normas editoriais e política editorial do ri

13
relacoesinternacionais.com.br relacoesinternacionais.com.br facebook.com/relacoesint @relacoesint Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected] NORMAS EDITORIAIS E POLÍTICA EDITORIAL

Upload: ri-publicacoes-e-comunicacao-em-relacoes-internacionais

Post on 13-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Contém as normas editoriais e a política editorial que são adotadas pelo RI para a produção, a submissão e a publicação de artigos.

TRANSCRIPT

Page 1: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

NORMAS EDITORIAIS E

POLÍTICA EDITORIAL

Page 2: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

2

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

PALAVRA

DO EDITOR-CHEFE

O RI é a primeira usina de ideias (think tank, em inglês) de produção científica e comunicação da área de Relações Internacionais do Brasil em sua categoria. É uma instituição de direito privado sem fins lucrativos com o objetivo de trazer pesquisas, análises e conteúdo informativo sobre um amplo conjunto de temas que perpassam as relações internacionais contemporâneas a fim de elevar a discussão da área a um patamar superior em âmbito nacional. Para manter o padrão de suas publicações, o RI adota uma política editorial democraticamente construída que atende aos preceitos de cada editorial com um padrão de formatação dos artigos e regras de publicação que a complementam. O presente documento foi criado com o objetivo auxiliar editores, colunistas e autores interessados em publicar no RI a padronizar de modo eficiente seus manuscritos para que estejam adequados aos recursos e requisitos da plataforma web do RI no que diz respeito à edição e publicação de artigos. Para tanto, traz informações em linguagem clara e objetiva que garantirá, caso sejam usadas de maneira apropriada, a uniformização das publicações. Outros documentos que complementam o Sistema de Publicações do RI são o Manual de Publicações e a Cartilha “Como Colaborar?” que, igualmente ao conteúdo que segue, merecem a leitura atenta, pois reúnem as principais informações sobre o padrão adotado pelo RI para a produção, a revisão e a publicação de seu conteúdo. Como editor-chefe, desejo eficiência na formatação dos artigos e sugiro que esta Política Editorial esteja sempre acessível para consultas de modo a potencializar a qualidade nas publicações.

Rafael Silva EDITOR-CHEFE

Page 3: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

3

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Normas Editoriais

1. Os artigos submetidos à publicação devem ser inéditos e redigidos em língua portuguesa. 2. Poderão ser publicados artigos produzidos, prioritariamente, pelos membros da Rede Interna de Colunistas e da Rede Aberta de Colunistas, embora também sejam aceitos artigos produzidos por

estudiosos e profissionais não-membros do RI, pertencentes a todas as áreas científicas. 3. Serão aceitos para publicação artigos produzidos por no máximo 2 (dois) autores. 4. O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), de forma que não representa a posição ou as opiniões do RI, seus membros, editores, colunistas, diretores e

conselheiros. 5. Todo artigo a ser publicado no RI deverá ser submetido à avaliação do editor da seção editorial correspondente ao tema principal do artigo. Ao editor cabe a decisão sobre o aceite do artigo. Caso seja

recusado por não atender os requisitos de publicação postulados pelo RI, o(s) autor(es) receberá(ão) uma notificação por e-mail pela qual será(ão) comunicado(s) o(s) motivo(s) da recusa. 6. Formato: os artigos devem ser digitalizados em formato Microsoft Word 2003/2007 (doc. ou docx.). O texto deverá ser digitado em modelo de papel oficialmente adotado pelo RI (anexo I deste

documento) cuja orientação é A4(21 x 29,7 cm) de fundo branco, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta, com espaçamento entrelinhas de 1,5cm, justificado e deve conter entre 3 e 5 páginas (incluindo notas de rodapé; referências; palavras-chave, quadros, tabelas, fotos, imagens e gráficos).

