«nome_instituicao» · web viewarmaÇÃo de pilar ou viga de uma estrutura convencional de...

22
PROCESSO N.º 286/2017 EDITAL DA CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 003/2017 Encerramento:- 12/06/2017 - Horário:- 14:30 horas Visita Técnica:- até 12/06/2017 (até às 11:00 horas). Abertura dos Envelopes:- 12/06/2017- Horário:- 14:30 horas DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A Comissão Julgadora de Licitação da Prefeitura Municipal de Frutal, Estado de Minas Gerais, devidamente autorizada pelo Decreto n.º 10.215/2017, torna público que se encontra aberto o processo licitatório modalidade CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 003/2017, cujo recebimento dos envelopes de documentos e propostas, assim como abertura dos mesmos, dar-se-ão nas datas e horários em epígrafe, neste Edital. O Edital de Chamamento está publicado em Imprensa Oficial da União, em Jornal de Grande Circulação local, e encontra-se afixado no quadro de avisos da Prefeitura para conhecimento e consulta dos interessados. O certame realizar-se-á nos termos da Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações posteriores. Os envelopes serão recebidos até a data e horário de encerramento, pela Comissão de Licitações, na sede da Prefeitura Municipal de Frutal/MG, sito à Praça Dr. França n.º 100, Centro, sendo que expirada a referida data e o horário aprazado para o recebimento dos envelopes, estes não mais serão recebidos. A abertura dos envelopes dar-se-á no mesmo local do recebimento, igualmente na data acima aprazada. Serão admitidas as propostas encaminhadas por via postal e/ou entregues no Departamento de Licitações, desde que antecipadas à da data e horário de término de recebimento dos envelopes. O Departamento de Licitações não será responsável pelo extravio ou abertura dos envelopes contendo documentos de habilitação e proposta de preços, que não seja procedida pela comissão de licitações. 1

Upload: nguyenlien

Post on 19-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

PROCESSO N.º 286/2017

EDITAL DA CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 003/2017

Encerramento:- 12/06/2017 - Horário:- 14:30 horas

Visita Técnica:- até 12/06/2017 (até às 11:00 horas).

Abertura dos Envelopes:- 12/06/2017- Horário:- 14:30 horas

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A Comissão Julgadora de Licitação da Prefeitura Municipal de Frutal, Estado de Minas Gerais, devidamente autorizada pelo Decreto n.º 10.215/2017, torna público que se encontra aberto o processo licitatório modalidade CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 003/2017, cujo recebimento dos envelopes de documentos e propostas, assim como abertura dos mesmos, dar-se-ão nas datas e horários em epígrafe, neste Edital.

O Edital de Chamamento está publicado em Imprensa Oficial da União, em Jornal de Grande Circulação local, e encontra-se afixado no quadro de avisos da Prefeitura para conhecimento e consulta dos interessados.

O certame realizar-se-á nos termos da Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações posteriores.

Os envelopes serão recebidos até a data e horário de encerramento, pela Comissão de Licitações, na sede da Prefeitura Municipal de Frutal/MG, sito à Praça Dr. França n.º 100, Centro, sendo que expirada a referida data e o horário aprazado para o recebimento dos envelopes, estes não mais serão recebidos.

A abertura dos envelopes dar-se-á no mesmo local do recebimento, igualmente na data acima aprazada.

Serão admitidas as propostas encaminhadas por via postal e/ou entregues no Departamento de Licitações, desde que antecipadas à da data e horário de término de recebimento dos envelopes. O Departamento de Licitações não será responsável pelo extravio ou abertura dos envelopes contendo documentos de habilitação e proposta de preços, que não seja procedida pela comissão de licitações.

Ocorrendo decretação de feriado ou outro fato superveniente, de caráter público que impeça a realização deste evento na data marcada, a licitação ficará automaticamente prorrogada para o primeiro dia útil subsequente, independente de nova comunicação.

DO OBJETO

Contratação de empresa especializada em engenharia civil para Implantação de Complexo Esportivo no Bairro Alceu Queiroz, em Frutal/MG, de acordo com o Contrato de Repasse nº 823364/2015/Ministério do Esporte/Caixa, Processo nº 26901027824-46/2015.

