nome da disciplina - estudos e estudos | profa. … · web viewnoções de direito empresarial,...

10
PLANO DE ENSINO Disciplina: Direito Empresarial / 2013 Carga horária: 34h Curso/Semestre: 4° ADMINISTRAÇÃO Data de atualização: janeiro de 2013 Núcleo: Construção do Pensamento Administrativo Nucleador: Vicente Lentini Plantullo - [email protected] Ementa: Noções de Direito Empresarial, Conceito de Comerciante, Registros de interesse do comércio, dos Direitos e das Obrigações Comerciais, Dos Contratos em Dinheiro e os Riscos Cambiais, dos Contratos de Risco, Propriedade Industrial, Sociedades Mercantis, Títulos de Crédito, Falências e Concordatas. Objetivos e Níveis de Aprendizagem Cognitiva: Conhecimento : Definição das noções básicas do Direito Empresarial. Compreensão : Discussão da norma jurídica como estratégia para fortalecer a co-relação da matéria com a formação do Administrador de Empresas, diferenciando as várias espécies de sociedades empresárias, desde seu surgimento até sua extinção, além dos títulos de créditos emitidos, passando pelo instituto da falência e da recuperação judicial e extra-judicial, bem como da propriedade industrial no que se refere a marcas e patentes. Conteúdo Programático: Aspectos gerais das atividades econômicas: Teoria da Empresa, conceito de empresário, exceções ao conceito de empresário. Modo de realização da atividade empresarial: empresário individual e sociedade empresária. Registro de Empresa: órgãos e atos de registro de empresa. Nome empresarial. Estabelecimento empresarial: título do estabelecimento, ponto empresarial (comercial) e sua proteção legal. Sociedades: características, classificação; sociedade empresária e sociedades simples; sociedade personificada e não personificada. Sociedade em conta de participação; sociedade de fato (em comum); sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada; sociedade por ações; sociedade em comandita por ações - Empresa Individual de Responsabilidade Ltda (EIRELI) – Lei 12441/2011 que modificou os artigos 44 e 980 do Código Civil. Títulos de crédito: conceito, requisitos, aval, endosso, protesto; letra de câmbio, nota promissória; cheque; duplicata. Direito falimentar: falência, recuperação judicial e extrajudicial, crimes falimentares. Propriedade Industrial: patentes, registro industrial, União de Paris, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Contratos mercantis: compra e venda mercantis, contratos de colaboração, contratos de colaboração, contratos bancários, contratos intelectuais, seguro. Metodologia: Além das aulas regulares, os alunos serão estimulados para o desenvolvimento de análises e interpretação de textos jurídicos, bem como da constituição federal, contribuindo para a consolidação dos conceitos e das práticas jurídicas no contexto organizacional.

Upload: nguyenkhuong

Post on 07-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nome da disciplina - Estudos e Estudos | Profa. … · Web viewNoções de Direito Empresarial, Conceito de Comerciante, Registros de interesse do comércio, dos Direitos e das Obrigações

PLANO DE ENSINO

Disciplina: Direito Empresarial / 2013Carga horária: 34hCurso/Semestre: 4° ADMINISTRAÇÃO Data de atualização: janeiro de 2013Núcleo: Construção do Pensamento AdministrativoNucleador: Vicente Lentini Plantullo - [email protected]

Ementa: Noções de Direito Empresarial, Conceito de Comerciante, Registros de interesse do comércio, dos Direitos e das Obrigações Comerciais, Dos Contratos em Dinheiro e os Riscos Cambiais, dos Contratos de Risco, Propriedade Industrial, Sociedades Mercantis, Títulos de Crédito, Falências e Concordatas. Objetivos e Níveis de Aprendizagem Cognitiva:

Conhecimento : Definição das noções básicas do Direito Empresarial. Compreensão : Discussão da norma jurídica como estratégia para fortalecer a co-relação da matéria

com a formação do Administrador de Empresas, diferenciando as várias espécies de sociedades empresárias, desde seu surgimento até sua extinção, além dos títulos de créditos emitidos, passando pelo instituto da falência e da recuperação judicial e extra-judicial, bem como da propriedade industrial no que se refere a marcas e patentes.

