nordeste hoje 13 - 28 de maio de 2014

16
Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 1 NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS POSSE DE P. ASSIDIO, NOVO INSPETOR DO SUL DO BRASIL A Inspetoria Salesiana de Porto Alegre realizou no dia 24 de maio, festa de Nossa Senhora Auxiliadora, o Encontro Inspetorial dos Jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude e a tomada de posse do padre Asídio Deretti, como novo inspetor e do padre Gilson Marcos da Silva, como vice- inspetor. Os jovens participantes, cerca de 230, vieram das diversas Obras da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre espalhada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. POSSE Às 18 horas foi realizada a celebração da tomada de posse do novo inspetor. O padre Orestes Carlinhos Fistarol presidiu a missa e após o evangelho o padre Asídio Derettie o padre Gilson Marcos da Silva fizeram a profissão de fé - a partir deste momento o padre Asídio passou a presidir a celebração. Durante a homilia o padre Orestes destacou alguns pontos do seu governo como inspetor, entre os anos de 2008 a 2014. Estavam presentes salesianos, membros da Família Salesiana, jovens, além de pessoas da comunidade paroquial. No final da celebração falaram os inspetores de Belo Horizonte e de São Paulo. Em seguida, o padre Asídio fez o seu discurso de posse e posteriormente os jovens de Viamão conduziram a coroação de Nossa Senhora. Padre Asídio e padre Gilson foram convidados para coroar o menino Jesus e Maria. Após a celebração foi realizado um jantar de confraternização, seguido do show de mágicas, conduzido pelo ex-aluno salesiano uruguaio, Daniel Ketchedjian. A noite foi encerrada com o “boa noite” do padre Asídio e por um número de dança de rua, executado pelo grupo de jovens de Viamão. Fonte: www.boletimsalesiano.org.br

Upload: nordeste-hoje

Post on 15-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

TRANSCRIPT

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 1

1

NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS

POSSE DE P. ASSIDIO, NOVO INSPETOR DO SUL DO BRASIL

A Inspetoria Salesiana de Porto Alegre

realizou no dia 24 de maio, festa de Nossa Senhora Auxiliadora, o Encontro Inspetorial dos Jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude e a tomada de posse do padre Asídio Deretti, como novo inspetor e do padre Gilson Marcos da Silva, como vice-inspetor. Os jovens participantes, cerca de 230, vieram das diversas Obras da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre espalhada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

POSSE

Às 18 horas foi realizada a celebração da tomada de posse do novo inspetor. O padre Orestes Carlinhos Fistarol presidiu a missa e após o evangelho o padre Asídio Derettie o padre Gilson Marcos da Silva fizeram a profissão de fé - a partir deste momento o padre Asídio passou a presidir a celebração.

Durante a homilia o padre Orestes destacou alguns pontos do seu governo como inspetor, entre os anos de 2008 a 2014. Estavam presentes salesianos, membros da Família Salesiana, jovens, além de pessoas da comunidade paroquial. No final da celebração falaram os inspetores de Belo Horizonte e de São Paulo. Em seguida, o padre Asídio fez o seu discurso de posse e posteriormente os jovens de Viamão conduziram a coroação de Nossa Senhora. Padre Asídio e padre Gilson foram convidados para coroar o menino Jesus e Maria.

Após a celebração foi realizado um jantar de confraternização, seguido do show de mágicas, conduzido pelo ex-aluno salesiano uruguaio, Daniel Ketchedjian. A noite foi encerrada com o “boa noite” do padre Asídio e por um número de dança de rua, executado pelo grupo de jovens de Viamão.

Fonte: www.boletimsalesiano.org.br

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 2

2

POSSE DO NOVO INSPETOR DA MISSÃO SALESIANA DO MATO GROSSO

Representando o Reitor-Mor dos Salesianos, o Pe. Natale Vitali celebrou neste domingo (25), no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora – em Cuiabá/MT - a missa em ação de graças pela realização do Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora, II Jornada Salesiana da Juventude e a posse do 18° Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso/ Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - o Pe. Gildásio Mendes dos Santos. A Celebração Eucarística foi acompanhada pelos bispos Dom Antônio Emídio Vilar (Diocese de São Luiz de Cáceres/MT), Dom Mílton dos Santos (Arquidiocese de Cuiabá/MT) e Dom Eduardo Pinheiro da Silva (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande/MS); salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora; os 380 jovens que participaram da Jornada Salesiana da Juventude e os 544 participantes do Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora – realizados de 23 a 25 de maio. Além da comunidade local, que lotou o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e o pátio do Colégio Salesiano São Gonçalo, onde foi montado um telão para transmitir a celebração.

