nossa visão: alcançar todos com o evangelho · panorama 2018 louvamos a deus, pois ele tem se...

44

Upload: others

Post on 12-Oct-2019

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Esta revista é parte integrante do material da Campanha Anual de 2019 publicado pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira.Copyright 2019 da Junta de Missões Nacionais.Todos os direitos reservados.

JUNTA DE MISSÕES NACIONAISNossa Missão: Multiplicar DiscípulosNossa Visão: Alcançar todos com o EvangelhoEndereço da Sede:Rua José Higino, 416 - Tijuca/CEP: 20510-412Rio de Janeiro – RJ Telefone: (21) 2107-1818

Direção ExecutivaFernando Brandão

Gerência de ComunicaçãoJeremias Nunes

Gerência de MobilizaçãoMilton Monte

Gerência Executiva de MissõesSamuel Moutta

Gerência Executiva de EvangelismoFabrício Freitas

Gerência de Administração e SuporteJuarez Solino

Gerência Executiva de Assistência SocialRenato Antunes

Supervisão EditorialCamila Saldanha

Jornalista ResponsávelDesirée Aguiar – 0040105/RJ

RedaçãoFabiane Ventura e Isabel Louvize

Equipe de ComunicaçãoAlexsandro Oliveira, Luan Rocha, Luciano Carvalho, Michael Jonas, Renata Lopes e Thais Velasco

RevisãoMaria Stela Lopes Bomfim

ArteOliverartelucas

ÍndicePalavra do Diretor 3

Panorama 2018 5

Multiplicando Recursos para Glória de Deus

6

Minha Razão de Viver: Multiplicar 8

Multiplique Oração 10

Multiplique Discípulos 12

Multiplique Igrejas 14

Multiplique Líderes 16

Multiplique Compaixão e Graça 18

Deus Usa os Improváveis para Revelar o Extraordinário

20

Planejando a Campanha 2019 22

Atividades Missionárias 2019 23

Mensagem ao Músico 25

Partitura - Minha Razão de Viver 26

Comentário Exegético 30

Esboço de Sermão 31

A Razão da Igreja é Multiplicar Discípulos

32

Material da Campanha 2019 34

Dicas de Material de Apoio 35

Ordem de Culto 36

Roteiro de Pequeno Grupo Multiplicador 37

Meditação para Boletim 38

Multiplicando Oração em Favor dos Obreiros

39

Como Enviar sua Oferta da Campanha 40

2

Palavra do Diretor

Amados irmãos,Deus nos amou e enviou o seu único Filho para

nos salvar. No dia em que o ser humano pecou, Deus se tornou um missionário. Ele tinha uma missão muito clara: buscar e salvar o que estava perdido. O nosso maravilhoso Deus fez algo indescritível para nos salvar: entregou-se a si mesmo pelos nossos pecados. Ele pagou um alto preço na cruz, com o seu próprio sangue, para nos purificar de toda a maldi-ção do pecado. Além de nos restaurar, Ele enviou o seu Espírito Santo para habitar eternamente em nós, fazendo-nos templos para o louvor da sua glória. Isso é bênção sem medida! Cristo habita em cada pessoa que humildemente tenha renunciado o seu próprio ego e entronizado o Rei dos reis como seu único Senhor e Salvador. Ele é o Senhor das nossas vidas!

O propósito do Criador dos céus e da terra é que Cristo viva, controle, influencie e governe nossa vida, totalmente. Todas as áreas da vida do crente, dis-cípulo, devem ser lideradas pelo Senhor Jesus. O apóstolo Paulo expressa isso de maneira muito cris-talina e contundente, quando escreve aos gálatas: vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.

Vivemos em meio a uma geração na qual a iniqui-dade se multiplica sem precedentes; a única forma de enfrentar as trevas é com o poder do Evangelho de Cristo Jesus. Foi por isso que Cristo derramou sobre os seus discípulos o poder do Espírito Santo. Ele nos comissionou para proclamar as maravilhas do seu amor para todos que convivem conosco no dia a dia. A Bíblia é muito clara quanto à missão de cada crente: multiplicar discípulos! Não é algo eventual. É um estilo de vida. É a manifestação do poder de Deus em nossas vidas. Enquanto Cristo não voltar, a sua igreja, eu e você, devemos focar, com intencionalida-de, na multiplicação de discípulos. A igreja do Senhor Jesus não pode, jamais, perder o foco da missão que

recebeu do próprio Deus: fazer o maior número de discípulos até a volta do Senhor Jesus.

É no dia a dia que isso acontece. É nos nossos relacionamentos, diariamente, que vamos encontrar pessoas que deverão ser alvos dessa intencionalida-de de multiplicação. Orar, relacionar-se, discipular e multiplicar constituem as marcas de um estilo natural de vida para todo aquele que permite que Cristo viva nele. São milhões de pessoas, em nosso País, que precisam ser alcançadas e abençoadas. Por isso, pre-cisamos continuar enviando missionários, iniciando novos projetos para alcançar mais e mais pessoas. É uma grande obra, e Cristo está no controle de tudo isso. Ele quer que todos sejam alcançados. Então vamos orar, ofertar e investir na expansão missioná-ria em nossa pátria.

Estamos em mais uma Campanha de Missões Nacionais. Oramos para que todos os crentes e igrejas tenham alegria em ofertar, para que essa grande obra continue avançando e vidas sejam transformadas, exaltando e glorificando o nome do Senhor Jesus. Contamos com você para que milhares e milhares de vidas sejam abençoadas com o poder do Evangelho, ainda neste ano. Não fique de fora desta Campanha. Mobilize sua igreja, seus amigos e irmãos. Vibre e participe deste grande mover de Deus em nossa Nação. Ano passado tivemos uma Campanha muito abençoada e esperamos, no Senhor, que este ano seja mais ainda, pois temos certeza de que o povo de Deus ama investir na obra missionária.

Não podemos recuar! Vamos avançar!

Pr. Fernando BrandãoDiretor Executivo de Missões Nacionais

3

4

Panorama 2018

Louvamos a Deus, pois Ele tem se feito presente no meio de nós!

É através dEle que temos multiplicado discípulos por todo território brasileiro e em 2018, nossa missão continuou a mesma. Junto de igrejas parceiras, fomos movidos pela graça para alcançar os mais diversos povos de nosso País. Os excluídos sociais, indíge-nas, crianças e imigrantes foram alguns dos desafios evangelísticos que assumimos e, para glória de Deus, fechamos mais um ano na certeza de que o Senhor é o comandante desse barco e que contamos com uma grande tripulação - nossos parceiros.

No último ano contabilizamos mais de 1.200 batis-mos por todo o Brasil, entre projetos de plantação de igrejas, Cristolândias, com indígenas, nos presídios e Igrejas em Libras. Promovemos 17 ações evangelísti-cas Jesus Transforma, por meio das quais alcançamos mais de 13 mil pessoas com o Evangelho. Através das Cristolândias, realizamos cerca de 180 mil ações de compaixão e graça e ainda reinserimos cerca de 200 alunos na sociedade e outros 65 foram encaminhados para o mercado de trabalho. Na Amazônia, o Projeto Novo Sorriso atendeu mais de 5 mil pessoas e distri-buiu mais de 12 mil kits de saúde bucal.

Atentos ao êxodo de nossos irmãos venezuelanos, também iniciamos, nesse ano, um programa de aten-dimento a esse povo. Em menos de um ano já temos três fases e cerca de 100 venezuelanos interiorizados,

que hoje vivem dignamente, com esperança de dias melhores. Esta ação pioneira realiza atendimentos básicos de saúde e providencia documentação, em Boa Vista (RR), na Missão Brasil Venezuela. Além disso, realiza a interiorização e abriga venezuelanos na Casa Minha Pátria, em São Paulo, e ainda incentiva a que as igrejas acolham refugiados venezuelanos através do programa Igreja Acolhedora.

Tudo isso só se torna possível porque você e sua igreja têm atuado conosco, orando, contribuindo e participando. Nosso quadro de obreiros, hoje é com-posto por 861 missionários, além de uma equipe de funcionários incansável que desta vez está ilustrada na foto. E é complementado por você, que tem como razão de viver multiplicar discípulos de Cristo. Por esta certeza, sabemos que iremos continuar avançando!

