newsletter fcnet nº9

10
Nº 9 | 18 de Maio de 2012 Diretor: Artur Costa (PhD) | Editor: A. Seixas (MSc) | Sup. técnico: J. Moreira (BSc) DESTAQUES Diretor da FCNET recebe distinção RIE2012 I Jornada em Reabilitação de Infraestrutura e Edifícios

Upload: fcnetulp

Post on 22-Mar-2016

264 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

A FCNET publica uma newsletter através da qual pretende dar a conhecer as suas atividades científicas e de extensão universitária.

TRANSCRIPT

NEWSLETTERNº 9 | 18 de Maio de 2012 Diretor: Artur Costa (PhD) | Editor: A. Seixas (MSc) | Sup. técnico: J. Moreira (BSc)

DESTAQUES

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 1

Diretor da FCNET recebe distinção

RIE2012 ­ I Jornada em Reabilitação de Infraestrutura e Edifícios

A reabil itação é uma área em franca expansão no contexto do mercado da engenharia civi l , sendo oseu conhecimento fundamental para o especial ista. Nos últimos anos, a evolução do conhecimento no domínioda reabil itação, a consciencial ização da sua importância e a necessidade de reabil itação de construções, temconduzido a um investimento significativo na investigação e desenvolvimento de novos materiais e de técnicasconstrutivas. Este facto é comprovado por estatísticas recentes que mostram que o investimento neste sectortem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

No dia 3 de Maio, real izaram-se, na Universidade Lusófona do Porto, as primeiras Jornadas emReabil itação de Infraestruturas e Edifício (RIE201 2 – www.rie201 2.org). Estas jornadas centraram-se nadiscussão da reabil itação não apenas de edifícios, mas também de infraestruturas (abastecimento etratamento de água, obras especiais e rede rodoviária).

No passado dia 24 de Março, no âmbito das comemorações do Dia da ULP,foi atribuída ao Professor Doutor Artur Costa, Diretor da FCNET e destapublicação, a Medalha de Ouro de Reconhecimento e Mérito, na sequência deDespacho Conjunto da Reitoria e da Administração da Universidade Lusófona doPorto.

Como fundamentos, foram invocados a “expansão da Faculdade deCiências Naturais, Engenharias e Tecnologias da ULP, em especial no que serefere às relações dinâmicas estabelecidas com algumas das principaisorganizações devotadas às novas tecnologias, à divulgação da cultura científica eparticipativa e à celebração de protocolos e convénios com empresas de renome ealto sentido de responsabil idade social”, bem como a dedicação e oempenhamento do Professor Artur Costa na “mobil ização de recursos e meios paraque sejam alcançados os ambiciosos projetos da Faculdade de Ciências Naturais,Engenharias e Tecnologias da ULP, nomeadamente em termos de investigaçãocientífica e da prestação de serviços à Comunidade". (ASS)

1as EcoJornadas de Engenharia do Ambiente

PCM 2012

O RIE201 2 reuniu cerca de 1 00 participantes entre estudantes, engenheiros, arquitetos, investigadorese técnicos. O Programa contou com a contribuição de oradores de renome das mais variadas áreas, comprestígio e competência reconhecidos, permitindo a troca de experiências recentes em obras de reabil itação deInfraestruturas e de edifícios existentes. (JPB)

sua sustentabil idade”; “Gestão integrada dos recursos hídricos em ecossistemas de interfaceterrestre/marinho”; “Life cycle thinking: metodologias e aplicações”; “O Contributo da Educação Ambiental paraa Sustentabil idade”; “Portugal e as Alterações Climáticas”; “Zonas Costeiras: Vulnerabil idade vsSustentabil idade”.

Terminadas as apresentações, abriu-se o debate ao público presente, onde perante as pertinentesquestões levantadas foi possível produzir uma agradável discussão que se prolongou até por volta das 1 9h00,momento em que, entre aplausos, se deu o encerramento de mais uma das iniciativas da FCNET. (SMC)

Realizaram-se no passado dia 21 de março as 1 .ªs Eco-Jornadas deEngenharia do Ambiente na ULP, organizadas pelo 1 .º Ciclo de Engenharia doAmbiente.

Tratou-se de um espaço aberto para apresentação e discussão dediversos temas relevantes e atuais de Engenharia do Ambiente, relacionados coma Sustentabil idade. Para tal, foi possível contar com a participação de diversosoradores da ULP, da Faculdade de Engenharia do Porto, da Universidade deAveiro, da Associação Portuguesa dos Engenheiros do Ambiente e da LIPOR.

