nesta primeira semana de...

8

Upload: duongtram

Post on 24-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Acendemos, Senhor, esta luz,como aquele que acende sua lâmpadapara sair, de noite,ao encontro do amigo que se aproxima.Nesta primeira semana de Adventoqueremos levantar-nospara Te esperarmos preparados,para Te receber com alegria.Muitas sombras nos envolvem,muitas carícias nos adormecem.Queremos estar despertos e vigilantes,porque Tu nos trazes a luz mais clara,a paz mais profunda,a alegria mais verdadeira.Vem, Senhor Jesus, vem, Senhor Jesus! Amém.

Momento Comunitário Especial da Semana

Dia 03 de Dezembro, 4ª feira da primeira Semana do Advento

19h30 – Meditação sobre a Espiritualidade do Advento com Samantha Guedes

Local: Salão Paroquial Santíssima Trindade – Leonardo Gutierrez, 125

1ª Semana do Advento (30/11 a 06/12)

“Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento.” (MC 13, 33)

O ritmo da vida atual, cada vez mais agitado, as engrenagens de um sistema que pretende planejar todos os momentos do ser humano, mesmo o que há de mais privado, reduzem cada vez mais os limites do imprevisto. Tudo deve ser passado pelo computador, classificado, neutralizado, assegurado. Mas, para o cristão, Cristo continua a ser um acontecimento revolucionário: quando irrompe numa vida, impõe uma mudança radical que quebra e transforma a rotina cotidiana. Cristo não é programado; deve ser esperado; deixaremos em nossa vida um espaço para sua presença. A vigilância cristã permite ler em profundidade os fatos para neles descobrir a “vinda” do Senhor. Exige coração suficientemente missionário para ver essa vinda nos encontros e desencontros com os outros, bem como nos fatos e circunstâncias da vida de cada dia. “Indo e vindo, tudo é graça. Deus nos conduz!”

TEMA: “Sejam Vigilantes!”

Propósito da semana: Vigiar não significa, passividade, acomodação, é ousar renascer, advir, vir-de-novo, recomeçar. Nessa vigilância vislumbramos detalhes decisivos: a vivência da ternura, a reinvenção da vida em cada amanhecer, o criar asas e alçar vôo, o despertar de sonhos, a gratuidade amorosa, a alegria descontrolada...

Gesto Litúrgico: preparar um lugar de oração em casa. Acendendo a primeira vela da coroa do Advento faça a seguinte oração:

2ª Semana do Advento (07/12 a 13/12)

“Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas.” (MC 1, 3)

O Advento promete-nos transformar nosso deserto, para que comece a florescer. Para nós, hoje, o deserto é uma imagem de nosso sentimento existencial. Falamos de um deserto de concreto em nossas cidades, dos desertos nos corações humanos, quando tudo se tornou vazio e ermo. O deserto é uma imagem da solidão, do ser-deixado-sozinho. O deserto significa falta de sentido, de nexo, algo seco, ressequido. Nosso estado de alma atual é descrito com todos esses termos. Sentimos em nós a solidão e o vazio. Estamos sem lar, não nos sentimos em casa em parte alguma. Mas é aí que devemos preparar o caminho do SENHOR. Neste sentido o deserto é também imagem do encontro com o Mistério maior que habita cada um de nós, dando-nos a oportunidade do refazimento espiritual e existencial. Começamos ousando a caminhar em nosso deserto interior: olhar todo o reprimido, o oprimido que há em nós, nosso lado de sombra e estendê-los a DEUS. É aí que ele quer nos encontrar, para celebrar conosco a festa da redenção. No deserto podemos redescobrir o primeiro amor entre Deus e o seu povo. Aí se encontra uma fonte que jorra para a plenitude de vida.

TEMA: “Deus vem para que voltemos a Ele!”

Propósito da semana: entrar com coragem no seu deserto interior, na sua intimidade

e verdade. Para isso, crie seu ambiente de recolhimento, silencio e escuta. Descubra as fontes que fazem seu deserto florescer: retomada do caminho, inteireza nas escolhas, aceitação de si mesmo, doação aos outros, cuidado com as pessoas ao nosso redor...

