municÍpio de fraiburgo edital nº 009/2017 · operador- trator de esteira 1 diploma ou certificado...

33
MUNICÍPIO DE FRAIBURGO Processo seletivo para contratação por prazo determinado Edital nº 009/2017 Abre inscrições para o Processo Seletivo simplificado de Provas, destinado a contratação de pessoal por prazo determinado e formação de cadastro reserva para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. A Senhora Claudete Gheller Mathias, Prefeita Municipal de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições torna público a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Provas para a contratação por prazo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público e formação de cadastro reserva para o provimento de vagas que vierem a ser abertas no prazo de validade da presente seleção, que será regido pelas normas estabelecidas no presente Edital, com base na legislação em vigor e em especial na Lei Complementar nº 186 de 3 de novembro de 2016. 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Processo Seletivo será executado pela FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICOS – FEPESE, localizada no seguinte endereço: Campus Reitor João David Ferreira Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Trindade – Florianópolis, SC. Telefone (48) 3953-1000, endereço eletrônico http://seletivofraiburgo.fepese.org.br/ e-mail [email protected] . 1.2 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação irrestrita das instruções e das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital, bem como em eventuais aditamentos, comunicações, instruções e convocações relativas ao certame, que passarão a fazer parte do instrumento convocatório como se nele estivessem transcritos e acerca dos quais não poderá o candidato alegar desconhecimento. 1.3 Os documentos e requerimentos exigidos, salvo expressa determinação das normas do Edital, deverão ser entregues pessoalmente pelo candidato ou por procurador devidamente habilitado, nos Postos de Atendimento ao Candidato nos endereços e horários estabelecidos abaixo. Nos mesmos locais estarão disponíveis cópias do presente edital e equipamentos e pessoal para orien- tar a inscrição dos candidatos. Posto de Atendimento ao Candidato- FEPESE FEPESE – Processo Seletivo Município de Fraiburgo Campus Reitor João David Ferreira Lima. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Trindade – Florianópolis, SC. 1

Upload: vantuyen

Post on 10-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MUNICÍPIO DE FRAIBURGOProcesso seletivo para contratação por prazo determinado Edital nº 009/2017

Abre inscrições para o Processo Seletivo simplificado de Provas,destinado a contratação de pessoal por prazo determinado eformação de cadastro reserva para atender necessidadetemporária de excepcional interesse público.

A Senhora Claudete Gheller Mathias, Prefeita Municipal de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, no uso desuas atribuições torna público a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Provas para a contrataçãopor prazo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público e formação decadastro reserva para o provimento de vagas que vierem a ser abertas no prazo de validade da presenteseleção, que será regido pelas normas estabelecidas no presente Edital, com base na legislação em vigor e emespecial na Lei Complementar nº 186 de 3 de novembro de 2016.

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será executado pela FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICOS– FEPESE, localizada no seguinte endereço: Campus Reitor João David Ferreira Lima, da UniversidadeFederal de Santa Catarina – UFSC – Trindade – Florianópolis, SC. Telefone (48) 3953-1000, endereçoeletrônico http://seletivofraiburgo.fepese.org.br/ e-mail [email protected].

1.2 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação irrestrita das instruções e dascondições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital, bem como emeventuais aditamentos, comunicações, instruções e convocações relativas ao certame, que passarão afazer parte do instrumento convocatório como se nele estivessem transcritos e acerca dos quais nãopoderá o candidato alegar desconhecimento.

1.3 Os documentos e requerimentos exigidos, salvo expressa determinação das normas do Edital, deverãoser entregues pessoalmente pelo candidato ou por procurador devidamente habilitado, nos Postos deAtendimento ao Candidato nos endereços e horários estabelecidos abaixo.

Nos mesmos locais estarão disponíveis cópias do presente edital e equipamentos e pessoal para orien-tar a inscrição dos candidatos.

Posto de Atendimento ao Candidato- FEPESE FEPESE – Processo Seletivo Município de FraiburgoCampus Reitor João David Ferreira Lima.Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.Trindade – Florianópolis, SC.

1

Horário de atendimento: Nos dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às17h.Horário do último dia de inscrições: das 08h às 12 e das 13h às 15h

Posto de Atendimento ao Candidato – Fraiburgo (*)Anexo à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.Av. Arnoldo Frey, 17989.580-000 - Centro Fraiburgo, SC

Horário de atendimento: Nos dias úteis, das 12h às 18hHorário do último dia de inscrições: das 12h às 15h

(*) O Posto de Atendimento ao Candidato em Fraiburgo, iniciará o atendimento às 12 horas do dia 15de março de 2017.

1.4 Não são admitidas, após o término das inscrições, a complementação, a inclusão ou a substituição dosdocumentos entregues.

1.5 São condições para admissão:

1. Nacionalidade brasileira ou equiparada;

2. O gozo dos direitos políticos;

3. A quitação das obrigações militares e eleitorais;

4. O nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

5. A idade mínima de 18 anos;

6. Aptidão física e mental.

1.6 A comprovação da escolaridade e demais exigências só será feita quando da convocação para acontratação. A não apresentação, no local, data e horário previsto na convocação, de todos osdocumentos exigidos implicará a desclassificação do Processo Seletivo e imediata convocação docandidato seguinte na ordem de classificação.

1.7 O candidato classificado no Processo Seletivo poderá ser convocado para escolha de vagas emqualquer dos órgãos públicos do Município de Fraiburgo.

1.8 A aprovação e classificação no presente processo seletivo não criam direito à admissão que serárealizada na medida das necessidades do Município e disponibilidades orçamentárias.

1.9 O prazo de contratação será pelo prazo de até 24 meses, podendo ser prorrogado pelo prazo máximode 12 meses.

1.10 O pessoal contratado ficará vinculado ao Regime Geral de Previdência Social.

2. DOS CARGOS, EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE, VENCIMENTOS E CARGA HORÁRIA

2.1 O presente processo seletivo destina-se a formação de cadastro reserva para admissão em carátertemporário dos seguintes cargos:

2.1.1 Cargos com exigência de curso de nível fundamental

2.1.2

CARGO VAGAS EXIGÊNCIAS PARA CONTRATAÇÃO

2

AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental

AGENTE OPERACIONAL 1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental

AUX. ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental

GUARDA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental

INSTRUTOR DE TRABALHOS CULTURAIS

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental

INSTRUTOR DE TRABALHOS MANUAIS

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental

MECÂNICO 1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e Curso deMecânica.

MOTORISTA 1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e CarteiraNacional de Habilitação, Categoria “D” ou superior.

OPERADOR - ESCAVADEIRAHIDRÁULICA

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e Carteirade Nacional de Habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”.

OPERADOR - RETROESCAVADEIRA

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e Carteirade Nacional de Habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”.

OPERADOR- BRITADOR 1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e Carteirade Nacional de Habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”.

OPERADOR -CARREGADEIRA

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e Carteirade Nacional de Habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”.

OPERADOR -MOTONIVELADORA

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e Carteirade Nacional de Habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”.

OPERADOR- ROLO COMPACTADOR

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e Carteirade Nacional de Habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”.

OPERADOR- TRATOR DE ESTEIRA

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e Carteirade Nacional de Habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”.

OPERADOR DE TRATOR PNEU

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental e Carteirade Nacional de Habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”.

ZELADOR DO PATRIMÔNIO 1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Fundamental.

2.1.3 Cargos com exigência de curso de nível médio.

CARGO VAGAS EXIGÊNCIAS PARA CONTRATAÇÃOTÉCNICO EM HIGIENE DENTAL

1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Médio, com CursoTécnico de Higiene Dental ou Saúde Bucal; e registro no órgão ouconselho fiscalizador do exercício profissional.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM 1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Médio com CursoTécnico de Enfermagem; e registro no órgão ou conselhofiscalizador do exercício profissional.

MONITOR SOCIAL 1 Diploma ou certificado de conclusão Ensino Médio; Carteira Nacionalde Habilitação, categoria “B” ou “AB”.

3

2.1.4 Com exigência de curso de ensino superior

CARGO VAGAS EXIGÊNCIAS PARA CONTRATAÇÃOASSISTENTE SOCIAL 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior de Serviço

Social, e registro no órgão de classe; e registro no órgão ouconselho fiscalizador do exercício profissional.

CONTADOR 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior de CiênciasContábeis; e registro no órgão ou conselho fiscalizador doexercício profissional.

ENFERMEIRO 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deEnfermagem; e registro no órgão ou conselho fiscalizador doexercício profissional.

ENGENHEIRO CIVIL 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deEngenharia Civil; e registro no órgão ou conselho fiscalizador doexercício profissional.

FARMACÊUTICO 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deFarmácia; e registro no órgão ou conselho fiscalizador do exercícioprofissional.

FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deFarmácia com Habilitação em Análises Clínicas e registro no órgãoou conselho fiscalizador do exercício profissional.

FISIOTERAPEUTA 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deFisioterapia e registro no órgão ou conselho fiscalizador doexercício profissional.

FONOAUDIÓLOGO 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deFonoaudiologia; e registro no órgão ou conselho fiscalizador doexercício profissional.

MÉDICO CLÍNICO GERAL COM FORMAÇÃO EM SAÚDEMENTAL

1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deMedicina. Curso de especialização e ou residência médica emSaúde Mental e registro no órgão ou conselho fiscalizador doexercício profissional.

MÉDICO-CLÍNICO GERAL 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deMedicina; e registro no órgão ou conselho fiscalizador do exercícioprofissional.

MÉDICO-CLÍNICO GERAL-ESF

1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deMedicina; curso de especialização ou residência médica em Saúdeda Família e registro no órgão ou conselho fiscalizador doexercício profissional.

MÉDICO- CLINICO GERAL COM ESPECIALIZAÇÃO EM GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA

1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deMedicina. Curso de especialização e ou residência médica emGinecologia/ Obstetrícia e registro no órgão ou conselhofiscalizador do exercício profissional.

4

NUTRICIONISTA 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deNutrição e registro no órgão ou conselho fiscalizador do exercícioprofissional

ODONTÓLOGO 2 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior deOdontologia e registro no órgão ou conselho fiscalizador doexercício profissional.

PSICÓLOGO 3 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior dePsicologia e registro no órgão ou conselho fiscalizador do exercícioprofissional.

TERAPEUTA OCUPACIONAL 1 Diploma ou certificado de conclusão de curso superior de TerapiaOcupacional e registro no órgão ou conselho fiscalizador doexercício profissional.

2.2 O contrato administrativo dos convocados poderá estabelecer a carga horária mínima de 12 (doze) emáxima de 40 (quarenta) horas semanais, variando de acordo com a necessidade do Município, sendoque o contratado será remunerado pelo número de horas semanais efetivamente trabalhadas.

2.3 O contratado fará jus recebimento do mesmo padrão inicial de vencimento previsto para o cargopúblico cujas funções desempenhará, fixado nos planos de cargos e carreiras do Poder Executivo,Autarquias e Fundações do Município de Fraiburgo.

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 A participação no Processo Seletivo iniciar-se-á pela inscrição, que deverá ser efetuada no prazo e nascondições estabelecidas neste edital.

3.2 As inscrições estarão abertas das 12 horas de 13 de março de 2017, às 15 horas de 12 de abril de2017, podendo ser efetuadas por um dos seguintes meios:

1. Presencialmente ou por Procurador devidamente constituído em um dos Postos deAtendimento em Fraiburgo ou Florianópolis;

2. Via Internet, on line, no endereço eletrônico http://seletivofraiburgo.fepese.org.br/ .

3.3 Os valores das taxas de inscrição são:

Para os cargos com exigência de curso superior: R$ 80,00 (oitenta reais);

Para os cargos com exigência de ensino médio: R$ 60,00 (sessenta reais).

