R$ 2.398,00026 Estradiol teste 1.000 ROCHE R$ 7,550 R$ 7.550,00027 FSH teste 1.000 ROCHE R$ 6,550 R$ 6.550,00028 LH teste 1.000 ROCHE R$ 7,140 R$ 7.140,00029 Progesterona teste 1.000 ROCHE R$ 8,990 R$ 8.990,00030 Prolactina teste 1.000 ROCHE R$ 6,840 R$ 6.840,00031 Testosterona Total teste 200 ROCHE R$ 12,570R$ 2.514,00032 PSA Total teste 2.000 ROCHE R$ 10,690R$ 21.380,00033 PSA Livre teste 2.000 ROCHE R$ 12,040R$ 24.080,000

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL DA SERRA _ HPMS

LOTE 15 - Reagentes para Imunologia e Hormônio II1 T3 teste 1.500 ROCHER$ 5,730 R$ 8.595,0002 T4 teste 1.500 ROCHER$ 5,900 R$ 8.850,0003 T4L teste 2.500 ROCHER$ 4,810R$ 12.025,0004 TSH ULTRA teste 2.500 ROCHER$ 4,400R$ 11.000,0005 Troponina teste 2.000 ROCHER$ 11,840R$ 23.680,0006 Mioglobina teste 100 ROCHER$ 17,030R$ 1.703,0007 Ckmb massa teste 100 ROCHER$ 15,820R$ 1.582,000

8HIV 1 e 2 dupla marcação – atígeno e anticorpo individualizados teste 2.500

ROCHER$ 13,830R$ 34.575,000

9 Toxo IgG teste 4.000 ROCHER$ 12,860R$ 51.440,00010 Toxo IgM teste 4.000 ROCHER$ 15,860R$ 63.440,00011 Rubeola IgG teste 4.000 ROCHER$ 16,080R$ 64.320,00012 Rubeola IgM teste 4.000 ROCHER$ 18,840R$ 75.360,00013 CMV IgG teste 4.000 ROCHER$ 16,040R$ 64.160,00014 CMV IgM teste 4.000 ROCHER$ 18,160R$ 72.640,00015 Ferritina teste 800 ROCHER$ 8,320 R$ 6.656,00016 HCG teste 4.000 ROCHER$ 7,540R$ 30.160,00017 HAV IgG teste 200 ROCHER$ 19,160R$ 3.832,00018 HAV IgM teste 200 ROCHER$ 14,330R$ 2.866,00019 HBSAG teste 6.000 ROCHER$ 10,750R$ 64.500,00020 Anti HBS teste 3.000 ROCHER$ 9,850R$ 29.550,00021 Anti HBS total teste 200 ROCHER$ 9,540 R$ 1.908,00022 Anti HBS IgM teste 200 ROCHER$ 9,540 R$ 1.908,00023 Anti HBE teste 200 ROCHER$ 10,680R$ 2.136,00024 HBEAG teste 200 ROCHER$ 10,180R$ 2.036,00025 Estradiol teste 1.000 ROCHER$ 6,770 R$ 6.770,00026 FSH teste 1.000 ROCHER$ 5,900 R$ 5.900,00027 LH teste 1.000 ROCHER$ 6,420 R$ 6.420,00028 Progesterona teste 1.000 ROCHER$ 8,050 R$ 8.050,00029 Prolactina teste 1.000 ROCHER$ 6,400 R$ 6.400,00030 Testosterona Total teste 200 ROCHER$ 11,240R$ 2.248,00031 PSA Total teste 2.000 ROCHER$ 9,540R$ 19.080,00032 PSA Livre teste 2.000 ROCHER$ 10,750R$ 21.500,000

R$ 1.640.003,00

PROCESSO ADMINISTRATIVO FMHM n º 200/2014

PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2014

Nº 083 / 2014INTERESSADO: FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EMPRESA DETENTORA DO REGISTRO: NEWDIAG PRODUTOS MÉDICOS E DIAGNÓSTICOS LTDA

CNPJ Nº 07.150.093/0001-80

VALOR REGISTRADO: R$ 1.640.003,00 (um milhão seiscentos e quarenta mil e três reais)

TOTAL REGISTRADO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS _ publicação inicial

INÍCIO: 17/09/2014

TÉRMINO: 16/09/2015

OBJETO: AQUISIÇÃO DE REAGENTES/INSUMOS diversos, com cessão de equipamentos em regime de “comodato” visando atender as necessidades do Laboratório de Análise Clínica do Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva – HPM e/ou Hospital Público Municipal da Serra – HPMS

