n. 31 - dezembro

12
JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIA Belo Horizonte . Ano III . nº 30 . Dezembro de 2011 NESTA EDIÇÃO: BIBLIOTECA “Há muitos anos, vivia na Alema- nha uma família que era muito unida e muito feliz. Na véspera do Natal, a mãe, ocupadíssima, começou a lim- par a casa e a decorar um lindo pinhei- rinho que o pai tinha trazido para casa. Num canto da sala, morava uma ara- nha que, ao ver a mãe com a vassoura, ficou preocupada com a sua segurança e correu a se esconder no sótão. Chegou a noite e todos foram dormir. Notando a casa toda silenciosa, a aranha retornou ao seu cantinho e qual não foi a sua surpresa ao ver o pinheiro todo bonito e enfeitado. A aranha não resistiu e começou a su- bir pelos galhos da árvore, mas se esque- ceu que era uma aranha e que as aranhas estão sempre a tecer suas teias. Quando chegou ao topo da árvore e olhou para baixo, ela viu que o lindo pinheiro esta- va todo coberto de feias teias cinzentas. A aranha ficou muito, muito triste e não sabia o que fazer. Foi então que ela escu- tou um barulho na chaminé e viu Papai Noel chegando para trazer os presentes das crianças. Ela então pediu a ele que a ajudasse a consertar o que tinha feito. Pa- pai Noel pensou um pouco e transformou as teias em lindos fios de prata e ouro e a árvore ficou ainda mais linda do que antes! A partir desse dia, as pessoas passa- ram a enfeitar as árvores de Natal com guirlandas e enfeites de fios cintilantes”. Gostaram dessa lenda de Natal? Na biblioteca de sua Unidade, vocês podem encontrar livros que contam várias histó- rias de Natal. Como sugestão, seguem alguns títulos: • Um Natal bem diferente Julieta de Godoy Ladeira • Um Natal pra lá de legal Zuleika de Almeida Prado • Um Natal que não termina Ana Maria Machado • O segredo da estrela: uma história de Natal Coby Hol • Um Natal sem igual Telma Guimarães Andrade ...e muitos outros! Fonte: http://www.barry4kids.net/LER_NATAL/PT/ler_len- da_aranha_natal_pt.html. Acesso em: 24 out. 2011. Coordenação de Bibliotecas do Colégio Santa Maria Especial de Natal 2 CONTAGEM 3 CIDADE NOVA PAMPULHA FLORESTA LICEU 4 6 8 9 10 Lenda da Aranha de Natal CORAÇÃO EUCARÍSTICO NOVA SUÍÇA DIREÇÃO GERAL

Upload: hoangkhanh

Post on 28-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: N. 31 - Dezembro

JORNAL DO

COLÉGIO SANTA MARIA

Belo Horizonte . Ano III . nº 30 . Dezembro de 2011

NESTA EDIÇÃO:

BIB

LIO

TECA “Há muitos anos, vivia na Alema-

nha uma família que era muito unida e muito feliz. Na véspera do Natal, a mãe, ocupadíssima, começou a lim-par a casa e a decorar um lindo pinhei-rinho que o pai tinha trazido para casa.

Num canto da sala, morava uma ara-nha que, ao ver a mãe com a vassoura, ficou preocupada com a sua segurança e correu a se esconder no sótão. Chegou a noite e todos foram dormir. Notando a casa toda silenciosa, a aranha retornou ao seu cantinho e qual não foi a sua surpresa ao ver o pinheiro todo bonito e enfeitado.

A aranha não resistiu e começou a su-

bir pelos galhos da árvore, mas se esque-ceu que era uma aranha e que as aranhas estão sempre a tecer suas teias. Quando chegou ao topo da árvore e olhou para baixo, ela viu que o lindo pinheiro esta-va todo coberto de feias teias cinzentas.

A aranha ficou muito, muito triste e não sabia o que fazer. Foi então que ela escu-tou um barulho na chaminé e viu Papai Noel chegando para trazer os presentes das crianças. Ela então pediu a ele que a ajudasse a consertar o que tinha feito. Pa-pai Noel pensou um pouco e transformou as teias em lindos fios de prata e ouro e a árvore ficou ainda mais linda do que antes!

A partir desse dia, as pessoas passa-ram a enfeitar as árvores de Natal com guirlandas e enfeites de fios cintilantes”.

Gostaram dessa lenda de Natal? Na biblioteca de sua Unidade, vocês podem encontrar livros que contam várias histó-

rias de Natal.

Como sugestão, seguem alguns títulos: • Um Natal bem diferente Julieta de Godoy Ladeira

• Um Natal pra lá de legal Zuleika de Almeida Prado

• Um Natal que não terminaAna Maria Machado

• O segredo da estrela: uma história de Natal Coby Hol

• Um Natal sem igualTelma Guimarães Andrade

...e muitos outros!

Fonte: http://www.barry4kids.net/LER_NATAL/PT/ler_len-

da_aranha_natal_pt.html. Acesso em: 24 out. 2011.

Coordenação de Bibliotecas doColégio Santa Maria

Especial

de Natal

2CONTAGEM

3 CIDADE NOVA

PAMPULHAFLORESTA

LICEU4

6

8

9

10

Lenda da Aranha de Natal

CORAÇÃO EUCARÍSTICO

NOVA SUÍÇA

DIREÇÃO GERAL

Page 2: N. 31 - Dezembro

2C

SM

C

OR

ÃO

EU

CA

RÍS

TIC

O

Pensando assim, alunas do 1º Ano/EM decidiram programar um evento para as crianças da creche Associação Irmão Sol.

Foram momentos inesquecíveis e que irão se repetir. O mesmo aconteceu com os alunos do 8º Ano/EF. Orientados pelos professores de Ensino Religioso, Rodrigo e Robson, organizaram uma ação pastoral junto à Creche Bom Pastor e Lar Dona Paula.

A tarde foi só de entrega e muita emoção!Missão é ir ao encontro do outro.

QUE BOM ESTAR A SERVIÇO DO OUTRO!

Num ambiente de muita alegria, nossos professores do turno da manhã receberam durante o recreio, a homenagem sincera dos alunos.

À tarde, os professores foram agracia-dos com a benção especial de Pe. Márcio de Souza e se surpreenderam com a visita de Bruna, uma arara pra lá de especial. Às crianças cantaram para os professores e se encantaram com a arara visitante.

15 DE OUTUBRODIA DO PROFESSOR

O violinista Nicolas Braga Araújo, 13 anos, aluno do 8º Ano/EF, é o mais novo integrante do projeto “Jovens Mú-sicos BDMG”. Participou do Festival de Música Antiga de Juiz de Fora e integrou a Orquestra de Câmara da FEA.