7. Título: fonte Times New Roman, tamanho 14; espaçamento entrelinhas simples; alinhamento ao centro (centralizado); negrito; e caixa alta (maiúsculo). 8. Subtítulos: fonte Times New Roman, tamanho 14; espaçamento entrelinhas simples; alinhamento justificado; negrito; e apenas primeira letra da frase, nomes próprios siglas em caixa alta (maiúsculo). 9. Palavras-chave: Os artigos devem ser acompanhados por até cinco palavras-chaves em português e em inglês (keywords). 10. Ilustrações: as ilustrações (gráficos, tabelas, quadros, figuras e fotos) devem ser enviadas em arquivos separados do texto corrido em formato jpeg ou png, numeradas, tituladas e com indicação de

onde serão inseridas no texto. Em acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as tabelas devem ser identificadas com número em algarismo arábico, sequencial, inscrito na parte superior à esquerda da página e acompanhadas de informações sobre a(s) fonte(s) disposta(s) imediatamente abaixo da tabela para indicar a autoridade dos dados.

11. Notas: as notas devem ser dispostas ao final do texto em fonte Times New Roman tamanho 10 com espaçamento simples entrelinhas e numeradas em ordem sequencial única para todo o texto. Seu conteúdo deve ser limitado a comentários adicionais do texto.

12. Citações: as citações menores de três linhas devem ser inseridas no corpo do texto apresentando aspas. Quando maiores de três linhas, devem ser dispostas em parágrafos independentes com espaçamento simples entrelinhas, margem esquerda com recuo de 4cm e acompanhadas do sobrenome do autor, o ano da publicação e o número da(s) página(s) entre parêntesis.

13. Referências Bibliográficas: as referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto em ordem alfabética contendo na seguinte sequência: sobrenome do autor, nome do autor, título da obra, número de edição, local de publicação, editora, data e número de páginas. Caso a obra seja um periódico, deve-se incluir o nome do mesmo após o título do trabalho. O título da obra deve estar em negrito. No caso de referência bibliográfica disponível na Internet esta deverá conter além dos dados supracitados os endereços do link para acesso e a data de acesso feita pelo autor(es) do artigo.

14. Imagens: os autores dos artigos poderão propor imagens/fotografias para acompanhar seu artigo no site, no entanto, esta função é de responsabilidade da Diretoria de Comunicação e Conteúdo e é co-executada pelos editores. Imagens ideais para a plataforma web do site são imagens que contenham, obrigatoriamente, as seguintes dimensões: altura máxima de 430 pixels e largura mínima de 630 pixels. A Diretoria de Comunicação e Conteúdo, os editores e o editor-chefe se reservam no direito de substituir imagens/fotografias indicadas pelos autores no caso de estas não respeitarem as dimensões supracitadas ou expor conteúdo obsceno, de natureza preconceituosa e/ou politicamente e/ou religiosamente tendenciosa ou ainda se for de encontro a qualquer critério estabelecido por uma das instâncias supracitadas.

15. Em caso de dúvidas quanto às normas listadas neste documento, orienta-se que sejam seguidas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), notadamente, as Normas Brasileiras (NBR): NBR6022 de 2003 sobre normalização para artigo científico; NBR6023 de 2002 sobre elaboração de referências; NBR6024 de 2003 sobre numeração progressiva das seções de um documento; NBR6028 de 2003 sobre resumos; e NBR10520 de 2002 sobre citação em um documento.

16. Uma vez o artigo seja aceito pelo editorial correspondente, o RI por meio de seus editores se reserva o direito de fazer as alterações que se fizerem necessárias para a adequação do artigo às normas acima descritas e aos padrões de publicação exigidos.

17. Colunistas da Rede Interna e da Rede Aberta devem enviar os manuscritos de seus artigos para o endereço de e-mail do editor da seção editorial correspondente enquanto demais autores interessados deverão remeter seus manuscritos para o endereço submissã[email protected].

Page 4: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

4

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Políticas Editoriais por Seção Editorial

Cidades

Descrição

Seção dedicada ao desenvolvimento de artigos sobre temas nacionais e internacionais relacionados às Cidades.

Contexto

Na última década, o mundo transmutou de majoritariamente rural para tornar-se urbano. Grandes concentrações demográficas não são apenas características de países desenvolvidos, mas configuram, hodiernamente, cenário de nações em desenvolvimento. A temática da cidade atingiu escala global e sua problemática é compartilhada na seara internacional. Desse modo, o intenso processo de globalização observado fomentou o debate e a interação entre agentes nacionais e internacionais sobre o fenômeno da metrópole. A experiência urbana deixou de ser mera interação humana local para se tornar parte da política internacional contemporânea.

