na real gravidez na adolescência não é legal! aprenda a se prevenir, uso correto dos...

31

Upload: danielamoreira

Post on 29-Jul-2015

112 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das idéias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.

.

O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais.

*A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.

Adolescência é compreendida até os 21 anos e quando ocorre junto com a gravidez,pode causar sérias conseqüências para todos, mas principalmente para os adolescentes, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

*A liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.

12 3

4 56

*1 Pílulas anticoncepcionais

Pílula: um dos métodos contraceptivos mais utilizados em todo o mundo. As pílulas costumam provocar efeitos colaterais como aumento ou redução de peso, dores de cabeça, náuseas, tonturas, entre outros.

*2 Adesivo anticonceptivo

Consiste em um adesivo com os mesmos princípios da pílula , pois gradativamente libera hormônios no corpo usando a pele como porta de entrada. Como a pílula este também pode causar efeitos colaterais

* 3 Anel vaginal

Método contraceptivo hormonal com princípios semelhantes ao da pílula.

*4 Diu

DIU (Dispositivo Intra Uterino). Trata-se de um mecanismo depositado, apenas pelo médico, no útero da mulher e que deve ser acompanhado pelo menos de 6 em 6 meses pelo ginecologista.

* 5 Camisinha masculina

É o método contraceptivo mais seguro chegando a oferecer 90% de segurança em relação a gravidez. Além da gravidez previne também todo tipo de doença sexualmente transmissível. Outra vantagem é que sua aquisição é fácil. Tanto pode ser adquirida gratuitamente nos postos de saúde como comprada a um preço módico em supermercados e farmácias. O único cuidado que deve ser tomado é o de observar se o produto se está dentro da data de validade.

*6 Camisinha feminina

*Informações sobre um método contraceptivo bastante eficaz, mas pouco conhecido.

*Coito Interrompido

Denomina-se coito interrompido a ação do homem de retirar o pênis da vagina durante a penetração para ejacular o sêmen fora.

O coito interrompido é outra opção que não convém, pois no momento máximo da excitação pode não dar tempo de realizar o procedimento ou mesmo que tudo ocorra bem bastaria que uma gotícula de esperma caísse na vagina para que houvesse risco de gravidez.

*Laqueadura

Procedimento contraceptivo por método cirúrgico, onde ocorre a inutilização do canal do ovário ou seja tubas uterinas cuja reversão nem sempre é possível, e tampouco segura.

*Vasectomia

A vasectomia é um procedimento de esterilização masculina no qual parte dos ductos deferentes é retirada cirurgicamente. A vasectomia é relativamente rápida e indolor.

*Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método hormonal de emergência que evita uma gravidez indesejada. A pílula do dia seguinte provoca alterações hormonais bruscas no organismo.

*Tabelinha

Método contraceptivo que se baseia em cálculos relativos ao período fértil da mulher. Consiste em uma trama de dias, que na maioria das vezes ocorre assim:

*Ainda existem outros métodos como:

*Diafragma; É um objeto côncavo, arredondado e com bordas, feito de borracha flexível.

*Temperatura basal, medir a temperatura intravaginal;

*Muco cervical, observar o quanto o liquido expelido pela vagina esta denso;

*Método de ovulação de Billings (MOB);

*Espermicida, uma espécie de gel.

DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

*O aborto além de ser um crime, em nosso país, é uma das principais causas de morte de gestantes. Por ser uma prática criminosa não há serviços especializados o que obriga as mulheres que optam por essa estratégia, a se submeterem a serviços precários, verdadeiros matadouros de seres humanos, colocando em risco a própria vida.

* PENSE EM CADA SLAID QUE VOCÊ ACABOU DE VER E REVEJA SUAS

ATITUDES

* MUITO OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO !

Daniela M. Ramos [email protected] ou

[email protected] e também pelo face Daniela Ramos