nbr 8891 1985 - tubo de concreto armadode seção circular para esgoto sanitário - determinação a...

2
Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Copyright © 1985, ABNT–Associação Brasileira de Normas Técnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Fax: (021) 240-8249/532-2143 Endereço Telegráfico: NORMATÉCNICA ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 8891 Tubo de concreto armado, de seção circular, para esgoto sanitário - Determinação da resistência à compressão diametral JUN 1985 Palavras-chave: Concreto. Esgoto sanitário. Tubo de concreto 2 páginas SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Documento complementar 3 Definições 4 Aparelhagem 5 Execução do ensaio 6 Resultados 1 Objetivo Esta Norma prescreve o método para a determinação da resistência à compressão diametral em tubos de concreto armado, de seção circular, destinados à condução de es- goto sanitário, sob pressão atmosférica. 2 Documento complementar Na aplicação desta Norma é necessário consultar: NBR 8890 - Tubo de concreto armado, de seção cir- cular, para esgoto sanitário - Especificação 3 Definições Os termos técnicos utilizados nesta Norma estão definidos na NBR 8890. 4 Aparelhagem O aparelho com o qual se executa o ensaio pode ser de qualquer tipo, desde que satisfaça às seguintes condições: a) ser provido de dispositivo que assegure a distri- buição uniforme dos esforços ao longo de todo o corpo do tubo, descontados o ressalto da bolsa e o rebaixo da ponta; mediante acordo entre com- prador e fabricante, o dispositivo de distribuição de esforços pode se estender por todo o compri- mento útil do tubo (ver Figura); b) permitir a elevação das cargas de modo contínuo, sem golpes, com taxa de variação constante e igual a especificada em 5.2.6; c) ser munido de dispositivo que permita a leitura direta da carga com erro não superior a ± 2% para cargas iguais ou superiores a 60000 N, para taxa de variação de aplicação de carga indicada nesta Norma; para isto é aconselhável que a escolha da escala se faça de modo que o valor da carga mí- nima especificada para o tubo, esteja compre- endido entre um décimo e nove décimos da carga máxima registrada na escala; d) ter o dispositivo de medida de cargas com um mínimo de inércia, de atrito e de jogos, de modo que tais fatores não influam sensivelmente nas in- dicações da máquina, quando o ensaio for con- duzido à taxa de variação prevista nesta Norma. 5 Execução do ensaio 5.1 Corpo-de-prova Os tubos inteiros retirados de cada lote, na forma prevista na NBR 8890, constituem os corpos-de-prova a serem submetidos ao ensaio de compressão diametral. Somente em casos excepcionais, em que não é possível a reali- zação do ensaio com o tubo inteiro, pode ser previamente Origem: Projeto MB-1232/1980 CB-02 - Comitê Brasileiro de Contrução Civil CE-02:009.02 - Comissão de Estudo de Tubos de Concreto Simples e Armado para Esgoto Sanitário Método de ensaio

Upload: tortorpsp

Post on 11-Aug-2015

93 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: NBR 8891 1985 - Tubo de Concreto Armadode Seção Circular para Esgoto Sanitário - Determinação a Resis

Licença

de uso

exclusi

va para

Petrobrá

s S.A.

Licença

de uso

exclusi

va para

Petrobrá

s S.A.

Copyright © 1985,ABNT–Associação Brasileirade Normas TécnicasPrinted in Brazil/Impresso no BrasilTodos os direitos reservados

Sede:Rio de JaneiroAv. Treze de Maio, 13 - 28º andarCEP 20003-900 - Caixa Postal 1680Rio de Janeiro - RJTel.: PABX (021) 210 -3122Fax: (021) 240-8249/532-2143Endereço Telegráfico:NORMATÉCNICA

ABNT-AssociaçãoBrasileira deNormas Técnicas

NBR 8891

Tubo de concreto armado, de seçãocircular, para esgoto sanitário -Determinação da resistência àcompressão diametral

JUN 1985

Palavras-chave: Concreto. Esgoto sanitário. Tubo de concreto 2 páginas

SUMÁRIO1 Objetivo2 Documento complementar3 Definições4 Aparelhagem5 Execução do ensaio6 Resultados

1 Objetivo

Esta Norma prescreve o método para a determinação daresistência à compressão diametral em tubos de concretoarmado, de seção circular, destinados à condução de es-goto sanitário, sob pressão atmosférica.

2 Documento complementar

Na aplicação desta Norma é necessário consultar:

NBR 8890 - Tubo de concreto armado, de seção cir-cular, para esgoto sanitário - Especificação

3 Definições

Os termos técnicos utilizados nesta Norma estão definidosna NBR 8890.