SÃO ANEXOS DESTE EDITAL

1

Page 2: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

ANEXO I PLANILHA ORÇAMENTÁRIA E CRONOGRAMA;

ANEXO II MEMORIAL DE CALCULO;

ANEXO III PROJETOS;

ANEXO IV MEMORIAL DESCRITIVO;

ANEXO V MINUTA DE CONTRATO;

ANEXO VI PLANILHA DE PROPOSTA DE PREÇOS;

ANEXO VII MODELO DE PROCURAÇÃO;

ANEXO VIII MODELO DE DECLARAÇÃO DE MENOR;

ANEXO IXI MODELO DE DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE;

ANEXO X MODELO DE DECLARAÇÃO DE NÃO SERVIDOR DO ÓRGÃO LICITADOR;

ANEXO XI MODELO DE DECLARAÇÃO DE ASSINATURA DO CONTRATO;

ANEXO XII MODELO DE DECLARAÇÃO DE EXAME AO EDITAL;

ANEXO XIII MODELO DE DECLARAÇÃO DO ENGENHEIRO RESPONSÁVEL;

ANEXO XIV MODELO DE CONTABILIDADE SIMPLIFICADA;

ANEXO XV TERMO DE REFERÊNCIA E ANEXOS;

VISITA TÉCNICA (ANEXO IX);

ACERVO TÉCNICO - CAT (ANEXO IX).

DA JUSTIFICATIVA DA VISITA TÉCNICA

A justificativa da Visita Técnica é aquela anexada ao Termo de Referência, solicitada pela Engenharia Municipal, a qual segue transcrita na íntegra:

A Visita Técnica das proponentes nos locais se torna necessário para que a empresa interessada possa analisar as frentes de serviço com um programa de logística a ser estabelecido e executado durante a obra, acompanhando a visita juntamente com um engenheiro civil do corpo técnico municipal. Assim julga-se necessário a solicitação da mesma, caracterizando uma melhor execução do objeto em licitação.

DOS MATERIAIS

É de competência do contratado.

DOS RECURSOS FINANCEIROS

2

Page 3: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

Os recursos financeiros serão atendidos pelo orçamento vigente, constantes da indicação contábil, e por dotações futuras vigentes para exercícios posteriores, no caso do contrato acampar novo exercício ou em função de prorrogações contratuais.

DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS:

Ficha: 672 e 153 (02.09.27.812.0024.1.039.449051)

DO SUPORTE LEGAL

Este Processo Licitatório é regulado pelos seguintes dispositivos legais:-

Lei Federal nº 8.666/93;

Lei Federal nº 9.648/98;

Lei Orgânica do Município;

Orçamento Vigente;

Concorrência Pública n.º 003/2017;

Contrato de Repasse n.º 823364/2015/Ministério do Esporte/Caixa, Processo n.º 26901027824-46/2015.

FORNECIMENTO DE ELEMENTOS

Os arquivos digitais poderão ser solicitados via e-mail. Na eventual impossibilidade de transmissão em função da gama de bytes dos arquivos, o interessado poderá retirar todos os arquivos diretamente no departamento de licitações, sem qualquer custo; para tanto o interessado deverá fornecer disco removível o qual lhe será devolvido com todos os arquivos gravados.

O Departamento de Licitações está localizado na sede da Prefeitura Municipal de Frutal/MG, à Praça Dr. França n.º 100 – Centro.

Todas as informações e solicitações poderão ser solicitadas através do e-mail [email protected] ou telefone (34) 3423 2800, a partir das 12:00 horas.

DOS PARTICIPANTES

Poderão participar da presente licitação pessoas jurídicas do ramo pertinente ao objeto deste certame, que comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

Para procedência de manifestação em quaisquer das fases deste certame, pelas proponentes, as mesmas se farão representar para todos os atos desta licitação por procurador com poderes específicos ou por seus sócios representantes legais.

3

Page 4: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

A Procuração (ANEXO VII) e/ou prova da condição de sócio ou diretor da empresa deverá acompanhar os documentos constantes do envelope n.º 1.

Querendo, poderão, também, exibi-la na primeira Sessão Pública, a fim de facilitar os trabalhos da Comissão de Licitações, sob pena de ficar impedida de manifestar sobre quaisquer fatos relacionados com a presente licitação, ressalvada as disposições do artigo 109 e seus §§ da Lei n.º 8.666/93 e alterações posteriores.

