muffato 09

84
REVISTA REVISTA Edição 9 I Verão 2011 Especial: pratos leves para dias quentes Conheça a vinícola Félix Solís Receitas com carnes magras notas da ESPANHA clube da CULINÁRIA Entrevista e receitas exclusivas de um dos maiores chefs brasileiros sabor de VERÃO Chef Junior Costa A GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA DO Receita especial: bacalhau com crosta de ervas finas O prazer de ser hóspede da natureza dicas de CAMPING

Upload: flavio-carvalho

Post on 28-Mar-2016

299 views

Category:

Documents


55 download

DESCRIPTION

Revista Muffato 09

TRANSCRIPT

Page 1: Muffato 09

R E V I S T AR E V I S T AR E V I S T A

Edição 9 I Verão 2011

Especial: pratos leves para dias quentes

Conheça a vinícola Félix Solís

Receitas comcarnes magras

notas daESPANHA

clube daCULINÁRIA

Entrevista e receitas exclusivas de um dos maiores chefs brasileiros

sabor deVERÃO

Chef Junior CostaA GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA DO

Receita especial:bacalhau comcrosta de ervas fi nas

O prazer de ser hóspede da natureza

dicas deCAMPING

Page 2: Muffato 09
Page 3: Muffato 09
Page 4: Muffato 09

Expediente

Ederson Muffato

Jaime Alves

Fabiana Nassar

Murilo de Oliveira

MEGAMIDIA

Celso HeyEduardo Jaime Martins

Luiz Henrique RuiFernanda Fadel Hey

MEGAMIDIA EDITORA

Thais VaurofMelissa CastellanoAlessandra Stromberg Eduardo NevesJonny SantosCamile Semes, Eduardo Neves, Flávio Carvalho e Jonny SantosMarcos MarianoAlessandra Stromberg, Claudia Borges, Isabela Fantinato,Jardel Macedo, Rafaela Mercaldo, Ricardo Ampudia e Thais Vaurof

Mônica Ludvich

Jaqueline Cancela / [email protected]

Tatiane Corneta

Caroline Baretta e Maurício Luciano Pereira

Anderson Kochinski/MeliessFlavio SerpaBárbara Ribeiro e Alissiane Liceski10 mil exemplares

PRESIDENTE

GERENTE DE MARKETING

GERENTE DE MARKETING DE VAREJO

MARKETING DIGITAL E COORDENAÇÃO REVISTA

PRESIDENTE

DIRETOR EXECUTIVO

PROJETOS ESPECIAIS

MARKETING COMERCIAL

COORDENAÇÃO GERAL

EDITORA-CHEFE

COORDENAÇÃO REVISTA MUFFATO

EDITOR DE ARTE

PROJETO GRÁFICO

DESIGN

ARTE-FINAL

REDAÇÃO

REVISÃO

EXECUTIVA DE CONTAS

ATENDIMENTO COMERCIAL

COLABORADORES

FOTO CAPA

REVISTA DIGITAL

FINANCEIRO

TIRAGEM

PROJETO EDITADO POR MEGAMIDIA DÚVIDAS E SUGESTÕES

(41) 2106-8538 / [email protected] Brigadeiro Franco, 3991 - Rebouças - Curitiba - PR

CEP 80220-100 - Fone: (41) 2106-8500www.megamidia.com.br

Page 5: Muffato 09

5Revista Super Muffato l

Um dos desejos mais admiráveis do ser humano é a sua vontade de reinventar-se, de melhorar e de evoluir. Temos em nós a

vocação para o aperfeiçoamento e sabemos quando chega o mo-mento de darmos um passo adiante em nossos projetos. Isso é verdade também para a sua Revista Muffato. A primeira edição de 2011 – repleta da energia de verão – traz muitas novidades para você. A primeira delas é a revitalização do nosso projeto gráfico, que está mais leve e alegre. A segunda é a divisão dos assuntos em duas editorias principais: a Muffato Gourmet, voltada para a gastronomia e a arte culinária, e a Mundo Muffato, que aborda assuntos variados do seu interesse e os lançamentos e ações da nossa rede.

Essas mudanças foram feitas com o mesmo objetivo que guia o Super Muffato em todas as suas escolhas: conquistar e surpreen-der você cada vez mais, para que nossa parceria também seja re-novada sempre. Esperamos que você aproveite muito a sua revista e leve o pique do verão consigo em todos os meses do ano.

RENOVAÇÃOTempo de

A Redação

Editorial

5Revista Muffato l

Page 6: Muffato 09

Índice

Clube da Culinária39Muito sabor e saúde em nosso especial de carnes magras. Caderno colecionável!

