“não basta somente planejar

1
“Não Basta Somente Planejar. É Preciso Agir” Por: Clube do Petróleo | Publicado em : 14/05/2009 Imagine uma luta de boxe. Um atleta, frente a seu oponente, analisa a situação e prepara-se para o ataque. Quando encontra o ponto fraco do adversário, não hesita e ataca, pois naturalmente de nada lhe serviria imaginar o golpe exato se este golpe não fosse aplicado. No entanto, ainda assim ele sabe que não basta aplicar o golpe. É necessário ainda avaliar os efeitos deste golpe, saber defender-se dos riscos que ele gera (uma vez que há uma necessária baixa de guarda) e conhecer também o resultado provocado no oponente em questão. Apenas após a primeira ação e o reflexo desta (ou seja, a reação), torna-se possível para o boxeador ajustar a postura adequada para o combate. É neste instante que ele compreende a intensidade com a qual deve bater, o momento de avançar e o momento de recuar. Qualquer atleta sabe que, da mesma maneira que de nada vale atacar de maneira correta se não for aplicada a força necessária, é arriscado e anti-desportivo bater forte demais. O mesmo raciocínio pode ser transferido de maneira análoga ao ambiente gerencial. Pois este conceito nada mais é do que a base do “PDCA”, uma das ferramentas fundamentais da qualidade. Quem viveu o ambiente empresarial certamente não deixou de conhecer diversas figuras que se perderam por excesso de ponderação antes de agir ou por ignorarem a necessidade de medir e reajustar seus meios de ação. Por isso é necessário que todo gerente saiba o momento de planejar (Plan), o momento de agir (Do), o momento de analisar os efeitos (Check) e o momento de re-implementar as ações ajustadas aos reflexos do projeto (Act). Saber “rodar o PDCA” – expressão que se tornou recorrente nos meios empresariais desde a década passada – é fundamental para tornar os processos de uma empresa mais eficientes. Perfil do autor Kahn é advogado e administrador de empresas, diretor e fundador do Clube do Petróleo, gerente executivo das pós-graduações da Coppe em petróleo (MBP-COPPE) e meio ambiente (MBE-COPPE). Foi administrador na Shell Brasil entre 1988 e 1996. Kahn é especializado no setor petróleo e em meio ambiente, sendo autor dos livros Sumário do Direito Ambiental na Indústria do Petróleo e Gerenciamento de Projetos Ambientais, Riscos & Conflitos. Kahn é também analista em Geopolítica do Petróleo e autor de inúmeros artigos, muitos deles apresentados no site do Clube do Petróleo (www.clubedopetroleo.com.br). No Clube do Petróleo é o responsável pela coordenação de inúmeros seminários, cursos e treinamentos fechados (oferecidos na Shell, Fugro, Gaia, Petrobras, entre outras). Impresso de http://www.artigonal.com/gestao-artigos/nao-basta-somente-planejar-e-preciso-agir-917439.html Voltar ao artigo

Upload: glaucia-carol

Post on 14-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Livro

TRANSCRIPT

Page 1: “Não Basta Somente Planejar

“Não Basta Somente Planejar. É Preciso Agir”

Por: Clube do Petróleo | Publicado em : 14/05/2009Imagine uma luta de boxe. Um atleta, frente a seu oponente, analisa a situação e prepara-se para o ataque. Quandoencontra o ponto fraco do adversário, não hesita e ataca, pois naturalmente de nada lhe serviria imaginar o golpeexato se este golpe não fosse aplicado.

No entanto, ainda assim ele sabe que não basta aplicar o golpe. É necessário ainda avaliar os efeitos deste golpe, saberdefender-se dos riscos que ele gera (uma vez que há uma necessária baixa de guarda) e conhecer também o resultadoprovocado no oponente em questão. Apenas após a primeira ação e o reflexo desta (ou seja, a reação), torna-sepossível para o boxeador ajustar a postura adequada para o combate. É neste instante que ele compreende aintensidade com a qual deve bater, o momento de avançar e o momento de recuar. Qualquer atleta sabe que, damesma maneira que de nada vale atacar de maneira correta se não for aplicada a força necessária, é arriscado eanti-desportivo bater forte demais.

O mesmo raciocínio pode ser transferido de maneira análoga ao ambiente gerencial. Pois este conceito nada mais é doque a base do “PDCA”, uma das ferramentas fundamentais da qualidade.

Quem viveu o ambiente empresarial certamente não deixou de conhecer diversas figuras que se perderam por excessode ponderação antes de agir ou por ignorarem a necessidade de medir e reajustar seus meios de ação.

Por isso é necessário que todo gerente saiba o momento de planejar (Plan), o momento de agir (Do), o momento deanalisar os efeitos (Check) e o momento de re-implementar as ações ajustadas aos reflexos do projeto (Act). Saber“rodar o PDCA” – expressão que se tornou recorrente nos meios empresariais desde a década passada – éfundamental para tornar os processos de uma empresa mais eficientes.Perfil do autor

Kahn é advogado e administrador de empresas, diretor e fundador do Clube do Petróleo, gerente executivo daspós-graduações da Coppe em petróleo (MBP-COPPE) e meio ambiente (MBE-COPPE). Foi administrador na ShellBrasil entre 1988 e 1996. Kahn é especializado no setor petróleo e em meio ambiente, sendo autor dos livros Sumáriodo Direito Ambiental na Indústria do Petróleo e Gerenciamento de Projetos Ambientais, Riscos & Conflitos. Kahn étambém analista em Geopolítica do Petróleo e autor de inúmeros artigos, muitos deles apresentados no site do Clubedo Petróleo (www.clubedopetroleo.com.br). No Clube do Petróleo é o responsável pela coordenação de inúmerosseminários, cursos e treinamentos fechados (oferecidos na Shell, Fugro, Gaia, Petrobras, entre outras).

Impresso de http://www.artigonal.com/gestao-artigos/nao-basta-somente-planejar-e-preciso-agir-917439.htmlVoltar ao artigo