Cada representante legal representará apenas uma proponente devendo este estar devidamente credenciado por instrumento público ou particular de procuração no ato da entrega dos envelopes de habilitação e de proposta.

A ausência do representante legal na Sessão Pública de Abertura do envelope de habilitação e na sua continuação para abertura e julgamento das propostas dos licitantes habilitados, não implicarão na sua desclassificação.

Não poderão participar desta Licitação:

As jurídicas de que trata o Artigo 9º, da Lei Federal n.º 8.666/93 e alterações.

Empresa impedida de participar de licitação por ter sido declarada inidônea por qualquer órgão da administração pública Federal, Estadual e Municipal.

Empresa em estado de falência e concordata.

DOS ENVELOPES

Os participantes da presente licitação deverão apresentar dois envelopes lacrados, e preferencialmente carimbados, rubricados em cada um dos vínculos dos mesmos, até a data e horário aprazado, no Departamento de Licitações, com as seguintes especificações de frente:

(para o envelope 01)

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRUTALENVELOPE N.º 01 – DOCUMENTAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 003/2017(NOME DA EMPRESA)(CNPJ DA EMPRESA)

(para o envelope 02)

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRUTALENVELOPE N.º 02 – PROPOSTA FINACEIRACONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 003/2017(NOME DA EMPRESA)(CNPJ DA EMPRESA)

DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (Envelope n.º 01 – Documentação)

Os documentos de habilitação deverão ser apresentados preferencialmente na mesma ordem seqüencial em que se dispõe neste edital, não caracterizando desclassificação pelo não cumprimento.

4

Page 5: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

Documentação Relativa à Habilitação Jurídica

Registro Comercial, no caso de empresa individual;

Ato Constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

Documentação Relativa à Regularidade Fiscal

Prova de inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes (CNPJ);

Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, comprovada pelas seguintes certidões:

a) Regularidade junto à Fazenda Estadual;

b) Regularidade junto a Dívida Ativa da União e Contribuições Federais;

c) Regularidade junto à Previdência Social;

d) Regularidade junto à Prefeitura Municipal da sede da licitante;

e) Regularidade relativa ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei;

f) Expedição de Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas- CNDT, conforme Lei 12.440 de 07 de julho de 2011, (No Site do www.tst.gov.br).

D ocumentação relativa à qualificação técnica

Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) que comprove que a empresa possui em seu quadro técnico profissional habilitado.

Comprovação de aptidão de desempenho técnico da licitante através de atestado(s) e/ou certidão(ões) fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, comprovando ter a empresa executado os seguintes quantitativos mínimos de serviços:

A RELEVÂNCIA MÁXIMA DE 60% DE CAT DOS ITENS PLANILHADOS:

5

Page 6: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

ARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5 MM - MONTAGEM. AF_12/2015

KG 1.550,45

ARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-60 DE 5.0 MM - MONTAGEM. AF_12/2015

KG 240,18

CONCRETO FCK = 25MPA, TRAÇO 1:2,3:2,7 (CIMENTO/ AREIA MÉDIA/ BRITA 1) - PREPARO MECÂNICO COM BETONEIRA 400 L. AF_07/2016 M3 10,71

ARMACAO EM TELA DE ACO SOLDADA NERVURADA Q-92, ACO CA-60, 4,2MM, MALHA 15X15CM M2 676,67

ALVENARIA DE VEDAÇÃO DE BLOCOS CERÂMICOS FURADOS NA HORIZONTAL DE 9X19X19CM (ESPESSURA 9CM) DE PAREDES COM ÁREA LÍQUIDA MAIOR OU IGUAL A 6M² SEM VÃOS E ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO COM PREPARO MANUAL. AF_06/2014

M2 240,41

TELHAMENTO COM TELHA DE AÇO/ALUMÍNIO, COM ATÉ 2 ÁGUAS, INCLUSO IÇAMENTO. AF_06/2016 M2 1.118,72

ESTRUTURA METALICA EM ACO ESTRUTURAL PERFIL ”I” 6’’ X 3 3/8’’ KG 11.594,34

(COMPOSIÇÃO REPRESENTATIVA) DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA, APLICADO MANUALMENTE, TRAÇO 1:2:8, EM BETONEIRA DE 400L, PAREDES INTERNAS, COM EXECUÇÃO DE TALISCAS, EDIFICAÇÃO HABITACIONAL UNIFAMILIAR (CASAS) E EDIFICAÇÃO PÚBLICA PADRÃO. AF_12/2014