Reconhecemos que as necessidades de nosso País são muitas; mas cremos que com nosso Deus no comando e com parceiros que incansavelmente trabalham conosco, essas conquistas tendem não só a crescer, mas, de fato, a multiplicar.

Podemos contar com você em mais um ano?

Pr. Jeremias NunesGerente Executivo de Comunicação

5

Multiplicando recursos para glória de Deus

O senso comum diz que todos temos quatro recur-sos básicos: tempo, habilidades, bens e influência. O tempo, todos temos em quantidade igual e é, também, o que menos depende de nós mesmos, já que não o fabricamos. Contudo, podemos multiplicá-lo quando nos unimos em torno de um propósito; unindo esfor-ços, alcançamos o objetivo mais rápido.

Esse sentimento é a base das Campanhas de Missões: todos juntos, para mudar uma realidade, multiplicando discípulos que vão gerar outros, expo-nencialmente.

É o que está acontecendo no Projeto Amazônia. No primeiro semestre de 2019 começamos a 16ª Turma de Radicais, em dez anos do Projeto. Aconteceu, ainda, a formação da primeira turma do Programa de Formação Missionária (PFM). Mais que isso, são dezenas de comunidades alcançadas com o Evange-lho, muitas delas com seus líderes locais autóctones já estabelecidos.

Natalino é um exemplo. Filho de ribeirinhos, con-verteu-se, foi Radical e agora é um dos formados no PFM e líder de polo. Seu objetivo? Ganhar seu povo, os ribeirinhos, para Cristo. Natalino costuma dizer: “Nin-guém pode amar mais o meu povo que eu mesmo”.

Kelma Noteno, da etnia Mairuna, converteu-se através de seu irmão, discipulado por Radicais. Ela também foi Radical e formou-se junto com Natalino no PFM. Kelma quer que todos os Mairunas conhe-çam a Jesus, por isso, começará um programa de formação de líderes Mairunas.

E o que dizer das Cristolândias, que também com-pletam 10 anos em 2019? Até o Governo Federal reconhece que se trata de um programa que constrói “longos futuros”, não apenas ajudando pessoas a se livrarem dos vícios, mas a reconstruírem suas vidas em sociedade. De uma unidade em São Paulo, agora são 42, mais o Viver.

Esses são exemplos de duas realidades brasilei-ras modificadas pelo Evangelho. Quanto tempo uma igreja levaria para alcançar resultados semelhantes? Juntos, não estamos apenas indo mais longe... esta-mos indo mais rápido.

Ao fazermos uma Campanha Missionária, mul-tiplicamos nossos recursos. E multiplicar é nossa missão!

Pr. Milton MonteGerente Executivo

de Mobilização6

7

A Campanha de Mobilização de Missões Nacionais, neste ano, desafia você a pensar: Qual é a sua razão de viver? Esta indagação tão simples tem intrigado pessoas no mundo todo. Ao contrário do que grande parte da população pensa, a resposta se apresenta para nós de forma clara e fácil nas Escrituras.

A maneira mais fácil de se descobrir para que serve um invento é perguntar ao criador; dessa mesma forma, quem determina a razão de sua existência é Deus, o criador dela. Na sua Palavra – a Bíblia – encon-tramos o que podemos chamar de manual, no qual Ele nos orienta sobre como proceder nesta vida, que é uma preparação para a eternidade, buscando pro-duzir frutos eternos.

Vivo não mais eu, ma s Cristo vive em mim

8

Em 1 Coríntios o apóstolo Paulo disse: “Tornem--se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” Mas, será possível cumprir essa instrução? A Palavra de Deus nos diz que sim, e afirma que se buscarmos a face do Senhor e o imitarmos, essa transformação acontece.

Se você está em Cristo, o Espírito Santo que habita em você será capaz de moldá-lo e, a cada dia, torná--lo semelhante a Ele. Isso terá reflexos nos seus atos e nos frutos da sua atitude, assim como diz nossa divisa, que se encontra em Gálatas 2.20.

Em termos simples, reconhecer Jesus como Salvador e Senhor da sua vida significa mudar de vida! Ter o Espírito Santo do próprio Deus habi-tando em você faz mudar tudo: seu coração, sua

mente, seu corpo, seu tempo e seu estilo de vida. Você passa a se importar com o que Ele se importa, passa a amar o que Ele ama e passa a viver como Cristo viveu.

Com esta Campanha encorajamos você a viver uma vida de forma intencional. Viva na intenção de pregar o Evangelho e de fazer Cristo conhecido atra-vés dos seus relacionamentos. Na escola, faculdade, trabalho ou onde estivermos, nossas atitudes e diá-logos devem exalar o bom perfume de Cristo. Faça o que Jesus nos ordenou: multiplique discípulos para a glória de Deus!

Junte-se a nós para alcançar todas as pessoas em nossa Pátria e faça dessa atitude a sua razão de viver!

Vivo não mais eu, ma s Cristo vive em mim

9

Multiplique Oração

10

Regiane Maria Pereira, natural de Muriaé (MG), tinha oito anos quando, após a separação dos pais, começou a viver a pior fase de sua vida. Morando com o pai, ela buscava ser aceita na escola; assim, com apenas 12 anos, ela passou do cigarro para a maconha, usou cocaína, até que conheceu o crack e, daí, envol-veu-se com a prostituição. Sem condições de cuidar da própria vida, Regiane engravidou e entregou a filha para ser criada por sua avó paterna. Por fim, passou a morar nas ruas, onde ficou por seis longos anos.

Nesse tempo, ela mal podia ima-ginar, mas foi alvo da oração de uma pessoa que ela mal conhecia. Essas orações incessantes fizeram com que Regiane, ainda refém do vício, encontrasse um lugar que lhe devolveu a esperança de uma nova vida - a Cristolândia.

Foi nesse lugar que ela voltou a sonhar, recuperou sua dignidade e encontrou um Salvador, que a liber-tou dos pecados e a transformou completamente. Mesmo tendo sido batizada, concluído seu tratamen-to, voltado a estudar e até se preparar para ingressar

no mercado de trabalho, Regiane sentia a falta de sua filha, Maria Clara, a bebê de quem ela mal se lembra-va e que nem sabia se estaria viva.

Foi quando o inesperado aconteceu! Com a ajuda de missionários, ela atravessou o estado e foi à cidade de Barra de Itabapoana, local onde lembrava que

sua avó morava. Ao chegar na casa que pouco se recordava,

foi surpreendida com um abraço emocionado de uma bela menina

que disse: “Mãe, eu sempre orei muito pela senhora”. Era Maria Clara,

que, mesmo muito nova, sustentou sua mãe em oração durante todo o

tempo difícil em que estiveram sepa-radas.

Tão pequena, essa criança nos dá uma grande lição de vida. Como aprendemos

com as igrejas do Novo Testamento, devemos orar sem cessar e ter esse hábito como um estilo de vida, em nossos lares e igrejas, não só em momentos difíceis. Sem oração nada acontece; o poder dessa prática se evidencia nesta história de vida e de famí-lia restaurada.

Dados de 2018:

861 missionários sustentados por sua

oração

27 unidades federativas com presença de Missões Nacionais

Alvos de 2019:

60 mil intercessores

2 mil igrejas

mobilizadas em oração

Assista ao vídeo desta ênfase no site www.minharazaodeviver.org.br.

11

Multiplique Discípulos

12

Quando Ítalo Matoso tinha 13 anos e foi convidado para visitar uma frente missionária no município de Russas (CE), ele vivia um grande dilema. Seu pai havia falecido e desde então ele questionava a existência de Deus e nem mesmo gostava de pessoas que se diziam crentes em Cristo. Mas, mesmo contra a sua vontade, ele atendeu ao convite insistente e foi para o culto que mudaria por com-pleto sua vida.

