nota baixa no direito da capital

16
REPRODUÇÃO/FACEBOOK TIÃO MOURÃO U UFMG não leva a nota máxima no Enade, pela primeira vez, assim como nenhuma outra escola de BH U Cursos têm convivido com desgastes, como exposição por trotes ou protestos de alunos. Página 6 AJUDE O PLANETA. RECICLE . Brad Pitt, Penélope Cruz, Javier Bardem e Cameron Diaz estão entre as estrelas de “Conselheiro do crime”. Página 12 Suspense com elenco de luxo Romeu Trussardi, dono da marca, fala sobre a tradição de 22 anos da empresa, que hoje vai além de artigos para a casa, em evento realizado pela VB para o mercado de arquitetura e decoração. Pág. 8 Projeto Em Casa traz a história da Trousseau ANO 3 / NÚMERO 134 / 26 DE OUT. A 1º DE NOV. DE 2013 / www.jornaltudobh.com.br Pratos vão bem lado a lado com a cerveja, no Beer Chef, em BH Pág. 10 U U Coluna do PCO Artigo Secretária Sueli Baliza discute o cuidado com a educação em BH PÁGINA 2 PÁGINA 4 Quarteto lança o álbum “Contigo aprendi” no Sesc Palladium Pág. 13 BH recebe “A bela adormecida”, do Circo da China, e “Um baile de máscaras”, da Fundação Clóvis Salgado Pág. 13 Novo do MPB4 O circo e a ópera Nota baixa no Direito da capital FOTOS: DIVULGAÇÃO

Upload: letruc

Post on 10-Jan-2017

221 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nota baixa no Direito da capital

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

TIÃO MOURÃO

U UFMG não leva a nota máxima no Enade, pela primeira vez, assim como nenhuma outra escola de BH U Cursos têm convivido com desgastes, como

exposição por trotes ou protestos de alunos. Página 6

AJU

DE

O P

LAN

ETA

. RE

CIC

LE .

Brad Pitt, Penélope Cruz, Javier Bardem e Cameron Diaz estão entre as estrelas de “Conselheiro do crime”. Página 12

Suspense com elenco

de luxo

Romeu Trussardi, dono da marca, fala sobre a tradição de 22 anos da empresa, que hoje vai além de artigos para a casa, em evento realizado pela VB para o mercado de arquitetura e decoração. Pág. 8

Projeto Em Casa traz a história da Trousseau

ANO 3 / NÚMERO 134 / 26 DE OUT. A 1º DE NOV. DE 2013 / www.jornaltudobh.com.br

Pratos vão bem lado a lado com a

cerveja, no Beer Chef, em BH

Pág. 10

U

U

Coluna doPCO

ArtigoSecretária Sueli Baliza discute o cuidado com a educação em BH

PÁGINA 2

PÁGINA 4

Quarteto lança o álbum “Contigo

aprendi” no Sesc Palladium Pág. 13

BH recebe “A bela adormecida”, do

Circo da China, e “Um baile de máscaras”,

da Fundação Clóvis Salgado

Pág. 13

Novo do MPB4

O circo e a ópera

Nota baixa no Direito da capital

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 2: Nota baixa no Direito da capital

TUDO - BELO HORIZONTE, 26 DE OUT. A 1º DE NOV. DE 2013 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOAlmoço/palestra

Petróleo nunca foi nosso

Mesmo com a Petrobrás sofrendo intervenção ex-cessiva do governo federal, desfazendo-se de ativos no exterior, sem capital para cobrir o seu déficit com a construção de mais refi narias e sendo obrigada a importar gasolina para abastecer o mercado interno, petroleiros entraram em greve contra o salvador leilão de Libra. Só mesmo no Brasil...

Ganho e perdaO balanço é muito posi-

tivo: os emergentes recebe-ram US$ 300 bilhões, desde 2008, com o programa ame-ricano de estímulo monetário e perderam US$ 59 bilhões nos últimos meses, diz Alain Bokobza, chefe global de estratégia de alocação de re-cursos do Société Générale. Eu só queria entender como se faz essa conta...

Pesquisa perto de eleição

Parte do Congresso quer proibir a divulgação de pesqu isas às vés-peras das eleições. Os senadores desejam que a proibição seja incluída na própria Constituição já que, há sete anos, o Supremo Tribunal Federal barrou a iniciativa.

O ministro dos Transportes, Cesar Borges, participa do almoço /debate promovido pelo LIDE- Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Dória Jr., nesta segunda-feira (28), das 12h às 14h30, no Hotel Gran Hyatt, em São Paulo. O de-bate terá como tema o programa de “Concessões e modernização da infraestrutura de transportes no Brasil” do governo federal.

J Eduardo Campos

J Alexandre Tombini

DIVULGAÇÃO

ANTONIO CRUZ/ABr

FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABr

Briga entre os partidos chegou com força às redes sociais. Em sua conta ofi cial no Twit-ter, o PT postou uma mensagem direta contra a candidatura presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. texto critica a aliança feita por Campos junto ao clã Bornhausen, em Santa Catarina, além de dizer que a candidatura do socialista caminha “rumo ao precipício”.

Segundo Alexandre Tombini, o real, com alta de 12%, entre 22 de agosto e 21 de outubro, foi a moeda que mais se apreciou no mundo ante o dólar, se-gundo dados divulgados, em Singapura, perante 70 investidores, desejosos de conhecerem oportunidades de investi-mentos no Brasil.

Briga dos partidosna rede social

Real valorizado

Liberdade distorcida

Em nome da liberdade in-dividual, banalizamos a vida. O abandono diário, em Belo Horizonte, de crianças nascidas de pais viciados, denunciado pelo Juizado da Infância, deixa evidente erro na postura da sociedade. Os defensores das liberdades individuais, muitos teóricos de rodas de samba, estão promovendo inversão nas prioridades. Discursam a favor da liberdade, do direito das pessoas de fazerem aquilo que bem entendem, esquecendo-se de que só é livre quem tem vida. A vida precede a liberdade. Se não, são criminosos, como já é consenso, os usuários invetera-dos, que estão pelas ruas como zumbis, os “noiados”, para usar uma expressão popular, são doentes. E, como tal, têm direito à assistência do estado, que tem o dever de assistir a eles. Tirá--los das ruas, recuperá-los, não é um processo de higienização das cidades, como gostam de di-zer os acadêmicos. Tampouco ação coercitiva do estado sobre os usuários de risco. É violência contra direitos individuais. Ha-verá casos, evidentemente, em que essa ação poderá ser edu-cativa, com tratamento ambu-latorial. Em outros, terá que ser mais efetiva, compulsória, para salvar vidas. E vida também de quem é apenas vítima, como essas crianças, filhas das dro-gas, que são abandonadas aos borbotões nas maternidades, Brasil afora. Antes que saiam em defesa desses pais, apre-sentados como vítimas de uma sociedade injusta, reconheço que esse tipo de abandono não é exclusivo dos marginalizados pelas drogas. Mas é forçoso reconhecer que o número deles tem crescido, e muito, por causa do vício. Alguma coisa precisa ser feita. E certamente não é cercear a liberdade, mas impor limites a ela. Como o é em qual-quer forma de relacionamento social. A democracia se assenta na responsabilidade. Fazer aquilo que se quer, em nome da liberdade individual, não é democracia. Nem anarquismo. É bagunça e violência mesmo.

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy e Flávio Penna

Celso Ming está certo

O principal furo do atual modelo de licitação do pré-sal é o de que há confl ito entre os interes-ses do governo e os da Petrobrás e aí vamos en-contrar as incontornáveis falhas de modelagem.