M2 926,75

APLICAÇÃO DE FUNDO SELADOR LÁTEX PVA EM PAREDES, UMA DEMÃO. AF_06/2014 M2 505,81

APLICACAO DE TINTA A BASE DE EPOXI SOBRE PISO M2 480,00 GUIA (MEIO-FIO) CONCRETO, MOLDADA IN LOCO EM TRECHO CURVO COM EXTRUSORA, 11,5 CM BASE X 22 CM ALTURA. AF_06/2016 M 150,00

POSTE DE ACO CONICO CONTINUO RETO, FLANGEADO, H=9M - FORNECIMENTO E INSTALACAO UN 18,00

LUMINARIA ABERTA PARA ILUMINACAO PUBLICA, PARA LAMPADA A VAPOR DE MERCURIO ATE 400W E MISTA ATE 500W, COM BRACO EM TUBO DE ACO GALV D=50MM PROJ HOR=2.500MM E PROJ VERT= 2.200MM, FORNECIMENTO E INSTALACAO

UN 24,00

LAMPADA DE VAPOR DE MERCURIO DE 400W/250V - FORNECIMENTO E INSTALACAO UN 24,00 REATOR PARA LAMPADA VAPOR DE MERCURIO USO EXTERNO 220V/400W UN 24,00 ABRACADEIRA DE FIXACAO DE BRACOS DE LUMINARIAS DE 4" - FORNECIMENTO E INSTALACAO UN 18,00

CABO DE COBRE FLEXÍVEL ISOLADO, 16 MM², ANTI-CHAMA 450/750 V, PARA CIRCUITOS TERMINAIS - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO. AF_12/2015 M 1.250,00

CABO DE COBRE FLEXÍVEL ISOLADO, 35 MM², ANTI-CHAMA 450/750 V, PARA DISTRIBUIÇÃO - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO. AF_12/2015 M 545,00

A comprovação de aptidão será feita por atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado. Os Atestados deverão estar devidamente registrados, em nome da empresa licitante ou do profissional a ela vinculado, na entidade profissional competente , nos termos do artigo 30, §1.º, da Lei n.º 8.666/93.

A capacidade técnico-profissional da pessoa jurídica poderá ser representada pelo conjunto dos acervos técnicos dos profissionais integrantes de seu quadro técnico.

6

Page 7: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

A CAT constituirá prova da capacidade técnico-profissional da pessoa jurídica somente se o responsável técnico indicado estiver a ela vinculado como integrante de seu quadro técnico.

Comprovação do licitante de possuir em seu quadro permanente, na data prevista para entrega da proposta, profissional devidamente reconhecido pela entidade competente, detentor de atestado de responsabilidade técnica por execução de obra ou serviço de características semelhantes.

Comprovação do pessoal técnico adequado e disponível para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos. Os profissionais comprovados pela licitante deverão participar da obra objeto da licitação;

O pessoal técnico adequado que a licitante deverá comprovar será:

01 Engenheiro Civil;

01 Engenheiro Elétrico;

01 Engenheiro Segurança do Trabalho.

Os profissionais poderão ter funções acumuladas.

A licitante poderá comprovar que o(s) referido(s) profissional(is) pertence(m) ao seu quadro permanente de pessoal, mediante apresentação no caso de empregados, de cópias autenticadas das anotações CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social, acompanhada da respectiva Ficha de Registro de Empregados ou do Livro correspondente devidamente registrado no Ministério do Trabalho no caso de empregados; no caso de sócios, do contrato social e sua última alteração; ou, no caso de prestador de serviços, do respectivo contrato de prestação de serviços.

Atestado de Visita Técnica, assinada pelo Responsável da Empresa Proponente que efetuou a Visita Técnica;

Indicação das instalações e do aparelhamento da licitante;

Documentação Relativa à Qualificação Econômico-Financeira

Certidão Negativa de Falência ou Concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica;

Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 03 (três) meses da data de apresentação da proposta. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional poderão, opcionalmente, apresentar contabilidade simplificada, nos termos da Lei Complementar nº 123/2006, senão o Balanço Patrimonial.

