nivel de linguagem orientada ao problema

3
Nível 5 - Nível de linguagem orientada ao problema Linguagens de programação orientada ao problema são linguagens as quais um programador de aplicações utiliza para resolver um problema. Um exemplo: Problema a ser resolvido: Uma empresa esta com numero muito alto de clientes e precisa de um software para ajudar no manuseio de todos esses dados. No caso a empresa contrataria um programador, o qual colheria da empresa o máximo de informações uteis para a criação do software, e criaria um software que supriria as necessidades da empresa, assim resolvendo o problema o qual a empresa estava tendo. Para fazer trais aplicações com mais objetividade e agilidade, as linguagens de baixo nível não seriam uma boa opção, pois a mesma é muito complexa de se programar e essa complexidade poderia tirar o foco do programador e retardaria em muito a criação do software, ai que entra as linguagens de alto nível. Linguagens de alto nível são baseadas em palavras mais amigáveis e próximas ao entendimento humano, o que facilita muito a programação e também abre as portas para os programadores de aplicações aplicarem no código de uma forma mais fácil e objetiva quais instruções ele precisa para resolver certo problema. Abaixo segue uma demonstração comparando um programa escrito em linguagem de baixo nível (Assembly) e o mesmo escrito em BASIC, Pascal e C que são linguagens de alto nível: Programa em linguagem de baixo nível Assembly: variable: .message db "Olá, Mundo!$" code: mov ah, 9 mov dx, offset .message int 0x21 ret Programa em linguagem de alto nível: Basic:

Upload: diego-machado

Post on 02-Jul-2015

326 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nivel de Linguagem Orientada Ao Problema

Nível 5 - Nível de linguagem orientada ao problema

Linguagens de programação orientada ao problema são linguagens as quais um programador de aplicações utiliza para resolver um problema.

Um exemplo: Problema a ser resolvido: Uma empresa esta com numero muito alto de clientes e precisa de um software para ajudar no manuseio de todos esses dados.No caso a empresa contrataria um programador, o qual colheria da empresa o máximo de informações uteis para a criação do software, e criaria um software que supriria as necessidades da empresa, assim resolvendo o problema o qual a empresa estava tendo.

Para fazer trais aplicações com mais objetividade e agilidade, as linguagens de baixo nível não seriam uma boa opção, pois a mesma é muito complexa de se programar e essa complexidade poderia tirar o foco do programador e retardaria em muito a criação do software, ai que entra as linguagens de alto nível.Linguagens de alto nível são baseadas em palavras mais amigáveis e próximas ao entendimento humano, o que facilita muito a programação e também abre as portas para os programadores de aplicações aplicarem no código de uma forma mais fácil e objetiva quais instruções ele precisa para resolver certo problema.Abaixo segue uma demonstração comparando um programa escrito em linguagem de baixo nível (Assembly) e o mesmo escrito em BASIC, Pascal e C que são linguagens de alto nível:

Programa em linguagem de baixo nível Assembly:variable:

.message db "Olá, Mundo!$"code:

mov ah, 9 mov dx, offset .message int 0x21 ret

Programa em linguagem de alto nível:Basic:PRINT "Olá, Mundo!"

PASCAL:program OlaMundo(output);begin WriteLn('Olá, Mundo!');end.

C:#include <stdio.h>int main(void){ printf("Olá, Mundo!\n"); return 0;}Todos os programas acima efetuam a mesma instrução, mostrar a mensagem "Olá, Mundo!" na tela.

Page 2: Nivel de Linguagem Orientada Ao Problema

Podemos ver como a linguagem de alto nível é mais fácil e compreensível pois a mesma já trabalha com palavras muito mais próximas de seu objetivo principal. Um exemplo é na linguagem BASIC, onde print (impressão, estampa) é o comando que faz uma determinada mensagem ser escrita na tela.

A execução das linguagens de alto nível costuma ser na grande maioria das vezes compiladas, ou seja, o código fonte é completamente traduzido para linguagem de maquina gerando um arquivo executável do mesmo. Também existem linguagens de alto nível interpretadas, onde uma maquina virtual roda o programa diretamente do código fonte, executando instrução por instrução.

Segue abaixo alguns exemplos de linguagens de alto nível compiladas e interpretadas:

Compiladas: BASIC, Pascal, Delphi, C, C++Interpretadas: Java, Asp, Javascrit, Perl, Python

Uma das linguagens de alto nível mais utilizadas atualmente é a C, essa linguagem apesar de ser considerada de alto nível, poderia ser considerada uma linguagem hibrida, isso porque além de utilizar palavras de fácil entendimento nos seus códigos, ela também possui boa parte do acesso a maquina que uma linguagem de baixo nível tem, e por isso é uma das linguagens mais utilizadas atualmente.

O lado negativo no uso de linguagem de alto nível é que são mais lentas que programas feitos em linguagem de baixo nível, e os arquivos executáveis gerados são maiores também, além também delas não oferecerem muitas opções de acesso e controle da maquina como uma linguagem de baixo nível oferece.

Conclusão: As Linguagens de Alto Nível por serem compostas por palavras mais próximas do entendimento humano são mais fáceis de manipular, em contra partida, são mais lentas e pesadas que programas feitos com Linguagem de Baixo Nível.