nordeste hoje 01-2012

8
Nordeste Hoje - Ano XII - Nº 01 – 13 janeiro de 2012 1 NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS CAGLIERO 11, BOLETIM MISSIONÁRIO, COMPLETA 3 ANOS! O ano de 2012 apenas começou. Natal e feli citações de ano novo já foram arquivados. A cada mês, o Cagliero 11 é enviado no dia 11, então no dia 11 de janeiro vemos o terceiro aniversário do boletim mensal da animação missionária. Pe. Vlaclav Klement, Conselheiro para Missões, que conduz o Cagliero Blog muito bem (no sdb.org), tem o seguinte a dizer sobre esta produção, que de alguma forma, é também interligada com a história do SSCSNews, então é especialmente apropriado incluí-lo aqui. UM MUITO OBRIGADO A MUITOS AMIGOS e a todos que contribuíram e continuam a contribuir com a produção: - missionários que compartilham, - o editor que é paciente e constante - o diagramador que é criativo e dedicado - e especialmente os muitos tradutores regulares (it, es, en, fr, pt, pl, ru, xh, ko, ja, vn, nl, hr, cs, sk, de). De fato, depois de três anos de vida do Cagliero 11 nós podemos humildemente reconhecer seu sucesso. Provavelmente as principais características para este sucesso são: - simples - Colorido - regular - 15 linguas chegando aos irmãos salesianos e a membros da FS. Cagliero11 se tornou parte os diretórios inspetoriais, foi se tornando parte do cotidiano nas comunidades (colocado no refrigerador da comunidade ou no mural de avisos da sala de jantar, é incormporado nas vésperas do dia 11 em muitas casas de formação, impresso junto com o Boletim Salesiano, informativos inspetoriais ou simplesmente enviado pelo secretário da inspetoria para todas comunidades. UM CICLO VIRTUOSO - de viver a vida missionária na simplicidade e com compromisso - de partilhar experiencias missionárias com coração aberto e honestidade (também dúvidas, tentações, momentos de crise..) - de chegara muitas comunidades salesians graças ao zelo de animadores das missões. - de despertar a consciência missionária - de ajudar alguns salesianos a responder ao chamado de Deus para as missões. Claro que continuam dos desafios: Nós não chegamso a todas comunidades locais, como sonhamos e desejamos três anos atrás, e como expressava a primeira edição do Cagliero11 (janeiro 2009). Nós ainda não somos capazes de responder a alguns dos maiores desafios como identificados pelas sugestões recebidas com intuit de melhorá-lo. Nós precisamos de mais tempo de produção: antes do começo de um novo mês; alguns pequenos erros de tradução… Mas é um esforço humano. COMO VOCÊ PODE NOS AJUDAR A distribuição é sempre o maior desafio: - envie-nos mais endereços de email ([email protected]) para nossa lista de envio. - Ajude-nos com tradução em algumas linguas mais na Ásia e onde mais precisar. - Ajude-nos imprimindo o Cagliero 11 em sua inspetoria ou comunidade - Ajude-nos utilizando regularmente o Cagliero na oração da comunidade ou na formação. Nº 01 – de janeiro de 2011 http://www.inspetoriasalesiana.org.br/nh

Upload: jakeline-lira

Post on 10-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

informativo semanal da Inspetoria Salesiana do Nordeste

TRANSCRIPT

Page 1: Nordeste Hoje 01-2012

Nordeste Hoje - Ano XII - Nº 01 – 13 janeiro de 2012 1

NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS

CAGLIERO 11, BOLETIM MISSIONÁRIO, COMPLETA 3 ANOS!

O ano de 2012 apenas começou. Natal e feli citações de ano novo já foram arquivados. A cada mês, o Cagliero 11 é enviado no dia 11, então no dia 11 de janeiro vemos o terceiro aniversário do boletim mensal da animação missionária. Pe. Vlaclav Klement, Conselheiro para Missões, que conduz o Cagliero Blog muito bem (no sdb.org), tem o seguinte a dizer sobre esta produção, que de alguma forma, é também interligada com a história do SSCSNews, então é especialmente apropriado incluí-lo aqui.

