newsletter eprg 1 2016

31

Upload: francisco-veloso

Post on 29-Jul-2016

257 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Newsletter da Escola Profissional da Ribeira Grande

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter EPRG 1 2016
Page 2: Newsletter EPRG 1 2016
Page 3: Newsletter EPRG 1 2016

NOTÍCIAS

Page 4: Newsletter EPRG 1 2016

MAGAZINE

Page 5: Newsletter EPRG 1 2016

A Escola Profissional da Ribeira Grande iniciou o ano letivo 2015/2016 a 1 de Setembro, com 2 cursos Reativar de continuidade: Apoio Familiar e à Comunidade e Eletrónica e Telecomunicações, ambos 2º ano.

A 21 de Setembro começaram os cursos

técnico profissionais de continuidade: Animador

Sociocultural (2º ano), Produção Agrária/Animal (2º ano),

Recuperação do Património Edificado (2º

ano) e Apoio Psicossocial (2º ano).

No dia 28 de Setembro começaram os cursos técnico profissionais de 1º ano, Produção Agrária/Vegetal e Artes Gráficas. A receção aos alunos foi feita pelas Diretoras Geral e Pedagógica, pelo Diretor Financeiro, pelos respetivos Diretores de Curso e pela técnica do GOIAP.

Ainda este ano abrirão novos cursos do programa Reativar, aumentando de 9 para 12 o número de cursos a lecionar durante o ano letivo.

Ano Letivo 2015/2016 abre com novos cursos

Page 6: Newsletter EPRG 1 2016

A turma de Animador Sociocultural, guiada pelo forma-dor Nuno Gaudêncio na disciplina Área de Expressões, elaborou lanternas chinesas muito educativas e diverti-das.

Assim, na entrada da escola foram colocadas 12 lanternas chinesas, decoradas com matérias recicláveis, e motivos, cores e formas apelativos para as crianças. A magia des-sas lanternas está no fato de contarem uma história. Cada ornamentação pode conquistar vida própria e dar opor-tunidade, a qualquer um, de inventar uma narrativa a par-tir do seu imaginário.

Deste modo, este projeto estimulou o desenvolvimento e a criatividade tanto dos formandos que o conceberam, como de quem irá contar a história ou da própria criança que a ouve e visualiza as formas.

Lanternas contadoras de histórias

Page 7: Newsletter EPRG 1 2016

Celebração do Dia Mundial do Coração

Para gozarmos a vida em pleno, to-dos nós necessitamos de um coração saudável. Foi com o objetivo de sensibi-lizar as pessoas, apontar quão extraordi-nário é o coração, e como é importante cuidar dele, promovendo a sua saúde, que os formandos do curso de animador sociocultural comemoraram o Dia Mun-dial do Coração.

Os formandos elaboraram corações com cartolina e palhinhas, deram asas à imaginação e escreveram frases a partir da palavra ‘coração’. Os formandos, jun-tamente com o formador, entregaram várias mensagens às pessoas na rua di-reita da Ribeira Grande, com teor alusi-vo ao coração, nomeadamente “exercite o coração”, “ame o seu coração”, “proteja o seu coração”, “ouça o seu coração”.

Page 8: Newsletter EPRG 1 2016

A fim de comemorar a II Feira da Felicidade, promovida pela USISM (unidade de saúde da ilha de S. Miguel), área de Psicologia, no passado dia 9 de outubro, os formandos curso Técnico de Animador Sociocultural desenvolveram diversas atividades no Teatro Ribeiragrandense. Deste modo para a alegria de miúdos e graúdos, os nossos formandos fizeram pinturas faciais e modelagem de balões, disponibilizaram desenhos e material para pintura, e procederam a dramatizações como Mimos.

A turma foi acompanhada pelos formadores Alexandre Braga e NunoGaudêncio.

