nokia 2730

Upload: quadrangamontemor

Post on 09-Oct-2015

31 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Manual do Usurio Nokia 2730 classic

    9217117Edio 1

  • Contedo

    Segurana 4Introduo 5Inserir o carto SIM e a bateria 5Inserir um carto microSD 5Remover o carto microSD 6Carregar a bateria 6Antena 6Fone de ouvido 7ms e campos magnticos 7Teclas e componentes 7Ligar e desligar 8Controle de volume 8Modo de espera 8Bloqueio do teclado 9Funes sem um carto SIM 9Aplicativos executados em segundoplano 9Informaes gerais 9Seu dispositivo 9Modo de rede 10Servios de rede 10Memria compartilhada 10Cdigos de acesso 11Atualizaes de software usando seuPC 11Suporte 12Chamadas 12Fazer e atender uma chamada 12Alto-falante 12Atalhos de discagem 13Escrever texto 13Modos de texto 13Entrada de texto tradicional 13Entrada de texto previsto 13Navegar pelos menus 14Mensagens 14

    Mensagens de texto e multimdia 14Mensagens Flash 15Mensagens de udio Nokia Xpress 16E-mail 16Mensagens instantneas 16Mensagens de voz 17Configuraes de mensagens 17Contatos 17Registro de chamadas 18Configuraes 18Perfis 18Toques 18Tela 19Data e hora 19Atalhos 19Sincronizao e backup 19Conectividade 20Chamada e celular 21Comandos de voz e discagem porvoz 21Acessrios 22Configurao 22Restaurar configuraes originais 23Menu da operadora 23Galeria 23Mdia 24Cmera e vdeo 24Rdio FM 25Gravador de voz 25Music player 26Equalizador 26Estreo 27Aplicativos 27Organizador 27Despertador 27Calendrio e lista de atividades 28Calculadora 28

    2 Contedo

  • Contador regressivo 29Cronmetro 29Mapas 29Fazer o download de mapas 30Mapas e GPS 31Servios adicionais 31Web ou Internet 32Conectar-se a um servio da Web 32Servios SIM 32Dicas ecolgicas 32Economizar energia 32Reciclar 33Saiba mais 33Informaes de segurana e doproduto 33ndice 40

    Contedo 3

  • SeguranaLeia estas diretrizes bsicas. A falta de ateno a essas regras pode oferecer perigo ouser ilegal. Leia o Manual do Usurio, na ntegra, para obter mais informaes.PRECAUO AO LIGAR O DISPOSITIVO

    No ligue o dispositivo quando o uso de aparelhos celulares for proibido ouquando houver a possibilidade de oferecer perigo ou causar interferncia.

    SEGURANA AO VOLANTE EM PRIMEIRO LUGARRespeite todas as leis locais aplicveis. Sempre mantenha as mosdesocupadas para operar o veculo enquanto estiver dirigindo. Ao dirigir, asegurana ao volante deve ser sempre a sua primeira preocupao.

    INTERFERNCIADispositivos sem fio podem estar sujeitos a interferncias que podem afetara sua operao.

    DESLIGUE O DISPOSITIVO EM REAS RESTRITASSiga as restries aplicveis. Desligue o dispositivo quando estiver a bordode uma aeronave, prximo a equipamentos mdicos, combustveis, produtosqumicos ou reas de detonao.

    SERVIO AUTORIZADOSomente tcnicos autorizados podem instalar ou consertar este produto.

    ACESSRIOS E BATERIASUtilize apenas acessrios e baterias aprovados. No conecte produtosincompatveis.

    EVITE O CONTATO COM GUAEste dispositivo no prova dgua. Mantenha-o seco.

    4 Segurana

  • IntroduoInserir o carto SIM e a bateriaRemoo segura. Sempre desligue o dispositivo e desconecte o carregador antes deremover a bateria.O carto SIM e seus contatos podem arranhar ou entortar facilmente; tome cuidado aomanusear, inserir ou remover o carto.

    1 Pressione e deslize a tampa traseira em direo parte inferior do celular e remova-a (1).

    2 Remova a bateria (2).3 Abra o compartimento do carto SIM (3), insira o carto SIM com a superfcie de

    contato voltada para baixo (4) e feche o compartimento (5).4 Insira a bateria (6) e recoloque a tampa traseira (7).Inserir um carto microSDUse apenas cartes microSD compatveis aprovados pela Nokia com este dispositivo. ANokia adota padres industriais aprovados para cartes de memria, mas algumasmarcas podem no ser totalmente compatveis com este dispositivo. Cartesincompatveis podem danificar o carto e o dispositivo, bem como corromper os dadosarmazenados no carto.

    Seu celular suporta cartes microSD com uma capacidade de at 2 GB.Um carto de memria compatvel pode ser fornecido com o dispositivo e pode j estarinserido nele. Se no estiver, proceda da seguinte forma:

    1 Abra a tampa do compartimento do carto de memria.

    Introduo 5

  • 2 Insira o carto no compartimento do carto de memria com a superfcie de contatovoltada para cima e pressione at que ele encaixe no lugar.

    3 Feche a tampa do compartimento do carto de memria.Remover o carto microSDImportante: No remova o carto de memria durante uma operao em que o cartoesteja sendo acessado. Isso pode danificar o carto de memria e o dispositivo, bemcomo corromper os dados armazenados no carto.Voc pode remover ou substituir o carto de memria durante a operao do telefonesem precisar desligar o dispositivo, mas precisa se certificar de que nenhum aplicativoesteja acessando o carto de memria nesse momento.

    Carregar a bateriaSua bateria foi parcialmente carregada na fbrica. Se o dispositivo indicar uma cargabaixa, faa o seguinte:1 Conecte o carregador a uma tomada comum.

    2Conecte o carregador ao dispositivo.

    3 Quando a bateria indicar uma carga completa, desconecte o carregador dodispositivo e, em seguida, da tomada.

    No necessrio carregar a bateria por um perodo de tempo especfico e possvelusar o dispositivo enquanto ele est sendo carregado. Se a bateria estivercompletamente descarregada, talvez demore vrios minutos para que o indicador decarga aparea na tela ou para que qualquer chamada possa ser feita.Antena

    6 Introduo

  • O seu dispositivo pode conter antenas internas e externas. Evite tocar na rea da antenadesnecessariamente enquanto a antena estiver transmitindo ou recebendo sinais. Ocontato com as antenas afeta a qualidade da comunicao e pode fazer com que odispositivo opere em um nvel de consumo de energia superior durante a operao ereduza a vida til da bateria.A figura mostra a rea da antena marcada em cinza.Fone de ouvidoAviso:Quando voc usa um fone de ouvido, sua capacidade de ouvir sons externos pode serafetada. No use o fone de ouvido quando isso puder colocar a sua segurana em risco.

    Ao conectar qualquer dispositivo externo ou fone de ouvido (exceto aqueles aprovadospela Nokia para uso com este dispositivo) ao conector Nokia AV, preste ateno especialaos nveis de volume.No conecte produtos que geram um sinal de sada, pois isso pode causar danos aodispositivo. No conecte qualquer fonte de energia ao conector Nokia AV.ms e campos magnticosMantenha o dispositivo longe de ms ou campos magnticos.Teclas e componentes

    1 Boto Liga/Desliga2 Fone3 Tela4 Teclas de seleo5 Boto Navi; daqui em diante

    denominado tecla de navegao6 Tecla Chamar/Enviar7 Teclado

    Introduo 7

  • 8 Conector de fone de ouvido/ConectorNokia AV (3,5 mm)

    9 Conector do carregador10 Lente da cmera11 Conector micro USB12 Alto-falante13 Microfone14 Compartimento do carto de memria15 Orifcio da ala de pulso

    Ligar e desligarMantenha pressionado o boto Liga/Desliga.Controle de volumeAviso:A exposio contnua a volumes muito altos poder causar danos sua audio. Ouamsica em um volume moderado e no mantenha o dispositivo prximo ao ouvidoquando o alto-falante estiver em uso.

    Para ajustar o volume do fone ou do alto-falante durante uma chamada ou ao ouvir umarquivo de udio ou o rdio FM, v para cima ou para baixo.Modo de esperaQuando o telefone celular est pronto para uso e voc no digitou nenhum caractere,ele est no modo de espera.

    1 Intensidade do sinal de rede2 Nvel de carga da bateria3 Nome de rede ou logotipo da operadora4 Funes das teclas de seleo

    A tecla de seleo esquerda, Ir para, permite que voc acesse as funes em sua listapessoal de atalhos. Ao exibir a lista, selecione Opes > Selecionar opes para exibir

    8 Introduo

  • as funes disponveis ou selecione Opes > Organizar para organizar as funes nasua lista de atalhos.Bloqueio do tecladoBloquear o tecladoSelecione Menu e pressione a tecla * dentro de 3,5 segundos para bloquear o teclado.Desbloquear o tecladoSelecione Liberar e pressione * dentro de 1,5 segundo. Se a proteo do teclado estiverativada, digite o cdigo de segurana quando solicitado.Configurar bloqueio do teclado automticoSelecione Menu > Configuraes > Celular > Prot. tecl. automtica > Ativar edefina o perodo de tempo, aps o qual o teclado ser bloqueado.Atender uma chamada quando o teclado estiver bloqueadoPressione a tecla Chamar. Quando voc encerra ou recusa a chamada, o teclado automaticamente bloqueado.

    Mesmo com o dispositivo ou teclado bloqueado, talvez seja possvel fazer chamadaspara o nmero de emergncia oficial programado no seu dispositivo.Funes sem um carto SIMAlgumas funes do seu telefone podem ser usadas sem inserir um carto SIM, comofunes do Organizador e jogos. Algumas funes aparecem inativas nos menus e nopodem ser utilizadas.Aplicativos executados em segundo planoO uso de aplicativos em segundo plano aumenta o consumo da bateria e reduz a suavida til.Informaes geraisSeu dispositivoO dispositivo sem fio descrito neste manual foi aprovado para uso nas redes (E)GSM 850,900, 1800 e 1900 MHz e redes UMTS 900/2100 (RM-578) ou redes (E)GSM 850, 900, 1800e 1900 MHz e redes UMTS 850/1900 (RM-579). Para obter mais informaes sobre redes,entre em contato com a operadora.O seu dispositivo pode conter favoritos e links pr-instalados para acesso a sites deterceiros. Eles no so associados Nokia e a Nokia no endossa nem assume qualquerresponsabilidade por eles. Se voc acessar esses sites, dever tomar as devidasprecaues com relao segurana ou ao contedo.