Medalha Santos Dumont

O pres idente do Sindiextra, do Ibram e vice-presidente da Fie-

mg, Fernando Coura, foi um dos agraciados com a Comenda Santos Dumont, em Santos Du-mont, pelo governador Antonio Anastasia. Coura recebeu a comenda no Grau Ouro, promovido pelos serviços prestados à comunidade.

Comenda Os ministros José

Eduardo Cardozo, da Justiça, e Antonio José de Barros Levenhagen, do Tribunl Superior do Trabalho, o ministro Eros Grau, Frei Betto e o presidente da Itatiaia,

Emanuel Carneiro, se-rão agraciados com a “Comenda Desembar-gador Guido de An-drade”. Conferida pela AMAGIS, a medalha homenageia perso-nalidades públicas e privadas que prestaram relevantes serviços à AMAGIS e ao fortaleci-mento da magistratura. O orador oficial será o desembargador Tiago Pinto. A solenidade será presidida pelo de-sembargador Herbert José Almeida Carneiro será no dia 1º. de no-vembro no salão de festas da associação.

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETOR DE REDAÇÃOHomero Dolabella

[email protected]

DIRETORAEliana Paula

[email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

DIRETORESGustavo Cesar de OliveiraPaulo Cesar Alkimim de Oliveira

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

EDITORA-ADJUNTACláudia Rezende

[email protected]

Estagiário: Patrícia CarvalhoAssistente de Fotografi a:

Tamara JesusRevisão: Maria Lúcia de Sousa Pires

DIRETORA DE ARTE Oriádina Panicali

[email protected]

Editor de arte: Renato Luiz Equipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

Editora de web: Denise Motta

Assistente de web: Marcela Soares Departamento Comercial

(31) 3503-8888 Superintendente Comercial:

Adriano [email protected]

TUDO é uma publicação da VB

Editora e Comunicação Ltda. em conjunto

com a J.Chebly Comunicação Ltda.

Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do

Sereno – CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: 3503-8850

[email protected]

Impressão: Rede Editora Gráfi caTiragem semanal: 38 mil exemplares

Page 3: Nota baixa no Direito da capital

TODAS AS PORTAS DA ASSEMBLEIAESTÃO ABERTAS PARA VOCÊ.

Participar da vida política é direito de todo cidadão. Por isso, a Assembleia facilita o acesso para você chegar à Casa do Povo. Você pode acompanhar o trabalho dos parlamentares, consultar os projetos e as notícias e apresentar sugestões.

Acesse a Assembleia pela internet, TV ou telefone. Ou venha aqui pessoalmente. Fique à vontade, a Assembleia é a sua Casa.

assembleiademinas assembleiamg ALMG

Acesse: www.almg.gov.brAssista: TV Assembleia – em BH, canal 35 UHFFale: Centro de Atendimento ao Cidadão – (31) 2108 7800Venha: Rua Rodrigues Caldas, nº 30 – Santo Agostinho –Belo Horizonte. Atendimento das 7h30 às 20h.

Acesse também:

Page 4: Nota baixa no Direito da capital

TUDO - BELO HORIZONTE, 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2013 4 OPINIÃO

Belo Horizonte é Cidade Educadora e, como tal, tem entre suas prioridades o cuidado com a primeira infância, porque sabe que a base é fundamental para o desenvolvimento pleno e integral do cida-dão. Por isso mesmo a Educação Infantil é prioridade para o Município, que visa a oferecer Educação que acolhe a infância em suas necessidades e potencialidades.

A cidade é hoje referência para o país, tanto pela infraestrutura de suas Uni-dades Municipais de Educação Infantil (Umeis) como por sua proposta pedagó-gica e pela qualidade do que oferece à população. É a primeira capital a construir o docu-mento de Proposições Cur-riculares para essa etapa da Educação Básica, com participação do coletivo de professores.

No início de 2013, eram 68 Umeis na cidade. Atual-mente, a rede própria con-ta com 72 Unidades e serão entregues mais sete, até o

renciadas pelo Município atendem 47.179 crianças de zero a seis anos, das quais 24.244 nas Umeis e escolas municipais, e 22.935 nas 190 instituições da rede con-

2016, o número de Umeis chegue a 153. Assim, com as instituições conveniadas chegaríamos a 84 mil vagas para crianças de zero a seis anos.

Projetadas para propiciar o melhor desempenho pedagógico, as Umeis têm projeto arquitetônico e infraestrutura adequados às necessidades da Educação Infantil e são equipadas com itens espe-

recebem todo o cuidado e atenção neces-sários ao seu desenvolvimento.

Toda essa qualidade amplia a pro-cura. Ciente dessa demanda crescente, a prefeitura de Belo Horizonte investe,

cada vez mais, na ampliação de vagas. O Plano de Obras, elaborado pela prefei-tura para expansão da oferta, inclui par-cerias importantes tanto com o Governo Federal, que assinou termo de compro-misso com a prefeitura para a construção de 44 novas unidades, como com o segun-do setor, por meio da Parceria Público--Privada(PPP).

A iniciativa da prefeitura de Belo Ho-rizonte de construir escolas por meio de Parceria Público-Privada também tem sido referência para outras cidades. A

ração de serviços não

sob a responsabilidade da Inova BH, empresa da Odebrecht Proper-ties, pelo período de 20 anos.

Até 2014, por meio de PPPs, a prefeitura vai entregar 37 unidades para a Rede Municipal d e E d u c a ç ã o . C o m

investimento de R$ 190 milhões, as 37 es-

as regiões de Belo Horizonte.O pioneirismo da iniciativa fez com

que a prefeitura fosse selecionada como finalista regional da América Latina do prêmio da revista britânica Financial Times, Citi Ingenuity Awards 2013. Além disso, esse projeto de PPP foi relaciona-do, no ano passado, pela publicação in-ternacional Infrastructure 100, organiza-da pela Global Infrastructure da KPMG, como um dos cem projetos de infraestru-tura urbana mais inovadores do mundo.

Foi por acreditar na cidadania, no di-reito e nas parcerias que Belo Horizonte se fez Cidade Educadora.

Sueli Maria Baliza Dias é secretária municipal de Educação

Desafio que começa pela infância

As Umeis têm projeto arquitetônico e infraestrutura adequados às necessidades da Educação Infantil e são equipadas com itens específicos para essa faixa etária”

Sueli Baliza

AS MAIS LIDAS DO PORTAL ENTRE 19 A 25/10/13

1 - Onda de estupros aterroriza o bairro Dona Clara

2 - Nick Vujicic participa de evento em BH

3 - Conheça a lipo sem cortes

4 - Réveillon de BH apresenta opções para todo tipo de público

5 - Bolo cremoso de milho

Facebook: www.facebook.com/TudoBH

Twitter: @TudoBH Portal: www.jornaltudobh.com.br

ACOMPANHE O TUDO BH!

DIVULGAÇÃO

O PORTAL DE NOTÍCIAS DA VB COMUNICAÇÃO

NO TWITTER

FRASES

que com tais percentuais Dilma é candidata frágil à reeleição. Dilma venceria Aécio e Campos no 1º turno.

@leopoldoAE, apresentador: Vândalos pagarão a multa e a perda de mando de campo do Cruzeiro? Deveriam!

Sou fã do papa, apesar de ele ser argentino”

Cauã Reymond, ator, após rumores de sua separação, brincando com a nacionalidade do papa Francisco.

