nono passo

34

Upload: hilda-helena-heringer

Post on 25-Jul-2015

78 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nono passo
Page 2: Nono passo

PASSO 9

CURA HÁMUITOESPERADA

Page 3: Nono passo

LEITURA BIBLICA

GÊNESIS 33:1-11

Page 4: Nono passo

E levantou Jacó os olhos e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então, repartiu os filhos entre Leia, e Raquel, e as duas servas. E pôs as servas e seus filhos na frente e a Leia e a seus filhos, atrás; porém a Raquel e José, os derradeiros. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então, Esaú correu lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram. Depois, levantou os seus olhos, e viu as mulheres e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo.Então, chegaram as servas, elas e os seus filhos, e inclinaram-se.E chegou também Leia com seus filhos, e inclinaram-se; e, depois, chegaram José e Raquel e inclinaram-se. E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor. Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens. Então, disse Jacó: Não! Se, agora, tenho achado graça a teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão, porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus; e tomaste contentamento em mim. Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado, e porque tenho de tudo.

GÊNESIS 33:1-11

Page 5: Nono passo

FIZEMOS REPARAÇÕESDIRETAS DOS DANOSCAUSADOS A TAISPESSOAS, SEMPRE QUEPOSSÍVEL, SALVO QUANDO FAZÊ-LOSIGNIFICASSEPREJUDICÁ-LAS, OU AOUTREM.

Page 6: Nono passo

Voltar a uma pessoa a Quem prejudicamos dá medo.Os anos passados,a falta de comunicação e lembrançasde RAIVA e troca de emoções de ódio mesmo que façamos algum Contrato através de um terceiro,ainda assim haverá tensão até que encontremos aquelapessoa frente a frente.

Page 7: Nono passo

Esse foi o caso de JACÓ Quando voltava para ver ESAÚ.

Jacó temia perder a vida.com o passar do tempo,ambos mudaram.Quando Jacó viu seu irmão,Descobriu que ainda tinhaAfeto, apesar de ambosRECORDAREM DA DOR.

Page 8: Nono passo

CUMPRINDO A PROMESSA II Samuel 9:1-9

Page 9: Nono passo

E disse Davi: Há ainda alguém que ficasse da casa de Saul,para que lhe faça bem por amor de Jônatas? E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram que viesse a Davi, e disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.E disse o rei: Não há ainda algum da casa de Saul para que use com ele de beneficência de Deus? Então, disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então, mandou o rei Davi e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de LoDebar. E, vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, se prostrou com o rosto por terra e se inclinou; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de beneficência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu de contínuo comerás pão à minha mesa.Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para tu teres olhado para um cão morto tal como eu? Então, chamou Davi a Ziba,moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul e de toda a sua casa tenho dado ao filho de teu senhor.

Page 10: Nono passo

Quantas pessoas Ainda estão vivendo a margemdas NOSSAS promessas não cumpridas? É tarde demais para voltar agoraou para tentar cumpri-las?

Page 11: Nono passo

O REI DAVI, tinha feito umapromessa a seu amigo Jonatas.Mefibosete, o único filho vivode Jonatas, tinha convividoum longo tempo com a dor de uma promessa NÃO CUMPRIDA por Davi.isso tinha moldado seu estilode vida,sua condição emocionalE a maneira como pensava arespeito de si. Seu avô, o reiSaul, tinha maltratado Daviantes de Davi se tornar Rei.talvez Mefibosete tivessemedo de que Davi relembroue cumpriu sua promessa.

Page 12: Nono passo

PROVAVELMENTE,haja pessoas conhecidas nossas que foram afetadas por promessas que não cumprimos.É importante que tentemos cumprir as promessas que fizemos. Quando não podemos cumpri-la,o mínimo que podemos fazer É perguntar o que nossa negligência causou as pessoas quedesapontamos ou nosDESCULPAR por não termoscumpridos asPROMESSAS

Page 13: Nono passo

DEIXANDO O PASSADO PARA ATRÁS!

A mulher de Lóé um exemplode pessoaque não conseguiu andarpara frenteporque ficavaolhando o queestava perdendo

Page 14: Nono passo

EZEQUIEL 33;10-16

Page 15: Nono passo

EZEQUIEL 33:10-16

Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel:Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas prevaricações e osnossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então? Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel? Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o fará escapar no dia da sua prevaricação; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo, pela justiça, poderá viver no dia em que pecar. Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, não virão em memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá. Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado e fizer juízo e justiça, restituindo esse ímpio o penhor, pagando o furtado, andando nos estatutos da vida e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá. De todos os seus pecados com que pecou não se fará memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá.

Page 16: Nono passo

Quando andamos pelo caminho errado, chegamos a lugarese experimentamos perdas devastadoras. Quando prosseguimos por esse caminho, colocamos em perigo a própria vida convém nos perguntar se já não fomos longe demais.È realmente possível um novo caminho de vida, mesmo se abandonamos nossos velhos caminhos do pecado e fizemosReparações? Mesmo sob as leis do Antigo Testamento, Houve esperança para aqueles que abandonaram o pecado e fizeram reparações. Há esperança para cada pessoa que se afasta do pecado do nosso passado ser apagados por uma Nova vida futura.

