noções de direito processual penal - amazon s3 · remessa por instrumento ou nos próprios autos:...

113
TRF – 4ª REGIÃO Noções de Direito Processual Penal Direito Processual Penal – Felipe Faoro Bertoni @felipefaorobertoni [email protected]

Upload: others

Post on 17-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

TRF – 4ª REGIÃO

Noções de Direito Processual PenalDireito Processual Penal – Felipe Faoro Bertoni

@felipefaorobertoni

[email protected]

Page 2: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

1. Cabimento: recurso utilizado para impugnar algumas decisões interlocutóriasexpressamente previstas no artigo 581 do CPP quando não for o caso decabimento do recurso de Agravo em Execução.

2. Fundamento legal: artigo 581 do CPP + artigo 294, parágrafo único, do Códigode Trânsito Brasileiro (Lei n° 9.053/1997) + artigo 6, parágrafo único, da Lei n°1.508/1951).

ATENÇÃO! Algumas hipóteses previstas no 581 do CPP referem-se àsituações no âmbito da execução da pena. Nesses casos o recursoadequado é o de Agravo em Execução e não de Apelação!

DOS RECURSOS EM ESPÉCIE: RECURSO EM SENTIDO ESTRITO.

Page 3: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

3. Detalhamento das hipóteses de cabimento:

“Art. 581, CPP. Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ousentença”

I – QUE NÃO RECEBER A DENÚNCIA OU A QUEIXA.

→ CUIDADO! Se for não recebimento de denúncia ou queixa no JUIZADOESPECIAL CRIMINAL o recurso adequado será o de APELAÇÃO, nos termos doart. 82 da Lei nº 9.099/1995:

“Art. 82. Da decisão de rejeição da denúncia ou queixa e da sentença caberá apelação, quepoderá ser julgada por turma composta de três Juízes em exercício no primeiro grau dejurisdição, reunidos na sede do Juizado”.

→ CUIDADO! Da decisão que RECEBE denúncia ou queixa, não cabe recurso!

Page 4: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

II. QUE CONCLUIR PELA INCOMPETÊNCIA DO JUÍZO.

III. QUE JULGAR PROCEDENTE AS EXCEÇÕES, SALVO A DE SUSPEIÇÃO.

IV. QUE PRONUNCIAR O RÉU.

→ CUIDADO! A decisão de impronúncia e a de absolvição sumária sãoimpugnáveis pelo recurso de APELAÇÃO, conforme artigo 416 do CPP.

V. QUE CONCEDER, NEGAR, ARBITRAR, CASSAR OU JULGAR INIDÔNEA A FIANÇA,INDEFERIR REQUERIMENTO DE PRISÃO PREVENTIVA OU REVOGA-LA, CONCEDERLIBERDADE PROVISÓRIA OU RELAXARA A PRISÃO EM FLAGRANTE

VI. REVOGADO.

Page 5: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

VII. QUE JULGAR QUEBRADA A FIANÇA OU PERDIDO O SEU VALOR.

VIII. QUE DECRETAR A PRESCRIÇÃO OU JULGAR, POR OUTRO MODO, EXTINTA APUNIBILIDADE.

→ CUIDADO! Se a prescrição foi reconhecida em sentença, o recurso será o deapelação; se foi reconhecida na execução penal, o recurso será o de Agravo emExecução.

Page 6: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

IX. QUE INDEFERIR O PEDIDO DE RECONHECIMENTO DA PRESCRIÇÃO OU DEOUTRA CAUSA EXTINTIVA DA PUNIBILIDADE.

X. QUE CONCEDER OU NEGAR A ORDEM DE HABEAS CORPUS.

→ ATENÇÃO! Em primeira instância! Se for decisão proferida por Tribunal, o recursocabível é o Recurso Ordinário Constitucional.

Page 7: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

XI. QUE CONCEDER, NEGAR OU REVOGAR A SUSPENSÃO CONDICIONAL DAPENA.

→ ATENÇÃO! A concessão ou a negativa pode ocorrer em sentença penalcondenatória, ocasião em que será impugnada pelo recurso de apelação. Arevogação ocorrerá na execução penal e será impugnada por Agravo emExecução.

XII. QUE CONCEDER, NEGAR OU REVOGAR LIVRAMENTO CONDICIONAL.

→ ATENÇÃO! Impugnável por Agravo em Execução.

XIII. QUE ANULAR O PROCESSO DA INSTRUÇÃO CRIMINAL, NO TODO OU EMPARTE.

Page 8: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

XIV. QUE INCLUIR JURADO NA LISTA GERAL OU DESTA O EXCLUIR.

→ ATENÇÃO! Nesse caso o prazo do recurso é de 20 dias, conforme art. 586,parágrafo único, CPP:

Art. 586. O recurso voluntário poderá ser interposto no prazo de cinco dias.

Parágrafo único. No caso do art. 581, XIV, o prazo será de vinte dias, contado da data da publicação definitiva da lista de jurados.

XV. QUE DENEGAR A APELAÇÃO OU A JULGAR DESERTA.

Denegar: juízo a quo impediu que a apelação subisse por ser descabida,inadequada, intempestiva, por ilegitimidade da parte ou por inexistência degravame, por exemplo.

Deserta: ausência de preparo (ação penal privada e recurso do querelante).

Page 9: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

XVI. QUE ORDENAR SUSPENSÃO DO PROCESSO, EM VIRTUDE DE QUESTÃOPREJUDICIAL.

XVII. QUE DECIDIR SOBRE A UNIFICAÇÃO DE PENAS.

→ ATENÇÃO! Impugnável por Agravo em Execução.

XVIII. QUE DECIDIR O INCIDENTE DE FALSIDADE.

XIX. QUE DECRETAR MEDIDA DE SEGURANÇA, DEPOIS DE TRANSITAR A SENTENÇAEM JULGADO.

→ ATENÇÃO! Impugnável por Agravo em Execução.

XX. QUE IMPUSER MEDIDA DE SEGURANÇA POR TRANSGRESSÃO DE OUTRA.

→ ATENÇÃO! Impugnável por Agravo em Execução.

XXI. QUE MANTIVER OU SUBSTITUIR A MEDIDA DE SEGURANÇA, NOS CASOS DOART. 774.

→ATENÇÃO! Impugnável por Agravo em Execução.

Page 10: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

XXII. QUE REVOGAR A MEDIDA DE SEGURANÇA.

→ ATENÇÃO! Impugnável por Agravo em Execução.

XXIII. QUE DEIXAR DE REVOGAR A MEDIDA DE SEGURANÇAS, NOS CASOS EMQUE A LEI ADMITA A REVOGAÇÃO.

→ ATENÇÃO! Impugnável por Agravo em Execução.

XXIV. QUE CONVERTER A MULTA EM DETENÇÃO OU EM PRISÃO SIMPLES.

→ ATENÇÃO! Impugnável por Agravo em Execução.

Page 11: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

→Caberá RESE da decisão que indeferir ou decretar a suspensão da permissão ouhabilitação para dirigir veículo automotor ou proibição de sua obtenção.

Artigo 294, parágrafo único, do CTB:

Art. 294. Em qualquer fase da investigação ou da ação penal, havendo necessidade para a garantia daordem pública, poderá o juiz, como medida cautelar, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público ouainda mediante representação da autoridade policial, decretar, em decisão motivada, a suspensão dapermissão ou da habilitação para dirigir veículo automotor, ou a proibição de sua obtenção.

→ Caberá RESE da decisão que arquivar representação para investigação decontravenções penais referentes ao “jogo do bicho”.

Artigo 6, parágrafo único, da Lei n° 1.508/1951:

Art. 6º Quando qualquer do povo provocar a iniciativa do Ministério Público, nos têrmos do Art. 27 doCódigo do Processo Penal, para o processo tratado nesta lei, a representação, depois do registro pelodistribuidor do juízo, será por este enviada, incontinenti, ao Promotor Público, para os fins legais.

Parágrafo único. Se a representação for arquivada, poderá o seu autor interpor recurso no sentido estrito.

Page 12: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

4. Prazo: 05 dias (interposição) + 02 dias (razões).

Exceção1: 20 dias na hipótese prevista no artigo 581, inciso XIV, do CPP (que incluir jurado na lista geral oudesta o excluir, artigo 586, parágrafo único, CPP).

Exceção 2: 15 dias na hipótese de assistente de acusação NÃO habilitado nos autos, interposição de RESEcontra decisão que declara a extinção da punibilidade (artigo 584, §1º, combinado com artigo 598,parágrafo único, ambos CPP).

Art. 586. O recurso voluntário poderá ser interposto no prazo de cinco dias.

