normas de publicaÇÃo da revista - sgc.goias.gov.br  · web viewarquivos de saÚde pÚblica....

24
NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA ARQUIVOS DE SAÚDE PÚBLICA APRESENTAÇÃO A Revista Arquivos de Saúde Pública é uma publicação oficial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, prioritariamente na área da Saúde Pública, possuindo periodicidade trimestral, além de publicações especiais. Todo o conteúdo da revista e as suas Normas de Publicação estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (www.saude.go.gov.br). Para que os trabalhos e artigos possam ser publicados na revista on-line, com o texto completo e sem ônus para o leitor ou autor, este deverá enviar junto ao trabalho o Consentimento e Autorização para Publicação de Artigos e Fotografias (Ver Anexo 3). A revista tem como público alvo preferencial os gestores e técnicos do Sistema Único de Saúde – SUS tanto da rede pública quanto privada, Unidades Assistenciais da Secretaria da Saúde Estaduais e Municipais, Instituições formadoras de profissionais na área da Saúde de Goiás como também de outros Estados. A revista Arquivos de Saúde Pública adota as Normas do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas - Estilo Vancouver (ver Instruções aos autores - Inciso III, item 4). I - POLÍTICA EDITORIAL As contribuições submetidas à revista Arquivos de Saúde Pública destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita, que possam ser replicadas e generalizadas e que atendam às prioridades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, terão preferência para publicação. A revista também publica trabalhos originais sobre temas ___________________________________________________________________ Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270 Tel (0XX62) 3201-3838 1

Upload: ledat

Post on 22-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA

ARQUIVOS DE SAÚDE PÚBLICA

APRESENTAÇÃO

A Revista Arquivos de Saúde Pública é uma publicação oficial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, prioritariamente na área da Saúde Pública, possuindo periodicidade trimestral, além de publicações especiais.

Todo o conteúdo da revista e as suas Normas de Publicação estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (www.saude.go.gov.br). Para que os trabalhos e artigos possam ser publicados na revista on-line, com o texto completo e sem ônus para o leitor ou autor, este deverá enviar junto ao trabalho o Consentimento e Autorização para Publicação de Artigos e Fotografias (Ver Anexo 3).

A revista tem como público alvo preferencial os gestores e técnicos do Sistema Único de Saúde – SUS tanto da rede pública quanto privada, Unidades Assistenciais da Secretaria da Saúde Estaduais e Municipais, Instituições formadoras de profissionais na área da Saúde de Goiás como também de outros Estados.

A revista Arquivos de Saúde Pública adota as Normas do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas - Estilo Vancouver (ver Instruções aos autores - Inciso III, item 4).

I - POLÍTICA EDITORIAL

As contribuições submetidas à revista Arquivos de Saúde Pública destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita, que possam ser replicadas e generalizadas e que atendam às prioridades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, terão preferência para publicação. A revista também publica trabalhos originais sobre temas relevantes e inéditos sobre o campo da saúde pública, e ainda outras contribuições de caráter descritivo e interpretativo, baseadas na literatura recente, bem como artigos sobre temas atuais ou emergentes que atendam a sua Política Editorial.

A revista possui como eixos prioritários, contribuições no campo da: Gestão do Sistema Único de Saúde, Atenção Básica com ênfase na Estratégia da Saúde da Família, Promoção da Saúde, Eqüidade de Gênero, Atenção Hospitalar e Urgência/Emergência. Também poderão ser aceitos trabalhos relevantes de outros campos do conhecimento que tenham significativa importância para o desenvolvimento do SUS.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

1

Os critérios que valorizarão a aceitação dos trabalhos serão a contribuição para a resolução de problemas de saúde pública, a qualificação do Sistema Único de saúde – SUS do Estado de Goiás e do país, o rigor metodológico científico, a novidade, a originalidade, a adequação às Normas de Publicação da revista, a concisão da exposição, assim como a qualidade literária do texto.

Todas as contribuições devem ser enviadas obrigatoriamente via protocolo da Secretaria de Estado da Saúde – SES (Inciso IV). O encaminhamento via protocolo é indispensável para que haja o registro do dia e hora de entrada dos trabalhos, pois os mesmos serão analisados e encaminhados para o Conselho de Editores obedecendo rigorosamente à ordem em que foram protocolados. Porém, esta ordem não configura por si só a garantia de publicação na revista, para isto serão observados os itens citados acima.

Todo trabalho que esteja adequado às normas da revista será encaminhado ao Corpo de Editores para consideração de sua relevância e qualidade. A análise dos trabalhos será realizada por profissionais de reconhecida competência na temática abordada. O anonimato é garantido em todo o processo de avaliação. É de suma importância que os autores já enviem seus trabalhos adequados às Normas de Publicação da revista. O comitê Editorial ao analisar o trabalho poderá sugerir, de acordo com as circunstâncias, esclarecimentos e modificações nos textos recebidos para melhor compreensão dos mesmos (Inciso III, item 2.4).

