na sequência do estudo de estudaremos abigail. · dever de cada servo do senhor (ef.4:25)....

32

Upload: nguyennguyet

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ONa sequência do estudo de

personagens bíblicas que nos

ensinam o caráter do cristão,

estudaremos Abigail.

OAbigail ensina-nos como evitar

contendas e dissensões.

www.portalebd.org.br Slide 2

O “Abigail” significa “meu pai é alegria”, “pai da alegria” ou “exultação”.

O Abigail é mencionada pela vez primeira nas Escrituras em I Sm.25:3, quando é apresentada como mulher de Nabal, homem que é apontado como morador de Maom, cujas possessões estavam no monte Carmelo, um homem apontado como mui poderoso e que tinha três mil ovelhas e mil cabras (I Sm.25:2).

www.portalebd.org.br Slide 3

O Apesar de ser um “homem mui poderoso”, Nabal é apresentado nas Escrituras como sendo um “homem duro e maligno nas obras” (I Sm.25:3).

O Apesar de sua dureza e malignidade, sua prosperidade era mantida em grande parte por causa de Abigail que, ao contrário de seu marido, é apresentada como sendo uma “mulher de bom entendimento e formosa”.

www.portalebd.org.br Slide 4

OAbigail era uma mulher sábia e, por isso, edificou a sua casa (Pv.14:1a).

OO significado do nome de Abigail, “meu pai é alegria” aponta para esta característica dela como uma “mulher sábia”, isto porque Salomão identifica a sabedoria como “a alegria” (Pv.8:30,31).

www.portalebd.org.br Slide 5

OAbigail era “formosa” e, talvez por

causa desta sua formosura, tenha

sido dada em casamento a Nabal.

OA formosura de Abigail era realmente

extrema. A tradição judaica diz que

Abigail foi uma das mulheres mais

belas de todos os tempos em Israel.

www.portalebd.org.br Slide 6

O Abigail era formosa, muito bela, mas não se deixou embalar pela sua “formosura”, não se contentou em ser apenas “bela” e se comportar como um mero adorno para seu marido ou um simples “objeto sexual” (Pv.31:30).

O A mulher sábia não é aquela que faz da beleza o seu trunfo, a sua razão de ser, a causa de sua existência, mas, sim, aquela que procura temer a Deus, obedecer-Lhe, inclusive assumindo as funções no lar que lhe são cometidas pelo Senhor.

www.portalebd.org.br Slide 7

OAbigail era uma mulher virtuosa e, como tal, tinha:

a) pleno conhecimento do dia-a-dia dos negócios de seu marido. (Pv.31:12);

b) amplo domínio sobre a administração da casa (Pv.31:13-18,27).

www.portalebd.org.br Slide 8

OAbigail era uma mulher virtuosa e, como tal, era:

a) trabalhadora (Pv.31:19,22);

b) previdente (Pv.31:21)

c) cuidadora do bem-estar do marido e dos filhos em todos os aspectos, tanto materiais quanto emocionais (Pv.31:17,23,28,29).

www.portalebd.org.br Slide 9

O Apesar de ter um marido duro e maligno de obras, Abigail não buscou, aproveitando de sua formosura, trair aquele homem mau, mas velava para que tudo prosperasse no seu lar, para que seu marido nela pudesse confiar, buscando sempre servir a Deus e a cumprir o papel que o Senhor estabeleceu para ela como mulher, como esposa.

O Abigail era esta mulher que, mesmo tendo um marido rude e mau, contribuía enormemente para o bem-estar do seu esposo e para a manutenção do progresso e do êxito de seu marido, sem que, para isto, fosse alheia ao dia-a-dia da casa, inclusive do ponto-de-vista profissional.

www.portalebd.org.br Slide 10

O Davi, após a morte de Samuel, resolveu ir para o deserto de Parã com seus homens e ali desenvolveu uma amizade e proximidade com os servos de Nabal que estavam a cuidar do gado de seu senhor no Carmelo.

O Quando chegou o tempo de tosquia das ovelhas, Davi, necessitado que estava de recursos para a manutenção de sua tropa, pediu a dez de seus homens que fossem até Nabal e pedissem um auxílio para o grupo de Davi, como retribuição pela ajuda que haviam fornecido (IO Sm.25:4-9).

www.portalebd.org.br Slide 11

O Ante o pedido feito pelos criados de Davi, Nabal respondeu asperamente, negando ajudá-los e ainda desprezando Davi, dizendo ser ele um “fugitivo de seu senhor”, que era acompanhado de homens sem procedência (I Sm.25:10-12).

