notação musical no computador – programa finale 2003

2
© Cláudio Urgel Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Música Departamento de Instrumentos e Canto DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA - 1º SEMESTRE DE 2013 MUS127 - Tópicos em Música - Edição de partituras utilizando recursos computacionais - Finale Ementa: Notação Musical no Computador: Aplicativo Finale Professor: Cláudio Urgel Pires Cardoso Email: [email protected] Página: www.musica.ufmg.br/claudiourgel Localize a seção Disciplinas e depois clique em Notação Musical no Computador Conteúdo programático: 1. Apresentação do Finale com suas principais funções e ferramentas, abrir e gravar arquivos e as configurações padrões do programa; 2. Entrada Simples e Rápida de notas e ritmos com e sem o controlador MIDI 3. Criar novo documento, adicionar compassos, selecionar compassos e notas, mudar clave e formula de compasso; 4. Entrar com letra, cifras, repetições, articulações, expressões; 5. Configurar página, layout, procedimentos para impressão; construir uma grade, Otimização; 6. Configurações de MIDI, sistemas de play-back, 7. Ajustar hastes, trabalhar com vozes, quiálteras; Ferramenta de desenho de formas, 8. Otimização do programa, plug-ins e outro tópicos relacionados a Notação Musical no Finale. Calendário Data 1 05/03 2 12 3 19 4 26 5 02/04 6 09 7 16 1ª Entrega trabalho: Notas com duração, Intensidade, repetições, e outros elementos. 8 23 9 30 10 07/05 2ª Entrega: Articulação, Dinâmica, Expressão, Letra, Cifras e outros elementos. 11 14 12 21 13 28 14 04/06 15 11 3ª Entrega Final: Layout e outros elementos. AVALIAÇÃO: O trabalho para a avaliação será a edição no Finale da obra Quarteto de Cordas(1910), composta por Glauco Velasquez (1884-1914). São 82 páginas em manuscrito. A Grade será divida entre todos os alunos e cada um deverá editar cinco ou seis páginas, cerca de 32. O manuscrito deverá ser editado gradualmente, durante o semestre, acompanhando a apresentação das ferramentas do Finale. O trabalho terá três datas para entrega, como especificado no cronograma acima. A distribuição seguirá a ordem alfabética da turma e será informada aos alunos até a segunda aula

Upload: buicong

Post on 06-Feb-2017

231 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: Notação Musical no Computador – Programa Finale 2003

© Cláudio Urgel

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Música

Departamento de Instrumentos e Canto

DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA - 1º SEMESTRE DE 2013

MUS127 - Tópicos em Música - Edição de partituras utilizando recursos computacionais - Finale

Ementa: Notação Musical no Computador: Aplicativo Finale

Professor: Cláudio Urgel Pires Cardoso Email: [email protected]

Página: www.musica.ufmg.br/claudiourgel – Localize a seção Disciplinas e depois clique em Notação Musical no Computador

Conteúdo programático:

1. Apresentação do Finale com suas principais funções e ferramentas, abrir e gravar arquivos e as configurações padrões do programa;

2. Entrada Simples e Rápida de notas e ritmos com e sem o controlador MIDI

3. Criar novo documento, adicionar compassos, selecionar compassos e notas, mudar clave e formula de compasso;

4. Entrar com letra, cifras, repetições, articulações, expressões;

5. Configurar página, layout, procedimentos para impressão; construir uma grade, Otimização;

6. Configurações de MIDI, sistemas de play-back,

7. Ajustar hastes, trabalhar com vozes, quiálteras; Ferramenta de desenho de formas,

8. Otimização do programa, plug-ins e outro tópicos relacionados a Notação Musical no Finale.

Calendário

Nº Data

1 05/03

2 12

3 19

4 26

5 02/04

6 09

7 16 1ª Entrega trabalho: Notas com duração, Intensidade, repetições, e outros elementos.