Participação da EPRG na II Feira da Felicidade

Page 9: Newsletter EPRG 1 2016

Zombies Os povos celtas comemoravam o fim do verão numa celebração chamada Stamhain, de 30 de outubro a 2 de novembro, cujo sig-nificado é literalmente ‘fim do verão’. Reza a lenda que os mortos voltavam a povoar a terra e personificavam figuras de fantasmas para passarem despercebidos. Este costume navegou até os Estados Unidos da América, modificou-se e está de regresso à Europa. Fal-amos do Dia das Bruxas, comemorado a 31 de Outubro.

A data não passou despercebida pelo curso técnico de Animador sociocultural. Com a ajuda do formador Alexandre Braga, a turma vestiu-se a rigor para espalhar o terror na cidade de Ponta Delgada. Uma enchente de zombies saíram da EPRG para aterrorizar.As roupas, a maquilhagem, o pormenor, as temáticas e o espírito de cooperação entre os formandos foram sinónimo do empenho e da dedicação apresentados nesse dia.

Page 10: Newsletter EPRG 1 2016

Turmas de Inglês celebram Dia das BruxasO Dia das Bruxas celebra-do a 31 de Outubro, ou o Halloween como é designa-do nos Estados Unidos da América, é uma tradição de origem Celta que se foi mo-dificando, e hoje recomeça a ser popular na Europa.

Na última semana de Ou-tubro, e à semelhança do costume americano, nas aulas de Inglês, lecionadas pela formadora Dulce Maré, os formandos decoraram o edifício sede da EPRG com elementos decorativos alusivos a esta época. No seguimento desta comemo-

ração, e sendo as abóboras também uma tradição deste dia, cada turma, elaborou um projeto relacionado com o curso, com abóboras, o qual foi a concurso. O cur-so técnico de Recuperação de Património alcançou o 1º lugar, o curso de Apoio Familiar e à Comunidade (2º ano) alcançou o 2º lugar, e o curso técnico de Animador Sociocultural conseguiu o 3º lugar.

Esta iniciativa não deixou que ninguém na escola se es-quecesse deste dia, cada vez mais lembrado em Portugal.

Page 11: Newsletter EPRG 1 2016

A importância do ESTAGIAR T na construção da carreiraNo âmbito da temática refente à construção de carreira, e antecedendo o assunto que se prende com a transição entre a escola e o mundo do trabalho, a técnica superior Da-niela Pimentel deslocou-se à EPRG, para uma sessão de esclarecimento acerca do programa ESTAGIAR T.

A técnica da Direção Geral do Emprego, na companhia do formador Nuno Rafael Costa, explicou à turma de Apoio Psicossocial em que consiste o programa, apresentou a carac-

terização da sua estrutura, o público a que se dirige, o modo de candidatura e a oportunida-de que constitui a médio e longo prazo.

No final da sessão, os formandos tiveram a oportunidade de colocar questões pertinentes do foro burocrático e laboral, as quais foram prontamente esclarecidas. Durante a sessão uma boa participação e inter-relação dos in-tervenientes e os formandos puderam per-ceber as oportunidades que o programa lhes pode oferecer e o que dele poderão colher.

Page 12: Newsletter EPRG 1 2016

No dia 7 de dezembro iniciaram os cursos do Programa Reativar de 1º ano. Na vertente Reativar Escolar abriu a Turma E e no Reati-var de Dupla Certificação abriram os cursos de Apoio Familiar e à Comunidade, Eletróni-ca e Telecomunicações e Ação Educativa.

Desde o início do ano, a escola reforçou a sua oferta formativa com a abertura de 6 novos cursos, passando o número de cursos para o dobro. Para além dos cursos técni-co-profissionais Animador Sociocultural (2º ano), Produção Agrária/Animal (2º ano), Re-

cuperação do Património Edificado (3º ano), Apoio Psicossocial (3º ano), iniciaram este ano letivo Artes Gráficas e Produção Agrária/Vegetal. Relativamente ao programa Reati-var, a escola conta com os cursos/formações de Apoio Familiar e à Comunidade (2º ano), Eletrónica e Telecomunicações (2º ano), e os cursos iniciados em dezembro.

Atualmente a EPRG conta com 289 forman-dos, 144 frequentam os cursos técnico pro-fissionais, e 145 estão integrados em cursos/formações do Programa Reativar.