Em sua homilia, Pe. Natale ressaltou a importância do apoio de toda Família Salesiana ao novo Inspetor durante os próximos seis anos. “Como o Papa Francisco foi escolhido por Deus para conduzir a sua Igreja, hoje o Pe. Gildásio foi escolhido para ser o pai desta comunidade inspetorial. Salesianos consagrados, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Voluntárias de Dom Bosco, Associação de Maria Auxiliadora, Missionárias do Bom Jesus, Ex-alunos (as) e amigos da Família Salesiana, amai o vosso Inspetor ajudai-o a vos levar a Jesus”, pediu o representante do Reitor-Mor. Em seu discurso de posse, Pe. Gildásio destacou o início de um tempo novo na Igreja com a eleição do Papa Francisco e do novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana. Para ele, ser eleito Inspetor neste momento significa estar a serviço e em comunhão fraterna com todos os religiosos e leigos. “Convido os salesianos para se unirem no amor em Dom Bosco para buscar na união e nas atitudes organizadas, as respostas para os desafios do mundo de hoje. Que tenhamos audácia e coragem para ir ao encontro dos mais necessitados e de abrir espaços novos para evangelizar”, disse o P. Gildásio.

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 3

3

REUNIÃO DA COMISSÃO DE PARÓQUIA Pe. Eudes Barreto

No dia 28 de maio, a Comissão de Paróquia, coordenada pelo P. Cleyton Coutinho, reuniu-se na Casa Inspetorial para organizar o Tríduo Catequético que acontecerá nos dias 17 a 19 de julho em algumas Paróquias Salesianas. Durante o encontro foi retomado o Planejamento para esse ano com o intuito de concretizar as ações previstas. O P. Cleyton motivou os presentes a estudarem o livro A PARÓQUIA SALESIANA para fundamentar

toda ação que será desenvolvida futuramente pela comissão. Contou-se com a presença do P. Eudes, Delegado para Pastoral Juvenil, Irmã Cleiane, da Paróquia São João Bosco – Bongi e Cleonice, representante da Basílica do Sagrado Coração de Jesus. No final

da reunião, foi agendado o próximo encontro para o dia 18 de junho na Casa Inspetorial.

NOTÍCIAS DAS CASAS

CARPINA

Laerte Rosa

I COPA JOVEM DE FUTSAL

No dia 25/06 foi realizada a I Copa Jovem de Futsal promovida pela Pastoral da Juventude Salesiana da Paróquia de São José, Oratório Festivo

Domingos Sávio e Secretaria da Juventude do Carpina. Com este evento, encerraram-se os festejos a doce Mãe Virgem Auxiliadora. Participaram da competição adolescentes e jovens na faixa etária de 12 a 29 anos. A comunidade Salesiana de Carpina, incluindo todos aspirantes, participou do evento.

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 4

4

FORTALEZA

Carlos Alberto, SDB

COLÉGIO: UMA SEMANA DE FESTA

O Colégio Salesiano Dom Bosco vivenciou com fé, amor e alegria o mês de maio e de forma especial a festa de Nossa Senhora Auxiliadora. No último dia 19, o padre Gilberto Silva, Diretor da Obra Salesiana, fez a abertura da Semana Mariana, com a bênção solene de Nossa Senhora.

De 20 a 23, a imagem da Virgem Maria, percorreu desde a Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio. O padre Ricardo Sobrinho, rezou e refletiu com os alunos sobre a importância da Mãe de Jesus na vida de Dom Bosco e na história da Família Salesiana. Também durante os “bons dias” a direção e os coordenadores fizeram com os alunos o tríduo em honra a Maria Auxiliadora.

O dia 24 começou com a Missa Solene, presidida pelo padre Gilberto e concelebrada pelo padre Ricardo. Ao término da Celebração a Diretora Pedagógica Ivina Garcia e as Coordenadoras Dulce e Marta distribuíram rosas, em homenagem as mães dos alunos e as educadoras.

PROJETO GRANDES

ESCRITORES

Este ano o PGE homenageou Patativa do Assaré (1909-2002). Poeta popular, compositor, cantor e repentista brasileiro. Os alunos do 6º ano do Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio, orientados

pelas professoras Michelle, Shirley e Ticianne estudaram sobre as obras do Autor cearense. No último dia 24, por meio de peças teatrais, exposições, repentes e cordéis os alunos apresentaram para os pais, professores e demais colegas as riquezas culturais deixas pelo conterrâneo..

