nordimpianti system srl, 66100 chieti (ch), itália nova ......ponte rolante para 40 t para...

8
FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 2 | 2010 www.cpi-worldwide.com 198 ELEMENTOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO A Fingo está localizada na cidade de Malle, na Bélgica, a noroeste da capital Bruxelas. Aqui, excelentes conexões rodoviárias favo- recem a Fingo com fáceis acessos para for- necer elementos de concreto, não somente ao mercado local mas também ao resto dos países da Benelux, além da Alemanha e França. Suas atividades iniciaram em 1946 atendendo às necessidades do mercado local de construção de residências com lajes de pavimentação reforçadas. Naquela época, a produção utilizava moldes de con- creto com armado com aço. O aço era reco- berto por concreto e então tinha que ser vibrado. Esse método de produção possibili- tou somente a produção de elementos de concreto de até 8m com as lajes de pavi- mentação por si tendo características técni- cas modestas, apropriadas principalmente para a construção de residências. Esse tipo de produção existe até hoje e a capacidade de produção agora é de 900.000 m² por ano com um estoque permanente de 100.000 m² para atender às demandas tanto dos painéis padrões quanto aos espe- cificados por clientes. O sucesso da Fingo é graças a vários fato- res que ajudaram essa empresa familiar a manter uma importante posição no setor de construção de residências. O time altamente motivado da Fingo fez a empresa crescer ouvindo as necessidades dos clientes e prestando especial atenção à qualidade do produto. A expressão “produ- ção com qualidade total” é fácil de decla- rar, mas ser colocada em prática pode ser difícil. Somente aproveitando a tecnologia avançada e o investimento contínuo em trei- namento de pessoal especificamente dire- cionado à qualidade de produção faz com que uma empresa possa atingir seus objeti- vos. A Fingo coloca em prática essa teoria. Nova produção de lajes alveolares protendidas em um das empresas líderes no mercado belga Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália Nos últimos anos, o sistema Nordimpianti foi implementado com sucesso em muitas fábricas pelo mundo. Um novo projeto no norte da Europa começou no primeiro semestre de 2008 na empresa belga Fingo N. V. Para a satisfação do cliente, a fábrica foi entregue em outu- bro de 2009 e isso dá à Fingo a oportunidade de expandir sua posição nos setores comercial, industrial e de construções residenciais. A nova fábrica Fingo na cidade de Malle, Bélgica Fabricação de laje de pavimentação tradicional

Upload: others

Post on 18-Jul-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália Nova ......ponte rolante para 40 t para abastecer um caminhão de uma única vez. A fábrica tem 2 linhas de produção, cada uma

FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 2 | 2010 www.cpi-worldwide.com198

ELEMENTOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

A Fingo está localizada na cidade de Malle,na Bélgica, a noroeste da capital Bruxelas.Aqui, excelentes conexões rodoviárias favo-recem a Fingo com fáceis acessos para for-necer elementos de concreto, não somenteao mercado local mas também ao resto dospaíses da Benelux, além da Alemanha eFrança. Suas atividades iniciaram em 1946atendendo às necessidades do mercadolocal de construção de residências com lajesde pavimentação reforçadas. Naquelaépoca, a produção utilizava moldes de con-creto com armado com aço. O aço era reco-berto por concreto e então tinha que servibrado. Esse método de produção possibili-tou somente a produção de elementos deconcreto de até 8m com as lajes de pavi-mentação por si tendo características técni-cas modestas, apropriadas principalmentepara a construção de residências. Esse tipode produção existe até hoje e a capacidadede produção agora é de 900.000 m² porano com um estoque permanente de100.000 m² para atender às demandastanto dos painéis padrões quanto aos espe-cificados por clientes.

O sucesso da Fingo é graças a vários fato-res que ajudaram essa empresa familiar amanter uma importante posição no setor deconstrução de residências.

O time altamente motivado da Fingo fez aempresa crescer ouvindo as necessidadesdos clientes e prestando especial atenção àqualidade do produto. A expressão “produ-ção com qualidade total” é fácil de decla-rar, mas ser colocada em prática pode ser

difícil. Somente aproveitando a tecnologiaavançada e o investimento contínuo em trei-namento de pessoal especificamente dire-cionado à qualidade de produção faz comque uma empresa possa atingir seus objeti-vos. A Fingo coloca em prática essa teoria.