4 Aparelhagem

O aparelho com o qual se executa o ensaio pode ser dequalquer tipo, desde que satisfaça às seguintes condições:

a) ser provido de dispositivo que assegure a distri-buição uniforme dos esforços ao longo de todo ocorpo do tubo, descontados o ressalto da bolsa e

o rebaixo da ponta; mediante acordo entre com-prador e fabricante, o dispositivo de distribuiçãode esforços pode se estender por todo o compri-mento útil do tubo (ver Figura);

b) permitir a elevação das cargas de modo contínuo,sem golpes, com taxa de variação constante e iguala especificada em 5.2.6;

c) ser munido de dispositivo que permita a leituradireta da carga com erro não superior a ± 2% paracargas iguais ou superiores a 60000 N, para taxade variação de aplicação de carga indicada nestaNorma; para isto é aconselhável que a escolha daescala se faça de modo que o valor da carga mí-nima especificada para o tubo, esteja compre-endido entre um décimo e nove décimos da cargamáxima registrada na escala;

d) ter o dispositivo de medida de cargas com ummínimo de inércia, de atrito e de jogos, de modoque tais fatores não influam sensivelmente nas in-dicações da máquina, quando o ensaio for con-duzido à taxa de variação prevista nesta Norma.

5 Execução do ensaio

5.1 Corpo-de-prova

Os tubos inteiros retirados de cada lote, na forma previstana NBR 8890, constituem os corpos-de-prova a seremsubmetidos ao ensaio de compressão diametral. Somenteem casos excepcionais, em que não é possível a reali-zação do ensaio com o tubo inteiro, pode ser previamente

Origem: Projeto MB-1232/1980CB-02 - Comitê Brasileiro de Contrução CivilCE-02:009.02 - Comissão de Estudo de Tubos de Concreto Simples e Armadopara Esgoto Sanitário

Método de ensaio

Page 2: NBR 8891 1985 - Tubo de Concreto Armadode Seção Circular para Esgoto Sanitário - Determinação a Resis

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A.

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A.

2 NBR 8891/1985

combinada, entre comprador e fabricante, a obtenção decorpos-de-prova constantes de anéis representativos dostubos do lote.

5.2 Ensaio

O ensaio deve ser executado atendendo às prescriçõesde 5.2.1 a 5.2.9.

5.2.1 Medir o comprimento útil do tubo em três geratrizesdefasadas entre si em um ângulo de 120° sendo o valordo comprimento útil a média das três medidas.

5.2.2 Colocar o tubo deitado sobre apoios planos e hori-zontais, dispostos paralela e simetricamente em relaçãoao seu eixo. Estes apoios consistem em sarrafos retos demadeira, de comprimento maior ou igual ao comprimentoútil do tubo, devidamente fixados ao apoio inferior da má-quina e afastados um do outro cerca de 10 mm para cada100 mm de diâmetro do tubo a ensaiar.

5.2.3 Colocar ao longo da geratriz superior do tubo umavigota reta de madeira, de comprimento tal que abranja ocomprimento útil do tubo em ensaio e de altura maior doque a diferença entre os diâmetros externos do tubo e dabolsa, como indicado na Figura.

5.2.4 Evitar a localização de esforços em defeitos even-tualmente existentes na superfície do tubo. Pode-se, paraeste fim, intercalar, entre o tubo e cada cutelo, uma tira deborracha com cerca de 5 mm de espessura ou uma ca-mada de areia.

5.2.5 Dispor o conjunto de modo que o ponto de aplicaçãoda carga se localize no meio do comprimento do tubo ede maneira a garantir a distribuição uniforme da carga aolongo do comprimento útil. A carga pode ser aplicada emum ou mais pontos, dependendo do comprimento do tuboe da rigidez da viga de transmissão da carga.

5.2.6 Aplicar a carga com taxa de variação constante enão inferior a 5000 nem superior a 35000 N por minuto,por metro linear do tubo.

5.2.7 Aplicar a carga com a taxa definida em 5.2.6 atéatingir a carga de trincas.

5.2.8 Medir a abertura da trinca por meio de uma lâminapadrão, feita de uma chapa de aço de 0,2 mm de espes-sura e 12 mm de largura, afilada na ponta para 2 mm delargura, com cantos arredondados e com inclinação de1:4, conforme a Figura.

Nota: Considera-se que a trinca tenha 0,2 mm de abertura,quando a ponta da lâmina padrão penetrar sem dificuldades2 mm, com pequenos intervalos, em uma extensão de300 mm.

5.2.9 Após se medir a abertura da trinca, deve-se, em se-guida, prosseguir o ensaio até a carga de ruptura.

6 Resultados

6.1 A carga de trinca e a carga de ruptura devem ser ex-pressas em Newton por metro e obtidas dividindo-se osesforços totais correspondentes, em Newtons, pelo com-primento útil do tubo ensaiado, em metros.

6.2 O certificado deve consignar as cargas de trinca e deruptura de cada tubo ensaiado, bem como as respectivasmédias aritméticas.

6.3 No caso do ensaio ser realizado em anel repre-sentativo dos tubos do lote, deve ser indicada a região dotubo da qual o mesmo foi retirado.

Figura - Detalhes para execução do ensaio