nome: nª. - caesp.com.br bimestre/9 ano... · 02) durante o período da república velha...

2

Click here to load reader

Upload: hoangxuyen

Post on 18-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NOME: Nª. - caesp.com.br Bimestre/9 ano... · 02) Durante o período da República Velha iniciou-se o processo de industrialização de algumas regiões brasileiras, mudando o cenário

1

NOME: Nª.

TURMA: 9º ANO A & B – REVISA CAESP Nº01 – 2º Bimestre 26/04/2018 PROF. ANDERSON W. –

01). (UFES) O movimento operário no Brasil iniciou-se em fins do século XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade. Na década de 10 do século seguinte, viveu anos de fortalecimento, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves, sendo uma das mais importantes a de 1917, em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços, exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Os anos 20, apesar de alguns avanços em termos de legislação social, foram difíceis para o movimento operário, que foi obrigado a enfrentar grandes desafios, entre os quais o recrudescimento da repressão por parte do governo. Apesar disso, não se pode deixar de reconhecer que foi nessa década que o movimento operário brasileiro ganhou maior legitimidade entre os próprios trabalhadores e a sociedade mais ampla, transformando-se em um ator político que iria atuar com maior desenvoltura nas décadas seguintes. Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que:

a. a classe operária assumiu a liderança de articulação sindical nacional, e sua principal conquista obtida pela greve de 1917 foi a criação do Ministério do Trabalho, cujo objetivo era enfrentar a questão social dos baixos salários.

b. os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do país e na criação de jornais, defendendo princípios oligárquicos e difundindo ideais vinculados ao totalitarismo, principalmente o nazismo e o comunismo.

c. o movimento operário no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, recebeu forte influência do anarquismo e do anarco-sindicalismo, que fomentaram a criação, em 1932, do Partido Comunista Brasileiro, ligado à III Internacional.

d. a proibição do trabalho infantil até os 12 anos e a fixação de jornada de trabalho diária de oito horas agitavam as principais bandeiras da classe operária, no início da organização sindical no Brasil.

e. o sindicalismo brasileiro surgiu no ABC paulista, por meio da organização de greves nas grandes montadoras de automóveis e da superação das diretorias sindicais pelegas, apesar da grande resistência imposta pelos governos da Primeira República.

02) Durante o período da República Velha iniciou-se o processo de industrialização de algumas regiões brasileiras, mudando o cenário urbano e social dessas localidades. Um dos principais atores surgidos nesse processo de industrialização foi a classe operária, impondo-se politicamente e acarretando a repressão dos governos do período. Sobre a classe operária brasileira do final do século XIX e início do XX é correto afirmar que:

a. Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria concentrada nos estados da Bahia e Pernambuco.

b. Frente ao crescimento das manifestações operárias, o governo promulgou uma lei que garantia a permanência dos estrangeiros, mesmo que fossem considerados uma ameaça à ordem.

c. A repressão à greve de 1917 somente inflamou os operários a organizarem passeatas maiores pelo centro da cidade de São Paulo e também a formarem barricadas que se espalharam pelo bairro do Brás resistindo ao fogo aberto pelas autoridades.

d. No início da formação dessa classe de trabalhadores houve o predomínio de imigrantes asiáticos fortemente influenciados pelos princípios confucionistas e hinduístas.

e. Os trabalhadores fabris se uniram inicialmente em círculos religiosos que, futuramente, seriam determinantes para o surgimento dos primeiros partidos políticos.

03) A formação da classe operária brasileira no início do século XX foi um processo de luta contra os patrões pelas melhorias de salários e condições de trabalho, e também contra o governo, que se recusava

Page 2: NOME: Nª. - caesp.com.br Bimestre/9 ano... · 02) Durante o período da República Velha iniciou-se o processo de industrialização de algumas regiões brasileiras, mudando o cenário

2

a aceitar as reivindicações de alteração na legislação e também pela repressão desencadeada aos movimentos contestatórios. Sobre este processo da história da República brasileira, responda:

a. Quais as duas principais tendências políticas que influenciavam os trabalhadores e quais foram as organizações resultantes dessas influências? R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b. Depois de 1930, qual foi o futuro dessas correntes políticas no Brasil? R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04) O anarquismo (anarco-sindicalismo), uma das correntes políticas do movimento operário na República Velha (1889 -1930), lutava: a) pela organização do proletariado urbano em partidos políticos, como forma de pressionar o governo a adotar uma legislação trabalhista que defendesse os direitos dos trabalhadores contra a exploração capitalista. b) pela eleição de líderes sindicais para o Congresso, onde poderiam defender melhor as reivindicações operárias contra os interesses oligárquicos e da burguesia industrial exploradora. c) pela formação de sindicatos mais combativos e dispostos a negociar com a burguesia industrial a manutenção da propriedade privada e a participação dos operários nos lucros das fábricas. d) pela cooperação com o Estado, desde que este respeitasse o direito de greve, a livre negociação do operariado em sindicatos e aprovasse leis que defendessem melhores condições de trabalho nas fábricas. e) pelo fim do sistema capitalista, da divisão da sociedade em classes e da abolição da propriedade privada e do Estado através da ação direta do operariado organizado em sindicatos. 05) (Puc-rio 2007) As transformações ocorridas no centro da cidade do Rio de Janeiro, resultantes das reformas urbana e sanitária implementadas pelo Prefeito Pereira Passos, no início do século XX, alteraram a fisionomia da cidade e as vidas de seus habitantes. a) Cite duas transformações ocorridas, relacionando-as a uma dessas reformas. R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Identifique e explique uma reação popular à reforma sanitária implementada durante o governo do Prefeito Pereira Passos, na cidade do Rio de Janeiro. R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________