Para os cargos com exigência de ensino fundamental: R$ 40,00 (quarenta reais).

3.4 Para efetuar a inscrição presencial o candidato ou seu Procurador, deverá seguir os seguintes passos:

1. Comparecer ao posto de atendimento munido de documento de identidade original com foto enúmero de inscrição de Contribuinte Pessoa Física (CPF);

2. Se Procurador, portar documento de identidade original com foto e cópia xerográfica autenticadado documento de identidade do candidato, além do original do instrumento Público de Procuraçãoespecífico para realizar a inscrição no Processo Seletivo.

3. Preencher o Requerimento de Inscrição em equipamento que será disponibilizado e realizar osprocedimentos indicados;

5

4. Obter e efetivar o pagamento do boleto bancário em qualquer agência bancária, posto deautoatendimento ou “home banking”, preferencialmente do Banco Itaú S.A, até a data deencerramento das inscrições.

3.5 Para efetivar a sua inscrição pela Internet, o candidato deverá seguir os seguintes passos:

1. Acessar o endereço eletrônico http://seletivofraiburgo.fepese.org.br/2. Ler atentamente o edital, inteirando-se das condições do certame e certificando-se de

que preenche todas as condições exigidas;3. Preencher o Requerimento de Inscrição e enviá-lo pela Internet, imprimindo uma

cópia que deve ficar em seu poder;4. Imprimir e efetivar o pagamento do boleto bancário em qualquer agência bancária,

posto de autoatendimento ou “home banking”, preferencialmente do Banco Itaú S.A, atéa data de encerramento das inscrições.

3.6 A FEPESE e o Município de Fraiburgo eximem-se de qualquer responsabilidade pela eventualindisponibilidade ou falha dos equipamentos ou acesso à Internet.

3.7 O atendimento presencial nos Postos de Atendimento acha-se condicionado à disponibilidade deequipamentos e pessoal e, em determinados momentos, principalmente nos últimos dias de inscrição,poderá haver a formação de filas. A responsabilidade das informações é do candidato e, por estarazão, deve fazer uma atenta conferência dos dados preenchidos no requerimento de inscrição. Noúltimo dia de inscrição só serão atendidos os candidatos que chegarem ao local até às 15 horas. Noslocais de inscrição não haverá atendimento bancário.

3.8 Os candidatos com deficiência que tenham dificuldade de realizar a sua inscrição deverão agendar pelotelefone (48) 39531032- (de segunda a quinta feira, das 8h às 14h), até 5 de abril de 2017, umhorário especial de atendimento, informando a ajuda de que necessitam. A FEPESE disponibilizará aocandidato sem qualquer ônus, respeitando o critério da razoabilidade, os meios e ajuda requerido.

3.9 É de responsabilidade de o candidato manter atualizados os endereços e números de telefoneinformados. Eventual mudança de endereço, até a data de publicação do resultado final do ProcessoSeletivo, deverá ser comunicada à FEPESE por correspondência eletrônica (e-mail) enviada para:[email protected]. Após a data de publicação do resultado final do Processo Seletivo,deverão ser comunicadas diretamente ao Município de Fraiburgo.

3.10 O pagamento da taxa de inscrição só deverá ser feito mediante a utilização do boleto bancárioobtido, quando da inscrição presencial ou no endereço eletrônico:http://seletivofraiburgo.fepese.org.br/. No caso de perda do boleto original, uma segunda via poderáser obtida no mesmo endereço.

3.11 No caso de feriado bancário ou qualquer outro evento que suspenda o funcionamento dosestabelecimentos bancários no dia do vencimento do boleto bancário correspondente à inscrição, opagamento deverá ser antecipado.

3.12 O boleto da taxa de inscrição só poderá ser pago até a data do último dia de inscrições. Opagamento em data posterior, mesmo que seja aceito pelo estabelecimento bancário, não daráquitação do pagamento da referida taxa.

3.13 O agendamento do pagamento e o respectivo demonstrativo não se constituem documentoscomprobatórios do pagamento da taxa de inscrição.

3.14 Não serão aceitos pagamentos feitos por qualquer outra forma ou meio.

3.15 Verificando-se mais de uma inscrição de um mesmo candidato para o mesmo cargo, seráconsiderada apenas a inscrição mais recente, efetivamente paga.

6

3.16 A inscrição só será aceita quando o estabelecimento bancário onde foi feito o recolhimento dataxa de inscrição confirmar o respectivo pagamento, sendo canceladas as inscrições cuja taxa deinscrição tiver sido paga com cheque sem cobertura ou com qualquer outra irregularidade.

3.17 É vedada a inscrição condicional, extemporânea ou por qualquer outra via não determinadaneste edital.

3.18 A FEPESE não se responsabilizará por solicitações de inscrição não efetivadas por falhas e oucongestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitarem atransferência dos dados ou a impressão dos documentos solicitados.

3.19 Será nula a inscrição de candidato que, por qualquer meio, faça uso de informação oudocumento falso ou oculte informação ou fato a ela relevante, sem prejuízo das sanções judiciaiscabíveis.

3.20 As inscrições que preencherem todas as condições deste edital serão homologadas e deferidaspela autoridade competente. O ato de homologação será divulgado no site do Processo Seletivo noendereço http://seletivofraiburgo.fepese.org.br/, onde estarão indicados o nome do candidato, onúmero de inscrição e o cargo para o qual está concorrendo, na data provável de 18 de abril de2017. No mesmo local e horário será publicada a relação das inscrições indeferidas.

INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

3.21 Ao candidato com deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Processo Seletivo,para o cargo cujas atribuições forem compatíveis com a deficiência de que seja portador. Aoscandidatos com deficiência são reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para cada umdos cargos.

3.22 Em face ao número de vagas e de se tratar de processo seletivo para a formação de cadastroreserva, não há oferecimento de vaga imediata para pessoas com deficiência.

3.23 Neste caso, será admitido 1 (um) candidato com deficiência, regularmente inscrito eclassificado para a sexta vaga que vier a ser aberta para cada um dos cargos/ áreas de atuação objetodo Processo Seletivo.

3.24 Serão consideradas deficiências somente àquelas conceituadas na medicina especializada, deacordo com os padrões mundialmente estabelecidos, e que se enquadrem nas categorias descritas noart. 4º do Decreto Federal nº. 3.298/99 e suas alterações.

3.25 O candidato com deficiência deverá, até às 15 horas do último dia de inscrições, entregarpessoalmente ou por intermédio de procurador habilitado na FEPESE ou no Posto de Atendimento emFraiburgo, os seguintes documentos:

a) original ou cópia autenticada de Atestado Médico especificando a respectiva deficiência e aClassificação Internacional de Doenças- CID- correspondente e a declaração de que ela não impede aocandidato o exercício do cargo. Não serão aceitos laudos de exames ou qualquer outro documento emsubstituição ao exigido.

b) cópia do requerimento de inscrição.

3.26 O candidato com deficiência participará deste Processo Seletivo em igualdade de condições aosdemais candidatos, no que se referem ao conteúdo das provas, critérios de aprovação, data, horário deinício, local de aplicação e nota mínima exigida.

3.27 Os candidatos com deficiência regularmente inscritos submeter-se-ão, quando convocados, àavaliação de equipe multiprofissional que terá a decisão terminativa sobre a qualificação do candidatocomo deficiente ou não e o grau de deficiência, capacitado ou não para o exercício do cargo.

7

3.28 Os candidatos que se declararam no ato de inscrição com deficiência e que não atenderemplenamente a todas as exigências dispostas no presente edital, terão suas inscrições para as vagasreservadas indeferidas, passando a figurar unicamente na classificação geral dos candidatos.

3.29 O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para a realização das provas ouadaptação da prova prática, deverá protocolar requerimento desta solicitação nos endereços e horáriosdescritos no Edital ou via postal unicamente no endereço da FEPESE, em qualquer dos casos até às15 horas do último dia de inscrições, anexando ao requerimento laudo médico emitido porespecialista da área de sua deficiência, comprovando essa necessidade e, no caso de prova prática, aadaptação pretendida.

3.30 As solicitações de condições especiais serão atendidas respeitadas a legalidade e arazoabilidade. No caso de uso de equipamentos especiais, estes deverão ser obtidos pelo candidato eapresentados antecipadamente ao fiscal de sala e ou coordenador local da FEPESE.

OUTROS REQUERIMENTOS

3.31 Candidata lactante

3.31.1 A candidata que desejar amamentar durante a aplicação da prova deverá:

a) Indicar esta condição especial para realizar a prova no Requerimento de Inscrição;

b) Chegar ao local da prova com a antecedência mínima de trinta minutos, acompanhada de pessoamaior que ficará responsável pela guarda da criança.

3.31.2 O menor e o responsável ficarão em sala especial reservada. Nos momentos deamamentação a candidata solicitará ao fiscal de sala que a conduza à sala reservada. Otempo destinado à amamentação não será descontado do tempo de duração da prova. Oresponsável pela criança não poderá ausentar-se da sala de amamentação, nem se deslocarpelos corredores, exceto quando da presença da candidata quando não poderá permanecerno local, manter com ela qualquer diálogo ou fazer uso de qualquer equipamento receptor outransmissor de ondas eletromagnéticas.

3.32 Benefícios da Lei 11.689/2008-

Os candidatos que pretenderem, em caso de empate na classificação final, o benefício da Lei11.689/2008, deverão entregar na FEPESE, pessoalmente, por procurador até o último dia deinscrições, cópia autenticada da certidão e ou declaração e ou atestado ou outrosdocumentos públicos (original ou cópia autenticada em cartório) emitidos pelos Tribunais deJustiça Estaduais e Regionais Federais do País, relativos ao exercício da função de jurado, nostermos do art. 440 do CPP, a partir de 10 de agosto de 2008.

4. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

4.1 O presente processo seletivo para os cargos de Instrutor de trabalhos culturais, Instrutor de TrabalhosManuais, Motorista, Operador-Escavadeira Hidráulica, Operador–Retroescavadeira, Operador-Britador,Operador- Carregadeira, Operador–Moto Niveladora, Operador-Rolo Compactador, Operador-Trator deEsteira, Operador -Trator Pneu constará de duas etapas de caráter classificatório:

Primeira etapa: Prova escrita com questões objetivas;

Segunda etapa: Prova prática.

4.2 O presente processo seletivo para os demais cargos constará de etapa única de caráter classificatório:

Etapa única: Prova escrita com questões objetivas.

8

5. DA PROVA ESCRITA

5.1 A prova escrita, de caráter classificatório constará da avaliação de conhecimentos teóricos epráticos dos candidatos mediante a aplicação de questões objetivas, cada uma delas com 5 (cinco)alternativas, das quais uma única será correta.

5.2 As áreas de conhecimento exigidas, o número de questões e o valor que será atribuído a cada uma,estão dispostos nos quadros abaixo:

Prova para os cargos de Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Alimentação e Nutrição, Agente Operacional, Guarda do Patrimônio Público e Zelador do Patrimônio.

ÁREA DE CONHECIMENTO Nº QUESTÕES

VALOR DA QUESTÃO

TOTAL

Língua Nacional 5 0,40 2,00Noções de higiene e segurança no trabalho 10 0,80 8,00Total 15 10,00

5.2.1 Para os demais cargos com exigência de ensino fundamental.

ÁREA DE CONHECIMENTO Nº QUESTÕES VALOR DA QUESTÃO

TOTAL

Língua Nacional 5 0,40 2,00

Noções de higiene e segurança no trabalho 5 0,80 4,00

Conhecimentos específicos do cargo 5 0,80 4,00

Total 15 10,00

5.2.2 Para os cargos com exigência de ensino médio.

ÁREA DE CONHECIMENTO Nº QUESTÕES VALOR DA QUESTÃO

TOTAL

Língua Nacional 5 0,40 2,00Matemática 5 0,40 2,00Temas de Atualidade 5 0,20 1,00Conhecimentos específicos do cargo 5 1,00 5,00Total 20 10,00

5.2.3 Para os cargos de Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico,Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico- Saúde Mental, Médico-Clínico Geral,Médico-Clínico Geral-ESF, Médico-Ginecologia/Obstetrícia e TerapeutaOcupacional.