UM MUITO OBRIGADO A MUITOS AMIGOS e a todos que contribuíram e continuam a contribuir com a produção: - missionários que compartilham, - o editor que é paciente e constante - o diagramador que é criativo e dedicado - e especialmente os muitos tradutores regulares (it, es, en, fr, pt, pl, ru, xh, ko, ja, vn, nl, hr, cs, sk, de). De fato, depois de três anos de vida do Cagliero 11 nós podemos humildemente reconhecer seu sucesso. Provavelmente as principais características para este sucesso são: - simples - Colorido - regular - 15 linguas chegando aos irmãos salesianos e a membros da FS. Cagliero11 se tornou parte os diretórios inspetoriais, foi se tornando parte do cotidiano nas comunidades (colocado no refrigerador da comunidade ou no mural de avisos da sala de jantar, é incormporado nas vésperas do dia 11 em muitas casas de formação, impresso junto com o Boletim Salesiano, informativos inspetoriais ou simplesmente enviado pelo secretário da inspetoria para todas comunidades. UM CICLO VIRTUOSO - de viver a vida missionária na simplicidade e com compromisso - de partilhar experiencias missionárias com coração aberto e honestidade (também dúvidas, tentações, momentos de crise..) - de chegara muitas comunidades salesians graças ao zelo de animadores das missões. - de despertar a consciência missionária - de ajudar alguns salesianos a responder ao chamado de Deus para as missões. Claro que continuam dos desafios: Nós não chegamso a todas comunidades locais, como sonhamos e desejamos três anos atrás, e como expressava a primeira edição do Cagliero11 (janeiro 2009). Nós ainda não somos capazes de responder a alguns dos maiores desafios como identificados pelas sugestões recebidas com intuit de melhorá-lo. Nós precisamos de mais tempo de produção: antes do começo de um novo mês; alguns pequenos erros de tradução… Mas é um esforço humano. COMO VOCÊ PODE NOS AJUDAR A distribuição é sempre o maior desafio: - envie-nos mais endereços de email ([email protected]) para nossa lista de envio. - Ajude-nos com tradução em algumas linguas mais na Ásia e onde mais precisar. - Ajude-nos imprimindo o Cagliero 11 em sua inspetoria ou comunidade - Ajude-nos utilizando regularmente o Cagliero na oração da comunidade ou na formação.

Nº 01 – de janeiro de 2011 http://www.inspetoriasalesiana.org.br/nh

Page 2: Nordeste Hoje 01-2012

Nordeste Hoje - Ano XII - Nº 01 – 13 janeiro de 2012 2

Com o coração grato a Deus, que enviou seu filho, o primeiro missionário, para todos que tem estado conosco nesta jornada com Cagliero11 ao longo desses três anos. Para acessar o Cagliero 11, Veja página do boletim dentro do Dicastério das Missões, veja endereço:

http://sdb.org/index.php?ids=21&sott=43&detsot=19&ty=2

NOVO INSPETOR PARA A ITÁLIA-NORDESTE

O Superior da Inspetoria São Marcos, da Itália-Nordeste (INE), para o sexênio

2012-2018, será o P. Roberto Dal Molin. Informou dessa nomeação do P. Dal Molin aos Salesianos da Inspetoria INE, no dia 7 de janeiro último, o P. Pier Fausto Frisoli, Conselheiro Regional para a Região Itália-Oriente Médio.

Nascido em 21 de outubro de 1967, o P. Dal Molin, depois de concluir o noviciado em Pinerolo, Piemonte, fez a primeira profissão religiosa no dia 8 de setembro de 1988. Foi ordenado de sacerdote no dia 22 de junho de 1996. Na Inspetoria, o P. Roberto foi, desde o ano de 2003, membro do Conselho Inspetorial, levando à frente variados encargos.

O P. Dal Molin sucede ao P. Eugenio Riva. A posse no cargo se fará no dia 1° de setembro próximo, em Mestre.