Nova produção de lajes alveolares protendidas

em um das empresas líderes no mercado belga

Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália

Nos últimos anos, o sistema Nordimpianti foi implementado com sucesso em muitas fábricas pelo mundo. Um novo projeto no norte daEuropa começou no primeiro semestre de 2008 na empresa belga Fingo N. V. Para a satisfação do cliente, a fábrica foi entregue em outu-bro de 2009 e isso dá à Fingo a oportunidade de expandir sua posição nos setores comercial, industrial e de construções residenciais.

A nova fábrica Fingo na cidade de Malle, Bélgica

Fabricação de laje de pavimentação tradicional

Page 2: Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália Nova ......ponte rolante para 40 t para abastecer um caminhão de uma única vez. A fábrica tem 2 linhas de produção, cada uma

www.cpi-worldwide.com FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 2 | 2010

ELEMENTOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

Outra característica da Fingo é a diversidade de produtos que satis-fazem uma base variada de clientes formada por engenheiros,arquitetos e empresas de construção. A linha de produtos de pavi-mentação não protendidos consiste em painéis com vários acaba-mentos de superfície e com larguras de 330 mm a 600 mm e altu-ras de 130 mm a 210 mm. A gama também inclui os mesmos pai-néis de pavimentação com as mesmas larguras e alturas incorpo-rando isolamento na parte inferior da peça.

Novos projetos – gerando crescimento

Nos últimos anos, a empresa decidiu diversificar sua oferta e tevecomo objetivo começar a produção de elementos de concreto pré-moldado em paralelo com sua tradicional fábrica de moldes. Aprodução de pré-moldados possibilitaria à empresa explorar anova geração de tecnologia abrindo caminhos em um setor queera, até então, novo para a empresa.

Lajes alveolares estão disponíveis no mercado da Bélgica e ademanda anual atual é de 7.500.000 m², dos quais 1.500.000 m²é de pré-moldados. A idéia de criar uma nova fábrica dedicada àprodução desses elementos pré-moldados representou um verda-deiro desafio.

A realidade de expandir no mercado já maduro de pré-moldadona Bélgica tornou a idéia inicial em um projeto ambicioso dirigidopelo talento empreendedor e visão de futuro do proprietário daFingo, o Sr. Marc Van Cauwenbergh e seu filho Gert.

Era essencial à Fingo expandir na produção de lajes alveolares deconcreto pré-moldado, pois isso significava que a empresa seriacapaz de aumentar sua oferta de produtos para o setor de cons-trução de residências e mais importante, dar-se a oportunidade deexpandir os negócios ao entrar no setor de construção comerciale industrial.

Marc Van Cauwenbergh e seu filho Gert demonstram sua aprova-ção do Nordimpianti Extruder no dia da inauguração

Page 3: Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália Nova ......ponte rolante para 40 t para abastecer um caminhão de uma única vez. A fábrica tem 2 linhas de produção, cada uma

FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 2 | 2010 www.cpi-worldwide.com200

ELEMENTOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

Desde o princípio, a Fingo sabia que parater sucesso nesse já desenvolvido mercado,teriam que ser competitivos. Eles sabiamque teriam que fabricar um produto supe-rior a um custo mais baixo. A principal dúvi-da da empresa foi se essa meta seria atin-gida utilizando o sistema de tecnologiaSlipformer ou Extruder.

O sistema de moldadora deslizante é bas-tante conhecido no mercado belga emparte devido à proximidade de um grandefornecedor dessa tecnologia. Mesmoassim, a Fingo quis avaliar em detalhestodos os modos possíveis de produção uti-lizados não apenas localmente, mas tam-bém pelo mundo todo.

Para projetar, construir, aproveitar as opor-tunidades futuras e o marketing da novafábrica, a Fingo coopera com o Sr. Bynens.Ele é ex-diretor de uma das mais famosasempresas de moldadoras deslizantes epossui mais de 20 anos de experiência nomundo do concreto. Há 3 anos ele tambémé co-proprietário da Eurodal, também umafábrica de concreto na Bélgica onde sãoproduzidos lajes e elementos de pavimen-tação. Com uma análise extensa, ele pro-vou que o investimento inicial seria somen-te uma pequena parte do custo total doproduto, O peso do concreto, o custo,manutenção, eficiência de produto sãoainda mais importantes que o investimentoem si.

