mysql 5.5 - excel 2007 - i

17
RAFAEL JUNQUEIRA BDR Relatórios

Upload: rafael-junqueira

Post on 04-Jul-2015

1.915 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

RAFAEL JUNQUEIRA

BDRRelatórios

Page 2: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Nível do tutorial: Intermediário

Existe introdução básica: Não

Tipo de didática: Texto e figuras + legenda

Existe pulo de passo: Não

Conceito do leitor(a): Ter o programa MySQL 5.5, Excel 2007 e noções básicas de comandos SQL e Excel 2007.

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 3: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Conceituando o ambiente OLPT/OLAP

Criando uma tabela

Exportando

Carregando

Formatando os valores

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 4: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

OLPT (Processo transacional on-line) é o ambiente do banco de dados (MYSQL) as operações transacionais são INSERT, UPDATE, DELETE e SELECT.

OLAP (Processo analítico on-line) é o ambiente da ferramenta de análise (Excel), onde vamos usar para extrair, transformar e carregar os dados (ETL – Extraction Transformation Loading).

Sugestão:MySQL 5.5 – Básico - I

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 6: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Vamos agora trabalhar no ambiente MYSQL 5.5 criando um banco de dados que se chama „Vendas‟ vamos tratar do produto carro. Lidaremos com os campos „Cor‟,‟Marca‟,‟Preço‟,‟Código do carro‟,‟Data de aquisição‟.

Corresponde a aquisição do carro, a um reabastecimento. Esta data portanto é dinâmica. No entanto vamos tratá-la aqui como uma referência estática.

CREATE TABLE produto

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 7: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Após criar a tabela e conferir a descrição da mesma (METADADOS) esta na hora de inserir alguns dados. Vamos considerar algumas marcas:

INSERT VALUES produtoRAFAEL JUNQUEIRA

Page 8: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Agora vamos entrar com o código de export/exportar.

Explicação do códigoPróximo slide

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 9: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

O comando de exportação se resume a „INTO OUTFILE‟ que significa „No arquivo externo‟ ao pé da letra não faz muito sentido. Mas quando entramos como o resto da linha “(...) INTO OUTFILE „c:/Relatorio.csv‟ FIELDS TERMINATED BY „;‟;” começamos a entender que „No arquivo externo‟ temos instruções de como o arquivo será exportado e que será exportado.

O código é carregado de novas informações. Então vamos por código e uma explicação.

É um comando de criação de rótulos. O SELECT não só consulta, ele pode criar

relações.

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 10: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

O comando chave aqui é o „UNION‟ que compõe os rótulos criados anteriormente com os dados da tabela. Aqui temos o SELECT de consulta . Embora podemos perceber que podíamos usar o símbolo * (ALL) para selecionar todos os campos, aqui nós escrevemos cada um porque temos uma associação de rótulos e dados. Na formatação da tabela, alguns dados ficariam trocados com seus títulos.

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 11: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

O comando acima é o responsável por exportar e como o banco de dados. INTO OUTFILE (exportando) para „c:/Relatorio.csv‟ (Diretório/Nome do arquivo/Extensão) com a opção FIELDS TERMINATED BY „;‟ (Significa que a formatação destino vai conceber o formato da tabela – pular linha, separar por coluna) sem isso os dados ficam todos agregados/juntos.

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 12: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Carregando o dado que acabamos de exportar do MYSQL 5.5. Salvamos Relatorio.csv (pergunta-se porque CSV e não XLS, a extensão de Excel?).

CSV é um formato aceito sem problemas de conversão de tipos básicos. Se salvarmos como .xls (se tentar xlsx versão 2007) o programa nem abrirá para o último caso,O MYSQL não cria dados suportados em xls e sim em CSV. Já tentaram criar Arquivos como dll sem uma estrutura que a suporte internamente? Ela criaum arquivo corrupto.

Por isso CSV é o melhor formato para exportar.

Ícone do arquivo „Relatorio.csv‟

Abra o arquivo(Clique 2 x)

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 13: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Ao clicar em Relatorio.csv , o excel abrirá o banco de dados que exportamos como abaixo. Perceba os rótulos „Marca, Cor, Valor, Codigo,Data de Aquisicao‟ que criamos com o SELECT antes do UNION. Apósé efeito do SELECT marca, cor,preco,codigo, data_compra. O efeito demanter o efeito de tabela foi a opção „FIELDS TERMINATED BY „;‟ –Chamamos de ponto e vírgula – identação ou execução de comando.

Em alguns casos, enumeração.

Tabela carregada no Excel

E o formato monetário para Valor?

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 14: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Com certeza seu pensamento é, se eu extrair uma tabela de 500 linhasvou ter que ir linha por linha modificar este valor, ou terei que arrastaro mouse por uma coluna de 500 linhas, ou imagine se fosse 1 milhão?

Não é necessário. Tirando o rótulo que ocupa a primeira linha (Letra pornúmero) temos o painel de coordenadas que basta digitamos o intervaloque queremos.

Selecionando a coluna

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 15: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Escolha a opção contábil, diferente de moeda. O valor pode ser usadoEm operações aritméticas. Para futuras análises.

Contábil – Moeda nação

Valor formatado R$ 0.000,00

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 16: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

A escolha de formatar a tabela será a gosto. Procurando objetivarA análise de negócio pretendida. O que se entende por ETL é as razõesDe extrair que tipo de dados, transformar em quê? E por quê? E carregarEm algum „BOARD Analyzes‟.

RAFAEL JUNQUEIRA

Page 17: MySQL 5.5 - Excel 2007 - I

Dúvidas?E-mail: [email protected]

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Real-Life-World/160816274006025

Documentação SQL Conceito de Data Mining - http://pt.wikipedia.org/wiki/Data_mining Conceito de Drill Down - http://en.wikipedia.org/wiki/Drill_down Conceito de Drill Up -http://www.dcc.fc.up.pt/~pbrandao/aulas/0203/bdm/pdfs/DataWarehousing.pdf (Página 14, Slide 1) Conceito de ETL -http://www.infobras.com.br/portugues/produtos_conceito_etl.asp O que é Análise de negócios? - http://www.analisedenegocios.com.br/

RAFAEL JUNQUEIRA