Novos cursos do

Page 13: Newsletter EPRG 1 2016

Pré-impressão. Aqui se produzem e verificam as artes finais

O formador Francisco Veloso acompanhou a turma de Artes Gráficas numa visita de estudo à empresa Nova Gráfica

Foram destacados três guias para a visita, que se revezaram nas explicações, cada um dentro da sua área de especialidade.

Foi mostrado o fluxo de trabalho numa grande em-presa, apresentados os equipamentos e respetivas funcionalidades, e divulgados os procedimentos de trabalho em cada uma das áreas, nomeadamente a da pré-impressão, a da impressão e a dos aca-bamentos. Foram, ainda, mostrados exemplos de trabalhos, tanto concluídos como em execução.

No final da visita, o responsável pela Nova Grá-fica, o senhor Milton Resendes, mostrou-se dis-ponível para voltar a receber a turma em estágio, a fim de aprofundarem os seus conhecimentos e para experimentar, de forma prática, alguns equi-pamentos disponíveis. A visita permitiu validar conhecimentos adquiridos ao longo dos primei-ros módulos da disciplina de Oficina Gráfica, bem como servirá para estabelecer bases que serão desenvolvidas em módulos posteriores.

Turma de Artes Gráficas visita Nova Gráfica

Page 14: Newsletter EPRG 1 2016

O curso técnico de Produção Agrária/ Vegetal visitou no dia 19 de Novembro a exploração Agropecuária Estrela Rego com o objetivo de dar continuidade ao módulo de espécies pecuárias, lecionado pelo formador André Apresentação.

Nesta visita, os formandos tiveram a oportunidade de conhecer uma explo-ração agropecuária, nomeadamente o processo de ordenha (visualização do funcionamento da ordenha rotativa), o maneio dos animais, o viteleiro, as dife-rentes espécies de bovinos existentes, as diferentes instalações agropecuárias, as áreas de terreno e as respetivas culturas para alimento do gado (azevém), o tipo de alimentos fornecidos (ração, silagem, leite em pó, etc), avaliação zootécnica do animal, e a avaliação dos critérios de bem-estar animal.

A visita foi extremamente gratificante e muito pedagógica. A exploração é de re-ferência na região e possui tecnologia de ponta. O desempenho do proprietário foi excelente, uma vez que mostrou toda a exploração, permitindo aos formandos, para além de bom convívio, uma troca de informações valiosas para a sua forma-ção.

Visita de estudo a exploração agropecuária

Page 15: Newsletter EPRG 1 2016

Mais uma vez a EPRG participou no Desfile de Pais Natais, evento integrado nas comemorações de Natal promovidas pela autarquia,

onde participaram cerca de duas mil crianças e jovens das cre-ches e escolas do concelho da Ribeira Grande.

A rua Direita da cidade encheu-se de cor, alegria e muita animação, conferindo um forte espírito

natalício ao centro histórico da cidade.

O desfile começou pelas 10.00 horas junto ao Museu Vivo do Franciscanismo e per-correu a artéria principal da cidade até ao largo da Cascata onde as crianças e jovens, trajados a rigor e acompa-

nhados pelas respetivas educadoras/ professoras, assistiram à animação proporcio-

nada pelos alunos da nossa escola.

Page 16: Newsletter EPRG 1 2016

Participação da EPRG na Aldeia de Natal 2015A Aldeia de Natal 2015 contou com a presença dos formandos da EPRG para animar a festa e deliciar miúdos e graúdos.

A segunda edição do evento ocorreu no largo Hintze Ribeiro, entre os dias 17 e 20 de dezembro, transformando o renovado jardim num verdadeiro conto de Natal, o que tornou a quadra inesquecível para aqueles que lá foram.

Para além da atmosfera natalícia garantida através do colorido da iluminação, os nossos formandos animaram famílias inteiras, que se deslocaram à Ribeira Grande para desfrutar de tal acontecimento. Um mundo mágico foi criado pelos nossos formandos com a espuma química a imitar neve, diversos momentos de animação de rua, na Casa do Pai Natal e em diversos ateliers, entre eles pinturas faciais, desenhos para colorir, modelagem de balões e contos.

