nº 1295 | 13/08/2014 o piquete bancÁriobancarios.com.br/site/adm/jornal/fc95de7d9cd2c3a90... · -...

4
www.bancarios.com.br facebook.com/bancariosVDC @BancariosVDC_BA Após explosões em agências do BB, bancários e clientes sofrem com a falta de estrutura oferecida pelo banco. Delegados Sindicais comentam suas expectativas sobre a participação da categoria. Presidente do Sindicato fala do 43º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Bancários e Securitários de Planejamento da Campanha Salarial 2014. Pauta de reivindicações é entregue à Fenaban ATAQUES PREJUDICAM BANCÁRIOS MOBILIZAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL ENTREVISTA COM PAULO BARROCAS Encontro entre representantes da categoria e dos bancos dá início às negociações da Campanha Salarial Arquivo SEEB/VCR O PIQUETE BANCÁRIO Nº 1295 | 13/08/2014 Definida na 16ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada de 25 a 27 de julho em São Paulo, a pauta com as reivindicações da Campanha Salarial dos Bancários chegou às mãos dos banqueiros na última segunda- feira, 11. O Comando Nacional dos Bancários entregou à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a minuta aprovada pela categoria cobrando por melhores condições de trabalho e valorização da categoria. Além do reajuste de 12,5%, entre as demandas estão aumento do piso salarial seguindo o valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 2.979,25 em junho), maior PLR, mais empregos, fim da terceirização, combate às metas abusivas e ao assédio moral, segurança contra assaltos e sequestros, e igualdade de oportunidades. Ainda na sede da Fenaban, o Comando Nacional também entregou às direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal as pautas específicas de reivindicações dos trabalhadores das duas instituições públicas, definidas em assembleias próprias. Para o diretor de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Sócrathis Rodrigues, a entrega da minuta marca efetivamente o inicio das negociações. “Nossa data base é dia 1º, mas a gente já comunicou os anseios da categoria, e a partir de agora os patrões tem praticamente 20 dias para analisar. Eles não vão ter desculpa de que não deu tempo de fazer esta análise, pois a minuta foi entregue com antecipação. Vale lembrar que a mobilização é a grande arma do bancário. Quanto mais engajado todos estiverem, temos mais chance de fazer pressão e conseguir. Dificilmente o banqueiro faz o acordo ser bom. O que faz o acordo ser bom é a nossa mobilização”, afirma o diretor. Página 2 Página 3 Página 3 #éissoquequeremos

Upload: others

Post on 18-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nº 1295 | 13/08/2014 O PIQUETE BANCÁRIObancarios.com.br/site/adm/jornal/fc95de7d9cd2c3a90... · - Centro – Vitória da Conquista – Bahia, para discussão e deliberação acerca

www.bancarios.com.br • facebook.com/bancariosVDC • @BancariosVDC_BA

Após explosões em agências do BB, bancários e clientes sofrem com a falta de estrutura oferecida pelo banco.

Delegados Sindicais comentam suas expectativas sobre a participação da categoria.

Presidente do Sindicato fala do 43º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Bancários e Securitários de Planejamento da Campanha Salarial 2014.

Pauta de reivindicações é entregue à Fenaban

ATAQUES PREJUDICAM BANCÁRIOS

MOBILIZAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL

ENTREVISTA COM PAULO BARROCAS

Encontro entre representantes da categoria e dos bancos dá início às negociações da Campanha Salarial

Arq

uivo

SEE

B/V

CR

O PIQUETE BANCÁRIO Nº 1295 | 13/08/2014

Definida na 16ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada de 25 a 27 de julho em São Paulo, a pauta com as reivindicações da Campanha Salarial dos Bancários chegou às mãos dos banqueiros na última segunda-feira, 11.

O Comando Nacional dos Bancários entregou à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a minuta aprovada pela categoria cobrando por melhores condições de trabalho e valorização da categoria. Além do reajuste de 12,5%, entre as demandas estão aumento do piso salarial seguindo o valor do salário mínimo calculado pelo Dieese

(R$ 2.979,25 em junho), maior PLR, mais empregos, fim da terceirização, combate às metas abusivas e ao assédio moral, segurança contra assaltos e sequestros, e igualdade de oportunidades.

Ainda na sede da Fenaban, o Comando Nacional também entregou às direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal as pautas específicas de reivindicações dos trabalhadores das duas instituições públicas, definidas em assembleias próprias.