    Informaes gerais 9

  • Aviso:Para utilizar qualquer recurso deste dispositivo, com exceo do despertador, odispositivo dever estar ligado. No ligue o dispositivo quando o uso de dispositivossem fio puder causar interferncia ou oferecer perigo.

    Ao usar este dispositivo, obedea a todas as leis e respeite os costumes locais, bem comoa privacidade e os direitos de terceiros, incluindo os direitos autorais. A proteo dedireitos autorais pode impedir que algumas imagens, msicas e outros contedos sejamcopiados, modificados ou transferidos.Faa cpias de segurana (backup) ou mantenha um registro por escrito de todos osdados importantes armazenados no dispositivo.Antes de conectar este dispositivo a qualquer outro, leia o respectivo Manual do Usuriopara obter instrues detalhadas sobre segurana. No conecte produtosincompatveis.As imagens deste manual podem ser diferentes daquelas exibidas na tela do seudispositivo.Consulte o Manual do Usurio para obter mais informaes importantes sobre odispositivo.Modo de redePara selecionar o tipo de rede a ser usada, selecione Menu > Configuraes >Celular > Modo de rede. No possvel acessar essa opo durante uma chamadaativa.Servios de redePara utilizar o dispositivo, necessrio ter acesso aos servios de uma operadora. Algunsrecursos no esto disponveis em todas as redes; para que possam ser utilizados,alguns recursos podem exigir adaptaes especficas junto operadora. Os servios derede envolvem a transmisso de dados. Entre em contato com a sua operadora paraobter detalhes sobre as tarifas em sua rede local e quando em roaming. A operadorapode explicar quais cobranas se aplicam. Algumas redes podem ter limitaes queafetam o modo de uso de alguns recursos deste dispositivo que exigem suporte de rede,como suporte para tecnologias especficas tais como os protocolos WAP 2.0 (HTTP e SSL)que so executados em protocolos TCP/IP e caracteres dependentes de idioma. possvel que a operadora tenha solicitado que alguns recursos fossem desabilitadosou que no fossem ativados em seu dispositivo. Nesse caso, esses recursos noaparecero no menu do dispositivo. O dispositivo tambm pode apresentar itenspersonalizados, por exemplo, nomes de menu, ordem de menu e cones.Memria compartilhadaOs seguintes recursos deste dispositivo podem compartilhar memria: mensagensmultimdia (MMS), aplicativo de e-mail, mensagens instantneas. O uso de um ou mais

    10 Informaes gerais

  • desses recursos pode reduzir a memria disponvel para os demais recursos. Se odispositivo exibir uma mensagem indicando que a memria est cheia, exclua algumasinformaes armazenadas na memria compartilhada.Cdigos de acessoO cdigo de segurana ajuda a proteger o celular contra o uso no autorizado. O cdigopredefinido 12345. possvel criar e alterar o cdigo e configurar o celular parasolicitar o cdigo. Mantenha o cdigo em sigilo e em um lugar seguro, longe do celular.Se voc esquecer o cdigo e seu celular estiver bloqueado, ele exigir manuteno etarifas adicionais podero ser aplicadas. Para obter mais informaes, entre em contatocom um ponto Nokia Care ou o revendedor do seu celular.O cdigo PIN fornecido com o carto SIM protege o carto contra o uso no autorizado.O cdigo PIN2 fornecido com alguns cartes SIM necessrio para acessar determinadosservios. Se voc digitar trs vezes seguidas o cdigo PIN ou PIN2 incorretamente, sersolicitado a digitar o cdigo PUK ou PUK2. Caso no os possua, contate a sua operadora.O PIN do mdulo exigido para acessar as informaes contidas no mdulo desegurana do carto SIM. O PIN de assinatura pode ser necessrio para a assinaturadigital. A senha de restrio necessria quando se utiliza o servio de restrio dechamadas.Para definir como o telefone utiliza as configuraes de segurana e os cdigos deacesso, selecione Menu > Configuraes > Segurana.Atualizaes de software usando seu PCAs atualizaes de software podem incluir novos recursos e funes aprimoradas queno estavam disponveis no momento da compra do dispositivo. Atualizar o softwaretambm pode melhorar o desempenho do dispositivo.O Nokia Software Updater um aplicativo para PC que permite atualizar o software doseu dispositivo. Para atualizar o software do dispositivo, necessrio um PC compatvel,acesso Internet banda larga e um cabo de dados USB compatvel para conectar seudispositivo ao PC.Para obter mais informaes, consultar as notas das verses de software mais recentese fazer o download do aplicativo Nokia Software Updater, consulte www.nokia.com.br/nsu ou o site local da Nokia.Para atualizar o software do dispositivo, faa o seguinte:1 Faa o download do aplicativo Nokia Software Updater e instale-o no seu PC.2 Conecte seu dispositivo ao PC usando um cabo de dados USB e abra o aplicativo

    Nokia Software Updater. O aplicativo Nokia Software Updater orienta voc a fazero backup dos seus arquivos, atualizar o software e restaurar seus arquivos.

    Informaes gerais 11

  • SuporteQuando desejar saber mais sobre como usar seu produto ou no tiver certeza de comoo dispositivo deveria funcionar, consulte as pginas de suporte em www.nokia.com/support ou seu site Nokia local, www.nokia.mobi/support (em ingls) (com umdispositivo mvel), o aplicativo Ajuda no dispositivo ou o Manual do Usurio.Se isso no resolver o problema, faa o seguinte: Reinicie o dispositivo: desligue o dispositivo e remova a bateria. Depois de

    aproximadamente um minuto, recoloque a bateria e ligue o dispositivo. Com o aplicativo Nokia Software Updater, atualize o software do seu dispositivo

    regularmente para um desempenho ideal e possveis novos recursos. Consultewww.nokia.com.br/nsu ou seu site Nokia local. Lembre-se de fazer o backup dosdados do seu dispositivo antes de atualizar o software do dispositivo.

    Restaure as configuraes originais de fbrica, conforme explicado no Manual doUsurio.

    Se o problema persistir, entre em contato com a Nokia para obter as opes de reparo.Consulte www.nokia.com.br/assistenciatecnica. Sempre faa o backup dos dados do seudispositivo antes de envi-lo para reparo.ChamadasFazer e atender uma chamadaFazer uma chamadaDisque 0 para chamadas DDD ou 00 para chamadas DDI, o cdigo da operadoraescolhida, o cdigo de rea do pas ou da cidade, o nmero, e depois pressione a teclaChamar.Atender uma chamada recebidaPressione a tecla Chamar.Recusar uma chamadaPressione a tecla Encerrar.Ajustar o volumeDurante uma chamada telefnica, v para cima ou para baixo.

    Alto-falanteSe disponvel, voc poder selecionar Alto-fal. ou Normal para utilizar o alto-falanteou o fone de ouvido do telefone durante uma chamada.

    12 Chamadas

  • Atalhos de discagemAtribuir um nmero de telefone a uma tecla numricaSelecione Menu > Contatos > Disc. rpidas, v at um nmero desejado (2 a 9) eselecione Atribuir. Digite o nmero de telefone desejado ou selecione Procurar e umcontato salvo.Ativar discagem rpidaSelecione Menu > Configuraes > Chamada > Discagem rpida > Ativar.Fazer uma chamada usando a discagem rpidaNo modo de espera, mantenha pressionada a tecla numrica desejada.

    Escrever textoModos de textoPara digitar um texto (por exemplo, ao escrever mensagens), voc pode utilizar aentrada de texto tradicional ou previsto.Ao escrever um texto, mantenha pressionado Opes para alternar com entrada detexto tradicional, indicada por , e a entrada de texto previsto, indicada por .Nem todos os idiomas so suportados pela entrada de texto previsto.Os caracteres maisculos e minsculos so indicados por , e .Para mudar o caractere para maisculo ou minsculo, pressione a tecla #. Para mudardo modo alfabtico para o numrico, indicado por , mantenha pressionada a tecla# e selecione Modo numrico. Para mudar do modo numrico para o alfabtico,mantenha pressionada a tecla #.Para definir o idioma de escrita, selecione Opes > Idioma de escrita.Entrada de texto tradicionalPressione uma tecla numrica de 2 a 9 repetidamente at que o caractere desejado sejaexibido. Os caracteres disponveis dependem do idioma de escrita selecionado.Se a letra seguinte estiver localizada na mesma tecla da letra recm-digitada, aguardeat o cursor aparecer e digite a letra.Para acessar os sinais de pontuao e caracteres especiais mais comuns pressione atecla 1 repetidamente. Para acessar a lista de caracteres especiais, pressione a tecla *.Entrada de texto previstoA entrada de texto previsto utiliza um dicionrio integrado, ao qual tambm possveladicionar novas palavras.

    Escrever texto 13

  • 1 Comece escrevendo uma palavra usando as teclas de 2 a 9. Pressione cada teclaapenas uma vez por letra.

    2 Para confirmar uma palavra, v para a direita ou adicione um espao. Se a palavra no estiver correta, pressione a tecla * repetidamente e selecione

    a palavra na lista. A exibio do caractere ? aps a palavra escrita significa que ela no est no

    dicionrio. Para adicion-la ao dicionrio, selecione Soletrar. Digite a palavrautilizando a entrada de texto tradicional e selecione Salvar.

    Para escrever palavras compostas, digite a primeira parte da palavra e v paraa direita para confirm-la. Escreva a ltima parte da palavra e confirme-a.

    3 Comece a escrever a prxima palavra.Navegar pelos menusAs funes do telefone so agrupadas em menus.No modo de espera, selecione Menu e o menu e o submenu desejados.Para sair do nvel de menu atual, selecione Sair ou Voltar.Para voltar diretamente ao modo de espera, pressione a tecla Encerrar.Para alterar a exibio do menu, selecione Menu > Opes > Vis. menu principal.MensagensVoc pode ler, escrever, enviar e salvar mensagens de texto, multimdia, de udio e flashe e-mail. Os servios de transmisso de mensagens podem ser usados somente se foremsuportados por sua operadora ou rede. Para verificar a disponibilidade desses serviose tarifas, contate a sua operadora.Mensagens de texto e multimdia possvel criar uma mensagem e anexar, por exemplo, uma foto. Seu telefone celularaltera automaticamente uma mensagem de texto para mensagem multimdia quandoum arquivo anexado.Mensagens de textoO seu dispositivo suporta o envio de mensagens de texto com um nmero de caracteresalm do limite permitido por mensagem. As mensagens mais longas so enviadas comouma srie de duas ou mais mensagens. A sua operadora poder cobrar levando emconta o nmero total de mensagens. Os caracteres acentuados, outros smbolos oualgumas opes de idioma ocupam mais espao, o que diminui o limite de caracteresque podem ser enviados em uma nica mensagem.