Durante a celebração, o Pr. Isaías fez o apelo, enquanto Ítalo se escon-dia na última fila de cadeiras, até que o missionário disse: “Não sei com quem Deus está falando, mas Deus quer que você saiba que Ele o ama e é seu Pai Eterno”. A partir daquele momento tudo se tornou diferente; o jovem adolescente reconheceu a soberania do Senhor em sua vida e iniciou sua caminhada com Ele, acompanhado pelo missionário que fizera o espe-cial apelo.

Ítalo começou a andar junto com a família mis-sionária, a qual o adotou como filho na fé. Ele foi discipulado através do testemunho do Pr. Isaías, que, por meio do relacionamento intencional, tornou-o um discípulo de Cristo Jesus. Com apenas 16 anos

Ítalo iniciou um trabalho missio-nário com um Pequeno Grupo

Multiplicador e, tal como fizeram os discípulos na Bíblia, comparti-

lhava as boas-novas, em tempo e fora de tempo, estabelecendo rela-

cionamentos discipuladores. Com a mesma idade ele plantou a Segunda

Igreja Batista de Russas.Acreditamos que o processo de evan-

gelização se torna completo quando compartilhamos a verdade e a vida; foi

assim que o Pr. Isaías completou o discipu-lado do jovem Ítalo, que hoje é missionário de Missões Nacionais, construiu sua família e está plantando quatro novas igrejas e revitalizando uma outra na cidade de Fortaleza (CE).

Assista ao vídeo desta ênfase no site www.minharazaodeviver.org.br.

Dados de 2018: Alvos de 2019:

Mais de 12 mil pessoas alcançadas nas ações Jesus Transforma

O projeto Grão de Mostarda discipula presidiários por meio de cartas

26 PGMs em projetos de Plantação de Igrejas em Libras

2.300 voluntários participando da ação Jesus Transforma

Programa de Discipulado Multiplicador da Cristolândia

1.600 PGMs nos projetos de plantação de igrejas

13

Multiplique Igrejas

14

Assista ao vídeo desta ênfase no site www.minharazaodeviver.org.br.

Alvos de 2019:Dados de 2018:

Se você é parceiro de Missões Nacionais há pelo menos quatro anos, provavelmente já ouviu falar nesta história. Isso porque, há aproximadamente este tempo, o Brasil batista se envolveu no desafio de comprar um terreno próprio para a Primeira Igreja Batista na cidade de Gramado, região turís-tica do Rio Grande do Sul.

O local, que é marcado por altos índi-ces de depressão, suicídios e misticismo religioso, tornou-se o campo missioná-rio do Pr. Renato e sua esposa Kênia Florêncio, ainda em 2011, quando eles saíram de Aracruz (ES) com a estra-tégia de multiplicar discípulos para glória de Deus. Desde então, eles têm experimentado a expansão da igreja.

Começaram a primeira reu-nião na sala do pequeno apartamento onde viviam; enfrentaram muitas adversidades até conquistarem o primeiro imóvel próprio. Mas orientados pelo Espírito

Santo, já nos primeiros três anos nesse novo espaço, a congregação experimentou um crescimento de 17 para 70 membros.

Assim como vemos na Bíblia, nas histórias de Paulo e Barnabé, por exemplo, a Igreja de Gra-

mado continuou propagando o Evangelho de Cristo e preci-

sou mais uma vez expandir seu espaço. No início do ano de 2019,

em um terreno de 750 metros de área construída, a igreja foi organi-

zada com 103 membros, 14 Pequenos Grupos Multiplicadores, seis cultos

por semana e ainda centenas de con-gregados.

A organização da primeira igreja batista nessa cidade só se tornou possível porque

você também vive com a motivação de mul-tiplicar discípulos, por isso ora, contribui e participa dessa grande obra!

31 novos projetos de Plantação de Igrejas

Mais de 1.200 batismos pelo Brasil

Quatro novas igrejas organizadas

11.100 membros nos projetos de Plantação de Igrejas

2.000 batismos nos projetos de Plantação de Igrejas

36 igrejas organizadas nos campos missionários pioneiros

15

Multiplique Líderes

16

Assista ao vídeo desta ênfase no site www.minharazaodeviver.org.br.

Alvos de 2019:Dados de 2018:

A chave, dentro dos planos de Deus para chegar até os confins da terra com o Evangelho, é a formação de líderes e é isso que temos feito por todo o territó-rio brasileiro. No Sertão, neste ano, temos mais de 50 alunos no Programa de Formação Missionária e ainda centenas de radicais que atuam nas mais distantes comunidades sertanejas; por meio desse trabalho temos visto a multi-plicação de discípulos de Cristo.

As radicais sertanejas, Joyce e Denise, através do Relacionamento Discipulador, evangelizaram Rute, na comunidade de Altaneira, em Juazei-ro (BA). Por sua vez, Rute, usando o cartão alvo de oração, alcançou Maria do Rosário para Cristo. Esta evangelizou seu irmão Cosmo, que fora alcoólatra durante 30 anos, mas foi liberto pelo Evangelho.

Maria do Rosário não parou por aí e continuou pre-gando o Evangelho. Foi assim que seu filho, Sebastião, se rendeu à Cruz. Ele, que era envolvido com álcool e drogas, vivia um casamento destruído com Márcia, mas após conhecer o Evangelho experimentou a

transformação em sua vida e casa, e ainda evange-lizou sua esposa.

Márcia também resolveu dedicar sua vida para fazer o nome de Cristo conhecido e começou a falar de Jesus para sua filha Bruna e sua mãe Catarina,

de 80 anos; ambas também se converteram. Mesmo com muita

idade, Catarina compartilhou a boa-nova com seu companheiro

Durval, de 90 anos, com quem vive há 50 anos. Catarina e Durval enten-

derem que o casamento é um projeto de Deus e estão se preparando para

casar sob a lei divina.Sebastião e Márcia atualmente são

líderes de um Pequeno Grupo Multiplica-dor em sua comunidade e ingressarão na

próxima turma do programa Radical Brasil Sertão; desse modo, continuam gerando cada vez mais discípulos. Essa era a estratégia de Paulo, duran-te suas viagens missionárias - capacitava novos líderes para que a igreja continuasse no seu crescente desen-volvimento e multiplicação.

5 novas turmas formadas do Radical Brasil

Primeiras turmas dos Radicais Sul, Surdo e Metropolitano

76 Radicais Cristolândia capacitados

319 novos radicais dentro do Programa de Formação Missionária

Primeira turma de Radicais Indígenas

Primeira etapa da construção do Centro de Formação Missionária no Sertão

17

Multiplique Compaixão e Graça

18

Assista ao vídeo desta ênfase no site www.minharazaodeviver.org.br.

Alvos de 2019:Dados de 2018:

Implantação do Programa de Atendimento aos Venezuelanos

12 mil atendimentos médicos e odontológicos no Barco “O Missionário”

7 novas unidades da Cristolândia inauguradas

300 venezuelanos, em situação de vulnerabilidade, interiorizados

Primeira fase do Projeto Novo Sorriso do Sertão implementada

50% de crescimento na taxa de reinserção das Cristolândias

Jhonatan Blanco Hernandez é oriundo de Anzoá-tegui, estado da Venezuela, e veio para o Brasil por causa da grande crise econômica em seu país. Ele “deixou suas duas filhas, uma de quatro anos e outra de seis, na intenção de conseguir recursos para sus-tentá-las dignamente.

Assim, em maio de 2018, ele chegou à cidade de Pacaraima, onde ficou dois meses morando nas ruas e passando muitas dificuldades, até que foi aco-lhido por irmãos de uma igreja local. Em seguida, ele foi para Boa Vista, onde morou de favor em uma outra igreja enquanto realizava trabalhos temporários. Mas, por mais que se esforçasse, o que recebia não era suficiente para manter a sua família na Venezuela.

Foi em Boa Vista que Jhonatan conheceu a Missão Brasil Venezuela, projeto que oferece serviços médi-cos, odontológicos, lavagem de roupa, discipulado e, ainda, o cadastro para a interiorização de refugia-

dos venezuelanos. De lá, ele foi encaminhado, por meio de um avião da Força Aérea Brasileira, para a Casa Minha Pátria, em São Paulo.