As Eco-Jornadas reuniram cerca de 60 participantes, internos e externos àULP, na sua maioria alunos de Licenciatura e Mestrado em áreas relacionadas.

O Programa incluiu os temas:“O reporte da sustentabil idade pelas empresas: desafios e oportunidades”;“Biocombustíveis: contributo para o desenvolvimento sustentável e como avaliar a

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 2

Por iniciativa da FCNET e do Centro de Estudos de Proteção Civi l daULP, encontra-se em fase de organização o I Encontro Nacional de ServiçosMunicipais de Proteção Civi l (PCM 201 2), que terá lugar nos dias 28-29 deSetembro de 201 2, na Póvoa de Varzim.

É intenção deste encontro reunir pela primeira vez os vários ServiçosMunicipais de Proteção Civi l (SMPC) do País, reforçando vínculos entreorganismos que possuem uma legitimidade municipal mas cujas obrigações seintersetam com todo o Sistema Nacional de Proteção Civi l e lançando as basespara a criação de uma rede de cooperação inter-Serviços.

Já foi distribuído um inquérito e boletim de pré-inscrição com o qual sepretende reunir a sensibi l idade representativa do coletivo e proporcionar umaampla participação onde cada SMPC possa ter uma oportunidade de seapresentar bem como às suas ideias, em torno das principais problemáticas epotencial idades do setor.

O PCM 201 2 centra-se numa conferência técnico-científica comcomunicações orais selecionadas, no dia 28, a qual será complementada com

2.º Sympsiom Nacional de Termalismo, Turismo de Saúde e Bem­Estar(1.st International Symposium of Thermalism, Health Tourism & Wellness)

No passado dia 1 0 de Março,a ULP acolheu mais uma importantereunião científica dedicada ao temado termalismo e ao seu cruzamentocom o turismo de saúde e bem-estar. O 2.º Symposium Nacional deTermalismo, Turismo de Saúde eBem-Estar e 1 .st InternationalSymposium of Thermalism, HealthTourism & Wellness foi organizadoconjuntamente pela FCNET e peloCETIES e contou com a participaçãode importantes instituições, onzeilustres oradores, especial istasnacionais e de Espanha, e umaampla plateia, promovendo umdebate alargado sobre asproblemáticas de um setor ondePortugal continua a ter um enormepotencial de crescimento,

Exercício de Proteção Civil Distrital “JESUÍTA`12”No passado dia 21 de Abri l de 201 2, real izou-se o

exercício “JESUÍTA`1 2” no município de Santo Triso, umexercício no âmbito distrital , onde participaram a quase total idadedas corporações de bombeiros do distrito, e alguns agentes deproteção civi l , cujo planeamento, coordenação e comandamentoesteve a cargo do Comando Distrital de Operações e Socorro doPorto.

especialmente, em face da imensariqueza das águas termais e dopatrimónio termal construído, comlonga tradição e história, quepossui.

Das conclusões, destacam-se: a urgência de estreitar asrelações entre a Universidade e osEstabelecimentos TermaisNacionais com vista à investigaçãoe aperfeiçoamento das terapiasuti l izadas e à validação ehomologação de protocolosterapêuticos; a necessidade demelhorar a regulamentação,qualificar e certificar a atividade dosegmento dos SPAs; a oportunidadepara alavancar centros detalassoterapia como pólos dedesenvolvimento no contexto deuma “economia do mar” l igada aoturismo de saúde, regulando a suaatividade no contexto do sistemanacional da saúde.

Também ficou bemevidenciado que o “Turismo deSaúde e Bem-Estar” é um produto

uma exposição permanente de pósteres, de molde a viabil izar a presença institucional de todos os Serviços.Na manhã do dia 29, será realizada uma formação sobre “Soluções Open Source para SIG”.

A Comissão Organizadora do evento é presidida pelo Diretor da FCNET e conta com vários docentes eestudantes da LEPC, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e alguns membros de SMPC espalhados peloPaís. Quaisquer sugestões ou comentários podem ser encaminhados para o endereço eletrónicoencontronacional.pcm@gmail .com. (AFC)

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 3

compósito e complexo, pelo quea sua abordagem e gestãoexigem profissionaismultidiscipl inares, altamentequalificados e absolutamentecomprometidos com a inovaçãoe a investigação, capazes deintegrar o “contexto da saúde” no“universo do turismo”, numalógica de modelo dedesenvolvimento sustentávelpara Portugal.

