nossa força |13ª edição

4
Orgulhosas da função, as vigilantes da Rudder seguem as mesmas regras dos homens, sem perder a feminilidade Mulheres de fi bra “Era exatamente o que eu queria”, re- vela. “Ser vigilante, para mulher, era ser pioneira”, orgulha-se. Elvira trabalhou em grandes redes de varejo da época, como Wolens, um loja de confecções, e Hermes Macedo, de departamentos. “Nunca sofri preconceito. Mulher é perspicaz, corajo- sa, observadora e detalhista, requisitos que fazem diferença para uma vigilante”, resume. Contudo, foi nos anos de 1990 que hou- ve uma demanda maior na contratação de seguranças femininas, segundo o Cel. Murilo França, diretor de Operações. Ele concorda que há diferenças na atuação de homens e mulheres. “A mulher é mais perceptiva, detalhista, observadora, dis- creta e exigente”, afirma, sem pestanejar. Patrícia dos Santos, segurança que traba- lha na recepção da Refinaria de Petróleo Riograndense, em Rio Grande, concorda. Sim, elas abriram e ocuparam seus espa- ços, sem perder a doçura e a feminilidade. Se há algumas décadas era praticamente impossível ver uma mulher ocupando al- tos cargos em empresas ou assumindo o comando de países como hoje, imagine figurar como segurança em um shopping, por exemplo. Uma das pioneiras na con- tratação de seguranças femininas, lá em 1973, a Rudder hoje emprega 542 mu- lheres vigilantes, que trabalham em Porto Alegre, no interior do Rio Grande do Sul e no Paraná, em bancos, condomínios, empresas, shoppings e indústrias. Primeira mulher contratada como segu- rança, Elvira Claudete da Silva segue fun- cionária da empresa, agora como chefe de departamento (DACP). Elvira veio do interior do Estado para prestar concurso para a Polícia Civil quando viu o anúncio da Rudder pedindo vigilantes femininas. ANO 3 – Nº 13 – março e abril de 2013 “A mulher tem mais calma para lidar com situações extremas e usa mais sua sabe- doria e paciência.” O desempenho singular de Patrícia em seu posto de trabalho re- cebeu, inclusive, destaque no informativo da refinaria. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento”, orgulha-se. E para elas não tem moleza, não. O trei- namento das seguranças mulheres é o mesmo dos homens, dentro das confor- midades previstas em legislação. O uni- forme é padrão, mudando apenas algu- mas características como colete, cinto, sapato, corte da camisa e da calça. Com relação à postura profissional, também tudo igual. “As vigilantes têm a mesma qualificação que os vigilantes homens. Procuramos apenas evitar colocar as mulheres para trabalhar em locais mais ermos, com pouca estrutura”, especifica o Cel. França. Foto: Jonas Adriano

Upload: interna-projetos-editoriais

Post on 28-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Mulheres de fibra - Sim, elas abriram e ocuparam seus espaços, sem perder a doçura e a feminilidade. Se há algumas décadas era praticamente impossível ver uma mulher ocupando altos cargos em empresas ou assumindo o comando de países como hoje, imagine figurar como segurança em um shopping, por exemplo. Uma das pioneiras na contratação de seguranças femininas, lá em 1973, a Rudder hoje emprega 542 mulheres vigilantes, que trabalham em Porto Alegre, no interior do Rio Grande do Sul e no Paraná, em bancos, condomínios, empresas, shoppings e indústrias.

TRANSCRIPT

Page 1: Nossa Força |13ª edição

Orgulhosas da função, as vigilantes da Rudder seguem as mesmas regras dos homens, sem perder a feminilidade

Mulheres de fi bra“Era exatamente o que eu queria”, re-vela. “Ser vigilante, para mulher, era ser pioneira”, orgulha-se. Elvira trabalhou em grandes redes de varejo da época, como Wolens, um loja de confecções, e Hermes Macedo, de departamentos. “Nunca sofri preconceito. Mulher é perspicaz, corajo-sa, observadora e detalhista, requisitos que fazem diferença para uma vigilante”, resume.