Nessa segunda fase, ele viveu com outros vene-zuelanos que passaram pelo mesmo processo, até

ser acolhido por uma igreja cadastrada no programa “Igreja

Acolhedora”, a Primeira Igreja Batista do Andaraí (RJ), do Pr.

Osiris Marques. Após quase perder completamente suas esperanças de

sobreviver, hoje o jovem homem tem um lar, um emprego e ainda uma nova

vida em Cristo Jesus.Assim como o Senhor Jesus, que em

vários momentos encheu-se de compai-xão diante da multidão que perecia como

ovelhas sem pastor (Mateus 9.36), essa é a igreja de Cristo atenta às necessidades das pessoas ao seu redor e multiplicando discípulos, através da compaixão e graça.

19

Deus usa os Improváveis para revelar o Extraordinário

Uma das coisas mais interessantes em toda a his-tória bíblica é como Deus tem se revelado, no decorrer dos tempos, às nações. Ao olharmos para Escrituras ficamos espantados e maravilhados com esta pre-ciosa verdade: “Deus usa improváveis para revelar o extraordinário”. Deus chamou os fracos, os imprová-veis deste mundo, para se unirem a Ele na grandiosa missão de resgatar o homem perdido.

No Novo Testamento, com o rasgar do véu, Deus oferece a todos os que creem a possibilidade de se tornarem instrumentos nas mãos dele para o resgate da humanidade. Fomos criados para um propósito, como nos ensina Paulo em Efésios 2.10: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos”.

A melhor obra que podemos realizar neste tempo é, em amor, compartilhar as boas-novas de reden-ção com todo aquele que ainda não reconhece essa grande verdade. Uma família, uma casa, uma cidade, um estado e uma nação só poderão viver uma real transformação por meio do poder do Evangelho. Como igreja, sabemos a resposta que o mundo tanto procura: Jesus!

Acreditamos que somos algumas das “coisas tolas” que Deus usa para envergonhar as sábias (1Co 1.27). Não procuramos nos mostrar com poder humano, mas, reconhecendo nossa total limita-ção, somos fortalecidos pelo Espírito e esperamos apresentar o poder transformador do Evangelho de maneira simples, como vasos improváveis nesta gera-ção. Cremos que Deus está usando o seu povo para encorajar outros a se entregarem a Deus e permitir que Ele os use. É nossa esperança que o Senhor nos use para “despertar o Espírito” entre aqueles cujos corações se esfriaram (2Co 2.15-17), afinal, Deus usa pessoas improváveis para revelar o extraordinário, a sua maravilhosa graça!

Esta é a temática que será aprofundada durante a 6ª edição da Conferência Nacional Multiplique 2019, evento já consolidado na agenda anual batista. A multiplicação de discípulos através de “imprová-veis” norteará dias intensos de mergulho na visão de Deus, que acontecerão de 29 de outubro a 1º de novembro, no Hotel Majestic, em Águas de Lin-dóia (SP).

Envolva-se e seja parte deste grande movimento de multiplicação de discípulos no Brasil!

20

21

PLANEJANDO A CAMPANHA 2019

22

PÓS-CAMPANHA: Novembro• Converse com seu pastor sobre a possibilidade de manter um momento missionário, a fim de dar

destaque a alguns assuntos (notícias e eventos) que compartilhamos no Facebook, site e Blog do Promotor de Missões Nacionais;

• Reforce a importância de os membros da igreja participarem do Minuto que Impacta e Transforma (MIT) e serem parceiros de algum projeto;

• Mobilize sua igreja para participar de uma Operação Jesus Transforma ou promover uma Caravana Missionária para um de nossos projetos.

PRÉ-CAMPANHA: Agosto• Caso ainda não o tenha em sua igreja, ore,

e com o apoio do pastor forme o conselho missionário com irmãos que amam missões; crie um grupo no Whatsapp para compar-tilhar ideias e informações;

• Separe um tempo diário para orar pela Campanha, por sua igreja, pastor, conselho missionário, liderança e membros; marque reuniões de oração semanais com todo o Conselho Missionário;

• Confira o material da Campanha que chegou até você e também do site, e acompanhe, regularmente, as sugestões, dicas e devo-cionais do Blog do Promotor;

• Marque reuniões com o pastor e conselho missionário para compartilhar propostas e definir ações que mobilizarão a igreja;

• Observe as aptidões dos membros do con-selho missionário e reparta tarefas, como decoração do templo, peças teatrais, ter-mômetro missionário e atividades;

• Planeje para que tudo esteja pronto e ali-nhado no Culto de Abertura;

• Passe o Hino Oficial da Campanha para os músicos e conselho missionário, para que todos saibam cantá-lo no Culto de Abertura;

• Sua igreja fica próxima de algum projeto de Missões Nacionais? Que tal convidar um missionário para ir à sua igreja? Entre em contato conosco para saber como!

DURANTE A CAMPANHA: Setembro e Outubro

• Estimule a oração por Missões Nacionais em todos os cultos e atividades da igreja;

• Defina o valor do alvo da igreja, que poderá ser a soma dos alvos pessoais e alvos de departamentos, classes, PGMs e outros, feitos no início da Campanha;

• Tendo o alvo geral estipulado, confeccione um termômetro missionário chamativo, levante ofertas em todos os cultos, nos momentos missionários e mexa no ter-mômetro à medida que os números forem alterando com a entrada das ofertas;

• Nos momentos missionários envolva as crianças, classes da EBD, Departamentos, Corais e PGMs, distribuindo temas espe-cíficos, com base nos quais poderão fazer encenações e usar a criatividade;

• Use nossa sugestão de ordem de culto, assis-ta aos vídeos, use nosso material de apoio;

• Participe com sua igreja da Campanha de Oração;

• Receba missionários em sua igreja, leia cartas do PAM e matérias sobre o campo nos cultos e PGMs;

• No fechamento da Campanha, levante a Oferta Especial e combine, com o seu pastor, como irão enviá-la.

Atividades Missionárias 2019Gincana Missionária “Os Promotores” – Faça

uma gincana com o tema “Os Promotores”, envolven-do todos na promoção missionária. Divida o grupo em equipes e solicite que cada uma escolha um nome e crie um grupo no WhatsApp. Cada equipe receberá um alvo que terá de ser alcançado por meio de traba-lhos em grupo (bazar, venda de doces, artesanatos, lava-jatos de carro etc.). Distribua desafios semanais como: visitar ou pesquisar sobre um projeto missioná-rio, participar de todas as atividades missionárias da igreja, fazer um cronograma de oração entre a equipe, postar notícias missionárias, montar um portfólio de todas as ações para ser apresentado no encerramen-to da Campanha. Lance também desafios pessoais como separar um tempo diário para orar por missões, desenvolver um novo RDI, fazer um alvo pessoal de fé, deixar de comprar algo e doar para missões, ler livros etc. A equipe que primeiro alcançar o alvo será a campeã; entretanto, todos poderão ajudar a equipe que ficar para trás. O importante será mostrar que a obra missionária é abençoada, sobretudo, quando se tem disposição e amor.

Caça-Tesouro Missionário - Divida o grupo em equipes. Monte um caça-tesouro normal, cujas pistas serão de assuntos sobre missionários, projetos da Junta de Missões Nacionais e versículos sobre mis-sões. Nessas pistas, acrescente desafios que deverão ser cumpridos para poder continuar, como, por exem-plo, vender todos os doces (prepare trufas, cupcakes, brigadeiros, pipoca doce etc. e estipule um valor para arrecadarem). O grupo poderá se dividir e vender nas redondezas do templo. Não será considerado que apenas uma pessoa do grupo compre tudo. O ideal é que os doces sejam vendidos a pessoas, separada-mente, a menos que alguém de fora do grupo queira comprar tudo. Nesse caso, poderão pular de alegria! A equipe que tiver cumprido todos os desafios e for a primeira a achar o tesouro será a campeã. Todo valor arrecadado com as vendas será para Missões. Essa ati-vidade também poderá ser usada durante a Gincana.

Pezinho Missionário - Quanto você calça? Desafie cada membro a ofertar o valor referente ao tamanho

do seu pé. Por exemplo: se eu calço 36, vou ofertar R$ 3,60, ou R$ 36,00 ou, ainda, R$ 0,36.

