norma steel frame 2005

Upload: cludio

Post on 09-Jan-2016

244 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Norma Steel Frame 2005

TRANSCRIPT

Modelo de editorao de Normas ABNT

28:000.04-007:2005

AGOSTO:200528:000.04-007

Perfis de ao formados a frio, com revestimento metlico, para painis reticulados em edificaes - Requisitos gerais

Origem: 1 projeto de norma

ABNT/CB-28 - Comit Brasileiro de Siderurgia

28:000.04 - Comisso de Estudo de Produtos Longos

Cold-formed profile to light steel framing system

Descriptors:Steel.Cold-formed steel. Light steel framing.

Palavras-chave:Ao. Perfil formado a frio. Painel reticulado. 14 pginas

Sumrio

1 Objetivo

2 Referncias normativas

3 Definies 4 5 6 Requisitos do processo7 Aberturas nos perfis8 Identificao e acondicionamento9 Inspeo10 Aceitao e rejeioAnexo A informativo - Definies complementares

Anexo B Informativo - Exemplos de designao e utilizao dos perfis

Anexo C Informativo - Tabela dos perfis de sries comerciais

PrefcioA ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas - o Frum Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ONS), so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros).

Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta Nacional entre os associados da ABNT e demais interessados.

Esta Norma contm os anexos:

Anexo A informativo - Definies complementares

Anexo B Informativo - Exemplos de designao e utilizao dos perfis

Anexo C Informativo - Tabela dos perfis de sries comerciais

1 Objetivo

Esta Norma especifica os requisitos mnimos para os perfis de ao formados a frio, com revestimento metlico, para painis reticulados destinados execuo de paredes com ou sem funo estrutural, estruturas de entrepisos, forros, telhados e revestimentos das edificaes (light steel framing). Os tipos de revestimentos metlicos de que trata esta norma so: - zincado pelo processo contnuo de imerso a quente; zincado pelo processo contnuo de eletrodeposio;

liga alumnio-zinco pelo processo contnuo de imerso a quente.

Outros tipos de perfis e de revestimentos para painis reticulados no so objeto desta Norma.

2 Referncias normativas

As normas relacionadas a seguir contm disposies que, ao serem citadas neste texto, constituem prescries para esta Norma. As edies indicadas estavam em vigor no momento desta publicao. Como toda norma est sujeita a reviso, recomenda-se queles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a convenincia de se usarem as edies mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informao das normas em vigor em um dado momento.

NBR 6673:1981 - Produtos planos de ao Determinao das propriedades mecnicas trao

NBR 14762:2001 - Dimensionamento de estruturas de ao constitudas por perfis formados a frio - Procedimento

NBR 6355:2003 - Perfis estruturais, de ao, formados a frio - Padronizao

NBR 14964:2003 - Chapas e bobinas de ao zincadas pelo processo contnuo de eletrodeposio - Requisitos gerais

NBR 7008:2003 - Chapas e bobinas de ao revestidas com zinco ou com liga zinco-ferro pelo processo contnuo de imerso a quente - Especificao

NBR 7013:2003 - Chapas e bobinas de ao revestidas pelo processo continuo de imerso a quente - Requisitos gerais

NM 86:1996 - Chapas de ao lisas, revestidas com liga alumnio-zinco pelo processo contnuo de imerso a quente, qualidade comercial, de perfilagem e estampagem

NM 278:2002 - Determinao da massa de zinco no revestimento de chapas e tubos de ao galvanizado ou eletrogalvanizado

3 Definies

Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definies:

3.1 painel reticulado: Sistema plano constitudo com componentes discretos, representados por perfis de ao solidarizados entre si, podendo ou no ser associados a componentes de vedao. 3.2 elemento: Parte constituinte de um perfil formado a frio: mesa, alma, enrijecedor e outros.

3.3 entrepiso: Conjunto de componentes de construo, com ou sem espaos vazios, compreendido entre a parte inferior do forro de um pavimento e a parte superior do piso do pavimento imediatamente superior.

3.4 espessura: Espessura da chapa de ao que constitui o perfil, sem o revestimento, representado pela letra t.3.5 espessura nominal: Espessura da chapa de ao que constitui o perfil, incluindo o revestimento, representado pela letra tn.

3.6 lote: Conjunto de perfis de mesmas dimenses nominais, mesmo material (ao de mesma especificao e fabricante) e fabricados sob condies similares de produo.3.7 amostra: Parte do lote destinada inspeo.

