national – 165 – 29.05.2008

28
ANO IV - Nº 165 | 29 DE MAIO DE 2008 | www.jornalnational.com | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Upload: manchete

Post on 10-Jul-2015

734 views

Category:

Documents


16 download

TRANSCRIPT

Page 1: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

ANO IV - Nº 165 | 29 DE MAIO DE 2008 | www.jornalnational.com | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Page 2: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

2 | 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | www.jornalnational.com

Page 3: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

editorialOPINIÃO29 DE MAIO DE 2008 DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER 33333www.jornalnational.com

>> SUGESTÕES E PAUTAS: [email protected] NEWSPAPER

T H E B R A Z I L I A N N E W S P A P E R

National The Brazilian Newspaper is published by BR MEDIALLC | 720 Anderson Ave, Cliffside Park - NJ - 07010

New Jersey | 201 282 5252 Toll Free 1-866-80-27272

DIRETORES | Pablo Melo, Beatriz Leitzke

EDITORA | Juliana Melo

JORNALISTAS | Karine Porcel, Jehozadak Pereira

DIAGRAMADOR | Carlos Renato Rodrigues

ARTE | Danilo Lisboa

DEPTO COMERCIALFlorida Artur Rodrigues

New Jersey | Beatriz Leitzke

Massachusetts | Edson Zanetti

Pennsylvania | Beatriz Leitzke

� As opiniões expressas em artigos e colunas sãode responsabilidade dos autores e não refletemnecessariamente a opinão do jornal

chargewww.chargedodia.com.br

índice

Seguindo em frenteEncher o tanque do carro já foi uma atitude corri-

queira para a maioria das pessoas. Hoje em dia, ver oponteiro do combustível descendo traz preocupações,especialmente para quem usa o carro diariamente parase locomover até o escritório, a casa de família, a empre-sa ou o cliente mais próximo.

Não bastassem todas as dificuldades da economia epressões que a imigração exerce sobre o dia-a-dia, osbrasileiros têm mais um desafio pela frente: administrar ascontas pessoais para que o valor gasto com combustívelnão pese no orçamento. Nessa hora, vale tudo: reorganizaragenda, pegar carona e até andar de ônibus e metrô pelasruas movimentadas das cidades norte-americanas.

Os pessimistas de plantão vêem esse momento comoo “caos”, a hora de ir embora. Os otimistas, em com-pensação, enxergam essa fase como um período quedaqui a pouco ficará na história e fará parte do passadodo país e de nossas vidas.

Vencer as pressões e continuar acreditando no sonhoque trouxe tantos mineiros, goianos, paulistas e baianospara as terras americanas não é fácil, mas é necessário.Por pior que a situação esteja por aqui, lá do outro ladodo continente, no Brasil, as coisas também não estão tãopositivas para os cidadãos. Por mais que a economiaesteja estável e em plena ascensão, nosso país aindasofre com mazelas como desemprego, mercado detrabalho desvalorizado e uma criminalidade que nãoescolhe classe social, raça ou idade.

As notícias de quem voltou para o Brasil não são as

melhores. Procure se informar e verá que milhares deex-imigrantes estão há meses tentando se recolocar nomercado de trabalho e enfrentam a árdua tarefa dedisputar com dezenas de pessoas cargos que rendemsalários incompatíveis com tanto esforço. Quem voltoucom dinheiro para investir, terá condições de abrir umnegócio próprio mas também vai se deparar comimpostos altíssimos, encargos trabalhistas de funcioná-rios e um mercado extremamente competitivo, com-posto por um público que muitas vezes valoriza preço,sem observar qualidade do produto ou serviço ofereci-do.

As dificuldades estão em todos os cantos, mas épossível transpor obstáculo por obstáculo com determi-nação e trabalho. Crises sempre haverão, prós econtras, também. Cabe a cada um de nós acreditarnaquele velho ditado de que “não há mal que durepara sempre” e seguir em frente, cortando um gastoaqui, outro ali, e reorganizando a vida para passar poressa má fase.

Daqui a pouco tudo isso é passado. E quem ficounos Estados Unidos terá a plena certeza de que fez acoisa certa, afinal, em breve a terra das oportunidadesretomará seu posto e voltará a ser a economia maisforte do mundo. Idealizar o Brasil ou qualquer outrolugar do mundo é fantasia. Temos que ter em menteque a realidade é crua e nos testa a todo momento. Em vezde lamentar, temos que olhar para a frente e seguir firme emnossa caminhada, afinal, quem espera sempre alcança.

05 ................................... PONTO DE VISTA

06 ................................... BRASIL

08 ................................... EUA/MUNDO

09-11 .............................. COTIDIANO

12 ................................... IMIGRAÇÃO

17 ................................... DINHEIRO

18-21 .............................. COMUNIDADE

23 ................................... BASTIDORES

24 ................................... GUIA NATIONAL

25 ................................... IMÓVEIS

Page 4: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

4 | 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | www.jornalnational.com

Page 5: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER 55555www.jornalnational.comPONTO DE VISTA

Desaquecimento globalPOR MARIO PERSONA

Veja você, o vilão doaquecimento global de 2007virou vilão do desaquecimentode 2008! Uma hora reclamamdos EUA porque aquecem,outra hora porquedesaquecem. Vai entender...

Depois da gelada da bolsa omundo promete desaquecerlegal e ficar mais saudável.Menos petróleo queimado,menos fumaça das chaminés,mais gente light. Esse sobe edesce da economia parecenovela da Escrava Isaura. Todahora reprisa.

A única coisa que pode reverter odesaquecimento é o descolamento domercado global dos EUA. Mas não é fácilcortar o cordão umbilical da Mãe-América que compra de todos e pagacom verdinhas.

Para quem nasceu no pós-guerra,cresceu na Guerra Fria, viu o muro cair ea Europa se unir, tudo é possível. NaGuerra Fria as crianças norte-americanasaprendiam a se proteger de um ataquenuclear se escondendo sob a carteira.Até hoje procuro uma dessas carteirasque protegem você de uma bombaatômica. Nem no eBay tem.

Dá para acreditar como o mundomudou? Hoje moro no país que é osegundo maior fabricante de armas levesdo Ocidente. Não, não moro nos EUA,nosso maior cliente. O segundo maiorcliente deve ser a República dos Morros

do Rio. É, eu também já vivi na época daCidade Maravilhosa.

Mas o mundo gira, a Lusitana roda, eas coisas mudam. A economia da Chinadeve ultrapassar a dos EUA, com a Índiano calcanhar do seu riquixá. A Índiaserá a maior população do planeta em2010 porque lá não proíbem nascercomo na China, e ter filhos dá status.Aqui dá bolsa família.

Aqui deve nascer menos criançaporque vamos dormir mais com menoscafé. É, se a coisa continuar como está, oVietnã vai beber nosso lugar. Osvietnamitas aproveitaram os buracos dasbombas para plantar pés de café, e comocaiu muita bomba por lá o país já é osegundo maior produtor depois do Brasil.Daqui a pouco até o "Mario PersonaCAFE" vai ser "Made in Vietnan".

Veja que louco o mundo ficou.

Antigamente até vender grife de luxo eramais fácil. Tudo bem que uma echarpe deseda italiana Ferragamo, Gucci ou Versacecontinua custando 200 dólares nos EUA,mas agora a lei exige etiqueta com aorigem do produto - "Made in China" -,não do design - "Made in Italy".

"Querida, você tem co-ra-gem deusar uma echarpe made in China?!!! Edaí que é de grife? Deve ser pirata!"

Mais uma de minhas previsõesprevisíveis: o dólar vai deixar de ser amoedona do mundo. Já estamos assistin-do a um plano Marshall às avessas: aEuropa socorrendo os EUA. Minhasprevisões vão de 2008 a 2050 porqueassim ninguém vai poder me cobrar.

O "American Way of Life" vai sersubstituído pelo "European Way ofLife", porque lá o pessoal vive bem sócom o necessário, não tem vergonha deir trabalhar de bicicleta e só tomabanho de vez em quando (mais dequando do que de vez), o que é umatremenda economia de água e energia.

A China? Bem, se não implodir,promete. Por que implodir? Porque oefeito gangorra está aumentando ládentro: os urbanos cada vez mais no alto eos camponeses cada vez mais embaixo. Osurbanos já podem ser donos das coisasprodutivas, mas os camponeses não.

"Hein?! Quer dizer que Liu-Ping

pode comprar fábrica, e eu, Ching-Ling, não posso comprar a terra dosítio? Aqui, ó, que eu vou investirnaquilo que não é meu!"