Os trabalhos foramabertos pela Reitoria da ULP eencerrados com a assinatura deprotocolos com váriasinstituições com as quais a ULPe a FCNET passam a ter umarelação de cooperação maisestreita.(AFC)

Dia de Engenharias FCNET 2012

DESTAQUES EM AGENDA

Seguindo já uma tradição, vai real izar-se, no próximo dia 24 de Maio, mais umaedição do Dia de Engenharias FCNET 201 2,uma jornada non stop com abertura às 9h00 eencerramento difíci l de prever (pelas 24h00??)ocupada com ciência, investigação, desporto,gastronomia e são convívio, com toda acomunidade escolar da FCNET.

O programa é vasto e nele pontuam asI I I Jornadas de Ciências Naturais, Engenhariase Tecnologias (CNET 201 2), uma Exposição de

A Universidade Lusófona do Porto, a convite do CDOS Porto, na pessoa do Exmo Sr. ComandanteOperacional do Distrito do Porto, Coronel Teixeira Leite, esteve presente no exercício com a presença de 1 5alunos do 2º Ano da Licenciatura de Engenharia de Proteção Civi l , e de 2 docentes desta l icenciatura, a DrªMónica Santos e o Engº Luis Rodrigues, em representação da ULP.

Foi possível observar o funcionamento dos postos de comando nos vários níveis de decisão, bem comoa forma de organização da Comissão Municipal de Emergência aquando da ativação do Plano Municipal deEmergência. O cenário criado foi um incêndio florestal na freguesia da Agrela, que, face à evolução domesmo, obrigou à evacuação da aldeia de Moutela. Houve ainda incêndio urbano numa fábrica de produtosQuímicos.

Os alunos, como observadores, puderam acompanhar o exercício e no final participar com aelaboração de um relatório. (LPR)

Pósteres de estudantes dos vários cursos da Faculdade, um já “famoso e duríssimo” jogo de futebol entreestudantes e professores, bem como um não menos importante e tradicional jantar de convívio com que seencerrarão as "hosti l idades".

Como elemento programático mais marcante, as Jornadas CNET 201 2 decorrem, durante a manhã naULP e durante a tarde no CICCOPN, nos auditórios principais destas duas entidades que, mais uma vez, seunem num esforço de coorganização.

De entre as quinze comunicações técnicas e científicas da autoria de estudantes, professores eespecial istas convidados, destaca-se a Conferência Plenária programada para as 1 2h00, na ULP, para a qualse convidou a Ex.ma Senhora Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Professora DoutoraTeresa Ponce Leão, que abordará o tema “O papel da Engenharia ao serviço da inovação nas empresas – Ocaso LNEG”.

Como habitualmente, é assegurado o transporte em autocarro dos participantes ao longo de todo o dia,nomeadamente da ULP para o CICCOPN, onde se almoçará antes de dar continuidade aos trabalhos.

Ouvido o Diretor da FCNET, este considera “extremamente importante a iniciativa pois, além depromover a ciência e a investigação com as Jornadas CNET 201 2, ela apela ao são convívio de toda umacomunidade académica que se quer unida em torno da sua Faculdade, que assim também se promove internae externamente”.

O Programa completo do Dia de Engenharias FCNET 201 2 pode ser obtido no sítio da UniversidadeLusófona do Porto, em www.ulp.pt. (AFC)

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 4

DEBATES E WORKSHOPSII CICLO DE DEBATES TECNOLOGIA E SOCIEDADE

6.ª Sessão ­ "O tratamento das Águas Residuais na Agro­Indústria ­ Estudo deCaso"

2.nd TECHNICAL MEETINGIN LIGHTING AND ELECTRICAL SOLUTIONSNo próximo dia 31 de Maio de 201 2, no Auditório Principal da ULP, decorrerá mais uma

edição desta importante conferência técnico-científica nacional em que a FCNET decidiu apostarem parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Barroso e Alto Tâmega(ARENABAT).

Nesta segunda edição estarão em destaque diferentes temas, desde as soluções parailuminação pública e arquitetural a soluções de iluminação para ambientes especiais, comdestaque para as novas tecnologias e as últimas evoluções no setor da iluminação LED. Atentaàs novas oportunidades criadas pelas novas soluções e tecnologias de iluminação, decidiu-sealargar o âmbito da conferência para as “eletrical solutions”, numa expectativa de estabelecerpontes com os importantes assuntos da eficiência energética e das energias renováveis, bemcomo com outros temas eletrotécnicos de especial pertinência e atual idade.