O Ao saber do teor da resposta dada por Nabal, Davi não teve outra reação senão a de querer “acertar contas” com aquele homem, matando-o por sua insolência e dureza (Pv.15:1).

www.portalebd.org.br Slide 12

O A dureza de Nabal foi reprovada por seus próprios criados. Nabal faltou com o bom senso, aliás, o nome “Nabal” significa “sem juízo, tolo, mau, insensato”.

O Nabal era demasiadamente orgulhoso e arrogante. Em sua dura resposta, afirmou que o pão, a água e as reses eram “seus”, esquecendo-se de que tudo é do Senhor (Sl.24:1) e que tudo que acontece em família é resultado da participação de todos. A “cabeça do casal” não é capaz de transformar os projetos e planos em atitudes e ações.

www.portalebd.org.br Slide 13

O Quando um dos criados de Nabal soube da decisão de Davi de atacar Nabal e matá-lo e a todos os seus, não teve qualquer dúvida: comunicou o fato a Abigail (I Sm.25:14-17).

O Por que foram contar o fato a Abigail e não a Nabal? Precisamente, porque sabiam que Nabal era um homem com quem não se podia dialogar, um tolo (Pv.14:3,16; 15:5; 23:9), enquanto que Abigail era uma mulher sábia.

www.portalebd.org.br Slide 14

O Abigail percebeu a gravidade da situação, tanto que se apressou. Nada disse a seu marido, porquanto sabia que ele nada poderia resolver e só complicaria o que já era gravíssimo.

O Abigail tomou víveres e os pôs sobre os jumentos, mandando que os servos de Nabal que haviam recebido os benefícios de Davi e seus homens fossem à frente dela, para se fazer conhecidos, pois ela os seguiria de perto.

www.portalebd.org.br Slide 15

O Abigail foi prudente, pois:

a) sabia que havia se criado uma amizade entre os homens de Davi e os servos de Nabal;

b) não foi à frente pois, sendo como era formosa, isto poderia dar uma conotação que não seria própria para uma mulher digna e casada como era ela;

c) seguiu os criados de perto, para não perder o controle da situação;

d) nada comunicou ao seu marido.

www.portalebd.org.br Slide 16

OQuando os dois grupos se encontraram, Davi “desabafou” para os criados de Nabal.

ODepois que Davi “desabafou” com os criados de Nabal, Abigail apressou-se e desceu do jumento onde estava montada e prostrou o seu rosto diante de Davi, inclinando à terra (ISm.25:23).

www.portalebd.org.br Slide 17

O Abigail agiu com humildade e mansidão, reconhecendo em Davi um homem escolhido por Deus e destinado a reinar sobre Israel.

O Abigail, então, lançou-se aos pés de Davi, implorando por sua vida e de sua casa. Chamou a Davi de “senhor”, assumiu a transgressão de seu marido como sua e pediu permissão para falar (I Sm.25:24).

www.portalebd.org.br Slide 18

OAbigail, embora tivesse tomado a transgressão para si, não deixa de observar que Nabal era um homem de Belial, um tolo.

OAbigail também não deixa de observar a Davi, com brandura, que o gesto que haveria de ser tomado contrariava a lei (I Sm.25:26).

www.portalebd.org.br Slide 19

OO conciliador precisa ser brando, educado e humilde, mas não pode deixar de falar a verdade, que é um dever de cada servo do Senhor (Ef.4:25).

OAbigail exaltou ao Senhor por estar impedindo Davi de derramar sangue inocente.

www.portalebd.org.br Slide 20

O Em seguida, Abigail apresenta todos os víveres que havia trazido para Davi e seus homens, convidando-o a distribuir tudo quanto havia trazido aos seus homens, “os que andavam após as pisadas do meu senhor” (I Sm.25:27).