Fonte: www.infoans.org

VIDEO DA ESTREIA 2012 DISPONÍVEL NA INTERNET

Está disponível para assistir e para download no site a

InfoANS o video da Estreia deste ano. Em baixa resolução (Modem), o arquivo tem apenas 10mb. Para conferir, acesse:

http://www.infoans.org/14.asp?sez=14&sotSez=13&lingua=5&doc=7293

Os Salesianos de Sevilla (Espanha) também disponibilizaram

no youtube: http://youtu.be/EAYNUbjcS0A (em espanhol). Assim como Vídeo, o texto da Estreia também já está disponível

online: http://sdb.org/index.php?ids=19&sott=32&doc=Documenti/2012/_5_19_39_12_1_.htm&ty=3

BOTE FÉ PELO NORDESTE DO BRASIL

Desde dia 18 de setembro , quando foi recebida no

Brasil, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o ícone de Nossa Senhora iniciaram sua peregrinação pelo país.

Serão ao todo 23 meses de peregrinação, mais de duas centenas de dioceses, outras tantas centenas de cidades, muitos milhares de jovens envolvidos diretamente no transporte - e mais de duzentos milhões de pessoas abençoadas com a presença da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora. Todo este conjunto de ações em todo da visita dos simbolos da JMJ, congregando a Igreja, Sociedade Civil e Poder público recebeu o nome de “Bote Fé”.

Todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, e ainda mais quatro países: Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, receberão a visita dos Símbolos da JMJ. A grande peregrinação culminará na realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em julho de 2013. Pelo Regional Nordeste 3 da CNBB, que engloba os estados da Bahia e de Sergipe, entre os dias 1º de dezembro de 2011 e 10 de janeiro de 2012. A Partir de então, veio para o Regional Nordeste 2 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte). Casas salesianas próximas de cada localidade estão mobilizando participação com jovens e educadores, como por exemplo em Salvador e Aracaju. Também em Maceió, os jovens da Ong Cooperação Dom Bosco juntamente com um grupo da presença salesiana da cidade alagoana Matriz de Camaragibe participaram das mobilizações.

Em Recife, Bote Fé acontece na próxima segunda-feira, dia 16 e conta com grande mobilização da Juventude Salesiana. O cantor e compositor, o salesiano Pe. João Carlos também fará show na programação principal do evento. Em Fevereiro o Boté Fé passará pelo Rio Grande do Norte e pelo Ceará.

Page 3: Nordeste Hoje 01-2012

Nordeste Hoje - Ano XII - Nº 01 – 13 janeiro de 2012 3

COMEÇARAM AS COLÔNIAS DE FÉRIAS SALESIANAS

Em diversas cidades da região nordeste se iniciaram as Colônias de Férias salesianas, este ano com

o Tema: “A Arte do Bem Viver”. O tema teve como inspiração principal a Campanha da Fraternidade 2012: Fraternidade e Saúde Pública e a Estreia do Reitor-Mor.

Desde 2005 a Inspetoria Salesiana do nordeste, através da Pastoral Juvenil, juntamente com a Família Salesiana, amigos e parceiros, vem realizando as “colônias de Férias’ em diversas cidades da região.

A atividade oferece a centenas de crianças, adolescentes e jovens de baixa renda a oportunidade de viver o período das

férias de modo produtivo e construtivo, participando de diferentes atividades de caráter cultural, religioso e de tempo livre.

Todos os anos a Pastoral Juvenil prepara um subsídio, que é de extrema importância para sintonia e conhecimento temático, além de ser roteiro para atividades. Nesta edição, tenta-se demonstrar que a "Arte do bem-viver" vai muito além de corpos malhados, alimentação saudável ou uma casa confortável e ter saúde é muito mais do que isto. A cada um dos 8 encontros, partir da Expressão “ A arte de..” tenta-se demonstrar, com uma linguagem simples, que o ser humano é complexo, onde a dimensão física caminha integrada a outras, como a psíquica, a intelectual, social, lúdica, a espiritual.. e só se sente plenamente feliz quando todas elas são percebidas e desenvolvidas.