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 5

5

JOÃO PESSOA

P. Eudes Barreto

II ROMARIA JOVEM EM JOÃO PESSOA

A Paróquia Nossa Senhora Das Dores realizou no dia 25 de maio a sua II Romaria Jovem. A participação da juventude e paroquianos foi bastante positiva. Por meio de músicas, orações, reflexões e apresentações culturais, o povo de Mangabeira VIII refletiu a temática da Romaria desde o

momento da concentração na Igreja Matriz N. Sra. Das Dores às 13hs quando iniciou esse momento de fé. Às 15h40, saímos pelas ruas do bairro em direção a Igreja N. Sra Auxiliadora para celebrar a Festa da Mãe de Dom Bosco e nossa. O trajeto da Romaria contemplou visita a todas as Comunidades da Paróquia. Em cada uma, era bonita perceber a manifestação de carinho e amor a Maria. Com espirito de alegria e oração, os jovens rezavam e cantavam a Maria e a Jesus Cristo. O lema: „Nela Coloquei toda minha confiança‟, foi refletido também pelo P. Eudes na Celebração Eucaristica, a qual contou também com a concelebração do vigário P. Sérgio Aquino. Um agradecimento especial foi feito a AJS de João Pessoa pela bela realização do evento. Foi perceptivel o crescimento da juventude salesiana em realizar esse momento como fruto de uma caminhada feita em sintonia com a Espiritualidade Juvenil Salesiana. A coordenação local agradeceu o apoio da Comunidade Salesiana pelo incentivo em realizar no segundo ano a Romaria no território paroquial. O P. Eudes agradeceu pessoalmente o jovem Tiago da Comunidade N. Sra da Conceição que pertence a Paróquia pela arte ganhadora do cartaz da Romaria desse ano.

VISITA DE ANIMAÇÃO PASTORAL EM JOÃO PESSOA

Após a realização da II Romaria Jovem, na Paróquia Nossa Senhora Das Dores, aconteceu o encontro de formação para o conselho da AJS local. À noite do dia 26, foi reservada para os jovens coordenadores estudaram a temática sobre a Espiritualidade Juvenil Salesiana. O P. Eudes, depois da formação, retomou o planejamento da AJS para o ano de 2014 e apresentou o calendário temático e o histórico dos encontros que são realizados na Inspetoria – Encontrão Jovem, Romaria Jovem, Vigília e Festival da Juventude. Houve um momento para os coordenadores partilharem a caminhada local da juventude salesiana e pedir algumas orientações tendo em vista a realização do trabalho. Terminamos com um momento oracional, pedindo a Nossa Senhora Auxiliadora a sua proteção para a juventude da Paróquia.

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 6

6

JUAZEIRO

Renato Jorge

ROMARIA JOVEM

Realizamos a nossa ROMARIA JOVEM no ultimo domingo dia 25 de maio na cidade de Juazeiro do Norte/Ce. Iniciamos com a celebração eucarística na capela Santa Terezinha do Menino Jesus no bairro de Antonio

Vieira, presidida pelo salesiano Pe. João Carlos Perini e concelebrada diretor da presença salesiana do Juazeiro, Pe. José Pereira. Em sua homilia, Pe. Perini falou da necessidade

de sermos uma juventude santa e comprometida para o projeto de Deus. Após a Celebração Eucarística toda juventude com entusiasmo deu

inicio a caminhada com destino a basílica Nossa Senhora das Dores. Esse ano a experiência foi bastante significativa tivemos a presença alem dos grupos jovens de nossa paróquia os grupos jovens de paróquias vizinhas. Atenda vocacional foi, mas uma ótima novidade uma oportunidade oferecida aos jovens para conhecerem a nossa espiritualidade, marcaram ainda presença em nossa ROMARIA JOVEM Walquisia e Valdemir, sdb que vieram colaborar nesta festa, a vocês os nossos agradecimentos.

MACEIÓ

Maíse Cordeiro

ROMARIA JOVEM

No último domingo, 25/05/14, ocorreu em Maceió a 13ª edição da Romaria Jovem. Na ocasião participaram cerca de 200 jovens envolvidos em grupos das Paróquias de São Francisco de Assis (Santos Dumont) e Imaculada Conceição e São João Maria Vianney (Clima Bom). A Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil através da Pastoral Juvenil encaminhou dois pós

noviços, Geraldo Albuquerque e Daniel Brandão, que junto aos

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 7

7

coordenadores do conselho local da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) animaram toda a juventude presente.