4 Requisitos do processo

4.1 Materiais e revestimentos da bobina

Para a fabricao dos perfis estruturais formados a frio devem ser empregadas bobinas de ao revestidas com zinco ou liga alumnio-zinco pelo processo contnuo de imerso a quente ou por eletrodeposio, conforme NBR 7008, NBR 14964 e NM 86. As massas mnimas de revestimento so apresentadas na tabela 1.

Tabela 1 - Revestimento mnimo

Tipo de revestimentoPerfis estruturais Perfis no estruturais

Massa mnima

do revestimento 1)

g/mDesignao do revestimento conforme normasMassa mnima

do revestimento 1)

g/mDesignao do revestimento conforme normas

Zincado por imerso a quente180 Z180

(NBR 7008)100 Z 100

(NBR 7008)

Zincado por eletrodeposio180 90/90 (NBR14964)100 50/50

(NBR14964)

Alumnio-zinco por imerso a quente150 AZ150

(NM 86)100 AZ100

(NM 86)

1) A massa mnima refere-se ao total nas duas faces (mdia do ensaio triplo) e sua determinao deve ser conforme a NM 278.

Os perfis de ao com revestimento metlico devem ser fornecidos com tratamento superficial qumico ou orgnico.

O revestimento do perfil deve ser: homogneo, sem fissuras, sem descontinuidades ou defeitos que afetem o seu uso.

A resistncia corroso do produto tem relao direta com a massa de revestimento. Tais condies devem ser levadas em considerao na escolha do revestimento.

O tipo e a massa de revestimento, respeitados os mnimos indicados nesta Norma, devem ser estabelecidos entre o comprador e o fabricante do perfil.

Os perfis com funo estrutural devem atender ao disposto em 4.1 e 4.2 da NBR 14762:2001.

4.2 Propriedades mecnicas

A resistncia (limite) ao escoamento das amostras retiradas dos perfis, determinado conforme NBR 6673, no deve ser inferior a 230 MPa.4.3 Espessura da bobina

4.3.1 As bobinas que constituem a matria-prima para a fabricao dos perfis devem ter a espessura nominal (tn) mnima de 0,80 mm, exceto para elementos sem funo estrutural e teras, devendo ser respeitados os requisitos mnimos de qualidade e segurana. Para espessura nominal (tn) mxima fica estabelecido o valor de 3,0 mm.

43.2 O dimensionamento dos perfis estruturais deve ser realizado utilizando-se a espessura (t) da chapa de ao que constitui o perfil.

4.4 Tolerncias

4.4.1 Chapas e bobinas

As tolerncias para as chapas e bobinas devem atender ao disposto nas NBR 7013:2003 e NBR 14964:2003. Caso haja divergncia entre as NBR 7013 e NBR 14964 e a especificao particular do produto, prevalece o especificado nessa ltima.

4.4.2 Perfis

As tolerncias nas formas e dimenses dos perfis esto indicadas na tabela 3 da NBR 6355:2003.

5 Aberturas nos perfis Aberturas sem reforos podem ser executadas nos perfis, desde que devidamente consideradas no dimensionamento e que o maior eixo da furao coincida com o eixo longitudinal central da alma do perfil e a geometria dos furos esteja de acordo com a figura 1. A distncia entre centros de furos sucessivos deve ser no mnimo igual a 600 mm; a distncia entre a extremidade do perfil e o centro do primeiro furo deve ser no mnimo de 300 mm; a distncia entre a extremidade de uma abertura e a face lateral do apoio da viga deve ser de no mnimo 250 mm. Podem ser utilizadas aberturas com formas diferentes e dimenses maiores que as recomendadas na figura 1, desde que sejam executados reforos nestas aberturas.

Dimenses em milmetro

Figura 1 Aberturas nos perfis

6 Identificao e acondicionamento

6.1 Identificao

A identificao dos perfis deve conter as seguintes inscries:

a) marca do fabricante;

b) identificao do lote de produo;

c) designao do revestimento

d) designao do perfil, conforme NBR 6355;e) referncia a esta Norma;

f) outros dados, quando solicitados.

6.2 Forma de identificaoOs dados indicados em 6.1 devem ser pintados ou gravados nos perfis, de forma indelvel ou ainda anotados em etiquetas fixadas ao lote dos perfis, de maneira que essas no possam ser danificadas durante o manuseio e transporte. Outras formas de identificao tambm so aceitas, desde que acordado entre o fabricante e o consumidor.