Justificativa

A inserção das urbes como objeto de estudo e debate se faz imprescindível para que haja uma completa compreensão do cenário internacional atual. À medida que os poderes subnacionais, tidos como novos protagonistas da agenda internacional, acompanham a dinâmica analítica das Relações Internacionais, salienta-se igualmente a autonomia destes, adquirida no transcorrer dos anos. Destaca-se ainda emergência e a relevância deste tópico no contexto atual.

Objetivo Geral

Produzir e publicar materiais de caráter científico que tenham as Cidades e temas correlatos das Relações Internacionais como objetos de estudo.

Objetivos Específicos

1. Apresentar produções científicas que analisam, por uma perspectiva internacionalista, temáticas da cidade contemporânea. 2. Publicar artigos que discutam meios, problemáticas e desafios da cooperação internacional descentralizada, concomitantemente aos seus reflexos ao redor do globo e nas

relações internacionais dos Estados. 3. Retratar cientificamente e empiricamente o papel e a presença dos governos subnacionais e locais nas relações internacionais contemporâneas; 4. Analisar a atuação internacional das cidades, traçando projeções futuras e identificando estratégias de internacionalização.

Temas Gerais

Atuação Internacional das Cidades; Atuação Internacional de Governo Locais e Subnacionais; Diplomacia das Cidades; Diplomacia Multinível; Internacionalização de Cidades; Paradiplomacia; Cooperação Internacional Descentralizada; Direito à Habitação; Gestão Urbana Contemporânea; História das Cidades; Políticas Públicas; Cidades e Atores Urbanos; Democracia nas Cidades; Sustentabilidade na Gestão das Cidades; e Cidades Globais.

Page 5: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

5

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Políticas Editoriais por Seção Editorial

Ciência & Tecnologia

Descrição

Seção dedicada ao desenvolvimento de artigos sobre temas nacionais e internacionais relacionados à Ciência & Tecnologia.

Contexto

Após a Guerra Fria, o cenário de rivalidade política que envolvia o desenvolvimento da ciência e o desenvolvimento tecnológico na escala internacional viu surgir a possibilidade de cooperação entre as potências desenvolvidas e posteriormente entre potências em desenvolvimento. Este fato somado à caracterização de uma atual sociedade do conhecimento faz emergir temáticas que permeiam a Ciência e a Tecnologia bem como a Inovação, a Pesquisa e o Desenvolvimento como tópicos relevantes para a agenda internacional e muitas vezes como pontos centrais para muitas searas de discussão.

Justificativa

Este editoria encontra respaldo, primeiramente, na importância de produção e divulgação de temas do desenvolvimento científico a fim de alimentar debates na sociedade contemporânea que cuidem dos desafios e problemáticas que lhes envolvem. Em segundo lugar, o editorial de Ciência & Tecnologia se justifica, pois representa um esforço genuíno de incrementar as discussões de Relações Internacionais com conceitos e temáticas referentes à Ciência, ao desenvolvimento, à adaptação à propriedade tecnológica que são predicados consagrados da sociedade contemporânea denominada sociedade do conhecimento.

Objetivo Geral

Produzir e publicar materiais de caráter científico que tenham a Ciência & Tecnologia e temas correlatos das Relações Internacionais como objetos de estudo.

Objetivos Específicos

1. Prover análises sobre o desempenho dos países, projetos de integração regional, grupos de países e acrônimos em termos de Ciência, tecnologia e inovação em suas searas

governamentais, do setor privado e do terceiro setor. 2. Publicar artigos que discutam o papel, os reflexos e os desafios do desenvolvimento tecnológico e científico na sociedade global do conhecimento, sobretudo no que diz respeito

aos níveis distintos de desenvolvimento. 3. Retratar cientificamente e empiricamente a Ciência & Tecnologia como temática das Relações Internacionais contemporâneas. 4. Analisar a atuação governamental e empresarial quanto à cooperação e promoção da Ciência & Tecnologia e Inovação no cenário internacional.