ÁREA DE CONHECIMENTO Nº QUESTÕES

VALOR DAQUESTÃO

TOTAL

Língua Nacional 5 0,10 0,50Temas de Atualidade 5 0,10 0,50

9

Temas de Saúde Pública 10 0,40 4,00Conhecimentos específicos do cargo 5 1,00 5,00Total 25 10,00

5.2.4 Para os demais cargos com exigência de curso superior

ÁREA DE CONHECIMENTO Nº QUESTÕES

VALOR DAQUESTÃO

TOTAL

Língua Nacional 5 0,10 0,50Temas de Atualidade 5 0,10 0,50Noções de Informática 5 0,20 1,00Conhecimentos específicos do cargo 10 0,80 8,00Total 25 10,00

5.3 Os programas das provas encontram-se publicados no anexo 1 do presente Edital.5.4 Para prestar a prova escrita o candidato receberá um caderno de questões e um cartão-resposta,

sendo responsável pela conferência dos dados impressos no seu cartão-resposta, pela verificação dacorrespondência do seu caderno de prova com o cartão-resposta e pela transcrição correta das letrascorrespondentes às respostas que julgar corretas.

5.5 A existência de qualquer irregularidade no caderno de questões e ou no cartão-resposta deve sercomunicada imediatamente ao Fiscal de Sala. A Coordenação do Processo Seletivo envidará todos osesforços para a rápida substituição dos materiais com defeito. Na impossibilidade da substituição docaderno de provas, o fiscal de sala fará a leitura correta do item impresso com incorreção ou o copiarápara que todos anotem. O tempo gasto para a substituição ou correção dos materiais será acrescido aotempo de duração da prova.

5.6 O candidato deverá marcar suas respostas no cartão-resposta utilizando caneta esferográfica feita dematerial transparente, de tinta preta ou azul, seguindo as instruções nele contidas. As provas serãocorrigidas unicamente pela marcação no cartão-resposta, não sendo válidas as marcações feitas nocaderno de questões.

5.7 Ao terminar a prova ou no horário determinado para o seu encerramento, o candidato entregará ocartão- resposta devidamente assinado e o caderno de questões.

5.8 Será atribuída nota 0,00 (zero) às respostas de questões objetivas:a) Cuja resposta não coincida com o gabarito oficial;b) Que contenha emenda (s) e /ou rasura (s), ainda que legível (eis);c) Contendo mais de uma opção de resposta assinalada;d) Que não estiver assinalada no cartão de respostas;e) Preenchida fora das especificações contidas no mesmo ou nas instruções da prova.

5.9 A não assinatura do cartão-resposta implicará a atribuição de nota 0,00 (zero) na prova escrita.

5.10 A prova escrita será aplicada na cidade de Fraiburgo, ou na inexistência de locais adequados eou suficientes para a sua aplicação, em cidades próximas, na data provável de 30 de abril de 2017,com a duração de 3 horas, de acordo com o cronograma abaixo:

Prova escrita para todos os cargosDuração da prova: 3 (três) horas

EVENTO HORÁRIO

1. Abertura dos portões de acesso aos locais de prova 12h

2. Fechamento dos portões (não sendo permitido o acesso a partir deste horário). 12h50 min

10

3. Abertura dos envelopes e distribuição das provas. 13h

3. Início da resolução da prova. 13h10 min

4. Final do prazo mínimo para entrega da prova e ou retirar-se do local de prova. 14h10 min

5. Final da prova. Entrega obrigatória do caderno de questões e cartão resposta assinado. 16h10 min

5.11 Será vedada a entrada nos locais de prova dos candidatos que chegarem após o horário defechamento dos portões, seja qual for o motivo alegado para o atraso.

5.12 O não comparecimento ou a chegada com atraso à prova escrita implica a desclassificação docandidato no Processo Seletivo.

5.13 A FEPESE, por motivos técnicos ou de força maior, poderá retardar o início da prova escrita outransferir suas datas e ou horários. Eventuais alterações serão comunicadas no sítio do ProcessoSeletivo na Internet, por mensagem enviada para o e-mail informado, ou por aviso fixado na entradaprincipal ou mural do local anteriormente determinado, caso o evento determinante da alteração sejade natureza imprevisível.

5.14 Os locais em que os candidatos deverão prestar a prova serão divulgados no sitio do ProcessoSeletivo na Internet na data provável de 25 de abril de 2017.

5.15 A entrada nos locais de prova só será admitida mediante a apresentação de documento deidentificação.

5.16 São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares,pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelos Conselhos e Ordensfiscalizadores de exercício profissional, passaporte, certificado de reservista (com foto), carteirasfuncionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira detrabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.

5.17 Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade original, o candidato deveráapresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo,trinta dias.

5.18 Só serão aceitos documentos em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, aidentificação do candidato e sua assinatura.

5.19 A não apresentação de documento de identidade, nos termos deste edital impedirá o acesso docandidato ao local de prova.

5.20 Em face de eventual divergência a FEPESE poderá exigir a apresentação do original docomprovante de pagamento da inscrição, com a devida autenticação bancária, não sendo válida cópiamesmo que autenticada.

5.21 Durante a realização das provas é permitida a posse e uso unicamente dos seguintes materiais:1. Canetas esferográficas feitas com material transparente com tinta das cores azul ou

preta;2. Documento de identificação;3. Original do comprovante do pagamento da inscrição guardado no bolso; 4. Caso assim deseje, água acondicionada em embalagem plástica transparente sem

qualquer etiqueta ou rótulo.5.22 É vedada, durante a realização da prova, a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações,

bem como o uso de máquinas de calcular, relógios e aparelhos celulares e ou quaisquer outrostransmissores ou receptores de ondas de rádio (como controles de portões ou chaves remotas deveículos) e ou ainda qualquer equipamento elétrico ou eletrônico e ou o porte de armamento. Tambémé proibido o fumo, a ingestão de alimentos, uso de medicamentos, óculos escuros (salvo por prescriçãomédica apresentada a um fiscal de sala antes do início da prova), chapéus ou bonés ou qualquer outrotipo de cobertura.

5.22.1 É permitido o uso, por motivação religiosa, de gahfiya, hijab, kipá ou yarmulka, mediante préviainspeção e autorização do Coordenador local do Processo Seletivo.

11

5.23 É terminantemente proibida, sob qualquer alegação, a entrada de candidato armado nos locaisonde se realizarem as provas. A FEPESE não terá qualquer armamento sob sua guarda.

5.24 Os telefones celulares e demais equipamentos e materiais trazidos para o local da prova devemser entregues sem qualquer outro aviso, desligados quando couber, aos fiscais da sala antes do inícioda prova.

5.25 A simples posse, mesmo que desligado, ou uso de qualquer material, objeto ou equipamentonão permitido, no local da prova, corredor ou banheiros, configura tentativa de fraude e implicará naexclusão do candidato do Processo Seletivo, sendo atribuída nota zero às provas já realizadas.

5.26 É vedado ao candidato, durante a realização das provas, ausentar-se da sala sem a companhiade um fiscal.

5.27 A FEPESE poderá, por medida de segurança, submeter os candidatos à revista pessoal e ou deseus pertences, inclusive com varredura eletrônica, bem como proceder a qualquer momento a suaidentificação datiloscópica ou dele fazer imagem fotográfica ou vídeo.

5.28 Em face de eventual varredura eletrônica, os candidatos que fizerem uso de marca passo ouimplantes metálicos deverão contatar com antecedência à Coordenação do Processo Seletivo.

5.29 A FEPESE e ao Município de Fraiburgo não assumem qualquer responsabilidade por acidentespessoais e ou avaria, perda ou desaparecimento dos materiais, objetos, equipamentos, mesmo quetenham sido entregues aos fiscais de sala, veículos ou qualquer outro bem trazido pelos candidatospara o local de prova ou qualquer tipo de dano que vierem a sofrer.

5.30 Todas as despesas decorrentes da obtenção ou entrega de documentos, bem como as detransporte e ou alimentação são de inteira responsabilidade dos candidatos, mesmo que a prova venhaa ser transferida por qualquer motivo.

5.31 Não haverá, em qualquer hipótese, segunda chamada para as provas nem a realização dequalquer prova e ou exame fora dos horários e locais marcados para todos os candidatos.

6 DA PROVA PRÁTICA

6.1 A segunda etapa do Processo Seletivo para os cargos de Instrutor Trabalhos Culturais, Instrutor Traba-lhos Manuais, Motorista, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Retroescavadeira, Operadorde Britador, Operador de Carregadeira, Operador de Moto niveladora, Operador de Rolo Compactador,Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu é constituída de prova prática de caráterclassificatório.

6.2 Serão convocados para a prestação da Prova Prática unicamente os candidatos que obtiverem a classi-ficação determinada abaixo na prova escrita:

CARGO CLASSIFICAÇÃO EXIGIDA

INSTRUTOR DE TRABALHO CULTURAIS Classificados do 1º ao 6º lugares

INSTRUTOR DE TRABALHOS MANUAIS Classificados do 1º ao 6º lugares

MOTORISTA Classificados do 1º ao 20º lugares

OPERADOR DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA Classificados do 1º ao 6º lugares

OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA Classificados do 1º ao 6º lugares

OPERADOR DE BRITADOR Classificados do 1º ao 6º lugares

OPERADOR DE CARREGADEIRA Classificados do 1º ao 6º lugares

OPERADOR DE MOTONIVELADORA Classificados do 1º ao 6º lugares

OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR Classificados do 1º ao 6º lugares

OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA Classificados do 1º ao 6º lugares

OPERADOR DE TRATOR PNEU Classificados do 1º ao 6º lugares

12

6.3 Os candidatos aos cargos com exigência de prova prática que não obtiverem a classificação determina-da no quadro acima serão desclassificados do Processo Seletivo.

6.4 A prova prática será aplicada na cidade de Fraiburgo, na data provável de 28 de maio de 2017, emlocais e horários que serão informados no edital de convocação para a prova prática que será publica -do no site do Processo Seletivo na Internet na data provável de 19 de maio de 2017.

6.5 Será desclassificado do Processo Seletivo o candidato que, por qualquer razão, chegar com atraso, nãocomparecer ou comparecer em local e horário diverso do publicado, não portar a documentação exigi-da, bem como deixar de obedecer a qualquer das normas da prova prática.

6.6 Por razões de ordem técnica ou meteorológica poderá ser transferida a data, o local e o horário da rea-lização da prova prática. Os candidatos serão avisados por comunicado no endereço eletrônico do Pro-cesso Seletivo e ou por aviso fixado no mural e ou porta de entrada principal do local anteriormentemarcado para a sua realização, quando o evento determinante da alteração for de natureza imprevisí -vel.

6.7 Os candidatos deverão comparecer ao local e nos horários determinados:

a) Munidos de documento de identificação (original e em perfeito estado de conservação) e quandoassim exigir o cargo, a habilitação determinada no edital para dirigir o veículo com o qual farão aprova prática, não se aceitando cópias mesmo que autenticadas e ou protocolos.

b) Trajados e calçados adequadamente para a execução das tarefas da prova prática, não sendoadmitidos candidatos sem calçado ou peça de vestuário.

6.8 São considerados documentos de identificação: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelasSecretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelos Conselhos e Ordensfiscalizadores de exercício profissional, passaporte, certificado de reservista (com foto), carteirasfuncionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira detrabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.