Para o diretor de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Sócrathis

Rodrigues, a entrega da minuta marca efetivamente o inicio das negociações. “Nossa data base é dia 1º, mas a gente já comunicou os anseios da categoria, e a partir de agora os patrões tem praticamente 20 dias para analisar. Eles não vão ter desculpa de que não deu tempo de fazer esta análise, pois a minuta foi entregue com antecipação. Vale lembrar que a mobilização é a grande arma do bancário. Quanto mais engajado todos estiverem, temos mais chance de fazer pressão e conseguir. Dificilmente o banqueiro faz o acordo ser bom. O que faz o acordo ser bom é a nossa mobilização”, afirma o diretor.

Página 2 Página 3 Página 3

#éissoquequeremos#éissoquequeremos

Page 2: Nº 1295 | 13/08/2014 O PIQUETE BANCÁRIObancarios.com.br/site/adm/jornal/fc95de7d9cd2c3a90... · - Centro – Vitória da Conquista – Bahia, para discussão e deliberação acerca

www.bancarios.com.br • facebook.com/bancariosVDC • @BancariosVDC_BA

Demora na conclusão das obras geram transtornos para clientes e bancários.

EditorialEditorial

Com entrega da pauta de reivindicações e com as primeiras datas agendadas para o início das negociações, a Campanha Salarial deste ano é um tema que tem ganhado destaque nas conversas dos bancários. A expectativa é de uma negociação rápida, levando em consideração o reduzido índice econômico reivindicado e a lucratividade do setor financeiro.

Esta probabilidade, no entanto, vai depender muito do grau de envolvimento da categoria. Já vimos em anos anteriores, que mesmo com uma pauta fácil de ser atendida pelos bancos, eles sempre esperam até o momento em que a categoria esgota a maioria das suas formas de luta, e se utilizam da greve para exigir seus direitos.

Sempre acreditamos que pode ser diferente e que os banqueiros podem se sensibilizar e atender às nossas exigências, porém, historicamente, o acordo só tem sido fechado após uma ampla mobilização dos bancários. Este é o momento em que podemos coletivamente cobrar dos banqueiros o respeito à categoria.

É a hora daqueles bancários que tem sofrido com as cobranças abusivas, sobrecarga de trabalho e assédio moral pelo cumprimento de metas, unirem suas forças para mudar este quadro. Seja gerente, comissionado ou escriturário, a luta é de todos.

A luta é de todos

Agências do BB funcionam em condições precárias

Na madrugada do dia 03 de maio deste ano, a cidade de Ibicuí foi alvo de mais uma ação violenta. Uma quadrilha fortemente armada explodiu a agência do Banco do Brasil, na praça central, afetando construções num raio de 20 metros no entorno do imóvel.

Já se passaram mais de três meses desde o episódio, mas a agência ainda está em reforma e o banco, improvisadamente, funcionando numa sala no prédio da prefeitura do município sem quaisquer condições de garantir a devida segurança e conforto aos bancários e clientes.

O Sindicato vem acompanhando a situação de perto desde o início, e na semana passada os diretores Jornan Almeida e Arnaldo Prates estiveram na cidade verificando as condições de trabalho dos bancários. “Segundo informações obtidas, a estimativa é que, no máximo em 60 dias, haja a transição para uma nova agência. O banco está funcionando na prefeitura, onde as condições de segurança e atendimento são precárias. É uma sala improvisada, sem ao menos uma porta giratória obrigatória”,

relatou Jornan. Ainda segundo o diretor, durante o mês de agosto, o Sindicato estará engajado em ações de mobilização dentro das agências das cidades que compõem a base cobrando por mais segurança pública.

Sobrecarga no atendimentoUm problema comum às regiões

próximas às cidades que sofreram explosões em agências é a sobrecarga de trabalho para os bancários e a falta de estrutura para o atendimento aos clientes.

Com o ataque ao Banco do Brasil de Jussiape, no dia 03 de julho, a população tem se dirigido aos municípios de Rio de Contas e Abaíra para serem atendidos. No entanto, a quantidade de funcionários não é suficiente.

Um caso parecido vem acontecendo com as cidades de Nova Canaã e Iguaí, que agora atendem a demanda de Ibicuí. “O Banco do Brasil precisa criar formas de acelerar a reforma das agências atingidas,para que a rotina seja reestabelecida com menos danos à população”, afirma o diretor Arnaldo Prates.

Este boletim impresso é de responsabilidade da Diretoria do Sindicato dos Bancários de

Vitória da Conquista e Região.