É de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), os conceitos e as afirmações relativas a fatos e opiniões contidos nos trabalhos, a autorização referente ao direito de imagem, bem como a devida permissão de uso de material publicado em outras fontes (Anexo 3).

A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores, entretanto a revista reserva o direito de realizar a revisão lingüística e efetuar as modificações necessárias, sem modificar o sentido e conteúdo do texto. A exatidão das referências bibliográficas e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor (es) do(s) trabalho(s).

A objetividade é o princípio básico para a elaboração dos manuscritos e contribuições, resultando em artigos mais curtos (não alterando, porém, a compreensão de seu conteúdo e sua qualidade), de acordo com os limites estabelecidos pela revista. As contribuições podem ser apresentadas em português e também em espanhol, inglês ou francês, porém com a devida tradução para o português que será de total responsabilidade do autor.

II - SEÇÕES

Os autor(es) devem encaminhar os seus trabalhos à revista Arquivos de Saúde Pública para uma das seções existentes e devem indicá-la já na apresentação do trabalho. As seções serão editadas na medida em que as contribuições forem enviadas e aprovadas para publicação.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

2

1-Agenda de eventosDivulgação de eventos que deverão acontecer no trimestre subseqüente à edição da revista. Exemplo: Eventos referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março deverão ser enviados para a revista na edição anterior de outubro/ novembro e dezembro. Poderão ser publicados nesta seção notas, comentários ou artigos de eventos realizados pela Secretarias de Saúde, pelas suas Unidades e Instituições e pelo Governo do Estado de Goiás.Texto: Recomendamos cerca de uma página – o que poderá ser avaliado pelos editores caso entendam a necessidade de maior espaço e a importância de tal divulgação.O calendário de eventos será disponibilizado total ou parcialmente dependendo do espaço existente para esta finalidade.

2-AnaisPublicações periódicas científicas, narração organizada referentes ao SUS. Coletâneas de eventos significativos da SES e que poderão ser publicados na maioria das vezes em edição especial.Os trabalhos enviados serão avaliados de acordo com a política editorial da revista, pelos editores e consultor científico e publicados de acordo com a sua relevância e disposição de espaço. Texto: Recomendamos cerca de cinco páginas – o que poderá ser avaliado pelos editores.

3-Artigos especiaisArtigos que não se encaixam em nenhuma seção da revista, porém de acordo com o conceito em Saúde vigente e a importância do assunto abordado, podem ser publicados. Texto: Recomendamos cerca de cinco páginas – o que poderá ser avaliado pelos editores. Bibliografia: São aconselháveis cerca de 15 referências bibliográficas.

4-Artigos originais (Teses, manuscritos e trabalhos científicos) As contribuições destinadas a solução de problemas de Saúde Pública, aquelas destinas a divulgar resultados de pesquisa original inédita, que possam ser replicadas e generalizadas e que atendam às prioridades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, têm preferência para publicação.Esta seção abrange os trabalhos resultantes de pesquisa científica, apresentando dados originais inéditos de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais, e inclui análise descritiva e/ou inferências de dados próprios. Sua estrutura é a convencional que traz os seguintes itens: Introdução, Material e métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.Texto: Recomendamos cerca de 20 páginas. Tabelas e Figuras: Considerar cerca de oito no conjunto, no formato Excel/Word, incluindo apenas os dados imprescindíveis, evitando tabelas muito longas, com dados dispersos e de valor não representativo. Bibliografia: São aconselháveis cerca de 30 referências bibliográficas.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

3

5- Cartas aos editores da revistaEspaço destinado à comunicação entre os editores da revista e seus leitores. Nela podem constar opiniões, sugestões, etc. A carta poderá ter seu conteúdo resumido para melhor adequação ao espaço da revista, porém sendo mantida a sua idéia central. Texto: Cerca de uma página, sem tabelas ou figuras.

6-Comunicação breveEsta seção permitirá a publicação de trabalhos curtos, com maior rapidez. É o espaço destinado para os autores que desejarem apresentar observações, resultados parciais de estudos em curso. Texto: Recomendamos cerca de três páginas.Tabelas e figuras: No máximo quatro. Bibliografia: São aconselháveis cerca de 10 referências bibliográficas.

7-CorrespondênciaEsta seção publicará as correspondências que possuam relação com artigos publicados. Trata-se de comentários breves ou esclarecimentos sobre os trabalhos expostos na revista. A correspondência será enviada ao autor do artigo ou trabalho antes da publicação, estando o autor do artigo citado no direito de responder ao autor da carta enviada. Sendo todo este material publicado na próxima edição da revista.Texto: Cerca de 1 página, referência bibliografia incluída, sem tabelas ou figuras.