Conteúdo Programático: Aspectos gerais das atividades econômicas: Teoria da Empresa, conceito de empresário, exceções ao conceito de empresário. Modo de realização da atividade empresarial: empresário individual e sociedade empresária. Registro de Empresa: órgãos e atos de registro de empresa. Nome empresarial. Estabelecimento empresarial: título do estabelecimento, ponto empresarial (comercial) e sua proteção legal. Sociedades: características, classificação; sociedade empresária e sociedades simples; sociedade personificada e não personificada. Sociedade em conta de participação; sociedade de fato (em comum); sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada; sociedade por ações; sociedade em comandita por ações - Empresa Individual de Responsabilidade Ltda (EIRELI) – Lei 12441/2011 que modificou os artigos 44 e 980 do Código Civil. Títulos de crédito: conceito, requisitos, aval, endosso, protesto; letra de câmbio, nota promissória; cheque; duplicata. Direito falimentar: falência, recuperação judicial e extrajudicial, crimes falimentares. Propriedade Industrial: patentes, registro industrial, União de Paris, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Contratos mercantis: compra e venda mercantis, contratos de colaboração, contratos de colaboração, contratos bancários, contratos intelectuais, seguro.Metodologia: Além das aulas regulares, os alunos serão estimulados para o desenvolvimento de análises e interpretação de textos jurídicos, bem como da constituição federal, contribuindo para a consolidação dos conceitos e das práticas jurídicas no contexto organizacional. Sistema de Avaliação: A avaliação do aproveitamento do aluno realizar-se-á por meio de três instrumentos diversificados de avaliação, identificados como AV1, AV2 e AV3. As notas de cada instrumento de avaliação serão representadas numericamente em escala de 0 (zero) a 10 (dez). A avaliação do aproveitamento do aluno é realizada por meio de instrumentos diversificados de avaliação, como prova, seminário, trabalho individual ou trabalho em grupo. Para a composição da média final será considerada a nota obtida na AV1 (avaliação da disciplina) e a maior nota obtida entre AV2 e a AV3 (avaliações integradas). A média final será composta pela média aritmética das duas maiores notas. Estará aprovado o aluno que apresentar freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades previstas para a disciplina e média 6,0 (seis).

BIBLIOGRAFIAS

Básica: COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial: Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. FÜHRER, Maximilianus Claudio Américo. Resumo de Direito Comercial. 38 ed. São Paulo: Malheiros, 2008.MAXIMILIANUS. Resumo de Direito Comercial. São Paulo: Malheiros, 2003.

Page 2: Nome da disciplina - Estudos e Estudos | Profa. … · Web viewNoções de Direito Empresarial, Conceito de Comerciante, Registros de interesse do comércio, dos Direitos e das Obrigações

PLANO DE ENSINO

Complementar: MARTINS, Fran. Curso de Direito Comercial. 32 ed. São Paulo: Forense. 2009. OLIVEIRA, Celso Marcelo. Direito Empresarial à luz do Código Civil. Campinas. 2003.POSTIGLIONE, Marino Luiz. Direito Empresarial: O estabelecimento empresarial e seus aspectos contratuais. Barueri, SP: Manole, 2008.PROENÇA, José Marcelo Martins. Direito Comercial. Ed. Saraiva, 2009.SANTOS, Ozeas J. Marcas e Patentes – propriedade industrial. São Paulo: Editora Intorlex,2001.

Suplementar: ALMEIDA, Amador Paes de. Manual das sociedades comerciais: Direito de empresas. 17 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.BRASIL. Código Civil Brasileiro. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil Brasileiro. Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm>, Acesso em 29/01/2013.INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. INPI. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/portal/> Acesso em 29 jan. 2013.JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Jucesp. Disponível em:<http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/> Acesso em 29 jan. 2013.MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro. 3 ed. São Paulo: Atlas. 2009. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Portal do Empreendedor. Disponível em: <http://www.portaldoempreendedor.gov.br/> Acesso em 29 jan. 2013.SANTOS, Ozéias J. Marcas e Patentes: Propriedade Industrial (Teoria, Legislação e Jurisprudência). 2ªed. São Paulo: Editora Lex S.A, 2001.SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. SEBRAE São Paulo. Disponível em: < http://www.sebraesp.com.br/> Acesso em 29 jan. 2013.