6.3 Acondicionamento

Os perfis devem ser acondicionados de forma a no sofrerem danos em seu manuseio e transporte.

7 Inspeo

7.1 Quantidade de perfis da amostra

A amostra deve ser definida em comum acordo entre o fabricante e o comprador. Na ausncia de tal definio, deve-se tomar no mnimo um perfil para cada 100 perfis do lote fornecido, respeitando-se o mnimo de dois perfis.

7.2 Inspeo visual

Os perfis, no todo ou por amostragem, conforme definido em 7.1, devem ser submetidos inspeo visual para anlise de aspectos superficiais, devendo estar isentos de defeitos que possam comprometer a sua eficincia, tais como amassados, marcas profundas de ferramentas, manchas e outros.

7.3 Inspeo dimensional

Os perfis, no todo ou por amostragem, conforme definido em 7.1, devem ser submetidos verificao das dimenses e formas conforme as tolerncias indicadas na NBR 6355.

7.4 Inspeo das propriedades mecnicas

A inspeo das propriedades mecnicas uma caracterstica facultativa e os ensaios de resistncia (limite) ao escoamento devem ser realizados quando em comum acordo entre o fabricante e o comprador. Para determinar as propriedades mecnicas, os corpos-de-prova devem ser retirados do elemento mais largo do perfil , ao longo de seu eixo longitudinal. A preparao do corpo-de-prova e o seu ensaio devem ser feitos conforme a NBR 6673. Para determinao da rea da seo transversal do corpo-de-prova, deve-se remover a espessura de zinco, utilizando somente a espessura do metal-base.

7.5 Inspeo da massa de revestimento

A inspeo da massa de revestimento uma caracterstica facultativa e os ensaios devem ser realizados quando em comum acordo entre o fabricante e o comprador. Para determinao do revestimento em perfis pintados, a pelcula de tinta deve ser removida. Cada corpo-de-prova retirado de um perfil deve ter rea no inferior a 2 500 mm2. A determinao da massa de revestimento deve ser feita conforme a NM 278. Neste caso, devido impossibilidade de se realizar o ensaio triplo total nas duas faces, s deve ser avaliado o ensaio individual total nas duas faces e o mnimo por face.

7.6 Certificado de qualidade do material

O fabricante deve fornecer o certificado de qualidade do produto (perfil) constando, no mnimo, os dados relacionados em 6.1. Quando solicitado pelo comprador, deve fornecer tambm o certificado de qualidade da matria-prima (chapa ou bobina).

8 Aceitao e rejeio

10.1 Todo perfil que no atender a esta Norma em seu recebimento ou durante sua utilizao deve ser separado, o lote identificado e o fabricante notificado.

8.2 O fabricante pode reparar o perfil recusado, sujeitando-o nova inspeo conforme esta Norma.

Anexo A (informativo)

Definies complementares

Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definies complementares, conforme figuras A.1 e A.2:

A.1 bloqueador: Perfil utilizado horizontalmente no travamento lateral de montantes e vigas.

A.2 enrijecedor de alma: Perfil utilizado verticalmente no apoio de vigas.

A.3 guia: Perfil utilizado como base e topo de paredes e encabeamento de painis de entrepisos e de telhados.A.4 montante: Perfil utilizado verticalmente na composio de paredes.

A.5 tera: Perfil utilizado para apoio de telhas ou painis de cobertura.

A.6 viga: Perfil utilizado horizontalmente na composio de entrepisos.

A.7 verga: Perfil utilizado horizontalmente no limite superior das aberturas (portas, janelas e outras).

Figura A.1 Componentes de um painel de parede.

Figura A2 Componentes de um painel de entrepiso.

Anexo B (informativo)

Exemplos de designao e utilizao dos perfis

Smbolos

No que se refere aos perfis estruturais de ao formados a frio, abordados por esta Norma, os smbolos e seus respectivos significados so os descritos em B.1 e B.2.