Os EUA continuarão sendo vendi-dos em fatias para árabes, europeus,chineses e japoneses, e entregues pormotoboys mexicanos. Esses países oraarrematam empresas, ora socorrembancos, e vão ocupando as torres aoinvés de derrubá-las. Boa parte dospontos estratégicos do planeta tam-bém continuará mudando de mãos,como o Canal do Panamá, hojecontrolado pela China.

Os árabes já colocaram um pé noCitibank e se continuar assim logovoltarão a ser donos da Califórnia.Voltarão? Sim, porque "Califórnia"significa "terra do Califa", e o nomevem de um poema épico do século 11.Os espanhóis que chegaram lá pensa-ram que estavam em Bagdá.

É, as coisas mudam rapidamente. Evocê só percebe isso quando compraações e acorda mais pobre, quandodescobre que o vinho é dePernambuco ou quando liga para aTelefónica, como eu liguei, informa seuRG, como eu informei, e a garota ficaem silêncio esperando por maisalgarismos. E depois ainda pergunta,surpresa: "Só isso?!"

Page 6: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

BRASIL66666 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPERwww.jornalnational.com

Deputados pedem cassaçãodo mandato de Paulinho

A Mesa Diretora da Câmara vaiencaminhar ao Conselho de Éticarepresentação contra o deputadoPaulo Pereira da Silva (PDT-SP),propondo que seja declarada a perdado mandato do parlamentar porquebra de decoro parlamentar.

O deputado Inocêncio Oliveira(PR-PE), vice-presidente da Mesa, jáentregou a representação ao presi-dente da Câmara, deputado ArlindoChinaglia (PT-SP), responsável pela

assinatura da mensagem de encami-nhamento ao Conselho de Ética.

Oliveira disse que não temdúvidas sobre o envolvimento dodeputado Paulo Pereira em irregu-laridades na liberação de emprésti-mos do Banco Nacional de Desen-volvimento Econômico e Social(BNDES). "O caso é grave e merecedecisão rápida. A instituição estáem jogo. O povo está cobrandodecisão sobre o caso", disse.

Pimentel e Aécioapelam a Lula por aliançaem Belo Horizonte

Na tentativa de consolidar a aliança envolvendotucanos e petistas em Belo Horizonte, o prefeitoFernando Pimentel (PT) e o governador de MinasGerais, Aécio Neves (PSDB), apelaram na terça-feira,27, ao presidente Luiz Inácio da Silva. "Ele é inteira-mente solidário com o movimento que fazemos aqui,com a construção dessa aliança ampla que estamosconstruindo em Belo Horizonte", afirmou Pimentel. Oencontro ocorreu um dia depois de a ExecutivaNacional petista reiterar o veto à coligação.

STJ nega pedidode liberdade docasal Nardoni

Após onze dias de espera, oSuperior Tribunal de Justiça (STJ)negou na terça-feira, 27, opedido de habeas-corpus apresen-tado pela defesa do casal Alexan-dre Nardoni e Anna CarolinaJatobá. O casal é acusado pelapolícia de matar a menina IsabellaNardoni, de 5 anos, no dia 29 demarço, na capital paulista.

Lula compara MarinaSilva com Pelé

Na posse do novo ministro doMeio Ambiente, Carlos Minc, opresidente Luiz Inácio Lula da Silvaelogiou a ex-ministra Marina Silva e acomparou ao Pelé. "Minc, sabe comoeu me sinto hoje? Como na copa de1962, quando o Pelé foi tirado decampo. Você deveria ser muito jovem.O Pelé se machuca, é tirado de campoe os brasileiros gritam: 'acabou, oBrasil perdeu'. Colocaram Amarildo eele fez os dois gols brasileiros. Faz deconta que você está entrando nolugar de Pelé, mas é importante

lembrar que o Pelé não erainsubstituível."

Lula ainda falou darelação de amizade entreMarina e Minc. "Eu sei desua relação com a Marina,não estou colocando umestranho. Eu quero desejara você toda sorte domundo e quando tiverdúvida, não tenha vergo-nha, telefone para aMarina, e ela com certezaserá sua parceira." Opresidente ainda fezelogios à ex-ministra.

Page 7: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

www.jornalnational.com | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | 29 DE MAIO DE 2008 | 7

Page 8: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

EUA/MUNDO88888 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPERwww.jornalnational.com

Novos tremoresderrubam ao menos420 mil casas na China

Ao menos 420 mil casas desabaram na terça-feira, 27,na Província de Sichuan (China) em razão de abalossofridos em suas estruturas após as duas réplicas doterremoto que atingiu a região há duas semanas.

Segundo a Rede Nacional Sísmica, os dois terremotosdesta semana chegaram a 5,4 e 5,7 graus na escalaRichter. 63 pessoas foram feridas com os novos abalos,seis delas criticamente.

Desde o terremoto que atingiu o sudoeste da Chinaem 12 de maio, já foram registradas 146 réplicas naProvíncia de Sichuan, de acordo com a Xinhua.

Obama diz queBrasil é um exemploa ser seguido

O pré-candidato democrata BarackObama afirmou que os EUA têm muito aaprender com o Brasil. Obama elogiou oprograma brasileiro de biocombustíveis epropôs a formação de um "time" deespecialistas para desenvolver soluçõesenergéticas limpas no continente."Podemos aprender com o progressofeito por um país como o Brasil e fazerdas Américas um modelo para o mundo.Nós podemos oferecer liderança que sirvaà prosperidade e à segurança comumpara todo o continente".

O senador democrata falou ainda arespeito de suas políticas para váriospaíses do continente americano e propôsuma "nova aliança para o desenvolvi-mento" na região.

McCain aceita ajudade Bush para eleição

O candidato republicano à Casa Branca, JohnMcCain, aceitou o apoio do presidente George W.Bush. Apesar de divergir na questão da políticaexterna, McCain precisa se aproveitar da significativaforça de Bush junto a grandes financiadores. Bushcomeça na próxima semana a passar a sacola paraMcCain, em três eventos no Arizona e Utah. Mas sóem uma ocasião os dois vão se encontrar, e mesmoassim longe da visão do público.

UE aprova regras comuns para a expulsão de ilegaisOs países europeus aprovaram na quinta-

feira, 22, um projeto de lei que estabeleceregras comuns para a expulsão de imigrantesilegais de seus territórios. A proposta, quedeverá ser validada pelos ministros do Interiordos 27 países e votado em junho no Parlamen-to europeu, obriga as autoridades nacionais aescolher entre legalizar ou expulsar pessoas

que entrarem no país de forma clandestina.Segundo o texto, a deportação de pessoas

sem documentos deverá ser feita de maneiravoluntária. Entretanto, se o indivíduo resistir,poderá ser obrigado a sair e automaticamenteficará proibido de entrar no território da UniãoEuropéia por cinco anos. A medida vale tantopara adultos quanto para menores de idade.

Page 9: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER 99999www.jornalnational.comCOTIDIANO

Metereologistas prevêemtemporada intensa de furacõesPrevisõesindicamformação dedois a cincofuracões nooceanoAtlântico.

DA REDAÇÃO COMAGÊNCIAS

No próximo domin-go, 1º. de junho, come-ça a temporada de fu-racões 2008. Até 30 denovembro, moradores das regiões sul dopaís, principalmente, devem redobrar aatenção com o clima e organizar um es-toque de itens básicos, caso haja um fu-racão de alta intensidade. “Todos preci-sam ter um plano e estar prontos se umalerta de furacão for emitido. Só é ne-cessário um furacão para tornar essa tem-porada ruim”, afirmou ConradLautenbacher, chefe da National Oceanic

and Atmospheric Administration – NOAA(Administração Oceânica e AtmosféricaNacional).

A previsão dos metereologistas é deque se formarão no oceano Atlântico en-tre dois e cinco furacões de categoria 3, 4

ou 5 – as maiores na escala de intensida-de Saffir-Simpson (que vai de um a cinco).Estão previstas, ainda, de 12 a 16 tempes-tades tropicais. “Há 65% de probabilida-de de uma atividade acima da média du-rante os meses de duração da temporadade furacões. Outras probabilidades, são 25%de uma temporada quase normale 10% deuma temporada com atividade abaixo donormal”, explicou Gerry Bell, previsor doClimate Prediction Center do NOAA.

Em uma temporada média se formam11 tempestades e seis furacões, dos quaisdois alcançam categorias maiores. “Estaprevisão é uma guia geral para toda a ati-vidade da temporada de furacões. Nãoassinala onde ou quando alguma dessastempestades poderia tocar terra. Esse tra-balho cabe ao Centro Nacional de Fura-cões, depois que um sistema se forma",disse Lautenbacher.

