mundo country 08

36

Upload: frederic-decatoire

Post on 22-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: mundo country 08
Page 2: mundo country 08
Page 3: mundo country 08

Como prometido, chega nas suasmãos o novo número da revistapreferida dos cavaleiros, cowboys,peões, criadores e amantes do estilode vida country da região! Atendendoaos pedidos, publicaremos agora 3edições de “Mundo Country” por ano.Graça a Deus, nossa revista cresce

cada vez mais, superando as espectativas e, por incrível que pareca,está començando a ser conhecida a nível nacional... Isto é fantásticomas vamos continuar trabalhando muito, com humildade e dedicaçãoa nível regional.

Quem conhece nossa filosofia de trabalho sabe que ninguempaga para inserir fotografias nesta revista, quem “banca” os custos deprodução gráfica são os comerciais e por isto temos que agradecer evalorizar todos os nossos anunciantes que estão investido aqui osrecursos de suas empresas, acreditando na qualidade e na seriedadede nossa mídia.

Vocês encontraram nestas páginas muitos flagrantes dosúltimos acontecimentos e algumas matérias sobre o mundo dosequinos. Muito obrigado a todos quem colaboram pelo sucesso destarevista, desejamos uma boa leitura e nos despedimos. Até o próximonúmero em dezembro um pouco antes do natal !

Frédéric DécatoireEditor

Telefax: (28) 3522-0775Home Page: www.fred.vip.br

E-mail: [email protected]

Redação e Publicidade:E D I T O R A

Clube do Cavalo deCachoeiro de Itapemirim - ES

Parque de Exposições“Carlos Caiado Barbosa”

Bairro AeroportoTelefone: (28) 3521-3771

Periodicidade: SemestralEditor Responsável:

Frédéric Décatoire

Presidente:Orivaldo Avelino Maggioni

(Gaúcho)Vice-Presidente:

Vitor Hugo Sepúlveda1º Tesoureiro:

Gustavo Marcolan2º Tesoureiro:Jorge CabralSecretário:

Paulo ShadrersDiretores de Esportes:Dr. Gedeão Seraphim

Sérgio GrilloConselho Fiscal:

Alexandre ZanetteEdson Trevizol de CastroGerente Administrativo:

José Alves da Silva

Revisão de textos:Aline Andrade

Page 4: mundo country 08

O 10º aniversário do clube do Cavalo foi comemorado em grandeestilo, tivemos Leilão de Cavalos com 40 animais, Feirão de Vacas com 100animais, Provas de Tambor e Baliza com 60 participantes, concurso de Marchacom 56 animais. Totalizando mais de 250 animais passando pelo evento.Tudo isso graças ao apoio que temos recebido do Prefeito Roberto Valadão,do Secretário de Desenvolvimento Glauber Valadão, todo secretariado e Câmarados Vereadores. Contando também com a nossa grande parceira a ACEPES,na pessoa do seu Presidente o Sr. José Gilberto Machado.Estamos buscando novas parcerias, já estamos em contato com o HortãoMunicipal, APAE, Secretaria de Agricultura para construção de Capineiras.Vamos contribuir com Espaços Físicos, Adubos etc...O Clube do Cavalo sempre foi voltado para o Mangalarga Marchador, masagora conseguimos introduzir outras atividades com a raça Quarto de Milha.Estamos trabalhando e este ano tivemos bastante participação dos sócios,nos ajudando nos eventos, nos estacionamentos. Queremos agradecer muitoa todos que ajudaram.

Orivaldo MaggioniPresidente do CCCI

BAR DO CLUBE DO CAVALONo Bairro Aeroporto, dentro do Parquede exposições (portão de traz) o bar doclube do cavalo esta sob a direção deDona Cristina... Cerveja gelada,refrigerantes e tira gosto num ambiantefamiliar com amplo estacionamento.Não precisa ser associado ao clube docavalo para frequentar o ambiante, venha

e traga sua família. Horários de Funcionamento doCountry Bar: de Terça a Sexta-feira a partir das 14:00hs. Sábado, Domingo e Feriados a partir das 09:00 hs.