Tiragem: 1.200 exemplares

Rua Dois de Julho, 122 – Centro - Vitória da Conquista - Bahia - CEP: 45000-240

Telefones: (77) 3424-1620/ [email protected]

Expediente

Sindicato

Diretor de Imprensa e Comunicação: Alex Leite.

Redação: Aline Mattos, Erick Reis, Lays Macedoe Manoela Sande.

Diagramação: Assessoria SEEB/VCR.

Agência BB/Ibicuí ainda está em fase de reforma.

Arq

uivo

SEE

B/V

CR

Page 3: Nº 1295 | 13/08/2014 O PIQUETE BANCÁRIObancarios.com.br/site/adm/jornal/fc95de7d9cd2c3a90... · - Centro – Vitória da Conquista – Bahia, para discussão e deliberação acerca

www.bancarios.com.br • facebook.com/bancariosVDC • @BancariosVDC_BA

O Piquete Bancárionº 1295 | 13/08/2014

Pág. 03

Sindicato marca presença em conferência da CONTEC

O presidente do Sindicato dos Bancários, Paulo Barrocas, esteve presente no 43º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Bancários e Securitários de Planejamento da Campanha Salarial 2014, que aconteceu no último fim de semana, em Maceió. Saiba mais sobre o evento na entrevista desta edição do Piquete Bancário.

Qual a importância do XLIII Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários para a categoria? É um evento importante porque reúne também uma parte da categoria que não participou do encontro em São Paulo, que são representados por essa confederação, que atende à nossa categoria e tem as mesmas reivindicações, com poucas diferenças. Eles acabam seguindo muitas das deliberações que foram definidas no encontro da Contraf. O índice de reajuste, a PLR, assédio moral, todas essas questões acabam sendo levantadas. É mais um evento para fortalecer as reivindicações da categoria, justamente para englobar os sindicatos que não estiveram presentes na conferência nacional.

O que pode ser aproveitado pelo Sindicato? Qual foi a contribuição do SEEB/VCR à pauta discutida? Como nós não somos filiados à CONTEC, fomos como convidados, para conhecer como funciona e saber como as coisas acontecem. Participamos como observadores, e aproveitamos para trocar experiências com dirigentes de outros sindicatos. Foi bom saber que existem diferentes formas de encaminhar as reivindicações da nossa categoria, e a gente precisa ter conhecimento desses diversos canais para defendermos essas reivindicações.

A pauta nacional com as reivindicações dos bancários já foi entregue à Fenaban. Qual postura deve ser adotada pelos bancários neste momento? A postura que o bancário deve tomar agora é de procurar sempre estar mais informado a respeito das mesas de negociações, que serão praticamente semanais. É importante se manter mobilizado para tomar uma posição firme em face do que será proposto pela Fenaban. A gente vê as pessoas interessadas em participar desta campanha, e isso é importante para conseguir unificar as nossas ações e de forma efetiva pressionar os banqueiros para que as reivindicações que almejamos possam ser conquistadas.

Entrevista

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIAEDITAL DE CONVOCAÇÃO

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA E REGIÃO, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 16.207.201/0001-02, Registro Sindical nº L037 F087 A 1963, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados do BANCO SANTANDER (Brasil) S/A, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, para a Assembléia Geral Extraordinária que se realizará dia 13/08/2014, às 17:30 horas (dezessete horas e trinta minutos), em primeira convocação, e às 18:00 horas (dezoito horas) em segunda convocação, na sede do Sindicato dos Bancários, Rua Dois de Julho, nº 122 - Centro – Vitória da Conquista – Bahia, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia:

1. Discussão e deliberação sobre aprovação de pauta de reivindicações para celebração o acordo coletivo de trabalho dos empregados do Banco Santander (Brasil) S/A 2014/2016, aditivo à CCT/FENABAN;

2. Discussão e deliberação sobre aprovação de pauta de reivindicações para celebração do acordo coletivo de trabalho para celebração do acordo coletivo de Programa de Participação de Resultados (PPRS) para o exercício 2014 do Banco Santander (Brasil) S.A;

3. Discussão e deliberação sobre aprovação da proposta dos termos de compromisso BANESPREV e CABESP.

Vitória da Conquista – BA, 11 de agosto de 2014. Antônio Paulo Pedreira Barrocas

Presidente

Paulo Barrocas é bancário do Bradesco e presidente do SEEB/VCR.

Arq

uivo

SEE

B/V

CR

A gente precisa ter conhecimento desses diversos canais para defendermos essas reivindicações.