Caminhada Cristolândia – Sabe aquele amigo que você está discipulando? Que tal convidá-lo para uma caminhada missionária? Aproveite um feriado ou um sábado e promova um evento saudável para toda família. Além de beneficiar sua saúde, amplia-rá o vínculo com seu RDI, ajudará na sua integração com a igreja e abençoará a Cristolândia. Promova a caminhada com cunho social a fim arrecadar fundos para o trabalho. A Cristolândia está cada dia mais conhecida e muitos têm prazer em ajudar. Estipu-le um valor de inscrição que será revertido para a Cristolândia. O mesmo pode ser feito com bicicle-tas (pedalada) ou, nas cidades rurais, com cavalos (cavalgada).

Percurso Missionário – Monte um percurso para as crianças conhecerem os projetos missionários. Comece pelo sertão, mostrando a dura realidade das crianças sertanejas com a falta de água. Peça que as crianças brinquem na areia seca e lhes ofere-ça apenas um pouquinho de água para lavarem as mãos. Crie um local que represente uma casa onde há apenas surdos. Desafie as crianças a se comunica-rem contando uma história bíblica ou ensinando uma brincadeira, por exemplo. Ao final, vá para Amazônia e mostre a realidade das crianças que, desde peque-nas, precisam pescar para comer. Faça um pesqueiro de tampinhas. Encha uma bacia de água e coloque tampinhas de garrafa. O desafio será pescar as tam-pinhas com dois palitos de churrasco. No final ore pelos projetos e pelas crianças do Brasil.

Peça teatral “Qual sua razão de viver?” – Acesse o nosso site e confira a peça escrita pela Coordena-dora da Mobilização Voluntária Silvana Martines.

Silvana S. P. MartinesCoordenadora da Mobilização

Voluntária da JMN

23

24

Mensagem ao Músico

Jesus, o caminho, a verdade e a vida, nossa razão de viver. Fez discípulos, multiplicou não só os pães, mas também sua imagem e semelhança fora restau-rada na Terra.

É fácil levar adiante e fazer multiplicar o que trans-formou nossas vidas, devolveu-lhe sentido e nos convocou para a missão.

Foi dentro desse entendimento e sentimento que geramos esta canção, nós, que somos tão apaixona-dos por Jesus e por vidas, queríamos que as pessoas entendessem que nada mais pode transformar este mundo do que homens e mulheres que têm a imagem e semelhança de Jesus. Que a igreja entenda com profundidade o que é ser uma igreja multiplicadora, que abre espaço para Jesus multiplicar a água viva que jorra para eternidade e o pão da vida que mata a verdadeira fome.

Tomou, de maneira muito forte, o nosso coração, a certeza de que quer comamos, bebamos ou faça-mos qualquer outra coisa, tudo, em nossas vidas, seja para multiplicar a glória de Deus.

Sentimo-nos muito recompensados por fazer parte desse grande mover de Deus sobre o Brasil, que é Missões Nacionais, através daquilo que Deus tem nos concedido - a música.

Que venha o Reino e que o poder de Deus flua sobre o Brasil através deste hino. Que cada igreja batista nunca esqueça sua verdadeira razão de ser e viver.

Pr. Thiago SantiagoPastor de Rede e de Jovens

da Igreja Batista Atitude

Foto

: Jor

ge J

r.

25

Partitura

Be OneCampanha de Missões Nacionais 2019Minha Razão de Viver

Junta de Missões Nacionais

3

11

21

29

D.S. al Coda

= 74

Minha razão de vi - ver, Te co-nhe - cer. Multipli - car Tua gló-ria, al-can-çar meu po-vo.

Ver ca-tivei - ros romper, cadeias que - brar Todos de jo - e-lhos toda lín - gua con - fes-sar.

Vem com Teu Re - i - no e mul-ti - pli - ca o pão da vi - da mi - nha ra - zão de vi -

ver.

C C

C

C

C�

Em�

Em�

Em�

C

Dm� Dm�

Dm�

C

Dm�

F

C

F

G�

F

C

G�

Dm�

33

41

49

57

65

Vem com Teu Re - i - no e mul-ti - pli - ca a á - gua vi - va que me sa - ci - a.

Vem com Teu Re - i - no e mul-ti - pli - ca o pão da vi - da mi - nha ra - zão de vi -

ver.

ver, é Te a - mar e com Teu a - mor vou transfor - mar O meu vi -

ver, é transbor- dar discí -pu -lo ser, multi-pli - car

O meu vi -

O meu vi -

C� Em�

C� Em�

F Dm�

F Dm�

C

C

G�

G�

C G�

Dm� F�

Dm� Dm� C F�

Dm� Dm� C F�

1.

2

27

73

78

84

90

Mul - ti - pli - ca - ar.

Vem com Teu re - i - no e mul - ti - pli - ca a á - gua vi - va que

me sa - ci - a. Vem com Teu Re - i - no e mul - ti - pli - ca o

pão da vi - da mi - nha ra - zão de vi - ver.

Dm� C F�

C� Em�

C

F

Dm�

F

C�

Dm�

Em�

C

2.

3

Acesse também a partitura para banda no site oficial da Campanha 2019.

Partitura por Filipe Moreira

28

29

Comentário exegético de Gálatas 2.20: "Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim"

Gálatas é uma carta para ser lida em voz alta. Nessa epístola, Paulo parece estar pregando, com toda cora-gem e emoção, sobre a sua experiência de conversão. Às vezes parece clamar em alta voz, como na carta aos Romanos, quando diz “Miserável homem que sou” (Rm 7.24), como se fosse tomado pela consciência de seu estado pecaminoso diante da insondável graça de Deus. Assim, na carta aos gálatas, após mencionar sua crucificação com Cristo, ele declara: “Eu estou VIVO! Porém não é mais o antigo Saulo que vive, mas é Cristo que está vivo em mim”. Eu vejo Paulo erguendo as mãos aos céus e fazendo uma das confissões mais lindas do Novo Testamento.

Paulo lutou muito, como um judeu devoto em sua religiosidade meritória. Vivia sua fé farisaica bus-cando o favor divino através de uma vida correta em obediência às leis judaicas. Era escravo da lei. Servo de si mesmo. Mas foi alcançado pelo evangelho e se libertou da escravidão do legalismo judaico. Enten-deu que o evangelho o colocava na cruz com Cristo. Permitiu ser crucificado. Era uma atitude que, como homem, deveria tomar. Seguir a Cristo não é só car-regar a cruz, mas deixar-se ser crucificado com suas paixões humanas.

No verso anterior, ele comenta que morreu diante da lei, e isso culminou em sua crucificação com Cristo (Gl 2.19). Paulo se entregou à morte em obediência ao castigo da lei. Ao morrer juntamente com Cristo - que morreu sob a pena da lei -, descobriu que todas as exigências dessa lei foram satisfeitas nele. Ser crucificado, para Paulo, significava morrer para si mesmo. O controle da sua natureza humana foi que-brado. A sua vida extinta significava morte para si mesmo e para o pecado. Essa confissão divide-se em três momentos:

Eu vivo! – Paulo confessa que foi crucificado juntamente com Cristo. Foi tomado por uma ale-gria tal, que expõe a realidade de sua submissão a Cristo e diz: “Eu estou vivo”. Foi tão difícil chegar aos pés da cruz, onde entendeu todo o seu pecado e o preço da cruz, mas logo ele se identificou com a ressurreição. Na união com Cristo somos radical-mente transformados; não podemos mais voltar à nossa antiga vida, pois em Cristo somos “uma nova criação” (2Co 5.1).

Não mais eu! – Porém, ele compreendeu a exten-são de sua vida. Agora, o seu EU egoísta, soberbo, incrédulo não vive mais. Ele entendeu que a nova vida em Cristo implica numa mudança de atitude. Está dizendo que não vive mais sob a escravidão do pecado. Ele deixou seu passado. O Saulo estava morto; agora era o Paulo. A cruz é uma vitória sobre nosso ego. Em Romanos ele escreve: “Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instru-mentos de injustiça; antes se ofereçam a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça”. (Rm 6.13)

Cristo vive em mim! – Cristo agora é a razão de sua existência. Por causa da união com Cristo crucifi-cado e ressuscitado, ele reconhece ser “participante da natureza divina” (2Pe 1.4). Assim como o Filho de Deus viveu uma vida dedicada ao Reino, Paulo absorve a soberania de Cristo em seus pensamentos, sentimentos e atitudes. Cristo se tornara visível na nova conduta de fé do apóstolo que passou a mul-tiplicar através de sua vida, para ganhar o mundo – sua única razão de viver.

