new documento do microsoft office word

21
Você já deve ter ouvido falar que o dimensionamento elétrico de uma instalação elétrica depende de vários pré requisitos para o atendimento de normas que focam o bem estar dos indivíduos e o bom funcionamento da instalação, certo? Se já ouviu este assunto, com certeza deve estar se perguntando como deve ser projetada uma instalação elétrica de maneira que seja atendida todos estes pré requisitos Bom, neste artigo iniciaremos esta discussão. No dimensionamento da instalação elétrica em uma residência deve seguir uma série de pré-requisitos e cálculos que são definidas por normas como, por exemplo, a NBR 5410 , NBR 5444 e NBR 5419. Para darmos início ao dimensionamento elétrico de uma residência deveremos relembrar alguns conceitos básicos como, por exemplo, cálculos simples e muito importantes, de área e perímetro, estes são fundamentais para darmos início ao nosso desenvolvimento das atividades abordadas neste artigo. A NBR5410 Instalação elétrica em Baixa Tensão A partir desta norma podemos estruturar todos nossos conceitos referente a instalação elétrica de baixa tensão, desde o simples cálculo de área visando o dimensionamento de potência de iluminação e o cálculo de perímetro para quantificarmos a potência estabelecida para as famosas TUG’s de nossa instalação elétrica até conceitos de dispositivos de proteção e aterramento. Click aqui para acessar o conteúdo da NBR 5410. Área e Perímetro Para darmos início ao dimensionamento elétrico de uma residência deveremos relembrar alguns conceitos básicos como, por exemplo, cálculos simples e muito importantes, são eles: Área Perímetro Cálculo de Área Podemos considerar a área como sendo a determinação da superfície de um elemento trigonométrico. Para que possamos entender o dimensionamento elétrico de uma residência devemos conhecer no mínimo o cálculo de três figuras geométricas, a saber: Área do quadrado

Upload: sanito-bento

Post on 14-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: New Documento Do Microsoft Office Word

Você já deve ter ouvido falar que o dimensionamento elétrico de uma instalação elétrica depende de vários pré requisitos para o atendimento de normas que focam o bem estar dos indivíduos e o bom funcionamento da instalação, certo?Se já ouviu este assunto, com certeza deve estar se perguntando como deve ser projetada uma instalação elétrica de maneira que seja atendida todos estes pré requisitos Bom, neste artigo iniciaremos esta discussão.No dimensionamento da instalação elétrica em uma residência deve seguir uma série de pré-requisitos e cálculos que são definidas por normas como, por exemplo, a NBR 5410, NBR 5444 e NBR 5419. Para darmos início ao dimensionamento elétrico de uma residência deveremos relembrar alguns conceitos básicos como, por exemplo, cálculos simples e muito importantes, de área e perímetro, estes são fundamentais para darmos início ao nosso desenvolvimento das atividades abordadas neste artigo.

A NBR5410   – Instalação elétrica em Baixa TensãoA partir desta norma podemos estruturar todos nossos conceitos referente a instalação elétrica de baixa tensão, desde o simples cálculo de área visando o dimensionamento de potência de iluminação e o cálculo de perímetro para quantificarmos a potência estabelecida para as famosas TUG’s de nossa instalação elétrica até conceitos de dispositivos de proteção e aterramento. Click aqui para acessar o conteúdo da NBR 5410.

 Área e PerímetroPara darmos início ao dimensionamento elétrico de uma residência deveremos relembrar alguns conceitos básicos como, por exemplo, cálculos simples e muito importantes, são eles:

Área

Perímetro

Cálculo de ÁreaPodemos considerar a área como sendo a determinação da superfície de um elemento trigonométrico. Para que possamos entender o dimensionamento elétrico de uma residência devemos conhecer no mínimo o cálculo de três figuras geométricas, a saber:

Área do quadrado

Área do retângulo

Área do triângulo

Área do quadrado e retânguloSabemos que o quadrado ou o retângulo são representados por uma figura plana com quatro lados onde estes formam ângulos retps entre sí. Assim, teremos o seguinte cálculo a ser considerado:Exemplos[one_half]Exemplo de Calculo de Área do quadrado

Page 2: New Documento Do Microsoft Office Word

[/one_half][one_half_last]Exemplo de calculo de área do retângulo

 

[/one_half_last] 

Perímetro do quadrado e do retânguloConsidera-se como perímetro a dimensão obtida através da somatória dos lados de um símbolo trigonométrico. Sendo assim, podemos considerar o exemplos abaixo.