PRAZO: 12 (doze) meses

ITEM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA UNID.QUANT.MARCAVALOR UNIT .VALOR TOTAL

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL _ HPM

LOTE 9 - Pipetas Automáticas

1 Pipeta automática com dispensador de ponteiras – de 0a100 ul ( microlitros)

un. 3CRAL-PLASTR$ 165,523 R$ 496,569

2 Pipeta automática com dispensador de ponteiras – de 0 a200 ul ( microlitros) un. 3CRAL-PLASTR$ 165,523 R$ 496,569

3 Pipeta de vidro 5 mL un. 10RONI ALZIR$ 2,343 R$ 23,4304 Pipeta de vidro 10 mL un. 10RONI ALZIR$ 2,343 R$ 23,430

LOTE 10 - Alças Descartáveis e Estéril Calibradas

1 Alça de 1 microlitro un. 15.000CRAL-PLAST

R$ 0,029 R$ 435,000

2 Alça de 10 microlitros un. 4.000CRAL-PLAST

R$ 0,029 R$ 116,000

LOTE 12 - Reagentes diversos e Outros3 Monoteste teste 5 EBRAM R$ 9,900 R$ 49,5004 Reação de Widal teste 5 EBRAM R$ 9,900 R$ 49,5006 Lápis dermográfico azul – caixa com 12 un cx. 20 DIXON R$ 76,500R$ 1.530,0007 Lápis dermográfico preto – caixa com 12 un cx. 5 DIXON R$ 76,500 R$ 382,5008 Caneta de retroprojetor un. 40 PILOT R$ 12,900 R$ 516,000

10 Álcool etílico – p.a litro 3 ISOFARR$ 28,420 R$ 85,26011 Álcool isopropílico litro 2 ISOFAR R$ 34,200 R$ 68,400

15 Pipeta para VHS descartáveis com tubo coletor própr io. un. 300CRAL-PLASTR$ 5,000 R$ 1.500,000

16 Reagente álcool – ácido para BAAR litro 10NEWPROVR$ 29,900 R$ 299,000

17 Teste biológico para validar autoclave com sessão de umaincubadora a 56 oC frasco 7CRISTÓFILIR$ 65,000 R$ 455,000

18 Câmara de Newbauer (vidro) un. 4CRAL-PLASTR$ 120,000 R$ 480,000

HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL DA SERRA _ HPMS

LOTE 22 - Pipetas Automáticas

1 Pipeta automática com dispensador de ponteiras – de 0a100 ul ( microlitros)

un. 3CRAL-PLASTR$ 166,000 R$ 498,000

2 Pipeta automática com dispensador de ponteiras – de 0 a200 ul ( microlitros)

un. 3CRAL-PLASTR$ 166,000 R$ 498,000

3 Pipeta de vidro 5 mL un. 10RONI ALZIR$ 2,350 R$ 23,5004 Pipeta de vidro 10 mL un. 10RONI ALZIR$ 2,350 R$ 23,500

LOTE 23 - Alça descartável e estéril calibradas

1 Alça de 1 microlitro un. 4.000CRAL-PLASTR$ 0,030 R$ 120,000

2 Alça de 10 microlitros un. 3.000CRAL-PLASTR$ 0,030 R$ 90,000

LOTE 25 - Reagentes diversos e Outros3 Monoteste teste 25 EBRAM R$ 9,900 R$ 247,5004 Reação de Widal teste 25 EBRAM R$ 9,900 R$ 247,5006 Lápis dermográfico azul – caixa com 12 un. cx. 20 DIXON R$ 76,500R$ 1.530,0007 Lápis dermográfico preto – caixa com 12 un. cx. 5 DIXON R$ 76,500 R$ 382,5008 Caneta de retroprojetor un. 40 PILOT R$ 12,900 R$ 516,000

10 Álcool etílico – p.a litro 3 ISOFARR$ 28,420 R$ 85,260

15Pipeta para VHS descartáveis com tubo coletor própr io.

un. 300CRAL-PLASTR$ 5,000 R$ 1.500,000

16 Reagente álcool – ácido para BAAR litro 10 NEWPROVR$ 29,900 R$ 299,000

17Teste biológico para validar autoclave com sessão d e uma incubadora a 56 oC frasco 7

CRISTÓFILIR$ 65,000 R$ 455,000

18Câmara de Newbauer (vidro)

un. 4CRAL-PLASTR$ 120,000 R$ 480,000

R$ 14.001,92

VALOR REGISTRADO: R$ 14.001,92 (catorze mil um real e noventa e doi s centavos)

TOTAL REGISTRADO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS _ publicação inicial

INÍCIO: 17/09/2014

TÉRMINO: 16/09/2015

OBJETO: AQUISIÇÃO DE REAGENTES/INSUMOS diversos, com cess ão de equipamentos em regime de “comodato” visando atender as necessidades do Laboratório de Análise Clínica do H ospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva – HPM e/ou Hospital Público Municipal da Serra – HPMS

PRAZO: 12 (doze) meses

PROCESSO ADMINISTRATIVO FMHM n º 200/2014

PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2014

Nº 084 / 2014INTERESSADO: FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ – FMHM

EMPRESA DETENTORA DO REGISTRO: SANEWS DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS PARA LABORATÓRIO E MEDICAMENTOS DE USO AMBULATORIAL LTDACNPJ Nº 02.842.909/0001-12