Page 17: Newsletter EPRG 1 2016

A turma de Produção Agrária/ Animal (2º ano) deslocou-se à Escola Básica Integrada da Maia para dar a conhecer o processo de ver-micompostagem, o qual têm vindo a desen-volver desde o 1º ano do curso, juntamente com a formadora Sandra Cardoso.

Os formandos explicaram que a vermicom-postagem é o processo de transformar des-perdícios orgânicos em composto de alta qualidade, em pouco tempo e sem grandes exigências de espaço, tempo ou equipamento, utilizando minhocas. Acrescentaram que para isso é necessário ter uma caixa com tampa, furos no fundo para drenagem e furos nas laterais para arejamento. No fundo da caixa deve ser feita uma cama com folhas cortadas e húmidas, ou folhagem seca, e de seguida devem ser colocadas as minhocas. Em cima das minhocas deve ser colocada uma camada de comida adequada e cortada em pedaços pequenos, nunca superior 2 cm. Houve uma chamada de atenção para os alimentos bons e maus para as minhocas. Alguns dos alimentos bons são os vegetais e fruta em geral, casacas de ovo (pouco e triturado), borra e filtros de café, folhas e sacos de chá, pão, massas co-

zinhadas, cereais, papel, cartão e resíduos de jardim. Alguns resíduos prejudiciais à saúde das minhocas são carne, peixe, marisco, citri-nos, cinzas, têxteis, metal, vidro, pilhas, ex-crementos de animais, resíduos tratados com pesticida, plástico, vidro e saladas tempera-das.

A vermicompostagem é uma forma de trata-mento dos resíduos, que reduz a quantidade de resíduos orgânicos que vão para os con-tentores comuns do lixo, aumenta a fertilida-de dos solos ajudando a produzir alimentos de melhor qualidade, diminuição da aplicação de fertilizantes e adubos químicos, aumento do tempo de vida útil dos aterros sanitários, di-minuição a poluição e contaminação da água. Este é um processo rápido e sustentável que não liberta odores. Para o efeito, as minhocas e deve estar num local húmido, arejado, escu-ro, e protegido do calor e do frio.

A título de curiosidade, a minhoca consome diariamente o equivalente ao seu peso em matéria orgânica. Em boas condições, um qui-lograma de minhocas consome diariamente um quilograma de matéria orgânica.

Amostra de vermicompostagem na Escola Básica Integrada da Maia

Page 18: Newsletter EPRG 1 2016

No dia 18 de janeiro, no âmbito do programa do Parlamento dos Jovens, recebemos a senhora de-putada da Assembleia Legislativa Regional, da bancada do PS, Dra. Marta Couto, numa sessão de es-clarecimento subordinada ao tema “Portugal – Assimetrias Litoral/Interior. Que soluções?”. Houve a participação dos jovens candida-tos a deputados, bem como dos restantes formandos que tiveram interesse em participar.

Posteriormente, no dia 22 do refe-rido mês, realizaram-se as eleições para apurar a lista e respetivo pro-jeto de recomendação a levar a dis-cussão ao Parlamento dos Jovens, a qual decorrerá a 23 de Fevereiro na Assembleia Legislativa Regional no Faial. Foi eleita a lista A.

No dia 25, foi realizada a sessão escolar, sendo o projeto de reco-mendação submetido a votação, o qual foi aprovado. Os deputados eleitos para representar a Escola Profissional da Ribeira Grande no

Parlamento foram o Pedro Pláci-do e a Clívia Medeiros. Foi, ainda, proposto para a Mesa de Assem-bleia do Parlamento o formando Júlio Furtado.

Foi realizada a eleição da mesa da Assembleia Legislativa do Parla-mento dos Jovens, do Secundário, no dia 04 de Fevereiro de 2016, tendo a Escola Profissional da Ri-beira Grande participado com o candidato JúlioFurtado, do 2º ano do Curso de Animador Sociocultural, que, ape-sar de não ter sido eleito, honrou com o seu desempenho a nossa escola.