Exemplos[one_half]Exemplo de cálculo de perímetro do quadrado

Page 3: New Documento Do Microsoft Office Word

 [/one_half][one_half_last]Exemplo de cálculo de perímetro do retângulo

[/one_half_last]

PLANTA BAIXANão perca nosso próximo artigo: Dimensionamento de área e perímetro de planta baixa residencial. Nele consideraremos como exemplo a planta a seguir:Esta planta foi obtida no site: Monte sua Casa

Page 4: New Documento Do Microsoft Office Word

Neste artigo iremos iniciar o conceito de dimensionamento de iluminação e Tomadas de uso geral, as famosas TUG’s para instalação elétrica residencial. Antes de iniciarmos se faz necessário conhecimento nos conceitos de cálculo de área e perímetro, você pode relembrar clicando AQUI. Como sabemos a NBR5410 define as características mínimas para um dimensionamento tecnicamente funcional e seguro, basearemos nosso dimensionamento de instalação elétrica residencial nesta norma.Antes de iniciarmos tenha em mãos sua calculadora, lápis e borracha para praticar os conceitos abordados neste artigo.

Porque calcular área e perímetro?O primeiro passo para o dimensionamento de uma instalação elétrica residencial é determinar as cargas elétricas que existirá na instalação a ser dimensionada. A previsão da potência de iluminação e tomadas de uso geral será determinada através do cálculo da área e perímetro respectivamente e é com base nestes cálculos que teremos o levantamento de potência para a determinação de demanda total instalada.

Exemplo de Planta BaixaPara nosso projeto utilizaremos como exemplo a planta baixa de uma residência de quatro cômodos + banheiro. Veja a ilustração abaixo.

Page 5: New Documento Do Microsoft Office Word

Dimensionamento da Iluminação elétrica residencial

Page 6: New Documento Do Microsoft Office Word

Por definição a NBR 5410:2004 determina que a potência de iluminação em cada cômodo irá levar em consideração a área do cômodo como fator principal para este dimensionamento.Logo abaixo você poderá ler exatamente como a NBR5410 se posiciona em relação a este dimensionamento:Na NBR 5410 sobre Iluminação:

9.5.2.1.1Em cada cômodo ou dependência deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor.  

9.5.1.2

b) em cômodo ou dependências com área superior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.

 

Dimensionamento de Tomadas de Uso Geral

No dimensionamento de tomadas de uso geral em uma instalação elétrica residencial é utilizado as dimensões de perímetros do cômodo para a composição de quantidades mínimas de tomadas. O fato é que para este dimensionamento, cada tipo de ambiente é tratado de maneira distinta de maneira a adequar a residência de acordo com sua necessidade, por exemplo, as áreas molhadas (cozinha, área de serviço, etc) necessitam de pontos de tomadas com maior potência.Na NBR 5410 sobre tomadas:[show_hide title=”Clique Aqui”]

9.5.2.2 Pontos de tomada

9.5.2.2.1 Número de pontos de tomada

O número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos

equipamentos elétricos que podem ser aí utilizados, observando-se no mínimo os seguintes

Page 7: New Documento Do Microsoft Office Word

critérios:

a) em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório,

atendidas as restrições de 9.1;

b) em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço,

lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para

cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas

no mínimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos;

c) em varandas, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada;

NOTA Admite-se que o ponto de tomada não seja instalado na própria varanda, mas próximo ao

seu acesso, quando a varanda, por razões construtivas, não comportar o ponto de tomada,

quando sua área for inferior a 2 m2 ou, ainda, quando sua profundidade for inferior a

0,80 m.

d) em salas e dormitórios devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m,

ou fração, de perímetro, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto

possível;

NOTA Particularmente no caso de salas de estar, deve-se atentar para a possibilidade de

que um ponto de tomada venha a ser usado para alimentação de mais de um equipamento, sendo

recomendável equipá-lo, portanto, com a quantidade de tomadas julgada adequada.

e) em cada um dos demais cômodos e dependências de habitação devem ser previstos pelo

menos:

Page 8: New Documento Do Microsoft Office Word

- um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for igual ou inferior a 2,25 m2.

