não tem tempo para trabalhar

3
Não tem tempo para trabalhar? maiswebmarketing.com /nao-tem-tempo-para-trabalhar/ Neste artigo quero partilhar com vocês um tema já muito debatido e que (provavelmente)não se dá nenhum valor, mas que de fato eu começo a perceber que é uma “guerra” pessoal que o ser humano tem de combater… A gestão do seu próprio tempo! Para quem trabalha em empreendedorismo digital sabe perfeitamente que se não tiver e colocar a si próprio regras bem rígidas, por vezes o seu próprio sucesso ou do projeto e até todo o futuro pode estar em causa. Quantas vezes você está em frente ao computador para trabalhar, passam várias horas e você ainda não produziu NADA? Ou seja, não fez nada que tenha contribuído para o avançar do seu projeto. Não preparou o artigo x, não elaborou o plano da criação de artigos, não avançou com as tarefas planeadas, ou pior, amanhã faço isto… Mesmo em empresas isto acontece! Mas como é óbvio quem trabalha por conta própria tem de conseguir ultrapassar diariamente com este grande problema que faz parte do ser humano. Ou seja, distrair-se com coisas que não interessam para nada! Que não ajudam para o seu sucesso! Como profissional e até pessoal. Então, o que fazer? Quantas vezes no Facebook vemos citações de grandes homens da humanidade e que já morreram há muitos anos, que citaram coisa lindas e sábias como: a vida é para ser vivida, sem preocupações, porque isto é uma passagem, divirta-se, etc, etc..! E o que fazemos? Estas citações sábias e poéticas desperta em nós algo que nos leva para o lado que não queremos ir… Para o sofá ver TV, jogar jogos, passear, peace and love sem stresses, etc… Pois, e o trabalho? Os nosso projetos? Mas atenção. Com isto não quero dizer que devemos ignorar essas frases/citações, acho é que devemos ter de saber separar as coisas. Termos regras pessoais, organização e trabalhar as horas necessárias para depois e então aí sim, poder desfrutar das coisas que nos dão prazer! Neste momento estou a acabar de ler um livro de 2 autores Brasileiros( Gustavo Cerbasi & Christian Barbosa) e que se chama: Mais Tempo, Mais Dinheiro. Recomendo a todos a leitura deste livro que nos ajuda a perceber e a detetar onde estão os nossos problemas da gestão de tempo. Para além disso dá-nos também soluções. Então, gostaria de passar aqui uma frase do livro que de fato é a realidade: O problema não é a quantidade de dinheiro ou de tempo que as pessoas possuem, mas sim, a forma como elas utilizam esses recursos. Isso é o que faz a diferença. Ora cá está uma excelente citação de 2 autores que com a sua experiência pessoal tentam ajudar todos aqueles que não entendem estas questões da gestão do tempo. Gerir o seu tempo vai muito mais além do desligar a sua caixa de correio, desligas o Facebook,

Upload: mais-webmarketing

Post on 23-Jun-2015

36 views

Category:

Internet


0 download

DESCRIPTION

Para quem trabalha em empreendedorismo digital sabe perfeitamente que se não tiver e colocar a si próprio regras bem rígidas, por vezes o seu próprio sucesso ou do projeto e até todo o futuro pode estar em causa. http://www.maiswebmarketing.com/nao-tem-tempo-para-trabalhar/

TRANSCRIPT

Page 1: Não tem tempo para trabalhar

Não tem tempo para trabalhar?maiswebmarketing.com /nao-tem-tempo-para-trabalhar/

Neste artigo quero partilhar com vocês um tema já muito debatido e que (provavelmente)não se dánenhum valor, mas que de fato eu começo a perceber que é uma “guerra” pessoal que o ser humanotem de combater… A gestão do seu próprio tempo!

Para quem trabalha em empreendedorismo digital sabe perfeitamente que se não tiver e colocar asi próprio regras bem rígidas, por vezes o seu próprio sucesso ou do projeto e até todo o futuro podeestar em causa.

Quantas vezes você está em frente ao computador para trabalhar, passam várias horas e você aindanão produziu NADA? Ou seja, não fez nada que tenha contribuído para o avançar do seu projeto. Nãopreparou o artigo x, não elaborou o plano da criação de artigos, não avançou com as tarefasplaneadas, ou pior, amanhã faço isto…

Mesmo em empresas isto acontece! Mas como é óbvio quem trabalha por conta própria tem deconseguir ultrapassar diariamente com este grande problema que faz parte do ser humano. Ou seja,distrair-se com coisas que não interessam para nada! Que não ajudam para o seu sucesso! Comoprofissional e até pessoal.

Então, o que fazer?

Quantas vezes no Facebook vemos citações de grandes homens da humanidade e que já morreramhá muitos anos, que citaram coisa lindas e sábias como: a vida é para ser vivida, sem preocupações,porque isto é uma passagem, divirta-se, etc, etc..!

E o que fazemos?

Estas citações sábias e poéticas desperta em nós algo que nos leva para o lado que não queremosir… Para o sofá ver TV, jogar jogos, passear, peace and love sem stresses, etc…

Pois, e o trabalho? Os nosso projetos?

Mas atenção. Com isto não quero dizer que devemos ignorar essas frases/citações, acho é quedevemos ter de saber separar as coisas. Termos regras pessoais, organização e trabalhar as horasnecessárias para depois e então aí sim, poder desfrutar das coisas que nos dão prazer!