TERMO DE ADESÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

A FUNDAÇÃO DE ESPORTE E TURISMO DE MACAÉ/RJ, situada naAlameda Manoel Pereira Carneiro da Silva, s/nº, Ginásio Poliesportivo Enge-nheiro Maurício Soares Bittencourt, Riviera Fluminense, Macaé, inscrita noCNPJ sob nº 07.498.182/0001-11, neste ato representado pelo Presidente,regularmente nomeado Sr. RICARDO MUYLAERT SALGADO NETO, DE-CLARA, para os devidos fins, que ADERE à Ata de Registro de Preços nº 061/2014, decorrente do Pregão Presencial para Registro de Preços nº 071/2014 daPrefeitura Municipal de Macaé, que tem por objeto o Registro de Preços paraprestação de serviço de Buffet para fornecimento de coffe break atendendo asnecessidades da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé, em conformidade como Processo Administrativo nº 200420/2014, com fundamento na Lei nº 8.666,de 21 de junho de 1993, da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, e das demaisnormas legais aplicáveis, cujas especificações, itens e quantitativos se apresentamconforme planilha abaixo:

Macaé, 18 de agosto de 2014.

RICARDO MUYLAERT SALGADO NETOPresidente

Fundação de Esporte e Turismo de Macaé

* Republicado por conter incorreções

Item Quantidade Material Valor Unit. R$

Valor Total R$

01 2400

Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de Coffe Break (contemplando o serviços de apoio relativos a toalha de mesa, louça completa e no mínimo (02) dois garçons para atendimento de 200 (duzentas) pessoas nos eventos a serem realizados pela Fundação de Esporte e Turismo de Macaé, com média de 01 (um) evento por mês totalizando 12(doze) eventos no ano.

14,90 35.760,00

PROCESSOS DEFERIDOS

11158/2009 17329/2009 17330/2009 17331/2009 17332/2 009 17333/2009

17336/2009 17366/2009 17367/2009 17370/2009 17376/2 009 17377/2009

17386/2009 17393/2009 17438/2009 17462/2009 17463/2 009 17464/2009

17469/2009 17471/2009 17473/2009 17475/2009 17477/2 009 17479/2009

17708/2009 17738/2009 17739/2009 17818/2009 17838/2 009

PROCESSOS INDEFERIDOS

16688/2009 16703/2009 16903/2009 17001/2009 17334/2 009 17340/2009

17344/2009 17349/2009 17352/2009 17353/2009 17354/2 009 17355/2009

17364/2009 17378/2009 17379/2009 17380/2009 17383/2 009 17385/2009

17391/2009 17395/2009 17413/2009 17414/2009 17417/2 009 17424/2009

17431/2009 17432/2009 17435/2009 17450/2009 17451/2 009 17458/2009

17460/2009 17461/2009 17466/2009 17482/2009 17501/2 009 17502/2009

17503/2009 17504/2009 17505/2009 17506/2009 17510/2 009 17511/2009

17513/2009 17514/2009 17516/2009 17517/2009 17518/2 009 17602/2009

17635/2009 17636/2009 17637/2009 17643/2009 17647/2 009 17729/2009

17732/2009 17733/2009 17734/2009 17735/2009 17736/2 009 17737/2009

17741/2009 17744/2009 17745/2009 17753/2009 17767/2 009 17769/2009

17773/2009 17774/2009 17781/2009 17782/2009 17783/2 009 17784/2009

17785/2009 17787/2009 17788/2009 17789/2009 17790/2 009 17791/2009

17795/2009 17802/2009 17806/2009 17816/2009 17817/2 009 17830/2009

17831/2009 17846/2009 17848/2009 17853/2009 17854/2 009 17856/2009

17857/2009

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ - FUNEMAC

PORTARIA Nº: 054/2014

O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ -FUNEMAC, no uso de suas atribuições legais e, em face das Leis Munici-pais nº1997/99 e nº2886/2007;

R E S O L V E:

1 - Cessar os efeitos da Portaria nº117/2013, no que se refere à designaçãoda servidora NELINE MACEDO BELLO, matrícula 12.855, da função deCoordenador de Supervisão Acadêmica, símbolo GFS-IV, da FaculdadeProfessor Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS.2 - Cessar os efeitos da Portaria nº015/2014, no que se refere à designaçãoda servidora LARISSA TAVARES RODRIGUES, matrícula 5.803, dafunção de Assessor Administrativo, símbolo GFS-III, da Fundação Educa-cional de Macaé - FUNEMAC.

Esta portaria passa a contar de 1º de setembro de 2014.

Macaé, 17 de setembro de 2014.

Gleison Marinho GuimarãesPresidenteMat.9.002

Page 18: Noticiário 26 09 14
Page 19: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014 19

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusComissão Permanente de Licitação

TOMADA DE PREÇOS N.º 001/2014

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SERVIÇOS DEPUBLICIDADE - PROCESSO ADMINISTRATIVO CDL Nº 003/2014.

Após cotejo entre as vias identificadas e não identificadas do Plano de Comunica-ção Publicitária, visando a identificação de sua autoria, com as ressalvas registradasem ata da sessão, foi elaborada a planilha geral com as pontuações atribuídas a cadaum dos quesitos de cada Proposta Técnica e foi apurado, de acordo com o Editale Lei n° 12.232/2010, a classificação final.