DIA DAS CRIANÇASDomingo dia 12 de outubro,o Clube do Cavalo organizarávárias bricadeiras para acriançada... Os baixinhos vãoadorar andar a cavalo e brincarcom seus amiginhos. Nãoperca, aproveite para desfrutardeste domingo conosco.Estamos esperando suafamília... Você é nossoconvidado especial.

CURSOS DE EQUITAÇÃOO Professor ClaúdioAugusto continua mi-nistrando aulas paracavaleiros iniciantes eavançados. Existemaulas infantis e adulto,independente da ida-de. Alem disto o pro-fessor adestra cavalose faz show de equitação clássica.Telefone: (28) 9251-5922

Page 5: mundo country 08
Page 6: mundo country 08

A raça MangalargaMarchador é tipicamentebrasileira e surgiu hácerca de 200 anos naComarca do Rio dasMortes, no Sul de Minas,através do cruzamento decavalos da raça Altertrazidos da Coudelaria deAlter do Chão, emPortugal com outroscavalos selecionadospelos criadores daquelaregião mineira.

A base de formaçãodos cavalos Alter é a raçaespanhola Andaluza, cujaorigem étnica vem decavalos nativos daPenínsula Ibérica,germânicos e berberes.Os cruzamentos dessasraças deram origem aanimais de porte elegante, belezaplástica, temperamento dócil e própriospara a montaria.

Os primeiros exemplares da raçaAlter chegaram ao Brasil em 1808, comD. João VI, que se transferiu para aColônia com a família real. Os cavalosdessa raça eram muito valorizados emPortugal e a família real investia emcoudelarias (haras) para o aprimoramentoda raça. A Coudelaria de Alter foi criadaem 1748 por D. João V e viveu momentosde glória durante o século XVIII, formandoanimais bastante procurados porpríncipes e nobres europeus para asatividades de lazer e serviço.

Minas Gerais já se destacavacomo centro criador de eqüinos desde oséculo XVIII e a chegada dos cavalos da

raça Alter veio aprimorar ainda mais seuscriatórios. A Comarca do Rio das Mortestinha um potencial de ouro muito baixo,mas chamou a atenção doscolonizadores por causa das suas boascondições para a criação dos animais.Havia água em abundância e a vegetaçãoera constituída de matas, capões e ervaspardacentas, adequadas para aprodução de forragem.

O Mangalarga Marchador tevecomo berço a fazenda Campo Alegre, noSul de Minas. Ela pertencia a GabrielFrancisco Junqueira, o Barão de Alfenas,a quem é atribuída a responsabilidadepela formação da raça. A fazenda erauma herança de seu pai João FranciscoJunqueira. Outro fazendeiro importantena história do Mangalarga Marchador foi

José Frausino Junqueira,sobrinho de GabrielJunqueira. Exímio caçadorde veados, José Frausinoaprendeu a valorizar oscavalos marchadores porserem resistentes e ágeispara transportá-lo em suaslongas jornadas.

Há várias versõespara o nome MangalargaMarchador, mas a maisconsistente estárelacionada à fazendaMangalarga, localizada emPati do Alferes, no Rio deJaneiro. O nome da fazendaera o mesmo de uma serraque existia na região. Seuproprietário era um ricofazendeiro que,impressionado com oscavalos da família

Junqueira, adquiriu alguns exemplarespara os passeios elegantes realizadosno Rio de Janeiro. Quando alguém seinteressava pelos animais, ele indicavaas fazendas do Sul de Minas. As pessoasprocuravam os fazendeiros perguntandopelos cavalos da fazenda Mangalarga eesta referência se transformou em nome.Já o nome Marchador foi acrescentadopelo fato de alguns daqueles cavalosterem a função de marchar em vez detrotar.