No ano passado, houve 15 tempesta-des nomeadas e seis furacões, sendo doisde grandes proporções. O governo haviaprevisto de 13 a 17 temporais nomeados,de sete a dez furacões e de três a cincograndes furacões.

Estado da Flórida deve sofrer pancadas etrovoadas no final da tarde. Há previsãode tempestades nos próximos meses.

AniversárioO jornalista Francisco Sampa

completará 51 anos no próximosábado, 31 de maio.Pernambucano de Recife, Sampaé um dos pioneiros no jornalismocomunitário, na produção deshows e eventos nos EUA, edesenvolve há mais de duasdécadas um trabalho voluntáriode apoio à nossa comunidade.

Toda equipe do Nationalparabeniza este grande lídercomunitário. Felicidades!

Page 10: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

COTIDIANO1010101010 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPERwww.jornalnational.com

2

Solenidade em Brasília marcalançamento do Estado dos EmigrantesBrasileiros que vivem noexterior poderiam formaro 28o Estado do Brasil,pois somam mais de 5milhões e movimentamR$ 109 bilhões por ano.

POR AGÊNCIAS

O emigrante brasileiro final-mente será reconhecido e home-nageado no próximo dia 17 de ju-nho, em sessão solene no Congres-so Nacional. O presidente da Câ-mara Federal, deputado ArlindoChinaglia, convocou autoridades eimprensa para o lançamento ofici-al do Estado dos Emigrantes, umaorganização não-governamentalfundada pelo empreendedorRicardo Bellino.

Stephen Kanitz, mestre pela Universi-dade de Harvard, nos Estado Unidos, nãopoupa elogios ao empreendedor: "RicardoBellino entrará na história do Brasil junto

com Pedro AlvarezCabral, por ter desco-berto o 28o Estado Bra-sileiro, que é maior doque Bahia, SantaCatarina, Pernambucoe praticamentente domesmo tamanho doParaná. O que é im-pressionante é que ne-nhuma empresa,agência de propagan-da ou economista quecalcula o PIB deste paíspercebeu o potencialde consumo e de ren-da do Estado Emigran-te".

O Estado dos Emi-grantes tem o objetivode dar visibilidade aosbrasileiros que estãono exterior e resgatar

direitos dos cidadãos, garantindo docu-mentação, acesso ao sistema bancário,ao crédito, e maior participação de elei-toral no Brasil.

Importânciaeconômica

De acordo com o jornal Gazeta Mer-cantil, em reportagem publicada na segun-da-feira, 26, há mais de 5 milhões de bra-sileiros vivendo no exterior, um grupo quemovimentará, até o final deste ano, R$ 109bilhões. Se todos os emigrantes brasilei-ros formassem um Estado, este ocupariaa 6a posição no ranking em tamanho daeconomia.

Segundo a publicação, os habitantesdo "estado" dos emigrantes detêm hojea maior renda per capita do País: R$20.400,00. Este valor é superior à rendamédia dos paulistas, no 3o lugar, com R$11.383; dos fluminenses, em 2o lugar,com R$ 11.459,00; e dos domiciliados noDistrito Federal, no topo da lista até ago-ra, com R$ 16.361,00, segundo os dadosde 2005 disponíveis no IBGE.

Para explorar esse novo mercado, nomês passado Ricardo Bellino se associou àrede de varejo Ponto Frio, à construtoraresidencial Tenda, à rede de ensino e for-

mação profissional Microlins, ao GrupoNotre Dame Intermédica e à Rede Recordde Televisão para lançar o projetoOleXpress no Brasil e no exterior.

A OleXpress irá patrocinar o primeirocenso do emigrante, com o objetivo demapear quem são e onde e como vivemos emigrantes brasileiros no exterior. Tam-bém serão perfilados os dependentes queficaram no Brasil. Com essa base de da-dos o projeto pretende integrar esses qua-se 20 milhões de brasileiros e transformá-los em uma comunidade ativa e dinâmi-ca por meio de um portal de comunica-ção, oferecendo informações úteis, ori-entações e assessoria, além de oportuni-dades e promoções especiais nos negó-cios em que atua cada uma das empre-sas. As perspectivas de geração de negó-cios são robustas, já que nos últimos cin-co anos as remessas de dinheiro peloemigrantes cresceram no ritmo médio de25%.

O texto completo sobre este tema foipublicado no jornal Gazeta Mercantil e éde autoria de Marcello D‘Angelo.

Ricardo Bellinotambém está lançandoo livro "O Estado dosEmigrantes", queescreveu em parceriacom o professor daJosé Carlos Meihy.

Page 11: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER 1111111111www.jornalnational.comCOTIDIANO

DIVULGUE SEU EVENTO | [email protected] culturalNewark sediarápalestra sobreimigraçãoA Igreja Luterana juntamente com oIronbound Community Corporationoferecerá duas oportunidades para queos brasileiros tirem suas dúvidas sobreimigração. Nos dias 1º e 4 de junho,acontecerá a palestra “Você conhece osseus direitos?”, com esclarecimentossobre as leis de imigração vigentes, osrequisitos para cidadania, violênciadoméstica, visto de imigrante, direitosno trabalho, e ativismo.Além de participar da palestra, osimigrantes poderão se consultar comadvogados da American FriendsService Committee, Seton Hall Schoolof Law Center for Social Justice eMeaghan Tuohey-Kay.Os eventos acontecem em duasdatas e locais diferentes:* Domingo, 1º de junho de 2008 1:00 PM até 3:00 PM Igreja Luterana & St. Stephan (cincoesquinas) 7 Wilson Ave. & Ferry St., Newark,

NJ 07105* Quarta, 4 de junho de 20086:30 PM até 9:00 PMHawkins Street School Cafeteria8 Hawkins St. Newark, NJ 07105Para mais informações, ligue para a IgrejaLuterana (973-465-2259) ou para o ICCFamily Success Center (973-344-5949).Participe.

Oficina de TeatroComeça nesta quinta-feira, 29, maisuma oficina de teatro do grupo Pontode Partida-USA. As aulas ministradas àsquartas-feiras são direcionadas ao grupode iniciantes, e às quintas-feira pessoascom experiência teatral ou membros dogrupo poderão exercitar suas habilida-des de interpretação.Conceitos de educação usando artepopular, expressão corporal, teatrorealista, folclore, entre outros, serãooferecidos na oficina. A duração é dedois meses e as aulas acontecem sempredas 7:30pm às 9:30pm, na 92 UnionSquare, 2º andar, Somerville (MA).Mais informações: (978) 473-2329 ou(781) 420-4710.

Desafios emocionaisno consulado de NY

Rejane Guerreiro,Diretora do Comitéede Saúde Emocionalda Aliança Brasileiranos Estados Unidos(ABE – Connecticut),ministrará palestra napróxima quarta-feira,4, das 4:15 às 5:15pm, no Consulado doBrasil em Nova York.

A palestra tratará dos Desafios Emocio-nais do Imigrante. Serão abordados osseguintes tópicos:Desafios que nos propomos Conscienteou Inconscientemente• Por que nos colocamos onde nãoqueremos estar;• Fatores externos que provocam aredução da auto-estima;• Atitude Mental e a percepção de todoo processo (fatores internos)• Planejamento e ação• Movimento psico/emocional paraauto-superação

Local: Consulado-Geral do Brasil emNova YorkEndereço: 1185 Avenue of theAmericas, 21st Floor - New York, NY10036-2601 Para reservar seu lugar enviar e-mailpara [email protected]

Comemoração em MAO Grupo Mulher Brasileira comemoradia 7 de junho 13 anos de trabalhoscomunitários com evento a ser realiza-do das 13 às 16 horas na FilarmônicaSanto Antônio, em Cambridge.Durante a festa serão entregues osprêmios “Mangeca Fanghaenel” aRobert Hildreth, que doou cerca de$200 mil dólares para pagar a fiançade trabalhadores presos pela imigraçãona batida de março de 2007 em NewBedford, e o prêmio “LiderançaJovem” a Jessica Rodrigues Dias, 17,líder estudantil, concluinte daSomerville High School e filha deinmigrantes portugueses.O programa completo está no site:www.verdeamarelo.org.

Page 12: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

IMIGRAÇÃO1212121212 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPERwww.jornalnational.com

Indocumentados presos emfábrica de Iowa são sentenciados270 imigrantes terão quecumprir penas que variamde cinco meses a três anos.

