museu

18
Museu Camila Meneghetti Eduarda de Oliveira Juliana Gulka Manuela Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia CIN 5016 Gestão Estratégica em Unidades de Informação

Upload: juliana-gulka

Post on 05-Jun-2015

1.972 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Museu

MuseuCamila MeneghettiEduarda de Oliveira

Juliana GulkaManuela Fonseca

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINACurso de Biblioteconomia

CIN 5016 Gestão Estratégica em Unidades de Informação

Page 2: Museu

O que é um museu?

Art. 1o Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as

instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam,

comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação,

estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos

e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de

qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço

da sociedade e de seu desenvolvimento. (BRASIL, 2009)

Page 3: Museu

Cronologia do Comitê Internacional De Museus - ICOM

1946: Museu é um estabelecimento permanente, sem fins lucrativos, com vistas a coletar, conservar, estudar, explorar de várias maneiras e, basicamente exibir para educação e lazer de valor cultural.

1956: Museu é um estabelecimento de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de conservar, estudar, valorizar de diversas maneiras o conjunto de elementos de valor cultural: coleções de objetos artísticos, históricos, científicos e técnicos, jardins botânicos, zoológicos e aquários.

1974: Museu é estabelecimento permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade, aberto ao público, que coleciona, conserva, pesquisa, comunica e exibe, para o estudo, a educação e o entendimento, a evidencia material do homem e seu meio ambiente.

2001: Instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.

Page 4: Museu

Outros documentos:

Declaração de Santiago do Chile, 1972: Princípios do Museu Integral;

Declaração de Quebec, 1984: Princípios de base para uma nova museologia;

Declaração de Oaxtepe, 1984: Eco museus: Patrimônio-Território-Comunidade;

Declaração de Caracas, 1993: O museu como gestor do patrimônio.

Page 5: Museu

Vinculação da instituição

O museu pode ser vinculado a pessoa física ou jurídica, embora possa ser declarado como de interesse público, no todo ou em parte, caso seu acervo represente um valor cultural de destacada importância para a nação, a diversidade cultural regional, étnica ou lingüística do país.

Pode ainda ser considerado ESTADUAL, REGIONAL ou DISTRITAL se for vinculado a Federação ou caso seja autorizado a utilizar esta denominação.

Page 6: Museu

O museu como Unidade de Informação

A documentação museológica representa um aspecto da gestão dos museus destinada ao tratamento da informação em todos os âmbitos, desde a entrada do objeto no museu até a exposição, envolvendo tarefas de coleta, armazenamento, tratamento, organização, disseminação e recuperação da informação. Considerando os documentos como registros da atividade humana, a documentação serve como instrumento de comunicação e preservação da informação no âmbito da memória social e da pesquisa científica. (YASSUDA, 2009, p. 22)

Page 7: Museu

Funções do museu

1) Função básica: preservaçãoRealizada por meio da documentação, conservação e comunicação (envolvendo exposição, educação informal e ações socioculturais).

oAquisição;oInvestigação;oDifusão eoExposição de testemunhos materiais dos seres humanos.

São responsáveis pelo patrimônio natural, cultural, material e imaterial de uma comunidade. Sua principal responsabilidade é a proteção e valorização deste patrimônio.

Page 8: Museu

Funções do museu

2) Funções secundárias:a) SocioeducativaImplementada por meio de projetos cujo objetivo é elevar o nível de educação e conhecimentos da sociedade, englobando crianças, jovens e adultos. Modos de realização:

oCapacitações do público;oExposições temporárias ou itinerantes;oOficinas de música, artes cênicas, literatura, etc.;oVisitas guiadas;

É extremamente importante para um museu a implementação de políticas culturais de incentivo para o desenvolvimento da capacidade individual e coletiva da comunidade à qual pertence.

Page 9: Museu

Funções do museu

2) Funções secundárias:b) Pesquisa museológicaMotivada por, basicamente, duas razões:

oProdução de conhecimentos;oPromoção e desenvolvimento individual/coletivo.

Deve promover ações comprometidas socialmente para o desenvolvimento e uma economia sustentável por meio da preservação e valorização do patrimônio cultural e natural.

Page 10: Museu

Usuários de um museu

o Pesquisadoreso Historiadoreso Museólogoso Estudanteso Sociedade em geral

No século XVIII

O museu servia para educar o indivíduo e

estimular o senso estético nacional e pessoal,

excluindo os bárbaros e escravos por não

acreditarem que os dois grupos seriam

merecedores do espaço que ele oferecia.

Page 11: Museu

Usuários no Brasil

Século XIX: os museus eram abertos apenas para um seleto grupo de pessoas cultas da época e além disso , serviram para os cursos de nível superior.