A Escola Profissional da Ribeira Grande congratula os alunos: Ma-nuel Silva, da Escola Secundária Manuel de Arriaga (Presidente), Marco Campos, da Escola Secun-dária da Lagoa (Vice-Presidente) e Frederico Lopes da Inetese de Ponta Delgada (Secretário), pela sua eleição, desejando votos de um bom trabalho.

Deputados e projeto para o Parlamento dos Jovens

Page 19: Newsletter EPRG 1 2016

O formador Alexandre Braga preparou o curso técni-co de animador sociocultural para uma peça de teatro denominada “Cenas da Vila de Rabo de Peixe”.

No passado dia 20 de janeiro, os referidos formandos apresentaram a peça no cineteatro Miramar, em Rabo de Peixe, com todo o empenho e dedicação, alegran-do pequenos e graúdos com as mais diversificadas histórias em que o público se revê.

Cenas da Vila de

Rabo de Peixe

Page 20: Newsletter EPRG 1 2016

No passado dia 1 de Fevereiro, a Escola Profissio-nal da Ribeira Grande participou na 23ª edição do Cantar às Estrelas, no concelho da Ribeira Grande.

Esta manifestação histórica singular é vivida na Ri-beira Grande já há muitos anos, tal como também é tradição desta Escola, que reúne formandos, for-madores, funcionários e diretores para cantar às es-trelas com uma melodia bem conhecida de todos, e que tanto caracteriza a EPRG. Nessa noite, os gru-pos seguem pela Rua Direita até à igreja Matriz do concelho, honrando Nossa Senhora da Estrela, com versos religiosos ou acerca dos costumes antigos, e, ainda, cantam ao presidente da Câmara. Durante o percurso param em casa de populares para lhes cantar umas quadras, em troca de presentes, que mais tarde são distribuídos pelo grupo.

O refrão da canção da Escola reflete a alegria de todos os participantes em representar o seu esta-belecimento de ensino e local de trabalho.

EPRG no “Cantar às Estrelas”

“Vimos da Escola ProfissionalDa Ribeira Grande, nossa terra MãeTodos reunidos viemos sem malCantar às estrelas convosco também”

Page 21: Newsletter EPRG 1 2016

No passado dia 12 de janeiro, formandos, colabora-dores e formadores dirigiram-se à Igreja da Vila de Rabo de Peixe para prestar homenagem à Imagem Peregrina de Fátima que consistiu em orações, cânti-cos e num ato simbólico de acender 14 velas, repre-sentando os 12 cursos, colaboradores/Direção e for-madores.

EPRG Presta Homenagem à Imagem Peregrina de Fátima

Page 22: Newsletter EPRG 1 2016

As turmas do 2º ano de Eletrónica e Telecomunicações e de Apoio Familiar e à Comunidade visitaram a Casado Parque da Lagoa das Sete Cidades nos dias 30 de novembro e 7 de de-zembro, respetivamente, tendo sido acompanhados pelo for-mador Nuno Rafael Costa.

Os objetivos desta visita de estudo foram valorizar a transpa-rência da sustentabilidade das atividades da organização “Casa do Parque”, dar a conhecer a biodiversidade e geodiversida-de incluída na Área de Paisagem Protegida das Sete Cidades, identificar algumas espécies endémicas e nativas presentes nas Sete Cidades, bem como espécies exóticas e inovadoras.

A visita foi conduzida pela técnica Sofia Estrela. Primeiro co-nheceram o funcionamento da Casa do Parque e depois des-locaram-se ao túnel das Sete Cidades, seguindo para as mar-gens da Lagoa. Até chegar ao túnel, foram mencionadas as bacias de retenção, a preocupação ecológica das margens, a flora e fauna existentes, No regresso à Casa do Parque, a tur-ma participou num Peddy-paper, no qual puderam aplicar os conhecimentos adquiridos durante a visita.