O evento conta com os principais atores do mercado da iluminação, com forte presençada indústria nacional e de entidades promotoras e de apoio. O Programa pode ser consultado nosítio da Universidade Lusófona do Porto, em www.ulp.pt. (AFC) .

A 6.ª sessão realizada no passadodia 23 de Abri l de 201 2 foi subordinadaao tema “O tratamento das águasresiduais na Agro-Indústria - Estudo decaso”. O orador foi o Eng. Manuel Oliveirada Unidade de Engenharia STI –Sistemas e Técnicas Industriais, Lda.

O debate foi moderado pelosprofessores Joaquim Barbosa e SóniaCastro, docentes da ULP.

Nesta sessão foram apresentadastecnologias de ponta para o tratamentodas águas residuais na Agro-indústria, emparticular para a indústria do concentradode tomate.

Ficaram patentes as preocupaçõesambientais, nomeadamente no querespeita à reuti l ização da água nas váriasetapas de processamento do concentradode tomate. Esta reuti l ização traduz-senum aumento da efeciência económica eambiental para as empresas do sector.

No final, gerou-se um período deperguntas-respostas, no qual foramdiscutidas questões técnicas especificasdo funcionamento dos sistemasapresentados, bem como questõesrelacionadas com a sua manutenção eeficiência. (JPB)

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 5

Workshop Emprego Seguro nas Pescas Tradicionais PortuguesasSob a coordenação do docente da ULP e presidente da

ADITEC (Associação para o Desenvolvimento e InovaçãoTecnológica), Professor Doutor Fernando Manuel Silva, real izou-se nopassado dia 2 de Maio, na ULP, um workshop subordinado ao temaEmprego Seguro nas Pescas Tradicionais Portuguesas: Factor doDesenvolvimento Sustentável dos Aglomerados Piscatórios.

No workshop foi apresentado o projeto que lhe deu nome eque foi promovido pela ADITEC, em parceria com a ACT – Autoridadepara as Condições de Trabalho. Nesta apresentação, feita pela Co-Coordenadora Engenheira Maria C. Vieira, identificou-se, como umadas motivações para a implementação do mesmo, a grandesinistral idade que está asoociada a esta atividade (segundo a AgênciaEuropeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, a pesca é uma dasprofissões mais perigosas, sendo o risco de acidente neste setor 2,4vezes maior do que na média dos sectores industriais da Europa).

Reflexão sobre o Dia Mundial da Segurança e Saúde do TrabalhoRealizou-se, no passado dia 23 de Abri l , na Universidade Lusófona do

Porto, uma sessão alusiva ao Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho.Este evento, organizado pela l icenciatura em Segurança e Higiene do

Trabalho, foi direcionado para alunos do 11 .º e 1 2.º anos de cursos técnicos emSHT, tendo estado presentes cerca e 80 alunos destes cursos.

O Engenheiro Paulino Pereira, principal responsável da DireçãoRegional do Norte da Autoridade para as Condições de Trabalho, queapresentou a evolução previsível da segurança e saúde do trabalho emPortugal, segundo as perspectivas europeias.

O Professor Rui Ponce Leão, médico do trabalho e docente da ULP,abordou a questão da saúde no trabalho, área ainda muito pouco trabalhada nonosso país.

O Engenheiro Manuel Tender, presidente da Associação Portuguesa dosCoordenadores e Gestores de Segurança, abordou a evolução dasperspectivas da profissão do técnico de segurança. (LS)

7.ª Sessão ­ “Os Portos e os Aeroportos Dinamizadores da Logística em Portugal”A sétima sessão do ciclo de debates Tecnologia e Sociedade realizou-se no

passado dia 1 4, das 1 5 às 1 7h30. Esta sessão, subordinada ao tema dos portos eaeroportos, enquanto dinamizadores da logística em Portugal, foi organizada pelal icenciatura em Segurança e Higiene do Trabalho.

O debate, moderado pelo diretor da referida l icenciatura, Luís Soveral, teve comointervenientes o Presidente da APDL, João Pedro Matos Fernandes; o Assessor doConselho de Administração - Carga Aérea (ANA), José Manuel Santos; o Administrador daEmpark, João Caetano Dias e o Diretor Executivo da AGEPOR, António Belmar da Costa.