Contudo, foi nos anos de 1990 que hou-ve uma demanda maior na contratação de seguranças femininas, segundo o Cel. Murilo França, diretor de Operações. Ele concorda que há diferenças na atuação de homens e mulheres. “A mulher é mais perceptiva, detalhista, observadora, dis-creta e exigente”, afi rma, sem pestanejar. Patrícia dos Santos, segurança que traba-lha na recepção da Refi naria de Petróleo Riograndense, em Rio Grande, concorda.

Sim, elas abriram e ocuparam seus espa-ços, sem perder a doçura e a feminilidade. Se há algumas décadas era praticamente impossível ver uma mulher ocupando al-tos cargos em empresas ou assumindo o comando de países como hoje, imagine fi gurar como segurança em um shopping, por exemplo. Uma das pioneiras na con-tratação de seguranças femininas, lá em 1973, a Rudder hoje emprega 542 mu-lheres vigilantes, que trabalham em Porto Alegre, no interior do Rio Grande do Sul e no Paraná, em bancos, condomínios, empresas, shoppings e indústrias.

Primeira mulher contratada como segu-rança, Elvira Claudete da Silva segue fun-cionária da empresa, agora como chefe de departamento (DACP). Elvira veio do interior do Estado para prestar concurso para a Polícia Civil quando viu o anúncio da Rudder pedindo vigilantes femininas.

ANO 3 – Nº 13 – março e abril de 2013

“A mulher tem mais calma para lidar com situações extremas e usa mais sua sabe-doria e paciência.” O desempenho singular de Patrícia em seu posto de trabalho re-cebeu, inclusive, destaque no informativo da refi naria. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento”, orgulha-se.

E para elas não tem moleza, não. O trei-namento das seguranças mulheres é o mesmo dos homens, dentro das confor-midades previstas em legislação. O uni-forme é padrão, mudando apenas algu-mas características como colete, cinto, sapato, corte da camisa e da calça. Com relação à postura profi ssional, também tudo igual. “As vigilantes têm a mesma qualifi cação que os vigilantes homens. Procuramos apenas evitar colocar as mulheres para trabalhar em locais mais ermos, com pouca estrutura”, especifi ca o Cel. França.

ANO 3 – Nº 13 – março e abril de 2013

Foto

: Jon

as A

drian

o

Page 2: Nossa Força |13ª edição

Às mulheresInfelizmente a humanidade convive há séculos com preconceitos de todas as ordens. Com a mulher não foi diferente, mas pelo menos essa barreira consegui-mos vencer. Hoje vemos mulheres em todos os postos de comando – temos uma Presidenta! A Rudder foi uma das primeiras empresas de segurança do país a contratar mulheres para postos de segurança – e orgulha-se disso. No Mês da Mulher, aproveitamos para ho-menagear as nossas vigilantes femini-nas e demais funcionárias com a maté-ria de capa deste informativo.

Nesta edição também falamos sobre parceiros importantes da Rudder, como o Centro Logístico Araucária, e vários outros que nos alegram diariamen-te com os elogios que enviam sobre o desempenho de nossos funcionários. Como o de Wanderlei Calderon, do Pa-raná, que atuou na prevenção de um possível incidente em uma agência ban-cária em Londrina, onde vive, e acabou evitando o ataque. Ou o exemplo de Altemir de Lima e André Ferrão, que de-volveram a chave encontrada ao cliente, atitude simples que mereceu destaque.

São histórias como essas, de responsa-bilidade, postura ímpar e trabalho digno, que nos orgulham diariamente.

Inspire-se e boa leitura!

Carlos Alberto Laude – Diretor Geral

Foto

: Jon

as A

drian

o

No bairro Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre, um dos centros de armazena-mento e distribuição de produtos que se destaca é o Centro Logístico Araucária, protegido pela Rudder desde março de 2012. “A Rudder é referência em sua área de atuação, sobretudo em relação ao zelo do patrimônio dos condomínios em que atua. Essa experiência nos levou a contar com a empresa para fazer a segurança do condomínio”, especifica Everton Dario de Oliveira, gestor de Con-domínios do Centro Logístico Araucária.

Com docas para dois caminhões por módulo, e com cada módulo dispondo de um depósito de 780m², escritório de 185m² e loja frontal com 49m², o Centro Logístico Araucária precisa de um tipo de segurança especial, de patrimônio, sobretudo porque está localizado perto de áreas de saída da cidade, regiões tradicionalmente de risco para a segurança das empresas que por lá atuam.