Admite-se que esse ponto seja posicionado externamente ao cômodo ou dependência, a até

0,80 m no máximo de sua porta de acesso;

- um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for superior a 2,25 m2 e igual

ou inferior a 6 m2 ;

- um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração, de perímetro, se a área do cômodo ou

dependência for superior a 6 m2, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente

quanto possível.

9.5.2.2.2 Potências atribuíveis aos pontos de tomada

A potência a ser atribuída a cada ponto de tomada é função dos equipamentos que ele poderá

vir a alimentar e não deve ser inferior aos seguintes valores mínimos:

a) em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais

análogos, no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até três pontos, e 100 VA por ponto para

os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente. Quando o total de

tomadas no conjunto desses ambientes for superior a seis pontos, admite-se que o critério

de atribuição de potências seja de no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até dois pontos,

e 100 VA por ponto para os excedentes, sempre considerando cada um dos ambientes

separadamente;

b) nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 100 VA por ponto de tomada.

[/show_hide]

Page 9: New Documento Do Microsoft Office Word

Dimensionamento de área e perímetroConforme vimos no post anterior (acesse aqui) veja abaixo o levantamento de área e perímetro para o projeto de instalação elétrica residencial

DIMENSIONAMENTO DE POTÊNCIA DE ILUMINAÇÃO E TOMADASAcesse nosso terceiro artigo da série “Dimensionamento de Instalações Elétricas Residenciais” e entenda ainda mais como deve ser conduzido o projeto elétrico de uma residência,Voltamos a nossa série de artigos de dimensionamento de instalações elétrica residencial e neste nosso terceiro artigo vamos realizar o dimensionamento da demanda instalada de acordo com a Norma NBR 5410. Para isto utilizaremos os conceitos abordados nos dois primeiros artigos que publicamos anteriormente, você ainda se lembra deles? O primeiro foi a apresentação do  projeto com a planta baixa e respectivas dimensões (Acesse aqui o artigo), Já no segundo artigo falamos sobre a Norma NBR5410 e a visão desta em relação a determinação de área e perímetro, inclusive realizamos os cálculos de área e perímetro para os cômodos cujo quais iremos estimar a potência de tomadas e iluminação. Se você ainda não leu este artigo aconselho que o faça, tratamos sobre a determinação potência de iluminação e tomadas, se você ainda não leu este artigo recomento que o faça antes de iniciarmos (Acesse aqui).Dentro do assunto de dimensionamento de instalações elétrica, o dimensionamento da demanda é algo muito, mais muito importante mesmo, pois a partir deste é que solicitaremos o ponto de entrega da energia elétrica pela concessionária de energia, vamos então entender do princípio…1

DETERMINAÇÃO DE POTÊNCIA DE ILUMINAÇÃO E TOMADAS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICA RESIDENCIALEu gostaria de começar este ponto observando que o dimensionamento da iluminação deve ser seguido de acordo com o que veremos aqui, no entanto, a própria  NBR5410 adverte que os valores indicados são para efeito de dimensionamento dos circuitos, não havendo qualquer vínculo, portanto, com potência nominal de lâmpadas. Falo isso porque muitos acabam questionando os valores encontrados, as vezes parece não refletir a realidade.

Page 10: New Documento Do Microsoft Office Word

ILUMINAÇÃOVamos então começar com os detalhes da Norma em relação ao dimensionamento de iluminação, temos Na NBR 5410 os seguintes dizeres:9.5.2.1.1Em cada cômodo ou dependência deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor.9.5.1.2b) em cômodo ou dependências com área superior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.TOMADAS DE USO GERAL (TUG’S)Antes de iniciarmos devemos ter em mente que o dimensionamento de tomadas que aplicaremos a partir da técnica abaixo descrita, aplica-se para Tomadas de Uso Geral, também chamadas de TUG’s. Estas tomadas são na verdade as tomadas que utilizaremos de forma aleatória em nossa instalação, ou seja, as tomadas que não possuem um equipamento específico a ser instalado naquele ponto.Para tomadas de uso geral (TUG’s) devemos resgatar alguns conceitos de diferentes área que iremos abordar em nosso dimensionamento9.5.2.2 Pontos de tomada9.5.2.2.1 Número de pontos de tomada O número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos que podem ser aí utilizados, observando-se no mínimo os seguintes critérios:[tabgroup][tab title=”Banheiro”]a. Em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório, atendidas as restrições de 9.1;[/tab][tab title=”Cozinha”]b. Em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos;[/tab][tab title=”Varandas”] c. Em varandas, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada;Admite-se que o ponto de tomada não seja instalado na própria varanda, mas próximo ao seu acesso, quando a varanda, por razões construtivas, não comportar o ponto de tomada, quando sua área for inferior a 2 m2 ou, ainda, quando sua profundidade for inferior a 0,80 m.