Page 17: Nono passo

MATEUS 5;23-25

Page 18: Nono passo

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro comteu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho comele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz,e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

Page 19: Nono passo

TODOS NÓS SOFREMOS RUPTURAS NO NOSSO RELACIONAMENTOCOM OS OUTROS. A RUPTURA TENDE A NOS SOBRECARREGAR E, FACILMENTE, PODE NOS LEVAR DE VOLTA A NOSSA ADICÇÃO. A RECU-PERAÇÃO NÃO É COMPLETA ATÉ QUE TODAS AS AREAS DA RUPTURA ESTEJAM REPARADAS. 1 João 4:20.

MUITO DA RECUPERAÇÃO ENVOLVEREPARAR AS RUPTURAS NA NOSSA VIDA. ISSO EXIGE QUE NOS FAÇAMOS AS PAZES COM DEUS CONOSCO E COM OUTROS DE QUEM NOS AFASTAMOS.

Page 20: Nono passo

ASSUNTOS NÃO RESOLVIDOS NOS RELACIONAMENTOS PODEM NOS IMPEDIR DE ESTAR EM PAZ COM DEUS E CONOSCO. ENQUANTO PASSAMOS PELO PROCESSO DE REPARAÇÃO, DEVEMOS MANTER NOSSA MENTE E CORAÇÃO, ABERTOS A RELACIONAMENTOS QUE PRECISAM DE ATENÇÃO.NÃO DEVEMOS DEMORAR PARA IR AO ENCONTRO DAQUELESQUE OFENDEMOS E PROCURAR REPARAR O DANO QUE CAUSAMOS.

Page 21: Nono passo

DEVOLVENDO OQUE DEVEMOS

LUCAS19:1-10

Page 22: Nono passo

E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dospublicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Page 23: Nono passo

Quando estamos alimentando a nossa adicção, é fácil que as nossas necessidades nos consumam. A única coisa que Importa é conseguir o que desejamos com tanto desespero,talvez tenhamos de mentir, enganar, matar ou roubar, mas nada disso nos detém. Acabamos nos transformando em“saqueadores” da nossa família e comunidade dos outros.Zaqueu tinha o mesmo problema. A sua ânsia por riqueza o levou a trair seu próprio povo, cobrando impostos para o governo romano. O seu próprio povo o odiava e considerava um ladrão, fraudador e traidor. Mas, quando Jesus lhe estendeu a mão, ele mudou radicalmente.

Page 24: Nono passo

ZAQUEU fez mais do que apenas

Devolver o que havia tomado. Pela primeira vez em muito tempo, ele viu

as necessidades dos outros e quis ser

Um “doador”. Reparar as nossas falhas inclui devolver o que tomamos,

Sempre que possível. Alguns de nós talvez aproveitemos a oportunidade

Para fazer algo mais, devolvendo mais do que tomamos.Quando começamos a ver as necessidades dos

outros e decidimos responder a elas, a nossa auto-estima aumentará.

Percebemos que podemos dar aos outros em vez de ser somente uma carga.

Page 25: Nono passo

ASSUNTO NÃO CONCLUÍDO

FILEMOM13-16

Page 26: Nono passo

E tu torna a recebê-lo como ao meu coração. Eu bem o quisera conservar comigo,para que, por ti, me servisse nas prisões do evangelho; mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas voluntário. Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, não já como servo; antes, mais do que servo,como irmão amado, particularmente de mim e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor.

Page 27: Nono passo

Algumas vezes, precisamos terminar assuntos não concluídos antes de poder avançar para novas oportunidades da vida.Alguns possivelmente tenhamos deixadoum rastro de leis violadas e relacionamentos rompidos. A nossanova vida não nos isenta de obrigações passadas.Enquanto oapóstolo Paulo estava na prisão,levou um escravo fugitivo a umanova vida em Cristo.Depois, Paulo e enviou de volta ao seu Senhor,mesmo que Onésimo corresse o risco de perder a vida por causa do que havia feito.

Page 28: Nono passo

Como seu antigo Senhor era amigoDe Paulo e irmão na fé, Paulo eOnésimo tinham a esperança de teConseguir o perdão para o escravoFugitivo. Onésimo foi portador deUma carta de Paulo para o seu Senhor

Page 29: Nono passo

ANTES DE PODER SEGUIR UM NOVO CAMINHO, DEVEMOS ENFRENTAR OS ASSUNTOS DO PASSADO QUE AINDA ESTEJAM PENDENTES. ISSO INCLUI PROCURAR DEVOLVER O QUE DEVEMOS,RESOLVER OS PROBLEMAS COM A LEI E RETORNAR AS PESSOAS DAS QUAIS TENHAMOS FUGIDO.NÃO PODEMOS TER CERTEZA DE QUE RECEBEREMOS O PERDÃO DAS PESSOAS, MAS PODEMOS ESPERARPOR ELE.

Page 30: Nono passo

EM ALGUNS CASOS, TALVEZ NOS SURPREENDAMOS AO ENCONTRAR PERDÃO E LIBERDADE DA ESCRAVIDÃO DO NOSSO PASSADO.

PASSADO

Page 31: Nono passo

2 Pedro2:18-25

Um coraçãohumilde

Page 32: Nono passo

Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao senhor, não somente ao bom e humano, mas também ao mau; porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus,sofra agravos, padecendo injustamente. Porque que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós,deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano, o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente, levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça;e pelas suas feridas fostes sarados.

Page 33: Nono passo

O passo agora analisamos dá o enfoque no CUIDADO COM O OUTRO, CUIDADO COM OUTRAS PESSOAS, não somos mais o centro de nossos objetivos:

“Nada façais por contenda ou por vanglória,mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu,mas cada qual também para o que é dos outros.” 2 Filipenses 2:3-4

Page 34: Nono passo