No dia 06 de outubro, Nicolas apresentou-se na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes.

Em novembro será realizada a última apresentação do ano dos Jovens Músicos.

Aguardem, pois é imperdível!

Ao relacionar o tema das aulas de Artes “Projeto artístico � Marcelo Xavier” com o conteúdo programático de Ciências da 3ª etapa “Nutrir o corpo humano”, os alunos do 4º ano desenvolveram atividades sobre o assunto. Nessas atividades, as crianças modelaram com massinha três sistemas do corpo humano.

Foi uma boa oportunidade de enriqueci-mento e aprofundamento no estudo da ma-ravilhosa máquina que é o corpo humano.

Equipe do 4º ano e Profª de Artes (Ade-cellis)

Parabéns aos alunos participantes da Olimpíada de Astrologia 2011. Aos profes-sores Edilse Kelly e Antônio Marcos o nos-so agradecimento pelo incentivo dado a esse evento.

OLIMPÍADA DE ASTROLOGIA

CORPO HUMANO E ARTE

VIOLINISTA NICOLAS BRAGA ARAÚJO

Nossas crianças sabem que cada um de nós, faz o trânsito da nossa cidade, nosso bairro e nossa rua. Torná-lo melhor é responsabilidade de todos nós!

TRÂNSITO LEGAL

Respeite a faixa de pedestre.

Área Escolar:Lugar de muita

atenção!

Buzinar:S o m e n t e

quandonecessário!

M o t o r i s t a tem que ser

amigo demotorista.

Brigar para quê?

Page 3: N. 31 - Dezembro

3

CS

M

LIC

EU

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitu-ra Municipal de Nova Lima nos prestigiou com a apresentação da peça “Gentileza Urbana”, como parte da programação especial do Dias das Crian-ças.

Foram encenadas várias situações do cotidia-no em que a polidez, a boa educação, a delica-deza, a gentileza entre pessoas muda totalmente os ambientes hostis, tornando os envolvidos mais felizes e mais humanizados.

Nesta foto, a nossa carinhosa homenagem ao Pe. João Marcelino, querido amigo do Liceu. Ele era pre-sença marcante em nossas ativida-des durante a di-reção de Ana Ma-ria, quando ainda estava com plena saúde. Sua perda recente nos enche de saudade e de gratidão.

Alunos do 2º Ano/EF, turma SR, receberam homenagem especial da coordenadora Cleise e da pro-fessora Rosângela, por se desta-carem ao mostrar como ser gentil com os colegas. Disseram que para isso, “é só ficar atento e aju-dar quando alguém precisa”.

Eles ganharam uma medalha simbólica, carinhosamente confec-cionada pela estagiária Patrícia.

Com a atividade TÚNEL DO TEMPO, a professora Rose fez os alunos do 5º Ano/EF vivenciarem a realidade do passado. Todos se caracterizaram como personagens dos tempos do Império Brasileiro e descreveram literalmen-te e verbalmente sua indumentária, que deveria ser criativa, sem custos, com material e objetos aproveitados da própria família e amigos.

A tarefa também mostrou as dificuldades e inadequações das roupas européias em rela-ção ao nosso clima tropical.

A bibliotecária Tatiana Dias Ignácio mostrou em relatórios estatísticos, a comprovação de que nossos alunos es-tão lendo cada vez mais.

Em 2009, foram feitos 5944 emprés-timos, sendo 679 do turno da manhã e 5265 do turno da tarde.

Em 2010, foram feitos 7359 emprés-timos, sendo 1105 do turno da manhã e 6254 do turno da tarde.

O Colégio Santa Maria dá muita im-portância à aquisição constante de novos títulos, o que proporciona grande incenti-vo à leitura.

Dentro do programa de orientação para escolha profissional, os alunos do 2º Ano/EM tiveram uma palestra sobre o curso de Educação Física. O professor Daniel, Coordenador do Curso de Edu-cação Física da PUC-MG, apresentou a profissão como excelente opção, princi-palmente devido à diversidade de áreas de atuação. Os interessados puderam tirar suas dúvidas sobre o curso e a pro-fissão.

A professora Tracy, de His-tória, orientou uma atividade em grupo sobre a Ditadura Militar para as turmas do 9º Ano/EF.

Os alunos pesquisaram e fizeram apresentações primoro-sas dos resultados de seus estu-dos. Houve grande envolvimento de todos que, certamente, farão diferença positiva no mundo, futuramente com a conscienti-zação que obtiveram através de suas discussões e conhecimen-tos históricos de nosso povo e nossa nação.

A professora Janaína convidou o 5º Ano/EF para assistir à peça Pequeno Prín-cipe, em apresentação gratuita, numa bela manhã de domingo em outubro, no Teatro Municipal de Nova Lima. O objetivo era en-riquecer estudo da obra de Exupéry.

Os alunos puderam conversar, tirar fo-tos com os atores, aprenderam mais sobre teatro e a profissão do ator e aprofundaram seus estudos sobre o clássico Petit Prince.

TEATRO “GENTILEZA URBANA”OPÇÃO: EDUCAÇÃO FÍSICAGENTILEZA GERAGENTILEZA

DESFILE DO BRASIL IMPERIAL

OS ALUNOS DO LICEUESTÃO LENDO MAIS

A DITADURA MILITAR NO BRASIL

LICEU VAI AO TEATRO VER O “PEQUENO PRÍNCIPE”

NOSSO CARINHO AO PE. JOÃO MARCELINO

Page 4: N. 31 - Dezembro

4C

SM

F

LOR

EST

A

Junto com o Vicariato de Ação Social, desenvolve-mos um belíssimo trabalho na Festa da Família. Mui-tas oficinas, brincadeiras, mostra de trabalhos e uma manifestação cultural bem própria do nosso trabalho: perfeita.

Várias paróquias estiveram presentes; abrimos as portas do Colégio para as famílias e para os paroquia-nos. Ficamos conhecendo o trabalho da Arquidiocese e as paróquias ficaram conhecendo o Colégio Santa Maria Floresta.

Linda, exuberante e rica, a Região Nor-te foi apresentada por um grupo de alunos do 5º Ano/EF, turma LM, profª Luiza Bosco.

Ilustrando a apresentação, houve distri-buição de suco de açaí e alimentos típicos.

A aluna Maryzé encerrou o evento, dançando o “Carimbó”.

Parabéns aos grupos!