Segundo Oliveira, o conhecimento técnico e os funcionários bem preparados e orientados possibilitam à Rudder prestar um serviço diferenciado nesse sentido. “Trata-se de uma empresa eficiente, ágil em nossas solicitações e em nossas demandas diárias”, garante.

Everton de Oliveira, gestor de Condomínios, trabalha tranquilo e em segurança

Zelo pelo patrimônio no Centro LogístiCo ArAuCáriA

Page 3: Nossa Força |13ª edição

ANO 3 – Nº 13 – março e abril de 2013

EXPEDIENTE

Foto

: Ivo

Gon

çalve

s / P

MPA

Ler faz bem para a cultura e o cérebro Sempre ouvimos de pais e professores que ler faz bem. Natu-ralmente, adquirimos mais cultura e ficamos mais informados quando lemos um bom livro, uma revista ou jornal.

Contudo, estudos recentes mostram que nossa imaginação atua de forma mais eficiente durante a leitura do que ao ver-mos um filme, por exemplo. Nossa mente fica mais liberta para elaborar as imagens. A leitura também ajuda na memó-ria, já que estimula o cérebro a formar mais e mais conexões. Por isso é importante manter o hábito da leitura ao longo da vida, para chegarmos à velhice com o cérebro em bom fun-cionamento intelectual.

Quer praticar a leitura, estimular a memória e adquirir mais cultura e informação? Há bibliotecas em que é possível retirar livros de graça. Na internet é possível acessar sites e baixar, gratuitamente, obras de literatura. Confira:

em porto alegre• Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães – Av. Érico Veríssimo, 307 – Porto Alegre (RS) - Fone (51) 3289-8078

na Internet• www.dominiopublico.gov.br - Biblioteca digital elaborada pelo Ministério da Educação.

• http://virtualbooks.terra.com.br - Site para baixar livros gratuitamente.

• www.editorakazua.com - Portal da editora que disponibiliza, no link Download, clássicos da literatura nacional e mundial.

Segurança com foco nas pessoasEle começou sua trajetória profissional como programador de rádio, fazendo os encaixes dos intervalos comerciais entre os blocos da programação regular de uma emissora. Porém, Paulo Ricardo Cesar de Andrade não resistiu ao chamado da Rudder e mudou completamente de área de atuação, virando segurança da empresa, função que desempenha há 20 anos. Mas sem perder o foco do que mais gosta em seu trabalho: o contato com as pessoas.

Andrade, como é conhecido pelos colegas, hoje trabalha em um posto do Banco do Brasil, em Porto Alegre, e sente-se or-gulhoso da atividade que desempenha. “Meu trabalho é impor-tante porque possibilita que outras pessoas desempenhem as suas tarefas com segurança e tranquilidade”, resume.

Nas horas de folga, ele também não para. Andrade costuma curtir a esposa Karen, as filhas Agnes e Allane e a netinha Yas-min, assistir a um bom filme e jogar futebol com os amigos aos sábados à tarde. “Sempre atuei na defesa, mas marco meus gols de vez em quando”, garante.

orGulHo De ser ruDDer

Andrade fica feliz por garantir a tranquilidade dos clientes de seu posto

Biblioteca disponibiliza mais de 44 mil títulos de diversos gêneros

Agora os novos funcionários da Rudder podem contar com os benefícios do SESC RS assim que são admitidos. Basta solicitar uma ficha no setor de Recursos Humanos, preenchê-la e entregá-la ali mesmo. Uma semana depois é só retirar a carteirinha no mesmo local e desfrutar de serviços como academia de ginástica, clube campestre e descontos em hotéis pelo Estado.

SeSc: carteirinHaS em uma Semana

Foto

: Jon

as A

drian

o

Page 4: Nossa Força |13ª edição

Prevenção é o melhor remédio

Antenado com as notícias, principalmente com os fatos que têm relação direta com seu tra-balho, Wanderlei Calderon é do tipo que acha melhor prevenir do que remediar. Fiscal de Operações da Rudder em Londrina (PR), ele informou-se sobre as ocorrências policiais da região e deixou em alerta uma agência bancária no Paraná que é cliente da Rudder, na intenção de prevenir a gerência do banco sobre a onda de ataques que estava ocorrendo na cidade e nos arredores.