6.9 Os candidatos não poderão ingressar no local de prova portando livros, revistas, textos e ou qualquermaterial escrito e ou digital, bem como relógios digitais, telefones celulares de qualquer tipo, máquinasfotográficas, computadores e ou qualquer equipamento transmissor ou receptor de ondaseletromagnéticas. Caso os tenham em seu poder devem entregar, sem prévio aviso, ao fiscal daFEPESE. A FEPESE guardará o material não permitido por pura liberalidade, não assumindo qualquerresponsabilidade por dano que venham a sofrer, acidente, roubo ou extravio. O simples porte, mesmoque não esteja em uso, destes materiais em qualquer das dependências e ou momento da provaprática implicará na desclassificação do candidato. Os candidatos ao cargo de Instrutor deTrabalhos Manuais poderão trazer, acondicionados em sacolas ou embalagem aberta para inspeção,materiais próprios para Biscuit, Corte e Costura, Crochê, Bordado ou Reciclagem, para utilizarem naapresentação de sua aula/ demonstração.

6.10 Os candidatos, ao comparecer à prova prática, declaram gozar de perfeita saúde, que estãoaptos a realizar as tarefas que lhe forem determinadas e, quando se aplicar, que não fazem uso dequalquer substância que possa interferir na sua habilidade de dirigir veículos ou operar máquinas.

6.11 Durante a duração da prova prática é proibido fumar ou ingerir qualquer medicamento oualimento e usar equipamento de som de qualquer natureza. O participante poderá trazer e beber águaacondicionada em garrafa de material plástico.

6.12 As máquinas, ferramentas, utensílios e materiais que deverão ser usados na prova práticaserão fornecidos pelo Município de Fraiburgo, no estado em que se encontrarem.

6.13 Quando couber, estarão à disposição dos candidatos, junto com as ferramentas e materiais queempregarão para a realização da tarefa, os equipamentos de proteção individual determinados pelalegislação em vigor. A recusa em usá-los ou o seu uso de forma inadequada implicará nadesclassificação do candidato.

13

6.14 Caso o candidato venha a cometer qualquer ato ou realizar qualquer operação que coloque emrisco a segurança do avaliado, avaliador e ou equipamento, a prova será interrompida, sendo ocandidato desclassificado.

6.15 Concluída a prova, o candidato assinará termo de realização da prova prática que atestaráterem sido cumpridas todas as normas editalícias, do que não poderá arguir posteriormente.

6.16 As tarefas a serem executadas e o tempo de duração da prova, estarão especificadas edescritas em uma “Folha de Tarefa” que será preparada pela banca de avaliação da prova prática.

6.17 Normas gerais de aplicação da prova prática.6.17.1 Os candidatos serão conduzidos ao local de aplicação da prova onde sortearão uma Folha

Tarefa contendo a tarefa específica que deverão realizar, tempo de duração e outrasinformações pertinentes, entre elas o veículo ou máquina – quando for o caso- que deverãoconduzir. O veículo e ou Máquina e ou Equipamento indicado na Folha de Tarefa não poderáser substituído, salvo por determinação do Avaliador ou Coordenador da Prova no caso defalha, não causada pelo candidato, que impeça o seu funcionamento.

6.17.2 O concorrente será acompanhado durante a realização da prova por um avaliador a quemcaberá a autorização para início, término e ou eventual interrupção da prova. O avaliador nãofará qualquer comentário sobre o desempenho do candidato, nem informará a pontuaçãoobtida, mas poderá fazer perguntas sobre o equipamento, segurança ou procedimentos com oobjetivo de verificar os conhecimentos do candidato. O avaliador atribuirá pontuação para cadaum dos itens avaliados, da qual resultará nota de 0,00 a 10,00 na Prova Prática.

6.17.3 Terminado o prazo fixado na folha de tarefa, ou por determinação do avaliador secaracterizada a situação descrita no item 6.13, o candidato interromperá a execução dotrabalho determinado, mesmo que não o tenha concluído, sendo avaliadas as etapas quecumpriu.

6.17.4 Em função das disponibilidades de instalações, materiais e equipamentos, a ComissãoOrganizadora poderá aplicar apenas uma das tarefas para todos os candidatos.

6.18 Descrição da Prova Prática

Prova prática para o cargo de Instrutor de Trabalhos Culturais

1. A prova prática para o cargo de Instrutor de Trabalhos Culturais constará na apresentação deuma aula sobre dança ou instrumentos musicais ou teatro.

2. Na Folha de Tarefas sorteada, estará indicado o tema da aula, e o horário previsto para o seuinício.3. Os candidatos terão o prazo 1h 30 minutos para preparação do plano de aula, antes da suaapresentação, sendo vedado, para a preparação da aula, o uso de livros, textos ou quaisquer ma-teriais impressos ou áudio visuais.4. As aulas deverão ter a duração de 30 (trinta) minutos, sendo os candidatos avisados quando

transcorrerem 20 minutos.5. Antes do início da aula o candidato deverá apresentar o “Plano de Aula” correspondente, cujo

modelo será anexo da Folha de Tarefas. Nele deverá indicar os passos e estratégias que vai uti-lizar.

6. A Banca Examinadora não fará quaisquer perguntas ou comentários durante e ou após aapresentação da aula.

Prova prática para o cargo de Instrutor de Trabalhos Manuais

1 A prova prática para o cargo de Instrutor de Trabalhos Manuais constará na apresentação deuma aula/ demonstração prática sobre Biscuit ou Corte e Costura ou Crochê ou Bordado ou Re-ciclagem.

2 Na Folha de Tarefas sorteada, estará indicado o tema da aula/ demonstração prática e o horá-rio previsto para o seu início.

14

3 Os candidatos terão o prazo de 1h 30 minutos para preparação antes da sua apresentação,sendo vedado, para a preparação da aula/ demonstração o uso de livros, textos ou quaisquermateriais impressos ou audiovisuais. O candidato poderá, no entanto, utilizar na sua aula/ de-monstração materiais próprios para Biscuit , Corte e Costura, Crochê, Bordado ou Reciclagem

4 A aula/ demonstração prática deverá ter a duração de 20 (vinte) minutos, sendo os candidatosavisados quando transcorrerem 15 minutos.

5 Antes do início da aula/ demonstração prática o candidato deverá apresentar o “Plano de Aula”correspondente, cujo modelo será anexo da Folha de Tarefas. Nele deverá indicar os passos eestratégias que vai utilizar.

6 A Banca Examinadora não fará quaisquer perguntas ou comentários durante e ou após aapresentação da aula.

Os candidatos aos cargos de Instrutor de Trabalhos Culturais e Instrutor de Trabalhos Manuaisserão avaliados de acordo com os quesitos abaixo:

ITEM AVALIADOAvaliação/pontuaçãoAtingiu plenamente

Atingiu parcialmente

Atingiu minimamente

Não atingiu

1 Plano de aula 2,00 1,00 0,40 0,00

2 Introdução e motiva-ção

1,00 0,50 0,20 0,00

3 Comunicação- clareza 0,50 0,25 0,10 0,00

4 Comunicação-seguran-ça

0,50 0,25 0,10 0,00

5 Comunicação- ordena-ção

0,50 0,25 0,10 0,00

6 Comunicação- adequa-ção

0,50 0,25 0,10 0,00

7 Domínio do conteúdo 2,00 1,00 0,40 0,00

8 Dinâmica da aula 1,00 0,50 0,20 0,00

9 Interação com os obje-tivos

1,00 0,50 0,20 0,00

10Utilização de recursos didáticos

0,50 0,25 0,10 0,00

11Adequação do tempo 0,50 0,25 0,10 0,00

Totais 10,00 5,00 2,00 0,00

15

Prova prática para o cargo de Motorista:

1. Consistirá na realização de teste em um veículo. O candidato deverá ligar o veículo e em segui-da dirigir em linha reta, curva, aclive, declive e estacionar em local determinado e marcado,obedecendo todas as normas da legislação de trânsito e os cuidados com relação à direção de-fensiva, bem como demonstrando o completo domínio dos conhecimentos teóricos e práticosnecessários à função de Motorista.

2. De acordo com as condições do local em que se realizar a prova poderão ser suprimidas, paratodos os candidatos, as exigências de dirigir em aclive ou declive.

3. Não haverá tempo máximo para as tarefas de dirigir em linha reta, curva, aclive, declive, maso candidato poderá fazer no máximo duas (2) tentativas para estacionar o veículo em local de-terminado e marcado, no tempo máximo de 5 (cinco) minutos.

Prova prática para os cargos de Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador deRetroescavadeira, Operador de Britador, Operador de Carregadeira, Operador deMoto Niveladora, Operador de Rolo Compactador, Operador de Trator de Esteira,Operador de Trator Pneu:

1. Ligar o equipamento, demonstrando as precauções de segurança necessárias para que se evi-tem acidentes;2. Conduzir a máquina/ equipamento, até o local de realização da tarefa específica, obedecendotodas as normas da legislação de trânsito e os cuidados com relação à direção defensiva, bemcomo demonstrando o completo domínio dos conhecimentos teóricos e práticos necessários à fun-ção;3. Executar uma tarefa própria do equipamento, no tempo determinado e conforme a Folha deTarefas, demonstrando inequivocamente conhecer o a correta operação do equipamento/ máqui-na, bem como todas as precauções de segurança;4. Conduzir a máquina/ equipamento e estacionar no local indicado pelo avaliador;5. Desligar o equipamento com segurança.

Os candidatos aos cargos de Motorista serão avaliados de acordo com os quesitos abaixo:

ITEM AVALIADOAvaliação/pontuaçãoAtingiu ple-namente

Atingiu parcialmente Atingiu minimamen-te

Nãoatingiu

1 Verificação da condição e operação e segurança.

1,00 0,50 0,20 0,00

2 Ligar e arrancar com segurança. 2,00 1,00 0,40 0,003 Operação durante o trajeto indicado. 4,00 2,00 0,80 0,004 Estacionamento e operações finais. 2,00 1,00 0,40 0,005 Postura corporal. 1,00 0,50 0,20 0,00 PONTUAÇÃO MÁXIMA 10,00 5,00 2,00 0,00

Os candidatos aos cargos de Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Retroescavadei-ra, Operador de Britador, Operador de Carregadeira, Operador de Moto niveladora, Operadorde Rolo Compactador, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator Pneu, serão avaliadosde acordo com os quesitos abaixo:

16

ITEM AVALIADO

Avaliação/pontuação

Atingiuplenamente

Atingiuparcialmente

Atingiuminimamente

Nãoatingiu

1 Verificação da condição e operação e se-gurança.

0,50 0,25 0,10 0,00

2 Ligar e arrancar com segurança. 1,00 0,50 0,20 0,00

3 Operação durante o trajeto indicado. 3,00 1,50 0,60 0,00

4 Realização de tarefa própria ao cargo. 4,00 2,00 0,80 0,00

5 Estacionamento e operações finais. 1,00 0,50 0,20 0,00

6Postura corporal.

0,50 0,25 0,10 0,00

PONTUAÇÃO MÁXIMA

10,00 5,00 2,00 0,00

7 DO CÁLCULO DA NOTA FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 A nota final dos candidatos aos cargos de Instrutor de Trabalhos Culturais, Instrutor de TrabalhosManuais Motorista, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Retroescavadeira, Operador deBritador, Operador de Carregadeira, Operador de Moto niveladora, Operador de Rolo Compactador,Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator Pneu, será obtida pelo emprego da fórmula abaixo:

Sendo:NF= Nota finalnpe= Nota da prova escritanpp= Nota da prova prática

7.2A nota final dos candidatos aos demais cargos será a nota da Prova escrita.

NF= NPE NF= Nota finalNPE= Nota da prova escrita

7.3 Os candidatos serão classificados por cargo em ordem decrescente da nota final, expressa com 2(duas) decimais sem arredondamento, em duas relações: candidatos inscritos para as vagas reservadasa pessoas com deficiência e candidatos inscritos para as vagas de livre concorrência.