30

Esboço de SermãoIntrodução: Agostinho de Hipona fez uma oração na qual

declara o quanto demorou para compreender o Evangelho: “Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova… Tarde Te amei! Trinta anos estive longe de Deus. Mas, durante esse tempo, algo se movia dentro do meu coração… Eu era inquieto, alguém que buscava a felicidade, buscava algo que não achava… Mas Tu Te compadeceste de mim e tudo mudou, porque Tu me deixaste conhecer-Te. Entrei no meu íntimo sob a Tua Guia e consegui, porque Tu Te fizeste meu auxílio.” (Santo Agostinho, Confissões 10, 27-29)

Paulo também tardou em conhecer e aceitar o amor de Deus. Mas encontrou a verdadeira razão de viver. Assim tornou-se um multiplicador de igrejas e de discípulos de Cristo. A razão de sua vida está na linda confissão de fé em Gálatas 2.20. Ela representa a razão de todo cristão que experimenta a graça, o amor e as bênçãos de Deus através de Cristo: Multiplicar.

Multiplicar a graça de Deus como desejo do meu coração

Paulo foi movido pela Graça de Deus. Entendeu que, como um religioso, estava anulando a Graça de Deus. A conversão cristã e a compreensão do perdão dos pecados nos levam a entender o sacrifício de Jesus na cruz. A vida passa a ter um novo propósito.

Martinho Lutero experimentou essa mudança espiritual. Foi um exemplo de disciplina e autonegação; ele mesmo confessou: “se um homem poderia ser salvo pelo monastério, esse homem seria eu”. Batalhou em busca do mérito que ele poderia ganhar, mas as palavras do Evangelho alcançaram seu coração. Ele desistiu da luta de alcançar Deus pelos seus próprios esforços. Aceitou o ato gracioso e misericordioso de Deus na crucificação de Cristo.

Paulo multiplicou, em sua vida, a Graça de Deus através de sua vida missionária. Você pode não ter sido dotado das mesmas habilidades e talentos que Paulo, que lhe permi-tiram pregar o Evangelho de Cristo e plantar igrejas. Mas você, certamente, foi dotado de uma vida que pode ser usada pelo Senhor.

Multiplicar o amor de Deus como compromisso de fé

As palavras de Paulo “Vivo, não mais eu” tornam-se a confissão de todo o cristão: assumir o compromisso de sua plena identificação com Cristo, sua total entrega a Cristo e de viver somente para Cristo. Como nas palavras do autor do cântico: “Como pode me amar assim? Como foi que se entregou por mim? Sua vida derramada lá na cruz. Imenso amor que me alcançou. Tinha tudo para dar errado. Me livrou das dores do passado. Mesmo vendo os meus defeitos, deci-diu me amar” (Quatro por Um), Paulo multiplicou o amor

de Deus, lembrando o que Ele fez e como o resgatou, sem merecer, somente por amor.

À luz dessa explanação, eu pediria que todos nós, aqui, examinássemos nossas vidas: estamos realmente vivendo para Cristo? Nós realmente morremos para o ego? Estamos buscando fazer a vontade de Deus a cada dia, e não a nossa vontade? Assim como o apóstolo Paulo viveu sua vida por Cristo, você também deveria estar vivendo sua vida por Cristo!

Multiplicar as bênçãos que Deus me deu, como missão no meu dia a dia

Paulo, em sua confissão “Cristo vive em mim”, aceita ser um canal de bênção para os outros. Cristo estava envolvido em tudo o que Paulo fazia e em todos os seus relaciona-mentos. Cristo passou a ser o centro de todos os aspectos de sua vida. Era Senhor de tudo. Viver para Cristo foi um compromisso que exigiu de Paulo todos os seus dias. Ele só tinha uma razão para viver – multiplicar as bênçãos de Deus aos outros.

Agora, Cristo vivendo em nós, deixemos que nossas habi-lidades, talentos, capacidades e dons sejam multiplicados em vida para com as pessoas que nos rodeiam.

Conclusão: Quando criança, aprendi este cântico: “Antes do EU ponha

um C; Logo o céu, bem escrito, se vê. EU - representa o meu ser pessoal. C - é de Cristo a letra inicial. Ponha então Cristo em primeiro lugar; E logo o céu vai mostrar!”

Você está disposto a multiplicar a Graça de Deus em vida pessoal, dando prioridade ao estudo da Bíblia, oração e comunhão? Você está disposto a multiplicar o amor de Deus em sua vida familiar, tornando sua casa um ambien-te saudável para Cristo reinar? Você está pronto para fazer de sua vida profissional e estudantil uma bênção para a sociedade, multiplicando as habilidades e conhecimentos que lhe permitirão servir melhor ao Senhor? Está disposto a deixar que Cristo ocupe o centro de sua vida, gerencie o seu tempo, suas posses e recursos financeiros? Você deseja ser um crente multiplicador, buscando, na igreja, a edifica-ção dos seus irmãos em Cristo? Então você pode declarar a razão de sua vida: “Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”. (Gálatas 2.20)

Pr. Luiz Roberto dos SantosPastor presidente da Igreja

Batista Memorial da Tijuca (RJ)Professor da FABAT/

Seminário do Sul (RJ)

31

A Razão da Igreja é Multiplicar Discípulos

É tempo de Missões Nacionais!A partir de Gálatas 2.20: “Vivo não mais eu, mas

Cristo vive em mim”, a Palavra de Deus nos convoca para uma vida tão alinhada com o Senhor Jesus que a multiplicação do nosso testemunho se torna nossa própria razão de viver.

Se é “Cristo em mim”, logo, é “Cristo através de mim”!Nosso coração se incendeia diante da estratégia

que nosso Salvador estabeleceu para sua Igreja, em Atos 1.8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”.

Trocando em miúdos, o Senhor nos chama para sermos testemunhas de tempo integral, isto é, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 ou 366 dias por ano. É no nosso alinhamento com essa estratégia de Jesus que se fundamenta a multiplicação como a própria razão de nosso viver, quer como crentes, quer como igreja batista local.

As possibilidades multiplicadoras são incalculáveis!Como dimensionar e quantificar o poder multi-

plicador de nossa Oferta Missionária? O que pode parecer pouco e insuficiente, nas mãos

de Deus toma asas para levar o Evangelho a milhões de pessoas, em todas as áreas deste Brasil continen-tal, sem qualquer deslocamento físico de nossa parte!

Como dimensionar e quantificar o poder multipli-cador de nosso engajamento no Programa de Adoção Missionária, o PAM Brasil?

O que pode parecer uma rubrica a mais, mesmo que significativa, em nosso orçamento de família ou de igreja, nas mãos de Deus se multiplica de tal forma

a encorajar e empoderar os missionários no cumpri-mento da vocação que o Espírito Santo colocou no coração deles!

Como dimensionar e quantificar o poder multipli-cador das parcerias estratégicas que nossas igrejas podem estabelecer com a Junta de Missões Nacionais?

O que pode parecer insignificante, nas mãos de Deus se multiplica de tal forma a possibilitar, à JMN, cumprir suas metas e avançar na ocupação dos espa-ços geográficos e no enfrentamento dos desafios sociais que o Espírito Santo já reservou para ela!

Somos chamados a impactar o Brasil através do nosso apoio irrestrito à Campanha de Mobilização Anual, que se concretiza na dedicação de uma expres-siva Oferta Missionária e na parceria com a JMN para a viabilização de seus projetos.

Neste ano de 2019, a Igreja Batista da Liberda-de, em São Paulo, que tenho a alegria de pastorear, continua como parceira da JMN no ministério da Cristolândia em nossa cidade, além de estar engaja-da, lado a lado, com a SUA IGREJA e com as demais que cooperam com a Convenção Batista Brasileira na Campanha de Mobilização Anual.