DA REDAÇÃO COM AGÊNCIAS

O dia da sentença chegou para 270imigrantes indocumentados, a maioria daGuatemala, presos em uma batida da imi-gração no dia 12 de maio, em Postville,Iowa. Os ex-funcionários da fábrica de car-ne Agriprocessors Inc. foram condenadosa penas que variam de cinco meses a al-guns anos de prisão.

Os jornais norte-americanos qualifica-ram o fato de uma “forte escalada contraa imigração ilegal”. Simultaneamente, or-ganizações nacionais a favor dos imigran-tes e grupos de direitos civis reiteraram orepúdio à ação dos oficiais federais, e pe-diram ao governo de Washington que freieas batidas imigratórias e respeite os direi-tos constitucionais dos trabalhadores pre-sos e processados em tempo recorde.

Durante as audiências judiciais realiza-das em Waterloo, 297 trabalhadores fo-ram declarados culpados e sentenciadosimediatamente. Em alguns casos, conquis-taram liberdade condicional e em outrosforam enviados à prisão. Outros cinco ca-sos serão tratados em uma côrte federal

porque se tratam de investigações por rou-bo de identidade e falsificação de docu-mentos.

PrisõesDe acordo com informação do fiscal

Matt M. Dummermuth, 389 pessoas fo-ram presas em Postville, na maior opera-ção de imigração dos Estados Unidos rea-lizada em um só lugar. Dos presos, 87 fo-ram postos em liberdade por razões hu-manitárias, como por exemplo, por seremos únicos adultos responsáveis por meno-res de idade. Mesmo livres, essas pessoas

continuarão respondendo processo e de-verão ser chamadas para comparecer emjuízo nas próximas semanas ou meses.

Dummermuth disse que no caso doscondenados, a maioria das sentenças os-cilam entre cinco meses de prisão até trêsanos de liberdade condicional supervisio-nada, devido ao crime de portar documen-tos de identificação falsos.

Aqueles que não tiverem que cumprirsentença ou que foram sentenciados a liber-dade condicional não supervisionada serãodeportados depois que cumprirem todos osprocedimentos e etapas do processo.

O funcionário não informou para onde

serão transferidos os imigrantes que atu-almente estão presos em uma prisão tem-porária construída no National CattleCongress (NCC). Os trabalhadores queforam declarados culpados e cujas senten-ças são de cinco meses cumprirão suaspenas em centros de detenção de Iowa.Bob Teig, porta-voz da fiscalização federalcom sede em Cedar City, disse que as nor-mas atuais só permitem revelar o destinode um preso depois que ele chegar à pri-são definitiva.

As autoridades federais ainda nãoanunciaram quais serão as penas para osdonos e gerentes da Agriprocessors, comrelação às denúncias de abuso de traba-lhadores imigrantes, descumprimento dasleis de trabalho infantil e contratação deempregados indocumentados.

Teig se limitou a dizer que a investiga-ção segue aberta e que alguns dos imi-grantes detidos e agora sentenciados po-derão ser chamados para testemunharcontra o frigorífico, já que essa condiçãofoi incorporada no acordo para aceitar adeclaração de culpa dos imigrantes.

As denúncias apresentadas por três dosimigrantes detidos – em relação às condi-ções irregulares de trabalho impostas pe-los administradores, foram o ponto departida das investigações que culminaramcom a operação.

Ativistas criticam norma da imigração em caso de emergências

Imigrantes presos são acusados, principalmente, de usar documentos falsos.

Segundoorganizações dedireitos civis,oficiais terãoque pedirdocumentos deidentidade daspessoas quesaírem do Texas.

DA REDAÇÃOCOM AGÊNCIAS

A Associated Pressdivulgou na semana pas-sada que as pessoas queescaparem de furacões no lado norte-americano da fronteira entre Texas e Mé-xico terão que mostrar seus documentosàs autoridades federais de imigração.

Funcionários da agência federal deimigração (ICE) disseram que vão che-car a cidadania das pessoas que passa-rem por pontos de controle, até 120quilômetros ao norte da fronteira. “O

procedimentoserá habitual nes-ses pontos”, dis-se Dan Doty, por-ta-voz da agên-cia em Rio Gran-de. “Vamos revis-tar todo mundo.Aqueles que esti-

verem no país ilegalmente serão enviadosa centros de detenções longe do períme-tro de ação do furacão”.

Grupos nacionais que defendem os di-reitos dos imigrantes e organizações de di-reitos civis condenaram a informação. “Estaé uma iniciativa vergonhosa e muito peri-gosa que compromete a segurança daspessoas e dificulta o trabalho das autorida-des fronteiriças na hora de mobilizar as pes-

soas para colocá-las a salva durante umasituação de crise e emergência”, disse JanetMurguia, presidente do Conselho Nacio-nal da Raça (NCLR, por sua sigla em inglês),o principal grupo hispano dos EUA. “Man-damos uma carta ao Secretário MichaelChertoff, do departamento de SegurançaNacional (DHS), pedindo que suspenda essainiciativa imediatamente”, completou.

Depois de explicar que as pessoas quenão puderem apresentar os documentosde identificação serão colocadas em umônibus diferente e levadas a centros de deten-ção para imigrantes indocumentados, JohnTrasviña, presidente do Fundo México-Americano para a Defesa Legal e Educa-ção (MALDEF), disse: “a maioria dos nor-te-americanos não anda com sua certidãode nascimento ou passaporte, especial-mente quando abandonam suas casascom pressa, ou seja, em situações queexigem rápida mobilização por razões deemergência, muitos cidadãos serão sub-metidos ao trauma de ter que demons-trar que têm autorização para estar nopaís, quando só querem salvar sua vida”.

“O plano do governo para utilizar astarefas de desocupação durante um fura-

cão como ferramenta para tentar pren-der imigrantes indocumentados é algoinexplicável”, disse Karen K. Narasaki,presidente e gerente geral da AsianAmerican Justice Center. “As famíliasimigrantes já sentem medo e descon-fiança quando vêem as autoridadesnorte-americanas. Isso fará com queseja muito mais difícil para o governolocal convencer as pessoas da necessi-dade de deixarem suas casas para sal-var suas vidas, o que colocará em peri-go as comunidades imigrantes, alémde aumentar o trabalho dor organis-mos encarregados das operações deevacuação, resgate e ajuda”, afirmou.

O oficial da Patrulha da FronteiraDan Doty chegou inclusive a dizer queos agentes “estão muito bem prepa-rados para perceber indícios de queuma pessoa não é cidadã ou residen-te legal nos EUA”. “Essa é uma recei-ta para gerar discriminação, colocan-do em perigo a segurança de milha-res de famílias latinas do Vale”, obser-vou Rosa Rosales, presidente da Ligade Cidadãos Latino-Americanos Uni-dos (LULAC).

Agentes deimigraçãovão exigirdocumentosde pessoasque deixaremregiões afetadaspor furacõesno Texas.

Page 13: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

www.jornalnational.com | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | 29 DE MAIO DE 2008 | 13

Page 14: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

COMUNIDADE1414141414 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPERwww.jornalnational.com

By Lee Ferrazimage hunter

Page 15: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

www.jornalnational.com | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | 29 DE MAIO DE 2008 | 15

Page 16: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

16 | 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | www.jornalnational.com

Page 17: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER 1717171717www.jornalnational.comDINHEIRO

Alta da gasolina provocamudança de hábitos eeleva gastos de empresasPreço do galão atingiu novorecorde esta semana,chegando a US$ 3,944.

POR JULIANA MELO COM AGÊNCIAS

O preço médio do galão de gasolina(3,785 litros) atingiu um novo recorde estasemana. Na quarta-feira, 28, o combustí-vel chegou a US$ 3,944, um valor 9% aci-ma do registrado no final do mês de abrile 23% mais alto do que o preço registra-do no mesmo período do ano passado.Em 11 Estados americanos, caso deConnecticut, o preço do galão já chegouaos US$ 4,215.

A alta está refletindo nos hábitos doscidadãos e vem causando preocupação emtrabalhadores autônomos e pequenas em-presas. O empresário Fabiano Bezerra, con-ta que sua empresa de mudanças (AdonaiMoving) teve que se reestruturar para nãorepassar a elevação do custo operacionalaos clientes. “Por enquanto, fizemos al-gumas modificações na empresa,gerenciando os gastos, mas, se continuarcomo está, teremos que estudar um rea-juste nos serviços”, afirma.