[/tab][tab title=”Salas|Dormitório”]

Page 11: New Documento Do Microsoft Office Word

d. Em salas e dormitórios devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração, de perímetro, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível;Particularmente no caso de salas de estar, deve-se atentar para a possibilidade de que um ponto de tomada venha a ser usado para alimentação de mais de um equipamento, sendo recomendável equipá-lo, portanto, com a quantidade de tomadas julgada adequada.

[/tab][tab title=”Demais Cômodos”] e. Em cada um dos demais cômodos e dependências de habitação devem ser previstos pelo menos:

– um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for igual ou inferior a 2,25 m². Admite-se que esse ponto seja posicionado externamente ao cômodo ou dependência, a até 0,80 m no máximo de sua porta de acesso;– um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for superior a 2,25 m² e igual ou inferior a 6 m² ;– um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração, de perímetro, se a área do cômodo ou dependência for superior a 6 m², devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível.[/tab][/tabgroup]Tendo em vista que nosso projeto de dimensionamento tem com base uma planta baixa de quatro cômodos + banheiro + Varanda e as dimensões já calculadas no Artigo 2, iniciaremos com o dimensionamento dos cômodos baseado na tabela a seguir:

Antes de continuar certifique-se de ja ter lido os outros dois artigos que compões esta série, selecione abaixo o artigo que deseja:

[one_half]Parte 1 – Planta Baixa" id="cactus-btn-2233" target="_parent" class="btn btn-default font-1">Parte 1

– Planta Baixa[/one_half]

[one_half_last]Parte 2 – Área e Perímetro" id="cactus-btn-461" target="_parent" class="btn btn-default font-

1">Parte 2 – Área e Perímetro[/one_half_last]

1.1

DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAÇÃO E TOMADAS DA SALA

Page 12: New Documento Do Microsoft Office Word

Potência de IluminaçãoTeremos 100VA de potência de iluminação na Sala

Como a própria Norma menciona, utilizaremos como fator determinante no dimensionamento de iluminação a área da Sala que é representada por 8,64m², sendo assim os primeiros 6m² determina 100VA de iluminação e os 2,86m² restantes por não completar 4m² não se faz necessário contabilizarmos o acréscimo de 60VA.Vale lembrar que estamos considerando as recomendações de dimensionamento onde a norma defini o valor mínimo de potência a ser dimensionada, nada impede de você acrescer, por exemplo, mais 60VA em relação a parcial de 2,86m² restantes da área da sala.

Pontos de Tomada de Uso Geral – TUGPara o perímetro da sala com dimensão de 11,8m e conhecendo que este ambiente possuirá como base de cálculos a divisão dos pontos de tomadas em uma extensão de  5 metros no perímetro deste ambiente, calculando teríamos o seguinte:

[one_half]   [/one_half] [one_half_last] O resultado 2,36 representa para nós a instalação de três pontos uma vez que a norma indica que será considerado um ponto a cada cinco metros (2) mais fração (0,36). No entanto a Norma NBR5410 deixa claro que no caso em particular deste cômodo (sala) deve-se considerar o mínimo calculado ou a quantidade de equipamentos que será utilizado/instalado neste cômodo, sendo assim, consideraremos na sala de nosso projeto um ponto de tomada para cada parede, ou seja, quatro pontos no total. [/one_half_last]

1.2

Page 13: New Documento Do Microsoft Office Word

DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAÇÃO E TOMADAS DA COZINHAPotência de Iluminação

Na Cozinha, 100VA de potência de iluminaçãoComo podemos observar a cozinha possui uma área de 8,12m² e a previsão de potência de iluminação deverá ficar próximo ou idêntica do que consideramos para a sala, sendo assim temos: Para os primeiros 6m² da cozinha consideraremos 100VA e os 2,12m², por não completar os 4m² adicionais, permite que não seja adicionado mais 60VA na potência prevista a este ambiente.

