newsletter 1º período - aebf.ptaebf.pt/images/16-17/newsletter_ebp_1p_2016.pdf · sinal @(arroba)...

34
Sinal @(arroba) NEWSLETTER 1º período 2016/2017 Semana das Línguas Amor é fogo que arde sem se ver… Luís de Camões Tenho em mim todos os sonhos do mundo Fernando Pessoa Eu quero amar perdidamente… Florbela Espanca Há mar e mar há ir e voltar. Alexandre O`Neil Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Fernando Pessoa Asterisco que usas no teu telemóvel quer dizer estrela pequena. O sufixo isco como em chuvisco indica pequenez. O Sabias que… XPTO que usamos para dizer de algo especial é afinal a abreviatura de CRISTO Em Portugal há um dialeto chamado Mirandês? o é a abreviatura de Ad?? Palavra latina que quer dizer em casa de ou junto a …

Upload: lynhu

Post on 21-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sinal @(arroba)

NEWSLETTER 1º período 2016/2017

Semana das LínguasAmor é fogo que arde sem se ver…

Luís de Camões

Tenho em mim todos os sonhos do mundo…Fernando Pessoa

Eu quero amar perdidamente…Florbela Espanca

Há mar e mar há ir e voltar.Alexandre O`Neil

Primeiro estranha-se, depois entranha-se.Fernando Pessoa

Asterisco que usas no teu telemóvel quer dizer estrela pequena. O sufixo isco como em chuvisco indica pequenez.

O

Sabias que…

XPTO que usamos para dizer de algo especial

é afinal a abreviatura de CRISTO

Em Portugal há um dialeto chamado Mirandês?

o é a abreviatura de Ad??Palavra latina que quer dizer em casa de ou junto a …

Semana das Línguas

POR TODA A PARTE uma certa história da Língua Portuguesa

Para além dos empréstimos lexicais que recebeu de línguas de todos os continentes, para além de língua de colonização, o Português tem também a história das palavras que propagou pelos territórios mais distantes.

Semana das Línguas

Semana das LínguasEnglish words we use

Pen

Stop

Play

Skate

Spray

Ketchup

Ok

Snowboard

Fairplay

Internet

Surf

T-Shirt

Messenger

Best

Facebook

Site

Download

Light

LinkLove

Big brother

BasketballBest friend

Fashion

Top model

Make-up

Login

Password

BabysitterE-mail

HelpdeskWindows

TabletUser

Colaboração da professora Elisabete Ferreira

O 6º I a Caminho do Museu do Retrato

Érica Martins

Fábio Carvalho

Filipe Lourenço

Raquel Torres

Rodrigo Tereso

Alberto Traça

Bruna Elias

Daniel Conceição

Diogo Matos

Edgar Campos

Mara Veiga

Semana da MúsicaRealizou-se em Outubro a Semana da Música na escola básica da Pontinha. Até na aula de EV tivemos oportunidade de tentar tirar alguns sons de um violino!A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer o seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

5 DE OUTUBRO DE 1910IMPLANTAÇÃO DA REPUBLICA

Sou o busto da Republica Portuguesa.Fui criado para representar o novo regime instaurado a 5 de Outubro.Foi marcado um concurso no qual participaram 9 escultores com bustos evocativos da Republica.O meu autor foi o escultor Simões de Almeida.O modelo foi uma desconhecida jovem costureira de 16 anos, natural de Lisboa, que trabalhava numa camisaria na rua Augusta.

5 DE OUTUBRO DE 1910

Escudo PortuguêsRepresentava, a força e protecção, qualidades que se queriam imprimir, ainda que apenas figurativamente.

5 DE OUTUBRO DE 1910

“Be a Buddy not a Bully”

O Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire da Pontinha está a desenvolver o projeto de prevenção e combate ao Bullying no âmbito do programa Erasmus + que decorrerá durante três anos letivos.Ocorreu na 1ªsemana de Novembro o 3º Encontro Transnacional , em Itália.

Hallowen invade a escola

Acredita-se que muitas das tradições do Halloween tiveram origem no antigo festival celta da colheita, o Samhain. Esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva. O Samhaine outras festas também podem ter tido raízes pagãs. Entre as atividades de Halloween mais comuns, contam-se festas de fantasia, "doce ou travessura", decoração da casa, construir lanternas de abóbora, acender fogueiras, participar em atrações"assombradas", contar histórias assustadoras e assistir a filmes de terror.

Hallowen invade a escola

Hallowen invade a escola

Exposição dos trabalhos invade também o exterior da escola, acompanhados pelo seu professor Rui Martins e professora Sofia Miranda.

Visita de estudo ao Museu Gulbenkian

“Descobrir a matemática na arte”Partida para a Exposição do 6ºG e 6ºH

Alunos do 6ºH Alunos do 6ºG

Sair da escola em grupo/turma é sempre uma alegria! Mas temos que ser organizados e estar atentos aos professores e guias na exposição, para desfrutarmos desta oportunidade.

Visita de estudo ao Museu Gulbenkian

PALAVRAS – CHAVE:

GEOMETRIA, ESCALA,SIMETRIA,ÁREA, VOLUME,DIMENSÃO, PLANO, ESPAÇO.