Nesta conferência foi abordado a questão da logística em Portugal, e emtermos de conclusão foi unânime a ideia de que é necessário uma política nacionalintegrada da logística aeroportuária, portuária, terrestre e ferroviária. (ASS)

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 6

BREVESPrimeira Reunião Plenária do CEIBAT ­ Centro de Estudos Interdisciplinares doBarroso e Alto Tâmega

Sob os auspícios do Ecomuseu doBarroso, real izou-se, no passado dia 28 de Abri l ,em Montalegre, a primeira reunião plenária dosórgãos do CEIBAT com o objetivo de projetar asprimeiras atividades deste pioneiro centro deestudos, depois de uma existência iniciadarecentemente com a assinatura do respetivoprotocolo de constituição entre o Ecomuseu doBarroso - Associação de Barroso a ULP -Universidade Lusófona do Porto e a ADITEC -Associação para o Desenvolvimento e lnovaçãoTecnológica, em Janeiro, como foi noticiado emedição anterior deste Boletim.

A ULP esteve representada através dosProfessores Doutores Artur Costa e JoaquimBarbosa, respetivamente Presidente e Vice-Presidente do Conselho Científico do CEIBAT, eAntónio Martins, presidente da Comissão ExternaPermanente de Aconselhamento Científico. Alémde apresentações recíprocas, debateram-se osprincípios orientadores para o desenvolvimentofuturo deste desafiante e inovador projeto.

Face à urgência em promover a melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho nestaatividade, o projeto tem como grande objetivo promover uma mudança do paradigma na cultura de prevençãoe segurança no setor das pescas, contribuindo para uma diminuição da sinistral idade laboral, dos custosafectos aos acidentes de trabalho e das doenças profissionais contraídas no exercício da actividadeprofissional.

O workshop contou ainda com três apresentações: "As Tecnologias ao Serviço da Prevenção eSegurança no Contexto das Pescas", pelo empresário António Rocha; "Uma Abordagem Holística eTecnológica à Problemática da Saúde, Higiene e Segurança nas Pescas", pela Doutora Cristina Moço (TécnicaSuperior da Mútua dos Pescadores) e pela Doutora Fil ipa Faria (Secretária-Geral da Associação ArmadoresPesca Artesanal da Costa Vicentina); "A Segurança e a Saúde nas Pescas: Um Imperativo Nacional, peloDoutor Luís N. Lopes" (Coordenador Executivo da ACT). (ASS)

Dos trabalhos resultaram duas linhas deatuação, a saber: real ização, em Montalegre, deiniciativas descentral izadas de formação por parte daULP, com imediato lançamento de um Master emGestão; apoio à realização de um grande evento demostra, debate e promoção da região do Barroso, comeventual denominação de “Congresso Barrosão”. Emaberto ficaram outras possibi l idades, nomeadamente ada criação de uma linha editorial que trouxesse àestampa trabalhos l iterários de autores locais e deincidência regional, nomeadamente no âmbito dacultura e das fortes tradições locais, bem como arealização de investigação aplicada de incidênciaterritorial , em vários domínios. Foi sublinhada a grandeimportância da “mitologia” e tradições locais,nomeadamente daquelas que têm o seu epicentro emVilar de Perdizes e nas iniciativas do Senhor PadreFontes, e a pertinência em se poder aproveitar esseimenso potencial como base para trabalhos deinvestigação futuros.

A reunião terminou pelas 1 3h00 após o que osparticipantes foram presenteados pela CâmaraMunicipal de Montalegre com um excelente repasto,num restaurante local, onde se pôde saborear aexcelente carne barrosã. (AFC)

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 7

Exercício de Combate à Poluição do Mar – “XÁVEGA 2012”

VISITAS DE ESTUDO

Turma de 1.º Ano de Engenharia de Proteção Civil visita visitou os departamentos deMeteorologia, Comunicação e Controlo de Tráfego Aéreo no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

No passado dia 27 de Março de 201 2, a turma do 1 º ano deEngenharia de Proteção Civi l , no âmbito da discipl ina de Climatologiae Edafologia, visitou os departamentos de Meteorologia,Comunicação e Controlo de Tráfego Aéreo no Aeroporto FranciscoSá Carneiro, acompanhados pela docente Dra. Mónica Santos,responsável pela unidade curricular.