Gesto Litúrgico: no seu cantinho de oração em casa, colocando uma manjedoura e acendendo a segunda vela da coroa do Advento, reze a seguinte oração:

“Ilumina-nos com a Tua luz,à nossa volta e conosco,caminham o ódio, a violência,a libertinagem, a massificação,a propaganda enganadora, a exploração. Ouve-nos Senhor!Levanta-Te Senhor e ergue a Tua voz;a Tua Palavra é a verdade e, só ela nos libertará.Tu És a Liberdade.Só em Ti e contigo serei capazde parar, para reparar, e preparara vinda de Jesus à minha vida”. Amém.

Momento Comunitário Especial da Semana

Dia 11 de Dezembro, 5ª feira da segunda Semana do Advento

19h30 – Celebração da Confissão Comunitária

Local: Basílica Cura D’ars – Bairro Prado. Rua Cura D’ars 685

3ª Semana do Advento(14/12 a 20/12)

“Estai sempre alegres!” (1Ts 5, 16)

Os filósofos dizem que a alegria não se mantém por si mesma e nem tem consistência em si mesma. Ou seja, toda alegria tem uma fonte, uma causa que provoca o contentamento e cria um estado de espírito feliz dentro da pessoa. Embora as origens da alegria possam ser diferentes, a principal fonte é o amor. Alegria e amor caminham sempre juntos. Outra característica da alegria é a visibilidade. A alegria se faz visível. Mesmo sendo algo interior, podemos vê-la manifestada no rosto, nos olhos, no sorriso e senti-la no abraço. Uma pessoa alegre quer abraçar o mundo e, naturalmente, se dedica ao outro pela partilha, como sugere João Batista, no início do Evangelho deste domingo. Alegria verdadeira provoca o equilíbrio pessoal. E a esse ponto, entendemos o motivo de tanta insistência na Palavra, para que nos alegremos no Senhor. A Boa Nova é geradora de Alegria. Deus nos quer equilibrados, realizados, cheios de amor e, por isso, felizes, vivendo na alegria.

TEMA: “Vivei na Alegria”

Propósito da semana: Colocar em prática as sugetões que João Batista indica para sermos felizes: convivência fraterna, repartindo com o outro o que ele necessita; promoção da justiça, que se traduz em ética e honestidade, tão necessária para os dias atuais e sinceridade, isto é, não viver na mentira e nem usar a enganação para viver melhor.

Gesto Litúrgico: no seu cantinho de oração em casa, colocando uma estrela e acendendo a terceira vela da coroa do Advento, reze a seguinte oração:

Senhor, Jesus Cristo.Nós acreditamos em ti,nós gostamos da Tua Palavra.Nós queremos viver o teu mandamentonovo do amor, apesar de muitas vezes,fazermos o contrário.Nós comprometemo-nos a revelar a Tua Luzna vida e nos gestos de cada dia.Nós estamos decididos a levar a tua Luza todas as pessoas que vivem na escuridãoe nas trevas do ódio e do desespero.Senhor Jesus Cristo,põe a tua Luz em nossos corações,para que sejamos filhos,mensageiros e testemunhas da Luz. Amém.

Momento Comunitário Especial da Semana

Dia 16 de Dezembro, 3ª feira da terceira Semana do Advento

Início da preparação imediata para o Natal – através da novena de Natal e nas demais celebrações Litúrgicas.

Dia 17 de Dezembro, 4ª feira da terceira Semana do Advento

19h30 – Espiritualidade do Advento II com (nome)

Local: Basílica Cura D1ars – Bairro Prado – Rua Cura D’ars 685

Benção das imagens do Menino Jesus

No próximo final de semana, traga na missa, a imagem do menino Jesus para

ser abençoada. Faremos o gesto de envio da imagem para nossos lares em todas

as missas do sábado e do domingo.