A empresa abaixo foi considerada CLASSIFICADA, conforme segue:

- 1º lugar - agência Eurofort Comunicação Ltda. com nota final 93,70;

Fica definido, nos termos do item 16.2 do Edital, que os documentos de habilitação(envelope 5), deverão ser apresentados no dia 07/10/14 às 14:00h na sede doPoder Executivo, instalado na Avenida Getúlio Vargas, nº 15, Centro, nesta cidade.

Por fim fica aberto o prazo de 5 (cinco) dias úteis para a interposição de recursos,a contar desta publicação.

Carapebus, 23 de setembro de 2014

Alex Sandro Barcelos de AzevedoPresidente da Comissão Permanente de Licitação

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusCoordenadoria de Contratos - Cotra

EXTRATO DE CONTRATO Nº 50/2014

Processo: CDL nº: 30/2014Contratante: MUNICÍPIO DE CARAPEBUSContratado: J L Empreendimentos Eireli -MEObjeto: aquisição de Água Mineral (Galão de 20Litros)Programas de Trabalhos: 02.005.0001 12 361 0004 2.017, Elemento de despesaNº 3.3.90.30.00 (Fonte 101 )Valor do contrato: R$ 88.500,00 (oitenta e oito mil e quinhentos reais) Vigência do contrato: 10 (dez) meses

Carapebus, 09 de Setembro de 2014

Amaro Fernandes dos SantosPrefeito Municipal

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusCoordenadoria de Contratos - Cotra

EXTRATO DE CONTRATO Nº 52/2014

Processo: CDL nº:88/2014Contratante: MUNICÍPIO DE CARAPEBUSContratado: Marilene Leite EstevesObjeto: Locação de ImóvelProgramas de Trabalhos: 02.003.001 04 122 0001 2.006, (Fonte 101)Valor do contrato: R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) mensais. Vigência do contrato: 17 (dezesete) meses

Carapebus, 09 de setembro de 2014

Amaro Fernandes dos SantosPrefeito Municipal

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusCoordenadoria de Contratos - Cotra

EXTRATO DE CONTRATO 15/2014

Processo: FMAS nº 15/2014Contratante: Fundo de Assistência SocialContratada: ALC Comércio e Empreendimentos LTDA-MEObjeto: Programa de Trabalho: 04.001.001 08 244 0403 2.775, Elemento deDespesa: 4.4.90.52.00 (fonte 401)Valor do contrato: R$ Vigência do contrato: 30 (Trinta) dias

Carapebus, 12 de Setembro de 2014

ANSELMO RIBEIRO AZEVEDOGestor do Fundo Municipal de Assistência Social

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ - FUNEMAC

PORTARIA Nº 055/2014

O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ -FUNEMAC, nomeado pela Portaria nº 018 de 14 de janeiro de 2014, nouso das atribuições legais, e, tendo em vista o processo administrativo n°510012/2014.RESOLVE nomear os servidores abaixo relacionados para compor aComissão de Fiscalização do Contrato 006/2014, para acompanhar efiscalizar a obra de reforma do Restaurante Universitário, conformeOfício nº 696/2014 da Secretaria Municipal de Obras.Cláudia Luiza Ronzani Machado - Matricula nº 12337 - ArquitetaMárcio Machado de Resende - Matricula nº 33003 - EngenhariaEletricistaManoela Nunes Barreto - Matricula nº 12339 - Arquiteta

Fundação Educacional de Macaé, 17 de setembro de 2014.

GLEISON MARINHO GUIMARÃESPresidente da FUNEMAC

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

PORTARIA n º 0101 / 2014

O DIRETOR PRESIDENTE da FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITA-LAR DE MACAÉ - FMHM, no uso de suas atribuições legais,RESOLVE nomear os Médicos abaixo relacionados para comporem JuntaMédica Municipal que, sob a presidência do primeiro, emitirá LaudoMédico Conclusivo para avaliação de Redução de Carga Horária do (a)servidor (a) CARLA ANDREA DA SILVA FARIA EMMANUEL matrí-cula 4349, ASSISTENTE SOCIAL, de acordo com a L.C. 011/1998,alterada pela L.C. 031/2003.

DIA - 29/09/2014 - 08:30 HORASJUNTA MÉDICA MUNICIPAL - FMHMLUCIARA LEIROS SANTOS VASCONCELOS - MÉDICO DO TRABA-LHOLIVIA MARTINS SELEM - MÉDICO DO TRABALHOEDERVAL JOSÉ L. FREIRE - MÉDICO TRABALHO

Gabinete do Diretor Presidente da FMHM, em 25 de SETEMBRO de2014.

DR. LEANDRO MATOS SOARESDiretor Presidente FMHM

SOLIDARIEDADE

Jovens Aprendizes dedicam tempo e carinho para idosos ONG Viva Rio presenteia a Casa do Idoso com festa e comemoraçãoLudmila [email protected]

Próximo ao Dia Interna-cional do Idoso, a Casa do Idoso, em Imbetiba, rece-

be hoje (26) a presença de 460 Jovens Aprendizes, da ONG Viva Rio. Esses jovens prestam homenagem aos idosos com al-gumas apresentações e doações de donativos para a instituição.