As crianças têm muito o que dizer, e suas opiniões são realmente muito boas”

Camila Alves, atriz, justifi cando os looks coloridos como escolha dos fi lhos.

TUDOBH

O reajuste dos combustíveis não foi tratado na reunião nem existe data para mudança de preço”

Graça Foster, presidente da Petrobras, após especulação de que o leilão de Libra iria aumentar o custo do petróleo.

Page 5: Nota baixa no Direito da capital

*Consulte condições de financiamento. **Consulte regulamento no site: www.direcional.com.br. Os materiais de acabamento constantes no memorial descritivo anexo ao contrato prevalecem sobre essas ilustrações. Gran Felicitá R8 - 103892 do 3º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte. Vila Verde R3 - 116299 do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte - Registro de Incorporação nº 1.102338. Varandas Fazenda da Serra registrado

no Cartório do 3º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte.

PRONTOPRAVIVER.COM.BR

PRONTO PARA COMEÇAR ECONOMIA E

COMODIDADE PARA

COMEÇAR SUA

NOVA VIDA.

Seu apartamentojá vem montado comarmários na cozinhae nos quartos.**

Av. Presidente Tancredo Neves, 2020 - Castelo

3e4quartos

com suíte e closet

Foto

do

loca

l

Sala de massagem

2 e 3 qtos. com suíte

Foto

do

loca

l

Imag

ens

ilustr

ativ

as

Churrasqueira

Av. Presidente Tancredo Neves, 3020 - Castelo

Foto

do

loca

l

Salão de festas com varanda

R. Júlio de Castilho, esq. c/ Av. Úrsula Paulino - Betânia

PRA VIVERDIRECIONALPRONTOPRA VIVERDIRECIONALPRONTO

de entrada10%

90% financiadoAté

USE SEU FGTS*

Seu apartamentojá está pronto

para você. Preparesua mudança.

CREDIBILIDADEDIRECIONAL

Mais de 11 mil lares entregues no último ano.

FÁCILRÁPIDO SEGURO

Page 6: Nota baixa no Direito da capital

A f o n s o Pe n a , M i l -t o n C a m p o s , N e l s o n Hungria, Afonso Arinos e Augusto de Lima são mais que nomes de ruas, praças ou instituições públicas. Carregam o peso de uma tradição que consagrou Minas Gerais como estado de o n d e s a í r a m g r a n d e s juristas. Após desgastes sofridos recentemente, com trotes discriminató-rios no curso da UFMG, questionamento sobre a qualidade da Faculdade Milton Campos e resul-tado do Enade, que não mostra nenhuma insti-tuição da capital mineira com nota 5, a máxima, como está essa tradição?

O Enade, divulgado neste mês, traz resulta-dos da prova feita pelos estudantes em 2012. A instituições de Direito de BH que tiveram as melhores notas foram UFMG e Escola Superior Dom Hélder Câmara, com 4. Em seguida, 16 instituições tiveram 3 e quatro, 2.

Uma das surpresas do Enade foi a UFMG. Pela primeira vez desde que o exame foi instituído, em 2004, não obteve a nota máxima. “Sempre tive-mos uma ótima avaliação e esperamos voltar a tê--la na próxima”, afirma o subcoordenador do curso de Direito da Fe-deral, Rodrigo Almeida Magalhães, professor de Direito Empresarial.

Uma das razões para o conceito mais baixo, segundo ele, é a falta

de vinculação da nota ao currículo do aluno. “Se vinculasse, contaria como um estímulo. Ele teria mais interesse em fazer uma boa prova”. O professor observa que a faculdade está avaliando o resultado para definir como melhorar no pró-ximo. Ele lembra que, no exame da OAB, a UFMG

melhores do país e que,

no ranking da Folha de S. Paulo, o curso de Direito da instituição apareceu como o melhor do Brasil. “Temos tradição em for-mar juristas e vamos con-tinuar fazendo história”.

Na Faculdade Milton Campos, que ficou com n o t a 3 , a a v a l i a ç ã o é semelhante. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, como o Enade não produz nota individual, os alunos não se empenham tanto ao fazer a prova. Além disso, eles estão mais preocupa-dos com o exame da OAB, que é próximo ao Enade.

Pa r a o p r e s i d e n t e da Comissão de Ensino Jurídico da OAB, Mateus Simões de Almeida, no entanto, a questão é mais complexa. Ele aponta três questões que interfe-rem no Enade: aumento no número de alunos d e D i r e i t o ; q u e d a d e qualidade na formação básica dos estudantes; queda na qualidade dos docentes de Direito. “As instituições estão com muito professor novato, sem experiência e sem embocadura. E têm pre-carizado os salários. Pro-fessores acabam largan-

outra coisa junto”. De acordo com Ma-

teus Simões, a OAB tem a t u a d o j u n t o a o M E C p a r a a u m e n t a r a e x i -gência nos cursos, por-que, no Brasil como um todo, diz, o nível tem ca-ído. “Não tem problema ter muitos cursos, mas têm de ser bons, exigen-t e s ” , d i z , l e m b r a n d o que, só na RMBH, há 8 mil vagas de Direito nas faculdades.

Direito em baixa em BH

Alunos cobram melhorias

REPRODUÇÃO FACEBOOK

TUDO - BELO HORIZONTE, 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 20136 ESPECIAL

U ENADE

Além da nota media-na no Enade 2012, a Fa-culdade Milton campos, que sempre esteve no topo entre as particula-res, está às voltas com outro problema. Uma onda de protestos surgi-da há mais de um mês, por parte dos alunos, tornou visíveis proble-mas infraestruturais da faculdade e de ensino. Os estudantes chega-ram a criar uma página no Facebook, “Milton Campos Sincero”, para expor os problemas e chamar os universitá-rios para o debate.

N o i n í c i o d e o u t u -bro, chegaram a fazer greve de dois dias para pressionar a diretoria a anunciar melhorias. Depois, uma comissão de seis alunos foi for-m a d a p a r a n e g o c i a r com a coordenação. A

assessoria de imprensa da Milton Campos in-formou que as deman-d a s d o s a l u n o s e s t ã o sendo encaminhadas na parte didática. A in-fraestrutural ainda de-pende da mantenedora, o Centro Educacional de Ensino Superior.

Na UFMG, por parte dos alunos, a nota mais b a i x a n o E n a d e n ã o preocupa tanto. “Acre-ditamos que a faculdade tem pontos positivos. É claro que sempre pode melhorar”, diz Felipe G a l l o , p r e s i d e n t e d o Centro Acadêmico. Se-gundo ele, de forma ge-ral, os cursos de Direito precisam ser remodela-dos, formando alunos que tenham visão que vai além do “código”. Também é preciso, diz, mais investimento em tecnologia na didática.

Cláudia RezendeEDITORA-ADJUNTA

QUEM FICOU COM NOTA

MÁXIMA EM MG

Ufop, UFV, UFJF, Unimontes

Fonte: Enade 2012 - MEC

U Escolas da capital não alcançam nota máxima no Enade, nem as mais tradicionais

2NOTA

4NOTA

Izabela Hendrix, Faculdade Batista, Instituto Belo Horizonte, Universo

UFMG e Dom Hélder Câmara

Milton Campos, Newton Paiva, Fumec, Promove, PUC Minas, Fead, UNA, Estácio de Sá, Pitágoras, Faculdade de Minas, Novos Horizontes, Professor Alberto Deodato, Padre Arnaldo Janssen, Unifenas, Centro Universitário de Belo Horizonte, Faculdade de Negócios Belo Horizonte

3NOTA

J Página “Milton

Campos Sincero”

expôs problemas

da instituição e

motivou alunos a

reivindicarem

Page 7: Nota baixa no Direito da capital

O Hermes Pardini também ajuda a cuidar da saúde dos executivos da sua empresa.