Fundado no Brasil, no Sul doEstado de Minas Gerais, o MangalargaMarchador tem como função principal amarcha, que é distinta das outrasencontradas nos demais marchadoresdo mundo. A marcha, que é o passoacelerado, se caracteriza por transportar

O Cavalo Mangalarga Marchador

Page 7: mundo country 08
Page 8: mundo country 08

o cavaleiro de maneira cômoda,pois não transmite nele osimpactos ocorridos com osanimais de trote.

Durante a marcha, oMangalarga Marchador descreveno ar um semicírculo com osmembros anteriores e usa osposteriores como uma alavancapara ter impulso. Marchando, elealterna os apoios nos sentidosdiagonal e lateral, sempresuavizados por um tempo intermediário,o tríplice apoio, momento em que trêsmembros do Mangalarga Marchadortocam o solo ao mesmo tempo.

O andamento genuíno doMangalarga Marchador é acompanhadode outras importantes características.Temperamento ativo e dócil: pode sermontado por pessoas de qualquer faixaetária e nível de equitação; resistência:grande capacidade para percorrer longasdistâncias e enfrentar desafios naturais;inteligência: seu adestramento é fácil erápido em relação a outras raças de sela;rusticidade: opção de se criar somenteem regime de pasto, diminuindo seucusto de produção e manutenção,facilitando seu manejo. A rusticidade éobservada também na facilidade deadaptação a quaisquer terrenos e climascomo o tropical, temperado ou frio.

Alguns dados de morfologiatambém são importantes para sereconhecer o Mangalarga Marchador. Eleé leve, mas não deixa de ser forte emusculoso. O conjunto de frente mostraleveza, com a cabeça triangular e opescoço piramidal. O tronco é forte, comcostelas bem arqueadas. Nos membros,os tendões são vigorosos e bemdelineados. É um cavalo mediolíneo, comaltura mínima de 1,47 e máxima de 1,57

metros, sendo 1,52 a altura ideal.OBJETIVOS DA RAÇA

Os objetivos da raça tambémconseguidos através do adestramentodos animais são as exposições, osconcursos de marcha, o enduro, a lidacom o gado e as provas funcionais.

Anualmente são realizados 80 a100 eventos nos diversos Estados doPaís, o que comprova a grandeza doMangalarga Marchador, que gera cercade 40 mil empregos diretos e mobiliza200 mil pessoas indiretamente.

A fácil atuação do MangalargaMarchador frente a obstáculos naturaisdemonstra sua aptidão nata para otrabalho e esportes em geral. No enduro,os animais da raça têm valorizaçãocrescente pela comodidade da marcha,que garante conforto ao cavaleiro, e pelaresistência para percorrer longasdistâncias.

A Exposição Nacional, a maisimportante mostra do Marchador, érealizada desde 1982 pela AssociaçãoBrasileira dos Criadores do CavaloMangalarga Marchador (ABCCMM), noParque da Gameleira, em Belo Horizonte,e reúne representantes de todos osEstados. Os cerca de 300 expositoreslevam à pista mais de 700 animais, todoscredenciados anualmente com os títulos

de Campeão ou ReservadoCampeão nas exposiçõesoficializadas pela entidadeem todo o País. A XXIIExposição Nacionalacontecerá de 19 a 26 dejulho de 2003.RENDIMENTO DO SEUTRABALHO:

A condição de ser umanimal resistente, dócil ecômodo e com regularidade

permitiu ao Mangalarga Marchador entrarpara o Guinness Book, o Livro dosRecordes. Entre maio de 1991 e julhode 1993, três cavaleiros: Jorge DiasAguiar, 64 anos, Pedro Luiz Dias Aguiar,60 anos, e o capataz de Pedro, JoséReis, 65 anos e seis animais da raçafizeram uma cavalgada durante aquelesdois anos, entre os pontos maisdistantes do Brasil, Chuí, no Rio Grandedo Sul, e Oiapoque, no Amapá, peloprojeto "Brasil 14 mil". Com o retorno aSão Paulo, percorreram 19.300quilômetros. Uma das maioresestratégias de marketing feitas com araça, o projeto acabou transformando-sena "Cavalgada Mercosul - Projeto Brasil14 mil", com a inclusão da Argentina eParaguai, totalizando 25.104 quilômetros.O MANGALARGA NA REGIÂO:

O Cavalo Mangalarga Marchadore sem dúvida a raça mas apreciada pelamaoria dos cavaleiros em Cachoeiro ena região sul do estádo. E uma verdadeirapaixão para muitos associados do clubedo cavalo. Temos vários haras criandoanimais de qualidade no Espírito Santo.Alguns de nossos criadores estão sedistacando a nivel nacional, participandode exposições especializadas no brasilinteiro.

Page 9: mundo country 08
Page 10: mundo country 08
Page 11: mundo country 08

Ricardo

Larissa

Eduardo

Page 12: mundo country 08

Prova dos3 Tambores

A corrida dos Três Tambores éum dos eventos de velocidade(cronometrada) maisemocionantes de todos ascompetições equestre.Os competidores corremcontra o cronômetro, seguindoum percurso que consiste em3 tambores dispostostriangularmente. Inicia-se acontagem do tempo, quando ofocinho do cavalo cruza a linhade partida. Os competidorespodem escolher o lado paracomeçar o percurso, tantodireito como esquerdo do 1ºtambor, contorná-lo e ir para opróximo tambor e completandoo percurso depois de fazer ocirculo em volta do 3º tambor.É permitido tocar nostambores mas se algumtambor cair durante o percursoda prova, uma penalidade de 5segundos será acrescida portambor derrubado. O tamborFeminino faz parte do RodeioCompleto. Durante a Exposule a Festa do Clube do Cavalotivemos o prazer de fotografaralguns dos competidoresnestas competições cheia deadrenalina.Cátia e Gustavo

Dr. Luiz RenatoDr. Luiz Renato

GustavoGustavo

Page 13: mundo country 08

Três TamboresMaio de 2005

Fotos: FRED Design

Page 14: mundo country 08
Page 15: mundo country 08
Page 16: mundo country 08

Um dia no Sítiodo Mazinho

Um dia no Sítiodo Mazinho

Page 17: mundo country 08

Flagrante nacavalgada deGargaú

Após 25 anosde atividades, o

Sr. Toninho,proprietário do

Haras Sossêgoestá encerandoas atividade docriatório. Uma

excelenteoportunidade

para quemdeseja adquirir

MangalargaMarchador de

qualidade.

O CasalNilton e Suzida Divital,parceirosdesta revistadesde osprimeirosnúmeros.

Page 18: mundo country 08
Page 19: mundo country 08
Page 20: mundo country 08
Page 21: mundo country 08
Page 22: mundo country 08
Page 23: mundo country 08

Matheus e Douglas passeando no picadeiro do Clube doCavalo de Cachoeiro, localizado no parque de Exposições.

RARIDADE: Em Itaoca, na propriedade do Sr. Adelson Bedim,nasceu potros gêmeos, eles estão com ótima saúde.

Page 24: mundo country 08

Nosso AmigoClaúdio, mais

conhecido comoQuati, está

pretendendo lançarum livro de

culinária.São mais de 400

receitasselecionadas.

Quem jáexperimentou um

prato destecozinheiro sabe

que vai valer apenha adquirir a

edição !

Para matar a saudade, publicamos uma fotografia de nossoamigo Vicente, mais conhecido como “Manga”, que foiresponsável pelo atendimento no Bar do Clube do Cavaloquando saiu a primeira revista Mundo Country em 2001.