    14 Navegar pelos menus

  • O nmero total de caracteres restantes e o nmero de mensagens necessrias paraenviar so exibidos.Para enviar mensagens, o nmero correto do centro de mensagens deve serarmazenado no dispositivo. Geralmente, esse nmero definido por padro atravs deseu carto SIM. Para definir o nmero manualmente, selecione Menu > Mensagens >Configs. mens. > Mensagem texto > Centros mensagens > Adicionar centro edigite um nome e o nmero da operadora.Mensagens multimdiaUma mensagem multimdia pode conter texto, fotos, clipes de som ou videoclipes.Somente dispositivos que possuam funes compatveis podero receber e exibirmensagens multimdia. A aparncia de uma mensagem pode variar, dependendo dodispositivo receptor.A rede sem fio poder limitar o tamanho das mensagens MMS. Se a imagem inseridaexceder o limite, o dispositivo poder compact-la, de modo que ela possa ser enviadavia MMS.Importante: Tenha cuidado ao abrir mensagens. As mensagens recebidas podemconter vrus ou ser de alguma forma prejudiciais ao dispositivo ou PC.Para obter informaes sobre disponibilidade e assinatura do servio de mensagemmultimdia (MMS), entre em contato com a operadora. Tambm possvel fazerdownload das definies de configurao.Criar uma mensagem de texto ou multimdia1 Selecione Menu > Mensagens > Criar mensagem > Mensagem.2 Para adicionar destinatrios, navegue at o campo Para: e digite o nmero ou o

    endereo de e-mail do destinatrio ou selecione Adicionar para escolher osdestinatrios nas opes disponveis. Selecione Opes para adicionardestinatrios e assuntos e para definir as opes de envio.

    3 Navegue at o campo Texto: e digite o texto da mensagem.4 Para anexar contedo mensagem, navegue at a barra de anexo, na parte inferior

    da tela, e selecione o tipo de contedo desejado.5 Para enviar a mensagem, pressione Enviar.O tipo de mensagem indicado na parte superior da tela e muda automaticamentedependendo do contedo da mensagem.As operadoras podem ter tarifas diferentes, dependendo do tipo de mensagem.Consulte sua operadora para obter detalhes.Mensagens FlashAs mensagens flash so mensagens de texto exibidas instantaneamente norecebimento.

    Mensagens 15

  • 1 Para escrever uma mensagem flash, selecione Menu > Mensagens > Criarmensagem > Mensagem flash.

    2 Digite o nmero de telefone do destinatrio, escreva sua mensagem (com nomximo 70 caracteres) e selecione Enviar.

    Mensagens de udio Nokia XpressCrie e envie uma mensagem de udio utilizando o MMS de modo prtico.1 Selecione Menu > Mensagens > Criar mensagem > Mensag. udio. O gravador

    de voz aberto.2 Grave sua mensagem.3 Digite um ou mais nmeros de telefone no campo Para: ou selecione Adicionar

    para recuperar um nmero.4 Para enviar a mensagem, selecione Enviar.E-mailPara verificar a disponibilidade desses servios e tarifas, contate a sua operadora.Acesse sua conta de e-mail POP3 ou IMAP4 com o dispositivo para ler, escrever e enviare-mails. Usar o aplicativo de e-mail para enviar um e-mail no o mesmo que enviarum e-mail como uma mensagem de texto.Antes que voc possa usar o e-mail, verifique se possui as configuraes corretas. Vocpode se inscrever em uma nova conta de e-mail ou usar uma conta existente, se seuprovedor de e-mail existente permitir acesso mvel ao e-mail. As configuraes podemestar disponveis pela Nokia. Siga as instrues exibidas ou selecione seu provedor dee-mail manualmente. Para verificar a disponibilidade e as configuraes da sua contade e-mail, entre em contato com o provedor de servios de e-mail. Voc pode receberas configuraes de e-mail como uma mensagem de configurao.Acessar o aplicativo de e-mailSelecione Menu > Mensagens e E-mail ou uma conta de e-mail existente.

    Importante: Tenha cuidado ao abrir mensagens. As mensagens recebidas podemconter vrus ou ser de alguma forma prejudiciais ao dispositivo ou PC.Mensagens instantneasNota: Essa funo no est disponvel em todos os pases ou regies. Consulte suaoperadora local para saber sobre a disponibilidade dessa funo.Com mensagens instantneas (MI, servio de rede) possvel enviar mensagens de textocurtas para usurios on-line. Voc dever assinar um servio e registrar-se no servioMI que deseja utilizar. Verifique a disponibilidade desse servio, tarifas e instrues coma sua operadora. Os menus podem variar dependendo do provedor de MI.

    16 Mensagens

  • Para se conectar ao servio, selecione Menu > Mensagens > MIs e siga as instruesna tela.Mensagens de vozO correio de voz um servio de rede no qual voc precisa se cadastrar. Para obter maisinformaes, entre em contato com a operadora.Chamar seu correio de vozMantenha pressionado 1.Editar nmero do correio de vozSelecione Menu > Mensagens > Mensagens voz > Nm. cx. correio voz.

    Configuraes de mensagensSelecione Menu > Mensagens > Configs. mens. e uma das seguintes opes:Configuraes gerais Salve cpias de mensagens enviadas em seu celular, substituamensagens antigas caso a memria fique cheia e configure outras prefernciasrelacionadas s mensagens.Mensagem texto Permita relatrios de entrega, configure os centros de mensagenspara SMS e e-mail SMS, selecione o tipo de suporte de caractere e configure outraspreferncias relacionadas s mensagens de texto.Mens. multimdia Permita relatrios de entrega, configure a aparncia dasmensagens multimdia, permita o recebimento de anncios e mensagens multimdia econfigure outras preferncias relacionadas s mensagens multimdia.Mensags. de servio Ative as mensagens de servio e configure as prefernciasrelacionadas s mensagens de servio.ContatosSelecione Menu > Contatos. possvel salvar nomes e nmeros de telefone na memria do celular e na memria docarto SIM. Na memria do telefone, voc pode salvar contatos com nmeros e itens detexto. Os nomes e nmeros salvos na memria do carto SIM so indicados por .Adicionar um contatoSelecione Nomes > Opes > Adicionar contato.Adicionar detalhes a um contatoVerifique se a memria em uso do Celular ou do Celular e SIM. Selecione Nomes, vat o nome e selecione Detalhes > Opes > Adicionar detalhes.

    Contatos 17

  • Procurar um contatoSelecione Nomes e navegue pela lista de contatos ou digite as primeiras letras do nome.Copiar um contato entre a memria do telefone e a memria do carto SIMSelecione Nomes, v at o contato e selecione Opes > Copiar contato. Na memriado carto SIM, voc s pode salvar um nmero de telefone para cada nome.

    Para selecionar a memria do telefone ou do carto SIM para os contatos, selecionarcomo os nomes e os nmeros sero exibidos na lista de contatos e ver a capacidade damemria dos contatos, selecione Configuraes.Voc pode enviar e receber as informaes de contato de uma pessoa como um cartode visita de um dispositivo compatvel que suporte o padro vCard.Enviar um carto de visitaSelecione Nomes, procure o contato cujas informaes deseja enviar e selecioneDetalhes > Opes > Enviar carto.

    Registro de chamadas Para ver informaes sobre suas chamadas, mensagens, dados e sincronizao,selecione Menu > Registro e escolha dentre as opes disponveis.Nota: A fatura real cobrada pela operadora, correspondente a chamadas e servios,pode variar dependendo dos recursos da rede, do arredondamento para faturamento,dos impostos e assim por diante.ConfiguraesPerfisO telefone possui vrios grupos de configuraes, denominados perfis, para os quais possvel personalizar toques musicais para diferentes eventos e ambientes.Selecione Menu > Configuraes > Perfis o perfil desejado e escolha dentre asseguintes opes:Ativar para ativar o perfil selecionadoPersonalizar para alterar as configuraes do perfilProgramvel para configurar o perfil para ficar ativo por um determinado perodode tempo. Quando o perodo estipulado para o perfil for atingido, o perfil anterior, semum perodo programado, torna-se ativo.ToquesVoc pode alterar as configuraes de toque do perfil ativo selecionado.

    18 Registro de chamadas

  • Selecione Menu > Configuraes > Toques. As mesmas configuraes podem serencontradas no menu Perfis.

    TelaPara exibir ou ajustar o papel de parede, o tamanho da fonte ou outros recursosrelacionados tela do celular, selecione Menu > Configuraes > Tela.

    Data e horaSelecione Menu > Configuraes > Data e hora.Definir a data e a horaSelecione Configs. data e hora.Definir o formato de data e horaSelecione Formato data e hora.Configurar o celular para atualizar a hora e a data automaticamente de acordocom o fuso horrio atualSelecione At. autom. data/hora (servio de rede).

    AtalhosCom atalhos pessoais, voc pode obter acesso rpido s funes do telefone usadas comfreqncia.Selecione Menu > Configuraes > Meus atalhos.Atribuir funes do celular s teclas de seleoSelecione Tecla seleo direita ou Tecla sele. esquerda e uma funo da lista.Selecionar funes de atalho para a tecla de navegaoSelecione Tecla de navegao. V at a direo desejada e selecione Alterar ouAtribuir e uma funo da lista.

    Sincronizao e backupSelecione Menu > Configuraes > Sincr. e backup e a seguir:Interc. telefnico Sincronize ou copie dados selecionados entre seu telefone e outrotelefone usando a tecnologia.Criar backup Crie um backup dos dados selecionados no carto de memria ou emum dispositivo externo.Restaur. backup Selecione um arquivo de backup armazenado no carto dememria ou em um dispositivo externo e restaure-o no telefone. Selecione Opes >Detalhes para obter informaes sobre o arquivo de backup selecionado.