Durante os últimos anos, uma média de 800 a 1.000 animadores espalhados por mais de 30 localidades, doam voluntariamente seu tempo e energias, para desenvolver as colônias de férias, numa verdadeira corrente de mobilização e

solidariedade. Neste NH já aparecerão algumas notícias. O Delegado para Pastoral Juvenil, Pe. Deyvson Soares, está

visitando as localidades para acompanhar de perto o andamento do projeto.

NOTÍCIAS DAS CASAS

CARPINA

Eneas Andrade,sdb

POSSE DO NOVO DIRETOR

No dia11, às 11 horas na capelinha da comunidade Salesiana a posse do Diretor Geral Pe. Leoni José do Nascimento. A cerimônia de posse foi conduzida pelo Pe. Diego Vanzetta, Provincial da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil.

Na celebração estiveram presentes representantes da Casa Inspetorial, representantes do corpo docente e discente da escola, dentre eles a Sr Auxiliadora, Diretora Executiva, além de religiosas, seminaristas, parentes e amigos. Ao término da celebração, foi servido um almoço festivo no refeitório da residência. Tudo ocorreu em clima de muita oração e alegria, pois como já dizia o Pe. Inspetor, “ser diretor é exercer o ofício do Bom Pastor” o pastor é aquele que cuida, anima e estar presente com as ovelhas durante toda sua a vida. Seja bem vindo Pe. Leoni!

Page 4: Nordeste Hoje 01-2012

Nordeste Hoje - Ano XII - Nº 01 – 13 janeiro de 2012 4

FORTALEZA

Jocasta Pimentel, João Paulo e Pe. Wodson

NOVO PORTAL SALESIANO EM FORTALEZA

A Presença Salesiana em Fortaleza tem um novo endereço na internet. Já está no ar o portal www.salesianosfortaleza.org. Na página, o internauta pode navegar por todas as obras salesianas desenvolvidas na capital cearense: Colégio Dom Bosco, Colégio Dom Lustosa, Projeto Dom Bosco, Rádio educativa FM Dom bosco 96,1 e Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Ao acessar o portal o visitante também pode ao mesmo tempo conferir as ultimas notícias e escutar a programação ao vivo da FM Dom Bosco. Segundo o diretor geral, Pe. Gilberto Silva, a ideia foi criar um espaço para dar visibilidade e unidade a todas as obras administradas pelos salesianos em Fortaleza.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto criou um layout dinâmico e jovem, para atrair a juventude e possibilitar uma melhor navegação e leitura ao internauta.

INTENSIDADE E EMOÇÃO MARCAM A 1ª MISSA DOS

OUVINTES DE 2012

A FM Dom Bosco celebrou no dia 8 de janeiro a primeira Missa dos Ouvintes, cerimônia que já faz parte do calendário de atividades Educativo-pastoral da Comunidade Salesiana. Como de costume, o momento ocorreu na Paróquia da Piedade, que integra o enorme complexo salesiano na capital cearense.

Participantes das demais frentes de trabalho animaram a celebração eucarística presidida pelo salesiano padre Anderson Alvelino; pais e alunos dos colégios Dom Bosco e Dom Lustosa, jovens do Projeto Social, ouvintes vindos de

Fortaleza e da Região Metropolitana. “A festa foi muito bonita, e celebrada de tal forma que nos impulsiona a percorrer um ano de grandes alegrias junto à comunidade de Dom Bosco”, afirmou a ouvinte Maria do Socorro.

A Missa dos Ouvintes é celebrada sempre no segundo domingo de cada mês, e reúne centenas de fiéis, que cheios de fé e sentimentos, como a gratidão, conforme alguns deles já disseram, reagem positivamente à proposta de educar e evangelizar através das ondas do rádio, tarefa abraçada pela Rádio FM Dom Bosco 96,1.

JOVENS DA AJS FORTALEZA SÃO ENVIADOS EM MISSÃO AO RIO GRANDE DO NORTE

Os jovens e membros da AJS Fortaleza, Beatriz Alves, Tamires Saraiva, Carlos Alan, Paulo Félix, Talita Sousa e Marcos Antônio participaram nesta quinta-feira, dia 12, da missa de envio celebrada pelo Pe. Anderson Alvelino.