Parágrafo único. No caso do art. 581, XIV, o prazo será de vinte dias, contado da data da publicação definitiva da lista dejurados.

Art. 584. Os recursos terão efeito suspensivo nos casos de perda da fiança, de concessão de livramento condicional e dos ns.XV, XVII e XXIV do art. 581.

§ 1o Ao recurso interposto de sentença de impronúncia ou no caso do no VIII do art. 581, aplicar-se-á o disposto nos arts.596 e 598.

Art. 598. Nos crimes de competência do Tribunal do Júri, ou do juiz singular, se da sentença não for interposta apelação peloMinistério Público no prazo legal, o ofendido ou qualquer das pessoas enumeradas no art. 31, ainda que não se tenhahabilitado como assistente, poderá interpor apelação, que não terá, porém, efeito suspensivo.

Parágrafo único. O prazo para interposição desse recurso será de quinze dias e correrá do dia em que terminar o doMinistério Público.

Page 13: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

5. Processamento do recurso: pode ser interposto tanto por petição quanto portermo nos autos, devendo as razões serem apresentadas posteriormente, noprazo de 02 dias, conforme disposição do art. 588, parágrafo único, CPP).

Art. 588. Dentro de dois dias, contados da interposição do recurso, ou do dia em que oescrivão, extraído o traslado, o fizer com vista ao recorrente, este oferecerá as razões e, emseguida, será aberta vista ao recorrido por igual prazo.

Parágrafo único. Se o recorrido for o réu, será intimado do prazo na pessoa do defensor.

Page 14: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Efeito regressivo (juízo de retratação): o prolator da decisão, quando dainterposição do recurso, poderá proceder ao juízo de retratação. Nestemomento poderá reformar a sua decisão, também no prazo de dois dias. Tendoexercido o juízo de retratação, a parte adversa pode interpor recurso, se couber,por simples petição, hipótese em que o juízo não mais poderá modificar a suadecisão, consoante artigo 589, CPP.

Art. 589. Com a resposta do recorrido ou sem ela, será o recurso concluso ao juiz, que, dentro de doisdias, reformará ou sustentará o seu despacho, mandando instruir o recurso com os traslados que Iheparecerem necessários.

Parágrafo único. Se o juiz reformar o despacho recorrido, a parte contrária, por simples petição,poderá recorrer da nova decisão, se couber recurso, não sendo mais lícito ao juiz modificá-la. Nestecaso, independentemente de novos arrazoados, subirá o recurso nos próprios autos ou em traslado.

Page 15: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

→ ATENÇÃO para a Súmula nº 707 do STF: “constitui nulidade a falta deintimação do denunciado para oferecer contrarrazões ao recurso interposto darejeição da denúncia, não a suprindo a nomeação de defensor dativo”.

→ ATENÇÃO! Na hipótese de rejeição de denúncia no âmbito do JECRIM, orecurso a ser interposto é o de APELAÇÃO, nos termos do artigo 82 da Lei nº9.099/1995.

→ ATENÇÃO para a Súmula 709 do STF: “salvo quando nula a decisão deprimeiro grau, o acórdão que provê o recurso contra a rejeição da denúnciavale, desde logo, pelo recebimento dela”.

Page 16: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Remessa dos autos ao Tribunal: em 05 dias após a publicação da resposta dojuízo a quo (art. 591, CPP).

Retorno do Tribunal: 05 dias após a publicação da decisão do tribunal ad quem(art. 592, CPP).

Art. 591. Os recursos serão apresentados ao juiz ou tribunal ad quem, dentro de cinco dias dapublicação da resposta do juiz a quo, ou entregues ao Correio dentro do mesmo prazo.

Art. 592. Publicada a decisão do juiz ou do tribunal ad quem, deverão os autos ser devolvidos,dentro de cinco dias, ao juiz a quo.

Page 17: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Efeito suspensivo: o RESE, em regra, não possui efeito suspensivo, sendoexcepcionados os seguintes casos:

(i) Decisão que determina a perda do valor da fiança (art. 584, CPP)

(ii) Decisão que denegar a apelação ou julgá-la deserta (art. 584 c/c 581, XV,ambos do CPP)

Art. 584. Os recursos terão efeito suspensivo nos casos de perda da fiança, de concessão delivramento condicional e dos ns. XV, XVII e XXIV do art. 581.

→ CUIDADO! As demais hipóteses do art. 581 previstas no art. 584 dizem respeito àexecução da pena e, portanto, são atacadas por Agravo em Execução.

Page 18: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado oupela formação de instrumento.São exceções, devendo subir nos próprios autos, os seguintes casos:(i) Recurso de ofício (sentença que concede habeas corpus)(ii) Da decisão que não receber a denúncia ou queixa (art. 581, I, CPP)(iii) Decisão que julgar procedente as exceções, salvo a de suspeição (art. 581, III, CPP)(iv) Decisão que pronunciar o réu (art. 581, IV, CPP)(v) Decisão que decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade (art.581, VIII, CPP)(vi) Decisão que conceder ou negar a ordem de habeas corpus(vii) Quando não prejudicar o andamento do processo

Art. 583. Subirão nos próprios autos os recursos:I - quando interpostos de oficio;II - nos casos do art. 581, I, III, IV, VI, VIII e X;III - quando o recurso não prejudicar o andamento do processo.Parágrafo único. O recurso da pronúncia subirá em traslado, quando, havendo dois ou mais réus, qualquer delesse conformar com a decisão ou todos não tiverem sido ainda intimados da pronúncia.

Page 19: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 581. Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ousentença:

I - que não receber a denúncia ou a queixa;

II - que concluir pela incompetência do juízo;

III - que julgar procedentes as exceções, salvo a de suspeição;

IV – que pronunciar o réu;

V - que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidônea a fiança,indeferir requerimento de prisão preventiva ou revogá-la, concederliberdade provisória ou relaxar a prisão em flagrante;

Page 20: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

VII - que julgar quebrada a fiança ou perdido o seu valor;

VIII - que decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta apunibilidade;

IX - que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrição ou de outracausa extintiva da punibilidade;

X - que conceder ou negar a ordem de habeas corpus;

XI - que conceder, negar ou revogar a suspensão condicional da pena;

XII - que conceder, negar ou revogar livramento condicional;

XIII - que anular o processo da instrução criminal, no todo ou em parte;

XIV - que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir;

Page 21: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

XV - que denegar a apelação ou a julgar deserta;

XVI - que ordenar a suspensão do processo, em virtude de questão prejudicial;

XVII - que decidir sobre a unificação de penas;

XVIII - que decidir o incidente de falsidade;

XIX - que decretar medida de segurança, depois de transitar a sentença em julgado;

XX - que impuser medida de segurança por transgressão de outra;

XXI - que mantiver ou substituir a medida de segurança, nos casos do art. 774;

XXII - que revogar a medida de segurança;

XXIII - que deixar de revogar a medida de segurança, nos casos em que a lei admita arevogação;

XXIV - que converter a multa em detenção ou em prisão simples.

Page 22: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 582 - Os recursos serão sempre para o Tribunal de Apelação, salvo noscasos dos ns. V, X e XIV.

Parágrafo único. O recurso, no caso do no XIV, será para o presidente doTribunal de Apelação.

Page 23: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 583. Subirão nos próprios autos os recursos:

I - quando interpostos de oficio;

II - nos casos do art. 581, I, III, IV, VI, VIII e X;

III - quando o recurso não prejudicar o andamento do processo.

Parágrafo único. O recurso da pronúncia subirá em traslado, quando,havendo dois ou mais réus, qualquer deles se conformar com a decisão outodos não tiverem sido ainda intimados da pronúncia.

Page 24: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 584. Os recursos terão efeito suspensivo nos casos de perda da fiança,de concessão de livramento condicional e dos ns. XV, XVII e XXIV doart. 581.

§ 1o Ao recurso interposto de sentença de impronúncia ou no caso do noVIII do art. 581, aplicar-se-á o disposto nos arts. 596 e 598.

§ 2o O recurso da pronúncia suspenderá tão-somente o julgamento.

§ 3o O recurso do despacho que julgar quebrada a fiança suspenderáunicamente o efeito de perda da metade do seu valor.

Page 25: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 585. O réu não poderá recorrer da pronúncia senão depois de preso,salvo se prestar fiança, nos casos em que a lei a admitir.

Art. 586. O recurso voluntário poderá ser interposto no prazo de cincodias.

Parágrafo único. No caso do art. 581, XIV, o prazo será de vinte dias,contado da data da publicação definitiva da lista de jurados.

Page 26: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 587. Quando o recurso houver de subir por instrumento, a parteindicará, no respectivo termo, ou em requerimento avulso, as peças dosautos de que pretenda traslado.