    Configuraes 19

  • Transfer. dados Sincronize ou copie os dados selecionados entre seu telefone eoutro dispositivo, o PC ou o servidor de rede (servio de rede).ConectividadeSeu telefone possui diversos recursos que permitem que voc se conecte a outrosdispositivos para transmitir e receber dados.Tecnologia BluetoothA tecnologia Bluetooth permite a conexo do telefone celular, atravs de ondas de rdio,com um dispositivo Bluetooth compatvel a uma distncia de at 10 metros.Este dispositivo est em conformidade com a Especificao Bluetooth 2.0 + EDR e suportaos seguintes perfis: acesso genrico, viva voz, fone de ouvido, envio de objetos,transferncia de arquivos, rede dial-up, porta serial, acesso ao SIM, troca de objetogenrico, distribuio avanada de udio, controle remoto de udio/vdeo edistribuio genrica de udio/vdeo. Para garantir a interoperabilidade com outrosdispositivos que oferecem suporte tecnologia Bluetooth, utilize acessrios Nokiaaprovados para este modelo. Consulte os fabricantes de outros dispositivos paradeterminar a compatibilidade com este dispositivo.O uso de recursos que utilizam a tecnologia Bluetooth aumenta o consumo da bateriae reduz a sua vida til.Configurar uma conexo BluetoothSelecione Menu > Configuraes > Conectividade > Bluetooth e realize asseguintes etapas:1 Selecione Nome do meu celular e digite um nome para o telefone celular.2 Para ativar a conectividade Bluetooth, selecione Bluetooth > Ligado. indica

    que o Bluetooth est ativo.3 Para conectar seu telefone celular a um acessrio de udio, selecione Conect. acess.

    udio e o dispositivo ao qual voc deseja conect-lo.4 Para parear o seu telefone celular a qualquer dispositivo Bluetooth ao alcance,

    selecione Dispos. pareados > Adic. novo dispos..V at um dispositivo encontrado e selecione Adicionar.Digite uma senha (com at 16 caracteres) no telefone celular e permita a conexono outro dispositivo Bluetooth.

    Se estiver preocupado com a segurana, desative a funo Bluetooth ou defina Visibilid.meu celular como Oculto. Aceite comunicao Bluetooth somente daqueles em quemvoc confia.Dados de pacoteO GPRS (General Packet Radio Service) um servio de rede que permite que telefonescelulares sejam usados para enviar e receber dados atravs de uma rede com base emIP (protocolo de Internet).

    20 Configuraes

  • Para definir como utilizar o servio, selecione Menu > Configuraes >Conectividade > Dados de pacote > Conex. dados pacote e escolha dentre asseguintes opes:Quando preciso para estabelecer a conexo de dados de pacote quando umaplicativo precisar dela. A conexo terminada quando o aplicativo encerrado.Sempre on-line para conectar automaticamente a uma rede de dados de pacotequando o telefone celular ligadoVoc pode usar o seu telefone como um modem conectando-o a um PC compatvelusando a tecnologia Bluetooth. Para obter detalhes, consulte a documentao do NokiaPC Suite.Chamada e celularSelecione Menu > Configuraes > Chamada.Desviar chamadas recebidasSelecione Desvio de chamada (servio de rede). Para obter informaes, entre emcontato com a operadora.Rediscar automaticamente dez vezes aps uma tentativa malsucedidaSelecione Rediscagem autom. > Ativar.Receber uma notificao de chamadas recebidas enquanto estiver em umachamadaSelecione Chamada em espera > Ativar (servio de rede).Mostrar ou ocultar seu nmero para a pessoa que voc est chamandoSelecione Env. minha ID cham. (servio de rede).

    Definir o idioma de exibioSelecione Menu > Configuraes > Celular > Configs. idioma > Idioma docelular.

    Comandos de voz e discagem por vozUtilize o celular por meio de comandos de voz e faa chamadas telefnicas dizendo umnome salvo na lista de contatos.Os comando de voz e a discagem de voz dependem do idioma. O reconhecimento devoz no suportado em todos os idiomas. Para ver os idiomas suportados, selecioneMenu > Configuraes > Celular > Configs. idioma > Idioma reconhec. voz. Paradefinir o idioma de reconhecimento, selecione o idioma desejado.Nota: O uso de marcas vocais pode ser difcil em ambientes barulhentos ou em casosde emergncia; portanto, no dependa apenas da discagem de voz em todas ascircunstncias.

    Configuraes 21

  • Adaptar o reconhecimento de voz do telefone sua vozSelecione Menu > Configuraes > Celular > Reconhecimento voz > Treinoreconhec. voz.Ativar um comando de voz para uma funoSelecione Menu > Configuraes > Celular > Reconhecimento voz > Comandos devoz, um recurso e a funo. indica que o comando de voz est ativado.Reproduzir o comando de voz ativadoV at a funo desejada e selecione Reprod..Gerenciar os comandos de vozV at uma funo e selecione Opes.Usar comandos de voz ou discagem por vozNo modo de espera, mantenha pressionada a tecla de seleo direita. Ser ouvido umtoque breve e ser exibida a mensagem Fale agora. Fale o comando ou o nome docontato para o qual deseja discar. Se o reconhecimento de voz for bem-sucedido, umalista com correspondncias propostas ser exibida. O celular executa o comando de vozda primeira correspondncia da lista. Se no for o comando correto, v para outraentrada.

    AcessriosEste menu e suas vrias opes sero mostradas somente se o telefone estiver, ou jtiver sido conectado, a um acessrio mvel compatvel.Selecione Menu > Configuraes > Acessrios. Selecione um acessrio e uma opode acordo com o acessrio.Configurao possvel configurar o telefone celular com as definies necessrias para algunsservios. Sua operadora tambm pode enviar a voc essas configuraes.Selecione Menu > Configuraes > Configurao e escolha dentre as seguintesopes:Def. config. padro para exibir as operadoras salvas no telefone celular e definiruma operadora padroAtiv. padr. tds. aplic. para ativar as definies de configurao padro paraaplicativos compatveisPto. acesso preferido para exibir os pontos de acesso salvosConfs. ger. disposit. para permitir ou impedir que o telefone celular recebaatualizaes de software. Talvez essa opo no esteja disponvel, dependendo do seutelefone celular.

    22 Configuraes

  • Configs. pessoais para adicionar manualmente novas contas pessoais para diversosservios e ativar ou exclu-los. Para adicionar uma nova conta pessoal, selecioneAdicionar ou Opes > Adicionar nova. Selecione o tipo de servio e digite osparmetros necessrios. Para ativar uma conta pessoal, v at ela e selecioneOpes > Ativar.Restaurar configuraes originaisPara restaurar o telefone celular para as condies originais, selecione Menu >Configuraes > Rest. configs. e escolha dentre as seguintes opes:Restaur. som. confs. para redefinir todas as configuraes de preferncia semexcluir nenhum dado pessoalRestaurar tudo para redefinir todas as configuraes de preferncia e excluir todosos dados pessoais, como contatos, mensagens, arquivos de mdia e chaves de ativaoMenu da operadoraAcesse um portal de servios da sua operadora. Para obter mais informaes, entre emcontato com a sua operadora. A operadora pode atualizar este menu com umamensagem de servio.GaleriaO seu telefone suporta um sistema de gerenciamento de direitos digitais (DRM) paraproteger o contedo adquirido. Verifique sempre as condies de entrega de qualquercontedo e cdigo de ativao antes de adquiri-los, pois eles podem estar sujeitos acobrana.Gerenciamento de direitos digitaisOs proprietrios de contedo podem utilizar diferentes tipos de tecnologia para ogerenciamento de direitos digitais (DRM) a fim de proteger sua propriedade intelectual,inclusive direitos autorais. Este dispositivo utiliza vrios tipos de software DRM que doacesso ao contedo protegido por DRM. Com esse dispositivo possvel acessar ocontedo protegido por WMDRM 10, OMA DRM 1.0, trava de encaminhamento OMA DRM1.0 e OMA DRM 2.0. Se algum software DRM no proteger o contedo, os proprietriosde contedo podero solicitar a revogao da capacidade do software DRM de acessarnovos contedos protegidos por DRM. A revogao tambm poder impedir a renovaodo contedo protegido por DRM que j est no dispositivo. A revogao do softwareDRM no afeta o uso do contedo protegido por outros tipos de DRM nem o uso de umcontedo no protegido por DRM.O contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais (DRM) possui uma chavede ativao associada que define os seus direitos de utilizar o contedo.

    Menu da operadora 23

  • Se o dispositivo possuir contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais daOpen Mobile Alliance (OMA DRM), para fazer backup das chaves de ativao e docontedo, utilize o recurso de backup do Nokia PC Suite.Se o dispositivo possuir contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais doWindows Media (WMDRM), as chaves de ativao e o contedo sero perdidos caso amemria seja formatada. Voc tambm poder perder as chaves de ativao e ocontedo se os arquivos no dispositivo forem corrompidos. A perda das chaves deativao ou do contedo pode limitar sua capacidade de utilizar o mesmo contedo nodispositivo novamente. Para obter mais informaes, entre em contato com aoperadora.Exibir o contedo da GaleriaSelecione Menu > Galeria.

    MdiaCmera e vdeoSeu dispositivo suporta uma resoluo de captura de imagem de 1200 x 1600 pixels.Modo de cmeraUsar a funo de imagem fotogrficaSelecione Menu > Mdia > Cmera.Aplicar mais ou menos zoomV para cima ou para baixo.Capturar uma imagemSelecione Capturar.Definir o modo de visualizao e o tempoSelecione Opes > Configuraes > Tempo visualiz. img..

    Para ativar o contador automtico ou capturar imagens em uma seqncia rpida,selecione Opes e a opo desejada.Modo de vdeoUsar a funo de vdeoSelecione Menu > Mdia > Vdeo.Comear a gravar um videoclipeSelecione Gravar.

    24 Mdia

  • Durante a gravao, um vdeo de qualidade inferior pode ser gravado por um perodode tempo mais longo. Para alterar as configuraes de qualidade e definir o tamanhomximo do videoclipe, selecione Menu > Mdia > Cmera > Opes >Configuraes > Qualidade videoclipe ou Durao videoclipe.Alternar entre modo de cmera e vdeo

    No modo de cmera ou vdeo, v para a esquerda ou direita.

    Rdio FM

    Selecione Menu > Mdia > Rdio ou, no modo de espera, pressione e mantenhapressionada a tecla *.Procurar uma estao vizinhaMantenha pressionada a tecla de navegao para a esquerda ou direita.Salvar uma estaoSintonize a estao desejada e selecione Opes > Salvar estao.Alternar entre estaes salvasV para a esquerda ou direita para alternar entre estaes ou pressione a tecla numricacorrespondente do local de memria de uma estao desejada.Ajustar o volumeV para cima ou para baixo.Deixar o rdio em reproduo em segundo planoPressione a tecla Encerrar.Fechar o rdioMantenha pressionada a tecla Encerrar.