Potência das Tomadas de Uso Geral – TUG[one_half]Considerando que a norma define para a cozinha a necessidade de dimensionarmos uma tomada a cada 3,5 metros e que em nosso projeto temos um um perímetro de 11,40m, possuiremos como resultado uma quantidade de 4 tomadas de uso geral localizadas na cozinha já que o cálculo resulta em um valor igual a 3,25m. A norma NBR5410 define para este ambiente uma quantidade de 4 tomadas sendo  3 tomadas definidas no cálculo (3,)  + 1 tomada em função da fração de 0,25. Observe que a norma define a quantidade mínima, nada impede de ser adicionados pontos adicionais.[/one_half][one_half_last]

[/one_half_last]É importante que tenha sempre em mente a NBR5410 e no caso da cozinha temos que considerar as três primeiras tomadas sendo de 600VA e as demais de 100VA, portanto teremos 3 tomadas de 600VA e um de 100 VA prevista para este cômodo.

Tomadas de Uso Específico – TUEPara este ambiente consideraremos que será utilizado um ponto de torneira elétrica, com base em pesquisa que realizamos, uma torneira elétrica pode ser considerada com uma potência média de 3250W (segundo aEletrobras neste link). Poderíamos considerar outros consumidores como por exemplo um forno elétrico ou mesmo um forno microondas de potência superior a 1200VA mas para TUE’s deste cômodo teremos em nosso projeto somente esta torneira.

Page 14: New Documento Do Microsoft Office Word

1.3

DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAÇÃO E TOMADAS DO QUARTO 1Potência de Iluminação

No Quarto 1, 100VA de potência de iluminaçãoBaseado nas condições estabelecidas para o dimensionamento da sala iremos agora determinar a potência de iluminação e tomadas do quarto n° 1. Para isto podemos observar que a norma NBR5410 define para a potência de iluminação um valor definido para este ambiente como sendo de 100VA uma vez que a área do quarto n°1 é de 9,05m² e consideramos 100VA para os primeiros 6m² e os demais 3,05m² não definem a quantidade mínima para o acréscimo de potência de iluminação adicional.

Potência de Tomadas de Uso Geral – TUGÉ compreensível através da NBR5410 que o dimensionamento das tomadas do quarto seguem o mesmo padrão das tomadas da sala e para tanto podemos definir que, no mínimo, a cada cinco metros de perímetro teremos um ponto de tomada. Neste cômodo possuímos um perímetro de 12,1m.

[one_half] [/one_half][one_half_last]Podemos observar que o resultado de nosso cálculo foi de 2,42 que resulta em dois pontos de tomadas definidos pelo cálculo (2,) e outro ponto de tomada definido pela parcial representada pelo valor 0,42, sendo assim teríamos três pontos de tomadas, no entanto, a norma NBR5410 deixa bem

Page 15: New Documento Do Microsoft Office Word

claro que este cálculo define um número mínimo, consideraremos então um ponto por parede, logo, este cômodo contará com 4 pontos de tomadas de uso geral.[/one_half_last]

1.4

DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAÇÃO E TOMADAS DO QUARTO 2Potência de Iluminação

No quarto 2, 100VA de potência de iluminaçãoNeste cômodo você poderá perceber que todo os fatores adotados para o seu dimensionamento será idêntico ao que tivemos para o Quarto 1, como podemos observar as dimensões destes cômodos são bastante semelhantes. Observe que a área deste ambiente é de 6,70m² e a potência de iluminação também será de 100VA definida pela NBR5410, onde para os primeiros seis metros quadrados teremos esta potência.