A fiscalização regional do banco reconheceu o esforço de Wanderlei e o trabalho da Rudder na preservação da segurança patrimonial de seus clientes.

Outros elogios ao nosso pessoal:A Gerência de Segurança da rede de agências do banco Itaú destacou a atuação da vigilante Or-landa Maria Velho, da agência de Esteio/RS. Um cliente Uniclass do banco elogiou formalmente o atendimento e a atenção da vigilante, sobretudo em relação à porta giratória. “A vigilante, atenden-do as orientações da Rudder e do banco, age de maneira correta, com muito respeito e sorriso no rosto”, enalteceu o cliente. O banco afirmou que a atitude da senhora Orlanda “é exemplar e primor-dial para que os laços de parceria entre o Itaú e a Rudder sejam sempre efetivos”.

O Sicredi elogiou a postura e o profissionalismo dos funcionários Daveson Araújo da Rocha e Lu-ciano Pereira Duarte, que prestaram serviços no jantar de final de ano da diretoria da empresa.

Altemir José Machado de Lima e André Ávila Ferrão receberam os agradecimentos de um cliente da agência Azenha do Banco do Brasil. Os seguranças encontraram a chave do carro que o cliente havia esquecido no local e a de-volveram no dia seguinte, fato que resultou no elogio.

A gerência da loja Intershop Nike Beira Rio en-viou os parabéns a toda a equipe da Rudder, em especial ao assessor comercial Henrique e ao vigilante Cezar Fabris, pela parceria e desempe-nho em 2012.

Vercidino Neves da Silva, vigilante da Rudder na sede da Fundação Bradesco, recebeu um belo cartão de Feliz Natal da empresa em que presta serviços.

Wanderlei Calderon, colaborador de Londrina (PR)

ANO 3 – Nº 13 – março e abril de 2013

VoCÊ SuGere

ruDDer neWS

Tem alguma sugestão de assunto para o Nossa Força? Encaminhe um email para [email protected].

FunCionários DeStaQueS

Rudder na RBS TVO gerente comercial da Rudder, Miguel Louzado, foi um dos entrevistados do RBS Notícias, da RBS TV Porto Alegre, em matéria sobre sistemas de segurança eletrônicos. O programa foi ao ar em janeiro e destacou o cuidado ao se contratar

uma empresa de segurança. Paulo Mâncio, cliente da Rudder, também foi entre-vistado e mostrou, em sua casa, a satisfação com o serviço. É possível conferir a matéria na íntegra no YouTube, no www.youtube.com/watch?v=-hMkZ0FrQBw.

ReconhecimentoMais uma vez, a Rudder foi apontada pela pes-quisa Marcas de Quem Decide como a empresa de segurança mais lembrada pelos gaúchos. Os vencedores foram agraciados em evento realiza-do no dia 5 de março no Centro de Eventos do

Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A divulgação dos premiados foi feita após um café da manhã, com a apresentação dos rankings e a entrega dos certificados. Promovida pelo Jornal do Comércio, Marcas de Quem Decide está comemorando 15 anos.

Alarmes com tecnologia multiplexUnindo segurança e controle de acesso, as cen-trais multiplexadas de alarme implementadas pela Rudder possuem um sistema fácil de usar, que utiliza conceito modular, permitindo aos ins-taladores pouparem tempo e trabalho. Além de

disponibilizar funções que tornam o sistema expansível, de instalação rápida e conveniente, a tecnologia também permite integrar soluções de controle de aces-so, utilizando softwares para gerenciar os usuários e permissões de acessos.

Fechaduras de alta confiabilidadeA Rudder disponibiliza um sistema de fechadu-ras de segurança eletromagnéticas que manda para o espaço os tradicionais trincos mecânicos. As fechaduras funcionam por meio de um blo-queio eletromagnético, que utiliza a força mag-

nética para serem trancadas. Em caso de emergência, as fechaduras de segu-rança eletromagnéticas liberam automaticamente as portas ao corte de energia. A preocupação de que a porta não possa ser aberta devido a falha mecânica não existe.