Page 4: Nº 1295 | 13/08/2014 O PIQUETE BANCÁRIObancarios.com.br/site/adm/jornal/fc95de7d9cd2c3a90... · - Centro – Vitória da Conquista – Bahia, para discussão e deliberação acerca

www.bancarios.com.br • facebook.com/bancariosVDC • @BancariosVDC_BA

O Piquete Bancárionº 1295 | 13/08/2014

Pág. 04

Fala, bancário

Curtas

O tão esperado campeonato de futebol soçaite promovido pelo SEEB/VCR está previsto para começar no próximo dia 24. Foram inscritas oito equipes, BB Estilo, Caixa Sudoeste, Bradesco Itapetinga, Bradesco Conquista, Bradesco Ituaçu, BNB, Banco do Brasil Centro e Independente, que participarão de três partidas por rodada num formato de todos contra todos. Os jogos acontecerão aos domingos, no campo da AABaneb de Vitória da Conquista.

O Sindicato dos Bancários realizou no último dia 11, a entrega de 96 caixas de leite e 20kg arroz para a Casa do Amor, arrecadados durante as inscrições das equipes que participaram do Campeonato Integração Bancária de Futsal. Os diretores Giovânia Souto, Fernando Malta e Larissa Couto fizeram a entrega. “A Casa vive de doações. Nenhuma doação é pequena, e todas são muito importantes para nós”, diz Maria do Carmo, fundadora da Casa do Amor.

As inscrições para Delegado Sindical do BNB das cidades de Brumado, Itapetinga e Vitória da Conquista estão abertas desde o dia 11 e seguem até dia 18 de agosto. Os candidatos podem se inscrever na sede do Sindicato (Rua Dois de Julho, nº 122 – Centro) ou pelo e mail: [email protected]. As eleições irão acontecer no próximo dia 21, às 9h15 e o resultado deverá ser divulgado no mesmo dia. A posse será dia 24 de agosto.

Campeonato soçaite começa dia 24

Sindicato entrega doações para Casa do Amor

Inscrições para Delegado Sindical do BNB

Mobilização da Campanha Salarial

Imagens da Semana

Sindicato entrega à Casa do Amor alimentos arrecadados na última edição do Campeonato Integração Bancária de Futsal.

Diretoria realiza reuniões com bancários pela base territorial. Na foto, agência BB/Belo Campo.

Arq

uivo

Ele

trôn

ico

Arq

uivo

SEE

B/V

CR

Arq

uivo

SEE

B/V

CR

Arq

uivo

SEE

B/V

CR

A mobilização é importante para pressionarmos os banqueiros para que eles atendam as nossas reivindicações. É preciso que os colegas bancários façam essa adesão em massa à greve para que a gente consiga obter o resultado pretendido. Só existe uma possibilidade para chegarmos aos nossos objetivos, que é com a participação efetiva de todos no movimento grevista. As reivindicações de maior importância são aquelas ligadas ao reajuste salarial e à isonomia para atender os bancários novos, pois muitos benefícios que os veteranos têm, infelizmente os novatos não possuem.

O tempo não para. Estamos às vésperas de uma Campanha Salarial, que é o ápice de uma mobilização que não deve acontecer somente em setembro, mas que deve ser diária. Todos os dias a gente vê tantas transformações no país, e a gente também está inserido na parte econômica do Brasil. Nós trabalhadores não suportamos mais essa situação em que vivemos. A gente se esforça, se empenha, e é preciso nos mobilizar para que nossas reivindicações sejam atendidas. Penso que se todos nós estivermos mobilizados, será mais fácil para a gente resolver essa situação sem o desgaste da greve.

Estamos começando uma nova Campanha Salarial com objetivo de manter as conquistas alcançadas, e de obtermos outras novas, inclusive buscando recuperar as perdas salariais impostas no período FHC. Sabemos que o contexto atual é diferente do ano anterior, e este é especialmente diferente, por se tratar de um ano eleitoral. Queiramos ou não, há interferência da política na movimentação de forças no jogo de interesses. Creio que no momento da mobilização haverá sim grande participação dos colegas, pois só assim, podemos lutar para melhorar nossos salários.

Parmênio Alves Martins – CEF/Itapetinga Tânia Porto – BNB/Centro Miguel Ribeiro – BB/Vitória da Conquista

Arq

uivo

SEE

B/V

CR

Arq

uivo

SEE

B/V

CR