B.1 Letra romana maiscula

D- largura nominal do enrijecedor de borda do perfil

B.2 Letras romanas minsculas

bf- largura nominal da mesa ou da aba da cantoneira

bw- largura nominal da alma

t- espessura da chapa, excluindo revestimentos

tn - espessura nominal da chapa, igual soma das espessuras da chapa de ao e do revestimento metlico (tn = t + tr).

tr- espessura do revestimento metlico

As designaes dos perfis de ao formados a frio, com revestimento metlico, e suas respectivas aplicaes so apresentadas na tabela B.1

Tabela B.1 - Tipos de perfis e utilizaoDimenses em milmetroSeo transversalSrie designao

NBR 6355Utilizao

U simples

U bw x bf x tn

Guia

Ripa

Bloqueador

Sanefa

U enrijecido

Ue bw x bf x D x tnBloqueador

Enrijecedor de alma

Montante

Verga

Viga

Cartola

Cr bw x bf x D x tn

Ripa

Cantoneira de

abas desiguais

L bf1 x bf2 x tn

Cantoneira

Anexo C (informativo)Tabelas dos perfis de sries comerciais

Smbolos

No que se refere aos perfis estruturais de ao formados a frio, abordados por esta Norma, os smbolos e seus respectivos significados so os descritos em C.1 e C.2.

C.1 Letras romanas maisculas

A- rea da seo transversal do perfil

Cw - constante de empenamento da seo transversal do perfil

CG - centride da seo transversal do perfil

CT - centro de toro da seo transversal do perfil

D- largura nominal do enrijecedor de borda do perfil

Ix- momento de inrcia da seo transversal do perfil em relao ao eixo X

Iy- momento de inrcia da seo transversal do perfil em relao ao eixo Y

It- momento de inrcia toro uniforme da seo transversal do perfil

L- comprimento do perfil

Wx- mdulo de resistncia elstico da seo transversal do perfil em relao ao eixo X

Wy- mdulo de resistncia elstico da seo transversal do perfil em relao ao eixo Y

C.2 Letras romanas minsculasa- largura da parte plana da alma

am- largura da alma referente linha mdia da seo

b- largura da parte plana da mesa ou da aba da cantoneira

bf- largura nominal da mesa ou da aba da cantoneira

bm- largura da mesa ou da aba da cantoneira referente linha mdia da seo

bw- largura nominal da alma

c- largura da parte plana do enrijecedor de borda

cm- largura do enrijecedor de borda referente linha mdia da seo

m- massa do perfil por unidade de comprimento

ri- raio interno de dobramento

rm- raio de dobramento referente linha mdia da seo

rx- raio de girao da seo transversal do perfil em relao ao eixo X

ry- raio de girao da seo transversal do perfil em relao ao eixo Y

r0- raio de girao polar da seo transversal do perfil em relao ao centro de toro

t- espessura da chapa, excluindo revestimentos

tn- espessura nominal da chapa, igual soma das espessuras da chapa de ao e do revestimento metlico (tn = t + tr).

tr- espessura do revestimento metlico

xg- distncia do centride em relao face externa do perfil, na direo do eixo X

x0 - distncia do centro de toro em relao ao centride, na direo do eixo X

Nas tabelas C.1 e C.2 so apresentadas as dimenses, massa e propriedades geomtricas dos perfis de sries comerciais U e Ue, de ao com revestimento metlico.

As propriedades geomtricas apresentadas nas tabelas desse anexo foram calculadas com base nas expresses constantes no anexo A da NBR 6355:2003, sendo indicadas nas figuras C.1 e C.2 as dimenses bsicas dos perfis.

Figura C.1 Perfil U simples.

Figura C.2 Perfil U enrijecido

______________________

Tabela C.1 U simples - Dimenses, massa e propriedades geomtricas

PerfilDimensesEixo XEixo Y

UmAbwbftnriIxWxrxxgx0IyWyryItCwr0

kg/mcm2mmmmmmmmcm4cm3cmcmcmcm4cm3cmcm4cm6cm

92x38x0,801,041,3292380,800,8016,823,663,570,902,191,872,091,190,002827,474,35

92x38x0,951,231,5792380,950,9519,694,283,550,902,192,202,451,190,004732,324,33

92x38x1,251,612,0592381,251,2525,195,483,510,922,182,863,131,180,010741,754,30

92x38x1,551,982,5392381,551,5530,356,603,470,932,183,503,771,180,020250,824,26

92x38x2,252,843,6192382,252,2541,188,963,380,962,164,925,131,170,061070,654,17

92x38x2,463,093,9392382,462,4644,109,593,350,972,155,335,501,160,079476,244,15

92x38x2,653,314,2292382,652,6546,6210,143,320,982,155,695,831,160,098881,164,12

92x38x3,003,724,7492383,003,0050,9711,083,280,992,146,346,391,160,142389,884,08

142x38x0,801,351,72142380,800,8047,006,625,220,701,812,093,011,100,003776,135,64

142x38x0,951,602,04142380,950,9555,187,775,200,701,812,473,521,100,006189,705,61

142x38x1,252,102,67142381,251,2570,9610,005,150,721,803,214,491,100,0139116,195,57