8- Cultura e arteEsta seção está aberta à participação de funcionários e profissionais da Saúde que trabalham preferencialmente em Goiás e que desejem divulgar alguma obra artística de sua autoria na área de artes plásticas, vídeos, literatura (crônicas, contos, textos, poesia etc) e música.No caso de músicas e estas serão encaminhadas para divulgação somente na revista on-line, onde ficarão disponíveis sem ônus para os autores. A quantidade de trabalhos expostos ficará condicionada à disponibilidade de espaço.Os autores terão seu mini-currículo publicado e um release de seu trabalho artístico tanto na revista on-line quanto na impressa. Os trabalhos enviados para publicação na revista Arquivos de Saúde Pública serão analisados pelo Conselho Cultural da revista, designado pelo senhor Secretário de Estado da Saúde.Os trabalhos artísticos também devem seguir as normas de envio para a revista.A CAPA DA REVISTA será escolhida entre os trabalhos de fotografia, quadros, esculturas, desenhos, ou imagem ligada qualquer e expressão artística considerada significativa (relacionada ao autor, ao valor cultural, ao trabalho na Saúde Pública ou relacionada à instituição SES). Também poderão ser indicados para capa, imagem que esteja incluída em artigos entregues para publicação na revista.Para melhores esclarecimentos sobre maneira de envio dos trabalhos, os interessados devem entrar em contato com a secretaria executiva da revista:Telefone: 062-3201-3403 / 3201-3400 (ESAP) ou pelo seu e-mail (Inciso IV).

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

4

9- EditorialElaborado pelo Secretário de Estado da Saúde de Goiás, ou alguém por ele indicado. Extensão: Cerca de duas páginas.

10 -SuperintendênciasArtigos reservados a divulgação das ações efetivadas pelas Superintendências da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás que serão publicadas de acordo com o interesse institucional e as prioridades da SES, seguindo a política editorial da revista.Extensão: Cerca de quatro páginas e a bibliografia cerca de cinco referências, caso necessário. A quantidade de espaço estará sujeita ao interesse institucional e as prioridades da SES.

11-FórumSeção destinada à publicação de dois a mais artigos coordenados entre si, de diferentes autores, e que versem sobre temas de interesse atual.Texto: Cerca de duas páginas e cerca de cinco referências.

12- Caminhos da Saúde PúblicaDestinada à publicação do relato da história da Saúde Pública, fatos marcantes na evolução ou solução de problemas e desafios relativos à Saúde no Brasil ou no mundo.Texto: Cerca de duas páginas e cerca de cinco referências a bibliográficas.

13-LinksPublicação de endereços eletrônicos de interesse do profissional de saúde. Os próprios leitores da revista podem enviar as sugestões dos links interessantes dentro das prioridades de trabalho da SES – GO e do SUS.

14-Memória da Saúde Pública em GoiásFatos que narram as ações realizadas, a evolução SUS e construção do setor Saúde no Estado de Goiás.Extensão: Cerca de duas páginas e a bibliografia cerca de cinco referências, caso necessário.

15-Notas e Informes da SES-GOEsta seção será dedicada às contribuições e informações que a Secretaria de Estado da Saúde tiver necessidade de divulgar.Extensão do texto : Relativo à necessidade do artigo enviado e ao espaço disponível da revista.

16-Normas para publicação na revistaOs autores devem observar rigorosamente as normas estabelecidas e adequá-las quando solicitado pelos revisores e editores da revista.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

5

17-Política de SaúdeArtigos referentes às políticas de saúde adotadas, desenvolvidas e aplicadas no Estado ou no país.Extensão do texto: Cerca de cinco páginas e cerca de 30 referências. Quando o documento original exceder a este limite, o autor deverá então encaminhar um resumo dos principais tópicos.

18-Projetos EstratégicosOs projetos que foram ou estão sendo implementados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás através de sua Assessoria de Projetos Estratégicos ou de outra instituição ligada a esta Secretaria que apresentam resultados positivos.Extensão: Cerca de 5 páginas. Cerca de 10 referências bibliográficas.

19- Estudo de casoSão artigos que devem ser descritos os objetivos, descrição e comentários (outros formatos podem ser aceitos). Observar normas éticas estabelecidas.Extensão: Cerca de 12 páginas, com cerca de 15 referências bibliográficas.

20-ResumosNesta seção poderão ser publicados resumos de trabalhos e artigos inéditos ou já publicados em outras revistas, inclusive traduções de trabalhos em outros idiomas. Têm por objetivo analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em outras revistas científicas. Serão publicados conforme a disposição e espaço na revista, considerando também a sua importância.