As atividades começam a par-tir das 9h30, com um intervalo, e retomam às 14h30. Haverá apresentação de teatro, dança e música, finalizando com um baile de carnaval, como uma homenagem.

A coordenadora Pedagógica do Projeto Jovem Aprendiz, Regina Gaio, acredita que es-se encontro seja importante não somente para os idosos, mas principalmente para os jovens.

“Promover o encontro entre

jovem e idoso é muito bacana, pois além de prestar solidarie-dade eles aprendem sobre a importância do trabalho So-cial e com isso adquirem con-ceitos e valores humanistas, tais como: tolerância, respeito mútuo, solidariedade, justiça e igualdade”, explicou Regina.

O Viva Rio é uma organiza-ção comprometida com a pes-quisa, o trabalho de campo e a formulação de políticas públi-cas com o objetivo de promo-ver a cultura de paz e a inclusão social. Fundada em 1993 por representantes de vários se-tores da sociedade civil, como resposta à crescente violência que assolava o Rio de Janeiro. Possui sede no Rio de Janeiro, Macaé e no Haiti.

A Casa do Idoso fica na Rua Luís Belegard, 540, em Im-betiba e a ONG Viva Rio, na Avenida Santos Moreira, 795 B, Miramar.

KANÁ MANHÃES

Jovens Aprendizes do Viva Rio homenageiam idosos

Carapebus terá fábrica de reciclagem para Resíduos Sólidos

CARAPEBUS

Em breve Carapebus ga-nhará uma empresa de Resídu-os Sólidos, a Pró Ambiental Tec-nologia que ficará localizada no bairro de Itaquira e terá, apro-ximadamente, 200 empregos diretos. A empresa atualmente é localizada em Lavras, Minas Gerais. A Pró-Ambiental é uma empresa Brasileira, criada em 2003, a partir da junção entre a Construtora Gomes Pimentel e a Multigeo Mineiração.

A prefeitura municipal está oferecendo infraestrutura pa-ra a instalação da empresa no município, como melhoria no acesso ao local, instalação para energia elétrica e rede munici-pal de ônibus. A Pró Ambiental está em fase de licenciamento ambiental que pode durar até 6 meses.

A empresa que futuramen-te estará instalada na cidade realizará a coleta, transporte, tratamento e destinação ade-quada aos resíduos sólidos, do estado do Rio de Janeiro. Entre eles, resíduos hospi-talares, óleo lubrificante, re-vestimento de tubulações, Equipamentos de Proteção

A empresa atualmente é localizada em Lavras, Minas Gerais

Individual - EPI contamina-dos, entre outros resíduos que são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e recicla-gem rigorosos.

Podendo citar como exem-plos, as pilhas e as baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxi-dades para o solo e a água.

ANA AMÉLIA AZEVEDO

Prefeito Amaro Fernandes assina contrato com empresa

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusComissão Permanente de Licitação

TOMADA DE PREÇOS N.º 001/2014

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SERVIÇOS DEPUBLICIDADE - PROCESSO ADMINISTRATIVO CDL Nº 003/2014.

Após cotejo entre as vias identificadas e não identificadas do Plano de Comunica-ção Publicitária, visando a identificação de sua autoria, com as ressalvas registradasem ata da sessão, foi elaborada a planilha geral com as pontuações atribuídas a cadaum dos quesitos de cada Proposta Técnica e foi apurado, de acordo com o Editale Lei n° 12.232/2010, a classificação final.

A empresa abaixo foi considerada CLASSIFICADA, conforme segue:

- 1º lugar - agência Eurofort Comunicação Ltda. com nota final 93,70;

Fica definido, nos termos do item 16.2 do Edital, que os documentos de habilitação(envelope 5), deverão ser apresentados no dia 07/10/14 às 14:00h na sede doPoder Executivo, instalado na Avenida Getúlio Vargas, nº 15, Centro, nesta cidade.

Por fim fica aberto o prazo de 5 (cinco) dias úteis para a interposição de recursos,a contar desta publicação.

Carapebus, 23 de setembro de 2014

Alex Sandro Barcelos de AzevedoPresidente da Comissão Permanente de Licitação

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusCoordenadoria de Contratos - Cotra

EXTRATO DE CONTRATO Nº 50/2014

Processo: CDL nº: 30/2014Contratante: MUNICÍPIO DE CARAPEBUSContratado: J L Empreendimentos Eireli -MEObjeto: aquisição de Água Mineral (Galão de 20Litros)Programas de Trabalhos: 02.005.0001 12 361 0004 2.017, Elemento de despesaNº 3.3.90.30.00 (Fonte 101 )Valor do contrato: R$ 88.500,00 (oitenta e oito mil e quinhentos reais) Vigência do contrato: 10 (dez) meses

Carapebus, 09 de Setembro de 2014

Amaro Fernandes dos SantosPrefeito Municipal

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusCoordenadoria de Contratos - Cotra