Os objetivos foram cumpridos, tendo em consideração o ele-vado número de respostas corretas no Peddypaperdesenvolvido no final da visita de estudo.

Visita à casa do ParqueNa passada segunda-feira 16 de novembro, ocorreu às 12h00 de Paris, 10h dos Açores, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos atentados em Paris a 13 de No-vembro. Na aula do formador Nuno Gaudên-cio, a turma de Apoio Psicossocial do 3º ano associou-se a esta homenagem, tendo para o efeito seguido a emissão direta, online, do canal de informação europeu EURONEWS.

Minuto de silêncio por Paris

No passado dia 20 de janeiro a Esco-la Profissional da Ribeira Grande rece-beu o galardão e a Bandeira Eco Esco-las 2014/2015.

O ato decorreu numa cerimónia que contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros e o Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer.

EPRG recebe Bandeira de Eco Escolas

Page 23: Newsletter EPRG 1 2016

MATEMÁTICA > ESTATÍSTICA

A Sabedoria das Multidões (The Wisdom of Crowds), primeiramente publicado em 2004, é um livro escrito por James Surowiecki sobre a agregação de informação em grupos, resultando em decisões que, como ele argumenta, são quase sempre

melhores do que as que poderiam ser feitas por qualquer membro do grupo.Na EPRG testámos esta teoria através de duas experiências diferentes, uma feita pela turma de Artes Gráficas e a outra levada a cabo pela turma de Produção Animal.

A Sabedoria das Multidões

Considere a pintura ao lado de Escher, conte os lagartos, inclusive os cor-

tados.

A seguir junte um grupo het-erogéneo de amigos e peça que adivinhem o número de lagar-tos presentes na pintura. Anote os palpites.

Chegará então a duas con-clusões: todos os seus amigos enganaram-se e o palpite mais correto é a média de todos os palpites individuais.

1

Resultados da Experiência:Número total de lagartos: 50Nº de inquiridos: 164Valor mais alto sugerido: 200Valor mais baixo sugerido: 15Soma dos resultados obtidos: 7894Média: 48 (aproximadamente)

Junte três amigos seus e pese-os.

A seguir junte um grupo heterogéneo de amigos e peça que adivinhem a soma correta das três pesagens. Anote os palpites.

2

Resultados da Experiência:Peso total: 200 kg (= 72 kg + 83 kg + 45 kg)Nº de inquiridos: 141Valor mais alto sugerido: 230 kgValor mais baixo sugerido: 120 kgSoma dos resultados obtidos: 27045,8 kgMédia: 191,8 kg (aproximadamente)

Artes Gráficas Produção Animal

Page 24: Newsletter EPRG 1 2016

RECORDISTA AÇORIANO DOS 50M BRUÇOS ESTUDA NA EPRG

PERFIL HUGO LARANJA• 22 ANOS• FORMANDO DO CURSO TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS• ATLETA FEDERADO COM ESTATUTO DE ALTA COMPETIÇÃO

Começou na modalidade já re-lativamente tarde quando tinha 17 anos. O Clube Naval Rabo de Peixe foi o seu primeiro emblema mas atualmente representa o Clu-be Naval de Ponta Delgada.Nada os 4 estilos, embora tenha preferência por Mariposa e Livre. As distâncias em que compete são os 50m, 100m e 200m.Treina na piscina das Laranjeiras seis vezes por semana num total de 16 horas. Para além dos treinos mais intensos, ao fim de semana,

também treina ao fim da tarde, depois das aulas.Já venceu provas de nível regio-nal e este ano participou nos na-cionais de clubes disputados em Caldas da Raínha. Recentemente bateu o recorde regional dos 50m bruços com o tempo de 31,41s.Treina com os objetivos de melho-rar todos os seus tempos e conse-guir os mínimos para os campeo-natos nacionais individuais mas o sonho máximo é representar Por-tugal nos Jogos Olímpicos.