21-RevisãoAvaliação crítica e sistematizada da literatura sobre determinado assunto devendo conter conclusões. Devem ser descritos os procedimentos adotados, esclarecendo a delimitação do tema. Extensão do texto: quanto aos limites do trabalho, aconselha-se o mesmo dos Artigos Originais. Sem limites para referências bibliográficas.

22- OpiniãoEspaço reservado a pessoas de notório saber nos eixos prioritários adotados pela revista, citados em sua Política Editorial (Inciso I) e áreas afins, e que possam prestar sua contribuição para esclarecimento, compreensão e desenvolvimento de idéias e ações nos assuntos abordados.

III - INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Preparação dos Artigos1- Normas Gerais2- Página de Apresentação3- Agradecimentos4- Referências Bibliográficas

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

6

1. NORMAS GERAIS

1.1- Os manuscritos devem ser preparados de acordo com as "Instruções aos Autores" da Revista.Todas as páginas devem ser numeradas a partir da página de identificação. Os artigos enviados deverão estar digitados em processador de texto (Word), em página de formato A4, formatado da seguinte maneira: fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 linha, parágrafo justificado, com todas as formatações de texto, tais como negrito, itálico, sobrescrito, etc.

1.2- Tabelas - As tabelas devem ser enviadas em seu programa de origem: Power Point, Excel, Corel...Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. A cada uma deve-se atribuir um título breve, não se utilizando traços internos horizontais ou verticais. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e não no cabeçalho ou título. Se houver tabelas extraídas de outros trabalhos, previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para a reprodução das mesmas. Esta autorização deve acompanhar os manuscritos submetidos à publicação. Quadros são identificados como Tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto.

1.3- Figuras -  As ilustrações, imagens (fotografias, desenhos, gráficos etc.), também devem ser citadas como figuras. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto; devem ser identificadas fora do texto, por número e título abreviado do trabalho; as legendas devem ser apresentadas ao final da figura; as ilustrações devem ser suficientemente claras para permitir sua reprodução, com resolução mínima de 300 dpi. (formato tif., gif, JPG) As figuras não devem representar os mesmos dados da Tabela. Não se aceitam gráficos apresentados com as linhas de grade, e os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3-D). Nas legendas das figuras, os símbolos, flechas, números, letras e outros sinais devem ser identificados e seu significado esclarecido. Se houver figuras extraídas de outros trabalhos, previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para a reprodução das mesmas. Estas autorizações devem acompanhar os manuscritos submetidos à publicação.

1.4- Abreviaturas e Siglas  -  Deve ser utilizada a forma padrão. Quando não o for, devem ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez; quando aparecem nas tabelas e nas figuras devem ser acompanhadas de explicação, principalmente quando seu significado não for conhecimento comum. Não devem ser usadas no título e no resumo e seu uso no texto deve ser limitado.

1.5- As seções dos artigos originais são estas: resumo, abstract, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e bibliografia, embora outros formatos poderão ser analisados e aceitos.

1.6- Para os artigos enviados em mídia magnética (disquetes, CDs) é essencial a sua identificação com etiquetas, contendo o nome do artigo, data e autor, contato.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

7

1.7- Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996 e 2000), da World Medical Association (http://www.wma.net/e/policy/b3.htm), além do atendimento a legislações específicas do país no qual a pesquisa foi realizada. Estes Artigos deverão ser acompanhados obrigatoriamente, da cópia de documento que atesta a sua aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Resolução 196/96 MS) onde a pesquisa foi realizada.

1.8- É importante informar se o artigo está sendo encaminhado pela primeira vez à revista. Ainda não se exigirá exclusividade de publicação dos artigos enviados.

1.9- Todas as palavras que não estejam em português devem ter o significado explicado em notas de rodapé e grifados no corpo do texto.

1.10- As relações que podem ou não estabelecer Conflito de interesse (Ver Anexo 2) devem preencher a declaração respectiva que deverá ser enviada junto ao trabalho.

2. PÁGINA DE APRESENTAÇÃO

2.1- A primeira página do artigo apresentará as seguintes informações:- Seção da revista a qual é dirigido o trabalho- Título em português e Inglês;(Se for um trabalho escrito nos demais idiomas aceitos pela revista, deve obrigatoriamente haver a tradução de todo o trabalho para o português e ainda o abstract e título em inglês).- Nome completo dos autores, com a qualificação curricular e títulos acadêmicos;- Local de trabalho dos autores;- Autor que responde pelo artigo tanto referentes aos esclarecimentos que se fizerem necessários, quanto pela correspondência entre leitores e autores. Identificação do endereço, telefone e E-mail;- As fontes de contribuição ao artigo, tais como equipe, aparelhos, etc;- Se foi subvencionado, indicar o tipo de auxílio, o nome da agência financiadora e o respectivo número do processo;- Se foi baseado em tese, indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada;- Se foi apresentado em reunião científica, indicar o nome do evento, local e data da realização.