7.4Ocorrendo empate na nota final aplicar-se-á para o desempate, o disposto no parágrafo único do artigo27 da Lei Federal 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso nos termosdo Artigo 1º da mencionada Lei (possuírem 60 anos completos ou mais). Para os candidatos que nãose enquadrarem na condição de idoso, na hipótese de igualdade de notas, o desempate será feitoatravés dos seguintes critérios:

a) Maior nota nas questões de Conhecimentos Específicos;

17

b) Maior nota nas questões de Temas de Saúde Pública, quando couber;c) Maior nota nas questões de Língua Nacional; d) Maior nota nas questões de Noções de higiene e segurança no trabalho quando couber;e) Maior nota nas questões de Noções de Informática, quando couber;f) Maior nota nas questões de Temas de Atualidade, quando couber;g) Condição de jurado (comprovada nos termos do Edital);h) Idade do candidato.

7.5 Para o efeito do item anterior será considerada a idade do candidato na data do último dia deinscrições para o presente processo seletivo.

8 DOS RECURSOS

8.1 Caberão recursos dos seguintes atos do processo seletivo:

a) Indeferimento do pedido de inscrição para reserva de vagas (candidatos com deficiência);b) Indeferimento do pedido de inscrição (vagas de livre concorrência);c) Teor das questões e gabarito preliminar da prova escrita;d) Nota da Prova Prática;e) Nota e classificação final.

8.2 Os recursos deverão ser interpostos até às 18 horas do segundo dia útil posterior à publicação do atoem desfavor do qual deseja o candidato recorrer, por um dos seguintes meios:

a) Presencialmente ou por Procurador;b) On line, pela Internet.

Instruções para interposição presencial de recursos

1. Comparecer ao posto de atendimento munido de documento de identidade original com foto enúmero de inscrição de Contribuinte Pessoa Física (CPF);

2. Se Procurador, portar documento de identidade original com foto e cópia xerográfica autenticadado documento de identidade do candidato, além do original do instrumento Público de Procuraçãoespecífico para realizar a inscrição no Processo Seletivo.

3. Preencher o requerimento (anexo 3) com argumentação clara, consistente e objetiva. Caso orecurso seja contra o teor da questão ou gabarito preliminar, deve ser preenchido umrequerimento para cada uma das questões contestadas.

4. Protocolar o requerimento, guardando o comprovante em seu poder.

Caso o candidato protocole o requerimento presencialmente, não deve fazer outro, com o mesmopedido ou da mesma questão, pela Internet. Caso ocorra a apresentação de mais de umrequerimento com o mesmo pedido ou da mesma questão, será analisado unicamente o últimorecebido.

Instruções para interposição de recursos on line

1. Acessar a página do Processo Seletivo na Internet: http://seletivofraiburgo.fepese.org.br/;

2. Preencher on line o requerimento com argumentação clara, consistente e objetiva. Caso o recursoseja contra o teor da questão ou gabarito preliminar, deve ser preenchido um requerimento paracada uma das questões contestadas.

18

3. Se assim desejar, fazer o up load (transmissão) de comprovantes e ou documentos digitalizados,que possam apoiar o seu pedido. Só serão analisados os arquivos com resolução que permitam aleitura integral do documento.

Caso o candidato protocole o requerimento presencialmente, não deve fazer outro, com o mesmopedido ou da mesma questão, pela Internet. Caso ocorra a apresentação de mais de umrequerimento com o mesmo pedido ou da mesma questão, será analisado unicamente o últimorecebido.

8.3 No caso de anulação de qualquer questão, ela será considerada como correta para todos os candidatos que prestaram a respectiva prova.

8.4 No caso de erro na indicação da resposta correta, o gabarito provisório será alterado,sendo as provas corrigidas com base no gabarito definitivo.

8.5 O despacho dos recursos será publicado coletivamente no endereço eletrônico do ProcessoSeletivo: http://seletivofraiburgo.fepese.org.br/. Uma resposta individual a cada requerimento seráacessível na aba Respostas a Recursos e Requerimentos. Não serão encaminhadas respostas arecursos por qualquer outro meio.

8.6 A decisão exarada nos recursos pela Comissão Organizadora é irrecorrível na esfera administrativa.

8.7 Não serão recebidos recursos interpostos por qualquer outro meio a não ser o descrito no Edital.

8.8 Os recursos intempestivos e inconsistentes não serão analisados.

8.9 Ocorrendo a anulação de questões ou a alteração de quaisquer das notas publicadas emconsequência de deferimento de recurso administrativo ou por constatação de erro material, as notas,médias e classificação dos candidatos poderão ser alteradas para posição superior ou inferior.

9 DA CONTRATAÇÃO

9.1 A classificação neste Processo Seletivo não assegura ao candidato o direito de contrataçãoautomática. A decisão de contratação é de competência da Prefeita Municipal, dentro da disponibilidadede vagas e carga horária no decorrer do ano letivo. 9.2 A convocação e contratação dos candidatos classificados são de exclusiva competência eresponsabilidade do Município e serão regidas por editais próprios publicados na forma da lei.

10 DA DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA

10.1 Delegam-se à FEPESE as seguintes competências: a) Receber o pagamento das inscrições;b) Deferir e indeferir as inscrições; c) Emitir os documentos de homologação das inscrições; d) Elaborar, aplicar, julgar, corrigir e avaliar a prova escrita e a prova prática; e) Apreciar, responder e dar publicidade aos recursos previstos neste Edital; f) Emitir relatórios de classificação dos candidatos; g) Prestar informações sobre o processo seletivo; h) Publicar o Resultado Final no sítio do Processo Seletivo na Internet.

19

11 DO FORO JUDICIAL

11.1 O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o Processo seletivo previsto neste Edital éo da Comarca de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina.

12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condiçõesestabelecidas no inteiro teor deste Edital e das instruções específicas, expedientes das quais nãopoderá alegar desconhecimento.

12.2 A FEPESE não fornecerá cópias dos documentos apresentados que, depois de protocolados, nãopoderão ser complementados.

12.3 O edital, avisos e outras publicações no sitio do Processo Seletivo na Internet e as publicaçõeslegais, são as únicas fontes de informações válidas.

12.4 Serão excluídos do Processo Seletivo, por ato da Comissão do Processo Seletivo da FEPESE, oscandidatos que:

a) forem culpados por agressões ou descortesias para com qualquer membro da equipeencarregada da realização das provas; b) forem surpreendidos, durante a aplicação das provas, em comunicação com outrocandidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio; c) utilizarem qualquer meio com o objetivo de burlar a prova, ou apresentarem falsaidentificação pessoal; d) ausentarem se da sala de prova durante a sua realização, sem o acompanhamento de umfiscal; e) recusarem-se a submeter-se à identificação datiloscópica e ou revista pessoal ou de seuspertences, inclusive por meio eletrônico, sem prévio aviso, em qualquer recinto doestabelecimento onde se realizar a prova, a critério da Coordenação do Processo Seletivo; f) recusarem-se a entregar ao fiscal de sala e ou coordenação, equipamentos, utensílios emateriais não permitidos ou ingressarem armados no edifício onde se realizar a prova;g) incorrerem em outras práticas previstas neste Edital que cominam a mesma sanção.

12.5 Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos conjuntamente pela Comissão do ProcessoSeletivo da FEPESE e pelo Município de Fraiburgo.

Fraiburgo, 9 de março de 2017.

CLAUDETE GHELLER MATHIASPrefeita Municipal

20

Anexo 1

PROGRAMA DAS PROVAS

PROGRAMAS DAS PROVAS PARA OS CARGOS COM EXIGÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Programa da prova para os cargos de Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Alimentação eNutrição, Agente Operacional, Guarda do Patrimônio Público e Zelador do Patrimônio.

LÍNGUA NACIONALSílaba e divisão silábica. Classes gramaticais: Substantivo, gênero (masculino e feminino), número (singular eplural) e grau (diminutivo e aumentativo). Classificação do substantivo (próprio, comum e coletivo). Adjetivo(número e gênero).

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHOHigiene pessoal: lavagem das mãos, asseio corporal, importância no ambiente de trabalho. Prevenção dedoenças: alimentação saudável, prática de atividades físicas, vacinações e exames preventivos que devemos epodemos fazer na Rede Pública de Saúde. Medidas para prevenção de acidentes de trabalho. EPIs-Equipamentos de proteção individual, quais são, importância, quando devem ser usados. Riscos na utilizaçãode ferramentas, utensílios e máquinas no trabalho, cuidados que devemos tomar. Cuidados no manuseio deenergia elétrica. Cuidados no trânsito (pedestre) e no transporte coletivo. O que fazer no caso de um acidente:engasgos, queimaduras, choque elétrico, atropelamento. ´

Programa da prova para o cargo de Instrutor de Trabalhos CulturaisLÍNGUA NACIONALSílaba e divisão silábica. Classes gramaticais: Substantivo, gênero (masculino e feminino), número (singular eplural) e grau (diminutivo e aumentativo). Classificação do substantivo (próprio, comum e coletivo). Adjetivo(número e gênero).

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHOHigiene pessoal: lavagem das mãos, asseio corporal, importância no ambiente de trabalho. Prevenção dedoenças: alimentação saudável, prática de atividades físicas, vacinações e exames preventivos que devemos epodemos fazer na Rede Pública de Saúde. Medidas para prevenção de acidentes de trabalho. EPIs-Equipamentos de proteção individual, quais são, importância, quando devem ser usados. Riscos na utilizaçãode ferramentas, utensílios e máquinas no trabalho, cuidados que devemos tomar. Cuidados no manuseio deenergia elétrica. Cuidados no trânsito (pedestre) e no transporte coletivo. O que fazer no caso de um acidente:engasgos, queimaduras, choque elétrico, atropelamento. ´

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSMetodologia do ensino da arte. História da arte universal e brasileira. Elementos formais das artes visuais, dadança, da música e do teatro. Educação artística e educação estética. O ensino de arte de acordo com osParâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de Música: Cifras; Tablaturas; Partituras; Instrumentos Musicais;Técnicas para transposição melódica e harmônica. Ensino de Teatro: - Os elementos fundamentais do teatro.Elementos visuais no teatro: Cenografia, figurino, maquiagem. Expressão corporal. Expressão vocal.Consciência espacial. Ritmo. O jogo dramático. Expressões universais do teatro.

Programa da prova para o cargo de Instrutor de Trabalhos ManuaisLÍNGUA NACIONAL

21

Sílaba e divisão silábica. Classes gramaticais: Substantivo, gênero (masculino e feminino), número (singular eplural) e grau (diminutivo e aumentativo). Classificação do substantivo (próprio, comum e coletivo). Adjetivo(número e gênero).

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHOHigiene pessoal: lavagem das mãos, asseio corporal, importância no ambiente de trabalho. Prevenção dedoenças: alimentação saudável, prática de atividades físicas, vacinações e exames preventivos que devemos epodemos fazer na Rede Pública de Saúde. Medidas para prevenção de acidentes de trabalho. EPIs-Equipamentos de proteção individual, quais são, importância, quando devem ser usados. Riscos na utilizaçãode ferramentas, utensílios e máquinas no trabalho, cuidados que devemos tomar. Cuidados no manuseio deenergia elétrica. Cuidados no trânsito (pedestre) e no transporte coletivo. O que fazer no caso de um acidente:engasgos, queimaduras, choque elétrico, atropelamento. ´

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSMetodologia do ensino de artesanato. Tipos de materiais para artesanato. Materiais Tóxicos. Soma e subtraçãode cores. Tipos de tintas para diferentes fins artesanais. Manipulação e diferenciação de ferramentas básicaspara artesanato.; Biscuit.: Receita e preparação da massa de biscuit; rolos de texturas, moldes de silicone,extrusora e seus discos, olhinhos e outros; modelagem de: frutas, flores e folhas, animais, legumes, bonecas,tampas de vidros, personagens, roupas de bebê; montagem de arranjos decorativos variados; decoração devidros; tingimento correto da massa com tinta a óleo e tinta para tecidos; pintura das peças feitas com massade biscuit incolor. Corte e Costura: Materiais adequados para costura; medidas de tecidos e manequins;cortes; montagem de moldes; acabamento; técnicas de costura. Crochê: Pontos, Tipos de pontos, Gráficos,Tipos de fios, Jacquard, Receitas, Abreviaturas. Bordado: Pontos - tipos de pontos, Fios - tipos; Bordados.Reciclagem: Utilização de garrafas Pets; Artesanato em Papel-Jornal; Fuxico; Patchwork; Decoupage;Conchinhas de Praia; Técnica de Mosaico.