Agende uma visita da equipe comercial Hermes Pardini.

Resp

onsá

vel T

écni

co: D

r. Ar

iova

ldo

Men

donç

a - C

RMM

G 33

477

- RQE

218

76 -

Insc

rição

CRM

356

- M

G

CHECK-UPEXECUTIVOwww.hermespardini.com.br

solu

tion

(31) 3228 - 6200Rua Aimorés, 66 - andar P, Funcionários

Agora, você também pode contar com a qualidade

Hermes Pardini para fazer os check-ups executivos

da sua empresa com mais praticidade e segurança.

No Núcleo Especializado, é realizado um circuito

completo de exames, em apenas 6 horas, com cerca

de 60 procedimentos que auxiliam no diagnóstico e

aconselhamento médico para prevenção e tratamento

de doenças. É a precisão e a qualidade que você

já conhece agora a serviço da sua empresa.

Page 8: Nota baixa no Direito da capital

Luciana AvelinoSUBEDITORA

O fundador e proprietário da Trousseau, Romeu Trussardi, foi o convidado para apresentar a segunda edição do Em Casa, evento promovido pela revista Viver Casa, no Espaço VB. Na terça-feira, 22 de outubro, o empresário abordou o case de sucesso da sua marca – que hoje vai muito além de coleções de roupas de cama, mesa e banho – para arquitetos, decoradores e lojistas, durante brunch prepa-rado pelo bufê Rullus.

Inaugurada há 22 anos, por Romeu e a mulher, Adriana, a partir do investimento de US$ 5 mil – toda a economia de vida do jovem casal –, a modesta loja, no Rio de Janeiro, nasceu em pleno Plano Collor e rendeu frutos. Aberta para vender os produtos da confecção Trussar-di, empresa criada por Romeu e o pai e vendida em 2010, a

Trousseau conta, hoje, com 25 lojas pelo Brasil.

Em Belo Horizonte, a marca chegou em 1996 pelas mãos da empresária Mônica Gonçalves. Hoje, é a segunda cidade com mais números de lojas depois do Rio de Janeiro: quatro ende-reços comerciais. Fora o Brasil, a Trousseau já começa a con-quistar o exterior. Além da loja em Miami, inaugura, no ano que vem, um ateliê em Milão.

“Antes de crescer mais, sempre pen-samos que deve-mos manter nosso padrão”, disse Ro-meu Trussardi, na palestra.

Atualmente, a marca tem extensa g a m a d e l i n h a s : casual, home, cor-porativa, luxury, gifts, homewear, petit e hotelaria. Segundo Romeu, o DNA da Trousseau é a obsessão pela qualidade, que se desdobra desde a e s c o l h a d a s m a -térias-primas ao atendimento. Ou-tra característica, diferencial de des-taque da marca, é a confecção de todos os produtos comercializados. “Temos o controle total de todo o de-senvolvimento de 100% de todos os itens à venda.”

U Romeu Trussardi, fundador da Trousseau, conta, no projeto Em Casa, da VB, a história de sucesso da

marca criada há 22 anos

Na casa da gente

TIÃO MOURÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOV. DE 2013 8 GERAL

“Antes de crescer mais, sempre

pensamos que devemos manter

nosso padrão”Romeu Trussardi

Contrato de arrendamento

ruralO arrendamento rural nasceu no ordenamento

brasileiro em 1964, com o advento da lei 4.504 (Estatuto

da Terra) e regulamentado pelo Decreto 59.566, em

1966. O Código Civil de 2002 não tratou desse instituto,

deixando essa matéria para lei específi ca. Seu conceito

está defi nido no artigo 3º do decreto:

“ Art. 3º- Arrendamento rural é o contrato agrário

pelo qual uma pessoa se obriga a ceder à outra, por

tempo determinado ou não, o uso e gozo de imóvel

rural, parte ou partes do mesmo, incluindo, ou não,

outros bens, benfeitorias e ou facilidades, com o objetivo

de nele ser exercida atividade de exploração agrícola,

pecuária, agro-industrial, extrativa ou mista, mediante,

certa retribuição ou aluguel , observados os limites

percentuais da Lei.”

Ainda defi ne as fi guras do arrendador “o que cede

o imóvel rural ou o aluga” e do arrendatário “a pessoa

ou conjunto familiar, representado pelo seu chefe que o

recebe ou toma por aluguel”.

Trata-se de um contrato agrário de reconhecimento

legal, cujo objeto é a posse ou uso temporário da terra,

entre o proprietário quem detenha a posse ou tenha

a livre administração de um imóvel rural (arrendador),

e aquele que nela exerça qualquer atividade agrícola,

pecuária, agro-industrial, extrativa ou mista (arrendatário).

É instrumento de viabilização das políticas agrícolas que,

junto com o contrato de parceria, constituem importante

papel na exploração agrária e pecuária.

O legislador ao definir as características desse

tipo contratual utilizou por analogia as características

da locação, que se refere aos imóveis urbanos e, onde

a legislação não regulamentar, as regras e princípios

aplicáveis aos contratos em geral.

O Estatuto da Terra traz em seu art. 95 os

princípios pelos quais o arrendamento rural será tratado

quais sejam: se o contrato é por prazo determinado

ou indeterminado e os prazos mínimos em caso de

indeterminação; resguarda o direito de preferência

do arrendatário no caso de renovação do contrato e a

continuidade do mesmo em caso de venda do imóvel,

que deverá ser respeitado pelo novo proprietário até o

seu fi nal; a necessidade da manifestação expressa, bem

como seu prazo, nos casos de intenção de renovação

do contrato ou não renovação, por parte do arrendador,

mediante registro no cartório de Registro de Títulos e

Documentos; a necessidade de autorização expressa

do arrendador para o subarrendamento e a penalidade

para a constituição desse contrato sem tal autorização;

a forma de remuneração do arrendamento e seu

limite, encontra no art. 17 do Decreto 59566/1966;

as formas de extinção do contrato, indenização de

benfeitorias ou deterioração da coisa em decorrência do

mau uso; devolução do imóvel e demais bens que nele

constem no contrato. Todos esses princípios devem ser

observados pelas partes e pelos órgãos responsáveis

pelo cadastramento ou registro dos contratos, empresas

e produtores rurais individuais, para efeito de participação

em programas de reforme agrária e desenvolvimento

rural. A lei prevê ainda o cadastro de todos os contratos

de arrendamento, constando sua identifi cação e número

de registro pelo IBRA atual INCRA, para efeito de

fi scalização e controle.

Gilberto Netto

Advogado e Consultor

Jurídico de Negócios

Imobiliários Presidente da

Comissão de Direito Notarial

e Registral da OAB/MG

MBA em Empreendimentos

e Financiamentos

Imobiliários

Presidente da

Oliveira Netto

Advogados

Associados

com.br

email [email protected]

Page 9: Nota baixa no Direito da capital

INVESTIMENTO HOTELEIRO SAVASSI

HOLIDAY INN.ESSE INVESTIMENTO

TEM FUTURO.Conheça. Informe-se melhor no

holidayinnbh.com.br. (31) 3264-4300

www.patrimar.com.br

Incorporação, construção e vendas:Administração:

(31) 3311-8000

Vendas:Bandeira hoteleira:

www.holidayinnbh.com.br

AS OBRAS DO HOLIDAY INNESTÃO EM RITMO ACELERADO.