Meu irmão e minha irmã, redobremos nossos esforços multiplicadores como evidência indiscutível de que Cristo vive em nós!

Pr. Fausto Aguiar de VasconcelosPresidente da Convenção

Batista Brasileira e Pastor da Igreja Batista

da Liberdade (SP)

32

33

Material da Campanha 2019Missões Nacionais quer ajudar você a fazer uma

Campanha inesquecível! É por meio do seu empe-nho que mais pessoas se juntarão a nós na missão de multiplicar discípulos. Por isso, mais uma vez, preparamos um material com diversos recursos para serem usados em sua igreja.

Com base em uma pesquisa realizada em nossas redes sociais, neste ano estamos investindo no ambiente online, para facilitar seu acesso ao conteúdo completo da Campanha 2019. Além das informações que se encontram nas revistas, confira, agora, todo material extra que você vai encontrar no site:

VídeosEste material é mais um suporte para que

você e sua igreja tenham informações sobre as ênfases, projetos abordados e histórias contadas na Campanha 2019. Exiba os vídeos no Momento Missio-nário de sua igreja e repasse para os líderes de PGMs.

Ordens de CultoPreparados pela Ministra de Música

Jilza Feitosa de Araújo, cada um dos cinco cultos abordará a ênfase da semana e trará sugestões de leitura bíblica, cantos congregacionais, hinos e muito mais. Para facilitar, passe o endereço do site para seu Ministro de Música ou pessoa responsável por organizar os cultos em sua igreja. Veja um modelo na página 36.

Roteiros de PGMsSeguindo a visão da Igreja Multiplica-

dora, que norteia a Campanha deste ano, este material servirá para que os Pequenos Grupos Multiplicadores estejam conectados com o movimen-to missionário da igreja. Compartilhe o endereço do site com os líderes e aproveite para lembrá-los de que

cada PGM pode também ser um parceiro de Missões. Veja um modelo na página 37.

Meditações para BoletimCada texto foi baseado em uma ênfase da

Campanha deste ano. Produzido por homens que vivem a visão da Igreja Multiplicadora, esse con-teúdo serve como inspiração para que a igreja entre no clima da Campanha de Missões Nacionais. Veja um modelo na página 38.

Revista Gratidão Essa revista é o registro público das

ofertas missionárias enviadas pelas igrejas batistas brasileiras na Campanha 2018, e também do PAM Brasil.

Revista da Campanha de Oração Mais do que contribuir financeiramente,

queremos motivar as igrejas a se envolverem em oração e, desta vez, também, em ações de relaciona-mento discipulados. Promova momentos de oração nos cultos e PGMs com os motivos da Revista de Oração 2019.

Lista de Obreiros Sua igreja conhece os missionários que

atuam em todo o Brasil? Faça com que ela os conheça! Neste ambiente você saberá quais mis-sionários atuam em cada região do País. Leia mais na página 39.

Compartilhe Este é o seu espaço! Conte-nos o que

você tem feito em sua igreja durante a Cam-panha de Missões Nacionais - feiras, almoços, vigílias ou cultos; neste espaço você conta sua experiência e motiva outros promotores pelo Brasil.

Novidade: Aplicativo Zappar Neste ano Missões Nacionais traz uma grande novidade no seu material da Campanha de

mobilização, a realidade aumentada. Baixe gratuitamente o aplicativo Zappar no Google Play ou Apple Store e acesse um conteúdo exclusivo através do seu celular. Onde encontrar este marcador basta abrir o aplicativo e apontar a câmera, assim você encontra mais recursos para otimizar a Campanha em sua igreja. Não perca essa oportunidade!

Acesse todo o material no site www.minharazaodeviver.org.br

Dicas de Material de ApoioRedes Sociais de Missões Nacionais

Você acompanha Missões Nacionais nas redes sociais? Atualmente estamos no Facebook, Instagram, Youtube e WhatsApp. Além de notícias dos campos missionários e vídeos, na página do Facebook você vai encontrar a capa e a moldura para personalizar sua foto com o tema da Campanha de 2019. Para ficar por dentro de tudo através do grupo no WhatsApp, envie seu nome completo e de sua igreja para o número (21) 99693-5748.

Curta e compartilhe as publicações com seus amigos e seja um propagador do que Deus está fazen-do em nosso País!

NewsletterReceba semanalmente, em seu e-mail, um bole-

tim informativo com notícias do campo missionário! Basta se cadastrar em nosso site ou enviar sua solici-tação para [email protected].

Canais de RelacionamentoTem dúvidas a esclarecer ou sugestões para a

equipe de Missões Nacionais? Entre em contato conos-co através de nossos canais de relacionamento. E-mail: [email protected] Rio de Janeiro: (21) 2107-1818

Outras Capitais e Regiões Metropolitanas: 4007-1075Demais localidades: 0800-707-1818WhatsApp: (21) 96697-3786

Blog do PromotorA fim de estreitar os laços entre Missões Nacionais

e os promotores, neste espaço você encontra infor-mações e desafios para aplicar no trabalho em sua igreja. Tem, também, acesso a devocionais e dicas de mobilização sempre atualizadas, que ajudarão você a atuar durante todo o ano.

O Jornal BatistaToda semana, na página 7, você terá acesso a maté-

rias sobre diversos campos missionários. Você pode e deve aproveitar este conteúdo como informações a serem divulgadas na sua igreja, principalmente no período da Campanha.

Publicações UFMBBParceira de Missões Nacionais, a UFMBB apresenta,

na edição do 3º trimestre da revista Visão Missionária, o programa da Semana de Oração em prol de Missões Nacionais. Além disso, em suas outras publicações também é possível encontrar estudos e matérias relacionadas à temática.

Material ImpressoEsteja atento e verifique o material que chegou

em sua igreja!

Revista Geral É esta que você está lendo! No kit da Campanha

enviamos apenas uma revista por igreja; porém, se sua igreja tem mais promotores de missões você poderá fazer o download dela no site: www.mis-soesnacionais.org.br. Além disso, conteúdos extras como ordens de cultos, roteiros de PGM e muitos mais também estarão disponíveis neste espaço.

Revista Infantil Conteúdo especialmente preparado para ensi-

nar as crianças a amarem missões. Também no site é possível baixar sugestões de atividades manuais, ofertômetro, cofrinho e outras ilustrações.

Cartaz e Faixas O cartaz oficial e as faixas despertam para as ênfa-

ses que estamos abordando neste ano. Eles poderão ser colocados nas dependências da igreja, a fim de chamar a atenção para o período de Campanha de Missões Nacionais. Escolha locais de boa visibilidade para exibi-los.

Se estiver faltando algum item ou seu material apresentar algum outro problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento. E-mail: [email protected] Rio de Janeiro: (21) 2107-1818Outras Capitais e Regiões Metropolitanas: 4007-1075Demais localidades: 0800-707-1818WhatsApp: (21) 96697-3786

35

ORDEM DE CULTOA Ministra de Música Jilza Feitosa de Araújo preparou esta e outras quatro ordens de culto

para sua igreja, todas feitas de acordo com cada ênfase da Campanha deste ano. Para facilitar, passe o endereço do site para seu Ministro de Música ou pessoa responsável

por organizar os cultos em sua igreja. Ele poderá usar o material na íntegra ou ser inspirado por ele. Além disso em nosso site você encontrará as partituras das músicas indicadas, que também poderão ser substituídas pelo repertório usado pela sua igreja.

MULTIPLIQUE ORANDO!Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante

três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos. Tg 5. 17, 18

Processional, instrumental Cada instante/Sérgio Pimenta A igreja em ação(Avisos/Boas-vindas)

JESUS ESCUTA NOSSA ORAÇÃO – O PODER VEM DELE!