As turmas do 5º Ano/EF re-ceberam a visita do Pequeno Príncipe como abertura do pro-jeto literário da III Etapa.

Ele foi muito bem recebido pelas crianças e deixou como lembrança um marcador de pá-gina de livro com o dizer: "Tu te tornas eternamente responsá-vel por aquilo que cativas."

Durante a Semana do Livro e da Biblioteca, período de 24 a 28 de outubro, foi comemorado, na Biblioteca do Colégio Santa Maria Floresta, o Dia Internacio-nal da Biblioteca Escolar e o Dia Nacional do Livro.

Com o tema “Leituras atra-vés das artes”, a biblioteca desenvolveu um trabalho em equipe com o envolvimento de professores e alunos, tendo por objetivo despertar o gosto dos alunos pela “arte de ler” e pelas diferentes modalidades artísti-cas.

Alunos da Educação Infantil visitaram a biblioteca para ouvir história e ver a exposição de painéis, elaborados com a aju-da dos alunos, sobre o conto Chapeuzinho Vermelho. As tur-mas do 1º Ano/EF ao 5º Ano/EF participaram da Hora do Conto e de oficinas sob a orientação da professora de Artes. Tam-bém não faltaram homenagens aos Leitores Destaques; dentre os alunos, Maíra Carvalho M. de Lima do 5º Ano/EF, turma LC e Raissa Karine de O. Prado 2º Ano/EM, turmaMC.

No mês de outubro, os alunos do 2º Perío-do fizeram uma visita ao “Mundo das águas”.

As crianças tiveram uma grande oportuni-dade de conhecer variados tipos de animais que vivem em água doce e salgada. O que veio a enriquecer o projeto desenvolvido em sala de aula sobre animais curiosos.

Em setembro, os alunos do 1º Ano/EF re-forçaram a campanha sobre o trânsito cons-ciente. Além dos projetos desenvolvidos em sala de aula, cada criança levou para casa uma pesquisa abordando o tema e um traba-lho de produção de faixas conscientizadoras, para fazer com a família. O resultado foi mui-to produtivo. Agora vamos colocar em prática tudo que aprendemos!

Com muita empolgação e curio-sidade, as crianças do Infantil e do 1º Ano/EF vêm acompanhando o desenvolvimento da melancia e do pé de morango que foram plantados no canteiro do espaço da Educação Infantil. Cuidar da plantinha ainda tenra é valorizar.

O pensamento geográfico ganha des-taque com a nova abordagem pedagógi-ca, o POWER POINT.

Os alunos Lara, Erick, Natália, Danie-la e Anna Thereza, do 5º Ano/EF, turma LR, produziram e organizaram o projeto sobre Regiões Brasileiras. Projetos que favoreceram a atuação dos alunos em situações de aprendizagem, levando-os ao desenvolvimento intelectual e criativo.

Abrimos as portas para receber no-vos alunos. É o nosso trabalho. Toda a equipe do CSM-FL estava envolvida no processo, atendendo pais, alunos e passando informações valiosas para os familiares. Neste momento temos a oportunidade de mostrar o que somos, por que somos e como somos!

FESTA DA FAMÍLIA

CONHECENDO ASREGIÕES DO BRASIL

PROJETOPEQUENO PRÍNCIPE

CANTEIROEDUCAÇÃO INFANTIL

ESTUDANDO SOBRE TRÂNSITO

VISITA AO MUNDO DAS ÁGUAS

SEMANA DO LIVRO

A INOVAÇÃO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

TESTES DE SELEÇÃO

Page 5: N. 31 - Dezembro

5

Os alunos do 8º Ano/EF deram um show interpretando uma versão, em espanhol, da canção “Aquarela”, de Toquinho. Os alunos Andreza, Samuel (voz e violão) e Ryan (tecla-do) empolgaram os colegas da turma CA e a professora Paula, que também cantaram en-tusiasmados.

O sucesso foi tão grande que o Diretor Professor João Bernardes e a Coordenadora de Ensino Irene os convidaram para uma par-ticipação especial durante a programação da semana da criança.

O Santa Maria Floresta está passando por uma reforma ampla em sua fachada na esqui-na da rua Jacuí com Pouso Alegre, reformando todo o muro da rua Jacuí, tombado pelo pa-trimônio histórico. Em vários locais foi neces-sária uma intervenção maior, com a derrubada e reconstrução de algumas extensões, conser-vando a originalidade de tudo. A parte do pré-dio teve toda a pintura refeita como era origi-nalmente. Este prédio é referência não só no bairro, mas em toda Belo Horizonte. Minas tem uma gratidão ao colégio e o país o reverencia como marco da jovem capital de Minas.

No dia 22 de setembro, o aluno João Victor Borges Santana, do 4º Ano/EF, turma DB, participou ao vivo do programa Balanço Geral, da Rede Record.

Ele havia assistido no dia anterior à reportagem sobre um senhor que perdeu a casa em um incêndio e pediu à mãe que ligasse para a emissora Record para doar a sua mesada, que economizava desde janeiro de 2011.

Em transmissão ao vivo ele disse ao apresentador que aprendeu com o pai "que é dando que se recebe". Ele ti-nha a quantia de R$331,00 e juntou com mais R$2,00 que sobraram do lanche.

João Victor entregou o dinheiro ao Sr. Antônio e disse que aquele dinheiro era para que ele tenha muita sorte. No final ele mandou beijos para os colegas do Colégio Santa Maria.

Ele foi muito cumprimentado na rua e todos falam que ele serve de exemplo.

Comunicados do grupo World Group of Statistic Research - WGSR, acordos de tra-balho entre grupos empresariais na área de Estatística Aplicada, cumprimento rigoroso de metas (dentro de metodologias específicas), reuniões entre técnicos e empresários (for-malmente vestidos, como manda o protocolo da Administração), cartazes e outros moder-nos recursos de divulgação de trabalhos... O que parece ser aulas de um programa de Em-preendorismo Empresarial, programa central de vários cursos de Administração, Economia e de Ciências Contábeis, são na realidade de Matemática. Aqui no Colégio Santa Maria Floresta, os alunos do 9º Ano/EF tiveram a oportunidade de vivenciar e exercitar práticas de situações do Empreendorismo Empresa-rial, aplicando os conteúdos de estatística elementar. Divididos em equipes, ou melhor dizendo, em “firmas fornecedoras de serviços na área de pesquisa e estatística”, os alunos passaram um período estimulante e desafian-te de cumprimento de metas e serviços para atenderem aos pedidos e solicitações do pro-fessor Fabrício Dias, ou melhor, “aos pedidos e exigências do poderoso grupo WGRS � o World Group of Statistic Research”. As equi-pes mobilizaram o colégio e como todo em-preendedor que se preze, investiram na cria-tividade, trabalho diferenciado e uma outra visão da Matemática.