EXTRATO DE CONTRATO Nº 52/2014

Processo: CDL nº:88/2014Contratante: MUNICÍPIO DE CARAPEBUSContratado: Marilene Leite EstevesObjeto: Locação de ImóvelProgramas de Trabalhos: 02.003.001 04 122 0001 2.006, (Fonte 101)Valor do contrato: R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) mensais. Vigência do contrato: 17 (dezesete) meses

Carapebus, 09 de setembro de 2014

Amaro Fernandes dos SantosPrefeito Municipal

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusCoordenadoria de Contratos - Cotra

EXTRATO DE CONTRATO 15/2014

Processo: FMAS nº 15/2014Contratante: Fundo de Assistência SocialContratada: ALC Comércio e Empreendimentos LTDA-MEObjeto: Programa de Trabalho: 04.001.001 08 244 0403 2.775, Elemento deDespesa: 4.4.90.52.00 (fonte 401)Valor do contrato: R$ Vigência do contrato: 30 (Trinta) dias

Carapebus, 12 de Setembro de 2014

ANSELMO RIBEIRO AZEVEDOGestor do Fundo Municipal de Assistência Social

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ - FUNEMAC

PORTARIA Nº 055/2014

O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ -FUNEMAC, nomeado pela Portaria nº 018 de 14 de janeiro de 2014, nouso das atribuições legais, e, tendo em vista o processo administrativo n°510012/2014.RESOLVE nomear os servidores abaixo relacionados para compor aComissão de Fiscalização do Contrato 006/2014, para acompanhar efiscalizar a obra de reforma do Restaurante Universitário, conformeOfício nº 696/2014 da Secretaria Municipal de Obras.Cláudia Luiza Ronzani Machado - Matricula nº 12337 - ArquitetaMárcio Machado de Resende - Matricula nº 33003 - EngenhariaEletricistaManoela Nunes Barreto - Matricula nº 12339 - Arquiteta

Fundação Educacional de Macaé, 17 de setembro de 2014.

GLEISON MARINHO GUIMARÃESPresidente da FUNEMAC

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

PORTARIA n º 0101 / 2014

O DIRETOR PRESIDENTE da FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITA-LAR DE MACAÉ - FMHM, no uso de suas atribuições legais,RESOLVE nomear os Médicos abaixo relacionados para comporem JuntaMédica Municipal que, sob a presidência do primeiro, emitirá LaudoMédico Conclusivo para avaliação de Redução de Carga Horária do (a)servidor (a) CARLA ANDREA DA SILVA FARIA EMMANUEL matrí-cula 4349, ASSISTENTE SOCIAL, de acordo com a L.C. 011/1998,alterada pela L.C. 031/2003.

DIA - 29/09/2014 - 08:30 HORASJUNTA MÉDICA MUNICIPAL - FMHMLUCIARA LEIROS SANTOS VASCONCELOS - MÉDICO DO TRABA-LHOLIVIA MARTINS SELEM - MÉDICO DO TRABALHOEDERVAL JOSÉ L. FREIRE - MÉDICO TRABALHO

Gabinete do Diretor Presidente da FMHM, em 25 de SETEMBRO de2014.

DR. LEANDRO MATOS SOARESDiretor Presidente FMHM

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusComissão Permanente de Licitação

TOMADA DE PREÇOS N.º 001/2014

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SERVIÇOS DEPUBLICIDADE - PROCESSO ADMINISTRATIVO CDL Nº 003/2014.

Após cotejo entre as vias identificadas e não identificadas do Plano de Comunica-ção Publicitária, visando a identificação de sua autoria, com as ressalvas registradasem ata da sessão, foi elaborada a planilha geral com as pontuações atribuídas a cadaum dos quesitos de cada Proposta Técnica e foi apurado, de acordo com o Editale Lei n° 12.232/2010, a classificação final.

A empresa abaixo foi considerada CLASSIFICADA, conforme segue:

- 1º lugar - agência Eurofort Comunicação Ltda. com nota final 93,70;

Fica definido, nos termos do item 16.2 do Edital, que os documentos de habilitação(envelope 5), deverão ser apresentados no dia 07/10/14 às 14:00h na sede doPoder Executivo, instalado na Avenida Getúlio Vargas, nº 15, Centro, nesta cidade.

Por fim fica aberto o prazo de 5 (cinco) dias úteis para a interposição de recursos,a contar desta publicação.

Carapebus, 23 de setembro de 2014

Alex Sandro Barcelos de AzevedoPresidente da Comissão Permanente de Licitação

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusCoordenadoria de Contratos - Cotra

EXTRATO DE CONTRATO Nº 50/2014

Processo: CDL nº: 30/2014Contratante: MUNICÍPIO DE CARAPEBUSContratado: J L Empreendimentos Eireli -MEObjeto: aquisição de Água Mineral (Galão de 20Litros)Programas de Trabalhos: 02.005.0001 12 361 0004 2.017, Elemento de despesaNº 3.3.90.30.00 (Fonte 101 )Valor do contrato: R$ 88.500,00 (oitenta e oito mil e quinhentos reais) Vigência do contrato: 10 (dez) meses

Carapebus, 09 de Setembro de 2014

Amaro Fernandes dos SantosPrefeito Municipal

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusCoordenadoria de Contratos - Cotra