Page 6: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

6

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Políticas Editoriais por Seção Editorial

Direitos Humanos

Descrição

Seção dedicada ao desenvolvimento de artigos sobre temas nacionais e internacionais relacionados aos Direitos Humanos.

Contexto

Decorridas décadas do início da normatização inicial dos Direitos Humanos, a contemporaneidade apresenta, em âmbito global, miríade de mazelas que transgridem a normativa e atingem os seres humanos. Tais ocorrências nos desafiam a cada dia e, sabemos de sua insistente e infeliz existência no cenário mundial. Não obstante termos ciência da incidência indistinta de violações, os Direitos Humanos formam parte de um ideal comum, na seara mundial. A justificativa do desenvolvimento teórico sobre a temática encontra-se implícita à condição humana. Idealizar agregar a conscientização global, por si só, é fundamento eficaz à importância de se debater Direitos Humanos.

Justificativa

Tal seção encontra respaldo, primeiramente, no escopo precípuo da conscientização aliado ao viés internacionalista que une os membros do RI – Publicações e Comunicação em Relações Internacionais. A informação representa o caminho para a conscientização e construção societária distinta. Na medida em que, os direitos humanos foram sendo transferidos para a agenda internacional, configurando o que se convencionou chamar de "universalização ou internacionalização" dos direitos humanos, a ideia de considerá-los como matéria de competência do Estado sucumbiu, justificando assim, a importância para esta seção.

Objetivo Geral

Produzir e publicar materiais de caráter científico que tenham os Direitos Humanos e temas correlatos das Relações Internacionais como objeto de estudo.

Objetivos Específicos

1. Prover análises sobre a atuação interna dos diversos países no que tange aos Direitos Humanos, assim como, entender as interações entre eles em benefício de tais direitos; 2. Analisar as iniciativas de conscientização, e os movimentos sociais civis que tratam o assunto em diferentes sociedades e discutir os desafios e progressos que as atualidades dos

Direitos Humanos apontam nas relações internacionais; 3. Retratar cientificamente e empiricamente o panorama global, de violações, proteção e problemáticas no campo dos Direitos Humanos; 4. Analisar a atuação governamental nacional na promoção de Direitos Humanos, bem como no que concernir à atuação política externa do Brasil, no seguimento.

Temas Gerais

Direitos Humanos; Direitos das Mulheres; Direitos de Religião; Segregação Racial; Tribunais Internacionais de Direitos Humanos; Regimes Políticos.

Page 7: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

7

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Políticas Editoriais por Seção Editorial

Direito Internacional

Descrição

Seção dedicada ao desenvolvimento de artigos sobre temas relacionados ao direito internacional público e privado.

Contexto

No último século, houve um aprimoramento das relações internacionais, tanto a nível organizacional quanto a nível de cooperação entre os atores globais. Fatores como a globalização tecnológica e econômica, as disputas territoriais e as discussões ambientais suscitaram o surgimento e a ação de novos sujeitos de direito internacional público e privado, os quais foram se constituindo a partir de processos de legitimação política e institucional. O direito internacional, ao acompanhar essas mudanças, transpôs a barreira das relações soberanas e alcançou níveis supranacionais e transnacionais, ascendendo fenômenos cujas implicações estão para ser avaliadas por juristas e estudiosos.

Justificativa

O direito internacional se insere como uma das mais importantes e promissoras vertentes para o estudo das relações internacionais. A Seção de Direito Internacional procura acrescer ao projeto de excelência proposto pelo RI – Publicações e Comunicação em Relações Internacionais, com o propósito de produzir conhecimento acadêmico e científico voltado à conscientização pessoal e ao aprimoramento profissional dos leitores deste veículo de publicações.

Objetivo Geral

Produzir e publicar artigos e textos científicos de referência, alinhados às novas linhas do estudo do direito e das relações internacionais.

Objetivos Específicos

1. Estudar a origem e a evolução dos sujeitos de direito internacional público e privado; 2. Avaliar a constituição, a evolução e o funcionamento das organizações e das cortes internacionais; 3. Retratar a historicidade, o teor e os fundamentos das normas de direito internacional, sob uma perspectiva ética, jurídica e humanística; 4. Relacionar o conteúdo do direito internacional com as demais áreas das ciências humanas, a exemplo da economia, da filosofia e da antropologia.