Para decidir sobre a tecnologia e possívelfornecedor, os seguintes pontos foram leva-dos em consideração:

• Qualidade do produto com ênfaseespecial no perfil geométrico e acabamento de superfície;

• Elemento de baixo peso com elementode performance altamente técnica;

• Quantidade de cimento por metrocúbico necessária para trabalhar comcada tipo de moldadora (deslizanteou extrusora);

• Custos de produção;

• Tempo ocioso ao modificar peçasinternas para produzir diferentes elementos;

• Funcionalidade da máquina;

• Qualidade da fabricação da máquina;

• Confiabilidade na máquina.

Após muitos meses de análise, compara-ções e várias viagens para verificar as tec-nologias pessoalmente, a atenção daFingo focou na empresa italianaNordimpianti. A empresa fornece máqui-nas e fábricas completas há mais de 35 anos para a produção de concreto pré-moldado tais como lajes de pavimenta-ção e alveolares, vigas T, postes, lintéis,painéis U e duplo T assim como muitosoutros elementos.

A primeira reunião com a Nordimpianti foina Itália em setembro de 2008. Tiveram aoportunidade de visitar a fábrica daNordimpianti onde as máquinas são proje-tadas e construídas e também váriasmáquinas de produção utilizando molda-doras deslizantes e extrusoras.

Não levou muito tempo para convencer ostécnicos da Fingo de que a ExtruderNordimpianti respondia perfeitamente às

Várias máquinas de produção fornecidas pela italiana Nordimpianti

Qualidade de elemento de concreto excelente alcançada com a máquina Extruder daNordimpianti e o uso de agregados de qualidade

Page 4: Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália Nova ......ponte rolante para 40 t para abastecer um caminhão de uma única vez. A fábrica tem 2 linhas de produção, cada uma

0102 | 2 – lanoicanretnI otercnoC ed acirbáF – ICFmoc.ediwdlrow-ipc.www

ELEMENTOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

suas necessidades. A Fingo aprendeu cada vez mais sobre a tec-nologia Extruder, mas ainda havia um ponto crucial que poderiater modificado a decisão final. O mercado em que a Fingo operaàs vezes demanda a inserção de burados, aberturas e seções noproduto, e quando isso é solicitado, tem que ser realizado em con-creto fresco. Concreto não desejado deve ser removido imediata-mente após a moldagem utilizando um aspirador de concreto.Apesar de estas máquinas estarem no mercado há muitos anos,até agora não haviam sido utilizadas em concreto semi-seco tra-balhado pela Extruder.

A máquina Extruder funciona com uma baixa proporção deágua/cimento em comparação com o sistema Slipformer e possi-bilita um maior nível de adensamento. Foi neste ponto do projetoque a Nordimpianti mostrou sua experiência que sempre foi umamarca da empresa italiana. Fizeram uma proposta à Fingo dedemonstrar a viabilidade de um novo aspirador de concretomesmo antes que a Fingo se comprometesse a comprá-lo. Em 3meses a Nordimpianti projetou e construiu um protótipo completa-mente novo que excedia as especificações de qualquer outramáquina no mercado.

Um teste do protótipo foi planejado para ser feito na fábrica de umdos clientes locais da Nordimpianti em uma laje alveolar de 400mm produzido com a tecnologia extrusora. Imediatamente ficouóbvio que a máquina não teve dificuldade em remover o concretomesmo sob a área de barras protendidas.

O novo aspirador de concreto projetado para remover concretosemi seco processado pela extrusora após adensament o

Page 5: Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália Nova ......ponte rolante para 40 t para abastecer um caminhão de uma única vez. A fábrica tem 2 linhas de produção, cada uma

FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 2 | 2010 www.cpi-worldwide.com202

ELEMENTOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

A Fingo ficou bastante satisfeita com oresultado final e também fez um pedido deuma nova máquina Nordimpianti.

O contrato foi assinado em dezembro de2008 e a Nordimpianti cumpriu todos osprazos de entrega. O projeto também foiauxiliado pelo agente Nordimpianti naBélgica, a Edeg International, que deusuporte desde o início e agiu como umvalioso intermediário entre a empresa ita-liana e a Fingo.