Programa da prova para o cargo de MecânicoLÍNGUA NACIONALSílaba e divisão silábica. Classes gramaticais: Substantivo, gênero (masculino e feminino), número (singular eplural) e grau (diminutivo e aumentativo). Classificação do substantivo (próprio, comum e coletivo). Adjetivo(número e gênero).

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHOHigiene pessoal: lavagem das mãos, asseio corporal, importância no ambiente de trabalho. Prevenção dedoenças: alimentação saudável, prática de atividades físicas, vacinações e exames preventivos que devemos epodemos fazer na Rede Pública de Saúde. Medidas para prevenção de acidentes de trabalho. EPIs-Equipamentos de proteção individual, quais são, importância, quando devem ser usados. Riscos na utilizaçãode ferramentas, utensílios e máquinas no trabalho, cuidados que devemos tomar. Cuidados no manuseio deenergia elétrica. Cuidados no trânsito (pedestre) e no transporte coletivo. O que fazer no caso de um acidente:engasgos, queimaduras, choque elétrico, atropelamento. ´

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSInjeção eletrônica; mecânica carburada (carburadores em geral); motores: diesel, aspirado e turbinado;transmissão; suspensão; cambio e embreagem; freios: mecânico, ar e hidráulico; cabeçotes: diesel, gasolina eálcool; caixa de direção: mecânica e hidráulica; conhecimento em ferramentas mecânicas, hidráulica e deprecisão. Lubrificação. Montagem e desmontagem de motores, caixa e diferencial. Solda.

Programa da prova para os cargos de Motorista, Operador - Escavadeira Hidráulica, Operador –Retroescavadeira, Operador- Britador, Operador -Carregadeira, Operador -Moto niveladora,Operador- Rolo Compactador, Operador- Trator de Esteira, Operador Trator Pneu

LÍNGUA NACIONAL

22

Sílaba e divisão silábica. Classes gramaticais: Substantivo, gênero (masculino e feminino), número (singular eplural) e grau (diminutivo e aumentativo). Classificação do substantivo (próprio, comum e coletivo). Adjetivo(número e gênero).

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHOHigiene pessoal: lavagem das mãos, asseio corporal, importância no ambiente de trabalho. Prevenção dedoenças: alimentação saudável, prática de atividades físicas, vacinações e exames preventivos que devemos epodemos fazer na Rede Pública de Saúde. Medidas para prevenção de acidentes de trabalho. EPIs-Equipamentos de proteção individual, quais são, importância, quando devem ser usados. Riscos na utilizaçãode ferramentas, utensílios e máquinas no trabalho, cuidados que devemos tomar. Cuidados no manuseio deenergia elétrica. Cuidados no trânsito (pedestre) e no transporte coletivo. O que fazer no caso de um acidente:engasgos, queimaduras, choque elétrico, atropelamento. ´

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSCÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO: Regras Gerais de Circulação: Normas Gerais de Circulação e Conduta;Regras de Preferência; Conversões; Dos Pedestres e Condutores não Motorizados; Classificação das Vias;LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: Dos Veículos; Registro, Licenciamento e Dimensões; Classificação dos Veículos;Dos equipamentos obrigatórios; Da Condução de Escolares; Dos Documentos de Porte Obrigatório; DaHabilitação; Das Penalidades; Medidas e Processo Administrativo; Das Infrações; SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO:A Sinalização de Trânsito; Gestos e Sinais Sonoros; Conjunto de Sinais de Regulamentação; Conjunto de Sinaisde Advertência; Placas de Indicação; DIREÇÃO DEFENSIVA: Direção Preventiva e Corretiva; Automatismos;Condição Insegura e Fundamentos da Prevenção de Acidentes; Leis da Física; Aquaplanagem; Tipos deAcidentes; PRIMEIROS SOCORROS: Como socorrer; ABC da Reanimação; Hemorragias; Estado de Choque;Fraturas.

23

PROGRAMAS DAS PROVAS PARA OS CARGOS COM EXIGÊNCIA DE ENSINO MÉDIO

Conhecimentos gerais (para todos os cargos)

LÍNGUA NACIONALCompreensão e interpretação de textos literários e não literários. Estruturação do texto e dos parágrafos. Em-prego de maiúsculas. Acentuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Prono-mes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Emprego dos sinaisde pontuação e suas funções no texto. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos). RedaçãoOficial.

MATEMÁTICAConjuntos; sistema de numeração decimal; adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais; nú-meros racionais; operações com frações (adição subtração, multiplicação e divisão); números decimais; porcen-tagem; sistema monetário brasileiro; medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo; geometria: polígo-nos; cálculo de perímetro de figuras planas; cálculo de áreas de figuras planas; leitura e identificação de dadosapresentados em gráficos de colunas e tabela.

TEMAS DE ATUALIDADEAnálise de assuntos relevantes e atuais das áreas de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, ener-gia, esporte, história, turismo, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-rela-ções e suas vinculações históricas. Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais do município deFraiburgo.

Conhecimentos específicos do cargo

TÉCNICO EM HIGIENE DENTALAgravos à saúde bucal e processo de saúde doença. Anatomia dentária. Controle de infecção na práticaodontológica. Educação em saúde bucal. Aspectos ergonômicos aplicados ao trabalho em odontologia.Materiais restauradores. Técnicas de restauração dentária. Urgências odontológicas. O trabalho com pessoalauxiliar no atendimento individual do paciente odontológico. Conhecimento geral de medidas de segurança eprimeiros socorros.

TÉCNICO EM ENFERMAGEMO exercício profissional da enfermagem; Equipe de saúde; Educação para saúde; O atendimento deenfermagem em casos de urgência e emergência. Primeiros socorros. A assistência integral à saúde mental;Métodos de esterilização de materiais. Administração de medicamentos: métodos e vias, posologias de drogase soluções, intoxicação por medicamentos; Ações do enfermeiro nos exames complementares; assistência deenfermagem em programas especiais: DST/AIDS, Imunizações, Hipertensão, Diabetes, Pneumologia Sanitária;Assistência de Enfermagem e atenção à saúde de crianças e adolescentes e do Idoso. Programa Saúde daFamília (PSF) (PACS).

MONITOR SOCIALLei Orgânica da Assistência Social, Política Nacional de Assistência Social – PNAS e Sistema Único de Assistên-cia Social – SUAS, SUS, Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Princí -pios que fundamentam a prática na educação infantil e na adolescência: Pedagogia da infância, dimensões hu-manas; direitos da infância. Atendimento a Crianças/ adolescentes em situação de risco e de extremo risco esuas famílias.

24

PROGRAMAS DAS PROVAS PARA OS CARGOS COM EXIGÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR

Programa das provas para os cargos de Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico,Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Odontólogo e Terapeuta Ocupacional.Conhecimentos gerais

LÍNGUA NACIONALCompreensão e interpretação de textos literários e não literários. Estruturação do texto e dos parágrafos. Em-prego de maiúsculas. Acentuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Prono-mes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Emprego dos sinaisde pontuação e suas funções no texto. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos). RedaçãoOficial.

TEMAS DE ATUALIDADEAnálise de assuntos relevantes e atuais das áreas de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, ener-gia, esporte, história, turismo, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-rela-ções e suas vinculações históricas. Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais do município deFraiburgo.

TEMAS DE SAÚDE PÚBLICA (1)Noções sobre Políticas de Saúde. Sistema Único de Saúde – SUS: Princípios e Diretrizes, Lei Orgânica do SUS(Lei 8.142/90). Financiamento do SUS. Determinantes e Condicionantes da Saúde-doença. Noções sobre osprincipais Sistemas de Informação em Saúde

Conhecimentos específicos dos cargos

ENFERMEIROLei do exercício profissional e suas alterações. Código de Ética de Enfermagem. Direitos da criança e doadolescente. Políticas de Saúde/Ministério da Saúde: Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Maternidade Segura,Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. Anatomia e fisiologia dos órgãos e sistemas. Noções demicrobiologia e parasitologia. Fundamentos de enfermagem: assepsia hospitalar, sinais vitais, terapêuticamedicamentosa, sondagens, curativo, oxigenioterapia, alimentação, glicosúria, coleta de material para exameslaboratoriais em pediatria, métodos de esterilização e desinfecção, precauções universais. Avaliação docrescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente. Assistência de Enfermagem às doençasprevalentes na infância: afecções respiratórias, afecções de pele, desidratação, desnutrição, verminose,doenças meningocócicas. Assistência de enfermagem e criança e adolescente portadores de distúrbiosneurológicos, cardíacos, gástricos, nutricionais. Assistência de enfermagem à criança e adolescente portadoresde diabetes Mellitus. Assistência de enfermagem à criança e adolescente portadores do vírus HIV/AIDS.Assistência de Enfermagem à criança e adolescente nas urgências e emergências: parada cardio respiratórias,acidentes na infância, traumatismos, afogamento, queimaduras, intoxicações, convulsão, mordeduras,hemorragias, maus tratos. Doenças infecciosas imunopreviníveis: sarampo, poliomielite, difteria, coqueluche,tétano, tuberculose, parotidite, rubéola e hepatite. Assistência de Enfermagem nas ações de vigilânciaepidemiológica: imunização - esquema básico recomendado pelo Ministério da Saúde - Rede de Frio; ações deprevenção e controle: notificação compulsória, investigação epidemiológica. Assistência de Enfermagem àsaúde da mulher adolescente, com ênfase a: prevenção e controle de câncer cérvico- uterino; doençassexualmente transmissíveis e AIDS; gravidez, parto e puerpério, aleitamento materno; planejamento familiar -anticoncepção, direitos reprodutivos. Consulta de enfermagem pré-natal e pediátrica.

FARMACÊUTICOTipos de medicamentos; Acondicionamento de formas farmacêuticas; Vias de administração; Classificação dasformas farmacêuticas; Matérias primas farmacêuticas; Pós, granulados e comprimidos; Tecnologia das formasfarmacêuticas revestidas, líquidas, não estéreis e oriundas de vegetais; Esterilização e conservação dosprodutos farmacêuticos; Manipulação de produtos farmacêuticos; Padronização de medicamentos; Dispensa de

25

medicamentos; Aspectos legais e éticos no aviamento de prescrições médicas. Planejamento, aquisição edistribuição, recebimento e armazenamento de medicamentos. Medicamentos controlados.