2.2- AutoriaTodas as pessoas consignadas como autores devem ter participado do trabalho o suficiente para assumir a responsabilidade pública do seu conteúdo. O crédito como autor se baseará unicamente nas contribuições essenciais que são:

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

8

a) a concepção e desenvolvimento, a análise e interpretação dos dados; b) a redação do artigo ou a revisão crítica de uma parte importante de seu conteúdo intelectual; c) a aprovação definitiva da versão que será publicada. Deverão ser cumpridas simultaneamente as condições: a, b , c. A participação exclusivamente na obtenção de recursos ou na coleta de dados não justifica a participação como autor. A supervisão geral do grupo de pesquisa também não é suficiente. Enviar junto ao trabalho a Declaração de responsabilidade (Ver Anexo 1). Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade.Cada manuscrito deve indicar o nome de um autor responsável pela correspondência com a Revista, e seu respectivo endereço, incluindo telefone e e-mail.

2.3- Resumo e palavras-chave (Abstract e Key-words)O autor deve ser o responsável pela tradução do resumo para o inglês(abastract) e também das palavras-chave (key-words). Sendo que resumo, palavras-chave, abstract e key-words são indispensáveis para todos artigos, inclusive relatos e estudos de caso.Para os artigos originais e revisões os resumos devem ser apresentados no formato estruturado, com até 250 palavras. Para as demais seções, o formato dos resumos deve ser o narrativo de até 200 palavras, seguido da versão em inglês. O conteúdo do resumo deve conter as seguintes informações:- Objetivos do estudo;- Procedimentos básicos empregados (amostragem, metodologia, análise);- Descobertas principais do estudo (dados concretos e estatísticos);- Conclusões mais importantes do estudo, destacando os aspectos de maior relevância na qualificação do Sistema Único de Saúde e novidade, dados estatísticos;

Em seguida os autores deverão indicar até quatro palavras-chave para facilitar a indexação do artigo. Para tanto deverão utilizar os termos utilizados na lista dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual da Saúde, que se encontra no endereço Internet seguinte: http://decs.bvs.br, e, do Medical Subject Heading (Mesh), quando acompanharem os abstract. Na medida do possível, é melhor usar os descritores existentes.

2.4- Processo de julgamento dos manuscritosOs trabalhos protocolados e encaminhados à revista Arquivos de Saúde Publica, que atenderem às "instruções aos autores", a sua política editorial, bem como seguir as Normas de Publicação, sendo aprovados na fase preliminar de análise, são encaminhados aos Editores que selecionarão os relatores para avaliação.Cada trabalho é enviado a relatores de reconhecida competência na temática abordada.

O anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento. A decisão sobre aceitação é tomada pelo Conselho Editorial e Técnico da revista.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

9

Manuscritos recusados –  Os manuscritos que não forem aceitos não serão devolvidos, a menos que sejam solicitados pelos respectivos autores no prazo de até seis meses. Manuscritos recusados, mas com a possibilidade de reformulação – São aqueles manuscritos que forem recusados devidos a critérios não atendidos (Política editorial) e que podem retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.Manuscrito aceito – Os manuscritos aceitos ou aceitos sob condição retornarão aos autores para aprovação de eventuais alterações no processo de editoração e normalização de acordo com o estilo da Revista.

3- AGRADECIMENTOS

Os agradecimentos de pessoas, colaboradores, auxílio financeiro e material, incluindo auxílio governamental e/ou de laboratórios farmacêuticos devem ser inseridos no final do artigo, antes das referências, em uma secção especial.

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (A SEREM REVISADOS)

A exatidão das referências constantes da listagem no manuscrito e a sua correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do(s) trabalho(s).

A revista Arquivos de Saúde Pública adota estilo Vancouver. O estilo dos Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos, conhecido como Estilo de Vancouver ("Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and Editing for Biomedical Publication") foi elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE (http://www.icmje.org/) e baseia-se, em grande parte, no padrão ANSI, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM).

Transcrevemos em parte alguns dados que foram retirados do Site:http://www.bu.ufsc.br/bsccsm/vancouver.html (COMO ELABORAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, SEGUNDO O ESTILO DE VANCOUVER: traduzido e adaptado por Maria Gorete M. Savi (Coordenadora) e Maria Salete Espíndola Machado (Estagiária do Curso de Biblioteconomia da UFSC) – BSCCSM / UFSC, em 27-07-2006) - Sugerimos a sua consulta.