Parabenizamos aquiGabriela, que

chamamoscarinhosamente de

“Gabi” pelo passagemde seus 15 anos. A

linda moça é filha docasal Álvaro e Regina,

proprietários da lojaCountry e Cia.

Page 25: mundo country 08
Page 26: mundo country 08
Page 27: mundo country 08
Page 28: mundo country 08
Page 29: mundo country 08

...Que a cabeça de um cavalo pesa cercade 5,5 Kg e o seu coração, em média,4,5 Kg.

...Que o recorde mundial de salto emaltura vem se mantendo até hoje desde odia 5 de fevereiro de 1949, quando oCapitão Alberto L. Morales, um chileno,conseguiu a marca de 2,47 m, montandoo cavalo Huaso.

...Que o recorde mundial de salto emdistância foi conquistado por AndréFerreira, quando saltou a distância de8,40m, no ano de 1975.

...Que a gestação da égua dura 330 dias.

...Que numa estátua de uma pessoasentada num cavalo, se o cavalo tiver asduas patas da frente levantadas, significaque essa pessoa morreu em batalha. Setiver apenas uma pata levantada, significaque essa pessoa morreu de ferimentosresultantes de uma batalha. Se o cavalotiver todas as patas no chão significa queessa pessoa teve morte natural.

...Que o cavalo vive em média de 10 a 30anos mas a idade mais avançada confiávelregistrada para um pônei foi de 54 anos,referente a um garanhão (nasc. em 1919)pertencente a um fazendeiro do centro daFrança.

... Que o menor cavalo registrado foi ogaranhão "Little Pumpkin", nascido em 04/1973 na Carolina do Sul, EUA, que tinha35,5 cm de altura e pesava 9 Kg em 11/1975. A menor raça de cavalo é aFalabella, da Argentina, O menorexemplar foi uma égua que media 38 cmde altura e pesava 11,9 Kg.

.... Que um cavalo pode correr até avelocidade de 75 km /hora. O guepardo éo mamífero mais rápido do mundo, elepode atingir uma velocidade de 110 km/hora. Já o homem atinge um máximo de43 km/hora.

De volta para Cachoeiro ??? A redaçãopegou a foto mais esqueceu de anotaros nomes. Como prometido, a fotoestá aqui... Veja na próxima edição...

Suely Fernandes, da PodiumTurismo e Eventos, está preparandoa 1º Country Fest, festa temáticaque será realizada em grande estilono Colina Park - Vargen Alta,sábado, dia 29 de outubro de 2005.

A Banda Forró Countryanimará a festa e um grupo dedança fará apresentação de countryamericado e nacional, semisturando com o público quepoderá participar, aprendendo oritmo e dançando. No local teremostambém um touro mecânico paraquem gosta da adrenalina. A Festaserá dividida em ambientes bemdecorados, com duas pistas dedança, quiosques e muito mais. Osconvidados terão um tratamentoVIP com garções vestidos a caráter,a festa promete ser inesquecível!

A equipe da revista MundoCountry estará no evento para tirarfotografias dos melhores momentosda festa que serão publicados napróxima edição.

Maiores informações eReservas de mesas com a PodiumTurismo nos telefones:

(28)3522-5797 e 9985-4977

1º Country Fest- Imperdível -

REVI

STA

VOCÊSABIA?

Page 30: mundo country 08
Page 31: mundo country 08

Henrique Celso (Celsinho) na exposição de Rio Novo em 1987

Fred no Chade(África Cental) 1989

Fotos Antigas

A Rifa do burro mortoEra uma vez 4 irmãos, queforam ao campo ecompraram de um velhocamponês um burro porR$ 100,00. O senhorcombinou entregar-lhes oanimal no dia seguinte,porém, no dia da entrega,o camponês lhes disse:

- Sinto muito amigos, mas tenho uma mánotícia. O burro morreu.- Então, devolva-nos o dinheiro!- Não posso, já o gastei todo.- Então, de qualquer forma, queremos o burro.- E para que o querem? O que vão fazer comele?- Nós vamos rifá-lo.- Estão loucos? Como vão rifar um burro morto?- Obviamente, não vamos dizer a ninguém queele está morto.Um mês depois, o camponês se encontrounovamente com os irmãos e lhes perguntou:- E, então, o que aconteceu com o burro?- Como lhe dissemos, o rifamos. Vendemos 500números a R$ 2,00 cada um e arrecadamos R$1.000,00- E ninguém se queixou?- Só o ganhador, porém, lhe devolvemos os R$2,00 e pronto...