A Romaria Jovem teve início com a Santa Missa presidida pelo padre José Elielton na comunidade Matriz da Paróquia de São Francisco de Assis e depois seguiu em caminhada rumo a comunidade de São João Bosco da Paróquia Imaculada Conceição e São João Maria Vianney. Sob animação do Ministério Amor de Maria, da comunidade Mãe Rainha, os jovens cantaram músicas com referência a Mãe de Jesus. Ao chegar na comunidade São João Bosco, os jovens do grupo CJC (Comunidade de Jovens Cristãos) encenaram a Coroação de Nossa Senhora e em seguida o Diácono Lourenço Júnior e todos os jovens puderam louvar e adorar o Santíssimo Sacramento.

Este ano a Romaria Jovem de Maceió além de clamar o tema “Maria, nela coloquei toda minha confiança” também clamou pela Paz para os jovens e para as famílias. Os participantes da Romaria distribuíram pequenos corações de papel e muitos abraços para as pessoas que saíram de dentro de casa até a porta ao ver aquele movimento animado da juventude que caminhava pelas ruas do bairro.

De acordo com o assessor da AJS Maceió, Cleilton Araújo, alguns coordenadores dos grupos jovens presentes nesta Romaria solicitaram que a AJS fosse aos grupos para prestar formação pois os jovens se sentiram despertados a conhecer mais sobre a espiritualidade juvenil salesiana. Este

fato embasa o pensamento da jovem Mayara Menezesque é uma das coordenadoras do conselho da AJS Maceió, ao afirmar que esta Romaria Jovem significou: “melhor aproximação do carisma salesiano entre os jovens, fato este que permite uma caminhada pastoral mais fiel aos princípios de Dom Bosco”.

MATRIZ DE CAMARAGIBE

FESTA DE NOSSA SENHORA

AUXILIADORA

Grandes acontecimentos estão marcando o mês de maio, dedicado a Nossa Senhora, na paróquia do Senhor Bom Jesus.

O primeiro deles foi o Tríduo e Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que teve inicio no dia 22 e contou com a participação da Filarmônica Bom Jesus e com a Bênção de Nossa Senhora Auxiliadora. Nesse dia também foi iniciada a visita Inspetorial, com o Pe. Diego Vanzetta, o qual se reuniu com os

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 8

8

vários grupos e pastorais no Conselho Pastoral Paroquial. Durante todo dia 24 foram realizadas várias atividades: Festa do

Patrimônio do Senhor Bom Jesus nos seus 328 anos às 5:00 horas da manhã com a alvorada, procissão e missa; às 11:30h Hora da Graça, com as presenças ilustre do Pe. Inspetor Diego Vanzetta , Pe. Delfino, Pe. Marcos, e ao meio dia Celebração Eucarística, presidida por Dom Valério Breda, bispo de Penedo-AL. Também o salesiano Irmão Toni Cibin se fez presente. Na ocasião comemorou-se ainda os 25 anos do Centro dos Salesianos Cooperadores São Domingo Sávio em Matriz de Camaragibe e a noite aconteceu um bingo organizado pelo E.C.C- encontro de casais com Cristo.

NATAL – GRAMORÉ

Ranieri Dantas

ROMARIA JOVEM

Dia 25 de maio, um dia esperado com ansiedade pela juventude da Paróquia Dom Bosco, um dia mais aguardado ainda por quem organizava o evento.

Era aproximadamente 8h quando a missa iniciou. Impulsionada por momentos belíssimos e palavras marcantes do celebrante Padre Luis, eram pouquíssimos jovens ainda que se faziam presente na Capela de São Filipe no Gramoré. Ao longo de quase duas horas a missa. Logo após, aconteceu a apresentação do Grupo Trindade Artes Cênicas fora da igreja, aquecendo mais ainda os momentos de louvores.

Trio preparado, Banda Vocare preparada pra animar, juventude presente e a imagem de Nossa Senhora a frente, então é hora de caminhar! Depois das palavras do coordenador da AJS – Yves Justino - juntos partimos em direção as ruas de nossa paróquia. E foi aí que iniciou a graça. O percurso da Romaria Jovem de 2014 saia da Capela São Filipe no Gramoré, passava pelas ruas dos conjuntos Pajuçara I e Pajuçara II, até se encerrar na comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora no Dom Pedro I. Enquanto cantávamos, louvávamos e claro, dávamos apoio ao evento, mais e mais jovens foram chegando pra caminhada. O que antes era um pequeno grupo, se tornou uma grande massa juvenil. Como nos bons e velhos tempos.