O Neste instante, Abigail pede perdão a Davi pela transgressão cometida e deseja a Davi que o Senhor lhe desse uma casa firme, uma vez que Davi guerreava as guerras do Senhor e nele não se achava qualquer mal (I Sm.25:28).

www.portalebd.org.br Slide 21

O Abigail, ainda que em tom de súplica, lembra Davi que, em não sendo ele culpado diante do Senhor, certamente seria alvo de livramento do Senhor quando alguém lhe quisesse matar (I Sm.25:29).

O Abigail estava ministrando a Palavra para Davi, demonstrando ser uma mulher sábia, uma mulher que não só conhecia como cria na Palavra de Deus, nos preceitos divinos.

www.portalebd.org.br Slide 22

O As palavras de Abigail tocaram o coração e a alma de Davi, que era um homem segundo o coração de Deus (I Sm.13:14).

O Davi reconhece que Abigail havia sido mandada pelo próprio Deus para impedir que ele pecasse, reconhecendo o seu erro e aceitando os víveres que ela lhe trouxera, desistindo de atacar e matar Nabal e os seus (I Sm.25:32-35).

www.portalebd.org.br Slide 23

OAbigail, então, retornou para a sua casa, com a intenção de tudo relatar a Nabal.

OO plano bíblico do casamento é que haja perfeita comunhão entre os cônjuges (“uma só carne” – Gn.2:24) e nenhuma privacidade entre eles (Gn.2:25).

www.portalebd.org.br Slide 24

O Entretanto, ao chegar à casa, Abigail encontrou uma verdadeira “farra”, pois Nabal estava a promover um banquete, como banquete de rei, e estava totalmente embriagado.

O Abigail era sábia, sabia que há um momento oportuno para que se tratar de cada assunto, há o tempo de estar calado e o tempo de falar (Ec.3:7). Deixou para falar-lhe em outra ocasião.

www.portalebd.org.br Slide 25

O Quando Nabal voltou à sobriedade, Abigail, então, lhe foi contar tudo o que havia acontecido e Nabal, então, verificou a tolice que havia praticado e como havia sido liberto da morte pela ação de sua sábia esposa (I Sm.25:37).

O Não se passaram, porém, dez dias e o Senhor vingou a maldade praticada por Nabal, matando-o.

www.portalebd.org.br Slide 26

O Embora tivesse poupado a vida de seu marido e de toda a casa, Abigail, num espaço de dez dias depois que havia conseguido aplacar a ira de Davi, via-se viúva e sem filhos.

O Ao saber da notícia da morte de Nabal, Davi agradeceu a Deus, não porque Nabal havia morrido, mas, sim, porque reconheceu, mais uma vez, o grande livramento que o Senhor lhe havia proporcionado, impedindo-o de derramar o sangue de Nabal.

www.portalebd.org.br Slide 27

O Davi entendeu que Abigail havia sido uma bênção na sua vida e, deste modo, como ela agora estava viúva e era formosa, resolveu que deveria tê-la a seu lado de forma permanente e, então, mandou que alguns de seus homens fossem ao encontro dela para lhe oferecer casamento.

O Abigail, ao receber o convite, prontamente o aceitou, estando pronta para “servir de criada para lavar os pés dos criados do meu senhor” (I Sm.25:41).

www.portalebd.org.br Slide 28

ODeus honrou a sabedoria de Sua serva, fazendo-a esposa de Davi, um homem segundo o coração de Deus, depois de todo o sofrimento que teve ao lado de um homem ímpio e mau como era Nabal.

OAbigail não precisou burlar a lei do Senhor para ser honrada em sua fé.

www.portalebd.org.br Slide 29

OA decisão de Abigail não foi fácil. Deixou uma posição confortável do ponto de vista material para se unir a Davi, então um fugitivo do rei Saul.

OA vida de Abigail não foi fácil a partir de então. Deixou todo o conforto que tinha e passou a ir de um lado para o outro com Davi.

www.portalebd.org.br Slide 30

O Quando Davi foi ungido rei sobre Judá e passou a morar em Hebrom, Abigail foi morar ali e Abigail alcançou a bênção da maternidade, dando a Davi o seu segundo filho, chamado Quileabe (II Sm.3:3), também chamado de Daniel (I Cr.3:1).

O “Queliabe” significa “protegido pelo pai”, enquanto que Daniel significa “Deus é meu juiz”. Parece ter sido este o único filho que Abigail teve.

www.portalebd.org.br Slide 31

www.portalebd.org.br Slide 32