TRABALHO DE ESPANHOL 8º ANO/EF

NOVOS TEMPOS

NOSSOS ALUNOS SÃO SOLIDÁRIOS

AULAS DE EMPREENDORISMO EMPRESARIAL

OU AULAS DE MATEMÁTICA?

Ocorreu no dia 22 de outubro a I Mostra de Ciências da UFMG, que teve como tema "Química: uma ciência central". Este evento possui o intuito de pro-mover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos de diferentes instituições educacionais do estado. Visa também ao engajamento dos estudantes da edu-cação básica com a química escolar e divulgação dessa ciência junto ao público em geral.

O Colégio Santa Maria Floresta, representado pelas alunas Aline Guerra, Danielle Catarino, Laura Guimarães e Tatiana Borges, apresentou o trabalho � OSMOSE NO COTIDIANO � orientado pelo professor e coordenador de Quí-mica, Denis Rodrigues Bastos.

Foram apresentados 62 trabalhos, distribuídos em três categorias: investiga-tivo, didático e construtivo. Cada categoria premiou 03 trabalhos com bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJr).

O CSM-FL ficou em 3º lugar na categoria dos trabalhos didáticos e uma das alunas receberá uma bolsa ICJr.

Dentro do prazo de um ano, a aluna desenvolverá a seguinte atividade: pla-nejamento e execução de um experimento. O experimento será filmado ou fotografa-do e, posteriormente, postado no site www.pontociencia.org.br, seguindo as orienta-ções e exigências mí-nimas do próprio site. No caso de apenas um componente do grupo ser bolsista, poderá ser usado o experimento apresentado na Mostra de Ciências 2011.

Parabéns CSM-FL!

TRABALHO PREMIADO NAI MOSTRA DE CIÊNCIAS DA UFMG

CS

M

FLO

RES

TA

Page 6: N. 31 - Dezembro

6C

SM

C

IDA

DE

NO

VA

Os pais dos alunos do Colégio Espanhol Santa Maria foram convidados pela direção do Colégio, a participar de uma palestra sobre o tema: EDUCAR NA ERA DIGITAL, que aconteceu no dia 27 de outubro.

A palestrante foi a Coordenadora de Informática do Colégio Santa Maria, Profª Ana Flávia Cohen, que pôde esclarecer e conscientizar os pais sobre as vantagens e os riscos dos recur-sos virtuais, em especial da internet e dos jogos, que um número

expressivo de famílias já tem em casa e de que as crianças cada vez mais cedo se apropriam.

Este tema empolgou os pais que participaram ativamente através de depoimentos e encaminhamento de dúvidas que bus-cavam ser esclarecidas.

Agradecemos a iniciativa do diretor do Colégio, a palestrante e aos pais de nossos alunos, que sempre nos prestigiam.

Que a professora Carla Reis Pereira é talentosa, disso não temos dúvida, mas a cada aula ela tem se esmerado ainda mais para apresentar aos nossos alunos novas técnicas e possibilidades de ver a arte. Colagens, pinturas, fantoches e tudo mais que a imaginação permitir! Prova disso são os murais dispostos por todo colégio e o orgulho de nossos alunos ao verem suas produções expostas e valorizadas!

Fazendo arte e despertando talentos!

PALESTRA PARA PAIS

MUITA ARTE NESTA AULA!

A direção do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova, sugeriu aos professores de Língua Portu-guesa, Redação e Literatura do 3º Ano/EM um concurso de Redações.

Os professores construíram as propostas e a atividade foi muito disputada. O maior trabalho foi dos professores: escolher um único me-lhor texto de cada proposta para ser premiado com o pagamento da ins-crição no vestibular escolhido.

Os vencedores foram Letícia Araújo Fernandes, Henrique Alves de Castro e Ulisses Antonio Ferreira do Carmo.

Parabéns a todos os alunos pela competência e disputa acirrada!

ALUNOS INCENTIVADOS MOSTRAM

COMPETÊNCIAAs turmas do 1º Ano/EF vêm, ao longo deste ano, demonstrando grandes dotes ar-

tísticos. E como não poderia ser diferente, brilharam ao dramatizar a peça “O casamento da Cuca com o Tutu Marambá”. Esta peça permitiu que víssemos em nossos alunos uma enorme “gama” de aprendizados, podendo citar como exemplos a socialização, a criativi-dade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.

Parabéns às nossas crianças e às professoras!

CASAMENTO DA CUCA

A turma NF do Maternal III, do Colégio Espa-nhol Santa Maria, os alunos da professora Cléo, depois de ouvir, ler e se encantar com as histó-rias de Marcelo Xavier, produziram lindas peças feitas de massinha.

Ao utilizarmos a arte durante as aulas, ofe-recemos um mundo de possibilidades lúdicas às crianças e dessa maneira, tornamos o aprendiza-do mais acessível para todos os alunos ao pos-sibilitar a troca de conhecimentos e habilidades.

MATERNAL III FAZ RELEITURA DE MARCELO XAVIER

As turmas do 1º Período do Colégio Espanhol Santa Maria estão ainda mais animadas para chegarem à sala, pois recebe-ram novo mobiliário. Tudo ainda mais organizado e prazeroso. A direção da Unidade fez a entrega e pôde sentir a alegria no rostinho de cada um dos alunos.

Nosso Colégio melhora a cada dia sua infraestrutura e faz com que cada um se torne responsável pela conservação!

NOVO MOBILIÁRIONa página 08 da última edição houve um erro

de digitação na notícia “Viaje em Trén”. O título correto da notícia e da peça teatral é “Viaje en Tren”. Há outro erro na 3ª linha da mesma notícia, o correto é “...a apresentação” e não “apresentou”.

Na página 09, notícia “Festa da Família”, 7ª linha, o correto é divertiram e não divertir.

ERRATA

Page 7: N. 31 - Dezembro

7No dia 21 de outubro, os alunos da Educação Infantil do Colégio Espanhol Santa

Maria receberam a Orquestra Uirapuru para uma apresentação do repertório “Trilhas Infantis”.

Composta por aproximadamente 25 integrantes e regida por Marisa Moraes, a orquestra nos presenteou com trilhas sonoras dos filmes Guerra nas Estrelas, Harry Potter, Super Homem, Piratas do Caribe, Tubarão, Toy Story 3, A Pantera Cor-de--Rosa, dentre outras.

