música para brincar

2
EDITORA-COORDENADORA: NADJA VLADI / [email protected] SALVADOR, SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2011 SUPLEMENTO INFANTIL DE A TARDE. NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE Ding Musa / Divulgação * ANO 06 * Nº 312 Música para ouvir Projeto traz para Salvador os grupos Pequeno Cidadão e Palavra Cantada. Chame seus pais e vá dançar! págs. 4 e 5 Luíza Barros, 8, do Pequeno Cidadão, vai tocar amanhã na Concha Acústica

Upload: marcel-dos-reis

Post on 24-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Música infantil de qualidade e o festival Música para Brincar foram os temas da capa do A Tardinha (Jornal A Tarde) publicado em 24.09.2011.

TRANSCRIPT

Page 1: Música para Brincar

EDITORA-COORDENADORA: NADJA VLADI / [email protected], SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2011

SUPLEMENTO INFANTIL DE A TARDE. NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE Ding Musa / Divulgação

* ANO 06 * Nº 312

Músicapara

ouvir

Projeto traz para Salvador os gruposPequeno Cidadão e Palavra Cantada.Chame seus pais e vá dançar! págs. 4 e 5

Luíza Barros, 8, doPequeno Cidadão,vai tocar amanhãna Concha Acústica

Page 2: Música para Brincar

SALVADOR, SÁBADO,24 DE SETEMBRO DE 2011

SEM

Música de qualidade é igual a um bom livro: podee deve ser apreciada por pais, filhos, tios, primos...

CAPA

MARCEL BANE

Música infantil não é um gênero como o forró, o pagode ou orock. Criança tem o direito de escutar tudo o que for bom. Noano passado, artistas como a banda de rock Pato Fú e AdrianaCalcanhoto resolveram homenagear esse público exigente. E ofestival Música para Brincar traz a Salvador os grupos PequenoCidadão e Palavra Cantada para mostrar que entre o folclore eas músicas “só para baixinhos” tem um mundo de poesia, sonse cores que agrada a qualquer um. Basta dar ouvidos.

Nos anos 1970, Braguinha,compositor de Carnaval, lançouuma série de disquinhoscoloridos, misturando fábulas emúsica boa. Fez sucesso pormuito tempo. Seus pais devemter ouvido quando eram do seutamanho. Chico Buarque,Vinícius de Moraes, Toquinho eoutros grandes da MPB tambémjá gravaram discos infantis.

Às vezes, as próprias crianças

adotam a banda dos pais comofavorita. Foi assim com o grupode rock Ultraje a Rigor, nosanos 1980, e com os MamonasAssassinas, nos 1990. Viraramfebre. Na última década, artistastalentosos embarcaram emprojetos infantis. AdrianaCalcanhotto incorporou aAdriana Partimpim duas vezes. Efez shows bonitos, cantandomúsicas como Assim sem você,

de Claudinho e Bochecha.A banda Pato Fú lançou no

ano passado o disco Música deBrinquedo. “Eles regravaramSonífera Ilha, dos Titãs. Imaginoas crianças perguntando aospais: – Pai, o que é sonífera?”,contou Fernando Salem, queacredita que isso é uma formade provocar novos conteúdos evocabulário. Ele é o compositorda Turma do Cocoricó.

Para se divertir e aprender

Bagunçamusicaldas boas

O Pequeno Cidadãojá nasceu umasuperbanda. Sãoquatro pais famosos enove filhos que sereuniram para inventarmúsicas sobre sapo-boi, amor elargar a chupeta. Seus pais devem conheceros deles: Arnaldo Antunes era dos Titãs;Edgard Scandurra, do Ira!; Taciana Barros,da Gang 90; e Antônio Pinto, que já éadulto e também tem pai famoso, o Ziraldo!

Eles fazem uma mistura musical dasmelhores. E muita bagunça. “Adoro medivertir no hotel”, contou Luíza Barros, 8,filha de Taciana. “Ajudo nas letras, nasmelodias, falo quando gosto ou não”. Ospais podem ajudar você a conhecer artistaslegais. “Com a música, a gente aprendelínguas, poesia, ritmos, história. Os paispodem conversar sobre o que estão ouvindoe levar a shows legais”, disse Taciana.

Brincadeiras e ritmo nos palcos

Música de Brinquedo, doPato Fú, usa instrumentoscomo xilofones etecladinhos para dar aresde brincadeira a músicasde Tim Maia, RobertoCarlos e Titãs. Divertido!

Tesourinhosmusicais

Esse é o disco doPequeno Cidadão, de2009. Ele inspirou olançamento de um livrochamado A FantásticaViagem do PequenoCidadão. E de um DVD.

Palavra Cantada tambémfoi para o cinema. O filmeem 3D é um show ótimo,que estreia no dia 30/9.Difícil ficar parado nacadeira com tanta músicae brincadeiras legais.

Adriana Partimpim é onome de criança daCalcanhotto. Ela Lançouem 2010 o volume 2.Gatinha Manhosa, deErasmo Carlos, ficou lindana interpretação dela.

Paulo Tatit e Sandra Peres são os magos por trás do Palavra Cantada. Eles lançaram oprimeiro disco, Canções de Ninar, em 1994 e não pararam mais. “Na época, nósquestionamos como a música infantil produzida no País estava fraca. Músico, vocêsabe, conversa sobre tudo”, contou Paulo. Os dois fazem shows cheios de cores, commúsicas ricas em ritmos e que grudam nos ouvidos. “Tem gente que acha que músicapara criança tem que ser alegre, tem que colocá-los para pular. Mas ela também temmomentos tristes, momentos só delas. Fazemos músicas que pegam no coração”,contou Paulo, que disse adorar tocar aqui na Bahia. Para Fernando Salem, o que faz damúsica um sucesso é o recado, os jogos de palavra, o refrão abusado, o humor e orespeito à inteligência. “Confio muito nos ouvidos da molecada. Nós, os adultos,estamos com o HD lotado. Eles têm mais espaço para a novidade”, explicou. E essaturma toda se encontra. “Temos várias músicas com o nosso amigo Arnaldo Antunes,do Pequeno Cidadão”, contou Sandra. Vá assistir ao show deles aqui dia 9 de outubro.

NHÉMNHÉMNHÉM

Divulgação

Caro

line

Bit

ten

cou

rt/

Div

ulg

ação

Arnaldo JG Torres / Divulgação

Pequeno Cidadão tocaamanhã na Concha Acústicado Teatro Castro Alves. Oshow começa às 17h e osingressos custam R$ 10(meia). Imperdível!

Adriana Calcanhoto éPartimpim, fazedora de sonspara grandes e pequenos

Sandra Peres ePaulo Tatitbrincam com apalavra e o som

Gostou do Pequeno Cidadão?Então anote as dicas deLuzia: “RecomendoPortishead, Secos eMolhados, Milton Nascimentoe tudo dos Beatles”.