Neste momento estou a acabar de ler um livro de 2 autores Brasileiros( Gustavo Cerbasi & ChristianBarbosa) e que se chama: Mais Tempo, Mais Dinheiro. Recomendo a todos a leitura deste livro quenos ajuda a perceber e a detetar onde estão os nossos problemas da gestão de tempo. Para alémdisso dá-nos também soluções.

Então, gostaria de passar aqui uma frase do livro que de fato é a realidade:

O problema não é a quantidade de dinheiro ou de tempo que as pessoas possuem,mas sim, a forma como elas utilizam esses recursos. Isso é o que faz a diferença.

Ora cá está uma excelente citação de 2 autores que com a sua experiência pessoal tentam ajudartodos aqueles que não entendem estas questões da gestão do tempo.

Gerir o seu tempo vai muito mais além do desligar a sua caixa de correio, desligas o Facebook,

Page 2: Não tem tempo para trabalhar

desligar a TV, etc…

Todo o envolvente do ser humano pode afetar a gestão de tempo pessoal. É necessário refletir todo oseu ambiente pessoal e perceber as distrações. Mas principalmente ter objetivos pessoais e focar-seneles!

Um objetivo pessoal pode ser por exemplo; juntar 10€ por mês em 10 meses para comprar aquelessapatos que tanto sonhava.

Este é apenas um exemplo, com isto os autores do livro pretendem que todo o ser humano deve terobjetivos traçados porque senão podemos cair na pasmaceira que já referi lá em cima do artigo…Também serve para que nos mantenhamos ocupados e que as nossas vidas tenham interesse.

Agora, voltando novamente à nossa realidade, acima de tudo os empreendedores digitais não podemcair nessa pasmaceira e todos os dias necessitam de lutar contra:

Deixar a caixa de email aberta

Não ir ver imediatamente um email que caiu(provavelmente é SPAM)

Responder às mensagens todas que vão aparecer no Facebook

O amigo que partilhou um comentário sobre futebol e que você acha que é errado

As SMS do seu telefone

Sua própria família(se for o caso)

Etc…

Poderia deixar aqui muitos outros exemplos que afetam os empreendedores digitais, mas o queinteressa é que entenda o seguinte: a forma como utilizamos os nossos recursos é que não está a serbem gerida! E aí é que está o problema!

A solução?

Não vou dar aqui nenhuma solução mágica para que possa resolver estes assuntos(até porque nãoexiste), apenas recomendo que pare para pensar e que consiga perceber onde estão os seusproblemas na gestão do tempo. Tente desligar aquilo que não vai contribuir para beneficiar o seutrabalho.

Mesmo as reuniões e até eventos tente perceber se irá ganhar alguma coisa com isso, caso contráriodiga NÃO. Tem de ter sempre um objetivo traçado, não há almoços grátis!

De certeza que já acordou com muitas ideias na sua cabeça e a dizer para si mesmo; hoje vou fazeristo, vou fazer aquilo…

E depois no final do dia… Não fez nada!

Lá está, acordou a pensar nos objetivos mas não os passou para a prática. O que deve fazer é anotartudo, colocar datas e passar à ação!

Ferramentas que podem ajudar

Recomendo a utilização desta ferramenta: Trello que de certeza vai ajudar-lhe no planeamento dassuas ideias.

Uma das minhas dificuldades é realizar todas as tarefas agendadas para cada dia. Provavelmentepoderei estar a colocar muitas tarefas para o mesmo dia sem ter a devida noção do tempo que possogastar com cada uma delas, ou então, a minha gestão do tempo está a falhar e depois não consigoser eficaz.

Page 3: Não tem tempo para trabalhar

Como é evidente às vezes acontecem imprevistos e que podem alterar o nosso dia e assim alterar asnossas tarefas. O que eu faço é ajustar as tarefas agendadas.

Uma das coisas que faço quando vou na rua, no carro, no metro, ou até mesmo quando estou no WCe tenho ideias, é anotar imediatamente na ferramenta Trello. Depois mais tarde, vou analisar eagendar as devidas tarefas.

Outra ferramenta que eu utilizo muito para a minha gestão de tarefas é a utilização do Google Docs.

Tenho todos os meus projetos numa planilha do Google Docs, coloco as tarefas e objetivos a curto emédio prazo. Desta forma tenho acesso aos meus projetos em qualquer lugar, bastando ter acesso àInternet.

Portanto, resumindo um pouco, eu utilizo 2 ferramentas que me tem ajudado ao longo do tempo e quevos pode ajudar também na gestão de tempo:

Trello

Google Docs

Como é evidente, existem muitas outras ferramentas deste tipo, eu utilizo estas 2, mas quem quiserpode optar por outras é uma questão de testarem e adaptarem-se aquela que gostarem mais.

Conclusão

O objetivo é que possam obter os melhores resultados com os vossos projetos online no caso dosempreendedores digitais e Freelas, no entanto para quem é funcionário terá de optar também porestratégias semelhantes para conseguirem ter uma melhor gestão do seu tempo.

Porque senão, o stress vai acumular e os resultados vão piorar e até a sua qualidade de vida não vaiser a mesma.

Eu já tenho experiência de alguns anos de trabalhar sobre stress, queria fazer tudo e mais algumacoisa, fui deixando coisas importantes de lado(ex: família), até que eu próprio parei para pensar epercebi que tinha de alterar muitas coisas no meu dia a dia.

Tive de começar a pensar na minha qualidade de vida e para isso fui quase obrigado a melhorar emuito a minha gestão do tempo!

No entanto, nem sempre é como eu quero mas melhorei muito!