Gostaríamos de agradecer em especial aos pais da aluna Lara Ferreira Soares, do 1º Ano/EF, que intermediaram junto à Direção e Coordenação a vinda da orquestra ao nosso Colégio.

Foi um espetáculo interativo e repleto de surpresas por onde as crianças fizeram parte do show quando, numa oportunidade única, conheceram os instrumentos que compõem uma orquestra e a função de cada um.

ORQUESTRA UIRAPURU

Explorar... e aprender!Ser ecológico é saber admirar e respeitar a natureza!Foi neste clima de respeito e admiração que os alunos

do 4° Ano/EF do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova participaram de uma excursão super gostosa e enri-quecedora à Fazenda Vale Verde, em Betim � MG. Neste local, puderam observar e aprender ainda mais sobre as aves e répteis e ficar mais próximos da natureza, desfru-tando de muito verde e ar puro.

Foi uma tarde cheia de aventuras e aprendizagens!

VISITA AO VALE VERDE

Os pais dos alunos do Colégio Espanhol Santa Maria Ci-dade Nova puderam participar da importante palestra proferi-da pelo Padre Mário Sérgio Bittencourt de Carvalho, Presiden-te do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belo Horizonte, sobre o tema: “A importância da Família na Educação dos Filhos”.

A comunidade de pais do nosso Colégio participou inten-samente se informando e esclarecendo dúvidas sobre o tema.

Agradecemos ao Padre Mário Sérgio por sua contribuição.

PALESTRA COM PADRE MÁRIO SÉRGIO

As turmas do 2º Período da Edu-cação Infantil receberam a visita da dentista Dra. Vanessa Coelho, que de uma maneira muito divertida, alertou as crianças para os cuidados com a saúde bucal, ensinando o uso adequado da es-cova de dentes, creme e fio dental.

Parabéns aos envolvidos nesta bri-lhante iniciativa!

SORRISO BONITO

“Uma etapa da vida ou de uma caminhada seria um intervalo de tempo no qual temos as mesmas características ou que se passa num mesmo lugar. Portanto, o fechamento de uma etapa poderia ser a conclusão, a superação de uma fase da vida em direção a outra, com novas características.

O fechamento de etapa ocorre com todos nós, como por exemplo: a passagem do colégio para a universidade. O que, pelo fato de estarmos seguindo nossos sonhos, seria um coisa boa, carrega alguns “poréns”. Deixamos pessoas, amigos, situações e lugares queridos.

Mas a conclusão de uma etapa faz parte de algo maior: a vida. E por ela devemos continuar a construir, pois quem escolhe o que absorver, lembrar e carregar para outras etapas somos nós.”

Gabriel Ornelas Ribeiro Chaves, aluno do 3º Ano do Ensino Médio

As professoras do Maternal II do Colégio Espanhol Santa Maria realizaram várias leitu-ras com o objetivo de desenvolver nas crian-ças o prazer pela leitura. Provar que o gosto por ler é um hábito, a turminha da professora Cila criou o livro “Tito, o jacaré”. Cada criança recebeu seu livro junto a um fantoche e assim tiveram a oportunidade de contar a história para outras crianças, ampliando seu vocabu-lário e aumentando a socialização.

Que este gesto se repita durante toda a trajetória escolar desses pequenos!

O dia 29 de outubro foi escolhido como “Dia Nacional do Livro” em home-nagem à fundação da Biblioteca Nacio-nal, que ocorreu em 1810.

Com o objetivo de incentivar a leitura e promover uma atividade cultural para celebrarmos este dia, a biblioteca do Co-légio Espanhol Santa Maria realizou uma semana dedicada ao livro - do dia 24 ao dia 28 de outubro.

As comemorações foram marcadas por várias atividades como contação de história com o grupo “Arte com Alegria”, sobre o folclore brasileiro, que mexeu com a imaginação dos alunos; premia-ção dos leitores destaque (alunos que mais leram neste ano) e a participação dos alunos na eleição do mascote da bi-blioteca.

Dentro dessa movimentação para co-memorarmos o dia do livro, observou-se o entusiasmo dos alunos na eleição do nome da mascote e a importância que o nosso colégio dá à leitura. Com base nos gráficos e relatórios feitos do ano 2009, 2010 e 2011, podemos constatar que nossos alunos estão lendo cada vez mais.

Em 2009, os empréstimos por alunos foram de 6.538 exemplares. Já em 2010, foi de 11.937 e em 2011, ate o mês de setembro, esse número de empréstimos aumentou para 12.027.

Esse crescimento na leitura se deve ao investimento que o colégio vem fa-zendo na compra de novos títulos indi-cados, na grande maioria, pelos próprios alunos.

Ana Carolina Silva de Souza Jorge

CRB6/2610

Bibliotecária

DESPERTAR PARA A LEITURA COLÉGIO ESPANHOLSANTA MARIA COMEMORA

O DIA DO LIVRO

MENSAGEM AOS ALUNOS DO 3º ANO/EM

CS

M

CID

AD

E N

OV

A

Page 8: N. 31 - Dezembro

8C

SM

C

ON

TA

GEM

Os alunos do 1º Ano/EF ao 5º Ano/EF re-ceberam uma embalagem com sementes de girassol na Páscoa deste ano. Foi um convite a todas as famílias para realmente sentirem essa data tão importante. Agora já estamos colhendo as flores!

Os girassóis já floresceram com a che-gada da primavera na casa de vários alunos do colégio que cuidaram com carinho da se-mente.

Esta flor representa vida nova e assim como o girassol está sempre buscando a luz do sol, devemos viver buscando a luz do mundo que é Jesus.

Parabéns a todas as famílias que vive-ram o verdadeiro sentido da Páscoa!

A turma do 3º Ano/EF da Professora Maria do Carmo está muito entusias-mada com o Projeto Mundo Animal, atividade da oficina de criação. Trouxeram para confecção dos murais, fo-tos dos seus bichinhos de estimação e criaram o seu animal maluco que enri-

queceram as aulas de Lín-gua Portuguesa.

O fechamento desse projeto aconteceu com uma visita técnica ao Zoo-lógico de Belo Horizonte no mês de outubro.

A conclusão foi muito entusiasmada e alegre.

Na turma do 1º Ano/EF, turma PA temos um pequeno campeão de Jiu--Jitsu, o aluno Gustavo Lopes Telles. Ele já disputou vários campeonatos e é um colecionador de medalhas. A úl-tima foi em Uberlândia, onde ele con-quistou o 1º lugar e nos trouxe esta belíssima medalha! Parabéns Gusta-vo, nosso futuro campeão olímpico!