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 9

9

NATAL – SÃO JOSÉ

Cileide Siqueira

FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Na última sexta-feira (23), a Família Salesiana se reuniu para celebrar o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, tradicionalmente comemorado em 24 de maio. Alunos, familiares, colaboradores, ex-alunos e visitantes lotaram o ginásio do Salesiano São José para festejar a data tão especial no calendário Salesiano. A programação teve início com a celebração eucarística presidida pelo padre Edilson Nobre, vigário geral da arquidiocese de Natal; e concelebrada pelos padres José Mauro da Silva, diretor do colégio, e Thiago Nunes, coordenador de pastoral. A devoção de Dom Bosco por Nossa Senhora e o que Ela significa para a Família Salesiana foram alguns pontos destacados na missa. O ponto alto da celebração ficou por conta da consagração e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora. Interpretando Jesus, Maria e os anjos, os alunos deram show neste momento de forte emoção que comoveu os presentes. Após a missa, os alunos tiveram acesso ao lanche e às atividades recreativas. Futebol de sabão, cama elástica, brincadeiras na piscina e esportes foram algumas das opções disponíveis, além da animada apresentação de um DJ. Esta é a maior festa litúrgica celebrada pela congregação salesiana e anualmente reúne centenas de pessoas no Salesiano São José para comemorar a singularidade da data.

ALUNOS VISITAM

EXPOSIÇÃO DA TAÇA DA

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo de Futebol já começou para os alunos do Salesiano São José. Nesta quinta-feira (22), alguns representantes foram convidados para participar da exposição Tour da Taça Copa do Mundo da Fifa e conhecer pessoalmente o troféu que será entregue ao campeão da Copa 2014.

Localizado em um shopping da cidade, no evento era possível, ainda, ver exemplares de bolas de futebol que já disputaram outras Copas do Mundo e assistir a um pequeno vídeo com momentos distintos da maior competição de futebol mundial.

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 10

10

PARNAMIRIM

Marcella Mendes

ALUNO DA 2ª SÉRIE LANÇA LIVRO

"Caçador de Palavras", de Lucas Dias, será lançado no dia 6 de junho, na Livraria Nobel

Escrever um livro não é uma tarefa fácil. Leva tempo, disposição, criatividade e muita dedicação. O aluno Lucas Dias, da 2ª série B, sabe bem disso. Com apenas 16 anos, ele se prepara para o lançamento da

sua primeira obra, publicada pela Offset Editora. Intitulado “Caçador de Palavras”, o livro será lançado no dia 05 de junho, às 19h30, na Livraria Nobel da Av. Salgado Filho.

O conto traz a história de um garoto que morava no interior e se muda para São Paulo, acompanhando a mãe jornalista que consegue um emprego na cidade. Ao chegar lá, ele conhece uma mendiga que o apresenta à poesia. “A história retrata a mudança da visão de mundo através da poesia. É isso que justifica o título do livro”, explica Lucas.

O interesse de Lucas pelo universo dos livros começou na infância, com os gibis da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa. “Eu lia os gibis pelas expressões faciais, que foi o que despertou meu lado criativo”, afirma. Com o tempo, ele passou a produzir textos e mostrar para seus familiares, principais incentivadores. No começo de 2013, Lucas participou de um concurso de poesia pela internet e assim, retomou o hábito de escrever. No mesmo ano, o livro “Caçador de Palavras” começou a ser escrito.

Ele conta que além do incentivo da família, a troca de idéias e experiências com outros escritores foi fundamental para a realização do livro. Antes de ser publicado, o Caçador de Palavras foi lido por Natália Parreiras, escritora e fundadora da Brazil Poets Society. “Ela se interessou e pediu para escrever a orelha do livro”, conta Lucas, com entusiasmo. O contato com Natália também rendeu a Lucas a participação no grupo Lettrs, uma plataforma online onde os escritores do mundo inteiro compartilham textos e trocam sugestões.

ALUNOS VISITAM A TAÇA DA COPA DO MUNDO

38 alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco – atletas que obtiveram as maiores médias do I trimestre - participaram de um momento histórico na manhã desta quinta-feira (22). Às vésperas da Copa do Mundo, eles tiveram a oportunidade de ver de perto a taça que será entregue ao país vencedor do mundial de futebol. Durante a visita ao Tour da Taça os alunos prestigiaram a exposição com as bolas utilizadas em todas as edições do campeonato, assistiram ao vídeo da Copa e tiraram fotos ao lado da taça. Após as fotos, eles participaram de atividades esportivas que estavam sendo realizadas em um parque temático montado na área do evento.

