mulheres de luta e de paz: a mobilização feminina na construção de um novo semiárido

2
Ano 8 - nº 1615 - Julho de 2014 Força, alegria, persistência e união são características marcantes das mulheres da comunidade quilombola de Córrego do Rocha, município de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha (MG). A região apresenta vários desafios como a escassez de água, dificuldade de acesso aos serviços públicos, falta de apoio para o campo e poucas oportunidades de trabalho. Essa realidade é o motivo pelo qual homens e mulheres são obrigados a migrar para o corte de cana-de-açúcar, colheita de café ou construção civil, em busca do sustento da família. Apesar das adversidades enfrentadas, as mulheres não desanimam e se unem para construir uma nova história . Desde setembro de 2013, o grupo composto por aproximadamente 30 mulheres, se reúne sempre no último domingo de cada mês. A cada encontro é trabalhado um tema escolhido por elas contando com algum (a) colaborador (a) que tenha domínio da questão a ser discutida. A líder comunitária Maria Aparecida Machado Silva mais , conhecida como Cida, revela que nas rodas de conversa das mulheres, vários assuntos vão surgindo expontâneamente. Mulheres de luta e de paz: a mobilização feminina na construção de um novo Semiárido Chapada do Norte Unidas e guerreiras, as mulheres de Córrego do Rocha não desanimam com as adversidades Muitas vezes, são sugeridas propostas de temas para palestras que possam motivar ainda mais o grupo como: saúde das mulheres rurais, violência doméstica, lutas sindicais, resgate cultural. Além de ser um espaço de debates importantes, é também um momento de descontração, já que elas não têm acesso a nenhuma atividade de esporte e lazer. As mulheres de Córrego do Rocha, discutem vários assuntos que perpassam o cotidiano delas e das famílias da comunidade e compartilham informações na busca por estratégias para contornar os problemas enfrentados.

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Força, alegria, persistência e união são características marcantes das mulheres dacomunidade quilombola de Córrego do Rocha, município de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha (MG).Apesar das adversidades enfrentadas, as mulheres não desanimam e se unem para construir uma nova história .

TRANSCRIPT

Page 1: Mulheres de luta e de paz: a mobilização feminina na construção de um novo Semiárido

Ano 8 - nº 1615 - Julho de 2014

Força, alegria, persistência e união são características marcantes das mulheres da comunidade quilombola de Córrego do Rocha, município de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha (MG). A região apresenta vários desafios como a escassez de água, dificuldade de acesso aos serviços públicos, falta de apoio para o campo e poucas oportunidades de trabalho. Essa realidade é o motivo pelo qual homens e mulheres são obrigados a migrar para o corte de cana-de-açúcar, colheita de café ou construção civil, em busca do sustento da família. Apesar das adversidades enfrentadas, as mulheres não desanimam e se unem para construir uma nova história .

Desde setembro de 2013, o g r u p o c o m p o s t o p o r a p r o x i m a d a m e n t e 3 0 mulheres, se reúne sempre no último domingo de cada mês.

A cada encontro é trabalhado um tema escolhido por elas contando com algum (a) colaborador (a) que tenha domínio da questão a ser discutida.

A líder comunitária Maria Aparecida Machado Silva mais , conhecida como Cida, revela que nas rodas de conversa das mulheres, vários assuntos vão surgindo expontâneamente.

Mulheres de luta e de paz: a mobilização feminina na construção de um novo Semiárido

Chapada do Norte

Unidas e guerreiras, as mulheres de Córrego do Rocha não desanimam com as adversidades

Muitas vezes, são sugeridas propostas de temas para palestras que possam motivar ainda mais o grupo como: saúde das mulheres rurais, violência doméstica, lutas sindicais, resgate cultural.

Além de ser um espaço de debates importantes, é também um momento de descontração, já que elas não têm acesso a nenhuma atividade de esporte e lazer.As mulheres de Córrego do Rocha, discutem vários assuntos que perpassam o cotidiano delas e das famílias da comunidade e compartilham informações na busca por estratégias para contornar os problemas enfrentados.

Page 2: Mulheres de luta e de paz: a mobilização feminina na construção de um novo Semiárido

Os encontros já proporcionam os primeiros resultados. Segundo elas, algumas coisas começaram a mudar, é o caso do número de mulheres que estão fazendo os exames preventivos. A agricultora Vani Ferreira da Rocha, comenta que ao participar da palestra sobre saúde da mulher, sentiu a importância de se realizar os exames preventivos.“Ao participar, vi a importância dos exames e fui incentivando as outras amigas a fazerem”, destacou.Além dos encontros, as mulheres participam de espaços de debate e de formação política,. Isso, tem incentivado outras mulheres a também se organizarem. O grupo planeja alguma atividade de geração de renda, para favorecer a permanência das famílias na comunidade.

O sonho de todas é que ninguém mais precise migrar para garantir seu sustento. Para isso, as ações de acesso e gestão da água , p rodução agroeco lóg i ca e fo r ta lec imento das fe i ras l i v res , contr ibuem para que as famí l ias agricultoras tenham novas oportunidades.

A implementação de tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva para consumo humano e produção de alimentos por organizações e parceiros na região, possibilitaram aos agricultores e agricultoras melhores condições para a vida no campo.

Para a agricultora Domingas Souza, essas tecnologias puderam modificar não só a vida de sua família mas de muitas pessoas na comunidade. Com orgulho, ela mostra a horta com os pés de cenoura, e aponta as laranjas que já crescem com fartura no pomar.

«Gosto de minha vida aqui. Não quero nunca sair desse lugar». Esse sentimento de «pertença» não é somente de Dona Domingas, mas de todas as mulheres de Córrego do Rocha que faz do lugar onde vivem, um lugar ainda melhor para se viver.

As mulheres tem participado de cursos que vão ajudar buscar novas oportunidades

Uma vez por mês o grupo se reúne para debater assuntos importantes da comunidade

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Minas Gerais

RealizaçãoApoio

A agricultora Domingas Souza mostra com orgulho sua horta