Temas Gerais

Casos paradigmáticos da International Court of Justice (ICJ); Conflitos armados e direito internacional humanitário; Direito Comunitário; Direito europeu no contexto do direito internacional; Direitos humanos no contexto do direito internacional; Direito internacional do investimento estrangeiro; Lex mercatoria e incoterms; Organizações internacionais; Princípio da autodeterminação dos povos.

Page 8: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

8

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Políticas Editoriais por Seção Editorial

Economia Internacional

Descrição

Seção dedicada ao desenvolvimento de artigos sobre temas nacionais e internacionais relacionados à Economia Internacional.

Contexto

Economia internacional pode ser entendida como sendo um conjunto de atividades que envolvem todos os aspectos de interação econômica entre as nações, dentre os quais podemos citar: coordenação das políticas econômicas internacionais, trocas comerciais, relações financeiras, políticas cambiais, monetárias, de investimento, entre outros.

Justificativa

Tal seção encontra respaldo, primeiramente, no escopo precípuo da conscientização aliado ao viés internacionalista que une os membros do RI – Publicações e Comunicação em Relações Internacionais. A informação representa o caminho para a conscientização e construção societária distinta.

Objetivo Geral

Produzir e publicar materiais de caráter científico que tenham a Economia Internacional e temas correlatos das Relações Internacionais como objeto de estudo.

Objetivos Específicos

1. Prover análises sobre a atuação interna dos diversos países no que tange a Economia Internacional assim como entender as interações entre eles 2. Produzir artigos com estrutura analítica compreensível e atualizada sobre problemas efetivos da economia internacional. 3. Provocar a crítica e o debate que estão relacionados à temática da Economia Internacional.

Temas Gerais

Relações comerciais (acordos comerciais, ganhos de comércio, liberalização comercial); políticas econômicas internacionais (política cambial, integração econômica); balanço de pagamentos; investimentos estrangeiros; relações financeiras internacionais e mercado internacional de capitais.

Page 9: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

9

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Políticas Editoriais por Seção Editorial

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Descrição

Seção dedicada ao desenvolvimento de artigos sobre temas nacionais e internacionais relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

Contexto

Muitas vezes o termo sustentabilidade está presente somente nos discursos políticos e não permeia ações governamentais e privadas. Acredita-se que a discussão sobre as definições de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade no âmbito internacional vêm promovendo meios de implementação capazes de reverter os processos de insustentabilidade em curso no modelo de desenvolvimento mundial em rigor.

Justificativa

Tal seção encontra respaldo, primeiramente, no escopo precípuo da conscientização aliado ao viés internacionalista que une os membros do RI – Publicações e Comunicação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A informação representa o caminho para a conscientização e construção societária distinta.

Objetivo Geral

Produzir e publicar materiais de caráter científico que tenham o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e temas correlatos às Relações Internacionais como objeto de estudo.

Objetivos Específicos

1. Prover análises críticas sobre a atuação interna dos diversos países no que tange ao Meio Ambiente e sustentabilidade assim como entender as interações entre eles. 2 Produzir artigos com estrutura analítica compreensível e atualizada sobre problemas efetivos sobre sustentabilidade. 3. Provocar a crítica e o debate que estão relacionados à temática do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Temas Gerais

Meio Ambiente; Desenvolvimento Sustentável; Conferências da ONU para o Desenvolvimento Sustentável; Agenda 21; desastres ambientais; política ambiental; governança ambiental; dimensões sociais ambientais; políticas institucionais; políticas culturais e ambientais da sustentabilidade.

Page 10: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

10

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Políticas Editoriais por Seção Editorial

Política Externa Brasileira

Descrição

Seção dedicada ao desenvolvimento de artigos sobre temas nacionais e internacionais relacionados à Política Externa Brasileira.

Contexto

A abertura política e as mudanças que aconteceram no mundo nas últimas décadas, tais como: descolonização, instauração de regimes democráticos na América Latina, criação de mecanismo regionais de cooperação, mudança da doutrina política brasileira, com o chamado eixo sul-sul, crescimento econômico e internacionalização da economia marcam o contexto internacional qual o Brasil procura se firmar.