As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL poderão, opcionalmente, apresentar a Contabilidade Simplificada, nos moldes do ANEXO XIV - MODELO DE CONTABILIDADE SIMPLIFICADA.

Quaisquer empresas NÃO OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL, inclusive ME ou EPP, deverão obrigatoriamente apresentar o Balanço Patrimonial.

A apresentação da contabilidade simplificada das empresas, somente dispensará o Balanço Patrimonial, para as empresas ME(s) ou EPP(s) optantes do Simples Nacional.

7

Page 8: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

O enquadramento no Simples Nacional deverá ser comprovado através do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica ou documento correspondente emitido por órgão oficial.

A qualidade de Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte deverá ser comprovada por Certidão ou outro Documento de Enquadramento, emitido por órgão oficial.

A Capacidade Financeira, conforme, apresentando as demonstrações contábeis do último exercício social, deverão ser apresentados pelos índices de:

- liquidez geral (LG);

- liquidez corrente (LC); e

- endividamento (E);

Tais índices serão calculados como se segue:

LG = (AC + RLP) / (PC+ELP)

LC = (AC/PC)

E = (PC+ELP) / PL

Onde:

PL = Patrimônio Líquido

AC = Ativo circulante

PC = Passivo circulante

ELP =Exigível a longo prazo

RLP = Realizável a longo prazo

Serão exigidos índices de:

Liquidez Geral, igual ou maior a 1,5 (um vírgula cinco);

Liquidez Corrente, igual ou maior a 1,5 (um vírgula cinco);

Endividamento, igual ou menor a 0,5 (zero vírgula cinco)

Relação dos compromissos assumidos pelo licitante que importem diminuição da capacidade operativa ou absorção de disponibilidade financeira, calculada esta em função do patrimônio líquido atualizado e sua capacidade de rotação. Não havendo, a declaração será negativa.

Capital mínimo de 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, devendo a comprovação ser feita relativamente à data da apresentação da proposta;

8

Page 9: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

Da Visita Técnica

O Atestado de Visita Técnica deverá acompanhar os demais DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO.

Para efeito de disponibilidade do servidor, a visita ao local das obras deverá ser feita com agendamento prévio com o Engenheiro Civil Sr. Leandro Gomes dos Santos, pelo telefone (34) 3423-2884 e (34) 99990-2449.

No momento da Visita Técnica será reconhecido o documento de identificação do responsável técnico, que neste caso, deverá ser o Engenheiro Civil da licitante e recolhido o documento de representação da empresa; se fará presente um Engenheiro da Prefeitura para acompanhar os interessados e ao final expedir o atestado de visita técnica, por ele assinado.

As Visitas Técnicas deverão ser efetuadas até 12/06/2017 (até às 11:00 horas).

A não efetuação da Visita Técnica, caracterizará a desclassificação da proponente.

Demais Documentos De Habilitação

Declaração de que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e que não emprega menor de dezesseis anos (ANEXO VIII);

Declaração expressa do responsável pela empresa licitante de que a mesma não se encontra inadimplente ou impedida perante a Administração Pública de participar de licitações e nem é objeto de quaisquer restrições ou notas desabonadoras no Cadastro de Fornecedores de órgãos públicos Federal, Estadual ou Municipal (ANEXO IX);

Declaração da licitante, subscrita por seu representante legal, de que não possui entre seus dirigentes, gerentes, sócios, responsáveis técnicos ou empregados, qualquer pessoa que seja diretor ou servidor do Órgão Licitador (ANEXO X);

Declaração constando Nome, RG e CPF da pessoa responsável que assinará o contrato, para o caso do objeto ser adjudicado à empresa licitante, acompanhado da procuração, caso a pessoa em questão não conste no contrato social ou declaração individual da empresa (ANEXO XI);

Declaração comprovando ser o administrador ou um dos proprietários competentes da empresa, de que examinou o presente Edital e seus anexos e que concorda com seu conteúdo, e submete-se a todas as exigências estabelecidas no mesmo (ANEXO XII);

Declaração do Engenheiro comprovadamente Responsável pela Empresa Licitante de que está ciente do Edital e seus anexos e que assinará como responsável pela empresa; dispensa-se esta declaração caso o engenheiro responsável seja o administrador ou um dos proprietários competentes da empresa, que declarou o exame do presente Edital e seus anexos e que concordou com seu conteúdo, submetendo-se a todas as exigências estabelecidas (ANEXO XIII).