8 23

9 30

10 07/05 2ª Entrega: Articulação, Dinâmica, Expressão, Letra, Cifras e outros elementos.

11 14

12 21

13 28

14 04/06

15 11 3ª Entrega Final: Layout e outros elementos.

AVALIAÇÃO:

O trabalho para a avaliação será a edição no Finale da obra “Quarteto de Cordas” (1910), composta por Glauco Velasquez (1884-1914). São 82 páginas em manuscrito. A Grade será divida entre todos os alunos e cada um deverá editar cinco ou seis páginas, cerca de 32. O manuscrito deverá ser editado gradualmente, durante o semestre, acompanhando a apresentação das ferramentas do Finale. O trabalho terá três datas para entrega, como especificado no cronograma acima. A distribuição seguirá a ordem alfabética da turma e será informada aos alunos até a segunda aula

Page 2: Notação Musical no Computador – Programa Finale 2003

© Cláudio Urgel

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Música

Departamento de Instrumentos e Canto

Cronograma de entrega do trabalho e avaliações:

Vinte por cento da nota final (20 pontos) será destruído pela participação em aula, realização de exercício em aula, edição parcial do trabalho ema aula, envolvimento com a aula.

1ª entrega - 7a. Aula = 30 pontos: ARQUIVO FINALE (*.MUS) DO TRABALHO REALIZADO com os seguintes elementos: Entrada de notas, ritmos, acidentes, ligaduras de valor, tonalidades, compassos, repetições, vozes e outros elementos relacionado a esses.

2ª entrega - 10a. aula = 20 pontos: ARQUIVO FINALE (*.MUS) DO TRABALHO REALIZADO com os seguintes elementos: Letra ou texto da música, Cifras, articulações, expressões e outros elementos relacionado a esses.

3ª entrega - 15a. Aula = 30 pontos: Arquivo eletrônico da partitura com os seguintes elementos: Layout da página, espaçamento, sistemas, redimensionamento, configurações da página, entrada de textos da página (título, compositor, copyright, etc.), grades e partes, configurações de MIDI, colchetes, número de compassos, desenhista de formas, percussão e outros elementos relacionado a esses.

Sobre a avaliação e a entrega dos trabalhos

1. Um arquivo em formato PDF do manuscrito da obra a ser editada está disponível na página da disciplina para ser baixado.

2. As entregas devem ser feitas por email no dia previsto no cronograma.

3. NÃO É NECESSÁRIO IMPRIMIR O TRABALHO.

4. NÃO SERÁ ACEITO TRABALHO NO FORMATO DE ARQUIVO PDF.

5. Nas duas primeiras avaliações, os alunos receberão o retorno do professor (em aula e desde de que cumpram o cronograma) para correções e a continuação do trabalho de edição, até a versão final.

6. Os erros de edição serão deduzidos da nota, assim como o não cumprimento dos prazos acarretará em perda de pontos na avaliação.

Outras observações

1. Ao nomear o arquivo coloque o seu nome.

2. Identifique-se na partitura através da função Copyright, com o seu nome e sobrenome.

3. A grafia musical da página deve ser reproduzida integralmente como no manuscrito.

4. Faça todas as edições de MIDI de acordo com as instruções na partitura.

5. Retire as partes de cada instrumento.

6. A APOSTILA EM PORTUGUÊS ESTÁ DISPONÍVEL NA PÁGINA DA DISCIPLINA.

Bibliografia

ALVES, Luciano. Fazendo música no computador. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

CARDOSO, Cláudio Urgel Pires. Notação musical no computador – Programa Finale 2008. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2008. (apostila).

LACERDA, Osvaldo. Regras de grafia musical. São Paulo: Irmãos Vitale, 1974.

MACHADO, A. C., Lima, L. V. Pinto, M. M. Finale 2004 - Editoração de Partituras, Composição e Arranjo. São Paulo: Érica, 2004.