Milhares de brasileiros estão preocupa-dos com os constantes aumentos. “Com ogalão a quase US$ 4, usar carro virou luxo”,diz Ana Lúcia Mendonça, que trabalha noramo de limpeza. Ela mora em Kearny (NJ),mas tem clientes até em Nova York. Com aalta, está reorganizando a agenda. “Anteseu fazia a agenda que minhas clientes que-riam, mas à medida que o preço da gasolinafoi aumentando, revisei minha programa-ção para que eu não precise fazer grandesdeslocamentos todos os dias”, diz.

Na casa de Ana há dois carros e tanto

ela, quanto o marido, gastam muito com-bustível. “Ele é vendedor, então, todos osdias têm que usar o carro. Como ele temmais flexibilidade do que eu, pedi que eleacompanhe minha programação e, sem-pre que possível, ele pega carona comigoe deixa o carro na garagem”, conta.

O casal reflete um dado que está sen-do divulgado amplamente pela Associa-ção Americana do Automóvel (AAA): emmarço passado, os EUA registraram os ní-veis mais baixos de condução em sua his-tória, devido ao elevado preço da gasoli-na. A quilometragem percorrida pelosmotoristas nas rodovias públicas do paísficou em 11 bilhões de milhas abaixo da

de março do ano passado, uma queda de4,3%. É a primeira vez que esse fenôme-no acontece, desde a década de 70.

Um estudo da UniversidadeQuinnipiac, de Connecticut, aponta que69% dos residentes no país consideram oencarecimento da gasolina um sério pro-blema para suas famílias e 61% já decidi-ram utilizar menos o carro. De acordo comdados da pesquisa, a primeira preocupa-ção dos entrevistados em relação a suasituação financeira refere-se ao custo dagasolina (47%), seguido do custo do se-guro médico (16%), da elevação do pre-ço dos alimentos (16%) e da queda dosetor imobiliário (7%).

Corte de despesasProprietários de pequenas e

médias empresas dizem que oselevados custos do combustível estãoreduzindo seus lucros, fazendo comque sejam mais cautelosos nos gastose nas contratações. “Como a gasolinasobe de 5 a 10 centavos por semana,temos que encontrar maneiras decortar gastos”, fala Carlos, empresá-rio do ramo de entrega de enco-mendas, em Nova York.

Ele pediu que nossa reportagempreservasse o nome da empresa daqual é proprietário, mas contouque teve que fazer cortes de 20%no número de funcionários eaumentou os custos das entregas.“Gasolina é indispensável para nós,por isso, nossos serviços acompa-nham a elevação. Repassei umaparte do aumento aos clientes epara equilibrar os gastos, optei porenxugar a estrutura da empresa,cortando alguns funcionários”, diz.

Pequenas empresas, como a deCarlos, são a coluna vertebral domercado de trabalho norte-americano e têm um papel vitalpara a economia. De acordo como Censo, em 2002 os EstadosUnidos tinham 112 milhões deempregados, sendo que 56,4 mitrabalhavam em companhias commenos de 500 funcionários.

O economista Peter Morici, daUniversidade de Maryland, consideraque este momento é desafiadorpara os empresários. “As pequenasempresas estão tendo que convivercom custos mais elevados doscombustíveis e um crescimentoeconômico lento”.

Esse cenário causa dilema:repassar a elevação aos clientes ousacrificar o lucro figuram entre asprincipais dúvidas dos donos deexecutivos. Especialistas dizem que émelhor reorganizar a estruturaempresarial, afinal, nos dias de hoje,aumentar o preço significa perderclientes. “O melhor a fazer é arquivaros planos de expansão e se concen-trar em obter mais resultados de cadaum dos seus empregados, sem fazernovas contratações”, orienta ToddMcCracken, presidente da AssociaçãoNacional da Pequena Empresa.

Em 11 Estados americanos, o preço do galão já ultrapassou a marca dos US$ 4,21.

Page 18: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

COMUNIDADE1818181818 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPERwww.jornalnational.com

Doença de Kennedy preocupalideranças brasileirasPara presidente do GrupoMulher Brasileira, senadortem sido uma voz forte emdefesa dos direitos dosimigrantes, das mulheres edos idosos.

DA REDAÇÃO

A notícia de que o senador EdwardKennedy tem um tumor maligno no cé-rebro gerou repercussão na comunidadebrasileira de Massachusetts. O GrupoMulher Brasileira foi uma das primeirasorganizações a se manifestar publicamen-te em relação ao tema.

Para Heloisa Maria Galvão, presidentee co-fundadora do Grupo, a atuação deKennedy no Congresso é fundamentalpara os imigrantes. “Ele tem sido uma vozliberal, humana, amiga, forte e lutadoraem defesa dos direitos dos imigrantes, dasmulheres e dos idosos”, disse Heloisa,acrescentando ser impossível neste mo-mento prever o que acontecerá e qual seráo impacto nas decisões políticas deste anoeleitoral caso o senador tenha de se licen-ciar. “Ele é um lutador e, temos certeza,lutará mais esta batalha. Devemos estarao lado dele neste momento difícil, como

Notícia de que senador Kennedy temtumor maligno no cérebro comoveulideranças e políticos do país.

ele tem estado do nosso lado todos estesanos”.

O senador de 76 anos foi internadono sábado, 17, no Hospital Geral deMassachusetts, após sofrer convulsões emsua casa de Cape Cod. Na quarta-feira,21, ele recebeu alta do Hospital Geral deMassachusetts, onde estava internado.

Um dos veteranos de maior destaquedo Partido Democrata, Kennedy faz par-te da vida política dos Estados Unidoshá 45 anos. “Kennedy é e tem sido opolitico mais importante deste país”,disse. Em nota, no boletim eletrônicodo Grupo, enviado na semana passa-da, o Grupo diz: “Nossos sentimentose orações estão com o senador e suafamília e com os milhões de imigrantespara os quais a destemida liderança doSenador Kennedy continua a trazer es-perança em um tempo de hostilidade edesespero crescentes. O generoso espí-rito do Senador Kennedy representa oque este país tem de melhor. Ele é nos-so líder, nosso amigo e nossa inspira-ção”.

Caso o tumor seja muito agressivo,a esperança de vida é de menos de 12meses, mas se seu crescimento for maislento, a sobrevida é de até cinco anos.

Os médicos afirmaram que Kennedy- que foi uma peça na campanha dosenador Barack Obama nas primárias deseu partido - não sofreu mais convul-sões desde sua internação, e passou osúltimos dias de "bom humor, e cheiode energia".

Sua doença comoveu a maioria dosEstados Unidos e, em especial, a classepolítica do país.

Grupo repudiadecisão dogovernadorde MA

O Grupo Mulher Brasileira semanifestou contra a decisão dogovernador Deval Patrick de nãoencaminhar legislação que permitaestudantes graduados de segundograu a pagarem como residentesdo estado em faculdades e univer-sidades do Estado.

O governador disse queapoiará medida encaminhadapelo legislativo mas ele nãotomará a inciativa. “É umagrande frustração. Esta é umapromessa de campanha de DevalPatrick e demonstra uma falta devisão e entendimento do proble-ma, além de deixar claro que osinteresses políticos dele estãoacima dos interesses de umaparcela importante da popula-ção”, disse Heloisa.

A co-fundadora do GrupoMulher lamentou ainda declara-ção da deputada estadual MarieSt. Fleur, ex-patrocinadora deprojeto-de-lei, de que não existeclima na Assembléia Legislativapara passar tal medida e de queos políticos só discutirão propos-ta em favor dos estudantes apóso Congresso legislar sobre umprojeto de imigração que trateda situação dos imigrantesindocumentados. “Estamosnovamente à mercê dos políti-cos. Eles não farão nada queameace suas bases políticas ou aquantidade de votos que possamvir a ter em um pleito. Mais umavez, fica evidente que caminha-mos em direção oposta a decertos políticos e que precisamoseleger quem caminha conosco eseja sensível as nossas necessida-des”, disse Heloisa.

Polícia oferece recompensa paralocalizar assassino de brasileiro

O governador Deval Patricknão cumpriu promessa decampanha que beneficiariaestudantes imigrantes.

Mineiro foi morto no iníciodo mês, no Ironbound. Políciadivulgou linha direta paraquem tiver mais informaçõessobre assassino.

DA REDAÇÃO

A polícia de Newark (NJ) está ofere-cendo uma recompensa de até US$ 2 milpara quem oferecer pistas que levem aoassassino de Davisson Ferreira Campos,de 25 anos. O mineiro morava no bairroIronbound e foi morto em uma tentativade assalto na madrugada de 3 de maio,na altura do número 270 da Ferry Street.