E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. Jo 14. 13, 14

Prelúdio CANTOSenhor, te quero/Andy Parker

LEITURA BÍBLICA|1 Ts 5. 17; Js 10. 12b, 13b; 1 Sm 1. 9b, 10, 11b, 20; 1 Cr 4. 9b, 10; At 9. 40a,b, 42; At 4. 23, 24a, 29 a 31

CANTOEm fervente oração/Elisha A. Hoffman

ORAÇÃO

CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO DA JMN/19TEMA|MINHA RAZÃO DE VIVER: MULTIPLICAR!Divisa|Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.Gl 2.20Música oficial da JMN/19

SE PEDIRMOS EM ORAÇÃO, CRENDO, RECEBEREMOS!

E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão. Mt 21. 22

MOMENTO DE GRATIDÃO E FIDELIDADE

CANTOAo Deus de amor e de imensa bondadeG. C. Stebbins, HCC 32

ORAÇÃO

CORODá-me teu poder/David T. Clydesdale

ORAÇÃO – INSTRUMENTO PARA A MULTIPLICAÇÃO!

De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar

deserto, onde ficou orando. Mc 1. 35

MENSAGEM MISSIONÁRIA

SOLOPor nossa Pátria oramos/J. G. Costa/J. Booth

MOMENTO DE ORAÇÃO

Poslúdio/recessionalNosso Deus é poderoso/T. Allyson

Acesse esta ordem de culto completa, com letras de músicas e leituras bíblicas, além dos outros quatro cultos no site oficial da Campanha 2019.

36

Acesse este e outros quatro roteiros no site oficial da Campanha 2019.

37

Roteiro de Pequeno Grupo Multiplicador

Pastores convidados prepararam este e outros quatro roteiros para os PGMs de sua igreja, todos feitos de acordo com cada ênfase da Campanha deste ano.

Para facilitar, passe o endereço do site os líderes dos grupos. Eles poderão usar o material na íntegra ou serem inspirados por ele.

MULTIPLICANDO A ORAÇÃORoosevelt Arantes

Tempo da Palavra

“Todos estes perseveravam unânimes em oração” (Atos 1.14).Temos que admitir que precisamos aprender a orar. A oração é mais do que expressar palavras; é um

encontro real com Jesus. Pense e responda para si mesmo: quando foi a última vez que você orou e teve a certeza de que esteve na presença de Jesus?

Ao longo da nossa vida, aprendemos a oração dos cultos: para iniciar a programação, para agradecer o ofertório e para despedir os presentes. Às vezes, parece que ainda não conhecemos a verdadeira dimensão desse importante elemento na vida da igreja.

Multiplicar a oração significa não só experimentar mais tempo com Jesus em oração, mas também ensi-nar outras pessoas a orar. Somente por meio do discipulado podemos ensinar aos discípulos como orar corretamente.

Tempo de Compartilhar

1. Que iniciativas você pode desenvolver a partir de hoje para melhorar sua vida de oração?2. Qual a diferença entre a oração que usamos nos cultos da igreja e a oração que devemos praticar em

nossa vida devocional?3. Qual é a importância, para o discipulado, de o discipulador ser reconhecido como uma pessoa de oração?

38

Meditação para Boletim

Preparamos esta e outras quatro meditações para boletim, todas feitas de acordo com a proposta da Campanha deste ano. Sua igreja poderá usar o material na íntegra ou ser ins-pirado por ele.

Minha razão de viver: Multiplicar!

Somos discípulos com uma missão! Discípulos do Senhor Jesus. Ele nos enviou para viver e fazer discí-pulos que se multipliquem. Assim a igreja começou, cresceu e chegou até nós. Uma obra conduzida pelo Espírito Santo ao longo dos séculos e que permanece até os nossos dias. A obra continua e será completada até a volta triunfal do Rei dos reis.

Todos os servos do Senhor Jesus devem estar comprometidos e trabalhando para que todos sejam alcan-çados com o poder do Evangelho. Por isso é preciso multiplicar oração, líderes, igrejas, missionários, ofertas, compaixão e graça. Investir em missões é um privilégio que honra e glorifica o nome do Senhor Jesus. Pois a sua oferta, com certeza absoluta, abençoará vidas em todo o Brasil. Temos experimentado um tempo muito oportuno em nossa pátria para compartilhar o amor de Deus e multiplicar discípulos. Não podemos nem pensar em recuar. É preciso avançar e multiplicar!

Estamos em mais uma Campanha de Missões Nacionais e temos certeza de que você participará com muita alegria para que mais vidas sejam alcançadas com a Palavra de Deus. Temos colhido muitos frutos nos campos missionários e isso só tem sido possível porque missionários estão trabalhando todos os dias para semear as boas-novas. Você faz parte de tudo isso que Deus está realizando em nossa pátria.

“Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim!” - Isso significa que Cristo reina na minha vontade e priori-dades. Ele é Senhor e governa todas as áreas da minha vida. Portanto o seu desejo de que todas as pessoas sejam alcançadas, deve ser considerado de forma intencional como prioridade absoluta no meu estilo de vida.

Permita que Cristo use sua vida para abençoar outras vidas. Seja bênção! Participe da Campanha de Missões Nacionais não apenas ofertando, mas orando e influenciando outras pessoas para que participem também. Ninguém pode ficar de fora desta grande obra.

Vamos avançar e multiplicar!

Pr. Fernando BrandãoDiretor Executivo de Missões Nacionais

Acesse as outras quatro meditações para o boletim no site oficial da Campanha 2019.

Multiplicando Oração em favor dos Obreiros

“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto”. Tiago 5.17,18

Com o objetivo de levantar intercessores, trouxemos uma versão virtual do Quadro de Obreiros. Ao clicar em cada região, você saberá os desafios de cada uma e quem são os missionários atuantes nos estados. A

oração é o meio de nos tornarmos participantes de tudo que Deus tem para realizar em nós, em nossas famílias, em nosso redor e em nossa nação. A oração é um ato de

fé; não vemos, mas temos a certeza de que Deus nos ouve e que o controle da história e curso da humanidade, e também de nossas vidas está

nas mãos dele.Pela fé, cremos nos exemplos da Bíblia - das ora-ções de Ana, que se torna mães de filhos; de Jabez, pedindo que a mão do Senhor estivesse sobre ele fazendo-o abençoado e a oração de Josué, que fez os astros se curvarem à soberana vontade de

Deus, dando vitória ao seu povo. São apenas alguns dos muitos exemplos que a inerrante Palavra de Deus

nos traz. Com base nesses exemplos, ore pelo Sertão para que Deus

envie chuvas, profissionais de saúde para os ribeirinhos, paz para as metrópoles e, sobretudo, ore para que a vontade de

Deus seja feita e assim alcancemos toda a Pátria para Cristo, o nosso grande exemplo de um servo de oração.

Acesse o Quadro e se una a esta grande corrente de oração!

39

Como Enviar Sua Oferta da Campanha

Para constar devidamente no nosso balanço financeiro e na Revista Gratidão, a oferta de Campanha de sua igreja deve ser enviada até 27 de dezembro de 2019. Mas pode ser enviada em partes, a qualquer momento, antes dessa data. O sistema contábil de Missões Nacionais aglutina as ofertas feitas pela mesma igreja ou congregação ao final do balanço.

Como enviar:

Boleto bancárioQue é enviado em setembro, junto do material da Campanha mesmo. Para segun-

das vias ou mais boletos, envie um e-mail para [email protected] ou uma mensagem por WhatsApp para o número (21) 99287-7515.

Transferência ou depósito em contaSe houver qualquer problema com os boletos, a igreja ou congregação pode fazer

transferência ou depósito em uma de nossas contas. Para garantir a identificação pedimos que envie o comprovante para o e-mail [email protected]

ou via WhatsApp, pelo número (21) 99287-7515.

As contas são:JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB • CNPJ: 33.574.617/0001-70

BRADESCOAgência 0226Conta corrente 87500-7

BANCO DO BRASILAgência 3010-4Conta corrente 120275-8

SANTANDERAgência 4362Conta corrente 13000289-2

CAIXA ECONÔMICA FEDERALAgência 1411-0Conta corrente 138-6Operação 003

ITAÚAgência 0281Conta corrente 66341-9

A DATA LIMITE PARA ENVIO DA OFERTA É O ÚLTIMO DIA DE EXPEDIENTE BANCÁRIO DO ANO, 27 DE DEZEMBRO DE 2019.

40