FARMACÊUTICO BIOQUÍMICOFarmacotécnica: Conceito das principais formas e operações farmacêuticas; Preparação de fórmulas oficinaisincluídas na Farmacopeia Brasileira; Preparação de fórmulas magistrais; Ensaios de preparações oficinaisincluídas na Farmacopeia Brasileira; Farmacotécnica industrial de comprimidos e drogas; Farmacotécnicaindustrial de injetáveis; Identificação macroscópica das principais drogas vegetais de uso corrente; Avaliaçãoquímica das principais drogas vegetais contendo princípios alcalóidicos; Laboratório Clínico: Morfologia – Tiposmorfológicos fundamentais das bactérias; Principais modalidades de agrupamentos; Métodos de coloração –Gram Ziehl, e Neisser; Preparação de lâminas coradas; Exame e recolhimento dos tipos morfológicos;Verificação da motilidade; Exame em gota pendente; Meios de Cultura: Principais meios de cultura: orgânicos,sintéticos, seletivos e diferenciais; Elementos que entram na composição dos meios básicos; Técnica geral depreparo dos meios de cultura; Determinação e ajuste de pH, filtração, clarificação e distribuição; Esterilização:Principais métodos de esterilização e suas aplicações particulares; emprego do calor úmido – autoclave,fervura, calor fluente, pasteurização e tindalização; Emprego do calor seco, flambagem, forno de Pasteur;Filtrações; Técnica bacteriológica geral: Semeaduras em vários meios; Reciclagem; Isolamento de colônias;Reações de fixação do complemento: Reação de Wassermann; Elementos de Wassermann; Antígenos, soro,complemento, sistema hemolítico; Técnica geral da reação; Generalidades sobre outras reações de fixação decomplemento; Exames de material suspeito de Tuberculose e Hanseníase: Exame direto de escarro, sucogástrico e muco nasal; Exame após homogeneização e concentração, cultura e inoculação em cobaia;Bioquímica: Exame de urina: Caracteres normais; exames químicos e microscópicos do sedimento;Determinação de cloretos; Determinação de ureia; Determinação de fosfato, de ácido úrico; Exame de sangue:determinação de glicose, determinação de ureia, determinação de cloretos, índice glóbulo plasmático,‐determinação de cálcio, determinação de ferro (hemoglobina), determinação de reserva alcalina, padronizaçãoe protocolos de medicamentos.

FISIOTERAPEUTAFisioterapia: conceito, recursos e objetivos. Reabilitação: conceito, objetivos técnicos e sociais. TrabalhoInterdisciplinar em Saúde, Fisioterapia nos processos incapacitantes no trabalho, nas doençasinfectocontagiosas e crônico-degenerativas. Fisioterapia em: Traumatologia e Ortopedia, Neurologia,Pneumologia, Reumatologia, Queimados, Cardiologia e Angiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria eGeriatria e em UTI Adulto e Infantil.

FONOAUDIÓLOGOConhecimento em Anatomia e Fisiologia (pertencentes à prática fonoaudiológica). Patologia dos Órgãos da Falae da Audição. Patologia do Sistema Nervoso Central: Patologia do SNC e suas implicações na comunicação:Encefalopatias não progressivas. Encefalopatia Crônica Infantil Fixa (Paralisia Cerebral), Disartrias, Dispraxias,Apraxias, Dislexia. Deficiência Mental. Distúrbio Psiquiátrico. Linguística Fonética e fonologia. DesenvolvimentoHumano: físico e motor, perceptual e cognitivo. Desenvolvimento do Indivíduo Excepcional: Conceitos Básicos.Aspectos psicossociais dos indivíduos considerados excepcionais. Classificação das excepcionalidades: mental,visual, auditiva e física. Audiologia: Avaliação audiológica completa. Linguagem Oral: Desenvolvimento daLinguagem Oral: Contribuições das principais teorias psicolinguísticas: Comportamental (Skiner); Construtivista(Piaget); Inatista (Chomsky) e Sociointeracionista (Vygotsky). Etapas de aquisição da linguagem: fonético‐fonológica; Sintática, Semântica, Pragmática. Linguagem Escrita: Desenvolvimento da linguagem escrita:Contribuições das principais teorias psicolinguísticas: Comportamental (Skiner); construtivista (Piaget); Inatista(Chomsky) e Sociointeracionista (Vygotsky). Etapas de aquisição da linguagem escrita. Teorias, Técnicas,Avaliação e Tratamento dos Distúrbios da Comunicação. Fonoaudiologia em Instituição Educacional:Fonoaudiologia educacional: objetivos, conceitos e papéis.

ODONTÓLOGOEndodontia: Métodos de Diagnóstico; Tratamento Conservador da Polpa Dentária; Patologia Pulpar; AspectosMicrobiológicos em Endodontia; Patologia Pulpar e Peri apical; Planejamento do Tratamento Endodôntico;

26

Tratamento Endodôntico em Dentes com Polpa Viva e Polpa Morta; Morfologia Interna e Abertura Coronária;Preparo do Canal Radicular; Substâncias Químicas Auxiliares; Medicação Intracanal; Obturação do CanalRadicular. Radiologia: Técnicas Radiográficas Intrabucais; Métodos de Localização Radiográfica; RadiografiasPanorâmicas; Anatomia Radiográfica Dentomaxilomandibular; Princípios de Interpretação Radiográfica;Aspectos Radiográficos das Alterações e Lesões do Órgão Dentário, do Peri ápice e do Periodonto. Periodontia:Exame Clínico das Alterações Gengivoperiodontais; Diagnóstico Diferencial em Periodontia; Alterações Crônicas:Gengivite e Periodontite; Procedimentos Básicos: Operatória Periodontal; Raspagem, Alisamento e PolimentoDentário; Higienização Bucal; Manutenção e Controle Periódico. Cirurgia: Equipamentos e Instrumentos Usadosem Cirurgia Oral básica, Princípios de Exodontia Não-Complicada e Complicada; Normas de Conduta em DentesImpactados; Controle Pós-Operatório do Paciente; Prevenção e Tratamento das Complicações das Exodontias;Princípios de Tratamento e Prevenção das Infecções Odontogênicas. Semiologia: Exame Clínico; ExamesComplementares; Classificação e Nomenclatura das Lesões Bucais; Lesões Ulcerativas, Vésico-bolhosas,Brancas e Enegrecidas, Alterações Vasculares, Semiologia das Glândulas Salivares e Ossos Maxilares, DoençasInfecciosas, Crescimentos Teciduais de Origem Traumática, Tumores Benignos e Malignos. OdontologiaPreventiva: Utilização Tópica e Sistêmica do Flúor na Prevenção da Cárie; Flúor Sistêmico: Aspectos Básicos,Toxicológicos e Clínicos; Considerações Clínicas e Laboratoriais Sobre a Reatividade de Compostos Fluoretadosno Esmalte; Tipos e Indicações dos Selantes de Fóssulas e Fissuras.

TERAPEUTA OCUPACIONAL.Intervenção terapêutica e seus pressupostos teóricos. Desenvolvimento sensorial, perceptivo, cognitivo e mo-tor: normal e seus desvios. Bases anatômicas, fisiológicas e cinesiológicas aplicadas a Terapia Ocupacional. Te-rapia Ocupacional aplicada à neurologia, traumato-ortopedia, reumatologia, geriatria, gerontologia e saúdemental. Fundamentos de psicopatologia e psicofarmacologia. Reforma psiquiátrica no Brasil e proposta de de-sinstucionalização. Avaliação em Terapia Ocupacional nas diversas áreas de intervenção. Análise de atividades:indicações e aplicação no tratamento ocupacional. Órteses e adaptações: prescrição e aplicação. Reabilitaçãopsicossocial. Adequação postural para usuários de cadeira de rodas.

Programa das provas para os cargos de Médico- Saúde Mental, Médico-Clínico Geral, Médico-Clínico Geral-ESF, Médico-Ginecologia/Obstetrícia.

Conhecimentos gerais

LÍNGUA NACIONALCompreensão e interpretação de textos literários e não-literários. Estruturação do texto e dos parágrafos. Em-prego de maiúsculas. Acentuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Prono-mes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Emprego dos sinaisde pontuação e suas funções no texto. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos). RedaçãoOficial.

TEMAS DE ATUALIDADEAnálise de assuntos relevantes e atuais das áreas de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, ener-gia, esporte, história, turismo, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-rela-ções e suas vinculações históricas. Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais do município deFraiburgo.

TEMAS DE SAÚDE PÚBLICA (2)Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde – princípios e diretrizes, controle social;Indicadores de saúde. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias:situação atual, medidas e controle de tratamento; Planejamento e programação local de saúde; Distritossanitários e enfoque estratégico. Doenças de Notificação Compulsória, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento.Código de Ética Profissional. Cuidados preventivos de saúde.

27

Conhecimentos específicos do cargo

MÉDICO CLÍNICO GERAL COM FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTALPsicopatologia. Qualidade de vida. Saúde mental da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Saúde men-tal no trabalho. Prevenção da saúde. Promoção da saúde. Transtornos mentais orgânicos, incluindo sintomáti-cos. Transtornos mentais e de comportamento decorrentes de uso de substâncias psicoativas. Esquizofrenia,transtornos esquizotípicos e delirantes. Transtornos do humor. Transtornos neuróticos relacionados ao estressee somatoformes. Síndromes comportamentais associados a perturbações fisiológicas e fatores físicos. Transtor-nos de personalidade e de comportamento. Psicopatologia geral e especial. Urgências psiquiátricas. Psicofar-macologia. Tratamentos biológicos em Psiquiatria. Reabilitação em Psiquiatria. Noções de psicoterapia.

MÉDICO-CLÍNICO GERALPrincipais patologias do recém-nascido, principais doenças infectos contagiosas da infância; Principais doençascirúrgicas da infância; Doenças cardiovasculares; Doenças respiratórias; Doenças renais; Doençasgastrointestinais; Doenças hepáticas, da vesícula e vias biliares; Doenças hematológicas; Doenças metabólicas;Doenças nutricionais; Doenças endócrinas; Doenças do sistema ósseo; Doenças do sistema imune; Doençasmúsculo esqueléticas e do tecido conjuntivo; DST/AIDS – Medidas Preventivas e Diagnóstico Diferencial;Doenças parasitárias; Doenças neurológicas; Doenças de pele-tumorais; Urgências e Emergências;Epidemiologia e Saúde; Medicina Ambulatorial; Planejamento Familiar: Métodos Contraceptivos, AleitamentoMaterno; Saúde da Mulher; Saúde da Criança;SaúdeMental;Saúde do Idoso; Diabete e Hipertensão; Alcoolismoe Tabagismo; Saúde do Trabalhador; Saúde Ocupacional e Ambiental; Acidentes por animais Peçonhentos.

MÉDICO-CLÍNICO GERAL-ESFConhecimentos gerais sobre: prontuário do paciente; transferência de paciente; atestado médico (legislação);sigilo médico e segredo profissional; remoção de paciente; responsabilidade do médico. Indicadores de saúdepública; Portaria MS N° 648, de 28 de março de 2006; Portaria MS N° 649, de 28 de março de 2006; PortariaN° 650, de 28 de março de 2006; Programa de Saúde da Família, noções de medicina comunitária, noções detrabalho em equipe, noções de administração e planejamento público, cronograma de atendimento, territoriali-zação, visitas médicas domiciliares, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Clínica Cirúrgica. Papel do médico noPrograma de Saúde da Família

MÉDICO CLÍNICO GERAL ESPECIALIZAÇÃO EM GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIATemas específicos de Ginecologia: Conhecimento do ciclo menstrual normal e suas alterações: menarca (preco-ce e tardia); ciclos irregulares; amenorreia; dismenorreia; TPM; climatério; menopausa; Puberdade precoce.Anticoncepção. Terapia de Reposição hormonal. Diagnóstico e conduta nas Infecções vaginais. Diagnóstico econduta na algia pélvica. Esterilidade- Identificação e propedêutica elementar. Distopias genitais- identificação.Diagnóstico e conduta nas infecções urinarias. Diagnóstico e conduta nas doenças sexualmente transmissíveis.Exames preventivos de câncer de mama e colo. Diagnóstico e conduta nas afecções benignas do ovário. Diag-nóstico e conduta nas afecções benignas da mama. Diagnóstico nas afecções malignas ginecológicas:mama/colo; endométrio/ovário. Noções das disfunções sexuais. Temas específicos de Obstetrícia: Diagnósticoclínico e laboratorial do estado de gravidez. Modificações gravídicas gerais e locais e suas implicações clínicas.Alterações emocionais da gestante. Crescimento e desenvolvimento fetal normal. Desvios do crescimento fetal– Crescimento Fetal Restrito- Macrossomia. Assistência pré-natal: aspectos clínicos; sintomas mais comuns;evolução da gestação normal – seguimento de consultas; exames primordiais de pré-natal. Identificação de ris-co obstétrico. Caracterização da hipertensão e seu manejo. Conduta em gestante Rh negativo. Diagnóstico econduta no abortamento evitável e inevitável. Diagnóstico e conduta na placenta de inserção baixa. Diagnósti-co e conduta na mola hidatiforme. Diagnóstico e conduta no abortamento habitual. Diagnóstico e conduta nasalterações de líquido amniótico. Diagnóstico e conduta na rotura prematura pré-termo de membranas ovulares.Diagnóstico e conduta na gestação pós-data e na prematuridade. Diagnóstico e conduta nas gestações múlti-plas. Ginecopatias e gravidez. Rastreamento e diagnóstico do diabetes gestacional. Rastreamento e diagnósticode anemia na gravidez. Doenças infecciosas na gestação: Rubéola, HIV, Lues, Toxoplasmose. Orientação paraamamentação. Orientação sobre o preparo para o parto. Medicamentos na gravidez.