As informações que levem ao para-deiro do assassino de Deivisson devem ser

comunicadas ao Departamento “CrimeStoppers”, através da hotline 1-877-NWK-TIPS (1-877-695-8477). Não é ne-cessário informar o nome ou dar qual-quer dado pessoal, pois o sistema de de-núncias é sigiloso. Os informantes nãoterão seus nomes registrado e as ligaçõesnão serão monitoradas ou rastreadas.

Segundo testemunas, Deivisson esta-va voltando de um show numa casa no-turna da cidade, acompanhado de seu ami-go Sérgio Martins Alves, e caminhava em di-reção à Chambers Street, quando percebeuque estava sendo perseguido por três homens.Os brasileiros tentaram fugir e um dos bandi-dos disparou vários tiros que atingiramDeivisson no peito e queixo. O mineiro aindafoi levado ao Hospital Universitário de NewJersey, mas não resistiu aos ferimentos.

Deivisson morava nos EUA há 4 anos.

Page 19: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER 1919191919www.jornalnational.comCOMUNIDADE

Enquetes do ‘Guia do Imigrante’refletem opiniões da comunidadePerguntas sobre imigração,dia-a-dia e atualidadesintegram as diversaspesquisas realizadas pelosite nos últimos meses.

DA REDAÇÃO

O ‘Guia do Imigrante’, um dos princi-pais sites de notícias e informações de uti-lidade pública voltado para a comunida-de brasileira nos EUA, está conseguindolevantar as opiniões e expectativas dosimigrantes em enquetes simples, que di-zem muito sobre o momento vivido nopaís.

No ar desde 2001, o site foi criado peloadvogado Dr. Moses Apsan. Ao longodesses anos, a página agregou notícias,artigos de especialistas e hoje estáconectado com a VejaTV.com,disponibilizando noticiário, reportagens eentrevistas em vídeo. Mensalmente, owww.guiadoimigrante.com recebe a visi-ta de 40.000 internautas.

De acordo com Apsan, o espaço dasenquetes foi criado para conhecer o quese passa na cabeça dos brasileiros. Namais recente pesquisa, no ar entre osmeses de fevereiro e maio, a pergunta“Você pretende voltar a morar no Bra-sil?” contou com mais de 3.900 partici-pantes. “Considero que alcançamos nos-so objetivo. Foram quase 4.000 respos-tas, ou seja, uma amostragem que refle-te com precisão os planos dos imigran-tes”, avalia.

Ele confessa que se surpreendeu coma quantidade de participantes. “Se pen-sarmos que muitos institutos realizam pes-quisas com uma amostragem de 1.000entrevistados, podemos dizer que temosum material importante que pode servir deorientação para outros imigrantes e tam-bém para lideranças e autoridades”.

ResultadosApesar de ter criado as enquetes ape-

nas para conhecer as opiniões dos brasi-leiros nos EUA, Dr. Moses procura analisar

o significado das respostas.O resultado da pergunta “Você pre-

tende voltar a morar no Brasil?” foi o quemais intrigou o advogado. 50,24% dosinternautas disseram que querem voltarpara suas cidades de origem, enquanto35,49% descartam a hipótese do retor-no. “Não sei quando essas pessoas pre-tendem deixar os Estados Unidos, masconsidero um erro voltar neste momento,em que a situação econômica e migrató-ria está difícil. Se essas pessoas já aguen-taram quatro ou cinco anos aqui, vale apena ficar, afinal, 2009 será o ano do imi-grante e a probabilidade de que aprovemuma reforma migratória é grande”, afir-ma.

Outra pesquisa reveladora mostrouque a boa fé dos brasileiros pode lhes cus-tar a chance de legalização. Dos 222 en-trevistados, mais de 60% afirmou já tersido enganado por um(a) advogado(a) semlicença para atuar no país, sendo que16,67% disseram que foram vítimas deprofissionais de Nova York e New Jersey.“Esse resultado mostra que muitos brasi-leiros se precipitam. Na ânsia de obter ogreencard, muitos pagam altas somas parafalsos advogados que prometem a legali-zação, sem pensar nos prejuízos que essacontratação poderá causar em sua situa-ção migratória”, diz.

Até o momento, já foram publicadas 14enquetes. Os resultados podem ser acessadosno endereço: www.guiadoimigrante.com

Dr. Moses Apsan, criador do site eidealizador das enquetes.

Page 20: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

20 | 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | www.jornalnational.com

Page 21: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

COMUNIDADE29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER 2121212121www.jornalnational.com

BEA realiza festajunina em Nova YorkEvento aconteceráno dia 21 de junho.Ingressos já estão à venda.

DA REDAÇÃO

A Brazilian Endowment for the Arts(BEA) realizará sua segunda Festa Junina nodia 21 de junho, em Nova York (NY). Osconvites já estão à venda na sede da enti-dade, que fica na 240 East 52nd Street.

A BEA, ou Instituto Brasileiro de Patrocí-nio às Artes, é uma fundação sem fins lucra-tivos que mantém os projetos da UBENY –União Brasileira dos Escritores de Nova York,e do Centro Cultural Brasil, que abriga a pri-meira biblioteca brasileira de Nova York.

Para a festa junina, o salão com capaci-dade para 130 pessoas será todo enfeitadocom bandeirolas, luzes de cores e balões.Haverá quadrilha, forró, baião, além de co-midas típicas, como tapioca, canjica,pamonha, pé-de-moleque e arroz doce.

Crianças menores de seis anos não pagamentrada. Crianças entre 7 e 13 anos pagam$10.00; sócios da BEA pagam $25.00 e adul-tos não-sócios pagam $30.00. Os pagantesadultos ganham uma rifa e um drinque

Adultos não-sócios que desejarem se tor-nar membros da BEA podem optar pelo

convite de $35.00, que garante a anuidadee dá acesso à festa. Há ainda o pacote espe-cial de $50.00 para famílias de até quatropessoas, que ainda também dá direito a umaanuidade da BEA.

As vantagens de se tornar sócio da BEAsão muitas. Membros podem pegar livrosemprestados na biblioteca e receber convitespara os eventos regulares da entidades. Ar-tistas e escritores associados à instituição po-dem usar o espaço para fazer exposições elançar seus livros pagando uma taxa reduzi-da.

Devido ao espaço limitado é recomendá-vel checar com antecedência se ainda há en-tradas disponíveis. Mais informações ou con-firmações de presença devem ser feitas pelostelefones: (212) 371-1556 ou (212) 371-6530, ou via do email [email protected]

Data: 21 de junho de 2008 (sábado)

Horário: 18h às 22h

Local: Salão do Turtle Bay Music School (ao ladodo Centro Cultural Brasil)

Endereço: 244 East 52nd Strret (entre a 2nd e 3rdAve) – Nova York

Informações: (212) 371-1556 / 371-6530

E-mail: [email protected]

Festa Junina da BEA

Por Pastor Generoso | [email protected]

coluna cristãQual a diferença doPastor para o Lobo?(Última parte)* O pastor alimenta as ovelhas; o lobo se alimenta dasovelhas.* O pastor lida com as complexidades da vida semrespostas prontas; o lobo lida com técnicas pragmáti-cas com jargões religiosos.* O pastor se compromete com projetod do Reino deDeus; o lobo tem projetos pessoais.* O pastor é transparente; o lobo tem agendassecretas.* O pastor dirige igreja-comunidade; o lobo dirigeigreja-empresa.* O pastor pastoreia as ovelhas; o lobo seduz asovelhas.* O pastor busca discrição; o lobo se autopromove;* O pastor se interessa pelo crescimento das ovelhas,o lobo se interessa pelo crescimento das ofertas.* O pastor ajuda as ovelhas a seguir livremente a Cristo;o lobo gera ovelhas dependentes e seguidoras dele.* O pastor constroi vinculos de amizade; o loboaprisiona em vínculos de dependência.

Gravação do DVD ao vivo doPastor Marco FelicianoConferência Internacional - PastorMarco FelicianoLançamento do CD Sopra Vento egravação do DVD ao vivoDia 12 de Junho de 2008, Quinta-Feira às 7:00pmÚnica apresentação em NJLocal: Palácio Europa278 New York ave, Newark, NJ,07105ADQUIRA JÁ A SUA CAMISACONVITE!!!Vagas Limitadas.Mais Informações: (267) 372-5943

Reunião de EmpresáriosToda Quinta-Feira às 8:00pm48 Van Buren st, Newark, NJ.Você não pode perder, a cadaQuinta-Feira coisas maravilhosasacontecem.