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 11

11

RECIFE – SAGRADO CORAÇÃO

Coordenação de comunicação

FESTA DENOSSA SENHORA AUXILIADORA

Na manhã da última sexta-feira (23), aconteceu no Colégio Salesiano Recife a festa em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora. O dia começou com as duas primeiras aulas e uma grande movimentação dos jovens, famílias e professores que iriam fazer parte do evento. Às 8h30 da manhã, com a quadra Dom Bosco cheia, foi iniciada a celebração eucarística do dia. Como é de tradição, os alunos das 3ªs séries do Ensino Médio entraram levando a imagem de N. Senhora e as alunas a imagem de Dom Bosco. Em seguida, Pe. João Carlos Ribeiro, diretor da casa, conduziu a missa de N. Sra. Auxiliadora, que contou com a ajuda dos integrantes dos grupos jovens da Pastoral - eles se distribuíram para formar a banda musical, grupo teatral, entre outras participações. A missa finalizou com a participação do Ballet Salesiano.

Depois do momento eucarístico, o dia foi aberto para lanche coletivo, atividades esportivas, sala de cinema, sala de dancing, xadrez, brinquedos e pula-pula.

SALVADOR – NAZARÉ

Gigliola Sena

FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

O colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) realizou no sábado, 24/05, a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da comunidade salesiana. Às 8h, no Santuário da instituição, foi celebrada uma missa presidida pelo Diretor Geral, Padre Eliano Queiroz. Após, a emocionante Eucaristia, todos participaram de um pocket show de forró, com o ex-aluno e cantos Portela.

A invocação de Maria sob o título de "Auxílio dos Cristãos" chegou ao Brasil trazida pelos padres salesianos. Dom Bosco, o Santo Apóstolo da juventude, escolheu Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira de sua comunidade por causa das grandes lutas que travou nos anos difíceis da formação da Sociedade de São Francisco de Sales.

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 12

12

SALESIANO É DESTAQUE NO XII TROFÉU

TAPETE MÁGICO DE GR

As alunas praticantes de Ginástica Rítmica (GR) da Escolinha do Turno Integral e da Escolinha de Esportes do Salesiano do Salvador (Nazaré) receberam o troféu destaque no Torneio Integração de GR “Tapete Mágico” individual. O festival foi promovido pela Federação Baiana de Ginástica Rítmica (FBGBA) e aconteceu na tarde do último sábado (24/05), no Complexo Esportivo

São José, no bairro da Baixa do Bonfim. O evento contou com a participação de mais de 10 escolas esportivas do estado e, aproximadamente, 200 ginastas. A equipe Salesiana estava representada por 82 estudantes de 4 a 16 anos, nas modalidades Mirim, Pré-Infantil, Infantil e Juvenil, acompanhadas pela educadora física e treinadora da modalidade, professora Suely Lopes. Elas apresentaram-se também durante a missa festiva em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, no mesmo dia pela manhã, no Santuário do colégio.

BASQUETE CLASSIFICADO PARA

FASE FINAL DA JOCOPAR

A equipe masculina de basquete do Salesiano do Salvador (Nazaré) saiu vitoriosa na segunda fase classificatória dos Jogos dos Colégios Particulares de Salvador (JOCOPAR). Os atletas venceram as duas partidas contra o Colégio Anchieta, que aconteceu na tarde do dia 24 de maio, disputadas em casa. Com placares de 33 X 04 na categoria Sub 14 (para atletas entre 13 e 14 anos) e 64 X 06 na categoria Sub 17 (para atletas de 15 a 17 anos), os times seguem para as etapas finais da competição.

BRONZE NO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

O Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) conquistou o 3º lugar no 45º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. A instituição foi representada pela aluna do ensino médio, Joice Tavares Santiago, que já é medalhista de bronze nos Jogos Escolares da Juventude. A competição é organizada pela CBTM - Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. O evento

aconteceu em Fortaleza-CE, no Centro Esportivo da UNIFOR (Universidade de Fortaleza), entre os dias 22 a 25 de maio. A atleta viajou acompanhada do seu técnico, o educador físico da escola, Rony Andrade.