Justificativa

O entendimento da política externa desenvolvida pelo Brasil é essencial para a formação do internacionalista e de demais interessados na área de Relações Internacionais. A formulação de análises por especialistas em Relações Internacionais facilita e aprofunda o debate que se faz imprescindível em tal contexto.

Objetivo Geral

Produzir e publicar materiais de caráter científico-analítico que possibilitem o diálogo com o contexto internacional e a Política Externa Brasileira de forma a possibilitar o entendimento do mundo e a inserção do Brasil.

Objetivos Específicos

1. Promover o debate sobre uma ampla gama de temas internacionais quais impactam na política e na sociedade brasileira . 2. Produzir materiais que possibilitem o entendimento das relações exteriores do Brasil 3. Possibilitar o pensamento crítico da realidade internacional e brasileira.

Temas Gerais

Geopolítica, crises políticas, conflitos internacionais, cooperação internacional, encontros de líderes, política monetária internacional, marketing internacional, relações internacionais; MERCOSUL, América do Sul, BRICS, IBAS.

Page 11: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

11

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Políticas Editoriais por Seção Editorial

Política Internacional

Descrição

Seção dedicada ao desenvolvimento de artigos sobre temas nacionais e internacionais relacionados a política internacional.

Contexto

As agendas políticas das nações estão ligadas ao contexto internacional, sendo constante a influência dos eventos externos na tomada de decisões internas. A globalização, as tecnologias da comunicação e da informação, o comércio internacional e as questões ambientais estão interligadas entre os países, demandando ação política em âmbito internacional para a preservação de interesses e o concerto político. A política internacional passou a ser também um assunto relevante para a sociedade civil organizada, que busca defender interesses no mundo e atuam politicamente para que isso aconteça.

Justificativa

O entendimento do contexto internacional é essencial para a formação do internacionalista e de demais interessados na área de Relações Internacionais. A formulação de análises por especialistas em Relações Internacionais facilita e aprofunda o debate, que se faz imprescindível em tal contexto.

Objetivo Geral

Produzir e publicar materiais de caráter científico-analítico que possibilitem o diálogo com o contexto internacional de forma a possibilitar o entendimento do mundo.

Objetivos Específicos

1. Promover o debate sobre uma ampla gama de temas internacionais. 2. Produzir materiais que possibilitem o entendimento dos assuntos políticos internacionais. 3. Possibilitar o pensamento crítico da realidade internacional.

Temas Gerais

Geopolítica, crises políticas, conflitos internacionais, cooperação internacional, encontros de líderes, política monetária internacional, marketing internacional, relações internacionais.

Page 12: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

12

relacoesinternacionais.com.br

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint @relacoesint

Chefia de Edição 2012-2013 | [email protected]

Consulte também:

Regimento do RI Manual de Publicações Cartilha “Como Colaborar?”

RI - Relações Internacionais

relacoesinternacionais.com.br | ri.net.br

facebook.com/relacoesint | facebook.com/relacoesinternacionais | @relacoesint

CEP 88036-200 - nº 34, 12A - Florianópolis/SC

Tel.: +55 (48) 9916-7851

[email protected] | [email protected] | [email protected] | submissã[email protected]

Page 13: Normas Editoriais e Política Editorial do RI

ANEXO I Modelo de papel para artigos adotado pelo RI

relacoesinternacionais.com.br

facebook.com/relacoesint| @relacoesint | [email protected] | [email protected]

TÍTULO

SEÇÃO: DATA: AUTOR: E-MAIL DO AUTOR:

(corpo do artigo) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS INFORMAÇÕES DE META-DADOS Preencha os dados abaixo, aqueles já preenchidos são padrão. Acrescente mais palavras-chave. A descrição deve ser sucinta, não deve ultrapassar 4 linhas.

1. Descrição 2. Palavras-chave Relações Internacionais; 3. Autor 4. Direitos do Conteúdo: RI - Publicações e Comunicação

em Relações Internacionais 5. Referência Externa: (caso haja, trata-se de uma referência opcional

para ver fontes de dados externas).