Parágrafo único. O traslado será extraído, conferido e concertado no prazode cinco dias, e dele constarão sempre a decisão recorrida, a certidão desua intimação, se por outra forma não for possível verificar-se aoportunidade do recurso, e o termo de interposição.

Page 27: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 588. Dentro de dois dias, contados da interposição do recurso, ou do dia em que o escrivão, extraído o traslado, o fizer com vista ao recorrente, este oferecerá as razões e, em seguida, será aberta vista ao recorrido por igual prazo.Parágrafo único. Se o recorrido for o réu, será intimado do prazo napessoa do defensor.

Page 28: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 589. Com a resposta do recorrido ou sem ela, será o recurso concluso ao juiz, que, dentro de dois dias, reformará ou sustentará o seu despacho, mandando instruir o recurso com os traslados que Ihe parecerem necessários.

Parágrafo único. Se o juiz reformar o despacho recorrido, a partecontrária, por simples petição, poderá recorrer da nova decisão, se couberrecurso, não sendo mais lícito ao juiz modificá-la. Neste caso,independentemente de novos arrazoados, subirá o recurso nos própriosautos ou em traslado.

Page 29: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 590. Quando for impossível ao escrivão extrair o traslado no prazo dalei, poderá o juiz prorrogá-lo até o dobro.

Page 30: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 591. Os recursos serão apresentados ao juiz ou tribunal ad quem,dentro de cinco dias da publicação da resposta do juiz a quo, ou entreguesao Correio dentro do mesmo prazo.

Page 31: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO!

Art. 592. Publicada a decisão do juiz ou do tribunal ad quem, deverão osautos ser devolvidos, dentro de cinco dias, ao juiz a quo.

Page 32: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

1. Cabimento:(i) Das sentenças definitivas de condenação ou absolvição proferidas por juizsingular (art. 593, inciso I, CPP);

→ ATENÇÃO! Mesmo que na sentença haja ponto impugnável por RESE, nesse casotodo o objeto da impugnação deve ser feito pelo recurso de apelação!

Veja o teor do artigo 593, §4º, do CPP:§ 4o Quando cabível a apelação, não poderá ser usado o recurso em sentido estrito, aindaque somente de parte da decisão se recorra.

Exemplo: Da sentença que condenou o sujeito e indeferiu pedido de prescrição formulado pela defesadeve ser interposto somente o recurso de apelação, mesmo que o art. 581, IX, preveja o cabimento deRESE para decisão que “indeferir o pedido de reconhecimento da prescrição”.

DOS RECURSOS EM ESPÉCIE: APELAÇÃO.

Page 33: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(ii) Das decisões definitivas, ou com força de definitivas, proferidas por juizsingular nos casos em que não caiba RESE (art. 593, inciso II, CPP);

→ ATENÇÃO! Nessa hipótese o recurso de apelação é subsidiário, ou seja, eleé cabível quando a decisão impugnada NÃO esteja prevista como sendorecorrível por RESE.

Exemplos: decisão que decreta a perempção, decisão de impronúncia, decisãoque decreta sequestro de bens ou indefere pedido de restituição de coisasapreendidas.

Page 34: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(iii) Das decisões do Tribunal do Júri quando: (art. 593, III, CPP)

(a) ocorrer nulidade posterior à pronúncia (art. 593, III, a, CPP);

(b) for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados(art. 593, III, b, CPP);

(c) houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida desegurança (art. 593, III, c, CPP);

d) for a decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos (art. 593,III, d, CPP).

ATENÇÃO! Na apelação no âmbito do Tribunal do Júri o efeito devolutivo do recursofica adstrito aos fundamentos de sua interposição, conforme súmula 713 do STF.

Súmula 713 – STF: “o efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstrito aos fundamentosda sua interposição”.

Page 35: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ATENÇÃO! Se a sentença do juiz-presidente for contrária à lei expressa oudivergir das respostas dos jurados aos quesitos, o tribunal ad quem fará adevida retificação (art. 593, §1º, CPP).

Art. 593, § 1o Se a sentença do juiz-presidente for contrária à lei expressa ou divergirdas respostas dos jurados aos quesitos, o tribunal ad quem fará a devida retificação.

ATENÇÃO! Interposta apelação com fundamento em erro ou injustiça naaplicação da pena, o tribunal ad quem, se lhe der provimento, retificará aaplicação da pena ou medida de segurança (art. 593, §2º, CPP).

Art. 593, § 2º. Interposta a apelação com fundamento no no III, c, deste artigo, otribunal ad quem, se Ihe der provimento, retificará a aplicação da pena ou da medidade segurança.

Page 36: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ATENÇÃO! Se a apelação fundar-se na alegação de decisão manifestamentecontrária à prova dos autos, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novojulgamento pelo tribunal do júri, não se admitindo, contudo, segundaapelação pelo mesmo motivo (art. 593, §3º, CPP).

Art. 593, § 3º. Se a apelação se fundar no no III, d, deste artigo, e o tribunal ad quem seconvencer de que a decisão dos jurados é manifestamente contrária à prova dos autos,dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite, porém,pelo mesmo motivo, segunda apelação.

Page 37: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(iv) Contra a sentença de impronúncia ou absolvição sumária, no Tribunal doJúri (art. 416, do CPP);

Art. 416. Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberáapelação

(v) Da decisão de rejeição de denúncia ou queixa e da sentença, no JECRIM(art. 82, Lei n° 9.0999/1995).

Art. 82. Da decisão de rejeição da denúncia ou queixa e da sentença caberá apelação,que poderá ser julgada por turma composta de três Juízes em exercício no primeirograu de jurisdição, reunidos na sede do Juizado.

Page 38: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

2. Fundamento legal:

Artigo 593, CPP:

Art. 593. Caberá apelação no prazo de 5 (cinco) dias:

I - das sentenças definitivas de condenação ou absolvição proferidas por juizsingular;

II - das decisões definitivas, ou com força de definitivas, proferidas por juiz singular nos casosnão previstos no Capítulo anterior;

III - das decisões do Tribunal do Júri, quando:

a) ocorrer nulidade posterior à pronúncia;

b) for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados;

c) houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida desegurança;

d) for a decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos.

Page 39: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Artigo 416, CPP:

Art. 416. Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberáapelação.

Artigo 82 da Lei n° 9.099/1995:

Art. 82. Da decisão de rejeição da denúncia ou queixa e da sentença caberá apelação,que poderá ser julgada por turma composta de três Juízes em exercício no primeirograu de jurisdição, reunidos na sede do Juizado.

Page 40: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

3. Prazo para interposição:

05 dias, em regra.

Art. 593. Caberá apelação no prazo de 5 (cinco) dias:

EXCEÇÃO 01 – Apelação no JECRIM → 10 dias já com razões inclusas (art. 82,Lei nº 9.099/1995):

Art. 82, § 1º. A apelação será interposta no prazo de dez dias, contados da ciência dasentença pelo Ministério Público, pelo réu e seu defensor, por petição escrita, da qualconstarão as razões e o pedido do recorrente.

Page 41: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ATENÇÃO! O assistente de acusação, caso esteja habilitado nos autos, poderárecorrer de forma supletiva, ou seja, se o Ministério Público não recorrer, noprazo de 5 dias.

EXCEÇÃO 02: O assistente de acusação NÃO habilitado nos autos, poderárecorrer no prazo de 15 dias contado a partir do dia em que se encerrar oprazo do Ministério Público.

Art. 598 (...) Parágrafo único. O prazo para interposição desse recurso será de quinzedias e correrá do dia em que terminar o do Ministério Público.

Súmula 448: O prazo para o assistente recorrer, supletivamente, começa acorrer imediatamente após o transcurso do prazo do Ministério Público.

Page 42: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ATENÇÃO! Já decidiu o STJ que a intimação pessoal do Ministério Público seaperfeiçoa a partir da entrega dos autos em setor administrativo.

Page 43: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

4. Prazo para razões:

08 para as razões, em regra (art. 600, CPP).

EXCEÇÃO 01 – razões apresentadas pelo assistente de acusação em recurso NÃO interpostopor ele, mas pelo MP→ 03 dias.

EXCEÇÃO 02 – razões nos processos de contravenção penal→ 03 dias.

Art. 600. Assinado o termo de apelação, o apelante e, depois dele, o apelado terão o prazo de oitodias cada um para oferecer razões, salvo nos processos de contravenção, em que o prazo será de trêsdias.

§ 1o Se houver assistente, este arrazoará, no prazo de três dias, após o Ministério Público.

EXCEÇÃO 03 – razões no JECRIM (rito sumaríssimo) devem ser apresentadassimultaneamente com a interposição, em 10 dias.