Os jovens vão participar da colônia de férias promovida pelos Salesianos às crianças e adolescentes de comunidades carentes, em Areia Branca e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. Para o fortalezense Carlos Alan, esta será uma experiência única, pois além de possibilitar momentos de evangelização e cultura a outros jovens é a primeira vez que viaja a outro estado brasileiro.

A viagem e missão dos jovens será acompanhada pelo noviço, José Lopes Lima Júnior e pelo Pe. Wodson Vieira. Eles participarão de atividades culturais, dinâmicas de grupo, louvor e catequese. Os jovens saem de Fortaleza sexta-feira, dia 13, e retornam no dia 22 de janeiro.

TRÍDUO PEDAGÓGICO

Nos dias 04, 05 e 06 de janeiro a nossa Escola vivenciou momentos muito fortes de reflexão, oração, dinâmicas, partilha... tudo isso num clima de alegria e amizade fraterna. Estiveram presentes refletindo conosco as educadoras: Valéria, gestora RSE no Nordeste, e aqui de Fortaleza, Suely Fermon (Psicopedagoga) e Dalma (Fonoaudióloga). No primeiro dia, à tarde, houve reunião também para os funcionários e Valéria esteve presente.Que o Senhor nos ajude a colocarmos em prática o que refletimos e assim fazermos acontecer um 2012 com mais alegria, dedicação e compromisso.

Page 5: Nordeste Hoje 01-2012

Nordeste Hoje - Ano XII - Nº 01 – 13 janeiro de 2012 5

JOÃO PESSOA

Francisco Ataíde,sdb

COLÔNIAS DE FÉRIAS

Estamos realizando na Paróquia Nossa Senhora das Dores a 5ª Colônia de Férias com o tema: “A arte do bem viver”. Demos início às atividades no dia 04 de janeiro com a formação dos animadores e no dia 09 com as crianças, e termina no dia 14 a noite. A colônia de férias está acontecendo na comunidade paroquial Nossa Senhora das Dores e na comunidade de Nossa Senhora da Conceição das 13h00min às 17h00min. Temos momentos de animação, oração, boa tarde e muita alegria com as apresentações do teatro. As crianças participam das oficinas de balé, pintura em gesso, confecções de flores, basquete, futebol, voleibol, brinquedoteca, violão, hip hop, origami, bijuteria, pintura e desenho. No total, contamos a presença de 330 crianças e 75 animadores. Agradecemos o apoio e animação da comunidade salesiana: Pe. Cícero e o Ir. José Maria, e a coordenação do salesiano Ataíde e vocacionados.

JUAZEIRO

Sharlon de Lucena, sdb

COLÔNIA DE FÉRIAS MOVIMENTA O JUAZEIRO DO NORTE

Está acontecendo no colégio salesiano do Juazeiro do Norte-CE, a colônia de férias salesiana, com o tema: “A arte do bem viver”. Iniciou-se dia 07 e terminará dia 14, contamos com a presença de mais de 200 crianças e adolescentes, e 40 animadores, dentre eles os sdb. A proposta educativa-pastoral do subsídio do ano corrente está sendo vivenciada da melhor forma possível com a alegria, o empenho e o ardor apostólico de todos os que estão na colônia. Iniciamos às 13:00 hs e nos estendemos até às 17:00hs, temos momentos de celebração eucarística, animação, boa-tarde, apresentação teatral, gincana, recreação, oração, dentre outras atividades. Próxima semana, haverá colônia em três sítios da região da colina do horto. Que a alegria salesiana seja nossa marca registrada nesse trabalho e que a fé nos anime, ao propor a tantas crianças, adolescentes e jovens a descobrirem a arte do bem viver, através do conhecimento de Jesus.