Potência de Tomadas de Uso Geral – TUGA lógica adotada para o dimensionamento da quantidade de pontos de tomadas de uso geral neste ambiente será idêntico ao quarto 1 e por isto temos o seguinte:[one_half]Conhecemos o perímetro do quarto 2 correto? É de 10,40m e através do cálculo podemos deduzir que possuiremos um resultado de 2,08 e este valor refletiria em dois pontos de tomadas que se torna, talvez, algo inviável uma vez que em qualquer quarto a ideia é ter um televisor, um abajur e dependendo de quem vai usufruir deste cômodo pode existir a necessidade de um videogame, dvd entre outros. Sendo assim adotaremos para este quarto também um ponto de TUG (Tomada de Uso Geral) para cada parede, logo, quatro pontos.[/one_half][one_half_last]

Page 16: New Documento Do Microsoft Office Word

[/one_half_last]

1.5

DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAÇÃO E TOMADAS DO BANHEIROPotência de Iluminação

No banheiro, 100VA de potência de iluminaçãoConsiderando que nosso banheiro possui uma área de 2,34m² teremos que prever uma potência mínima de 100VA como segue na norma NBR5410. Lembre-se que em muito dos casos temos a iluminação do armário do lavatório além da iluminação de teto normal.

Potência das Tomadas de Uso Geral – TUGÉ de conhecimento que no banheiro, tomadas de uso geral temos normalmente um único ponto, no entanto, lembre-se que este ponto de tomada é comumente utilizado para aparelhos de potência elevadas, correto? Vou provar para você! Onde é que é utilizado a prancha de alisar cabelo (famosa Chapinha) ou mesmo o secador de cabelo? É, estes equipamentos que prometem transformar a “mulherada” são consumidores agressivos da energia elétrica.Neste caso então, consideraremos um único ponto de tomada de uso geral, porém, neste nosso projeto em execução irei propor uma potência de 1200VA para esta TUG já que a potência máxima para TUG estipulada na NBR4510 é deste valor.

Potência de Tomadas de Uso Específico – TUE

Page 17: New Documento Do Microsoft Office Word

Sabendo da atual tendência de possuir em casa um chuveiro de maior potência, vamos considerar que neste ambiente será instalado um chuveiro de uma potência de 6800W.

1.6

DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAÇÃO E TOMADAS DA VARANDAPotência de Iluminação

Na Varanda, 100VA de potência de iluminaçãoPara este ambiente levamos em consideração sua área de 9m² e por isso a potência de iluminação será novalor de 100VA como prevê a norma NBR5410, lembre-se que em ambientes como este pode ocorrer de possuirmos iluminações diferenciadas como por exemplo lâmpadas Halógenas em refletores ou algo parecido, neste caso deve-se considerar a potência destes equipamentos.

Tomadas de Uso Geral – TUGComo a NBR5410 sugere, neste cômodo deve ser previsto pelo menos um ponto de Tomada de Uso Geral considerando este com 100VA, consideraremos.

1.6

Page 18: New Documento Do Microsoft Office Word

DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAÇÃO E TOMADAS DO HALLIluminação e Tomadas de Uso Geral (TUG)

No Hall, 100VA de potência de  IluminaçãoPrimeiramente observamos que o hall é, na verdade, a parte da casa que interliga os cômodos, ou seja, o ponto responsável pelo acesso de vários ambientes.Como este local possui somente 1,08m² consideraremos uma potência mínima de 100VA como solicita a NBR5410. Também consideraremos aqui um único ponto de Tomadas de Uso Geral .

VISÃO GERAL DO DIMENSIONAMENTOAgora que já temos a potência de todos os cômodos podemos agrupar todos em uma tabela separando cada potência por ambiente e tipo de potência a ser considerada. Veja a tabela abaixo com todos os dados levantados anteriormente.

Page 19: New Documento Do Microsoft Office Word

 A partir de agora podemos mobilizar o cálculo de demanda de nosso instalação já que será necessário exatamente estes valores acima mencionados, no próximo artigo desta série faremos este cálculo, não percam os próximos artigos, para manter-se informados de nossas publicações e ser o primeiro a receber nossos artigos assinem nosso Feed. Até a próxima, mas enquanto isso confira nossos outros dois artigos anteriores que completam esta série, clique abaixo:

[one_half]Parte 1 – Planta Baixa" id="cactus-btn-6030" target="_parent" class="btn btn-default font-1">Parte 1

– Planta Baixa[/one_half]

[one_half_last]Parte 2 – Área e Perímetro" id="cactus-btn-8716" target="_parent" class="btn btn-default font-

1">Parte 2 – Área e Perímetro[/one_half_last]