Encantados com a cor e a beleza da obra de Marcelo Xavier, os alunos do 1º Ano/EF, turmas PA e PD deixa-ram solta a imaginação na montagem da maquete. Eles usaram toda a cria-tividade na hora de fazer a releitura da obra do artista.

Além do projeto artístico, o escritor Marcelo Xavier será homenageado na festa de Encerramento do 1º Ano com a obra ”Tem De Tudo Nessa Rua”.

Os alunos estão muito empolga-dos e esperam ansiosos o grande dia!

Os alunos do 2º Ano/EF da professora Priscila, nas aulas de Geografia, trabalharam também nesta etapa o conceito de lugar. Ampliando o olhar para fora da moradia, as crianças enumeraram outros lugares que conhecem de diferentes maneiras. Uma delas foi a criação de um cartão-postal. Nesta atividade interdiscipli-nar que também foi integra-da com Língua Portuguesa, a turma conheceu esse novo gênero textual, os elementos que o compõe, sua história e utilização.

Para finalizar, cada alu-no entregou para um colega “como um amigo secreto”, assim todos enviaram e re-ceberam o cartão. A turma adorou a atividade e todos estiveram motivados a rea-lizá-la!

Os alunos do 3º Ano/EF da professora Maria do Carmo fize-ram um Tour pelo Centro Histó-rico de Contagem e observaram os aspectos históricos, culturais e econômicos. Conheceram a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, Igreja Matriz, Centro Industrial (CINCO) e a Casa de Cacos. Aproveitaram para aprender mais sobre essa cidade que completou 100 anos de existência. Parabéns Contagem!

As aulas no laboratório de ciências são esperadas pelos alunos com gran-de expectativa.

Com o objetivo de relacionar o es-tudo com a prática sobre o sistema digestivo, os alunos do 4º Ano/EF ob-servaram a importância e a maneira de preparar o soro caseiro e modelaram com massinhas alguns órgãos do sis-tema digestório.

Foi um trabalho realizado em equi-pe que tornou o aprendizado diferente e significativo.

“Abracem-se milhões! Irmãos, além do céu estrelado

mora um Pai amado."

� Schiller, Ode à Alegria (An die Freude), 1786.

Durante a leitura do livro da III Etapa “Olhos de violino”, a professora Karine percebeu talentos musicais relacionados ao desen-volvimento da atividade literária. A aluna Marina, do 4º ano/DM foi convidada a tocar em sua flautas a música que encantou o mundo e encanta ainda hoje, a “Nona Sin-fonia”.

Os alunos do 4º Ano/EF, tur-ma DM, da profª. Karine, fazendo uma interdisciplina entre as ma-térias Geografia e Língua Portu-guesa confeccionaram vários brinquedos utilizando material

reciclado. Foram feitos jogo da velha, bilboquê, fantoches, pé de lata, binóculos e muito mais. Os alunos aprenderam várias lições, entre elas, que devemos repensar a nossa prática sobre o consumo desenfreado e que é possível se divertir, e muito, com os brinquedos que fazemos, e que, inclusive pois eles tem um gostinho especial. É só usar a imaginação e muita criatividade.

A CHEGADA DA PRIMAVERA:OS GIRASSÓIS FLORESCEM

PROJETO MUNDO ANIMAL

MARCELO XAVIER:CRIATIVIDADE

USANDO MASSINHA

AULA DE CIÊNCIASNO LABORATÓRIO SOBRE

SISTEMA DIGESTOR

PEQUENO CAMPEÃO! AULA PRÁTICA DE HISTÓRIA

DIGA NÃO AO CONSUMISMO!

DESENHANDO, ESCREVENDOE APRENDENDO...

LITERATURA, MÚSICA E ARTE

Page 9: N. 31 - Dezembro

9

CS

M

NO

VA

SU

ÍÇA

A aluna do 8º Ano/EF do CSM-NS, Diana Bra-sil Baldo, foi premiada no concurso da ArcelorMittal Sistemas.

Diana ficou em primeiro lugar na categoria reda-ção - “Ideias para um mundo mais sustentável”- e na categoria desenho - “Minha Ideia de um mundo mais feliz”.

Parabéns! Estamos orgulhosos de você!

Os alunos do 6º Ano /EF do CSM--Nova Suíça fizeram uma viagem há mais ou menos 2.000 anos ao visitarem a exposição “Roma - a vida e os impe-radores", na Casa Fiat de Cultura. Eles vivenciaram o cotidiano dos romanos e seus imperadores através das escultu-ras, painéis e obras diversas, que per-tencem a quatro museus da Itália. O trabalho foi complementado com um de-bate e com a votação para a escolha da escultura ou obra de que os alunos mais gostaram.

Em parceria com a Arquidiocese de Belo Horizonte, os alunos do 7º Ano/EF do CSM-NS visitaram a Igre-ja Matriz em Santa Luzia e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em Sabará, que foram construídas com a renda da mineração no perí-odo colonial.

A visita possibilitou aos alunos o aprendizado sobre a arquitetura da época, as igrejas e suas grandes ri-quezas decorativas marcadas com elementos que correspondem prin-cipalmente à arte barroca.

A maior parte das igrejas constru-ídas nessa época em Minas Gerais, hoje, fazem parte do Patrimônio His-tórico e Artístico Nacional.

Os alunos do 7º Ano/EF do CSM-No-va Suíça, Plínio Melo Guimarães Valério e Thiago de Almeida Norberto, foram classificados para a 3ª fase da Olimpí-ada Brasileira de Matemática. A aprova-ção em mais uma etapa demonstra que entusiasmo e empenho dos alunos e professores, no cotidiano das atividades escolares, trazem resultados positivos.

Parabenizamos todos os nossos re-presentantes nessa competição mate-mática tão importante!

Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio participaram do evento promovido pela PUC MG - Contagem “Ciência e Tecnologia no dia a dia”. Eles foram recepcionados no tea-tro com uma palestra cujo tema era “Mudan-ças climáticas e suas consequências”. Fo-ram montados stands onde foram proferidas palestras sobre o uso racional da energia. Foi um momento no qual os alunos de uma forma lúdica enriqueceram o seu conheci-mento. Nossos agradecimentos ao Pró Rei-tor Professor Robson dos Santos Marques pelo convite.

Na semana do livro, a biblioteca do CSM-NS preparou uma semana cheia de surpresas .

As crianças tiveram atividades de contação de histórias, oficina de artes, teatro e muito mais. Assim tiveram a oportunidade de valorizar ainda mais os livros e a biblioteca.