Art. 82, § 1º, Lei nº 9.099. A apelação será interposta no prazo de dez dias, contados da ciência dasentença pelo Ministério Público, pelo réu e seu defensor, por petição escrita, da qual constarão asrazões e o pedido do recorrente.

Page 44: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ATENÇÃO! A jurisprudência do STJ tem compreendido que aintempestividade das razões se constitui mera irregularidade nãoimpedindo o conhecimento do recurso de apelação.

Page 45: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

5. Forma de interposição: pode ser por petição escrita ou por termo nos autos(art. 600, §4º, CPP).

Art. 600. Assinado o termo de apelação, o apelante e, depois dele, o apelado terão oprazo de oito dias cada um para oferecer razões, salvo nos processos de contravenção,em que o prazo será de três dias.

§ 4o Se o apelante declarar, na petição ou no termo, ao interpor a apelação, quedeseja arrazoar na superior instância serão os autos remetidos ao tribunal ad quemonde será aberta vista às partes, observados os prazos legais, notificadas as partespela publicação oficial.

ATENÇÃO! E se o réu deixar de recorrer, mas houver interposição de recursopela defesa técnica (Advogado)? O que acontece? Deve prevalecer a vontadeda defesa técnica, conforme Súmula 705 do STF.

Súmula 705, STF: “A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem aassistência do defensor, não impede o conhecimento da apelação por este interposta”.

Page 46: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

6. Efeitos:

Efeito devolutivo: caso se trate de apelação da defesa, em regra, a matéria será todadevolvida para o tribunal que não pode, contudo, realizar qualquer espécie dereformatio in pejus.

CUIDADO! Nas apelações do Tribunal do Júri o efeito devolutivo fica adstrito aosfundamentos da interposição, conforme Súmula 713 do STF: “o efeito devolutivo daapelação contra decisões do júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição”.

ATENÇÃO! Não pode o Tribunal acolher contra o réu nulidade não arguida emrecurso da acusação, excepcionando-se os casos de reexame necessário.

Veja-se o teor da Súmula 160 do STF: “é nula a decisão do Tribunal que acolhe, contra oréu, nulidade não arguida em recurso da acusação, ressalvados os casos de recurso de ofício”.

ATENÇÃO! Se for recurso da acusação, o efeito devolutivo fica vinculado à matériaobjeto da impugnação.

Page 47: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Efeito regressivo: inexiste. Uma vez proferida a sentença, fica vedada amodificação por parte do juízo prolator.

Efeito suspensivo:

Em regra a apelação de sentença absolutória própria não tem efeitosuspensivo.

Em regra a apelação de sentença absolutória imprópria tem efeito suspensivo.

Em regra a apelação da sentença condenatória suspende a execução da pena.

ATENÇÃO! A apelação subsidiária interposta por assistente de acusação nãotem efeito suspensivo, conforme artigo 598, CPP:

Art. 598. Nos crimes de competência do Tribunal do Júri, ou do juiz singular, se da sentença não forinterposta apelação pelo Ministério Público no prazo legal, o ofendido ou qualquer das pessoasenumeradas no art. 31, ainda que não se tenha habilitado como assistente, poderá interpor apelação,que não terá, porém, efeito suspensivo.

Page 48: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

7. Processamento:

Em regra, a apelação subirá juntamente com os autos principais (art. 603,CPP).

EXCEÇÃO! Nos casos de processo envolvendo mais de um réu, se algum delesnão tiver sido julgado ou não tiver apelado, poderá subir o recurso deapelação por instrumento, devendo o apelante promover a extração dotraslado, o qual deverá ser remetido à instância superior no prazo de 30 dias,conforme artigo 601, §1º, CPP:

Art. 601. Findos os prazos para razões, os autos serão remetidos à instância superior, com as razões ousem elas, no prazo de 5 (cinco) dias, salvo no caso do art. 603, segunda parte, em que o prazo será detrinta dias.

§ 1o Se houver mais de um réu, e não houverem todos sido julgados, ou não tiverem todos apelado,caberá ao apelante promover extração do traslado dos autos, o qual deverá ser remetido à instânciasuperior no prazo de trinta dias, contado da data da entrega das últimas razões de apelação, ou dovencimento do prazo para a apresentação das do apelado.

Page 49: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

É possível que as razões sejam apresentadas em segunda instância, conformeart. 600, §4º, CPP:

Art. 600, § 4o Se o apelante declarar, na petição ou no termo, ao interpor a apelação,que deseja arrazoar na superior instância serão os autos remetidos ao tribunal adquem onde será aberta vista às partes, observados os prazos legais, notificadas aspartes pela publicação oficial

Page 50: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Possibilidade de novo interrogatório e produção de provas:

Art. 616. No julgamento das apelações poderá o tribunal, câmara ou turma procedera novo interrogatório do acusado, reinquirir testemunhas ou determinar outrasdiligências.

Page 51: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO! PONTOS IMPORTANTES!

→ A renúncia do réu ao direito de recurso sem assistência de defensor nãoimpede o conhecimento do recurso do Advogado.

Súmula 705, STF: “a renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada semassistência do defensor, não impede o conhecimento de apelação por este interposta”.

Page 52: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO! PONTOS IMPORTANTES!

→ Não pode o Tribunal acolher contra o réu nulidade não arguida em recursoda acusação, excepcionando-se os casos de reexame necessário, conformesúmula 160 do STF:

Súmula 160, STF: “é nula a decisão do Tribunal que acolhe, contra o réu, nulidade nãoarguida em recurso da acusação, ressalvados os casos de recurso de ofício”.

Page 53: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO! PONTOS IMPORTANTES!

→ É nulo o julgamento de apelação se o Advogado do réu renunciou e, nãohavendo outros Advogados constituídos, não foi dada ao réu a oportunidadede constituir novo defensor.

Súmula 708, STF: “é nulo o julgamento da apelação se, após a manifestação nos autosda renúncia do único defensor, o réu não foi previamente intimado para constituiroutro”.

Page 54: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO! PONTOS IMPORTANTES!

→ O prazo para recurso supletivo do assistente de acusação começa a correr apartir do escoamento do prazo do Ministério Público.

Súmula 448, STF: “o prazo para o assistente recorrer, supletivamente, começa a correrimediatamente após o transcurso do prazo do Ministério Público”.

Page 55: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO! PONTOS IMPORTANTES!

ATENÇÃO! Na apelação no âmbito do Tribunal do Júri o efeito devolutivo dorecurso fica adstrito aos fundamentos de sua interposição, conforme súmula713 do STF.

Súmula 713 – STF: “o efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstritoaos fundamentos da sua interposição”.

Page 56: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO! PONTOS IMPORTANTES!

Princípio da Unirecorribilidade→ATENÇÃO! Mesmo que na sentença haja ponto impugnável por RESE, nessecaso todo o objeto da impugnação deve ser feito pelo recurso de apelação!Art. 593, §4º, do CPP, § 4o Quando cabível a apelação, não poderá ser usado o recursoem sentido estrito, ainda que somente de parte da decisão se recorra.

Page 57: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

REVISANDO! PONTOS IMPORTANTES!

Se o Tribunal der provimento à apelação no âmbito do Tribunal do Júri, comfundamento no artigo 593, inciso III, alínea d, do CPP, por considerar acondenação dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos, deve oréu ser submetido a novo julgamento por novo Conselho de Sentença. Sendonovamente condenado, não caberá nova apelação com base no mesmofundamento.

Art. 593, § 3º. Se a apelação se fundar no no III, d, deste artigo, e o tribunal ad quem seconvencer de que a decisão dos jurados é manifestamente contrária à prova dosautos, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite,porém, pelo mesmo motivo, segunda apelação.

Page 58: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2018 – DPE-AM – ANALISTA JURÍDICO) O recurso de apelaçãoa) possibilita um juízo de retratação pelo juiz em até 48 horas.b) é cabível em face da decisão que pronunciar o réu.c) é cabível na execução penal em face da decisão que nega a progressão deregime.d) é cabível em face de decisão do Tribunal do Júri quando a decisão dosjurados for manifestamente contrária à prova dos autos.e) deve ser interposta no prazo de 15 dias, com prazo em dobro para aDefensoria Pública.

Resposta:a) ERRADA. Não há previsão de juízo de retratação no que tange ao recurso de apelação.b) ERRADA. É cabível o RESE, na forma do art. 581, IV do CPP.c) ERRADA. É cabível agravo em execução, conforme art. 197 da LEP.d) CORRETA. Nos termos do art. 593, III, “d” do CPP.e) ERRADA. A apelação deve ser interposta no prazo de 05 dias, conforme art. 593 do CPP.Letra D.