    Gravador de vozComear a gravarSelecione Menu > Mdia > Gravador e o boto de gravao na tela.Iniciar a gravao durante uma chamadaSelecione Opes > Gravar. Ao gravar uma chamada, mantenha o telefone na posionormal prximo ao ouvido. A gravao salva na pasta Gravaes na Galeria.Escutar a gravao mais recenteSelecione Opes > Exec. ltima grav..

    Mdia 25

  • Enviar a ltima gravao em uma mensagem multimdiaSelecione Opes > Enviar ltima grav..

    Music playerSeu telefone inclui um music player para que voc escute msicas ou outros arquivosde som MP3 ou AAC.

    Selecione Menu > Mdia > Music player.Iniciar ou pausar a reproduoPressione a tecla de navegao.Voltar ao incio da msica atualV para a esquerda.Voltar msica anteriorV para a esquerda duas vezes.Ir msica seguinteV para a direita.Retroceder a msica atualMantenha pressionada a tecla de navegao para a esquerda.Avanar a msica atualMantenha pressionada a tecla de navegao para a direita.Ajustar o volumeV para cima ou para baixo.Ativar o desativar o udio do music playerPressione #.Deixar o music player em reproduo em segundo planoPressione a tecla Encerrar.Fechar o music playerMantenha pressionada a tecla Encerrar.

    EqualizadorAjuste o som quando estiver usando o Music player.Selecione Menu > Mdia > Equalizador.

    26 Mdia

  • Para ativar um conjunto predefinido do equalizador, v at um dos conjuntos eselecione Ativar.Criar um novo conjunto de equalizador1 Selecione um dos dois ltimos conjuntos na lista e Opes > Editar.2 V para a direita ou para a esquerda a fim de acessar os controles deslizantes virtuais

    e para cima e para baixo a fim de ajustar o controle.3 Para salvar as configuraes e criar um nome para o conjunto, selecione Salvar e

    Opes > Renomear.EstreoO recurso Estreo cria um efeito de som estreo amplificado quando voc usa um fonede ouvido estreo.Para ativar, selecione Menu > Mdia > Estreo.AplicativosO software do celular pode incluir alguns jogos e aplicativos Java projetadosespecialmente para este celular Nokia.Selecione Menu > Aplicativos.Abrir um jogo ou aplicativoSelecione Jogos ou Coleo. V at um jogo ou aplicativo e selecione Abrir.Exibir a quantidade de memria disponvel para instalar jogos e aplicativosSelecione Opes > Status da memria.Fazer o download de um jogo ou aplicativoSelecione Opes > Downloads > Downloads jogos ou Downloads aplicat..

    O seu telefone celular suporta aplicativos Java J2ME. Verifique se o aplicativo compatvel com o seu telefone celular antes de fazer o download.Importante: Instale e utilize aplicativos e outros softwares apenas de fontesconfiveis, tais como os aplicativos certificados pelo Symbian Signed ou que foramaprovados no teste Java Verified.Os aplicativos transferidos por download podem ser salvos na Galeria em vez deAplicativos.OrganizadorDespertadorSelecione Menu > Organizador > Despertador.

    Aplicativos 27

  • Ativar ou desativar um alarmeSelecione Alarme:.Definir o horrio do alarmeSelecione Hora do alarme:.Configurar o celular para alert-lo em dias da semana selecionadosSelecione Repetir:.Personalizar o som do alarmeSelecione Som do alarme:.Definir o perodo de tempo limite para o alerta de sonecaSelecione Tempo limite soneca:.Interromper o alarmeSelecione Parar.

    Se voc deixar o celular tocando o alarme durante um minuto ou selecionar Soneca, oalarme ser interrompido durante o perodo de tempo limite da funo soneca e depoisrecomear.Calendrio e lista de atividadesSelecione Menu > Organizador > Calendrio. O dia atual aparece em destaque. Sehouver notas para o dia, este ser indicado em negrito.Adicionar uma nota de calendrioV at a data e selecione Opes > Criar nota.Exibir os detalhes de uma notaV at uma nota e selecione Ver.Excluir todas as notas do calendrioSelecione Opes > Excluir notas > Todas as notas.

    Exibir a lista de atividadesSelecione Menu > Organizador > Lista atividades.

    A lista de atividades exibida e classificada por prioridade. Para adicionar, excluir ouenviar uma nota, marcar a nota como concluda ou classificar a lista de atividades porprazo, selecione Opes.CalculadoraO telefone conta com uma calculadora padro, cientfica e de emprstimos.

    28 Organizador

  • Selecione Menu > Organizador > Calculadora e, dentre as opes disponveis, o tipode calculadora e as instrues de operao.A calculadora tem uma preciso limitada e foi projetada para clculos simples.Contador regressivoContador normal1 Para ativar o contador, selecione Menu > Organizador > Cont. regressivo >

    Contador normal, digite o tempo e escreva uma nota para ser exibida quando otempo expirar. Para alterar o tempo, selecione Alterar o tempo.

    2 Para iniciar o contador, selecione Iniciar.3 Para interromper o contador, selecione Parar contador.Contador de intervalos1 Para ter um contador de intervalos com at 10 intervalos iniciados, primeiro digite

    os intervalos.2 Selecione Menu > Organizador > Cont. regressivo > Contador interv..3 Para iniciar o contador, selecione Contador inicial > Iniciar.Para selecionar como o contador de intervalos deve iniciar o prximo perodo, selecioneMenu > Organizador > Cont. regressivo > Configuraes > Cont. prx. perodo eescolha dentre as opes disponveis.CronmetroVoc pode usar o cronmetro para medir tempo, fazer tomada parcial de tempo ou deuma volta completa.Selecione Menu > Organizador > Cronmetro e escolha dentre as seguintes opes:Cronometrag. parcial para fazer tomada parcial de tempo. Para zerar o tempo semsalv-lo, selecione Opes > Zerar.Cronometrag. volta para fazer tomada de voltas completasContinuar para ver o cronmetro definido em segundo planoExibir ltimo para ver o tempo marcado mais recentemente, se o cronmetro notiver sido zeradoVer tempos ou Excluir tempos para ver ou excluir os tempos salvosPara definir o cronmetro em segundo plano, pressione a tecla Encerrar.MapasVoc pode navegar por mapas de diferentes cidades e pases, procurar endereos epontos de interesse, planejar rotas de um local para outro, salvar localizaes comopontos de referncia e envi-los a dispositivos compatveis.

    Mapas 29

  • At certo ponto, a cartografia digital geralmente inexata e incompleta. Nunca dependaexclusivamente da cartografia transferida por download para uso neste dispositivo.Nota: O download de contedo como mapas, imagens de satlite, arquivos de voz,guias ou informaes de trfego pode envolver a transmisso de grandes quantidadesde dados (servio de rede).Contedo como imagens de satlite, guias, informaes meteorolgicas e de trfego eservios relacionados so gerados por terceiros independentes da Nokia. At certoponto, o contedo pode ser impreciso e incompleto e est sujeito disponibilidade.Nunca dependa exclusivamente do contedo mencionado anteriormente e dos serviosrelacionados a ele.Para usar o aplicativo Mapas, selecione Menu > Mapas e dentre as opes disponveis.Fazer o download de mapasSeu celular pode conter mapas pr-instalados no carto de memria. Voc pode fazero download de um novo conjunto de mapas pela Internet usando o software Nokia MapLoader para PC.Nokia Map LoaderPara fazer o download do Nokia Map Loader no seu PC e para obter instrues adicionais,consulte www.maps.nokia.com (em ingls).Antes que voc faa o download de mapas novos pela primeira vez, verifique se possuium carto de memria inserido no celular.Selecione Menu > Mapas para fazer uma configurao inicial.Para alterar a seleo de mapas no seu carto de memria, use o Nokia Map Loader paraexcluir todos os mapas do carto de memria e faa o download de uma nova seleo,para garantir que todos os mapas sejam da mesma verso.Servio de rede para mapasVoc pode configurar seu celular para fazer automaticamente o download de mapasque voc no possui no seu celular quando necessrio.Selecione Menu > Mapas > Configuraes > Configuraes rede > Permitir uso darede > Sim ou Na rede local.Para impedir o download automtico de mapas, selecione No.Nota: O download de contedo como mapas, imagens de satlite, arquivos de voz,guias ou informaes de trfego pode envolver a transmisso de grandes quantidadesde dados (servio de rede).

    30 Mapas

  • Mapas e GPSSeu dispositivo no possui uma antena GPS interna. Para usar aplicativos que requeremconexo GPS, use um receptor GPS externo compatvel (acessrio vendidoseparadamente). Pareie o receptor GPS com o seu dispositivo usando a tecnologia semfio Bluetooth. Para obter mais informaes, consulte o manual do usurio do receptorGPS.Voc pode usar o GPS para suportar o aplicativo Mapas. Determine sua localizao oumea distncias e trace coordenadas.Aps o pareamento do seu dispositivo com um receptor GPS externo, pode levar vriosminutos at que o dispositivo exiba o local atual.O governo dos Estados Unidos opera o Sistema de Posicionamento Global, GPS (GlobalPositioning System), sendo responsvel exclusivamente pela preciso e manuteno dosistema. A preciso dos dados de localizao pode ser afetada devido aos ajustes feitosnos satlites GPS pelo governo dos Estados Unidos e est sujeita a mudanas queseguem a poltica civil de GPS do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o PlanoFederal de Radionavegao. A preciso tambm poder ser afetada por uma geometriainadequada do satlite. A sua localizao, bem como prdios, obstculos naturais econdies climticas podem afetar a disponibilidade e a qualidade dos sinais GPS. Ossinais de GPS talvez no estejam disponveis nas reas internas de instalaes ou emreas subterrneas e podem ser afetados por materiais como concreto e metal.No utilize o sistema GPS para obter medidas precisas de localizao nem dependaexclusivamente dos dados de localizao provenientes do receptor GPS e de redes derdio celular para se posicionar ou navegar.Servios adicionaisVoc pode atualizar os Mapas com uma navegao completamente orientada por voz,o que requer uma licena regional.Para usar esse servio, voc precisa de um dispositivo GPS externo compatvel quesuporte a tecnologia sem fio Bluetooth.Para adquirir um servio de navegao com direcionamento por voz, selecioneMenu > Mapas > Servios extras > Comprar navegao e siga as instrues.Para usar a navegao com orientao por voz, voc deve permitir que o aplicativoMapas use uma conexo de rede.A licena de navegao conectada ao seu carto SIM. Se voc inserir outro carto SIMno seu celular, ser solicitado que voc adquira uma licena quando iniciar a navegao.Durante o procedimento de compra, ser oferecido que voc transfira a licena denavegao existente para o novo carto SIM sem cobranas extras.