A equipe de nutrição do CSM apresentou um teatro para os alunos, explicitando a importância de uma ali-mentação saudável.

A peça ressaltou a importância de uma dieta variada e do consumo de alimentos nutritivos.

Os personagens apresentaram o tema de maneira divertida, mas dei-xaram o recado.

Ao terminar as olimpíadas das tur-mas de Educação Infantil, os alunos foram premiados com medalhas.

Foi um momento especial. Eles desfilaram e ouviram da equipe de Educação Física os resultados cole-tivos das competições.

As crianças, orgulhosas, exibiram as medalhas que ganharam.

As turmas do 3º Ano/EM do CSM-Nova Suíça, sob orientação da professora Lucia-na Quintana, foram responsáveis por um inusitado e saboroso trabalho de inglês.

Com vistas a exercitarem toda fluência escrita e verbal adquiridas em sala de aula, os alunos, divididos em diversos grupos, ficaram encarregados de produzirem e apre-sentarem programas televisivos de culinária, oportunidades nas quais diversos pratos e receitas foram apresentados e deliciosamente degustados.

Com muita organização, trabalho e criatividade, qualidades inerentes aos nossos alunos, as turmas desempenharam com esmero suas tarefas, proporcionando a seus ”telespectadores” um verdadeiro festival de sabores e delícias.

Mas o destaque das apresentações não se resume a sabores e aromas. Os alunos também demonstraram bastante desenvoltura quando das apresentações dos traba-lhos, que necessariamente se deram com a utilização exclusiva da língua inglesa.

O evento, mais que um trabalho de escola, se mostrou uma enorme oportunidade de confraternização, onde todos se divertiram bastante, mas sem perder, em nenhum momento, o objetivo último de oportunizar a aprendizagem e o uso da língua inglesa.

SEMANA DO LIVRO

“ROMA - A VIDA EOS IMPERADORES”

ORGULHO DOBRADO

ALTA CULINÁRIA NO SANTA MARIA

CIÊNCIA E TECNOLOGIANO DIA A DIA

JORNAD

A DO

PATR

IMÔ

NIO

HIS

TÓRIC

O

OLIMPÍADABRASILEIRA

DE MATEMÁTICA

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GANHA MAIS FORÇA

ENTREGA DE MEDALHAS

Page 10: N. 31 - Dezembro

10C

SM

PA

MPU

LHA

Procurando despertar o maior interesse do aluno nas aulas de História, no mês de agosto foi trabalhado em História do Brasil a crise do sistema colonial e seus movi-mentos pela emancipação da colônia como: Inconfidência Mineira de 1789, Conjuração Baiana de 1798 e Insurrei-ção Pernambucana de 1817. Seguindo a orientação da professora Sílvia Mairink, os alunos do 2º Ano/EM do CSM Pampulha prepararam apresentações sobre os assuntos através de uma linguagem religiosa. Foram reproduzidas cerimônias religiosas usando os princípios e os vocabulá-rios cristão (catolicismo) e Islâmico. Os alunos brilharam com as apresentações de textos, paródias, panfletos e jor-nais. Confira produção de uma oração baseada na crença Islâmica e uma paródia produzida pelos alunos:

Canto do Ofertório

“1. Olé, meu Pai amando/ Olé, amado Pai/ Pernambuco clama por Ti/ oferta, luta e trabalho.

2. Aqui te trago as flores/ Tra-go o meu ganha-pão/ No campo sou cabra da peste/ me levanto se caio no chão.

Mateus de Oliveira – 2ºAno/EM

No mês de setembro, os alunos do 1º Período do CSM-PL assistiram à his-tória “Dona Baratinha”, que foi apresen-tada por meio de um teatro de fantoches na Biblioteca da escola. A proposta da contação de histórias, elaborada pelas professoras, teve como objetivo produ-zir estímulos que provocassem nos alu-nos o envolvimento com o enredo e com os personagens, além da elaboração de hipóteses. Essa prática é um excelente recurso pedagógico que torna o proces-so de ensino aprendizagem prazeroso e motivador.

Em comemoração ao Dia da Secretária no dia 30 de setembro, os alunos do 4º Ano/EF, turma IS, trabalhando o gênero textual estudado em Língua Portuguesa, prepararam e fizeram uma entrevista com a secretária do Colégio Santa Maria Pampulha, Érica Cristina Ferreira de Souza. Ela respondeu a perguntas sobre seus sonhos de infância e sua profissão, dando assim oportunidade aos alunos de conhecerem melhor o trabalho da secretaria.

No dia 28 de outubro, os alu-nos do 5º Ano/EF receberam a visita do Pequeno Príncipe com o objetivo de enriquecer a leitura da obra de Antonie Saint Exupéry. Os alunos do 2º Ano/EM Felipe, Julia e Ludmila encenaram um trecho da história no qual a rapo-sa ensina ao Pequeno Príncipe a importância do cativar. Foi um momento muito especial no qual os alunos do Ensino Médio cati-varam as crianças mostrando dis-ponibilidade, carinho e dedicação.

Nos dias 18 e 19 de outubro, os alunos do 3º Ano/EF conheceram Belo Horizonte mais de perto. Um City Tour feito pela cidade trouxe muito aprendizado e momentos inesquecíveis. Além de passar por bairros tradicionais, ruas e avenidas, os alunos conheceram de perto o Museu Histórico Abílio Barreto, Praça da Liberdade, a Praça do Papa e as histórias que acon-teceram e acontecem na capital. Muita diversão, ale-gria e conhecimento tomaram conta das turminhas do 3ºAno/EF.

Os alunos do 2º Ano/EF, turmas SI, SR e SV, no mês de outubro, fizeram uma apre-sentação na quadra do Colégio para cons-cientizar os demais alunos sobre os animais da fauna brasileira em extinção. Os alunos finalizaram a apresentação com a música do compositor Rubinho do Vale � A fauna e a flora, que ilustrou com alegria o tema abor-dado.

RECRIAÇÃO HISTÓRICA Oração daInconfidência Mineira

“Derrama, Derrama,Alá as suas chamasDelas precisamos

para vencer os tiranosTeremos liberdade,

comércio e qualidadeRevogação do Alvaráe fim da Derrama.”