Será que a matemática e a arte estão assim tão afastadas?

Ao longo da História sempre houve cruzamentos entre ciência e arte, como é o caso da aplicação da matemática no trabalho plástico de alguns artistas.

E, no entanto, na maior parte das vezes a presença da matemática na arte não é descortinável apenas com um simples olhar.

Requer uma observação atenta, refletida, para lá do que é mais visível.

Descobrir a matemática na arte

Palestra com o Dr. Virgílio Gomes

Virgílio Nogueiro Gomes nasceu em Bragança a 30 de Junho de 1949. Formou-se em Gestão Hoteleira pelo InstitutInternationalde Glion, na Suiça, fez carreira em gestão hoteleira com incidência em alimentos e bebidas. É investigador em História da Alimentação, e professor de Gastronomia e Cultura e da História da Alimentação.

Palácio da Ajuda

É aqui no Palácio da Ajuda que o Dr. Virgílio Gomes realiza uma visita guiada pelas diferentes salas , os costumes alimentares desde a família real ao povo.Esta palestra realizou-se a convite da professora Dulce Franco, no âmbito do Projeto da Alimentação saudável

Palestra com o Dr. Virgílio Gomes

A Coroa dos reis de Portugal executada em açúcar pelo CFPSA na Pontinha.

O entusiasmo da assistência no Auditório da escola básica da Pontinha.

Ao contrário do que se imagina, a partir de meados do século XVII, a família real não comia abastadamente. As suas refeições consistiam num caldo ou prato de sopa, num prato de peixe, num prato de carne ou aves e numa sobremesa acompanhado de fruta.Destaque-se um facto peculiar da expressão “pôr a mesa”; “no quotidiano a família real não comia numa sala específica mandava simplesmente pôr mesas na sala onde estavam.”

Palestra com o Dr. Virgílio Gomes

“TRANSMONTANICES” Causas de Comer de Virgílio Gomes, reputado gastrónomo português. Com prefácio de Inês Pedrosa e desenhos de Graça. Morais.

“Maçã Cubista” da Escola Básica da Pontinha

Troca de lembranças entre o Gastrónomo e a Escola Básica da Pontinha.

Geografia7ºC 7ºD 7ºE 7ºF 7ºG 7ºH

Perfil TopográficoPerfil Topográfico

Paisagens de Portugal

Ciências NaturaisÁreas Protegidas da Natureza em Portugal

Trabalhos realizados no âmbito da disciplina

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Desde o Parque Nacional da Peneda –Gerês, subindo à Serra da Estrela, dando um saltinho ao Arquipélago das Berlengas , chegando à Ria Formosa e à Lagoa das Sete Cidades, foram concebidas e construídas maquetes, quer sob a forma de trabalho individual, quer em grupo.Apresentam-se assim as Áreas Protegidas em Portugal e com elas pretende-se sensibilizar os alunos para a proteção da flora e fauna do nosso País.

Ciências NaturaisSerra da Estrela

Trabalhos realizados pelas turmas do 5ºA, 5ºB e 5º C

Ciências Naturais

Dinamizadora da Ação,professora Dulce Franco .

Vale do Guadiana

Estuário do Sado

Ciências Naturais

Parque Natural de Sintra- Cascais

Os trabalhos foram muitos e bem coloridos.Podia-se apreciar a investigação e entusiasmo havido.

Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento

As turma E, G e H do quinto ano realizou, no dia 24 de Novembro (Dia Nacional da Cultura Científica) de 2016, uma visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento, enquadrada no plano anual de atividades da disciplina de Ciências Naturais.

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento

Objetivos da visita:· Proporcionar situações de aprendizagem, colocando em prática os elementos formativos abordados em sala de aula; · Proporcionar situações de aprendizagem, colocando em prática os elementos formativos abordados em sala de aula;

Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento

· Despertar o interesse dos alunos para a importância da Ciência;· Incentivar e desenvolver o gosto pelo conhecimento;

Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento

· Propiciar momentos de convívio e formação que irão ficar indelevelmente marcados no espírito de cada aluno;

Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento

· Envolver os alunos numa dinâmica intelectual que não se confina ao espaço da escola.

Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento

Os alunos gostaram de participar na visita, entendendo-a como muito útil e um precioso recurso complementar das aprendizagens adquiridas.Dinamizador da visita de estudo, professor Marco José Franco.

1ª concentração de Basquetebol de Infantis em Loures

1ª concentração de Basquetebol de Infantis em Loures

Decorreu no dia 26 de Novembro, na Escola Básica do Catujal – Loures, a 1ª concentração de Basquetebol do núcleo de Infantis deste agrupamento. Foi uma manhã de sábado bem passada, de convívio entre os alunos das várias escolas e em que os pais / encarregados de educação que acompanharam os seus educandos, puderam observar o trabalho desenvolvido até ao momento, todas as 3ª e 5ª feiras de tarde. Neste momento os resultados não são o mais importante, mas regressamos à Pontinha com 2 derrotas e 2 vitórias.A próxima concentração será no final de janeiro de 2017. Até lá…