VISITE O STAND DE VENDAS E CONHEÇA OS QUARTOSMODELO: RÉPLICAS FIÉIS

DO EMPREENDIMENTO. RUA PROFESSOR MORAES, 600.

FOTO APARTAMENTOMODELO

solu

tion

Foto da construção

*Considerando uma taxa de ocupação média anual de 70%. A projeção de rentabilidade apresentada neste material foi realizada com base no estudo de mercado feito pela operadora IHG e uma empresa especializada em consultoria hoteleira. Os valores e índices apresentados podem variar de acordo com o mercado

e não representam qualquer garantia de rentabilidade, resultado, obrigação legal ou contratual por parte dos incorporadores e da operadora. São estimativas que podem variar de acordo com o mercado. Financiamento com parcela inicial de R$ 2.300,00 (parcelas decrescentes - Tabela SAC). Financiamento calculado

no Banco Santander para pessoa com idade média de 40 anos. Verificar demais condições com o Banco. Creci Patrimar: 8098. Creci Brasil Brokers: PJ 3318 / PJ 2800. Inc. Reg. R-2 nº 106983 do 6º CRI BH-MG.

Use seu tablet ou smartphone para fazer o TOUR VIRTUAL pelos quartos-modelo ou

acesse www.holidayinnbh.com.br.

APARTAMENTOS DE 27 M², CATEGORIA 4 ESTRELAS, NA SAVASSI, A 2 QUADRAS DA PRAÇA DA SAVASSI E DO PÁTIO SAVASSI.

INAUGURAÇÃO:MARÇO DE 2014É a sua hora de investir no melhor.

50% DO INVESTIMENTO VOCÊ PAGA, O RESTANTE, A RENTABILIDADE DO IMÓVEL PAGA PARA VOCÊ.*

Page 10: Nota baixa no Direito da capital

INGREDIENTES Linguiça de porco semide-

fumada 1 cebola cortada 1 pimentão cortado

 MODO DE PREPAROFritar a linguiça aberta na chapa, acrescentar a cebola e o pimentão cortados. Temperar a gosto. Para harmonizar, a cerveja Três Lobos, da Cervejaria Backer, estilo India Pale Ale (IPA). INGREDIENTES

1 kg de lagarto bovino  85 g azeitonas pretas sem

caroço  160 g pimentão verde 250 g tomate 220 g cebola 300 ml azeite 100 ml vinagre 130 ml água  2 unidades maçã fuji Pimenta-do-reino a gosto Orégano a gosto Sal a gosto Tempero de ervas a gosto

MODO DE PREPARO Limpe e corte o lagarto em fatias de aproximadamente 7 cm. Doure a carne na panela de pressão. Em seguida, acrescente água ate cobrir. Tampe a panela e cozinhe o

lagarto por aproximadamente 40 minutos, até que a carne desfi e com facilidade. Em um recipiente grande, faça a ma-rinada com azeite, água, vina-gre, orégano e pimenta-do--reino e reserve-a. Corte, em cubinhos pequenos, o tomate sem semente, o pimentão e a cebola. Acrescente a marina-da juntamente com a carne já desfi ada, a azeitona preta, o sal e deixe-a na geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir. Corte a maçã em meia-lua e tempere-a com azeite, sal, limão e tempero de ervas. Misture bem, até o tempero fi car homogêneo. Sirva o prato com torradas. Para acompanhar, a sugestão é a cerveja De Koninck, estilo Belgian Tripel (belga).

Em harmonia com a loura

Nada melhor do que apreciar uma boa cerveja acompanhada de um prato especial. O Circuito Gastronômico Beer Chef, com a missão de aliar essas duas paixões nacio-nais, harmonizou as receitas criadas para o

evento com rótulos de cervejarias nacionais e internacionais. O TUDO selecionou três sugestões de pratos do evento e as respec-tivas cervejas indicadas para a harmoniza-ção. O festival vai até 9 de novembro.

TUDO - BELO HORIZONTE, 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2013 10 GASTRONOMIA

FOTOS: DIVULGAÇÃO

INGREDIENTES 75 g de tilápia bem gelada 1 tentáculo cozido 1 limão Cebola roxa a gosto Cebolinha a gosto Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto Azeite extravirgem a gosto

MODO DE PREPAROTempere o peixe e o polvo, adicione o res-tante dos condimentos e fi nalize o prato com limão e azeite. Sirva-o gelado. A sugestão para harmonizar é a cerveja estilo German Weinzen, da Cervejaria Backer (brasileira).

CEVICHE DE TILÁPIA COM POLVO Receita do bar, restaurante

e mercearia 130

LINGUIÇA DE PORCO ARTESANALReceita do restaurante Xapuri

PECADO ORIGINALReceita do Agosto Butiquim

APROVEITE PARA SOFISTICAR O SABOR DO DIA A DIA.

O Ateliê preparou uma promoção para quem não abre mão de comer bem todos os dias: entrada + prato principal + sobremesa por R$ 29,90. E tudo isso em um ambiente diferenciado e com a melhor vista da Savassi.

R. Pernambuco, 1.300 – Pça. da Savassi 31 3227-2629 restauranteatelie.com.br

U Cinco restaurantes participam no 1º Circuito Gastronômico Beer Chef BH, festival que traz pratos harmonizados com cerveja

Page 11: Nota baixa no Direito da capital
Page 12: Nota baixa no Direito da capital

TUDO - BELO HORIZONTE, 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2013 12 CINEMA

O suspense “O Conse-lheiro do Crime”, com os atores Brad Pitt, Penélope Cruz, Javier Bardem, Cameron Diaz e Michael Fa s s b e n d e r . A l é m d o elenco de peso, reunido

pelo diretor Ridley Scott, promete surpreender o público com seu roteiro produzido exclusivamen-te pelo escritor Cormac Mc Cathy, com os perigos da travessia de drogas en-

tre a fronteira do México e dos EUA e as situações passadas pelo advogado vivido por Fassbender, que se envolve em um dos seus casos e coloca sua vida e da esposa em risco.

U “O Conselheiro do Crime”, de Ridley Scott, promete surpreender o público

Elenco de estrelas do lado do malDIVULGAÇÃO

1 CINEMARK BH SHOPPING – TEL.: (31) 4005-1414Sala 1 – Gravidade 3D – 13h30, 15h50, 18h10, 20h30 Sala 2 – Meu passado me condena – 14h10, 16h30, 19h, 21h30 Sala 3 - Tá chovendo hambúrguer 2 – 3D (dublado) – 13h50, 16h10, 18h30, 20h50 Sala 4 – Tá chovendo hambúrguer 2 (dublado) – 12h50, 15h, 17h20, 19h40, 22h Sala 5 – Os Suspeitos – 12h, 15h10, 18h20, 21h20 Sala 6 – Elysium – 15h20, 20h40; Silent Hill: Revelação – 13h, 18h Sala 7 – Rota de fuga – 12h10, 14h40, 17h30, 20h10 Sala 8 – Meu passado me condena – 13h10, 15h30, 17h50, 20h20 Sala 9 – Mato sem cachorro – 13h20, 16h, 18h40, 21h40 Sala 10 - Kick-Ass 2 – 14h50, 19h30; Serra Pelada – 12h30, 17h10, 21h50.Ingressos de R$ 12 a R$ 25.