Grupo: Ana Carolina, Ana Isabel, Bruno, Da-

niel, Helen, João Victor, Júlia, Juliana, Natália

Martins e Túlio – 2ºAno/EM

DONA BARATINHA

DIA DA SECRETÁRIA

O PEQUENO PRÍNCIPE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO MANTENDO A TERRA VERDE

CONHECENDO BELO HORIZONTE

Page 11: N. 31 - Dezembro

11

CS

M

PAM

PULH

A

No dia 06 de outubro, os alunos do 3º Ano/EM do Colégio Santa Maria Pampulha receberam a visita de professores dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica da PUC Minas. Com o objetivo de auxiliar os alunos na escolha da profissão, os pa-lestrantes tiraram dúvidas e falaram sobre a dinâmica de cada curso sobre o mercado de trabalho. As apresentações despertaram o interesse dos alunos, que participaram com bastante entusiasmo. “Foram palestras interativas, espontâneas e os professores expuseram bem os conceitos e a área do curso”, disse o aluno Arthur Novaes.

Um grupo de 31 alunos do Judô SMEC Unidade Pampulha participou no último dia 10 de setembro da 42ª Copa Tatami de Judô, contando também com a presença dos alunos da Uni-dade Floresta e alunos de diversas outras escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, contabilizando cerca de 400 participantes.

Esse evento que, pelo terceiro ano seguido, ocorre no ginásio do Colégio Santa Maria Pam-pulha, tem o objetivo de promover o estreitamento da relação pais e filhos à medida que um incentiva o outro na prática esportiva, permitindo que os familiares aprendam mais sobre o Judô, além de possibilitar uma avaliação do desenvolvimento e desempenho dos alunos durante as atividades. Foi uma excelente oportunidade dos alunos de interagirem com novos colegas e vivenciarem um modelo de competição esportiva adaptado ao contexto escolar. Parabéns pelas suas conquistas!

No dia 30 de setembro, as turmas LC, LF e LR do 5º Ano/EF apresentaram no ginásio do Colégio uma peça da Turma da Mônica sobre a Energia Elétrica, enfati-zando o tema do mês que faz parte de um trabalho realizado a partir da Campanha da Fraternidade 2011. A peça contava sobre a viagem da turminha da Mônica junto aos elétrons, explicando desde a produção de energia nas Usinas Hidrelétricas até a necessidade do consumo racional desse recurso. Logo após, os alunos mostraram que são crianças espertas cantando a música “Energia”, composta por eles próprios, e apresentando uma bonita coreografia. As turmas mostraram que sabem fazer... Parabéns 5º Ano!

No mês de setembro foi desenvolvido um trabalho de conscientização do uso racional da energia elétrica, no qual foram utilizadas maquetes cedidas pela Cemig para o desenvolvimento de atividades. Uma das maquetes exemplificava o pro-cesso de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de uma usina; a outra, representava uma residência no qual simulava o consumo de equipamentos eletrônicos. Foi uma boa oportunidade para os alunos aprenderem sobre a impor-tância da utilização dos recursos oferecidos pela natureza. A contribuição da Cemig foi fundamental para o enriquecimento do aprendizado das crianças.

ENERGIA – USO RACIONAL

JUDÔ SMEC NA 42ª COPA TATAMI

MOSTRA DE PROFISSÕESCONTINUA...

CEMIG, MAQUETES, ENERGIA

Em um clima de muita alegria o Colégio Santa Maria come-morou o Dia das Crianças.

Para o 2º Ano/EF ao 5º Ano/EF foi montada uma programa-ção especial na PUC Minas Coração Eucarístico, com o apoio do curso de Educação Física da Universidade. Os alunos das sete unidades do CSM se divertiram muito aproveitando tudo o que era oferecido.

Já os alunos do Maternal ao 1º Ano/EF, em suas respectivas Unidades, receberam inúmeras atrações e realizaram muitas ati-vidades para comemorar o seu dia.

DIA DAS CRIANÇAS

Page 12: N. 31 - Dezembro

12

Coordenação do Jornal do Colégio Santa Maria: Pe. Luiz Cezar Antunes da SilvaJornalista Responsável: Ana Cristina Freesz de Lima Mtb MG 06795 JPProjeto Gráfi co e Diagramação: Daniela SantosImpressão: FUMARC (31) 3249-7400 / Tiragem: 11.300 exemplares

EXPEDIENTE

Frutas frescasNectarina: fonte de betacaroteno, potássio e pectina, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.Abacaxi: possui bom teor de fibras que auxilia na diminuição do colesterol e da glicose sanguínea.Uva: contém polifenóis — antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que danificam as células e a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, AVC, diabetes, demência e alguns tipos de câncer. Fonte de fibras e água, que ajuda na hidratação e no funcionamento do intestino.Romã: fonte de vitamina A — ajuda a manter a pele bonita, saudável e favorece a visão. Além de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam na circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos e previnem o estresse.

Frutas secasDamasco: contém minerais e vitamina A. Previne a anemia e anomalias do crescimento, além de proteger o organismo de doenças glan-dulares.Uva-passa: fruta semiácida, tem funções cicatrizantes. Estimula a formação dos glóbulos vermelhos; ajuda no combate à anemia, às do-enças renais e à hipertensão. Boa fonte de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.Ameixa: Fonte de vitaminas A, B e C e minerais; sua ingestão é recomendada para pessoas cardíacas ou com arteriosclerose (endureci-mento das artérias), sendo útil também no controle da anemia e da bronquite.

Carnes (Chester, peru, bacalhau e frango)São boas fontes de proteínas necessárias para construção do nosso corpo.

Sementes oleaginosas Amêndoas: fonte de vitaminas B1 e B12, ajuda no combate da anemia, bronquite e problemas pulmonares; contribui para manutenção dos tecidos da pele. Castanha de caju: é fonte de vitamina B2, auxilia no combate à arteriosclerose (endurecimento das artérias), da osteoporose (doença óssea), doenças cardíacas e doenças gastrointestinais. Castanha-do-Pará: é fonte de vitaminas B1, B2 e B6 e vitamina E, atuando contra o colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicérides. Contri-bui para a manutenção dos tecidos e das funções digestivas. Possui também zinco, selênio e outros antioxidantes.Nozes: fontes de magnésio e zinco — antioxidantes que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer e a fortalecer o sistema imu-nológico (de defesa) —, vitaminas do complexo B — que ajudam a diminuir a vontade de comer doce. Contêm vitamina E, que auxilia na prevenção de problemas cardíacos e ácido linoléico (favorece a redução dos níveis de colesterol). Um de seus componentes principais é o ômega 3, a gordura boa encontrada em peixes de água fria, como o atum e o salmão.Lentilha:Fonte de proteína vegetal, ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos.

PRINCIPAIS ALIMENTOS QUE COMPÕEM A CEIA DE NATAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE:

NUTRIÇÃO

Mayra Rodrigues Nunes / CRN7965 / Nutricionista do CSM