RECIFE – BONGI

Equipe de Comunicação da Colônia de Férias 2012 - Bongi

COLÔNIA DE FÉRIAS : FORMAÇÃO COM

ANIMADORES

No último dia 09, as 15h, os animadores que vão participar da colônia de férias da comunidade salesiana no Bongi, cujo o tema é “A arte do bem viver”, se reuniram para uma formação, que já “iniciam” a partir destas Formações. O motivo desta foi que eles soubessem mais a respeito do tema abordado na colônia. O Pe.Ildelfonso e os salesianos Neto e Jonathan passaram para os animadores o verdadeiro significado da Colônia de Férias. Também falaram sobre a campanha da Fraternidade que tem como tema no ano de 2012: "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Cf. Eclo, 38,8). Uma experiência única, que fez os animadores ali presentes dialogarem uns com os outros sobre suas experiências envolvendo esse assunto. Mais duas formações com animadores ainda serão realizadas. A colônia de ferias será aberta oficialmente no período de 13 a 20 de janeiro e contará com a ajuda dos Salesianos Dom Bosco e da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) e acontecerá na Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios.

Para saber mais novidades da Colônia de Férias da nossa comunidade, é só seguir nas publicações do nosso Grupo no Facebook: "COLÔNIA DE FÉRIAS 2012 - Bongi - Recife".

Page 6: Nordeste Hoje 01-2012

Nordeste Hoje - Ano XII - Nº 01 – 13 janeiro de 2012 6

SALVADOR - SALESIANO DOM BOSCO PARALELA

Gigliola Sena

COLÉGIO DOA BRINQUEDOS PARA ESCOLA

COMUNITÁRIA

O Salesiano Dom Bosco (Paralela) promoveu no dia 05 de janeiro uma recreação para cerca de 60 crianças da Escola Comunitária “Educação é Libertar”. A instituição é mantida pela Congregação das Obras Irmãs Calazans, localizada no bairro de Fazenda Grande do Retiro, na capital baiana. O colégio proporcionou uma manhã festiva com brincadeiras, lanches e distribuição de presentes

arrecadados entre funcionários e professores na Árvore Solidária de Natal.

SALESIANO DOM BOSCO ABRIGA EVENTO REGIONAL DE JUDÔ

Entre os dias 16 e 21 de janeiro, será realizado no Espaço Cultural do Salesiano Dom Bosco (Paralela) o “Treinamento de Verão 2012”. O evento é uma promoção da Federação Baiana de Judô com o apoio do colégio. A iniciativa conta com a participação de cerca de 100 judocas. O treinamento tem como objetivo estimular a preparação técnica e física e promover a integração entre alunos de colégios e universidades do Nordeste que praticam Judô. Os treinos serão realizados em dois turnos, com seis horas de treinamento diário. No último dia do evento, acontece o “Desafio Nordeste de Judô”, competição que integra o calendário da Federação e envolve inclusive os atletas das seleções participantes do treinamento.

CALENDÁRIO

07-21.01.2012 Colônias de Férias

13-15.01.2012 Ação Fraterna (Recife e Jaboatão)

15.01.2012 Beato Luís Variara ( http://sdb.org/index.php?ids=12&sott=18&detsot=9&ty=2 )

16.02.2012 Bote Fé Recife

ANIVERSARIANTES

13- P Bartolomeu de Barros Almeida

14 – L José Maria de Oliveira 16 – L Manoel Vicente da Silva

INFORMATIVO SEMANAL DA INSPETORIA SALESIANA DO NORDESTE DO BRASIL Rua Estado de Israel, 386 – Ilha do Leite – 50070-420 - RECIFE-PE - BRASIL

Equipe de redação/ edição: Jakeline Lira e Geraldino Souza

Correspondentes locais: cada colaborador é responsável do conteúdo do seu artigo

Fone: (81) 2102-0800 - Fax: (81) 2102-0850 E-mail: [email protected] / [email protected] e no - Site: www.inspetoriasalesiana.org.br

Twitter: http://twitter.com/sdb_bre (Siga-nos!!!!)

Page 7: Nordeste Hoje 01-2012

Nordeste Hoje - Ano XII - Nº 01 – 13 janeiro de 2012 7

Page 8: Nordeste Hoje 01-2012

Nordeste Hoje - Ano XII - Nº 01 – 13 janeiro de 2012 8