O documento original pode ser acessado através do endereço:http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

10

NORMAS GERAIS DE AUTORIAAlgumas orientações:- Referencia-se o(s) autor(e)s pelo seu sobrenome, sendo que apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.

 AUTOR(ES) (PESSOA FÍSICA) - DE UM ATÉ SEIS AUTORES - Quando o documento possui de um até seis autores, citar todos os autores, separados por vírgula.      Exemplo: Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002 Jul 25;347(4):284-7.

AUTOR(ES) (PESSOA FÍSICA) – MAIS DE SEIS AUTORES - Quando o documento possui mais de seis autores, citar todos os seis primeiros autores seguidos da expressão latina “et al”.   Exemplo: Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935(1-2):40-6.

ORGANIZAÇÃO(ÕES) COMO AUTORA(ES) - Indicar o(s) nome(s) da(s) organização(ões) quando esta(s) assume(m) a autoria do documento consultado.  - Quando a autoria for de duas ou mais organizações, separe-as por ponto-e-vírgula, e para a identificar a hierarquização dentro da organização, separar por vírgula. Exemplo de uma organização:  Diabetes Prevention Program Research Group. Hypertension, insulin, and proinsulin in participants with impaired glucose tolerance. Hypertension. 2002;40(5):679-86.

Exemplo de duas organizações: Royal Adelaide Hospital; University of Adelaide, Department of Clinical Nursing. Compendium of nursing research and practice development, 1999-2000. Adelaide (Australia): Adelaide University; 2001.  AUTOR (PESSOA FÍSICA) E ORGANIZAÇÃO COMO AUTORES- Indicar o(s) autor(es) (pessoa física) e a organização, separando-os por ponto e vírgula.   Exemplo: Vallancien G, Emberton M, Harving N, van Moorselaar RJ; Alf-One Study Group. Sexual dysfunction in 1,274 European men suffering from lower urinary tract symptoms. J Urol. 2003;169(6):2257-61.  AUSÊNCIA DE AUTORIA- Quando o documento consultado não possui autoria, iniciar a referência bibliográfica pelo título.   Exemplo: 21st century heart solution may have a sting in the tail. BMJ. 2002;325(7357):184.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

11

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARTIGOS DE PERIÓDICOSAlgumas orientações:- Somente a 1ª letra do título do artigo do periódico ou do livro deve estar em maiúscula;- Os títulos dos periódicos devem ser abreviados pela lista de abreviaturas de periódicos do Index Medicus (base de dados Medline), que pode ser consultado no  endereço: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=journals (copie para a barra de endereços na internet), sendo que coloca-se um ponto após o título para separá-lo do ano.  Exemplos: N Engl J Med., Neurology. 

- Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consulte o site: http://portal.revistas.bvs.br (copie para a barra de endereços na internet), eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.  Exemplos: Femina., Rev Bras Reumatol., Rev Bras Hipertens.  

- Quando as páginas do artigo consultado apresentarem números coincidentes, eliminar os dígitos iguais. Ex: p. 320-329; usar 320-9

- Denominamos número (fascículo) a identificação da seqüência do volume, sendo que o algarismo fica entre parênteses. Ex.: 347(4).  

- Periódico com paginação contínua em um volume: mês e número podem ser omitidos (opcional). Ex.: Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002;347:284-7.

- Referencia-se o(s) autor(e)s pelo seu sobrenome, sendo que apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.

As referências bibliográficas, segundo estilo Vancouver, devem ser numeradas por numerais arábicos e relacionadas em ordem na qual aparecem no texto, seguindo as seguintes normas:

Livros> Número de ordem, sobrenome do autor, letras iniciais de seu nome, ponto, título do capítulo, ponto, In: autor do livro (se diferente do capítulo), ponto, título do livro (em grifo - itálico), ponto, local da edição, dois pontos, editora, ponto e vírgula, ano da impressão, ponto, páginas inicial e final, ponto.Exemplo:

1. Phillips SJ, Hypertension and Stroke. In: Laragh JH, editor. Hypertension: pathophysiology, diagnosis and management. 2nd ed. New-York: Raven press; 1995. p.465-78.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

12

Artigos> Número de ordem, sobrenome do(s) autor(es), letras iniciais de seus nomes (sem pontos nem espaço), ponto. Título do trabalha, ponto. Título da revista ano de publicação seguido de ponto e vírgula, número do volume seguido de dois pontos, páginas inicial e final, ponto. Não utilizar maiúsculas ou itálicos.

Os títulos das revistas > são abreviados de acordo com o Index Medicus, na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou com a lista das revistas nacionais, disponível no site da Biblioteca Virtual de Saúde (www.bireme.br).