"Pois todo o que é nascido de Deusvence o mundo. Esta é a vitória quevence o mundo: a nossa Fé."1 João 5:4

Aniversário daFabiane Castro.ParabénsFabiane, queDeus abençoesua vida. Você émuito especial euma benção nasnossas vidas!!!

Grupo de Empresários escrevendo seus pedidos.Lançamento do

CD e Gravação doDVD ao vivo doPastor Marco

Feliciano.

Page 22: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

22| 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | www.jornalnational.com

Page 23: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

BASTIDORES29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER 2323232323www.jornalnational.com

Luciano Huckgravará o quadro'Vou de Táxi'em Miami

O apresentador Luciano Huck embarcaráesta semana para Miami (FL), para gravar oquadro "Vou De Táxi", uma das atrações de seuprograma "Caldeirão do Huck". Além dagravação, Huck vai prestigiar o tradicionalFestival de Cinema Brasileiro na cidade, que seráserá realizado de 30 de maio a 7 de junho.

Dalton Vigh diz nãoentender torcida por Ferraço

O ator Dalton Vigh declarouque está surpreso com a torcidaque o público está fazendo paraque seu personagem MarconiFerraço tenha um final feliz emDuas Caras. “Muitas vezes nãoentendo essa torcida. Nãoconsidero que Ferraço seja essecara bonzinho para quem opúblico está querendo bemagora. Ele tentou matar MariaPaula, maltrata as pessoas e éum grosso. É impressionante,porque para onde vou aspessoas me dizem que estãotorcendo para ele e Maria Claraterminarem juntos”, disse.

Apesar de acreditar que oarrependimento não foi suficien-te para tornar Ferraço ummocinho, Dalton confessa quetambém engrossa a torcida porseu personagem.

Paola Oliveira é anova rainha dabateria da Grande Rio

A atriz Paola Oliveira é a novarainha da bateria da escola de sambaGrande Rio. Ela assume o lugar quepertenceu a Deborah Secco. De acordocom o jornal O Dia, os detalhes de suaparticipação na avenida serão acertadosesta semana, durante reunião da atrizcom o presidente da escola de sambacarioca, Jayder Soares. O enredo daGrande Rio de 2009 homenageará oAno da França no Brasil.

Xuxa eLuciano Szafirplanejamviagemem família

As férias de Sasha vãoacontecer em família, emOrlando, na Flórida. Agarota viaja com Xuxa eSzafir em julho e aproveitará orecesso escolar para descansare curtir os pais. De acordo cominformações do jornal Extra,Xuxa não vê a hora de botar opé na estrada.

Grazi Massaferaquer tentarcarreirainternacional

A atriz Grazi Massaferadecidiu que vai aprenderinglês para tentar carreirainternacional no futuro. Elatomou a decisão na viagemrecente que fez à Europa paraconferir de perto o Festival deCannes. “Depois de passearpela Europa e ver a repercus-são que as novelas da Globotêm por lá, decidi aprenderinglês e, quando estiverafiada, vou tentar algo nessesentido”, revelou.

Após uma década longe dos palcos internacionais,Roberto Carlos reencontrou na noite de sexta-feira, 23, seupúblico nova-iorquino, em um show com lotação esgotadano Madison Square Garden. A apresentação foi marcadapor sucessos como "Detalhes", "O Côncavo e o Convexo","Cama e Mesa" e "Jesus Cristo". O cantor também seapresentou em Boston, New Jersey, Los Angeles e Miami.

Brasileira ganhaprêmio de melhoratriz em Cannes

Sandra Corveloni, a brasileira queatuou no filme Linha de Passe, deWalter Salles, conquistou o prêmiode melhor atriz no Festival de Cine-ma de Cannes. Sandra não acredita-va que poderia levar a Palma deOuro, e estava no Brasil quando oresultado do Festival foi anunciado.Ela recebeu a notícia de que haviasido a escolhida graças a telefonemasde seus familiares, que vivem naItália, e souberam da novidaderapidamente.

A atriz é a segunda brasileira avencer o Festival de Cannes comomelhor atriz. A primeira foi FernandaTorres, em 1986, com o filme Eu Seique Vou te Amar.

Marisa Monte estágrávida do segundo filho

A cantora Marisa Monte estágrávida do seu namorado Diogo PiresGonçalves, atual empresário da cantoraMarina Lima. Marisa já é mãe de ManoWladimir, de 5 anos, fruto de seurelacionamento anterior com o músicoPedro Bernardes.

Roberto Carlos reencontrapúblico nova-iorquino

Page 24: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

guia nationalGERAL2424242424 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPERwww.jornalnational.com

Manual da GestanteA gravidez é um períodonormal da vida da mulher,não devendo ser consideradocomo uma doença.Entretanto, alguns cuidadosdevem ser tomados nessafase da vida, para garantiruma gestação saudável paraa mãe e para o bebê.

ALIMENTAÇÃOA alimentação e o peso da mãe

podem influenciar tanto a ela própriaquanto ao bebê. O estado nutricionalantes da gravidez é importante, uma vezque a freqüência de recém-nascidos combaixo peso é maior naquelas mães combaixo peso antes da gestação e compouco aumento de peso durante agravidez.

Por outro lado, a obesidade predis-

põe a complicações durante a gravidez eo parto. Doenças como hipertensão ediabetes gestacional podem ser maisencontradas nessas pacientes.

Ambos tipos de pacientes devemestabelecer junto ao seu médico o tipode alimentação necessária, e não realizarregimes alimentares por conta própria.

EXERCÍCIOSCaminhadas, natação, hidroginástica,

desde que realizados com moderação,são atividades que permitem que agestante se exercite com segurança.Entretanto, devemos recordar que asgestantes não têm a mesma reservaenergética das não grávidas, podendoestar sujeitas ao cansaço físico de formamais precoce durante a atividade física.

SONOLÊNCIANos três primeiros meses da gravidez

a mulher tende a sentir-se cansada ecom sonolência excessiva, devido àsgrandes mudanças hormonais. Assim,procure dormir pelo menos 8 horas pordia. Após o terceiro mês, a grávida

Conselhos para uma gravidez sadia

FONTES:DR. HEINZ ROLAND JAKOBI, MÉDICO GINECOLOGISTA E OBSTETRA

WWW.FELICCITA.COM.BR/MANUALGEST.HTM

começa a ter mais ânimo, até que oaumento de peso, as mudançasposturais e o aumento de volumeabdominal provoquem novamente asensação de cansaço.

NÁUSEAS E VÔMITOSAs náuseas e os vômitos são bastante

freqüentes na gestação, especialmentenos primeiros meses. São devidos aospróprios hormônios da gravidez. Umaforma de evitá-los é comer alimentosleves em pequenas quantidades e váriasvezes ao dia. Em alguns casos os enjôossão tão intensos que podem causar umaperda de peso e desidratação. Nessescasos, seu médico irá orientá-la quantoao tratamento mais adequado.

COMUNIQUE SEU MÉDICODurante a gravidez, uma série de

mudanças vão ocorrer em você. Por essemotivo, e para tirar todas as suasdúvidas, não deixe de comparecer atodas suas consultas. Alem disso,comunique seu médico se ocorrer:

- sangramento vaginal- dores abdominais- perda de líquido- diminuição dos movimentos fetais

1. Faça mais refeições, comendo quantida-

des menores de cada vez.

2. Para evitar o enjôo matinal dos primeiros

meses, mastigue um pedaço de pão integral

seco ou coma um pedaço de maça pela

manhã, ao levantar.

3. Coma devagar, mastigando levemente.

Nunca se alimente às pressas e muito

menos em excesso.

4. O aumento de peso da gestante não

deve passar de 1 quilo por mês. Se você

engordar mais do que isso, diminua os

carboidratos e as gorduras.

5. Evitar tomar laxantes. Se a dieta de

cereais integrais, frutas e verduras não for

suficiente para estimular o intestino,

experimentando uma destas alternativas:

• no café da manhã, tome 1 colher de farelo

de trigo diluída em leite ou suco de frutas;

• deixe de molho, de um dia para outro, 1

colher de sementes de linhaça; coma de

manhã, misturadas com 1 colher de mel;

• de manhã, coma um pedaço de mamão

ou então algumas ameixas secas deixadas

de molho durante a noite.

6. Após o quarto mês, não esqueça de

tomar cálcio. Peça orientação para seu

médico.

7. Para evitar a anemia, comum nos

últimos meses de gravidez, tome sucos

verdes (misturas de agrião, espinafre, salsa,

escarola, couve, mastruz), cujo gosto pode

ser atenuado com pepino, cenoura, erva-

doce ou beterraba.