28

Programas das provas para os demais cargos com exigência de curso superior

Conhecimentos gerais

LÍNGUA NACIONALCompreensão e interpretação de textos literários e não literários. Estruturação do texto e dos parágrafos. Em-prego de maiúsculas. Acentuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Prono-mes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Emprego dos sinaisde pontuação e suas funções no texto. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos). RedaçãoOficial.

TEMAS DE ATUALIDADEAnálise de assuntos relevantes e atuais das áreas de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, ener-gia, esporte, história, turismo, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-rela-ções e suas vinculações históricas. Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais do município deFraiburgo.

NOÇÕES DE INFORMÁTICACriação de pastas e arquivos. Salvar arquivos. Criar Atalhos. Cópia, back up e transferência de arquivos. Word:Criação de documentos. Barras e ferramentas. Formatação de Textos. Inserir tabelas, figuras. Impressão.Excel. Uso das principais ferramentas. Internet: Noções de navegação, download e up load de arquivos. Correioeletrônico.

Conhecimentos específicos do cargo

ASSISTENTE SOCIALLei Orgânica da Assistência Social, Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Sistema Único de AssistênciaSocial – SUAS, SUS. Violência Doméstica; Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente; Código deÉtica Profissional do Assistente Social. Programas Governamentais de Transferência de Renda. Elaboração eavaliação de projetos, programas, serviços e benefícios sócio assistenciais. Elaboração de Relatórios epareceres sociais.

CONTADOROrçamento Público: Conceito, Tipos e Princípios Orçamentários. Plano Plurianual, Lei de DiretrizesOrçamentárias, Lei de Orçamento Anual. Elaboração, Aprovação, Execução e Avaliação do Orçamento.Classificação Institucional e Funcional Programática. Contabilidade Pública: Conceito, Campo de Atuação eRegimes Contábeis. Receita Pública: Conceito e Classificação. Receita Orçamentária. Receita Extra-orçamentária. Codificação. Estágios. Restituição e Anulação de Receitas. Dívida Ativa. Despesa Pública:Conceito e Classificação. Despesa Orçamentária e Despesa Extra Orçamentária. Classificação Econômica.Classificação Funcional-Programática. Codificação. Estágios. Restos a pagar. Dívida Pública. Regime deAdiantamento. Créditos Adicionais. Escrituração das operações típicas das Entidades Públicas: do SistemaOrçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação. Balanço Orçamentário. Balanço Financeiro. BalançoPatrimonial. Demonstração das Variações Patrimoniais. Lei nº 4.320/1964. Lei de Responsabilidade Fiscal (LeiComplementar nº 101/2000). Resolução nº. 750 do Conselho Federal de Contabilidade. Licitações: Conceito,princípios, objeto e finalidade. Obrigatoriedade dispensa e inexigibilidade. Modalidades. Procedimentos e fases.Revogação e anulação (fundamentos, iniciativa e efeitos decorrentes). Contratos administrativos: conceito,características e principais tipos: reajuste de preços: correção monetária: reequilíbrio econômico e financeiro.Auditoria: Noções gerais sobre auditoria: conceituação e objetivos. Auditoria interna, externa e fiscal: conceito,objetivos, forma de atuação, responsabilidades e atribuições. Procedimentos de auditoria. Normas de execuçãodos trabalhos de auditoria. Estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos. Aplicação dosprocedimentos de auditoria. Documentação de auditoria. Continuidade normal dos negócios da entidade. Tipos

29

de Parecer do auditor. Fraude e erro. Auditoria das contas de resultado: receitas, despesas e custos. Resoluçãonº 1.111/07 do Conselho Federal de Contabilidade.

ENGENHEIRO CIVILPrincípios de planejamento e de orçamento de obras públicas. Elaboração de orçamentos. Projetos de obrascivis: Estruturais (concreto aço e madeira); Fundações; Instalações elétricas e hidro sanitárias. Especificação demateriais e serviços. Programação de obras: Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais:levantamento de quantidades; Planejamento e cronograma físico financeiro. Acompanhamento de obras.Construção: Organização do canteiro de obras: execução de fundações (sapatas, estacas e tubulões);Alvenaria; Estruturas e concreto armado; Aço e madeira; Coberturas e impermeabilização; Esquadrias; Pisos erevestimentos; Pinturas; instalações (água, esgoto, eletricidade, lógica e telefonia); Etapas de uma obra edescrição de serviços. Fiscalização: Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de faturaetc.); Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos,vidro etc.); Controle de execução de obras e serviços. Noções de drenagem, de hidráulica, de hidrologia esolos. Higiene do Trabalho; Prevenção de acidentes do trabalho; Proteção do Meio Ambiente; Proteção contraIncêndios e Explosões. Normas Técnicas. Uso de ferramentas de apoio como sistemas CAD, SIG, ModelagemMatemática.

NUTRICIONISTAAdministração de serviços de alimentação: planejamento, organização, execução de cardápio e procedimentosdesde compras, recepção, estocagem e distribuição de gêneros, saneamento e segurança na produção de ali -mentos, aspectos físicos, métodos de conservação, técnica de higienização da área física, equipamentos eutensílios. Técnica Dietética: conceito, classificação e composição química. Características organolipticas, sele-ção, conservação, pré-preparo preparo, preparo e distribuição dos alimentos. Higiene dos alimentos, parâme‐ -tros e critérios para o controle higiênico sanitário. Sistema de análise de perigos em pontos críticos de controle‐ APPCC. Vigilância e Legislação sanitária. Nutrição Normal: conceito de alimentação e nutrição, critério e avali‐ -

ação de dietas normais e especiais, Leis da alimentação. Nutrientes: definição, propriedades, biodisponibilida-de, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares e interação. Nutrição em Saúde Pública: no-ção de epidemiologia das doenças nutricionais, infecciosas, má nutrição proteico calórica, anemias e carências‐nutricionais. Vigilância nutricional. Atividades de nutrição em programas integrados de saúde pública. Avaliaçãonutricional. Epidemiologia da desnutrição proteico calórica. Avaliação dos estados nutricionais nas diferentes‐faixas etárias.

PSICÓLOGOMétodos da Psicologia; O Arco reflexo; A Inteligência; A Personalidade; A sensação e a percepção; APsicanálise; O Gestalt - Terapia; O Behaviorismo; Os testes psicológicos; Etiologia das Deficiências Mentais;Desordens da Personalidade; Deficiências Mentais; Conhecimentos em Psicomotricidade; Psicoterapia de grupo;Desenvolvimento infantil; Psicoterapia Breve; Orientação Familiar; sistema de RH: conceitos e objetivosdesenvolvimento organizacional; recrutamento de RH: conceito e execução; etapas do processo derecrutamento, fontes de recrutamento, previsão de recursos humanos; seleção de pessoal: conceito, técnicasde seleção, entrevista de seleção, objetivos e tipos de entrevista; testes de seleção: conceito e espécies;treinamento de pessoal: conceito, importância e objetivos, levantamento das necessidades de treinamento,planejamento, organização, execução e avaliação do treinamento; Avaliação de desempenho: conceito eobjetivos métodos de avaliação de desempenho, entrevistas nas avaliações de desempenho; psicologia dodesenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e emocional; avaliações psicológicas: fundamentos das medidaspsicológicas; qualidade de vida no trabalho; saúde coletiva: políticas de saúde mental; saúde mental etrabalho; gestão de pessoas, organização, inteligência emocional, gestão de marketing pessoal e conceitometacompetência.

TERAPEUTA OCUPACIONALIntervenção terapêutica e seus pressupostos teóricos. Desenvolvimento sensorial, perceptivo, cognitivo emotor: normal e seus desvios. Bases anatômicas, fisiológicas e cinesiológicas aplicadas a Terapia Ocupacional.Terapia Ocupacional aplicada à neurologia, traumato ortopedia, reumatologia, geriatria, gerontologia e saúde‐mental. Fundamentos de psicopatologia e psicofarmacologia. Reforma psiquiátrica no Brasil e proposta de

30

desinstucionalização. Avaliação em Terapia Ocupacional nas diversas áreas de intervenção. Análise deatividades: indicações e aplicação no tratamento ocupacional. Órteses e adaptações: prescrição e aplicação.Reabilitação psicossocial. Adequação postural para usuários de cadeira de rodas. Parâmetros para ofuncionamento do SUS. Ações de Biossegurança. Humanização da Assistência.

AB240217

31

Anexo 2

Modelo de Requerimento para a Interposição de Recursos

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Nome Nº inscrição

Cargo Disciplina (no caso de Professor) CPF

REQUERIMENTOÀ Banca Examinadora do Processo Seletivo do Município de Fraiburgo.

O candidato acima identificado, requer a revisão da seguinte decisão (assinalar):

Não homologação da inscrição- vaga reservada (candidato com deficiência)

Não homologação da inscrição- vaga de livre concorrência

Resultado/ classificação final

Teor da questão ou gabarito preliminar:

Prova/ área de conhecimento:____________________________________________

Número da questão: _____________________________________________________

FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fraiburgo, ____ de __________________ de 2017.

32

MUNICÍPIO DE FRAIBURGO

Processo Seletivo- Edital nº 009/2017

Anexo 3

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

EVENTOS DATAS PREVISTASInício Final

Publicação do Edital 10/3/17Período de inscrições 13/3/17 12/4/17Candidatos com deficiência: entrega da documentação 13/3/17 12/4/17Publicação do deferimento dos pedidos de condição especial 18/4/17Publicação da homologação das inscrições 18/4/17Prazo recursal 19/4/17 20/4/17Publicação do despacho dos recursos 25/4/17Publicação dos locais de prova 25/4/17Prova escrita 30/4/17Publicação do gabarito preliminar 30/4/17Prazo recursal 2/5/17 3/5/17Publicação do despacho dos recursos 12/5/17Publicação da nota da prova escrita 12/5/17Publicação do resultado final (cargos sem prova prática) 12/5/17Prazo recursal 15/5/17 16/5/17Publicação do despacho dos recursos 18/5/17Republicação do resultado final (cargos sem prova prática) 19/5/17Convocação para a prova prática 19/5/17Prova prática 28/5/17Resultado da prova prática 01/6/17Prazo recursal 5/6/17 6/6/17Publicação do despacho dos recursos 9/6/17Publicação do resultado final (cargos com prova prática) 12/6/17Prazo recursal 13/6/17 14/6/17Publicação do despacho dos recursos 19/6/17Republicação do resultado final (cargos sem prova prática) 19/6/17

33