Devem ser citados todos os autores até 6 autores. Quando mais de 6, colocar a abreviação latina et al.Exemplo:

2. Forattini OP. Ecologia, epidemiologia e sociedade. São Paulo; EDUSP; 1992.Laurenti R. A medida das doenças. In: Forattini, OP. Epidemiologia geral. São Paulo: Artes Médicas; 1996. p. 64-85.

3. Rocha JSY, Simões BJG, Guedes GLM. Assistência hospitalar como indicador da desigualdade social. Rev Saúde Pública [periódico on line] 1997; 31(5). Disponível em URL: http://www.fsp.usp.br/~rsp [1998 mar 23]. 

- Referências à comunicação pessoal, trabalhos inéditos ou em andamento e artigos submetidos à publicação não devem constar da listagem de Referências. Quando essenciais essas citações podem ser feitas no rodapé da página do texto onde foram indicadas.

- A identificação das referências no texto, nas tabelas e figuras deve ser feita por número arábico, correspondendo à respectiva numeração na lista de referências. Esse número deve ser colocado em expoente, podendo ser acrescido do nome(s) do(s) autor(es) e ano da publicação. Se forem dois autores, citam-se ambos ligados pela conjunção "e"; se forem mais de três, cita-se o primeiro autor seguido da expressão "et al".Exemplo:Terris et al8 (1992) atualiza a clássica definição de saúde pública elaborada por Winslow.O fracasso do movimento de saúde comunitária, artificial e distanciado do sistema de saúde predominante parece evidente9,12,15.

OBSERVAÇÃO: Os demais exemplos de Referências Bibliográficas devem ser consultados nos documentos/Sites citados no início deste inciso.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

13

IV – ENVIO DOS TRABALHOS

Todas as contribuições* devem ser obrigatoriamente protocolados na Secretaria de Estado da Saúde situada à Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia-Go, CEP 74.860-270, em três vias impressas, e no disquete ou CD.

Devem ser endereçados da seguinte forma:Secretaria Executiva da revista ARQUIVOS DE SAÚDE PÚBLICAEscola Estadual de Saúde Pública de Goiás “Cândido Santiago” ESAP-SES/GORua 26, s/nº, Bairro Santo Antônio, Goiânia-GO, CEP 74.853-070

Enviar por e-mail um aviso de protocolo do trabalho (com o devido número) para secretária executiva da revista e co-editora, com uma cópia do trabalho anexado: [email protected]

* Trabalhos da seção Cultura e Arte que também deverão seguir o mesmo procedimento; qualquer dúvida solicitar orientação à secretaria executiva, por telefone: 062-3201-3403 / 3201-3400 ou por e-mail da revista.

V - DISTRIBUIÇÃO 

A distribuição da revista é gratuita. Ela deve ser enviada pela SES-GO para as Superintendências, Secretarias Municipais de Saúde, Unidades Assistenciais, Universidades, Escolas Técnicas da Área da Saúde do Estado de Goiás.Os profissionais e trabalhadores da Saúde do Estado de Goiás que solicitarem através de e-mail enviado para secretaria executiva da revista, também poderão ser atendidos.Os demais casos (envio para outros Estados e exterior, etc.) serão estudados pelo corpo administrativo da revista, os interessados devem enviar a solicitação pelo e-mail.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

14

ANEXO 1

1- DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Segundo o critério de autoria do International Committee of Medical Journal Editors, autores devem contemplar todas as seguintes condições:(1) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, ou análise e interpretação dos dados;(2) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e (3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.

Cada manuscrito deve indicar o nome de um autor responsável pela correspondência com a Revista, e seu respectivo endereço, incluindo telefone e e-mail. No caso de grupo grande ou multicêntrico ter desenvolvido o trabalho, o grupo deve identificar os indivíduos (ou apenas um destes) que aceitem a responsabilidade direta pelo manuscrito. Esses indivíduos devem contemplar totalmente os critérios para autoria definidos acima e os editores solicitarão a eles qualquer esclarecimento e documentos que se fizerem necessários. O autor correspondente deve indicar claramente a forma de citação preferida para o nome do grupo e identificar seus membros. Aquisição de financiamento, coleta de dados, ou supervisão geral de grupos de pesquisa, somente, não justificam autoria.Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade.

MODELO:

Declaração de ResponsabilidadeEu,_____________ (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título)________________________________________________________ nos seguintes termos:( ) “Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”

( ) “Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”

( ) “Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”

Contribuição: _________________________________________________________________________

_________________________ ___________________Local, data Assinatura

Autor responsável pela correspondência com a Revista:_____________________________________Cel.:______________ Res. _______________________ e-mail:________________________________

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

15

ANEXO 2

2- DECLARAÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados depende em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

O conflito de interesses pode ser de ordem pessoal, comercial, político, acadêmico ou financeiro. Os interesses financeiros podem incluir: emprego, consultorias, honorários, atestados de especialista, concessões ou patentes recebidas ou pendentes, royalties, fundos de pesquisa, propriedade compartilhada, pagamento por palestras ou viagens, consultorias de apoio de empresas para pessoal. São interesses que, quando revelados mais tarde, fazem com que o leitor se sinta ludibriado.