EXTRATO DE CONTRATO Nº 52/2014

Processo: CDL nº:88/2014Contratante: MUNICÍPIO DE CARAPEBUSContratado: Marilene Leite EstevesObjeto: Locação de ImóvelProgramas de Trabalhos: 02.003.001 04 122 0001 2.006, (Fonte 101)Valor do contrato: R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) mensais. Vigência do contrato: 17 (dezesete) meses

Carapebus, 09 de setembro de 2014

Amaro Fernandes dos SantosPrefeito Municipal

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura Municipal de CarapebusCoordenadoria de Contratos - Cotra

EXTRATO DE CONTRATO 15/2014

Processo: FMAS nº 15/2014Contratante: Fundo de Assistência SocialContratada: ALC Comércio e Empreendimentos LTDA-MEObjeto: Programa de Trabalho: 04.001.001 08 244 0403 2.775, Elemento deDespesa: 4.4.90.52.00 (fonte 401)Valor do contrato: R$ Vigência do contrato: 30 (Trinta) dias

Carapebus, 12 de Setembro de 2014

ANSELMO RIBEIRO AZEVEDOGestor do Fundo Municipal de Assistência Social

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ - FUNEMAC

PORTARIA Nº 055/2014

O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ -FUNEMAC, nomeado pela Portaria nº 018 de 14 de janeiro de 2014, nouso das atribuições legais, e, tendo em vista o processo administrativo n°510012/2014.RESOLVE nomear os servidores abaixo relacionados para compor aComissão de Fiscalização do Contrato 006/2014, para acompanhar efiscalizar a obra de reforma do Restaurante Universitário, conformeOfício nº 696/2014 da Secretaria Municipal de Obras.Cláudia Luiza Ronzani Machado - Matricula nº 12337 - ArquitetaMárcio Machado de Resende - Matricula nº 33003 - EngenhariaEletricistaManoela Nunes Barreto - Matricula nº 12339 - Arquiteta

Fundação Educacional de Macaé, 17 de setembro de 2014.

GLEISON MARINHO GUIMARÃESPresidente da FUNEMAC

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

PORTARIA n º 0101 / 2014

O DIRETOR PRESIDENTE da FUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITA-LAR DE MACAÉ - FMHM, no uso de suas atribuições legais,RESOLVE nomear os Médicos abaixo relacionados para comporem JuntaMédica Municipal que, sob a presidência do primeiro, emitirá LaudoMédico Conclusivo para avaliação de Redução de Carga Horária do (a)servidor (a) CARLA ANDREA DA SILVA FARIA EMMANUEL matrí-cula 4349, ASSISTENTE SOCIAL, de acordo com a L.C. 011/1998,alterada pela L.C. 031/2003.

DIA - 29/09/2014 - 08:30 HORASJUNTA MÉDICA MUNICIPAL - FMHMLUCIARA LEIROS SANTOS VASCONCELOS - MÉDICO DO TRABA-LHOLIVIA MARTINS SELEM - MÉDICO DO TRABALHOEDERVAL JOSÉ L. FREIRE - MÉDICO TRABALHO

Gabinete do Diretor Presidente da FMHM, em 25 de SETEMBRO de2014.

DR. LEANDRO MATOS SOARESDiretor Presidente FMHM

Page 20: Noticiário 26 09 14

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ20 Macaé, sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Esporte

SEGURANÇA

Sipat reúne acadêmicos e pro�ssionais no Cemal Treinamentos

O Cemal Treinamentos estará realizando a tradicional Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - Si-pat 2014. O evento aberto a toda população começou na última terça-feira e encerrou ontem, quinta-feira , 26, com progra-mação diversificada.

As atividades com o tema “Se-gurança como Estilo de Vida” foram organizadas por alunos do curso de Segurança do Trabalho.

A programação completa do

Evento começou na terça-feira, 23, e encerrou ontem. Atividades têm como tema “Segurança como Estilo de Vida”

evento incluiu apresentação de briefing de segurança, pales-tras, sorteios e apresentação dos projetos “Segurança doméstica”, “Espaço Confinado” “Constru-ção Civil”, “Segurança no Trans-porte aéreo”, sorteios, concursos e palestras motivacionais.

Interessados em ingressar na instituição devem ficar atentos. A unidade oferece vagas para os cursos técnicos de Meio Ambien-te, Segurança do Trabalho, Logís-tica, Mecânica, Automação, Topo-grafia, Edificações, Eletrotécnica, Secretaria Escolar (EAD), além ainda dos treinamentos em Espa-ço confinado, Trabalho em altura, Homem de Área, Movimentação de Cargas, Autocad, Ms Project, NR 20 / Líquidos Inflamáveis, Teste de Estanqueidade, NR 10 / Sep, Montador de Andaimes,

KANÁ MANHÃES

Atividades foram realizadas na sede da instituição

GABRIEL ANDREZO/ DIVULGAÇÃO

Os suplentes do Macaé Esporte perderam na 5ª rodada da competição

FUTEBOL

Macaé perde para Campo Grande na Copa RioEm partida fora de casa, o Alvianil Praiano não evita derrota por 2 a 0 para o time da Zona OesteMaira [email protected]

O Macaé Esporte entrou em campo pela reta final da primeira fase na Copa

Rio contra o Campo Grande, na tarde última quarta-feira (24), no Ítalo Del Cima. O time da Zona Oeste que não vencia há sete jogos, conquistou a vitória

por 2 a 0, com gols de Emerson e Jhony diante dos macaenses.