Page 59: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2017 – TRE-SP – ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA)Sobre o recurso de apelação à luz do Código de Processo Penal,(A) a apelação de sentença condenatória, em regra, não terá efeito suspensivo.(B) é vedado ao apelante arrazoar o recurso de apelação na superior instância.(C) havendo assistente de acusação este arrazoará o recurso de apelação, no prazo de cincodias após o Ministério Público.(D) quando cabível a apelação, se a parte pretender recorrer somente de parte da decisão,poderá usar o recurso em sentido estrito.(E) a renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor,não impede o conhecimento da apelação por este interposta.

Respostas:a) ERRADA. A apelação em face da sentença condenatória impede a ocorrência do trânsito em julgado, motivo pelo qualpossui efeito suspensivo, já que impedirá o reconhecimento da culpa (art. 597 do CPP).b) ERRADA. É possível, nos termos do art. 600, §4º do CPP.c) ERRADA. O prazo para apresentação das razões, pelo assistente de acusação, é de 03 dias, (art. 600, §1º do CPP).d) ERRADA. Quando for cabível a apelação não pode ser manejado o RESE, ainda que se pretenda recorrer apenas de parteda decisão (art. 593, §4º do CPP).e) CORRETA. É o entendimento do STF (súmula 705 do STF).Letra E.

Page 60: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2017 – TRE-PR – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA)Sobre os recursos em processo penal, de acordo com entendimento sumulado, é correto afirmar:a) A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, impede oconhecimento da apelação por este interposta.b) Fica prejudicada a apelação entregue em cartório no prazo legal, embora despachadatardiamente.c) O conhecimento de recurso de apelação do réu depende de sua prisão.d) Sentença de primeira instância concessiva de habeas corpus, em caso de crime praticado emdetrimento de bens, serviços ou interesses da União, não está sujeita a recurso ex officio.e) É nulo o julgamento da apelação se, após a manifestação nos autos da renúncia do únicodefensor, o réu não foi previamente intimado para constituir outro.Resposta:a) ERRADA. “A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conhecimentoda apelação por este interposta” (Súmula 705 do STF).b) ERRADA. Não fica prejudicada a apelação entregue em cartório no prazo legal, ainda que despachada tardiamente (súmula428 do STF).c) ERRADA. Não é lícito utilizar a prisão cautelar do acusado como pressuposto processual para o conhecimento do recurso, sobpena de violação à ampla defesa (súmula 347 do STJ).d) ERRADA. Deverá haver reexame necessário (recurso de ofício), conforme súmula 344 do STF.e) ERRADA. “É nulo o julgamento da apelação se, após a manifestação nos autos da renúncia do único defensor, o réu não foipreviamente intimado para constituir outro” (Súmula 708 do STF).Letra E.

Page 61: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2017 – DPE-PR – DEFENSOR PÚBLICO) Da decisão que indeferir prisãopreventiva caberáa) correição parcial.b) carta testemunhável.c) agravo em execução.d) habeas corpus.e) recurso em sentido estrito.

Resposta: RESE (recurso em sentido estrito), nos termos do art. 581, V do CPP.Letra E.

Page 62: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2017 – DPE-PR – DEFENSOR PÚBLICO)O recurso cabível da decisão que indeferir o pedido de restituição de coisaapreendida éa) Mandado de Segurança.b) recurso em sentido estrito.c) correição parcial.d) agravo em execução.e) apelação.

Resposta: Apelação, pois se trata de decisão com força de definitiva, resolvendo o mérito do incidente, para a qual não éprevisto o RESE como recurso cabível. Assim, o RECURSO de apelação, nos termos do art. 593, II do CPP, pode ser interposto.Letra E.

Page 63: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

1. Natureza jurídica:É uma ação autônoma de impugnação ou um sucedâneo recursal.

2. Fundamento constitucional e legal:Artigo 5°, incisos LXVIII, CF:LXVIII - conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se acharameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, porilegalidade ou abuso de poder

Artigo 647, CPP:Art. 647. Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminênciade sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos depunição disciplinar.

CUIDADO! Apesar de o habeas corpus estar inserido no título referente aosrecursos do CPP ele NÃO possui natureza recursal.

DO HABEAS CORPUS.

Page 64: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

3. Modalidades:

habeas corpus liberatório (ou repressivo): utilizado quando está efetivada aconstrição da liberdade, ou seja, quando o sujeito está preso.

→ No caso de concessão da ordem o sujeito deve ser colocado em liberdade,com expedição de alvará de soltura, se por outro motivo não estiver preso,conforme artigo 660, §1°, CPP:§ 1o Se a decisão for favorável ao paciente, será logo posto em liberdade, salvo se poroutro motivo dever ser mantido na prisão.

Alvará de soltura clausulado: é aquele que indica que deverá o paciente sercolocado em liberdade se não houver outro motivo para manter a prisão.

Page 65: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

habeas corpus preventivo: quando somente existe ameaça ao direito delocomoção, ou seja, o sujeito ainda não está preso. O risco deve ser fundado econcreto e não abstrato.

→ Nesse caso, sendo concedida a ordem, deve ser expedido salvo-condutopelos fatos objeto do HC, nos termos do artigo 660, §4°, CPP:(...) § 4o Se a ordem de habeas corpus for concedida para evitar ameaça de violênciaou coação ilegal, dar-se-á ao paciente salvo-conduto assinado pelo juiz.

Page 66: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

habeas corpus profilático (ou trancativo): utilizado com a intenção de trancarprocesso cujos requisitos para instauração não estejam preenchidos (justacausa, por exemplo).

→ CUIDADO! O STF somente tem admitido HC para impugnar decisões relativasa processo envolvendo crime punido com privação de liberdade. Se oapenamento previsto for somente de multa não se considera viável o cabimentodo HC.

→ ATENÇÃO! Já houve decisões do STJ admitindo o trancamento de inquéritopolicial quando se está diante de flagrante coação ilegal (ausência de lastroprobatório ou ilegalidades que podem contaminar e inviabilizar futura açãopenal).

Page 67: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

4. Sujeitos:

Impetrante: é o sujeito que ajuíza o habeas corpus. Não se exige qualquerformalidade para a impetração de habeas corpus que pode ser feito em causaprópria ou em favor de terceiros.

ATENÇÃO!→ O Ministério Público poderá impetrar HC.→ Não se exige capacidade postulatória.→ A pessoa jurídica pode impetrar HC.→ Os inimputáveis e doentes mentais também pode impetrar HC.→Os analfabetos podem impetrar HC.

Page 68: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Veja-se o teor do artigo 654 e §1°, do CPP:Art. 654. O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seufavor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público§ 1o A petição de habeas corpus conterá:a) o nome da pessoa que sofre ou está ameaçada de sofrer violência ou coaçãoe o de quem exercer a violência, coação ou ameaça;b) a declaração da espécie de constrangimento ou, em caso de simples ameaçade coação, as razões em que funda o seu temor;c) a assinatura do impetrante, ou de alguém a seu rogo, quando não souber ounão puder escrever, e a designação das respectivas residências.

Page 69: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

CUIDADO!→Os juízes não podem impetrar HC, mas podem sempre que verificarem umacoação ilegal atual ou iminente, conceder HC de ofício, nos termos do art. 654,§2°, CPP:654, § 2o Os juízes e os tribunais têm competência para expedir de ofício ordem dehabeas corpus, quando no curso de processo verificarem que alguém sofre ou está naiminência de sofrer coação ilegal.

Page 70: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Paciente: é a pessoa em favor do qual se impetra o HC.

ATENÇÃO!→ Nada obsta que impetrante e paciente sejam a mesma pessoa.→ Pessoa jurídica não pode ser paciente, somente impetrante.

Coatora: é a autoridade pública ou o particular que restringiu a liberdade delocomoção da pessoa ou que está causando ameaça ao seu direito de ir e vir.

Page 71: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

5. Cabimento:O artigo 648 do CPP estabelece hipóteses de cabimento do HC:

Art. 648. A coação considerar-se-á ilegal:I - quando não houver justa causa;II - quando alguém estiver preso por mais tempo do que determina a lei;III - quando quem ordenar a coação não tiver competência para fazê-lo;IV - quando houver cessado o motivo que autorizou a coação;V - quando não for alguém admitido a prestar fiança, nos casos em que a lei aautoriza;VI - quando o processo for manifestamente nulo;VII - quando extinta a punibilidade

Page 72: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

6. Competência: em regra, é do juiz de primeiro grau, mas essa competênciacessará quando a coação provier de autoridade judiciária de igual ou superiorjurisdição, nos termos do art. 650, §1°, CPP:Art. 650, § 1º. A competência do juiz cessará sempre que a violência ou coaçãoprovier de autoridade judiciária de igual ou superior jurisdição

Page 73: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ATENÇÃO para os casos de competência originária para julgamento do HC.