4ª Semana do Advento (21/12 a 23/12)

“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!” (1Ts 5, 16)

Contemplando a beleza simples e poética que as leituras desse 4º Domingo propõem, compreendemos porque Deus escolhe o coração humano para plantar a semente transformadora da vida divina, que é capaz de humanizar a sociedade. Só o homem e a mulher que se dedicam ao cultivo do amor e do bem podem gerar e fazer brotar a vida nova que nasce no Natal de Jesus. Não sejamos ingênuos, pensando que a transformação da sociedade e que o surgimento de uma sociedade mais humanizada virá dos grandes palácios onde moram os poderosos do mundo. A humanização do mundo nascerá dos corações que souberem acolher, gestar e gerar vida divina no meio do povo, como fez Maria. Isso se faz pelo silêncio, pela oração e pela intimidade com o Evangelho. Natal não é uma festa econômica, mas vida que nasce para transformar o mundo e a vida de cada um de nós.

TEMA: “Engravidar-nos de Deus, pela sua Palavra, para gera-lo no mundo através de nossas ações e escolhas.”

Propósito da semana: prepare-se bem para a celebração da noite de Natal. Não deixe se envolver pela correria desses dias. Empenhe-se convidando a família e os amigos para irem à Missa de Natal.

Gesto Litúrgico: no seu cantinho de oração em casa, colocando a imagem de Maria e José, acenda a quarta vela da coroa do Advento e reze a seguinte oração:

Vem, Senhor Jesus, vem depressa, estamos prontos a acolher-te, prontos a fazer do nosso coração o teu berço de paz; prontos a fazer da nossa vida a tua tenda de abrigo. Como Maria, a Serva do Senhor, e São José, homem justo e fiel, nós também queremos acolher todas as mensagens e sinais de paze presença que nos dizes e todos os tons e cores da Luz maravilhosa que és Tu. Amém.

Momento Comunitário Especial da Semana

Dia 22 de Dezembro, 2ª feira da quarta Semana do Advento

19h30 – Recital de Natal pelos corais Madrigal - Paróquia Cura D’ars e Coral Paróquia Santíssima Trindade.

Local: Igreja da Santíssima Trindade – Praça Leonardo Gutierrez, 125 – Gutierrez

SOLENIDADE DO NATAL

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; porque nasceu para nós um menino, foi nos dado um filho; (Is 9,1a; 5 a).

A “ENCARNAÇÃO DE DEUS” nos atesta que ele veio até nós não como um César poderoso nem como um sumo-sacerdote, tão menos como rei ou filósofo. Mas na forma de uma criança pobre que nasce no subúrbio, no meio de animais. Assim, ninguém precisa se sentir distante dele e pode experimentar a ternura que desperta uma criança que queremos carregar no colo e sobre a qual nos vergamos maravilhados. Contemplando hoje esse mistério entendemos que Deus quis andar conosco por nossos caminhos estreitos. Talvez seja um Deus que não explique o mal no mundo, mas que sofre junto conosco. Que não nos explica por que tanto trabalho para tão pouca felicidade, mas trabalha junto, e se faz carpinteiro. Assume radicalmente tudo o que é humano. Chora expressando a tristeza com a morte do amigo Lázaro. Cultiva amizade com duas mulheres. Vai às festas e banquetes dos fariseus e pecadores. Fica irado quando vê o espaço sagrado sendo transformado num mercado. Mas também se enche de indizível ternura abraçando as crianças, perdoando os pecadores e curando os enfermos. Foi tão humano que só podia ser divino.

TEMA: “Natal! Não pode haver tristeza quando nasce a Vida”.

Propósito da semana: acompanhar e se esforçar em participar das celebrações especiais desses dias.

Gesto Litúrgico: na noite da Ceia de Natal, acenda as quatro velas do Advento, coloque a imagem do Menino Jesus no presépio ou na mesa da Ceia e reze a seguinte oração:

“Agora que a dor vigia a madrugada e é noite na terra tão ferida.Agora que os pobres já nada significam e o nome de Deus virou negócio.Agora que o Norte mata a esperança e fere de morte a alma dos profetas.Agora que muitos na igreja não buscam mais o Reino e cegos defendem a estrutura.Agora que os corruptos exibem a maldade e impunes machucam o coração dos puros.Agora Deus volta: frágil como uma flor no meio da calçada, livre como a palavra subversiva do poeta, pobre como um lavrador sem-terra, humano como o ventre da Utopia!” É Natal! Amém.