1 CINEMARK DIAMOND MALL – TEL.: (31) 4005-1414

Sala 1 – Meu passado me condena – 13h30, 16h, 18h20, 20h40 Sala 2 – Os Suspeitos – 11h30, 14h30, 17h30, 20h30 Sala 3 – Diana – 13h10, 15h40, 18h45, 21h20 Sala 4 – O Conselheiro do Crime – 13h50, 16h40, 19h15, 22h Sala 5 – Gravidade 3D – 12h, 14h05, 16h20, 19h, 21h10 Sala 6 – Serra Pelada – 21h40; Tá chovendo hambúrguer 2 – 3D (dublado) – 12h50, 17h10, 19h30; Wrong – 19h30.Ingressos de R$ 12 a R$ 25.

1 CINEMARK PÁTIO SAVASSI – TEL: (31) 3209-0079Sala 1 – Os Suspeitos – 14h10, 17h25, 20h30, 0h Sala 2 – Aposta máxima – 12h50, 15h, 17h10, 19h15, 21h25; Cores – 19h15; Riddick 3 – 23h40 Sala 3 – Gravidade 3D – 13h50, 16h10, 18h30, 20h50, 23h10 Sala 4 – Conexão peri-gosa – 17h35, 20h, 22h25; Tá chovendo hambúrguer 2 (dublado) – 13h, 15h15 Sala 5 – Meu passado me condena –

14h, 16h20, 18h40, 21h, 23h20 Sala 6 – Capitão Phillips – 21h45; Elysium – 16h45, 21h45; Serra Pelada – 14h20, 19h20 Sala 7 – O Conselheiro do Crime – 14h15, 16h50, 19h30, 22h; Tá choven-do hambúrguer 2 (dublado) – 12h Sala 8 – Meu passado me condena – 14h40, 17h15, 19h35, 22h10. Ingressos de R$ 12 a R$ 25

1 USIMINAS BELAS ARTES – TEL: (31) 3252-7232Sala 1 – Anos incríveis – 14h50, 17h, 19h10, 21h30 Sala 2 – Juan e Evita – 14h40, 17h10, 19h20, 21h30 Sala 3 – Os belos dias – 14h30, 19h, 21h15 (ex-ceto 26 e 31); Bastardos – 16h50; Foxfi re – Confi ssões de uma gangue de garotas (pré-estreia) – 21h15 (somente no dia 26) Ingressos de R$ 13 a R$ 17.

1 CINEART BOULEVARD SHO-PPING – TEL.: (31) 2571-7538

ROTEIRO

Desde 2011, você está na TV. Pode ver a sua cara, do seu jeito, por toda a cidade. E ver a cidade toda com a sua cara, do seu jeito.

Com a BH News, o que Belo Horizonte tem de melhor chega para toda a região metropolitana. E também para os quatro cantos do planeta, através da internet.

Notícia, esporte, cultura, tecnologia, arte, gastronomia, política e economia: tudo isso na única TV feita pra gente se ver.

*

*Sintonize de 12h às 22:30h em Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Betim, Vespasiano, Santa Luzia, Sabará, Pará de Minas e Ibirité.

Sala 1 – Meu passado me condena – 14h30, 16h40, 18h50, 21h Sala 2 – Tá chovendo hambúrguer 2 - 3D (dublado) – 13h10, 14h, 16h10, 19h; Tá chovendo hambúrguer 2 (dublado) –15h, 17h, 18h20, 20h30; Capitão Phillips – 21h Sala 3 – Mato sem cachorro – 14h10; Serra Pelada – 16h30, 18h50, 21h10 Sala 4 – Diana – 14h40; Os Suspeitos – 17h20, 20h30 Sala 5 – O Conselheiro do Crime – 13h50, 16h20, 18h50, 21h10 Sala 6 – Gravidade 3D – 15h, 17h, 19h, 21h10. Ingressos de R$ 12 a R$ 24.

1 CINEART SHOPPING CIDA-DE – TEL.: (31) 3264-5959Sala 1 – Dragon Ball Z: A batalha dos Deuses (dublado) – 11h50, 14h10, 16h; Os Suspeitos – 17h50, 20h50 Sala 2 – Serra Pelada – 14h, 16h10, 18h20, 20h30 Sala 3 – Rota de fuga (dublado) – 14h10, 16h30, 18h50, 21h10 Sala 4 – O tempo e vento – 13h30, 16h; Kick-Ass 2 – 18h40; Riddick 3 (dublado) – 21h15 Sala 5 – Silent Hill – Revelação 3D (dublado) – 14h30, 16h40, 18h50, 20h50 Sala 6 - Tá chovendo hambúrguer 2 (du-blado) – 13h, 14h50, 16h40, 18h30; Mato sem cachorro – 20h30 Sala 7 – Meu passado me condena – 12h, 14h, 16h10, 18h20, 20h40 Sala 8 – O Conselheiro do Crime – 13h30, 16h, 18h30, 21h. Ingressos de R$ 11 a R$ 24.

1 CINEART SHOPPING DEL REY – TEL.: (31) 3264-5959 Sala 1 – Tá chovendo hambúrguer 2 - 3D (dublado) – 14h40; Silent Hill – Re-velação 3D – 16h40, 18h50, 21h Sala 2 – Capitão Phillips – 22h20; Gravidade 3D – 14h30, 16h30, 18h40, 20h40 Sala 3 – Os Suspeitos – 14h30, 17h30, 20h30 Sala 4 – Mato sem cachorro – 13h50, 16h20; Serra Pelada – 19h, 21h10 Sala 5 - O Conselheiro do Crime – 13h30, 15h50, 18h10, 20h40, 23h10; Meu passado me condena – 14h10, 16h40, 18h40, 21h, 23h10 Sala 6 – Tá cho-vendo hambúrguer 2 (dublado) – 14h25, 16h30, 18h30; Diana – 20h20.Ingressos de R$ 12 a R$ 24.

1 CINEART MINAS SHOP-PING – TEL.: (31) 2111-8851Sala 1 – Tá chovendo hambúrguer 2 – 3D (dublado) – 14h30, 16h30; Tá chovendo hambúrguer 2 (dublado) – 18h30; Gravidade 3D – 20h30 Sala 2 – Dragon Ball Z: A batalha dos Deuses (dublado) – 13h50; Mato sem cachorro – 15h50, 18h15, 20h40 Sala 3 – Meu passado me condena – 14h40, 16h50, 19h, 21h10 Sala 4 – Os Suspeitos (du-blado) – 14h30, 20h50 Sala 5 – Rota de fuga (dublado) – 14h, 16h30, 19h,

21h15 Sala 6 – Serra Pelada – 14h20, 16h30, 18h40, 20h50.Ingressos de R$ 11 a R$ 24. 1 CINEART PARAGEM –TEL.: (31) 3378 0216/ (31) 3377-2552Sala 1 – Tá chovendo hambúrguer 2 - 3D (dublado) – 14h30, 18h30; Tá cho-vendo hambúrguer 2 (dublado) – 16h25, 20h30 Sala 2 – Mato sem cachorro – 14h10, 16h30; O tempo e vento – 18h50, 21h15 Sala 3 – Dragon Ball Z: A batalha dos Deuses (dublado) – 14h20; Serra Pelada – 16h40, 18h40, 21h10 Sala 4 – Meu passado me condena – 14h40, 16h50, 19h, 21h15 Sala 5 – Diana – 14h30; Gravidade - 17h, 19h, 21h20. Ingressos de R$ 9 a R$ 24.