A visita teve como objetivos fundamentais, conhecer osprocedimentos de registo e previsão meteorológica, bem como,observar as operações no fornecimento de serviços de meteorologiaà aviação. Foi ainda uma oportunidade para conhecer os serviços decomunicações e controlo do tráfego aéreo. (MS)

A Marinha realizou, nos dias 8 e 9 de maio de201 2, em Sesimbra, um exercício de combate àpoluição do mar por hidrocarbonetos, denominado“XÁVEGA 201 2”. Os principais objetivos foram treinaros meios atribuídos à Direção-geral da AutoridadeMarítima e os da Marinha em espaços marítimosrestritos, e a mobil ização e atuação em terra, emcoordenação com entidades locais comresponsabil idade ou interesse no combate à poluiçãodo mar por hidrocarbonetos.

O exercício XÁVEGA 201 2 consistiu numcolóquio dedicado ao tema da poluição do meiomarinho, que se realizou no dia 8 de maio, das 1 5h00às 1 7h45, no Auditório Municipal Cineteatro JoãoMota, em Sesimbra, e na simulação da contenção e

recolha de combustível derramado no dia 9 de maio,após a colisão de dois navios mercantes ao largo deSesimbra, procedendo-se também à limpeza doporto e das praias e à evacuação e salvamentomarítimo de um cetáceo.

O exercício foi organizado pela Direção-geralda Autoridade Marítima, em articulação com aCâmara Municipal de Sesimbra. Contou ainda com oapoio da Administração dos Portos de Setúbal eSesimbra.

Participaram nas ações de combate àpoluição inúmeras entidades, nomeadamente aAgência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), aForça Aérea Portuguesa, o Instituto de Conservaçãoda Natureza e Biodiversidade, Reserva Natural doEstuário do Sado e o Parque Natural da Arrábida, oComando Distrital de Operações de Socorro deSetúbal e o Serviço Municipal de Proteção Civi l , osBombeiros Voluntários de Sesimbra, o Clube Navalde Sesimbra e a comunidade universitária, ondeesteve o Engº Luís Rodrigues, docente naLicenciatura de Engenharia de Proteção Civi l , emrepresentação da ULP. (LPR)

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 8

AGENDA FCNET 2012

e­LP ENGINEERING AND TECHNOLOGY JOURNALA e-LP - Engineering and Technology Journal, revista eletrónica da FCNET/ULP,

pretende reunir, no mesmo espaço de interação crítica, investigadores provenientes das maisdiversas áreas do saber que se cruzam no estudo das Ciências Naturais, Engenharias eTecnologias, informados por perspetivas críticas e teóricas validadas pela exigência científicaprópria das Ciências Exatas.

A e-LP procura corresponder aos interesses do maior número de leitores na esferanacional e internacional e contribuir para o alargamento dos saberes na área das CiênciasNaturais, Engenharias e Tecnologias, sendo dirigida pelo Diretor da FCNET, assessorado porum Editor e por um Conselho Redatorial .

A e-LP - Engineering and Technology Journal tem uma periodicidade semestral,aceitando em permanência propostas de publicação em [email protected]. Estas deverão serapresentadas sob a forma de resumo (250-500 palavras) ou ful l text, sendo depois sujeitas àapreciação do Conselho Redatorial ou, quando este o entenda necessário, à avaliação porrevisores especial izados na área em questão. Para mais informações, nomeadamenterelativas a normas para autores, aceda ao regulamento deste periódico.

ColaboradoresColaboraram neste número:

Ângela Serra Seixas (ASS);Artur Costa (AFC);Fernando Silva (FS);Joaquim Barbosa (JPB);

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 9

Luís de Soveral (LS);Luís Pais Rodrigus (LPR).Mónica Santos (MS);Sónia Maríl ia Castro (SMC);

Mestrados e Formação Pós­Graduada 2012Novos programas de mestrado e formação pós­graduada

Consulte o espaço da Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias no sítio daULP e obtenha informações sobre

a agenda de Formação 201 2 e os novos Programas de Mestrado e de Formação Pós-graduada

Clique e consulte

Formação Graduada de 1.º Ciclo

Licenciatura em Engenharia do Ambiente

Licenciatura em Engenharia Civi l

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica de Sistemas de Energia

Licenciatura em Engenharia de Proteção Civi l

Licenciatura em Segurança e Higiene do Trabalho

Consulte os regimes de acesso, incluindo

REGIME GERALACESSO A MAIORES DE 23 ANOSTRANSFERÊNCIAS DE CURSO

REINGRESSOS

consulte-nos aqui

R. Augusto Rosa,24 - 4000-098 Porto -Tel.222 073 230- Fax:222 026 939/ 222001 528-Email : [email protected] www.ulp.pt

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO | FCNET| NEWSLETTER Nº 9 | 1 8 de Maio de 201 2 | PÁGINA 1 0