O primeiro tempo iniciou com boas chances para ambos os lados. Pelo Alvianil, Romário assustou duas vezes o goleiro Vinicius, que precisou traba-lhar nos primeiros minutos. No Campo Grande, Diego teve uma oportunidade, mas desper-diçou. Aos 7 minutos, Emerson

cobrou falta rasteira de fora da área, bateu na barreira e en-trou no canto direito do goleiro macaense (1 a 0). Após o gol, a equipe da Zona Oeste seguiu pressionando com lances de Diego, nas boas bolas roubadas de Felipe e Cristiano, dando uma sequência a contra-ata-ques. Apesar do Macaé ter mais posse de bola, errava muito. Aos 25 minutos, o time da Capital

Nacional do Petróleo quase em-patou a partida, quando Wallace chutou cruzado, Matheuzinho cruzou pela direita, Diniz, livre na área, perdeu a chance.

Na volta do intervalo, o Cam-po Grande manteve a ideia de jogar no contra-ataque, mas o Macaé passou a pressionar. As oportunidades de gols diminu-íram em vista da primeira etapa, mas as faltas aumentaram. O

time da Zona Oeste quase mar-cou duas vezes seguidas, com ataques de Diego. A resposta do Leão veio com Leozinho, apro-veitando sua velocidade. Porém, a bola não chegava à área e os chutes quase não levavam pe-rigo. Aos 35 minutos, em lance parecido com o primeiro feito, Emerson bateu forte a falta, o goleiro do Macaé deixou so-brar, o atacante Jhony marcou

e deu números finais à vitória do Campo Grande por 2 a 0.

Os comandados de Josué Teixeira entram em campo no-vamente pela Copa Rio na pró-xima quarta-feira (01) contra o Madureira, às 15h, no Estádio Cláudio Moacyr. Antes, jogam pelo Brasileirão da Série C na segunda-feira (29), onde enca-ram o Mogi Mirim, às 19h, fora de casa.

Macaense Thiago Gaia conquista dois títulos importantes

JIU-JÍTSU

O final de semana foi de conquistas no Jiu-Jítsu para o atleta Thiago Gaia, que no sá-bado (20) foi competir o Cam-peonato Brasileiro de equipes no Jiu-Jítsu, onde sua equipe composta por Rodolfo Vieira, Alberto Ramos, Vitor Bonfin, Vitor Honorio, foram campeões pela competição, representan-do a faixa preta pesado da equi-

O atleta conquistou o primeiro lugar pela sua categoria no Brasileiro por equipes e no Open Iconha

pe GFTeam. Além de no domin-go (21) o atleta ter disputado o Open Iconha, no Espírito Santo.

Na primeira competição, Gaia defendeu o título e foi considerado Bi-Campeão Bra-sileiro por equipes. Já no dia seguinte, foi para Iconha, no Espírito Santo e conquistou a primeira colocação na faixa preta, pela categoria pesado. Pelo Absoluto, chegou à final, mas acabou empatando o con-fronto e foi vice-campeão.

Thiago irá competir mais uma vez neste final de semana, no Campeonato que ocorre em Teresópolis, a Guerra Galática

DIVULGAÇÃO

Equipe GFTeam tem bom resultado no Campeonato Brasileiro de Equipes de Jiu-Jítsu

que é um campeonato de lutas casadas, onde o vencedor ganha a premiação de R$ 3.500,00. O lutador Gaia segue se preparan-do para o evento. No exterior, o atleta compete no dia 23 de outubro, pelo New York Pro de Jiu-Jítsu. No dia 27 participa do Campeonato Mundial Master de Jiu-Jítsu, na Califórnia, que será seu primeiro evento pela categoria Master.

A Academia Gaia Fighter agradece aos apoios do Restau-rante Sansai, Net Systen, Far-mácia do Rodo, Supermercado Novo Visconde, GT NAutica e ao Jornal O Debate.

Excel Avançado, entre outros e cursos de qualificação de homem de área, mecânica de ar condi-cionado, almoxarifado o±shore, montador de andaime, caldeira-ria, curso de controlador lógico programável, atendimento ao cliente, logística portuária e Ira-ta Nível I, II e III com alojamento climatizado e WI FI.

De acordo com a equipe orga-nizadora, aproximadamente 250 pessoas participaram da abertu-ra do evento. “Tudo saiu como previsto, decoração, número de pessoas, projetos, palestras, stan-des. Estamos gostando bastante. Foram mais pessoas do que pen-sávamos. Foi descontraido, todos participaram. Sorteamos brindes. Foi uma ótima abertura. E ainda tivemos cerimonialistas”, disse a estudante Nataly Guimarães.

NOTA

Atividades da Semana Nacional de Trânsito terminam com balanço positivo