Competência originária do STF:→Quando foram pacientes o Presidente da República, o Vice-Presidente, osmembros do Congresso Nacional, os Ministros do Estado, o Procurador-Geralda República, os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, osmembros dos Tribunais Superiores, do Tribunal de Contas da União e os chefesde missão diplomática de caráter permanente (art. 102, I, “d”, CF).

Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição,cabendo-lhe:

I - processar e julgar, originariamente:d) o habeas corpus, sendo paciente qualquer das pessoas referidas nas alíneas anteriores; omandado de segurança e o habeas data contra atos do Presidente da República, das Mesasda Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, doProcurador-Geral da República e do próprio Supremo Tribunal Federal;

Page 74: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

→Quando foram coatores Tribunais Superiores (art. 102, I, “i”, CF).

→Quando se tratar de crime sujeito à jurisdição do Supremo Tribunal Federal,em uma única instância (art. 102, I, “i”, CF).

Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda daConstituição, cabendo-lhe:

I - processar e julgar, originariamente:i) o habeas corpus, quando o coator for Tribunal Superior ou quando o coator ou opaciente for autoridade ou funcionário cujos atos estejam sujeitos diretamente àjurisdição do Supremo Tribunal Federal, ou se trate de crime sujeito à mesmajurisdição em uma única instância;

Page 75: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Competência originária do STJ:→Quando forem coatores ou pacientes os Governadores dos Estados e do DistritoFederal, os Desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal,os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos TribunaisRegionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dosConselhos ou Tribunais de Contas dos Município e os do Ministério Público da Uniãoque oficiarem perante os Tribunais (art. 105, I, “c”, CF).

→Quando for coator Tribunal sujeito à jurisdição do Superior Tribunal de Justiça,Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica,ressalvada a competência da Justiça Eleitoral (art. 105, I, “c”, CF).

Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:

I - processar e julgar, originariamente:

c) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea "a", ou quando o coator for tribunal sujeito à sua jurisdição, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral;

Page 76: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Competência originária do TRF:→Quando a autoridade coatora for juiz federal (art. 108, I, “d”, CF).

Art. 108. Compete aos Tribunais Regionais Federais:

I - processar e julgar, originariamente:

d) os habeas corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal;

Competência dos Juízes Federais:→Quando o constrangimento provier de autoridade cujos atos não estejamdiretamente sujeitos a outra jurisdição (art. 109, VII, CF).

Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:

VII - os habeas corpus, em matéria criminal de sua competência ou quando oconstrangimento provier de autoridade cujos atos não estejam diretamente sujeitos aoutra jurisdição;

Page 77: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Competência da Justiça do Trabalho:→Quando o ato questionado envolver matéria sujeita a sua jurisdição (art.

114, IV, CF).

Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:

IV os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data , quando o atoquestionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição;

Page 78: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

7. Processamento:→ Não há rigorosa formalidade para a impetração do HC.Os elementos que deveram conter a petição inicial do HC estão insculpidos noartigo 654, §1°, CPP:

Art. 654. O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favorou de outrem, bem como pelo Ministério Público.

§ 1o A petição de habeas corpus conterá:

a) o nome da pessoa que sofre ou está ameaçada de sofrer violência ou coação e o dequem exercer a violência, coação ou ameaça;

b) a declaração da espécie de constrangimento ou, em caso de simples ameaça decoação, as razões em que funda o seu temor;

c) a assinatura do impetrante, ou de alguém a seu rogo, quando não souber ou nãopuder escrever, e a designação das respectivas residências.

Page 79: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

→ O juiz pode determinar que o paciente seja colocado em sua presença, se estiverencarcerado, conforme art. 656, CPP:

Art. 656. Recebida a petição de habeas corpus, o juiz, se julgar necessário, e estiver preso o paciente,mandará que este Ihe seja imediatamente apresentado em dia e hora que designar.

Parágrafo único. Em caso de desobediência, será expedido mandado de prisão contra o detentor, queserá processado na forma da lei, e o juiz providenciará para que o paciente seja tirado da prisão eapresentado em juízo.

→É obrigação de quem está custodiando o preso apresentar o juiz, sob pena de expedição demandado de prisão.

EXCEÇÕES! Existem alguns motivos que justificam a não apresentação do preso – graveenfermidade, não estiver sob a guarda da pessoa, se o comparecimento não tiver sidodeterminado pelo juiz ou tribunal – nos termos do art. 657, CPP:Art. 657. Se o paciente estiver preso, nenhum motivo escusará a sua apresentação, salvo:I - grave enfermidade do paciente;Il - não estar ele sob a guarda da pessoa a quem se atribui a detenção;III - se o comparecimento não tiver sido determinado pelo juiz ou pelo tribunal.

Page 80: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

→ O juiz, quando verificar que houve a cessação da coação ilegal ou daameaça, deve julgar prejudicado o HC, nos termos do art. 659, CPP:Art. 659. Se o juiz ou o tribunal verificar que já cessou a violência ou coação ilegal,julgará prejudicado o pedido.

→ Prazo de 24 horas para decisão (art. 660, CPP):Art. 660. Efetuadas as diligências, e interrogado o paciente, o juiz decidirá,fundamentadamente, dentro de 24 (vinte e quatro) horas.

→ Possibilidade de decisão liminar: embora não haja expressa previsão legal, adoutrina e jurisprudência admitem a decisão liminar.

Page 81: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

→ A concessão do HC, em regra, não encerrará o processo, conforme art. 651,CPP:Art. 651 A concessão do habeas corpus não obstará, nem porá termo ao processo,desde que este não esteja em conflito com os fundamentos daquela.

→ ATENÇÃO! Se o HC tiver como objeto o reconhecimento de nulidade e forconcedida a ordem, o processo deve ser renovado, conforme art. 652, CPP:Art. 652. Se o habeas corpus for concedido em virtude de nulidade do processo, esteserá renovado.

→ Deve o HC ser incluído em pauta para julgamento na primeira sessão,podendo ser adiada para a sessão seguinte, conforme art. 664, CPP:Art. 664. Recebidas as informações, ou dispensadas, o habeas corpus será julgado naprimeira sessão, podendo, entretanto, adiar-se o julgamento para a sessão seguinte.

Page 82: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

8. Recursos nas decisões de HC:

Decisão proferida em HC por juiz singular:Recurso cabível→ RESE (art. 581, X, CPP):Art. 581. Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença:X - que conceder ou negar a ordem de habeas corpus;

Decisão CONCESSIVA de HC por juiz singular:Reexame necessário (recurso e ofício, art. 574, I, CPP):

Art. 574. Os recursos serão voluntários, excetuando-se os seguintes casos, em que deverão ser interpostos, de ofício, pelo juiz:

I - da sentença que conceder habeas corpus

Page 83: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Decisão de HC proferida por Tribunal:Recurso cabível → Recurso Ordinário Constitucional para o STJ ou STF (arts.102, II, “a” e 105, II, “a”, CF).Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda daConstituição, cabendo-lhe: (...)II - julgar, em recurso ordinário:a) o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado deinjunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória adecisão;Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça: (...)II - julgar, em recurso ordinário:a) os habeas corpus decididos em única ou última instância pelos Tribunais RegionaisFederais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando adecisão for denegatória;

Page 84: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

9. Questões pertinentes:

→A jurisprudência não admite mais a utilização de HC como substitutivo recursal, ouseja, empregando o HC ao invés do recurso cabível.

→A jurisprudência não tem mais admitido a impetração de HC do indeferimento deliminar em HC, salvo em caso de flagrante ilegalidade ou teratologia da decisãoimpugnada.

→O assistente de acusação não pode intervir no HC.

→O HC não comporta dilação probatória, ou seja, a prova da ilegalidade deve ser pré-constituída.

→É incabível HC para atacar decisão que defere a habilitação de assistente deacusação.

Page 85: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

→No âmbito da punição disciplinar militar não se admite HC para fins de exame domérito da medida, mas tão somente para exame de sua legalidade (decretada porautoridade incompetente, por exemplo).

→O STJ admite a impetração de HC para discutir aplicação de prisão domiciliar.

→O HC não se presta para discussão acerca de pena acessória de perda de cargopúblico.

→Admite-se HC para revogar prisão preventiva e fiança arbitrada.

→Admite-se HC para reexame de regime de pena e para reexame de dosimetria.

Page 86: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Tribunais Superiores - STF

Súmula 606 do STF: não cabe habeas corpus originário para o TribunalPleno de decisão de Turma, ou do Plenário, proferida em habeas corpus ouno respectivo recurso.