Layout da fábrica Fingo

Em março de 2008 a Fingo decidiu investirem uma nova fábrica dedicada a lajesalveolares e painéis alveolares. A permis-são para o planejamento foi feita emsetembro de 2008 e foi concedida emdezembro de do mesmo ano. 2009 pro-metia ser um ano muito atribulado e emmarço começaram as construções, termi-nando em outubro. A primeira produçãoaconteceu no dia 26 de outubro de 2009e nesse dia, somente 2 m² foram reprova-dos pelos padrões rigorosos da Fingo.

A nova fábrica abrange uma área de40.000 m² e fica a poucos quilômetros da outra.

A fábrica em si tem 160 m de extensão e34 m de largura. É rodeada por uma gran-de área de estoque, que tem uma grandeponte rolante para 40 t para abastecer umcaminhão de uma única vez.

A fábrica tem 2 linhas de produção, cadauma com 5 pistas, com 120 m de exten-são. A capacidade de produção de pré-moldados é de 400.000 m² por ano utilizando apenas de 8 a 9 operadorespor turno.

A produção de concreto conta com umacentral de concreto horizontal que está naponta da pista de produção. O armazémde agregados tem 960 m³ distribuídos em7 silos cobertos. Os agregados são mistu-rados usando areia com granularidade 0-1mm e 0-4 mm e com britas de 2-7 mm e 7-14 mm. O estoque de cimento é feito emtrês silos de 100 t.

A mistura de concreto é feita com um mis-turador planetário com capacidade efetivade 2 m³. Graças à disponibilidade deagregados selecionados com diversas gra-nularidades é possível obter um excelentetraço que é refletido na qualidade do ele-mento final. A umidade do concreto é man-tida constante durante a produção utilizan-do detectores ultrassônicos colocados nos

A fábrica tem 2 linhas de produção, cada uma com 5 pistas, com 120 m de extensão

O concreto é transportado da central de concreto para as máquinas de moldagem utilizando um sistema de transporte que consiste em uma caçamba aérea e dois distribuidores de concreto

A serra Nordimpianti 500AM pode cortar painéis de concreto de até 520 mm de altura

Page 6: Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália Nova ......ponte rolante para 40 t para abastecer um caminhão de uma única vez. A fábrica tem 2 linhas de produção, cada uma

www.cpi-worldwide.com FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 2 | 2010 203

ELEMENTOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

A extrusora Nordimpianti EV2000 mostrando sua habil idade de moldar um único elemento de largura de 120 0mm ou duas de 600mm

silos de areia e no fundo do misturador. Osistema de controle implementado pelosoftware da central de concreto garanteajuste preciso de água no ciclo de prepa-ração do concreto dependendo da umida-de da areia.

O concreto é transportado da central deconcreto para as máquinas de moldagemutilizando um sistema de transporte auto-mático que consiste em uma caçambaaérea e dois distribuidores de concreto, um

para cada linha de produção. Dessaforma, é possível trabalhar com 2 molda-doras simultaneamente, reduzindo o tempode produção e maximizando a capacida-de de produção potencial da fábrica.

Todas as fases da produção da fábricaforam estudadas em detalhes para otimizara produção sem comprometer a segurançado operador. Foi dada uma particular aten-ção à construção de pistas de produção eo do sistema de protensão.

A produção das pistas foi feita com umainclinação de 3% para facilitar o fluxo daágua para a área de reciclagem. As pistasde produção são feitas de uma placa deaço em que são montadas bordas lateraispara formar os elementos e as pistas ondeas moldadoras correm.

A Fingo também levou em consideração asugestão da Nordimpianti de ter um canalde cada lado da pista de produção entre oelemento fabricado e os trilhos de coleta

Page 7: Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália Nova ......ponte rolante para 40 t para abastecer um caminhão de uma única vez. A fábrica tem 2 linhas de produção, cada uma

FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 2 | 2010 www.cpi-worldwide.com204

ELEMENTOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

da água fria utilizada na operação decorte das peças. Isso mantém a água napista de produção e impede que a água seespalhe nos corredores entre as pistas, adi-cionando segurança ao trabalhador ehigiene à fábrica.

O sistema de protensão tem duas vigas dereação de 300 t em que os cabos de pro-tensão de ø 5-7 mm, 3/8” e 1/2” são fixa-dos. Os cabos são protendidos individual-mente por uma unidade hidráulica aciona-da por um sistema de controle eletrônico. Aviga de reação do outro lado da pista temcilindros hidráulicos para liberar a tensãoantes que a fase de corte comece.