A critério da licitante poderá usar os modelos de declarações anexo ao edital.

A Comissão poderá solicitar aos licitantes quaisquer esclarecimentos que julgar necessários à correta avaliação da documentação apresentada, bem como realizar diligências necessárias à comprovação das informações fornecidas.

9

Page 10: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

A critério da Comissão de Licitação, a sessão poderá ser suspensa, inclusive para outra data para que esta tenha melhores condições para avaliar a Documentação apresentada podendo requisitar pareceres sobre a documentação à Assessoria Jurídica da Prefeitura, que deverá atendê-la no prazo de até 05 (cinco) dias úteis.

Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou por servidor da Administração, ou publicação em órgão da imprensa oficial.

A comissão de licitações somente irá autenticar documentos até as 15:00 horas do último dia útil anterior ao da abertura da licitação.

Excetuando-se os documentos passíveis de vencimentos, aqueles cujo vencimento não contiver menção expressa sobre o prazo de validade, somente serão aceitos se emitidos com data não superior a 90 (noventa) dias anteriores à data aprazada para abertura dos envelopes de habilitação, com exceção daqueles legalmente válidos por prazo superior ou inferior a este.

DAS PROPOSTAS (Envelope nº 02 – Proposta)

No envelope n.º 02 deverá constar a proposta de preços

A Planilha de Proposta de Preços deverá ser preenchida por processo de digitação especificamente na planilha do órgão licitador, não se aceitando outra que não seja a planilha fornecida pelo Departamento de Licitações ANEXO VI - PLANILHA DE PROPOSTA DE PREÇOS, não se aceitando MODIFICAÇÕES, SUPRESSÕES OU INCLUSÕES, nas colunas preenchidas de competência do Departamento de Licitações, sob pena de desclassificação global da proposta. O ANEXO VI - PLANILHA DE PROPOSTA DE PREÇOS É MODELO EXCLUSIVO – CAIXA.

O licitante deverá preencher a Planilha de Proposta de Preços incluindo os percentuais de custos BDI (Benefícios e Despesas Indiretas); automaticamente serão preenchidas as demais colunas de valores com referência a cada item, nos termos da Tabela Oficial de Preços SINAPI/Novembro/2015.

Os campos de percentuais de custos BDI a serem preenchidos são:

Garantia (G) - (célula D13);

Risco (R) - (célula D14);

Desp. financeiras (DF) - (célula D15);

Adm. Central (AC) - (célula D16);

Lucro (L) - (célula D17);

CPRB - (célula D18);

COFINS/PIS - (célula D19);

ALÍQUOTAS ISS - (célula D20).

Na Planilha de Proposta de Preços, o licitante também deverá preencher: O proponente/licitante (célula A4) e o número da ART do Engenheiro da Proponente (célula G3).

10

Page 11: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

A Proposta de Preços deverá identificar o proponente mediante impressão em timbrado da empresa, ou logomarca, ou identificação de cabeçalho, ou carimbo, ou qualquer outro característico do tipo.

A validade da proposta será considerada como prazo mínimo de sessenta dias, se outro superior não constar pela proponente. A contagem do prazo de validade iniciar-se-á da data da Abertura dos Envelopes.

Será desclassificada a licitante cujo qualquer item da Planilha de Proposta de Preços contenha, preço acima da Planilha Básica Orçamentária (ANEXO I) do edital.

Ao preencher a proposta de preços, automaticamente será preenchida, pelos mesmos valores, a planilha do cronograma físico financeiro, a qual se encontra no mesmo arquivo.

Deverão ser impressas tanto a Planilha de Proposta de Preços quanto a Planilha do Cronograma Físico Financeiro que em conjunto deverão constar no ENVELOPE N.º 02 – PROPOSTA FINANCEIRA.

Todos os itens deverão ser cotados sob pena de desclassificação global da proposta.

Não serão permitidos valores expressos por mais de dois dígitos após a vírgula, sendo que observado tal ocorrência, os dígitos posteriores aos dois primeiros após a vírgula, serão desconsiderados, sem arredondamento de acréscimo ou decréscimo do último digito remanescente.

A licitante deverá considerar como prazo mínimo, 60 (sessenta) dias como validade da proposta.