Page 25: Newsletter EPRG 1 2016

PERFIL HUGO COSTA17 ANOSFORMANDO DO CURSO TÉC. DE ARTES GRÁFICASATLETA FEDERADO MODALIDADE DE KARATÉ

Começou com 14 anos no Clube Karaté Shotokan de Rabo de Peixe, clube em que ainda pratica a modalidade sob a orientação do Mestre Nelson Rego. Hugo Costa tem presentemente o cinturão vermelho mas no verão prevê

receber o cinturão castanho. No seu percurso como karateca, tem escolhido a modalidade

de combate (kumite), embora também goste de Kata (modali-dade em que se trabalha a forma e em que se fazem combates

imaginários).Os treinos acontecem cinco vezes por semana num total de 9 horas.

Quando se aproximam as competições o plano de treinos é reforçado com mais horas, geralmente ao domingo.

Hugo Costa sagrou-se recentemente campeão regional de menos de 76 kg na categoria de juniores. O jovem atleta já conta com a participação no campeonato na-

cional disputado em Santo Tirso onde representou o seu clube e os Açores. Hugo Costa sonha um dia integrar a Seleção Nacional e representar Portugal em campeonatos internacionais.

Paixão pelas artes marciais

Page 26: Newsletter EPRG 1 2016

Propostas de CINEMApor Nádia Furtado*

Adonis Johnson, filho de Apollo Creed, decide entrar no mundo do boxe profissional como o pai. Após

muito insistir, Adonis consegue convencer Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e, en-

quanto um luta pela glória, o outro luta pela vida.

Duas irmãs reencontram-se para limpar o quarto da casa onde passaram a infância, antes que os pais ven-dam a casa da família. Então decidem fazer uma última festa ao estilo do liceu, com os ex-colegas de escola...

Frank Martin continua a trabalhar como “correio” de mercadorias perigosas, sem fa-zer qualquer pergunta sobre o que carrega. Um dia ele recebe uma chamada de Anna,

que deseja contratá-lo. Para sua surpresa, há três mulheres na história e o pior é que elas

mantêm em cativeiro o pai de Frank...

* Nádia Furtado é formanda do 1º ano do curso Técnico de Artes Gráficas

Page 27: Newsletter EPRG 1 2016

* Ra

fela

Cab

ral é

form

anda

do

1º a

no d

o cu

rso

Técn

ico

de A

rtes

Grá

ficas

1 2

3 4 5

O TOP5 AFROde Rafaela Cabral*

Page 28: Newsletter EPRG 1 2016

* Ana

Mac

edo

é fo

rman

da d

o 1º

ano

do

curs

o Té

cnic

o de

Art

es G

ráfic

as

O TOP5 ROMÂNTICOde Ana Macedo*

Page 29: Newsletter EPRG 1 2016

TOP STARA escolha de Tatiana Cabral*

Robyn Rihanna Fenty mais conhecida como Rihanna

nasceu em Saint Michael na Ilha Barbados a 20 de feve-reiro de 1988. É conhecida como atriz, modelo e com-

positora, mas principalmen-te como cantora. Foi des-

coberta pelo produtor Evan Rogers e o rapper Jay-Z aos

17 anos e desde daí tem sido um sucesso mundial até

os dias atuais.

* Tatiana Cabral é formanda do 1º ano do curso Técnico de Artes Gráficas

Page 30: Newsletter EPRG 1 2016

O TOP5 MANGA HORRORde Martim Resendes*

* Martim Resendes é formando do 1º ano do curso Técnico de Artes Gráficas

Page 31: Newsletter EPRG 1 2016

PROPOSTA GAMERpor Duarte Raposo*

* Duarte Raposo é formando do 1º ano do curso Técnico de Artes Gráficas

FICHA DO JOGOData de Lançamento

06/11/2015 – PC, PS4, Xbox, PS3, Xbox 360

Classificação EtáriaPara maiores de 18 anos

ProdutoraTreyarch

Modos de jogoOnline (Campanha, Multiplayer, Zombies)Offline (Campanha, Multiplayer, Zombies)

Número de jogadores1-16

Pontuação GlobalPC – 78/100

PS4 – 81/100Xbox One – 83/100