1 PONTEIO – TEL.: (31) 3264-5959Premier – Diana – 16h20, 18h40, 21h Sala 2 – Serra Pelada – 14h30, 16h40; Rush no limite da emoção – 18h50, 21h20 Sala 3 – Anos in-críveis – 13h30, 15h40; Gravidade 3D – 17h50, 19h50, 21h40 Sala 4 – Os belos dias – 14h; O verão da minha vida – 16h, 19h, 21h40. Ingressos de R$ 23 a R$ 48.

1 CINE TJ PAMPULHA MALL – TEL.: (31) 3209-0915 / (31) 3492-9155Sala 1 – Aviões – 14h20; Riddick 3 – 16h20, 18h40, 21h Sala 2 - Rota da fuga (dublado) – 14h30, 16h40, 18h50, 21h Sala 3 – Tá chovendo hambúrguer – 14h10, 16h, 17h50, 19h40; Mato sem cachorro - 21h30 Sala 4 – Os Suspeitos (dublado) – 14h50, 17h40, 20h30 Sala 5 – Serra Pelada – 15h, 17h, 19h, 21h Sala 6 – Gravidade 3D – 14h, 17h40, 21h20; Tá chovendo hambúrguer 2 - 3D – 15h50, 19h30.Ingressos de R$ 6 a R$ 17.

1 CINÉPOLIS SHOPPING ESTAÇÃO BH – TEL.: (31) 3118-9770 / (31) 3118-9771 Sala 1 – Dragon Ball Z: A batalha dos Deuses (dublado) – 13h15; Rota de fuga (dublado) – 15h30; Os Suspeitos – 18h, 21h15 Sala 2 – Gravidade – 17h, 19h20, 21h45; Tá chovendo hambúr-guer 2 - 3D (dublado) – 12h, 14h30 Sala 3 – Meu passado me condena – 12h30, 15h, 17h30, 20h, 22h30 Sala 4 – Tá chovendo hambúrguer 2 – 3D – 13h30, 16h, 18h30, 21h ; Capitão Phillips – 21h Sala 5 – O Conselheiro do Crime – 13h, 16h20, 19h, 22h Sala 6 - Serra Pelada – 12h45, 18h15; Mato sem cachorro – 15h15, 20h45.Ingressos R$ 8 a R$ 23.

Page 13: Nota baixa no Direito da capital

TUDO - BELO HORIZONTE, 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2013 13 CULTURA

Em comemoração aos 200 anos do compositor italiano Giuseppe Verdi, a Fundação Clovis Salgado apresentará, no Grande Teatro do Palácio das Ar-tes, nos dias 31/10 e 2, 3, 6, 8 e 9/11, a ópera “Um Baile de Máscaras”. O espetácu-lo conta com participações da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Lírico de Minas Gerais e dos bailarinos convidados da Companhia Sesc de Dança.

A ópera conta a história do rei Gustavo, que sente um amor proibido por

Amélia, mulher de seu amigo. O espetáculo tem duração de 2h40 e dois intervalos de 20 minutos cada, sendo dividido em três atos. Os tenores da ópera são Marc Heller (EUA) e Paulo Mandarino (Brasil). Os sopranos Eiko Senda(Japão) e Elaine de Moraes (Brasil) interpre-tam a montagem.

A direção e a regência são de Marcelo Ramos e a direção cênica de Fernan-do Bicudo, que procurou fazer reconstituição bem próxima à obra de Verdi, que foi censurada na épo-

ca em que foi escrita, 1859. Até o gestual de corte do período é reproduzido no espetáculo.

U Compositor italiano inspira ‘Um baile de máscaras’, no Palácio das Artes, até 9 de novembro

Ópera com VerdiNETUN LIMA

Um baile de máscaras Quando: 31 de outubro e 2, 3, 6 ,8 e 9 de novembroLocal: Grande Teatro do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1.537, CentroEntrada: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)Contato: (31) 3236 7400 - www.fcs.mg.gov.br

SERVIÇO

Dicas...para você se divertir em BH

1.

3.

2.

4.

Dança, acrobacias e efeitos visuais compõem o espetáculo “A Bela Adormecida”, do Circo Nacional da China, que recria mistérios e encantamentos da estória infantil. O grupo estava desde 2008, sem visitar o Brasil e se apresentará, de 31/10 a 3/11, em Belo Horizonte, no Palco Brasil – Shopping Del Rey. A trupe tem mais de 50 anos de trajetória e é famosa por apresentações que emocionam e tiram o fôlego da plateia. Na Olimpíada Nacional da China, 11 de seus atores foram premiados com medalhas de ouro e prata (2). Ingressos de R$ 30 (meia) a R$120 (inteira). Informações: (31) 4441 6571.

De volta a Belo Horizonte, em única apresen-tação, o MPB4 lançará no Grande Teatro do Sesc Palladim, no dia 1° de novembro, às 21h, o novo CD, “Contigo aprendi”. O quarteto composto por Milti-nho, Aquiles, Dalmo e Paulinho Pauleira se consa-grou com canções que embalaram várias gerações e estiveram presentes em movimentos culturais e políticos dos anos 1960. Ingressos a partir de R$ 25, na bilheteria do teatro. Informações: (31) 3270 8100.

O Centro Cultural Banco do Brasil inaugura programação musical com cinco shows e duas palestras, em comemoração aos 150 anos do nasci-mento do compositor e pianista Ernesto Nazareth. O tributo será de 30/10 a 28/11, com foco em dois uni-versos de sua obra: as erudições dos salões e o ritmo das ruas. Shows sempre às quartas e quintas-feiras, às 20 horas. Ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Palestras nos dias 31/10 e 21/11, com entrada gratuita. Senhas para retirar os ingressos a partir de 14h30, no CCBB. Programação: www.bb.com.br.

Obras de artistas consagrados, como Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcante, Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, e contemporâne-os, como Tuca Reinés e Fernanda Rappa, estão na Mostra de Narrativas Poéticas do Banco Santander Brasil, que reúne 49 nomes. A exposição inédita, com peças do acervo privado do banco, das seis últimas décadas de arte no Brasil, estará no Museu Inimá de Paula até 26 de janeiro de 2014. Trinta e seis poemas também fazem parte da mostra. Infor-mações: http://www.museuinimadepaula.org.br/.

Circo da Chinaem BH

MPB4 apresenta novo álbum

Ernesto Nazareth:150 anos depois

Mostra deNarrativas Poéticas

DIVULGAÇÃO

Page 14: Nota baixa no Direito da capital

ÁRIES 20/3 a 20/4 Ainda com a espiritualidade em alta, arianos que estão ignorando essa necessidade interna serão lembrados. Difi culdades no trabalho poderão conduzi-lo a tal.

TOURO 21/4 a 20/5 Ótimo aspecto solar aliado a uma comunicação precisa e clara. Sua popularidade aumenta e você pode colher bons frutos, inclusive no trabalho e não somente nas amizades.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 Dias tranquilos em que pode se dedicar a fazer o que gosta. Depois de cobranças e decisões, você merece descansar. Refl ita sobre os últimos acontecimentos e aprenda a expandir a consciência.

CÂNCER 21/6 a 21/7 Enquanto busca clareza e novos rumos para a vida, é aconselhável que permaneça em silêncio e observe pensamentos e emoções à sua volta. Depois, procure parceria e apoio de que precisa.

LEÃO 22/7 a 22/8 Tensão no ar, emoção no coração e você em primeiro lugar. Não é essa a situação perfeita para ter a felicidade e a tranquilidade que quer. Aproveite bons aspectos que envolvem vida afetiva.