142x38x1,552,593,30142381,551,5585,9612,115,100,731,793,935,401,090,0264141,835,52

142x38x2,253,724,74142382,252,25118,0816,644,990,761,785,547,311,080,0800198,435,41

142x38x2,464,055,16142382,462,46126,9517,884,960,771,776,007,831,080,1042214,555,37

142x38x2,654,355,55142382,652,65134,6618,974,930,781,776,418,281,080,1298228,805,34

142x38x3,004,906,24142383,003,00148,1520,874,870,791,767,159,061,070,1873254,245,29

202x38x0,801,732,20202380,800,80111,7411,077,120,551,512,254,081,010,0047173,177,35

202x38x0,952,052,61202380,950,95131,4413,027,090,561,502,664,761,010,0079204,197,32

202x38x1,252,693,42202381,251,25169,6916,807,040,571,503,466,051,000,0178264,877,27

202x38x1,553,324,23202381,551,55206,4220,446,990,591,494,237,251,000,0339323,797,21

202x38x2,254,786,09202382,252,25286,2628,356,860,621,475,979,730,990,1027454,537,08

202x38x2,465,216,64202382,462,46308,6530,566,820,621,476,4810,400,990,1339491,967,04

202x38x2,655,607,14202382,652,65328,2932,516,780,631,466,9210,970,980,1670525,127,01

202x38x3,006,318,04202383,003,00362,9735,946,720,651,457,7311,960,980,2413584,506,94

252x38x0,802,042,60252380,800,80195,3715,518,660,471,322,344,950,950,0056288,538,82

252x38x0,952,423,09252380,950,95230,0918,268,630,481,322,765,770,950,0093340,318,79

252x38x1,253,184,05252381,251,25297,7323,638,580,491,313,597,300,940,0211441,748,73

252x38x1,553,935,01252381,551,55363,0128,818,520,511,314,408,720,940,0401540,338,67

252x38x2,255,667,21252382,252,25506,2840,198,380,541,296,2211,610,930,1217759,648,53

252x38x2,466,187,87252382,462,46546,8343,418,340,551,296,7412,380,930,1588822,558,48

252x38x2,656,648,46252382,652,65582,5646,248,300,551,287,2013,030,920,1981878,368,45

252x38x3,007,499,54252383,003,00646,0151,288,230,571,278,0414,160,920,2863978,408,38

302x38x0,802,363,00302380,800,80311,3620,6210,180,421,182,415,800,900,0064436,4810,29

302x38x0,952,803,56302380,950,95367,0224,3110,150,421,182,846,740,890,0107514,9210,26

302x38x1,253,674,67302381,251,25475,7731,5110,090,441,173,698,500,890,0243668,6410,20

302x38x1,554,545,78302381,551,55581,1438,4910,030,451,174,5310,120,880,0463818,2110,13

302x38x2,256,558,34302382,252,25814,0453,929,880,481,156,3913,370,880,14071151,369,99

302x38x2,467,149,10302382,462,46880,4158,319,840,491,156,9314,220,870,18361247,079,94

302x38x2,657,689,79302382,652,65939,0962,209,800,501,147,4114,950,870,22911332,029,90

302x38x3,008,6711,04302383,003,001043,7769,139,720,511,138,2716,180,870,33131484,429,83

Espessura do revestimento metlico considerada no clculo: tr = 0,036 mm

Tabela C.2 - Perfil U enrijecido - Dimenses, massa e propriedades geomtricas.

PerfilDimensesEixo XEixo Y

UemAbwbfDtnriIxWxrxxgx0IyWyryItCwr0

kg/mcm2mmmmmmmmmmcm4cm3cmcmcmcm4cm3cmcm4cm6cm

90x40x12x0,801,111,419040120,800,8018,844,193,651,343,233,282,451,520,002859,465,11

90x40x12x0,951,311,689040120,950,9522,314,963,651,343,223,852,871,520,004869,955,09

90x40x12x1,251,712,189040121,251,2529,036,453,651,353,194,923,641,500,011189,825,07

90x40x12x1,552,102,679040121,551,5535,467,883,641,363,165,904,341,490,0213108,285,05