As propostas de preços deverão ser entregues no envelope nº 02, preferencialmente em papel branco, preferencialmente tamanho A4, preferencialmente acompanhada do respectivo arquivo digital em planilha do excel, gravado em CD, para efeito mapeamento automático de preços e geração de planilha contratual.

Será desclassificada de forma global a proposta que contiver item que se apresentar de forma rasurada e/ou com borrões de forma que torne duvidoso seu valor.

Depois de aberta a proposta, não será aceita quaisquer pedidos de alteração ou retificação das mesmas.

Ao Departamento de Licitações fica reservado o direito de rejeitar uma, várias, ou todas as propostas, desclassificar aquelas que não estejam em condições técnicas ou financeiras capazes de assegurar o fornecimento satisfatório, dispensar formalidades omitidas ou relevar irregularidades sanáveis.

Erros aritméticos serão corrigidos da seguinte forma:

Se eventualmente houver discrepância entre o preço unitário e o preço total, (de acordo com a multiplicidade entre o preço unitário e o quantitativo), o preço total será corrigido;

Se eventualmente houver discrepância entre a soma dos preços totais e o valor global, este último será corrigido.

DO CRITÉRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

11

Page 12: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

Caberá à Comissão Julgadora classificar os proponentes por ordem numérica crescente, a partir daquela que apresentar proposta mais vantajosa, a qual será atribuída o primeiro lugar de acordo com o critério do tipo MENOR PREÇO GLOBAL, consoante Art. 45, § 1º, I, da Lei n.º 8.666/93.

Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista no edital ou na Concorrência Publica inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido, nem preço ou vantagem baseada nas ofertas dos demais licitantes.

DO EMPATE

No caso de absoluta igualdade entre as propostas de dois ou mais proponentes, após obedecido do artigo 44 da Lei Complementar n.º 123/2006 e subsidiariamente o disposto no § 2.º, do art. 3.º, da Lei n.º 8666/93, a Comissão de Licitações promoverá sorteio, em ato público, por meio de papeis grafados com os nomes das licitantes em questão, dobrando-se e misturando-se os mesmos em recipiente que impossibilite sua visibilidade interna para que se proceda a retirada de apenas um deles, para o qual todos os licitantes classificados para a proposta de preços serão convocados.

DAS DESCLASSIFICAÇÕES

Serão desclassificadas as licitantes que:

Apresentar proposta com valor de qualquer item, superior ao item correspondente da planilha orçamentária, assim sendo considerado como sobrepreço;

Apresentar proposta com preço inexequível, assim considerados os termos do §1º e §2º, do artigo 48, da Lei Federal n.º 8.666/93;

Não atenderem os dispositivos referentes aos Documentos de Habilitação e Propostas, assim como demais disposições deste edital e/ou que tiverem seus erros aritméticos corrigidos na forma dos dispositivos do presente Edital e seus proponentes recusarem-se a aceitar a correção;

Não preencher os campos de preenchimento obrigatório, na proposta de preços.

Se todos os Licitantes forem considerados inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, o Departamento de Licitações poderá fixar-lhes o prazo de 08 (oito) dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas que ensejaram a desclassificação.

DOS PROCEDIMENTOS

A abertura dos envelopes contendo as documentações para habilitação e as propostas será realizada em ato público tendo sido previamente aprazada lavrando-se a ata circunstanciada, assinada pelos licitantes presentes que assim desejarem e obrigatoriamente pela Comissão de Licitações.

Manifestações contrárias de membros da Comissão de Licitações deverão ser expressas em ata.

Todos os documentos e propostas serão rubricados pelos licitantes presentes que assim o desejarem e obrigatoriamente pela Comissão de Licitações

12

Page 13: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

A licitação será processada e julgada com a observância dos seguintes procedimentos:

Abertura dos envelopes contendo os documentos relativos à habilitação dos licitantes e apreciação dos mesmos;

Devolução dos envelopes fechados aos concorrentes licitantes inabilitados, contendo suas respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

Havendo desistência expressa de recurso, por todos os licitantes, na fase de habilitação, será imediatamente promovida a abertura dos envelopes propostas;

Abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos, na fase de habilitação;

Verificação da conformidade de cada item da proposta com os requisitos do edital em consonância com a Planilha Orçamentária da Engenharia Municipal;

Julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação;

Havendo desistência expressa de recurso, por todos os licitantes, na fase de propostas será imediatamente encaminhado o processo licitatório para deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação;

Encerrado o julgamento, o processo será encaminhado para deliberação do Executivo Municipal que, concordando com seus termos, homologará a licitação e adjudicará o objeto ao vencedor, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos, sem prejuízo do disposto no parágrafo 5º do artigo 43 e artigo 49 ambos da Lei Federal nº 8.666/93.