Paróquia São João Maria Vianey (Cura D’ars - Prado)

• Dia 24 de Dezembro (Quarta-feira) Solenidade – Missa da Noite de Natal 19h00 – Celebração Eucarística na Basílica São João Maria Vianey

• Dia 25 de Dezembro (Quinta-feira) Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

09h00 – Celebração Eucarística de Natal na Basílica São João Maria Vianey

18h00 – Celebração Eucarística de Natal na Basílica São João Maria Vianey

• Dia 31 de Dezembro (Quarta-feira) Passagem de Ano Novo

19h00 – Celebração Eucarística da passagem do Ano na Basílica São João Maria Vianey

• Dia 01 de Janeiro (Quinta-feira) Ano Novo – Solenidade da Mãe de Deus

09h00 – Celebração Eucarística de Ano na Basílica São João Maria Vianey18h00 – Celebração Eucarística de Ano na Basílica São João Maria Vianey

PROGRAMAÇÃO DE NATAL E PASSAGEM DE ANO NOVO (24/12 a 01/01/2015)

Paróquia Santíssima Trindade (Gutierrez)

• Dia 24 de Dezembro (Quarta-feira) Solenidade – Missa da Noite de Natal

19h30 – Celebração Eucarística na Igreja da Santíssima Trindade (Gutierrez)19h30 – Celebração Eucarística na Capela Nossa Senhora Aparecida (Morro dos Cascalhos)

• Dia 25 de Dezembro (Quinta-feira) Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

18h30 – Celebração Eucarística de Natal (Igreja da Santíssima Trindade)

• Dia 31 de Dezembro (Quarta-feira) Passagem de Ano Novo

18h30 – Adoração Eucarística em agradecimento na Igreja Santíssima Trindade (Gutierrez) e na Capela Nossa Senhora Aparecida (Morro dos Cascalhos)19h30 – Celebração Eucarística da passagem do Ano na Igreja Santíssima Trindade (Gutierrez)19h30 – Celebração Eucarística da passagem do Ano na Capela Nossa Senhora Aparecida (Morro dos Cascalhos)

• Dia 01 de Janeiro (Quinta-feira) Ano Novo – Solenidade da Mãe de Deus

18h30 – Celebração Eucarística de Ano Novo na Igreja Santíssima Trindade (Gutierrez)

• Dia 02 de Janeiro (Sexta-feira) Primeira sexta-feira do Ano de 2015

05h30 – Missa Matinal de Ano Novo

MENSAGEM DE NATAL

Querido (a) paroquiano (a),

Imbuídos da espiritualidade do Natal, podemos fazer nossas as palavras do místico que diz: “Agora não, agora vamos festejar, vamos comer, vamos ser todos irmãos e irmãs, vamos acender a luz na convicção de que a luz tem mais direito do que todas as trevas. Fazemos isso tudo por causa Dele, Jesus, o Filho bem-amado, porque somos irmãos e irmãs Dele, também filhos e filhas bem-amados”.

Que esta espiritualidade produza em nós uma transformação interior. Assim, traremos uma chama interior que produz luz e calor e nos dá mil razões para vivermos como humanos. Caminharemos serenos neste mundo, junto com outros, aguardando o feliz cumprimento de suas promessas no seu Reino definitivo.

Desejamos a você e a todos os seus familiares e amigos um Natal verdadeiramente de Cristo e um Ano Novo repleto desta certeza-esperança: Ele está no meio de nós!

Nosso fraterno abraço a você!Deus o abençoe!

Conselhos Pastorais e Administrativos das Paróquias Santíssima Trindade e

São João Maria Vianey

Párocos: Pe. Aureo Nogueira de Freitas

Pe. Joel Maria dos Santos

Vigários Paroquiais: Pe. Orlando Pereira de Azevedo

Pe. Edecildo José Antônio Prado da Silva