A fase de produção começa com a prepa-ração do leito de produção utilizando umlimpador de pista, uma máquina multifun-cional fornecida pela Nordimpianti.

A máquina higieniza a pista de produção,aplica óleo lubrificante e puxa os cabos deprotensão para a posição ao longo detoda a pista. Assim que estiverem na posi-ção eles são fixados nas vigas de reaçãocom garras cilíndricas e então protendidos.

Para a produção de lajes alveolares, aNordimpianti forneceu duas extrusoraspara a produção de várias alturas depeças, utilizando 5 diferentes inserções:

• 1 inserção de molde para produzir 2lajes alveolares de 600 mm de largu-ra - H 150-180-200mm to

• 1 inserção de molde para produzir 1laje alveolar de 1200 mm de largura– H 150 mm

• 1 inserção de molde para produzir 1laje alveolar de 1200 mm de largura– H 180 mm

• 1 inserção de molde para produzir 1laje alveolar de 1200 mm de largura– H 200 mm

• 1 inserção de molde para produzir 1laje alveolar de 1200 mm de largura– H 265 mm

Após a moldagem, as peças de concretopermanecem na pista e são curados por 8horas. Esse tempo de cura é realizado devi-do à instalação de um sistema de águaaquecida sob a pista. O sistema é alimen-tado por uma máquina de aquecimentoque distribui a água aquecida por meio deum túnel que corre por baixo e transversal-mente entre as pistas, permitindo fácil aces-so para a manutenção da fábrica. Tudotambém é preparado para utilizar energiasolar para aquecer as pistas.

Apenas depois de os painéis de concretoatingirem a resistência correta para segu-rar o cabo de tensão, os cilindros hidráuli-cos soltam os cabos.

Neste ponto a peça de concreto é cortadano tamanho solicitado e se necessário comum ângulo de corte solicitado utilizandouma serra de corte fornecida pelaNordimpianti. A serra pode ser facilmenteoperada e pode fazer cortes transversais,longitudinais ou angulares de 0 a +- 90°em qualquer ponto ao longo da peça. Alâmina de corte da máquina possui um diâ-metro de 1100 mm, mas se necessário,pode ser adaptada com um disco de 1350mm capaz de cortar peças com alturas deaté 520 mm.

A última fase da produção é a remoçãodas peças da área de produção e a trans-ferência das mesmas para a área de esto-que localizada fora da fábrica. Para isso, aNordimpianti forneceu duas vigas telescó-picas de içamento para 10 t, uma delaspara uso na área externa.

Usando as vigas telescópicas de içamentoos elementos são carregados em vagões naparte central da instalação antes de seremtransportados para a área de estoque.

Uma peça de 1200 mm ou duas de 600 mm sendo transportadas por vigas telescópicas de içamento da Nordimpianti

Page 8: Nordimpianti System Srl, 66100 Chieti (CH), Itália Nova ......ponte rolante para 40 t para abastecer um caminhão de uma única vez. A fábrica tem 2 linhas de produção, cada uma

www.cpi-worldwide.com FCI – Fábrica de Concreto Internacional – 2 | 2010

ELEMENTOS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

A remoção eficiente das peças da área de produção significa que a fábrica já está pronta para iniciar um novo ciclode produção.

Planos futuros

Após poucos meses da entrega da fábri-ca, o sucesso da colaboração com aNordimpianti estava evidente e possibili-tará à Fingo maximizar sua produção em 2010 e aumentar sua gama de pro-dutos, oferecendo peças de até 500 mmde altura.

A Fingo juntamente com Sr. Bynens agoraquer aumentar esse sucesso e estão estudando possibilidades para a constru-ção de uma segunda fábrica para produ-ção de lajes alveolares especialmentededicadas ao setor da construção residen-cial, setor este em que eles já possuemvasta experiência.

Ponte rolante de 40 t transportando peças na área d e estoque externa

MAIS INFORMAÇÕES

NORDIMPIANTI SYSTEM SRLVia Erasmo Piaggio, 19/A66100 Chieti (CH), ItáliaT +39 0871 540222F +39 0871 [email protected]

Stand C1.327/430