PLANOGRAMA DE AULAS

Semana Item Descrição

1

Conteúdo

Teoria da empresa e aspectos gerais das atividades econômicas: a) Teoria da empresa: Comércio e Empresa – transição do Direito Comercial para o Direito Empresarial; b) Conceito de empresário e seus aspectos: profissionalismo ou habitualidade; atividade econômica organizada; e, produção ou circulação de bens ou serviços (art. 966, caput do CCB). O empresário pode ser:b.1. pessoa física – empresário individual, micro empreendedor individual (MEI) (essas modalidades serão tratadas na aula 7); b.2. pessoa jurídica – empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) e sociedades empresárias (essas modalidades serão tratadas nas aulas 7 a 12).

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

2 Conteúdo Teoria da empresa e aspectos gerais das atividades econômicas: a) Teoria da empresa: Comércio e Empresa – transição do Direito Comercial para o Direito Empresarial; b) Conceito de empresário e seus aspectos: profissionalismo ou habitualidade; atividade econômica organizada; e, produção ou circulação de bens ou serviços (art. 966, caput do CCB). O empresário pode ser:b.1. pessoa física – empresário individual, micro empreendedor individual (MEI) (essas modalidades serão tratadas na aula 7); b.2. pessoa jurídica – empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) e sociedades empresárias (essas modalidades serão tratadas nas aulas 7 a 12).

Page 3: Nome da disciplina - Estudos e Estudos | Profa. … · Web viewNoções de Direito Empresarial, Conceito de Comerciante, Registros de interesse do comércio, dos Direitos e das Obrigações

PLANO DE ENSINO

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

3

Conteúdo

Teoria da empresa e aspectos gerais das atividades econômicas:a) Distinção entre atividade empresária e não empresária: a.1) exceção ao conceito de empresário (art. 966, parágrafo único do CCB) – atividade intelectual de natureza científica, artística e literária. Casos práticos. a.2) as cooperativas e sociedades simples (neste tópico o professor apenas irá apresentar a diferença básica dessas atividades econômicas das atividades empresárias).b) Requisitos para o exercício da atividade empresarial: capacidade e impedimentos.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

4

Conteúdo

Aspectos gerais das atividades econômicas:a) Distinção entre atividade empresária e não empresária: a.1) exceção ao conceito de empresário (art. 966, parágrafo único do CCB) – atividade intelectual de natureza científica, artística e literária. Casos práticos.a.2) as cooperativas e sociedades simples (neste tópico o professor apenas irá apresentar a diferença básica dessas atividades econômicas com relação às atividades empresárias).b) Requisitos para o exercício da atividade empresarial: capacidade e impedimentos.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

5

Conteúdo

Registro de Empresa – principais aspectos e finalidade: a) DNRC (órgão de orientação, normatização e fiscalização de registro) b) Junta Comercial (órgão de execução de registro). Espécies de Registro de empresas: a) matrícula;b) arquivamento; e c) autenticação dos documentos de escrituração. Nome empresarial: Firma Individual, Razão Social e Denominação Social.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

6 Conteúdo Estabelecimento Empresarial: Bens corpóreos e incorpóreos. Ponto Empresarial (Comercial) e sua proteção legal na locação comercial – renovação compulsória do contrato de locação: requisitos e prazos. Título do estabelecimento: Nome fantasia.