    Mapas 31

  • Web ou Internet possvel acessar vrios servios da Internet com o navegador do celular. A aparnciadas pginas da Web pode variar devido ao tamanho da tela. Talvez no seja possvelver todos os detalhes nas pginas da Web.Dependendo do celular, a funo de navegao na Web pode ser exibida como Web ouInternet no menu, daqui por diante denominada Web.Importante: Utilize apenas servios de confiana que ofeream segurana e proteoadequadas contra softwares prejudiciais.Para conhecer a disponibilidade desses servios, preos e instrues, entre em contatocom a operadora.Talvez voc receba as definies de configurao necessrias navegao como umamensagem de configurao da operadora.Conectar-se a um servio da WebPara verificar a disponibilidade desses servios e tarifas, contate a sua operadora.

    No modo de espera, mantenha pressionada a tecla 0.

    Depois de se conectar ao servio, comece a navegar nas pginas. A funo das teclas dotelefone pode variar em servios diferentes. Siga as instrues na tela do telefone. Paraobter mais informaes, consulte a sua operadora.Servios SIMSeu carto SIM pode fornecer servios adicionais. S ser possvel acessar esse menucaso ele seja suportado por seu carto SIM. O nome e os contedos do menu dependemdos servios disponveis.Dicas ecolgicas

    Aqui esto dicas de como colaborar com a proteo do meio ambiente.Economizar energiaQuando voc terminar de carregar a bateria e desconectar o carregador do dispositivo,lembre-se tambm de tir-lo da tomada.

    32 Web ou Internet

  • No ser preciso carregar a bateria com muita freqncia se voc fizer o seguinte: Fechar e desativar aplicativos, servios e conexes quando no os estiver usando. Diminuir o brilho da tela. Configurar o dispositivo para entrar no modo de economia de energia aps um

    perodo mnimo de inatividade, se disponvel no seu dispositivo. Desativar sons desnecessrios, como toques de teclado. Definir o volume do

    dispositivo com um nvel mdio.ReciclarVoc se lembrou de reciclar seu antigo dispositivo? De 65 a 80% do material usado emum celular Nokia pode ser reciclado. Sempre leve produtos eletrnicos, baterias eembalagens usados a um posto de coleta seletiva. Fazendo isso, voc ajuda a evitar odescarte sem controle de lixo e a promover a reciclagem de materiais. Saiba comoreciclar seus produtos Nokia em www.nokia.com/werecycle (em ingls) ouwww.nokia.mobi/werecycle (em ingls).Voc pode reciclar a embalagem e os manuais do usurio no ponto de reciclagem local.Saiba maisPara obter mais informaes sobre os atributos ambientais do seu dispositivo, consultewww.nokia.com/ecodeclaration (em ingls).Informaes de segurana e do produtoAcessrios

    Aviso:Utilize apenas baterias, carregadores e acessrios aprovados pela Nokia para uso com este modelo especfico. O uso de outrostipos de baterias, carregadores e acessrios pode invalidar qualquer aprovao ou garantia, alm de oferecer perigo.Especificamente, o uso de carregadores ou baterias no aprovados pode oferecer riscos de incndio, exploso, vazamento ououtros perigos.

    Para obter informaes sobre a disponibilidade de acessrios aprovados, consulte um revendedor. Para desligar o cabo deenergia de qualquer acessrio, segure e puxe o plugue, no o cabo.

    BateriaInformaes sobre bateria e carregadorEste dispositivo alimentado por uma bateria recarregvel. A bateria destinada para uso com este dispositivo BL-5C. A Nokiapode disponibilizar outros modelos de bateria para este dispositivo. Recarregue este dispositivo especificamente com oscarregadores: AC-3. O nmero exato do modelo do carregador pode variar conforme o tipo do plugue. A variante do plugue identificada por uma das seguintes opes: E, EB, X, AR, U, A, C, K, B ou UB. Por exemplo, os nmeros do modelo do carregadorpodem ser, entre outros, AC-3B etc.

    A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes, mas, com o tempo, ficar inutilizvel. Quando se tornar evidenteque o tempo de conversao e de espera inferior ao normal, adquira uma nova bateria. Utilize somente baterias aprovadaspela Nokia e recarregue-as apenas com carregadores aprovados pela Nokia projetados para este dispositivo.

    Se uma bateria estiver sendo utilizada pela primeira vez ou se no tiver sido utilizada por um perodo prolongado, pode sernecessrio conectar o carregador e, em seguida, desconect-lo e reconect-lo para iniciar o carregamento. Se a bateria estiver

    Informaes de segurana e do produto 33

  • completamente descarregada, talvez demore alguns minutos para que o indicador de carga aparea na tela ou para quequalquer chamada possa ser feita.

    Remoo segura. Sempre desligue o dispositivo e desconecte o carregador antes de remover a bateria.

    Carregamento adequado. Desligue o carregador da tomada e do dispositivo quando ele no estiver sendo utilizado. No deixeuma bateria totalmente carregada conectada ao carregador, pois a carga excessiva poder encurtar a sua vida til. Se umabateria completamente carregada no for utilizada, perder a carga ao longo do tempo.

    Evite temperaturas extremas. Tente sempre manter a bateria entre 15 C e 25 C. Temperaturas extremas reduzem a capacidadee a vida til da bateria. Um dispositivo com uma bateria muito quente ou muito fria pode no funcionar temporariamente. Odesempenho da bateria limitado especialmente em temperaturas muito abaixo de zero.

    No provoque curto-circuito. Um curto-circuito acidental poder ocorrer se um objeto metlico, como uma moeda, um clipeou uma caneta, provocar ligao direta dos plos positivo (+) e negativo (-) da bateria. (Eles parecem ranhuras de metal nasuperfcie da bateria). Isso poder ocorrer, por exemplo, se voc carregar uma bateria de reserva dentro do bolso ou da bolsa.O curto-circuito dos plos pode danificar a bateria ou o objeto de contato.

    Descarte. No descarte baterias no fogo, pois elas podem explodir. Descarte-as de acordo com as leis locais. Recicle-as sempreque possvel. No descarte baterias com o lixo domstico.

    Vazamento. No desmonte, corte, abra, destrua, dobre, perfure nem fragmente clulas ou baterias. Em caso de vazamento dabateria, no deixe o lquido entrar em contato com a pele ou com os olhos. Se isso acontecer, lave as reas afetadasimediatamente com gua ou procure ajuda mdica.

    Danos. No modifique, fabrique novamente ou tente inserir objetos estranhos na bateria. Alm disso, no submerja ou exponhaa bateria gua ou a outros lquidos. As baterias podem explodir se danificadas.

    Uso correto. Use a bateria apenas para a sua funo especfica. O uso indevido da bateria pode resultar em incndio, explosoou outros riscos. Se o dispositivo ou a bateria cair, principalmente sobre uma superfcie dura, e a bateria for danificada, leve-a assistncia tcnica para que ela seja verificada antes de continuar a utiliz-la. Nunca utilize um carregador ou uma bateriacom defeito. Mantenha a bateria fora do alcance de crianas.

    Diretrizes para autenticao de baterias NokiaPara sua segurana, use sempre baterias originais Nokia. Para ter certeza de que voc est adquirindo uma bateria Nokiaoriginal, compre-a de uma assistncia tcnica ou representante autorizados pela Nokia e verifique a etiqueta hologrfica deacordo com as etapas a seguir:

    Autenticao do holograma1 Ao examinar a etiqueta hologrfica, voc ver o smbolo das mos entrelaadas da Nokia de um ngulo e o logotipo Nokia

    Original Enhancements de outro ngulo.

    34 Informaes de segurana e do produto

  • 2 Ao virar o holograma para a esquerda, para a direita, para baixo e para cima, voc ver um, dois, trs e quatro pontosem cada lado, respectivamente.

    A realizao dessas etapas ainda no garante inteiramente a autenticidade da bateria. Se voc no conseguir confirmar aautenticidade ou tiver algum motivo para suspeitar que a sua bateria Nokia com o holograma na etiqueta no uma autnticabateria Nokia, evite utiliz-la e leve-a assistncia tcnica ou ao revendedor Nokia autorizado mais prximo para obter ajuda.

    Para obter mais informaes sobre baterias originais Nokia, acesse www.nokia.com/battery (em ingls).

    Como cuidar do seu dispositivoO seu dispositivo um produto de qualidade superior e dever ser tratado com cuidado. As sugestes a seguir ajudaro aassegurar a cobertura da garantia.

    Mantenha o dispositivo seco. Chuva, umidade e todos os tipos de lquidos podem conter minerais que provocam corrosodos circuitos eletrnicos. Se o dispositivo entrar em contato com lquidos, retire a bateria e deixe-o secar completamenteantes de recolocar a bateria.

    No utilize nem guarde o dispositivo em locais com p e sujeira. Os componentes mveis e eletrnicos podero serdanificados.

    No guarde o dispositivo em temperaturas altas ou baixas. As altas temperaturas podem reduzir a vida til dosdispositivos eletrnicos, danificar as baterias e deformar ou derreter determinados plsticos. Quando o dispositivo voltar temperatura normal a partir de uma temperatura fria, poder haver formao de umidade na parte interna e danosnas placas dos circuitos eletrnicos.

    No tente abrir o dispositivo de uma forma diferente da especificada neste manual. No derrube, bata ou faa movimentos bruscos com o dispositivo. O manuseio indevido pode quebrar as placas do circuito

    interno e os mecanismos mais delicados. No utilize produtos qumicos, diluentes ou detergentes abrasivos para limpar o dispositivo. Use somente um pano macio,

    limpo e seco para limpar a superfcie do dispositivo. No pinte o dispositivo. A pintura pode obstruir os componentes mveis e impedir o funcionamento correto. Utilize apenas a antena fornecida ou uma antena de reposio aprovada. Antenas, modificaes ou ligaes no

    autorizadas podem danificar o dispositivo e violar as normas que regulamentam os dispositivos de rdio. Use os carregadores em ambientes internos. Faa backup de todos os dados que deseja manter, tais como lista de contatos e notas de calendrio. Para reconfigurar o dispositivo regularmente e obter desempenho mximo, desligue-o e remova a bateria.Essas sugestes se aplicam igualmente ao seu dispositivo, bateria, ao carregador ou a qualquer acessrio.