VIRGEM 23/8 a 22/9 Força e motivação para colocar sonhos em prática. Movimento vem desde a semana anterior e, mesmo se você esmorecer, terá aliados com força e peso para colocá-lo na direção certa.

LIBRA 23/9 a 22/10 Você, que é fã do belo e das coisas boas, fi ca mais exigente e infl uencia pessoas que convivem com você. Momento bom, você se torna mais visto e lembrado. Faça planos para longo prazo.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 A tranquilidade fi nanceira pela qual você trabalha começa a dar o ar da graça. Esteja atento a pequenos detalhes, pois podem se tornar grandes oportunidades. Paciência é a palavra-chave.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 Semana de colocar questões do coração no lugar caso não tenha feito isso na anterior. Se realmente ainda não aconteceu, a cobrança será grande. A mudança precisa acontecer em você, e não fora.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 Momento para encontrar e ser encontrado por pessoas que têm propósitos parecidos com os seus e que serão peças-chave para seus planos. Veja, seja visto e acredite na sincronia da vida.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2 Semana calma. Emocionalmente, você poderá estar mais sensível. Veja isso de maneira positiva, pois é assim que as coisas se colocam à sua frente. Relaxe e curta o bom momento.

PEIXES 19/2 a 19/3 Sabendo que o mar está tumultuado, mais cuidado. É correto parar e esperar a hora certa de agir. No seu caso, não há tempo de dar essa parada, portanto esteja atento.

TUDO - BELO HORIZONTE, 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 201314 PASSATEMPOH

OR

ÓS

CO

PO CÉU DA SEMANA

Atenção redobrada para os estados de ânimo impetuosos e que insistem em fazer valer somente a sua vontade. Esquecer os outros é um comportamento que normalmente traz consequências desagradáveis. Melhor prevenir do que remediar.

COVER SHOW MÁGICO BRINQUEDOS SOM PROFISIONAL D

J

ANIMAÇÃO MÁGICO PERSONAGEM TEMÁTICO BRINQUEDOS

31 3224.5250 31 3324.5131 31 9206.2000Qualidade Garantida:

Faça sua festa um SHOW!

Tem sempre lugar pra quem quer economizar.Não perca tempo nem dinheiro procurando estacionamento.

conexaoaeroporto.com.br

3224-1002

conexaoaeroporto.com.br

Vagaaaa

Valor da passagem:R$ 19,70.

hA BOA NOTÍCIA

Projeto de lei que concede atendimento domiciliar

público a idosos doentes é aprovado pela Comissão

de Direitos Humanos e Legislação Participativa do

Senado. Agora, segue para sanção da presidente.

hA MÁ NOTÍCIAO tomate teve aumento de 15,82% e volta a pesar

no orçamento dos brasileiros, segundo a Fundação

Getúlio Vargas. Além dele, o Índice de Preços ao

Consumidor Semanal (IPC- S) infl acionou e passou

de 0,45% para 0,49%.

Page 15: Nota baixa no Direito da capital

Daqui até a Copa do Mundo, o consumidor pode se preparar para ouvir cada vez mais dois termos quando o assunto for televisão: 4K e Ultra HD. Ambos os nomes são usa-dos para classificar uma resolução de imagem que é a última novidade do meio. Trata-se de um upgrade e tanto para os olhos: as telas 4K comportam quatro ve-zes mais pixels que as Full HD, até agora o patamar de resolução mais alto das TVs no mercado.

A feira de eletrônicos IFA, que começou em Ber-lim (Alemanha) na semana passada, conta com muitas novidades na área. A Sony anunciou uma filmadora que capta imagens em 4K. A Samsung mostrou uma tela curva com a resolução e uma nova versão do tablet

híbrido Galaxy Note que grava em 4K. A Acer apre-sentou um celular que tam-bém grava no formato. Já a Panasonic exibiu um tablet gigante, com tela de 20 po-legadas e resolução 4K.

A tecnologia é nova e por isso o preço ainda é elevado para o consumi-dor. As primeiras TVs 4K

2012, foram dois aparelhos de 84 polegadas da LG e da Sony, que custavam, respectivamente, R$ 43 mil e R$ 100 mil. Em julho, a Sony lançou dois modelos com preços menores, de R$ 12.999 (de tela de 55 polegadas) e R$ 22.999 (65 polegadas). Na semana passada, LG e Samsung também anunciaram no-vas TVs nesses tamanhos e faixas de preço. “O Brasil não é mais visto por nós como mercado emergente, mas, sim, mercado im-portante”, avalia Roman Cepeda, diretor de vendas e marketing de produtos de TV da Samsung para a América Latina.

A S a m s u n g , a s s i m como as outras empresas, enxerga a Copa do Mundo como alavanca para ven-das de TVs maiores e mais sofisticadas, incluindo os modelos 4K. “Esse formato será a grande aposta da Sony para a Copa do Mun-

do”, afirma Fer-nando Bottu-ra, gerente de marketing da Sony. Para fazer um teste, em junho, a empresa captou em 4K três jogos da Copa das Confederações no Mineirão, em Belo Ho-rizonte.

Na loja e nas apresen-tações, a tela 4K é deslum-brante. A imagem tem profundidade, clareza e nitidez que impressionam. Mesmo olhando de perto, a imagem na tela não per-de a nitidez, como ocorre até com as TVs em Full HD. “As telas grandes pedem uma distância mínima para assistir”, diz Bottura, da Sony. “A TV 4K não. Você senta rente à tela e não vê os pixels.”

Essa revolução de ima-gem, porém, não será televisionada como na loja. Pelo menos por enquanto. O principal motivo é que não existe praticamente

conteúdo transmitido em 4K. O que se vê nas lojas são imagens criadas espe-cialmente para demons-tração. Os fabricantes garantem, porém, que imagens de Blu-Ray e Full HD têm ganho de qualida-de na tela 4K, num fenôme-no conhecido como “ups-caling”. Mas produtores de conteúdo como a TV Globo e o site Netflix já investem na produção em 4K.

U TVs com tecnologia 4K e Ultra HD chegam ao país e oferecem altíssima definição

Cada vez mais nítidas

TUDO - BELO HORIZONTE, 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2013 15 TECNOLOGIA

LG 84”

Tela - 84 polegadas

Altura - 121 centímetros

Largura - 191 centímetros

Espessura - 4 centímetros

Peso - 68,2 quilos (sem base); 79,g quilos (com base)

Áudio - 10W x 2 + 15W Woofer x 2

3D - Sim

Conexões - Wi-Fi, Bluetooth

Preço sugerido - R$ 45.000

SAMSUNG S9 TIMELESS 65”

Tela - 65 polegadas

Altura - 84 centímetros

Largura - 146 centímetros

Espessura - 4 centímetros

Peso - 32 quilos (sem base); 34 quilos (com base)

Áudio - 15W x 2 + 20W x 2

3D - Sim

Conexões - Wi-Fi, Bluetooth

Preço suger ido - Não divulgado

S O N Y X B R - 55X905Tela - 55 polegadas

Altura - 84,9 centímetros

Largura - 175 centímetros

Espessura - 10 centímetros

Peso - 33,1 quilos (sem base); 40 quilos (com base)

Áudio - 12,5W x 2 + 20W x 2

3D - Sim

Conexões - Wi-Fi, NFC

Preço sugerido - R$ 12.999

Page 16: Nota baixa no Direito da capital