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 13

13

NATAÇÃO SALESIANA CAMPEÃO NO NORTE-NORDESTE

Os alunos do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) sagraram-se campões mais uma vez na natação regional. Desta vez, os atletas, Pilar Letícia ( ouro na modalidade 200m livre) e Brunelis Bruno Santos (campeão dos 200 medley) foram os grandes vitoriosos. A equipe da escola composta por seis estudantes foram destaque no XLVII Campeonato Norte-Nordeste de Clubes Mirim e Petiz de Natação – Troféu Pedro Nicolas Sena da Silva. O evento foi realizado na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Belém (PA), nos dias 23 e 24 de maio. O campeonato contou com a participação de nadadores de 9 a 12 anos, com cerca de 300 atletas, diversos clubes, escolas e agremiações dos estados das regiões Norte e Nordeste. Os nadadores viajaram acompanhados do técnico de natação e educador físico da escola, Fábio Seixas, além de mais três alunos do Salesiano Dom Bosco (Nazaré).

OURO NO ESTADUAL DE TÊNIS DE MESA

A equipe do Salesiano do Salvador (Nazaré) de Tênis de Mesa participou da segunda etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa (Etapa – Vevé Calazans) e obteve grandes resultados. O professor de educação física e treinador da equipe de tênis de mesa, Rony Andrade, levou o título de Campeão Rating B. A equipe contou ainda com os destaques de: Amon Souza, 3º lugar Mirim; Daniel Melo, 2º lugar Mirim e líder na categoria Geral; Nelson Neto, 2º lugar Sênior, além de Joice Santiago, 3º lugar feminino. O campeonato aconteceu no dia 17 de maio no Ginásio do Sesi - Simões Filho-BA.

SALESIANO SE DESTACA NA TAÇA

CIDADE DO SALVADOR DE

HANDEBOL

As equipes de handebol masculino e feminino – categoria infantil – do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) se destacaram na “Taça Cidade do Salvador”. O evento que teve caráter de integração, aconteceu no final de semana (16, 17 e 18/05), no Complexo Esportivo do Colégio São José e no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela). Participaram 10 escolas da Bahia e mais de 100 estudantes, nas categorias mirim e infantil. Os participantes da competição não arcaram com nenhum custo da competição, contudo, precisaram fazer doações de alimentos não

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 14

14

perecíveis que serão posteriormente doados a uma instituição de caridade. O evento foi promovido pela Federação Baiana de Handebol (FBHb). Os times do Salesiano são comandados pelo técnico, Cássio Lima.

De acordo com o site da Federação, esse campeonato possui como objetivo principal de promover e aproximar crianças entre 8 e 14 anos do Handebol. A FBHb entende que nesta etapa da formação do futuro atleta, os mesmos precisam simplesmente jogar, se divertir e criar laços com a referida modalidade. Neste intuito, nenhuma equipe foi premiada observando a sua respectiva posição final na competição, portanto, todos os atletas que participaram do evento foram premiados através de uma medalha promocional.

SALVADOR – PARALELA

Gigliola Sena e Cláudio Moreira

COLÉGIO PROMOVE FLASH MOBS SOBRE DITADURA

No dia 26/05, segunda-feira, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Salesiano Dom Bosco (Paralela) realizam às 10h20, no pátio do colégio, um

Flash Mob (mobilização instantânea que convida a comunidade) para reflexão sobre o período histórico da ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil, mais especificamente sobre o movimento das “Diretas Já”. Até o dia 9 de junho, estão

programados outros Flash Mobs tratando sobre

outros temas relacionados a esse período histórico, como: tortura, repressão e censura; “Brasil: ame-o ou deixe-o”; música de protesto; Milagre Econômico; Copa de 1970 e guerrilhas. As apresentações, que acontecem há três anos no colégio, fazem parte de um projeto pedagógico interdisciplinar orientado pelos professores das disciplinas de Filosofia, Sociologia e História da Arte. Neste Flash Mob, que será assistido por estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio, uma turma do 3º ano analisa a importância da participação histórica dos cidadãos brasileiros no processo de redemocratização do país. Os estudantes se expressam no Flash Mob utilizando diversas linguagens para possibilitar a compreensão do tema.