Quando os autores submetem um manuscrito, seja um artigo ou carta, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros e outros que possam influenciar seu trabalho. Eles devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.

Para que o corpo editorial possa melhor decidir sobre um manuscrito, é preciso saber sobre qualquer interesse competitivo que os autores possam ter. O objetivo não é eliminar esses interesses; eles são quase que inevitáveis. Manuscritos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses.

Os autores devem relatar informações detalhadas a respeito de todo o apoio financeiro e material para a pesquisa ou trabalho, incluindo, mas não se limitando, a apoio de concessões, fontes de financiamento, e provisão de equipamentos e suprimentos. Cada autor deve assinar a declaração ou fazer uma declaração à parte. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista. Além disso, os autores que não têm interesses financeiros relevantes devem fornecer uma declaração indicando que eles não têm interesse financeiro relacionado ao material do manuscrito.

As contribuições de pessoas que são mencionadas nos agradecimentos por sua assistência na pesquisa devem ser descritas, e seu consentimento para publicação deve ser documentado.

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

16

MODELO:

Declaração de Conflitos de Interesse

Eu, __________________________ (nome por extenso), autor do manuscrito intitulado (título), declaro: (aplicáveis aos últimos 5 anos e aos próximos 5 anos):( ) não possuir interesses pessoal, comercial, acadêmico, político ou financeiro neste manuscrito.( ) que todo o apoio financeiro e material para esta pesquisa e trabalho estão claramente identificados no manuscrito.( ) que todas minhas afiliações, com ou sem envolvimento financeiro, a quaisquer organizações ou entidades, com interesses ou conflitos financeiros, em relação ao assunto ou materiais discutidos estão completamente manifestados abaixo ou em documento anexo:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________ ______________________Local, data Assinatura

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

17

ANEXO 3

3- Consentimento e Autorização para Publicação de Artigos e Fotografias na Revista ARQUIVOS DE SAÚDE PÚBLICA

Impressa e on line

Tendo em vista à proteção mútua dos autores e editores, torna-se necessário o envio, anexo aos originais enviados para revista, este documento formal de autorização cujo modelo se segue:

O autor abaixo assinado transfere, com exclusividade, todos os direitos de utilização para publicação, pelo período de 6 meses, do manuscrito referido abaixo à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás na eventualidade do trabalho ser aceito pelo Conselho Editorial da revista ARQUIVOS DE SAÚDE PÚBLICA, total ou parcialmente, para ser publicado e divulgado através de mídia impressa e digital para qualquer parte do mundo. Afirma, ainda, que o artigo ou contribuição é original e que foram obtidas todas as autorizações para citar outras fontes.

Por outro lado, está garantido ao autor o direito de republicar o trabalho em qualquer coleção impressa, sem cobrança, desde que não seja esta simultânea ao ano que o trabalho enviado será editado na revista Arquivos de Saúde Pública. O autor deve assegurar a referência à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás que deverá ser feita apropriadamente quando de uma nova publicação.

Ficam os autores cientes de que mesmo sendo de responsabilidade do autor a revisão gramatical dos artigos e contribuições, quando forem submetidos ao Corpo editorial da revista ARQUIVOS DE SAÚDE PÚBLICA o trabalho será revisado por profissional capacitado para tal função, podendo este modificar o texto, sugerir adequações e trocas na parte lingüística e gramatical, porém não alterando o conteúdo. A revista aceita contribuições em português, e também em inglês, francês e espanhol, sendo de responsabilidade do autor a sua tradução para o português, além de que devem seguir obrigatoriamente as normas de publicação editadas na revista. Na eventualidade dos editores serem solicitados a reimprimir ou traduzir total ou parcialmente o trabalho, comprometem-se a obter nova aprovação dos autores.Os autores comprometem-se a apresentar a autorização de qualquer pessoa que esteja relacionada e/ou participando do material fotográfico apresentado nos artigos e contribuições enviadas para a revista, renunciando a qualquer ação judicial que tenha como objeto esses mesmos direitos.

[Nome do trabalho]: [Nome (datilografado ou em letra de imprensa)]: [Local e data]:[CPF]:

________________________________________________________[Assinatura]:

___________________________________________________________________Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz Goiânia-Goiás CEP 74.860-270

Tel (0XX62) 3201-3838

18