Na década de 1980, foram criados museus direcionados para a educação, que se preocupavam com a comunicação com o público visitante.

Os museus passaram a investir em cultura para a sociedade .

Houve preocupação na comunicação com os grupos escolares.

Page 12: Museu

Usuário virtual

Com o advento da tecnologia, os usuários do museu passaram a se comunicar com ele virtualmente.

O site do museu atua como um estimulador, para que o usuário virtual tenha curiosidade de realizar uma visita física.

O público virtual na sua maioria é composta por adultos, que estudaram até a pós-graduação e buscam informações para suas pesquisas.

O museu com o passar do tempo agregou usuários e mudou a sua forma de comunicação para poder atender os visitantes que o freqüentam, atuando como uma unidade de informação na sociedade.

Page 13: Museu

Produtos e serviços de um museuo Documentaçãoo Conservação e

segurança dos acervoso Ação educativao Acesso público aos bens

culturaiso Exposição

Exposições

oIndividualoColetivaoAntológicaoRetrospectivaoHistóricaoComemorativaoCronológicaoTemática

Tipos CaracterísticasoPermanenteoTemporáriaoItinerante

* De acordo com a sua duração.

Page 14: Museu

Programas educativos: A finalidade destes programas é complementar e contribuir para elevar o nível de educação e de conhecimento das crianças, jovens e adultos. No projeto de exposições, deve-se levantar um perfil do visitante e decidir o que e como será transmitido.

Exposições voltadas para crianças: A informação é apresentada de forma simples e concreta e tem uma proposta de educação informal e lúdica.

Atividades voltadas ao público adulto: Realização de ciclos de filmes, oficinas de teatro ou artes, literatura, música, seminários, exposições temporárias, realizadas com o acervo do museu, ou por temáticas, etc.

Conferências e palestras: formas de fornecer maior conhecimento do conteúdo das exposições ou do patrimônio cultural e nacional local.

Produtos e serviços de um museu

Page 15: Museu

Visita GuiadaUm dos meios utilizados nos museus para facilitar a relação entre o visitante e o conteúdo da exposição. Essa atividade deve ser planejada levando em consideração o espaço, o número de pessoas para cada grupo e o tempo de duração da visita.Para grupos de estudantes é interessante propôr atividades com caráter exploratório, tanto educativo como recreativo, pois estimulam a curiosidade e a criatividade dos visitantes.

OficinasPodem tratar de áreas específicas de conhecimentos ou de técnicas empregadas com os recursos naturais e elementos da cultura local, como trabalhos artesanais e artísticos.

Produtos e serviços de um museu

Page 16: Museu

Seu objetivo é permitir que a população conheça o museu, as pesquisas e os projetos que realiza.Publicações promocionais: a finalidade deste tipo de publicação é difundir e incentivar o acesso da população às atividades organizadas pelo museu. Podem ser pequenos folhetos ou miniguias com informações sobre as atividades do museu, suas características e recursos expositivos, os horários de atendimento ao público, as atividades paralelas, como ciclo de filmes e palestras, os serviços de transportes, serviços especiais para estudantes e cursos, informações como a direção do museu, telefones e formas de contato.Publicações especializadas: essas publicações possuem informações extensas e aprofundadas sobre o patrimônio cultural e natural e/ou coleção, como também sobre exposições que se realizem no museu.Outros tipos de publicações são:oCatálogosoGuias de estudooBoletins informativos ou revistas

Publicações de museus

Page 17: Museu

REFERÊNCIASBRASIL. Estatuto de Museus. Lei 11.904 de 14 de janeiro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm. Acesso em: 13 abr. 2011. CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS - ICOM. Disponível em: http://www.icom.org.br/. Acesso em 16 abr. 2011. IPHAN. Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do. Acesso em: 13 abr. 2011. PORTAL EDUCAÇÃO E SITES ASSOCIADOS. Curso de Museologia Social: conceitos, técnicas e práticas. Educação a distancia. [s.l]: [s.n], [20--]. Arquivo em PDF.

Page 18: Museu

REFERÊNCIASPRIMO, Judite. Documentos básicos de museologia: principais conceitos. Cadernos de Museologia, n. 28, p. 117-133, 2007.SISTEMA BRASILEIRO DE MUSEUS. Disponível em: http://www.museus.gov.br/sbm/oqueemuseu_museusdemu.htm. Acesso em: 16 abr. 2011. SUANO, Marlene. Museologia. O que é Museu? Disponível em: http://www.pallotti.com.br/museu/museologia.html. Acesso em: 16 abr. 2011. YASSUDA, Silvia Nathaly. Documentação museológica: uma reflexão sobre o tratamento descritivo do objeto no Museu Paulista. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2009.