Page 87: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Tribunais Superiores - STF

Súmula 690 do STF: “compete originariamente ao Supremo TribunalFederal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursalde juizados especiais criminais”.

ATENÇÃO! Súmula superada!Atualmente a jurisprudência considera competente o TJ ou TRF parajulgamento do HC nesses casos.

Page 88: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Tribunais Superiores - STF

Súmula 691 do STF: “não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecerde habeas corpus impetrado contra decisão do relator que, em habeascorpus requerido a Tribunal Superior, indefere a liminar”.

Page 89: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Tribunais Superiores - STF

Súmula 692 do STF: “Não se conhece de habeas corpus contra omissão derelator de extradição, se fundado em fato ou direito estrangeiro cuja provanão constava dos autos, nem foi ele provocado a respeito”.

Page 90: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Tribunais Superiores - STF

Súmula 693 do STF: “não cabe habeas corpus contra decisão condenatóriaà pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a quea pena pecuniária seja a única cominada."

Page 91: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

Tribunais Superiores - STF

Súmula 695, STF: “não é cabível Habeas Corpus quando já extinta a penaprivativa de liberdade”.

Page 92: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 647. Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se acharna iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir evir, salvo nos casos de punição disciplinar.

Page 93: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 648. A coação considerar-se-á ilegal:

I - quando não houver justa causa;

II - quando alguém estiver preso por mais tempo do que determina a lei;

III - quando quem ordenar a coação não tiver competência para fazê-lo;

IV - quando houver cessado o motivo que autorizou a coação;

V - quando não for alguém admitido a prestar fiança, nos casos em que a lei aautoriza;

VI - quando o processo for manifestamente nulo;

VII - quando extinta a punibilidade.

Page 94: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 649. O juiz ou o tribunal, dentro dos limites da sua jurisdição, fará passarimediatamente a ordem impetrada, nos casos em que tenha cabimento, sejaqual for a autoridade coatora.

Page 95: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 650. Competirá conhecer, originariamente, do pedido de habeas corpus:

I - ao Supremo Tribunal Federal, nos casos previstos no Art. 101, I, g, da Constituição;

II - aos Tribunais de Apelação, sempre que os atos de violência ou coação forematribuídos aos governadores ou interventores dos Estados ou Territórios e ao prefeitodo Distrito Federal, ou a seus secretários, ou aos chefes de Polícia.

§ 1o A competência do juiz cessará sempre que a violência ou coação provier deautoridade judiciária de igual ou superior jurisdição.

§ 2o Não cabe o habeas corpus contra a prisão administrativa, atual ou iminente, dosresponsáveis por dinheiro ou valor pertencente à Fazenda Pública, alcançados ouomissos em fazer o seu recolhimento nos prazos legais, salvo se o pedido foracompanhado de prova de quitação ou de depósito do alcance verificado, ou se aprisão exceder o prazo legal.

Page 96: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 651. A concessão do habeas corpus não obstará, nem porá termo ao processo,desde que este não esteja em conflito com os fundamentos daquela.

Art. 652. Se o habeas corpus for concedido em virtude de nulidade do processo, esteserá renovado.

Art. 653. Ordenada a soltura do paciente em virtude de habeas corpus, serácondenada nas custas a autoridade que, por má-fé ou evidente abuso de poder, tiverdeterminado a coação.

Parágrafo único. Neste caso, será remetida ao Ministério Público cópia das peçasnecessárias para ser promovida a responsabilidade da autoridade.

Page 97: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 654. O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favorou de outrem, bem como pelo Ministério Público.

§ 1o A petição de habeas corpus conterá:

a) o nome da pessoa que sofre ou está ameaçada de sofrer violência ou coação e o dequem exercer a violência, coação ou ameaça;

b) a declaração da espécie de constrangimento ou, em caso de simples ameaça decoação, as razões em que funda o seu temor;

c) a assinatura do impetrante, ou de alguém a seu rogo, quando não souber ou nãopuder escrever, e a designação das respectivas residências.

§ 2o Os juízes e os tribunais têm competência para expedir de ofício ordemde habeas corpus, quando no curso de processo verificarem que alguém sofre ou estána iminência de sofrer coação ilegal.

Page 98: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 655. O carcereiro ou o diretor da prisão, o escrivão, o oficial de justiça ou a autoridadejudiciária ou policial que embaraçar ou procrastinar a expedição de ordem de habeas corpus,as informações sobre a causa da prisão, a condução e apresentação do paciente, ou a suasoltura, será multado na quantia de duzentos mil-réis a um conto de réis, sem prejuízo daspenas em que incorrer. As multas serão impostas pelo juiz do tribunal que julgar o habeascorpus, salvo quando se tratar de autoridade judiciária, caso em que caberá ao SupremoTribunal Federal ou ao Tribunal de Apelação impor as multas.

Art. 656. Recebida a petição de habeas corpus, o juiz, se julgar necessário, e estiver preso opaciente, mandará que este Ihe seja imediatamente apresentado em dia e hora que designar.

Parágrafo único. Em caso de desobediência, será expedido mandado de prisão contra odetentor, que será processado na forma da lei, e o juiz providenciará para que o paciente sejatirado da prisão e apresentado em juízo.

Page 99: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 657. Se o paciente estiver preso, nenhum motivo escusará a sua apresentação,salvo:

I - grave enfermidade do paciente;

Il - não estar ele sob a guarda da pessoa a quem se atribui a detenção;

III - se o comparecimento não tiver sido determinado pelo juiz ou pelo tribunal.

Parágrafo único. O juiz poderá ir ao local em que o paciente se encontrar, se este nãopuder ser apresentado por motivo de doença.

Page 100: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 658. O detentor declarará à ordem de quem o paciente estiver preso.

Art. 659. Se o juiz ou o tribunal verificar que já cessou a violência ou coação ilegal, julgará prejudicado o pedido.

Page 101: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 660. Efetuadas as diligências, e interrogado o paciente, o juiz decidirá, fundamentadamente, dentrode 24 (vinte e quatro) horas.

§ 1o Se a decisão for favorável ao paciente, será logo posto em liberdade, salvo se por outro motivo deverser mantido na prisão.

§ 2o Se os documentos que instruírem a petição evidenciarem a ilegalidade da coação, o juiz ou o tribunalordenará que cesse imediatamente o constrangimento.

§ 3o Se a ilegalidade decorrer do fato de não ter sido o paciente admitido a prestar fiança, o juiz arbitraráo valor desta, que poderá ser prestada perante ele, remetendo, neste caso, à autoridade os respectivosautos, para serem anexados aos do inquérito policial ou aos do processo judicial.

§ 4o Se a ordem de habeas corpus for concedida para evitar ameaça de violência ou coação ilegal, dar-se-áao paciente salvo-conduto assinado pelo juiz.

§ 5o Será incontinenti enviada cópia da decisão à autoridade que tiver ordenado a prisão ou tiver opaciente à sua disposição, a fim de juntar-se aos autos do processo.

§ 6o Quando o paciente estiver preso em lugar que não seja o da sede do juízo ou do tribunal que concedera ordem, o alvará de soltura será expedido pelo telégrafo, se houver, observadas as formalidadesestabelecidas no art. 289, parágrafo único, in fine, ou por via postal.

Page 102: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 661. Em caso de competência originária do Tribunal de Apelação, a petiçãode habeas corpus será apresentada ao secretário, que a enviará imediatamente aopresidente do tribunal, ou da câmara criminal, ou da turma, que estiver reunida, ouprimeiro tiver de reunir-se.

Art. 662. Se a petição contiver os requisitos do art. 654, § 1o, o presidente, senecessário, requisitará da autoridade indicada como coatora informações por escrito.Faltando, porém, qualquer daqueles requisitos, o presidente mandará preenchê-lo,logo que Ihe for apresentada a petição.

Page 103: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 663. As diligências do artigo anterior não serão ordenadas, se o presidente entenderque o habeas corpus deva ser indeferido in limine. Nesse caso, levará a petição aotribunal, câmara ou turma, para que delibere a respeito.

Art. 664. Recebidas as informações, ou dispensadas, o habeas corpus será julgado naprimeira sessão, podendo, entretanto, adiar-se o julgamento para a sessão seguinte.

Parágrafo único. A decisão será tomada por maioria de votos. Havendo empate, se opresidente não tiver tomado parte na votação, proferirá voto de desempate; no casocontrário, prevalecerá a decisão mais favorável ao paciente.

Page 104: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO!