A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.

A nulidade do procedimento licitatório induz à do contrato.

A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade não gera obrigação de indenizar, porém a anulação do procedimento não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada, e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.

Após a fase de habilitação, não cabe desistência de PROPOSTA, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão Permanente de Licitação.

DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

13

Page 14: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

Dos atos administrativos decorrentes deste certame cabem recursos no prazo de até cinco dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:

Habilitação ou inabilitação do licitante;

Julgamento das propostas;

Anulação ou revogação da licitação;

Indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral, sua alteração ou cancelamento;

Rescisão do contrato, a que se refere o inciso I do art. 79 desta Lei;

Aplicação das penas de advertência, suspensão temporária ou de multa;

Representação da intimação da decisão relacionada com o objeto da licitação ou do contrato, de que não caiba recurso hierárquico.

DOS CASOS OMISSOS DO EDITAL

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Lei nº 8.666/93 e suas alterações.

DAS SANÇÕES

Ficará impedida de licitar e contratar com a administração direta e indireta do Município de Frutal/MG, pelo prazo de até 02 (dois) anos, ou enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição, a pessoa, física ou jurídica, que:

Comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal;

Não mantiver a proposta, lance ou oferta;

Ensejar o retardamento da execução do objeto da contratação;

Falhar ou fraudar na execução do contrato;

Atrasar na entrega do objeto contratado

Demais sanções administrativas são aquelas previstas pelos Artigos 86 a 88 da Lei 8.666/93.

DA ASSINATURA DO CONTRATO

Uma vez homologado o certame a contratada já deverá providenciar a matrícula da obra no Cadastro Específico do INSS – CEI, o qual deverá ser apresentada para assinatura do contrato.

Também para assinatura do contrato deverá ser entregue a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

14

Page 15: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

A licitante vencedora será convocada para assinar o contrato devendo comparecer no Departamento de Licitações da Prefeitura Municipal de Frutal/MG, a pessoa declarada para assinar o contrato; a convocação será em até 05 (cinco) dias úteis contados da homologação do certame.

A licitante vencedora terá o prazo máximo de até 05 (cinco) dias úteis para comparecer à assinatura, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas, consoante Art. 87 da Lei 8.666/93.

A recusa injustificada em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela administração, caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas, consoante art. 87 da Lei 8.666/93, com multa de 10% do valor do contrato.

O dispositivo acima citado não se aplica aos licitantes convocados nos ternos do art. 64 § 2º da Lei 8.666/93.

É facultada a Administração, quando o convocado não assinar o contrato ou não aceitar, ou retirar o instrumento equivalente no prazo e condições estabelecidas, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados de conformidade com o ato convocatório, ou revogar a licitação independentemente da cominação prevista no art. 87 da Lei 8.666/93, consoante art. 64, § 2º da Lei 8.666/93.

DA EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS

O contratado deverá fazer constar no corpo de cada Nota fiscal emitida para cada medição:

Número do Convênio:

Órgão Convenente:

Objeto do Convênio:

Banco:

Agência:

Conta Corrente:

DOS DISPOSITIVOS CONTRATUAIS

Todos dispositivos contratuais estão dispostos na Minuta de Contrato que é anexo integrante deste edital.

DO FORO

Fica eleito o Foro da Comarca de Frutal, Estado de Minas Gerais, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste contrato, com renúncia a qualquer outro por mais privilegiado que seja.

Departamento de Licitações, aos 09 de maio de 2017.

15

Page 16: «NOME_INSTITUICAO» · Web viewARMAÇÃO DE PILAR OU VIGA DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DE CONCRETO ARMADO EM UM EDIFÍCIO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO AÇO CA-50 DE 12.5

Claudio Martins Mendes Ana Carolina Rizzo Morais Regina Carmélia de OliveiraPresidente da CPL Secretária da CPL Membro da CPL

16