90x40x12x2,252,933,739040122,252,2549,3510,973,641,383,107,865,711,450,0648146,154,99

90x40x12x2,463,164,039040122,462,4653,2211,833,631,393,088,366,041,440,0844156,174,98

90x40x12x2,653,374,299040122,652,6556,6112,583,631,393,078,786,321,430,1051164,734,96

90x40x12x3,003,734,759040123,003,0062,5513,913,631,403,049,476,771,410,1513179,294,94

140x40x12x0,801,411,8014040120,800,8052,797,545,421,062,713,793,561,450,0035151,426,23

140x40x12x0,951,672,1314040120,950,9562,648,955,421,072,704,454,181,440,0061178,516,22

140x40x12x1,252,192,7914040121,251,2581,8411,695,421,072,675,715,341,430,0141230,206,21

140x40x12x1,552,693,4314040121,551,55100,3814,345,411,082,646,876,391,420,0270278,676,19

140x40x12x2,253,804,8414040122,252,25141,1020,165,401,092,589,238,491,380,0829379,896,14

140x40x12x2,464,115,2414040122,462,46152,6221,815,401,092,569,859,021,370,1082407,166,13

140x40x12x2,654,395,6014040122,652,65162,7823,265,391,102,5410,379,471,360,1349430,666,12

140x40x12x3,004,896,2314040123,003,00180,8325,845,391,102,5111,2410,201,340,1947471,106,09

200x40x12x0,801,772,2520040120,800,80124,1812,427,420,862,294,174,881,360,0044333,997,89

200x40x12x0,952,102,6820040120,950,95147,5614,767,420,862,284,905,731,350,0076394,177,88

200x40x12x1,252,763,5220040121,251,25193,3319,347,410,862,256,307,311,340,0176509,427,86

200x40x12x1,553,414,3420040121,551,55237,7923,787,400,872,227,598,771,320,0340618,037,84

200x40x12x2,254,846,1720040122,252,25336,5333,667,390,882,1610,2311,661,290,1046846,807,80

200x40x12x2,465,266,7020040122,462,46364,7936,497,380,882,1410,9212,401,280,1366908,987,79

200x40x12x2,655,627,1620040122,652,65389,8238,997,380,892,1311,5113,021,270,1706962,777,78

200x40x12x3,006,298,0120040123,003,00434,5943,477,370,892,0912,5014,051,250,24671055,887,76

250x40x12x0,802,072,6425040120,800,80214,8717,199,030,742,044,395,961,290,0052551,889,35

250x40x12x0,952,463,1425040120,950,95255,5220,449,020,742,025,166,991,280,0089651,619,34

250x40x12x1,253,244,1325040121,251,25335,3126,839,010,752,006,638,921,270,0206842,899,32

250x40x12x1,554,005,0925040121,551,55413,0933,059,000,751,978,0010,681,250,03981023,549,30

250x40x12x2,255,717,2825040122,252,25586,8746,968,980,761,9110,7814,171,220,12271405,399,26

250x40x12x2,466,217,9125040122,462,46636,9150,968,970,771,8911,5115,061,210,16041509,549,25

250x40x12x2,656,658,4725040122,652,65681,3554,528,970,771,8812,1415,801,200,20041599,789,24

250x40x12x3,007,459,4925040123,003,00761,1660,908,960,781,8513,1817,041,180,29011756,349,22

300x40x12x0,802,373,0230040120,800,80339,0522,6110,600,651,834,557,031,230,0059832,8410,83

300x40x12x0,952,823,5930040120,950,95403,4326,9010,590,651,825,358,231,220,0101983,6110,82

300x40x12x1,253,724,7330040121,251,25530,0535,3410,580,661,806,8810,491,210,02361273,0510,80

300x40x12x1,554,595,8530040121,551,55653,8343,5910,570,661,778,2912,531,190,04561546,7210,78

300x40x12x2,256,588,3830040122,252,25931,6262,1210,540,681,7211,1916,571,160,14082126,3910,74

300x40x12x2,467,169,1230040122,462,461011,9767,4710,530,681,7011,9517,601,140,18412284,8110,73

300x40x12x2,657,689,7830040122,652,651083,4972,2410,530,681,6812,6018,451,130,23022422,2110,72

300x40x12x3,008,6110,9730040123,003,001212,2980,8310,510,691,6613,6919,851,120,33352660,9010,70

Espessura do revestimento metlico considerada no clculo: tr = 0,036 mm

_990866127.doc