Page 4: Nome da disciplina - Estudos e Estudos | Profa. … · Web viewNoções de Direito Empresarial, Conceito de Comerciante, Registros de interesse do comércio, dos Direitos e das Obrigações

PLANO DE ENSINO

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

7

Conteúdo

Empresário Individual – principais aspectos, características, responsabilidades do empresário e limites de faturamento:a) Empresa Individual (pessoa física);b) Microempreendedor Individual (MEI);c) Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) – o empresário individual pessoa jurídica.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

8

Conteúdo

Sociedades – classificações e características gerais: a) Sociedade Simples e Empresária. b) Sociedades Contratuais e Estatutárias. c) quanto à personalidade: c.1) não-personificadas c.2) personificadas.Das espécies de sociedade: a) sociedades não personificadas: a.1) da sociedade comum (de fato ou irregular) a.2) da sociedade em conta de participação

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

9

Conteúdo

b) sociedades personificadas - apresentação das espécies: b.1) em nome coletivo b.2) comandita simples b.3) sociedade limitada: conceito; responsabilidade dos sócios; nome empresarial e administração; cláusulas essenciais do contrato social.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

10

ConteúdoContinuação das espécies de sociedade personificada: b.3) sociedade limitada: deliberação dos sócios e órgãos. Dissolução e liquidação.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Page 5: Nome da disciplina - Estudos e Estudos | Profa. … · Web viewNoções de Direito Empresarial, Conceito de Comerciante, Registros de interesse do comércio, dos Direitos e das Obrigações

PLANO DE ENSINO

11

Conteúdo

Continuação das espécies de sociedade personificada: b.4) Sociedade Anônima: conceito; características; nome empresarial; constituição; capital social; classificação – capital aberto e capital fechado. Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Bolsa de Valores. O estatuto social. Órgãos e administração.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

12

Conteúdo

Continuação das espécies de sociedade personificada: b.4) Sociedade Anônima: Títulos emitidos pela sociedade anônima 1) ações 1.1. quanto a forma como são transferidas: a) nominativas b) escriturais 1.2. quanto aos direitos e vantagens: a) ordinárias ou comuns b) preferenciais 2) partes beneficiárias 3) debêntures e 4) bônus de subscriçãoDissolução e liquidação. b.5) Sociedade em comandita por ações (apenas apresentar os aspectos básicos)

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

13

Conteúdo Modificação na estrutura da sociedade - noções gerais e casos práticos: transformação, incorporação, fusão e cisão.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

14

Conteúdo Títulos de Crédito: conceito, requisitos básicos, atos cambiários e protesto.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

15 Conteúdo Títulos de Crédito - conceito e principais aspectos da(o): Letra de Câmbio, Nota Promissória, Cheque e Duplicata.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

16 Conteúdo Recuperação empresarial: recuperação judicial, extrajudicial e recuperação judicial para microempresas e empresas de pequeno porte. Requisitos. Meios de recuperação. Plano de Recuperação. Órgãos da recuperação judicial: Assembleia geral, administrador judicial, comitê.

Page 6: Nome da disciplina - Estudos e Estudos | Profa. … · Web viewNoções de Direito Empresarial, Conceito de Comerciante, Registros de interesse do comércio, dos Direitos e das Obrigações

PLANO DE ENSINO

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

17

Conteúdo Falência (noções gerais): Conceito, atos de falência; massa falida e sua administração; classificação dos créditos e ordem de preferência; crimes falimentares.

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. (cap. 24 a 26, p. 311 a 351).

18

ConteúdoPropriedade Industrial - conceito, requisitos e prazo de duração: Patentes e Modelo de Utilidade. Registro Industrial: Marcas e Desenho Industrial. INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. (cap. 24 a 26, p. 311 a 351).

19

Conteúdo

Contratos Mercantis – noções gerais a) Compra e venda e mercantil;b) Contratos de colaboração: Comissão, representação comercial, franquia (franchising), agência e distribuição;c) Contratos bancários: faturização (factoring), alienação fiduciária e arrendamento mercantil (leasing)

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. (cap. 24 a 26, p. 311 a 351).

20

Conteúdo

Contratos Mercantis – noções gerais a) Compra e venda e mercantil;b) Contratos de colaboração: Comissão, representação comercial, franquia (franchising), agência e distribuição;c) Contratos bancários: faturização (factoring), alienação fiduciária e arrendamento mercantil (leasing)

Metodologias de ensino

De regra serão transmitidos os conhecimentos de forma TRADICIONAL, como aulas expositivas acompanhadas de discussões e debates sobre os assuntos ligados às práticas do Administrador e legislação vigente, abordadas pela disciplina.

Bibliografia utilizada

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de Empresa. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.