Art. 665. O secretário do tribunal lavrará a ordem que, assinada pelo presidente do tribunal,câmara ou turma, será dirigida, por ofício ou telegrama, ao detentor, ao carcereiro ouautoridade que exercer ou ameaçar exercer o constrangimento.

Parágrafo único. A ordem transmitida por telegrama obedecerá ao disposto no art. 289,parágrafo único, in fine.

Art. 666. Os regimentos dos Tribunais de Apelação estabelecerão as normas complementarespara o processo e julgamento do pedido de habeas corpus de sua competência originária.

Art. 667. No processo e julgamento do habeas corpus de competência originária do SupremoTribunal Federal, bem como nos de recurso das decisões de última ou única instância,denegatórias de habeas corpus, observar-se-á, no que Ihes for aplicável, o disposto nosartigos anteriores, devendo o regimento interno do tribunal estabelecer as regrascomplementares.

Page 105: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

DO MANDADO DE SEGURANÇA.

1. Natureza jurídica:É uma ação autônoma de impugnação ou um sucedâneo recursal.

2. Fundamento constitucional e legal:Artigo 5°, incisos LXIX, CF:LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, nãoamparado por "habeas corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidadeou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício deatribuições do Poder Público

Artigo 1º da Lei nº 12.016/2009:Art. 1o Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, nãoamparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso depoder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-lapor parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções queexerça.

Page 106: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

3. Considerações importantes:

→ A impetração do mandado de segurança exige a presença de DIREITOLÍQUIDO E CERTO.Significa que a pretensão do impetrante deve ser demonstrada já quando daimpetração, não sendo possível dilação probatória.

→ Exige-se, também, que a pretensão do impetrante NÃO seja amparada porhabeas corpus ou habeas data.

→ Logicamente, não caberá mandado de segurança quando se tratar deameaça ou ofensa à liberdade de locomoção.

Page 107: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

4. Prazo:→ O mandado de segurança deverá ser impetrado no prazo de 120 dias (art. 23 daLei n° 12.016/09).Art. 23. O direito de requerer mandado de segurança extinguir-se-á decorridos 120 (cento evinte) dias, contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado.

5. Principais hipóteses de cabimento:→Decisão que indefere habilitação do assistente de acusação.

→Ato de delegado de indefere restituição de coisas apreendidas.

→Decisão que determina o sequestro de bens de forma ilegal.

→Para fins de garantir acesso aos autos do Advogado de inquérito policial(fundamento: súmula vinculante 14 do STF)Súmula Vinculante 14, STF: “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acessoamplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatóriorealizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício dodireito de defesa”.

Page 108: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

6. Competência:→Em regra, o mandado de segurança será impetrado para autoridade judiciáriaimediatamente hierarquicamente superior.

→ATENÇÃO! Cabe à Turma Recursal processar e julgar mandado de segurançacontra ato de juízo do JECRIM, nos termos da súmula 376 do STJ:Súmula 376, STJ: “compete a turma recursal processar e julgar o mandado desegurança contra ato de juizado especial”.

→ATENÇÃO! O posicionamento do STJ é no sentido de que não cabemembargos infringentes contra decisão proferida em sede de mandado desegurança, conforme súmula 169.Súmula 169, STJ: “são inadmissíveis embargos infringentes no processo de mandadode segurança”.

Page 109: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2018 – DPE-AP – DEFENSOR PÚBLICO)Segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é cabível habeas corpusa) para aplicação de prisão domiciliar, mas vedado para afastar pena acessória de perda decargo público.b) para trancar ação penal em caso de atipicidade da conduta, mas vedado para discutirausência de justa causa para a ação penal.c) para reexame do regime inicial de cumprimento de pena, mas vedado para reexame dedosimetria da pena.d) em caráter preventivo, mas vedado contra decisão que denega liminar de maneirateratológica.e) para revogar a prisão preventiva, mas vedado para revogação de fiança arbitrada.Resposta:a) CORRETA. De acordo com a jurisprudência do STJ, é cabível a impetração de HC para discutir aplicação de prisãodomiciliar, mas não pena acessória de perda de cargo.b) ERRADA. Permite-se HC tanto para exame de atipicidade da conduta quanto para verificar a justa causa.c) ERRADA. É cabível HC para ambas as hipóteses.d) ERRADA. Cabível HC para ambas as hipóteses.e) ERRADA. Cabível para ambas as hipóteses.Letra A.

Page 110: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2017 – DPE-RS – ANALISTA)De acordo com entendimento dos Tribunais Superiores,a) é cabível habeas corpus originário para o Tribunal Pleno da decisão de Turma, ou do Plenário doSupremo Tribunal Federal, proferida em habeas corpus ou no respectivo recurso.b) é cabível habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa.c) são incabíveis habeas corpus e revisão criminal quando já extinta a pena privativa de liberdade.d) é incabível habeas corpus relativo a processo em curso por infração penal a que a penapecuniária seja a única cominada.e) compete originariamente ao Superior Tribunal de Justiça o julgamento de habeas corpus contradecisão de turma recursal de juizados especiais criminais.Resposta:a) ERRADA. Súmula 606 do STF: “não cabe habeas corpus originário para o Tribunal Pleno de decisão de Turma, ou do Plenário,proferida em habeas corpus ou no respectivo recurso”.b) ERRADA. Súmula 693 STF “não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo emcurso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.”c) ERRADA. Não é cabível o HC, mas cabe revisão criminal.d) CORRETA. Súmula 693 STF “não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo emcurso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.”e) ERRADA. Atual posição do STJ é no sentido de que cabe ao TJ ou TRF (RHC 33.018/SP - cancelada a súmula 690 do STF).Letra D.

Page 111: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2015 – TJ-GO – JUIZ)Em relação ao habeas corpus, é correto afirmar:a) Se o habeas corpus for concedido em virtude de nulidade do processo, este não poderá serrenovado.b) Juiz de primeiro grau não tem competência para expedir de ofício ordem de habeas corpus.c) Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contradecisão de turma recursal de juizados especiais criminais.d) De acordo com a jurisprudência mais recente dos Tribunais Superiores, não se concede, emhipótese alguma, ordem de habeas corpus, caso este tenha sido impetrado como substitutivo dorecurso oponível ou da revisão criminal.e) Não se conhece de habeas corpus contra omissão de relator de extradição, se fundado em fatoou direito estrangeiro cuja prova não constava dos autos, nem foi ele provocado a respeito.Resposta:a) ERRADA. O processo será renovado (art. 652 do CPP).b) ERRADA. Pode o juiz expedir, de ofício, HC (art. 654, §2º do CPP).c) ERRADA. A competência é do TJ ou TRF.d) ERRADA. Admite-se, excepcionalmente, concessão de ofício do HC.e) CORRETA. Conforme Súmula 692, STF.Letra E.

Page 112: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2015 – DPE-RR – OFICIAL DE DILIGÊNCIA)Na questão, assinale a afirmativa correta em relação à proposiçãoapresentada. Em relação ao habeas corpus:a) Cabe apelação da decisão de juízo de primeiro grau que denega habeascorpus.b) Cabe recurso ordinário constitucional para o Superior Tribunal deJustiça da decisão que concede ordem de habeas corpus, proferida pelosTribunais dos Estados.c) Não será conhecido se a petição não estiver assinada e não for acatadadeterminação de regularização.d) É cabível mesmo quando já extinta pena privativa de liberdade.e) É cabível contra decisão condenatória à pena de multa.Resposta:a) ERRADA. RESE (art. 581, X, CPP).b) ERRADA. Não há previsão de ROC nesse caso.

Page 113: Noções de Direito Processual Penal - Amazon S3 · Remessa por instrumento ou nos próprios autos: em regra o recurso subirá por traslado ou pela formação de instrumento. São

(FCC – 2014 – TRF4 – OFICIAL DE JUSTIÇA)Em relação ao habeas corpus,(A) compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de habeas corpus impetrado contradecisão de turma recursal de juizados especiais criminais.(B) a extinção da pena privativa de liberdade não impede o conhecimento do habeascorpus.(C) a condenação exclusiva a pena de multa não impede o conhecimento do habeascorpus.(D) cabe recurso especial, endereçado ao Superior Tribunal de Justiça, contra a decisãodenegatória de habeas corpus proferida pelo Tribunal Regional Federal.(E) cabe recurso de ofício da decisão de juiz de primeiro grau que concede habeascorpus.Resposta:a) ERRADA. Competência do TJ ou TRF.b) ERRADA. Não é cabível, pois não oferece risco à liberdade.c) ERRADA. Não é cabível, pois não oferece risco à liberdade de locomoção (Súmula 693, STF).d) ERRADA. Cabe ROC para o STJ.e) CORRETA. Conforme art.. 574, I, CPP.Letra C.