    ReciclagemSempre devolva seus produtos eletrnicos, baterias e embalagens usados a pontos de coleta dedicados. Desta forma, vocajuda a evitar o descarte descontrolado de lixo e a promover a reciclagem de materiais. Consulte as informaes ambientais eveja como reciclar os produtos Nokia em www.nokia.com/werecycle (em ingls) ou em www.nokia.mobi/werecycle (em ingls).

    Garantia limitadaO certificado de garantia encontra-se na embalagem do produto e deve ser apresentado sempre que o produto for levado aum centro de assistncia tcnica autorizado da Nokia.

    Informaes de segurana e do produto 35

  • Informaes adicionais de seguranaA superfcie deste dispositivo no tem nquel.

    CrianasEste dispositivo e seus acessrios no so brinquedos. Eles podem conter peas pequenas. Mantenha-os fora do alcance decrianas.

    Ambiente de operaoEste dispositivo est em conformidade com as diretrizes de exposio radiofreqncia quando utilizado na posio normalde uso no ouvido ou quando posicionado a pelo menos 2,2 cm de distncia do corpo. Qualquer estojo, clipe para o cinto ousuporte para transportar ou operar o dispositivo junto ao corpo no deve conter metal e deve ser posicionado de acordocom a distncia anteriormente mencionada.

    Para enviar arquivos de dados ou mensagens necessria uma conexo de qualidade com a rede. A transmisso de arquivosde dados ou mensagens poder ser adiada at haver uma conexo de qualidade disponvel. Siga as instrues de distncia deseparao at o final da transmisso.

    Determinados componentes deste dispositivo so magnticos. O dispositivo pode atrair materiais metlicos. No coloquecartes de crdito nem qualquer outro meio de armazenamento magntico prximo ao dispositivo, pois as informaes nelescontidas podero ser apagadas.

    Dispositivos mdicosA operao de equipamentos radiotransmissores, incluindo aparelhos celulares, poder interferir no funcionamento dedispositivos mdicos protegidos de forma inadequada. Consulte um mdico ou o fabricante do dispositivo mdico paradeterminar se ele est devidamente protegido contra energia de radiofreqncia externa. Desligue o dispositivo quando osregulamentos aplicveis derem essa instruo. Hospitais ou clnicas de sade podem utilizar equipamentos sensveis energiade radiofreqncia externa.

    Dispositivos mdicos implantadosOs fabricantes de dispositivos mdicos implantados recomendam que seja mantida uma distncia mnima de 15,3 cm entreum dispositivo sem fio e um dispositivo mdico implantado, por exemplo, marca-passo ou desfibrilador cardioversorimplantado, a fim de evitar possveis interferncias no dispositivo mdico. As pessoas que possuem esses dispositivos devem:

    Sempre manter o dispositivo sem fio a uma distncia superior a 15,3 cm do dispositivo mdico. No transportar o dispositivo sem fio em um bolso prximo ao peito. Manter o dispositivo sem fio no lado oposto ao do dispositivo mdico. Desligar o dispositivo sem fio se houver qualquer suspeita de interferncia. Seguir as instrues do fabricante do dispositivo mdico implantado.Se voc tiver dvidas sobre a utilizao do seu dispositivo sem fio com um dispositivo mdico implantado, consulte um mdico.

    Aparelhos auditivosAlguns dispositivos sem fio podem interferir em alguns aparelhos auditivos.

    VeculosOs sinais de radiofreqncia podem afetar sistemas eletrnicos incorretamente instalados ou isolados em veculos motorizados,tais como injeo eletrnica, frenagem eletrnica de antitravamento das rodas, sistemas eletrnicos de controle de velocidadee sistemas de airbags. Para obter mais informaes, consulte o fabricante do veculo ou de seu equipamento.

    Somente a assistncia tcnica autorizada dever reparar o dispositivo ou instal-lo em um veculo. Uma instalao ou reparaoincorreta pode ser perigosa e invalidar a garantia. Verifique regularmente se todo o equipamento celular em seu carro estmontado e funcionando corretamente. No guarde nem transporte lquidos inflamveis, gases ou materiais explosivos nomesmo compartimento onde guarda o dispositivo, suas peas ou acessrios. Os airbags inflam com muita fora. No coloqueo dispositivo nem os acessrios na rea de acionamento dos airbags.

    Desligue o seu dispositivo antes de embarcar em uma aeronave. O uso de dispositivos celulares pode ser perigoso para o controleda aeronave e ser ilegal.

    36 Informaes de segurana e do produto

  • Ambientes com risco de explosoDesligue o dispositivo em ambientes com risco de exploso. Respeite todas as instrues disponveis. Fascas nessas reaspodem provocar exploso ou incndio, resultando em ferimentos ou em morte. Desligue o dispositivo em locais dereabastecimento, como postos de gasolina. Observe as restries em reas de depsito, armazenamento e distribuio decombustvel, indstrias qumicas ou locais onde se realizam operaes que envolvem detonao de explosivos. reas com riscode exploso esto quase sempre identificadas com clareza. Essas reas incluem ambientes onde h avisos para desligar o motordo carro, pores de navios, instalaes de transferncia ou armazenamento de produtos qumicos e reas em que se verifiquea presena de produtos qumicos ou partculas no ar, como p ou limalhas. Entre em contato com os fabricantes de veculosmovidos a gs liquefeito de petrleo (tais como o gs propano ou butano) para verificar se este dispositivo pode ser utilizadocom segurana nesses tipos de veculos.

    Chamadas de emergnciaImportante: Este dispositivo funciona por meio do uso de sinais de rdio, redes sem fio ou terrestres, bem como de funesprogramadas pelo usurio. Se o dispositivo suportar chamadas de voz pela Internet (chamadas de Internet), ative as chamadasde Internet e o telefone celular. O dispositivo pode tentar fazer chamadas de emergncia por meio de redes celulares e doprovedor de chamadas de Internet, se ambos estiverem ativados. As conexes no podem ser garantidas em todas as condies.Nunca dependa exclusivamente de um dispositivo sem fio para comunicaes essenciais, como emergncias mdicas.

    Para fazer uma chamada de emergncia:

    1 Se o dispositivo estiver desligado, ligue-o. Verifique se a intensidade do sinal adequada. Dependendo do seu dispositivo,talvez tambm seja necessrio:

    Inserir um carto SIM, caso o seu dispositivo utilize um. Desativar determinadas restries de chamada que estejam ativas no seu dispositivo. Alterar o perfil Off-line ou de Vo para um perfil ativo.

    2 Pressione a tecla Encerrar quantas vezes for necessrio para limpar a tela e preparar o dispositivo para fazer chamadas.3 Digite o nmero oficial de emergncia do local em que se encontra. Nmeros de emergncia variam conforme o local.4 Pressione a tecla Chamar.

    Ao fazer uma chamada de emergncia, fornea todas as informaes necessrias com a maior preciso possvel. O seudispositivo pode ser o nico meio de comunicao no local de um acidente. No encerre a chamada at receber permisso.

    Dados sobre a certificao (SAR)Este modelo est em conformidade com as diretrizes de exposio a ondas de rdio.

    Este dispositivo um transmissor e receptor de rdio. Foi projetado para no exceder os limites de exposio a ondas de rdiorecomendados por diretrizes internacionais. As referidas diretrizes foram desenvolvidas pelo ICNIRP, instituio cientficaindependente, e incluem margens de segurana estabelecidas para garantir a proteo de todos, independentemente de idadee estado de sade.

    As diretrizes de exposio para dispositivos mveis utilizam uma unidade de medida denominada Taxa de Absoro Especfica(SAR). O limite SAR estabelecido pelas diretrizes do ICNIRP de 2,0 Watts/quilograma (W/kg), calculados com base em dezgramas de tecido humano. Os testes de SAR so realizados utilizando-se posies padronizadas de funcionamento, sendo queo dispositivo transmite seu mais elevado nvel de potncia certificado em todas as faixas de freqncia testadas. O nvel realde SAR de um dispositivo ligado pode ser bem inferior ao valor mximo, pois o dispositivo foi projetado para operar utilizandosomente a potncia necessria para acessar a rede. Esse nvel pode variar de acordo com inmeros fatores, por exemplo, aproximidade da estao rdio-base.

    O valor SAR mais elevado, segundo as diretrizes do ICNIRP, para o uso do dispositivo no ouvido de 1,02 W/kg (RM-578) ou0,98 W/kg (RM-579).

    O uso de acessrios pode ocasionar diferenas nos valores de SAR. Os valores de SAR podem variar em funo das exignciasnacionais de teste e registro, bem como da banda da rede. Para obter mais informaes sobre SAR, consulte as informaessobre o produto na pgina, em ingls, www.nokia.com.

    Informaes de segurana e do produto 37

  • DECLARAO DE CONFORMIDADE

    A NOKIA CORPORATION declara, neste instrumento, que oproduto RM-578 est em conformidade com as exignciasbsicas e com outros dispositivos relevantes da Diretiva1999/5/EC. Para obter uma cpia da Declarao deConformidade, acesse o site, em ingls, http://www.nokia.com/phones/declaration_of_conformity/.

    2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

    Nokia, Nokia Connecting People e Navi so marcas comerciaisou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia tune uma marca sonora da Nokia Corporation. Outros nomes deproduto e empresa, mencionados neste manual, podem sermarcas comerciais ou nomes comerciais de seus respectivosproprietrios.

    proibida a reproduo, transferncia, distribuio ouarmazenamento, no todo ou em parte, do contedo destedocumento, de qualquer forma, sem a prvia autorizao porescrito da Nokia. A Nokia adota uma poltica dedesenvolvimento contnuo. A Nokia reserva-se o direito defazer alteraes e melhorias em qualquer um dos produtosdescritos neste documento sem aviso prvio.

    Inclui software criptogrfico RSA BSAFE ou software deprotocolo de segurana da RSA Security.

    Java e todas as marcas com base em Java so marcascomerciais ou marcas registradas da Sun Microsystems, Inc.