8. Em caso de edemas (inchaços), é

necessário diminuir o sal e comer hortaliças

diuréticas, como salsão, chuchu e erva-doce,

ou fazer uma dieta de arroz cozido sem sal,

várias vezes ao dia. Essa dieta também é

ótima quando há aumento da pressão

arterial ou ameaça de eclampsia (forma

convulsiva de intoxicação do sangue nas

gestantes).

No dia da dieta de arroz sem sal a grávida

deve ficar de preferência em repouso, e

pode tomar chás diuréticos, como equisetum

(cavalinha), cidreira, cabelo-de-milho ou chá

renal. Não usar outros chás, como carqueja,

abacate, etc., que podem ser abortivos.

9. Não tome nenhum remédio sem antes

falar com seu médico - vários medicamentos

têm efeitos prejudiciais graves sobre o feto,

como retardamento mental e malformação,

entre outras alterações.

10. Está provado cientificamente que

mulheres que fumam dão à luz crianças de

baixo peso - em média, cerca de 250 gramas

a menos que crianças de mães não

fumantes; quanto à ingestão de álcool, pode

provocar no feto malformação cranianas e

faciais, dependendo da quantidade e da

freqüência. Portanto, nada de álcool.

Page 25: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

IMÓVEIS29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER 2525252525www.jornalnational.com

mercado imobiliárioMario Damião / Dr. Mortgage

O poder dos bancos sobre sua casaInúmeras são às vezes em que ouvi

alguém dizer “a casa não é minha, édo banco”. A teoria que está por trásdessa afirmação é a de que pelo fatode haver uma hipoteca (mortgage) naquestão, estima-se que o bancoenvolvido participe ativamente nosdireitos e deveres do proprietário. Issonão é verdade. O dono da casa é apessoa física e/ou jurídica (umaempresa também pode ser proprietá-ria de imóveis) cujo nome está naescritura da propriedade.

Um exemplo esclarecedor quesempre utilizo nas minhas palestras eapresentações e: “ se alguém tropeçare cair na calçada da casa, quem seráprocessado, o banco ou o dono dacasa? O dono da casa”, todos respon-dem. E isso resolve a questão: O donoda casa, é o dono da casa!

Onde é que entra o banco? Quaissão seus direitos e deveres? Nessesdias de total depressão no mercadoimobiliário, fala-se muito em“foreclosures”. Ou seja, o bancotomando posse da propriedade de

alguém por causa da inadimplência, faltade pagamento. E é esse o alcance do“poder dos bancos sobre a sua casa”.Todas a decisões, direitos e deveres sãode total responsabilidade daquele cujonome está registrado na escritura dapropriedade, o dono da casa, e não obanco.

No grupo dos direitos, entra adedução dos gastos como impostopredial e juros no imposto de renda,utilizar a mesma em beneficio próprio ,decidir vender ou manter o imóvel, etc.

No grupo dos deveres, observamostodas as responsabilidades legais, paga-mento de imposto predial e seguros, etc.

Os bancos, por sua vez, se queremseguir em frente com um processo de“foreclosure”, devem estar preparadospara gastar por volta de uns $50,000.00 com cortes e advogados e,após a tomada da casa, os gastos dejuros, impostos e seguros continuam atéa venda da mesma. Lembre-se quevender não está nada fácil. O melhormesmo para os bancos nesse momentoseria tentar renegociar a dívida e tentar

começar de novo. Mas isso não prejudi-ca o crédito? Se houver atrasos severosou até mesmo “foreclosure”, claro quesim, e muito. Dizem os entendidos quelevará pelo menos 5 anos para se acharuma solução que reestabeleça o créditoapos uma “foreclosure”. A opiniãounânime é de que haverá uma espéciede anistia de crédito, afinal, a quantida-de de pessoas com esse mesmo tipo deproblema já alcança a casa dos dezmilhões e esse número continua crescen-do .

A situação para o banco piora aindamais quando há mais de uma mortgagee o problema é com o banco que nãoestá na primeira hipoteca, e sim nasegunda ou terceira. Por exemplo:aqueles que compraram casas nosúltimos 4 anos com o programa 80/20sem colocar entrada. Uma mortgageprincipal no valor 400,000.00, porexemplo, e uma segunda mortgage novalor de $100,000.00. Agora que acasa já não vale mais os $500,000.00 epossivelmente nem sequer $400,000.00,a segunda mortgage perdeu completa-

mente o valor. Isso deveria facilitaruma negociação com o banco queestá em segunda posição (secondmortgage), já que em caso de“foreclosure” para não perder tudo,$100,000.00 nesse caso, o mesmoteria que comprar o primeiro“mortgage” que é de $400,000.00.Ou seja, investir $400,000.00 paratentar salvar $100,000, sendo que acasa mal vale os próprios$400,000.00.

Confuso? Aqui vai a versãosimplificada: o banco da segundamortgage sabe que já provavelmenteperderam todo o valor monetário danota que possuem e farão qualquernegócio para tentar salvar uma partedo investimento. Antes de perder acasa considere se não está na horade fazer uma proposta “indecorosa”ao banco da segunda “mortgage” etalvez você consiga transformar umasituação difícil em benção. Tipo oJosé do Egito.

Como sempre não tome nenhu-ma decisão sem antes consultar umprofissional de sua inteira confiança.Seus comentários, críticas ou ques-tões são sempre bem-vindos via e-mail: [email protected] outelefone (973) 418-4621.

Page 26: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

PARA ANUNCIAR LIGUE

1-866-802-7272

ou acesse

www.jornalnational.com

empregosempregos

2626262626

classificadosclassificados

veículosveículosSERVIÇOS

diversosdiversos

VENDO

imóveisimóveis

ALUGA-SE SALAS CO-MERCIAIS – 720 AndersonAve – 1º andar – CliffsidePark, NJ 07010 – (Perto daMiller’s Bakery) - Ligar p/ Mr.David – Cel: 201 – 450-8086.

ALUGUEL

VAGAS

HOUSEKEEPER –NANY –

5 Vagas em NY + NJ. Live-inor out, $300.00 a

$600.00 p/ semana.IVO'S EMPLOYMENT – 383

Walnut Street – Newark, NJ –Dou assistência e acompa-

nho nas entrevistasTel: (973) 344-25-40 -

www.ivosemploymentagency.com

IMPORTANTE –CARTEIRA DE MOTORIS-

TA DOS EUA – Ainda épossível. Para maiores

informações, ligue para:267 – 438-4306

PRECISA-SE DE BRASILEIROS P/ TRABALHAREM NOVA YORQUE E QUE TAMBÉM MOREM EM NOVA YORQUE.

Interessados ligar p/ (212) 302-0054.

FAZEMOS

SEGUROS DE

CARRO COM

CARTEIRA

INTERNACIONAL oudo seu país no mesmo dia.

Tel: 973 - 393-66-49

VENDO TOYOTA

CAMRY 93 com 142 milmilhas, 4 portas, série GoldSpecial, carro em excepcio-

nal condições paracolecionador, meu a 6 anos,tenho manual do proprietá-

rio, igual a novo, não éanúncio enganoso, duvido

igual, inacreditáveis$2,100.00 dolares. - Tel:

(201) 681-86-54 - Claudio.

ANUNCIOU?VENDEU!Ligueagora

ALUGA-SE APTO

EM KEARNY –Com cozinha, 1 sala de

visita e 1 quarto, c/laundry e basement e

estacionamento p/ 1 carro.Preço: $825.00 nãoincluindo utilities.

Interessados contactarArnaldo –

DRIVER CDL-A - Tenhoa CDL classe A - falo ingles

e estou a disposicao paratrabalhar. Tel: 302-345-74-29.

COMPRO

SCHEDULE DE

CASAS EM NEW

JERSEY - Companhiade limpeza precisa de

pessoas para trabalhar -Tel: (754) 235-1267

HERBALIFE - Quero ter clientes emFramingham e cadastrar distribuidores.Perca medidas e celulite sem cirurgia e semsentir fome. Produtos naturais!!! Grandeoportunidade de negócios vem junto. E-mail:[email protected] -Tel:(Brasil) 33 - 3277-1851.

Page 27: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

www.jornalnational.com | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | 29 DE MAIO DE 2008 | 27

Page 28: NATIONAL – 165 – 29.05.2008

28 | 29 DE MAIO DE 2008 | NATIONAL THE BRAZILIAN NEWSPAPER | www.jornalnational.com