PIADAPIADA

Page 32: mundo country 08

Nossa Capa

Venda de produtos e coberturasRod. BR 101 - Km 16

Cachoeiro de Itapemirim - ES(28) 9985-2124 e (28) 9881-0791

O Dr. Gedião Seraphim , proprietário doRancho G2, especializado na criação decavalos Quarto de Milha.

Page 33: mundo country 08

- A Origem da Raça:A raça Quarto de Milha foi aprimeira a ser desenvolvida naAmérica. Ela surgiu nosEstados Unidos por volta doano de 1600. Os primeirosanimais que a originou foramtrazidos da Arábia e Turquiaà América do Norte pelosexploradores e comerciantesespanhóis. Os garanhõesescolhidos eram cruzadoscom éguas que vieram daInglaterra, em 1611. Oscruzamentos produziramcavalos compactos, commúsculos fortes, podendocorrer distâncias curtas maisrapidamente do que nenhumaoutra raça.Com a lida no campo, nodesbravamento do OesteNorte-Americano, o cavalo foise especializando notrabalho com o gado. Nosfinais de semana, oscolonizadores divertiam-se, promovendocorridas nas ruas das vilas e pelasestradas dos campos, perto dasplantações, com distância de um Quartode Milha (402 metros), originando o nomedo cavalo.Foi fundada em 15 de março de 1940, aAmerican Quarter Horse Association(AQHA), em College Station, Texas. Em1946, a AQHA se transferiu para Amarillo,Texas, onde se encontra até hoje,tornando-se a maior associação de

O Cavalo Quarto de Milha

criadores do mundo, com cerca de 338mil sócios e mais de 4,2 milhões decavalos registrados, divididos em 43países, representando 52% dos eqüinosem todo o mundo (dados até 31/12/2002).- Quarto de Milha no Brasil:Tudo começou em 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) importou seis animaisdos Estados Unidos para o Brasil, vindosde sua matriz norte-americana, a famosaKing Ranch, no Texas, a maior fazendados EUA.

À medida que vários pecuaristas,banqueiros e homens denegócios tiveram a oportunidadede conhecer os animais Quartode Milha, começaram apressionar a SKR para que lhesvendessem alguns exemplares. Acompanhia atendeu a poucoscriadores, vendendo um númeroreduzido de potros.Em 15 de agosto de 1969, foifundada a Associação Brasileirade Criadores de Cavalo Quarto deMilha (ABQM), no Parque da ÁguaBranca, em São Paulo. O plantelde cavalos Quarto de Milha noBrasil é composto por 292,6 milanimais registrados até 01/12/2004. Em Cachoeiro de Itapemirimtemos o Rancho G2, que está0iniciando suas atividades criandoanimais de excelente qualidade.- Qualidade da raça:O Quarto de Milha tem extremadocilidade, conseguindo partidasrápidas, paradas bruscas, grande

capacidade de mudar de direção e enormehabilidade de girar sobre si mesmo. Éadaptável a qualquer situação,transformando-se em instrumento deforça, transporte e difícil de ser derrotadoem provas eqüestres, além de melhoradorde plantel. Considerado o cavalo maisversátil do mundo, é usado nasmodalidades de Conformação, Trabalhoe Corrida.

Page 34: mundo country 08
Page 35: mundo country 08
Page 36: mundo country 08