    Este produto licenciado sob a Licena da Carteira dePatentes Visuais MPEG-4 (i) para uso pessoal e no comercialrelacionado a informaes codificadas de acordo com oPadro Visual MPEG-4, por um consumidor que desempenheatividades pessoais e no comerciais e (ii) para usorelacionado a vdeos MPEG-4 fornecidos por um provedor devdeo licenciado. Nenhuma licena concedida ou dever serinferida com relao a qualquer outro uso. Informaesadicionais, incluindo as relacionadas a usos promocionais,comerciais e internos, podero ser obtidas da MPEG LA, LLC.Consulte o site, em ingls, http://www.mpegla.com.

    Partes do software Nokia Maps so 1996-2010 TheFreeType Project. Todos os direitos reservados.

    NO LIMITE PERMITIDO PELA LEI APLICVEL, NEM A NOKIA NEMQUALQUER DE SEUS LICENCIANTES PODERO SER, EM HIPTESEALGUMA, RESPONSABILIZADOS POR QUAISQUER PERDAS DEDADOS, LUCROS OU LUCROS CESSANTES, NEM POR DANOSEXTRAORDINRIOS, INCIDENTAIS, CONSEQENTES OUINDIRETOS, SEJA QUAL FOR A CAUSA.

    O CONTEDO DESTE DOCUMENTO FORNECIDO "NO ESTADO EMQUE SE ENCONTRA" E DEVE SER INTERPRETADO DE MANEIRALITERAL. SALVO NOS CASOS EM QUE A LEI EM VIGOR O EXIJA,NENHUMA GARANTIA DE QUALQUER ESPCIE, SEJA EXPRESSA OUIMPLCITA, INCLUINDO, ENTRE OUTRAS, AS GARANTIASIMPLCITAS DE COMERCIALIZAO E ADEQUAO PARA UMAFINALIDADE ESPECFICA, SER OFERECIDA EM RELAO PRECISO, CONFIABILIDADE OU AO CONTEDO DESTEDOCUMENTO. A NOKIA RESERVA-SE O DIREITO DE REVISAR ESTEDOCUMENTO OU DE EXCLU-LO A QUALQUER MOMENTO, SEMAVISO PRVIO.

    A disponibilidade de determinados recursos pode variarconforme a regio. Consulte a sua operadora para obter maisdetalhes.A disponibilidade de determinados produtos, seus aplicativose servios pode variar conforme a regio. Verifique, com orevendedor Nokia, os detalhes e a disponibilidade de opesde idioma. Este dispositivo pode conter produtos, tecnologiaou software sujeitos s leis e regulamentos de exportaodos Estados Unidos e de outros pases. Probe-se qualquer usocontrrio s referidas leis.

    Os aplicativos de terceiros fornecidos junto com o seudispositivo podem ter sido criados e detidos por pessoas ouinstituies no associadas nem relacionadas com a Nokia. ANokia no detm os direitos autorais nem os direitos depropriedade intelectual dos aplicativos de terceiros.Portanto, a Nokia no assume qualquer responsabilidadepelo atendimento ao usurio final, pela funcionalidade dosaplicativos nem pelas informaes constantes nos referidosaplicativos ou materiais. A Nokia no oferece garantia paraaplicativos de terceiros.

    A UTILIZAO DOS APLICATIVOS IMPLICA NO RECONHECIMENTODE QUE ELES FORAM FORNECIDOS NO ESTADO EM QUE SEENCONTRAM, SEM GARANTIA DE QUALQUER ESPCIE, SEJAEXPRESSA OU IMPLCITA, NO LIMITE PERMITIDO PELA LEIAPLICVEL. O USO DOS APLICATIVOS IMPLICA, AINDA, NAACEITAO DE QUE NEM A NOKIA NEM SEUS ASSOCIADOSCONCEDEM QUALQUER REPRESENTAO OU GARANTIA, SEJAEXPRESSA OU IMPLCITA, INCLUINDO, ENTRE OUTRAS,GARANTIAS DE MARCA OU COMERCIALIZAO OU ADEQUAOPARA UMA FINALIDADE EM PARTICULAR; OU DE QUE OSAPLICATIVOS NO INFRINGIRO QUALQUER PATENTE, DIREITOAUTORAL, MARCAS COMERCIAIS OU OUTROS DIREITOS DETERCEIROS.

    AVISO DA FCC/INDUSTRY CANADAEste dispositivo pode causar interferncia em TV ou rdio (porexemplo, ao ser utilizado muito prximo do equipamentoreceptor). A FCC ou a Industry Canada poder exigir a

    38

  • interrupo do uso do aparelho se essa interferncia nopuder ser eliminada. Caso necessite de ajuda, entre emcontato com a sua assistncia tcnica autorizada local. Estedispositivo est em conformidade com a parte 15 das regrasda FCC. A operao est sujeita s duas condies a seguir: (1)Este dispositivo no pode provocar interferncia prejudiciale (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interfernciarecebida, incluindo interferncia que possa causar umfuncionamento indesejvel. Quaisquer alteraes oumodificaes sem aprovao expressa da Nokia podemanular o direito do usurio de operar o equipamento.

    Modelo 2730c-1 (RM-578):

    Este produto est homologado pela Anatel, de acordo com osprocedimentos regulamentados pela Resoluo n 242/2000e atende aos requisitos de exposio da Taxa de AbsoroEspecfica referente a campos eltricos, magnticos eeletromagnticos de radiofreqncia, de acordo com aResoluo n 533/2009.

    www.anatel.gov.br

    Modelo 2730c-1b (RM-579):

    Este produto est homologado pela Anatel, de acordo com osprocedimentos regulamentados pela Resoluo n 242/2000e atende aos requisitos de exposio da Taxa de AbsoroEspecfica referente a campos eltricos, magnticos eeletromagnticos de radiofreqncia, de acordo com aResoluo n 533/2009.

    www.anatel.gov.br

    Algumas operaes e recursos so dependentes do carto SIMou da rede, dependentes de MMS ou dependentes dacompatibilidade entre dispositivos e os formatos decontedo suportados. Alguns servios podero ser cobradosseparadamente.

    O seu dispositivo pode conter favoritos e links pr-instaladospara acesso a sites de terceiros. Voc tambm pode acessaroutros sites de terceiros atravs do dispositivo. Os sites deterceiros no so associados Nokia e a Nokia no endossanem assume qualquer responsabilidade por eles. Se vocoptar por acess-los, dever tomar as devidas precauescom relao segurana ou ao contedo.

    Edio 1 PT-BR

    39

  • ndice

    Aacessrios 22aplicativos 27atalhos 19atualizaes software do dispositivo 11atualizaes de software 11Bbateria carga 6bloqueio do teclado 9Ccalculadora 28carto de memria 5carto microSD 5carto SIM 5, 9chamadas 12cdigo de acesso 11cdigo de segurana 11comandos de voz 21componentes 7configurao 22configuraes 18 celular 21 configurao 22 data 19 hora 19 originais 23 tela 19 toques 18configuraes de rede 10controle de volume 8cronmetro 29Ddiscagem de voz 21discagem rpida 13

    Ee-mail 16entrada de texto previsto 13entrada de texto tradicional 13equalizador 26escrever texto 13estreo 27Ffone de ouvido 7Ggravador de voz 25GSM 10Iinformaes de suporte Nokia 12Internet 32Jjogos 27MMapas 29mensagens mensagens de udio 16mensagens de udio 16mensagens Flash 15mensagens instantneas 16menu da operadora 23menus 14MI 16modo numrico 13modo off-line 9modos de texto 13Nnavegador 32nmero do centro de mensagens 14Oorganizador 27

    40 ndice

  • Pperfis 18PIN 11Rreconhecimento de voz 21recursos de suporte 12registro de chamadas 18Ssenha 11Sistema de Posicionamento Global, GPS(Global Positioning System) 31Tteclado 9teclas 7tela 19toques 18UUMTS 10WWeb 32

    ndice 41

    Manual do Usurio Nokia 2730 classicContedoSeguranaPRECAUO AO LIGAR O DISPOSITIVOSEGURANA AO VOLANTE EM PRIMEIRO LUGARINTERFERNCIADESLIGUE O DISPOSITIVO EM REAS RESTRITASSERVIO AUTORIZADOACESSRIOS E BATERIASEVITE O CONTATO COM GUA

    IntroduoInserir o carto SIM e a bateriaInserir um carto microSDRemover o carto microSDCarregar a bateriaAntenaFone de ouvidoms e campos magnticosTeclas e componentesLigar e desligarControle de volume Modo de espera Bloqueio do tecladoFunes sem um carto SIMAplicativos executados em segundo plano

    Informaes geraisSeu dispositivoModo de redeServios de redeMemria compartilhadaCdigos de acessoAtualizaes de software usando seu PCSuporte

    ChamadasFazer e atender uma chamadaAlto-falanteAtalhos de discagem

    Escrever textoModos de textoEntrada de texto tradicionalEntrada de texto previsto

    Navegar pelos menusMensagensMensagens de texto e multimdiaMensagens de textoMensagens multimdiaCriar uma mensagem de texto ou multimdia

    Mensagens FlashMensagens de udio Nokia XpressE-mailMensagens instantneasMensagens de vozConfiguraes de mensagens

    Contatos Registro de chamadas ConfiguraesPerfisToquesTelaData e horaAtalhosSincronizao e backupConectividadeTecnologia BluetoothDados de pacote

    Chamada e celularComandos de voz e discagem por vozAcessriosConfiguraoRestaurar configuraes originais

    Menu da operadoraGaleriaMdiaCmera e vdeoRdio FMGravador de vozMusic playerEqualizadorEstreo

    AplicativosOrganizadorDespertadorCalendrio e lista de atividadesCalculadoraContador regressivoCronmetro

    MapasFazer o download de mapasMapas e GPSServios adicionais

    Web ou Internet Conectarse a um servio da Web

    Servios SIMDicas ecolgicasEconomizar energiaReciclarSaiba mais

    Informaes de segurana e do produtoAcessriosBateriaInformaes sobre bateria e carregadorDiretrizes para autenticao de baterias NokiaAutenticao do holograma

    Como cuidar do seu dispositivoReciclagemGarantia limitada

    Informaes adicionais de seguranaCrianasAmbiente de operaoDispositivos mdicosDispositivos mdicos implantadosAparelhos auditivos

    VeculosAmbientes com risco de explosoChamadas de emergnciaDados sobre a certificao (SAR)

    ndice