MISSA CELEBRA 200

ANOS DA FESTA

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 15

15

LITÚRGICA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

No sábado, 24/05, no Salesiano Dom Bosco (Paralela) realizou a Santa Missa para celebrar o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Colégio. A cerimônia aconteceu entre 8h e 9h30 no ginásio da instituição. Estudantes, professores e funcionários, além de seus familiares e ex-alunos participaram do momento. O coordenador da Pastoral do colégio, Padre Anderson Alvelino, que presidiu a Eucaristia, destacou que Nossa Senhora Auxiliadora é importante pela figura cuidadora de mãe para com os filhos em dificuldades nos momentos de luta na vida. Após a Celebração, houve algumas atividades culturais apresentadas pelos alunos. Das 10h às 12h30, foi dada continuidade à 10 ª Olimpíada Nossa Senhora Auxiliadora, iniciada no último dia 19, reunindo mais de mil estudantes do 6 º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio em competições individuais e coletivas (masculino e feminino) de cinco modalidades esportivas individuais e seis coletivas. Os alunos doaram nas inscrições cerca de 500 KG de alimentos não perecíveis. Eles serão entregues para o Auxílio Cristão da Associação dos Devotos de Nossa Senhora Auxiliadora.

AMA

RELATO DE VIAGEM: AMA REALIZA ROMARIA DE DOIS DIAS

Pé Valdemar Pereira

Acompanhei, como diretor espiritual, a romaria

da AMA nesse final de semana (24 e 25 de maio), na Mesorregião do Agreste Paraibano, onde se encontram o Santuário do Memorial de Frei Damião, no alto da serra da Jurema no Município de Guarabira, a cinco quilômetros do centro da cidade. Fomos também, a cerca de 60 quilômetros adiante, até o Santuário e Museu do Padre Ibiapina, no lugarejo denominado Santa Fé, no limite dos municípios de

Solânea e Arara. Em ambos os lugares é impressionante sentir a fé e a veneração dedicada a esses dois Servos de Deus, que já são santos no altar do coração do povo. Resta somente a oficialização da Igreja.

Frequentemente, associamos a ideia de santidade a dons especiais, fatos miraculosos, visões, revelações, etc É claro que, isso faz parte, mas não constitui o essencial da santidade. Os santos, são antes de tudo, pessoas que viveram para Deus. Ou melhor, que vivem, para Deus, com Deus e em Deus. Em Frei Damião,(1898-1997) “podemos contemplar o santo moldado por Deus, a vitória da graça divina sobre a frágil humanidade de um frade, que ao longo dos seus 99 anos de vida fez uma profunda experiência com o Altíssimo, Onipotente e Bom Deus”, como disse dom Lucena na sua homilia de ontem, quando concelebrávamos, quatorze sacerdotes e uma multidão de

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 13 – 28 de maio 2014 16

16

três mil pessoas. Aquela foi a 27ª Romaria diocesana ao Santuário do “Apóstolo do Nordeste” a Guarabira, que contou também com o grande show do salesiano Padre João Carlos Ribeiro. O Padre Ibiapina (1806-1883), missionário, “construtor” das famosas “Casas de Caridade” por vários rincões do Nordeste, quis e conseguiu inserir na sua obra missionária, obras sociais que respondiam às necessidades do povo. Contruiu dezenas de Casas de Caridade para recolher crianças abandonadas, ensinar aos mais desprotegidos, recolher e dar atendimento aos doentes, oferecer hospedagem aos peregrinos. Algumas dessas construções ainda hoje existem. A mais importante delas, é aquela que visitamos ontem, em Santa Fé-PB, onde ele passou os últimos anos de vida e ali faleceu e está sepultado. Muito intessante é o museu histórico, cuja riqueza é a simplicidade, característica dos santos.

Podemos dizer que nossa romaria, incluindo “Os Caminhos de Padre Ibiapina”, uma inspiração dos “Caminhos de São Tiago de Compostela”, foi realmente um banho de fé, cultura religiosidade. Por tudo isso,Deus seja louvado!

CALENDÁRIO

01.06.2014 Ascenção do Senhor / Dia Mundial das Comunicações

03-04.06.2014 Conselho Inspetorial

ANIVERSARIANTES

28 – P Alfredo Boldori (Aracaju)

01/06 – S Renato Jorge de Morais (Juazeiro) 06/06 – S FabianoBernardino do Nascimento (Recife-Bongi)

08/06 – P João Carlos Ribeiro Rodrigues (Recife – Sagrado Coração)

INFORMATIVO SEMANAL DA INSPETORIA SALESIANA DO NORDESTE DO BRASIL Rua Estado de Israel, 386 – Ilha do Leite – 50070-420 - RECIFE-PE - BRASIL

Edição: Jakeline Lira.

Correspondentes locais: cada colaborador é responsável do conteúdo do seu artigo

Tel.: (81) 2102-0800 e-mail: [email protected]

Site: www.inspetoriasalesiana.org.br Twitter: http://twitter.com/sdbbre Facebook: http://www.facebook.com/sdbbre