8 Empório

10 Especial Verão

16 Ideias em Família

24 Especial Sucos

32 Bodega

36 Adega

44 Sabores da Estação

46 Light

48 Veggie

50 Dia de Festa

54 Cultura & Gastronomia

58 Comida & Cia Online

MUFFATO GOURMET

Aprenda a fazer receitas gourmet do chef paulistano Junior Costa

24 Capa

Arq

uivo

© H

ellm

ann`

s

And

erso

n K

ochi

nski

/Mel

iess

©

Page 7: Muffato 09

No verão, seu bichinho de estimação precisa de cuidados especiais

68Pet CareAcampar é uma maneira divertida de unir viagem, contato com a natureza e esportes ao ar livre

60 Tecnologia

64 Lazer

68 Pet Care

72 Bem-Estar

76 Entretenimento

78 Novas Lojas

80 Evento Muffato

81 Vai e Vem

MUNDO MUFFATO

64Camping

Shut

ters

tock

©

Shut

ters

tock

©

Page 8: Muffato 09

As delícias da marca italiana Quality Bio são feitas com ingredientes sau-dáveis, de cultivo 100% orgânico. São biscoitos, tortinhas, cookies e boli-nhos para adoçar o paladar sem descuidar da saúde. Você encontra recei-tas tradicionais italianas, como cantucci com amêndoas, canestrelli com avelãs e bolachas recheadas com creme de chocolate. Há também uma linha para pessoas com intolerância ou que não desejam comer certos alimentos, como ovos, farinha de trigo ou glúten. D

ivul

gaçã

o

Diretamente da Patagônia argentina, os produtos Cabaña Micó El Bolsón são feitos com receitas caseiras e frutas finas da região, como cereja, morango, amora, cassis, framboesa e mirtilo. São geleias, frutas em cal-da e doces em compotas que requintam lanches e pratos agridoces. A qualidade artesanal dos modos de produção preserva as propriedades, cores, aromas e sabores das matérias-primas.

Div

ulga

ção

GELEIAS E COMPOTAS

Frutas da Patagônia

BISCOITOS ORGÂNICOS

Tradicionais da mama

Uma massa criada com paixão, experiência e busca pela perfeição. Desde 1824, a italiana Agnesi é símbolo de ex-celência quando o assunto é grano duro. Feita com a parte mais preciosa do gérmen de trigo, preserva seu aroma e textura genuínos. A seleção de molhos vermelho e pesto confere às receitas um sabor verdadeiramente italiano.

Div

ulga

ção

MOLHOS E MASSAS

Veramente italiano

Empóriomuffato gourmet

8 l Revista Muffato

Page 9: Muffato 09

9Revista Muffato l

Assim como os vinhos, os azeites de oliva também dependem de fatores como clima, região, época de colheita e tempo de processamento. Por isso, nada como o conhecimento da bodega Família Zuccardi para oferecer azeites com cuidadoso manejo de colheita. Sediada em Mendoza, na Argentina, a marca oferece varia-ções premiadas internacionalmente, como Frantoio, Manzanilla e Arauco.

AZEITES VARIETAIS

Colheita selecionada

Div

ulga

ção

Adora uma bela massa? A La Campofilone oferece produtos ita-lianos, com seleção refinada de ingredientes e toque artesanal de produção. Eles fazem questão de frisar que os únicos componentes de suas receitas são ovos frescos e semolina. Especialistas desde 1912 na arte culinária maccheroncini, a La Campofilone celebra o amor pela boa mesa.

Buona pasta

DOCE DE LEITE CREMOSO

Quando se fala de tradição em doce de leite, não dá para esquecer o Uruguai. Para saborear um dos mais premiados produtos desse país, não é mais preciso ir até Punta del Este: basta visitar as gôndolas do Muffato Gourmet. Cremosos e com textura que derrete na boca, os doces de leite Lapataia são feitos com leite fresco, sem aditivos ou preservativos químicos. A fábrica da marca também é um destino de agroturismo, onde é possível acompanhar a produção artesanal.

Colheradas de tentação

Div

ulga

ção

MACARRÃO ARTESANAL

Div

ulga

ção

Page 10: Muffato 09

10 l Revista Muffato

muffato gourmet

Especial Verão

O verãoestá na mesa

Receitas leves e energéticas para curtir o calor com pique total

Pense em um dia quente de sol, na praia, à beira da piscina ou mesmo após sua rotina de trabalho. Agora imagine o que você gostaria de comer ou beber. Com certeza vieram

à sua mente alimentos leves e frescos, um suco gelado ou quem sabe um drinque refres-cante. Pois é, quando as temperaturas aumentam, nosso apetite automaticamente pede leveza, uma alimentação que ajude a hidratar e não sobrecarregue o organismo. E, claro, que também celebre a alegria da estação.

Shut

ters

tock

©

Page 11: Muffato 09

11Revista Muffato l

BEM-ESTAR E LEVEZACom o calor, perdemos muito líquido e sais mine-rais, que devem ser repostos para evitar a desidra-tação. Por isso, não economize os goles de água e sucos naturais e o consumo de frutas. Para manter a energia em alta, o ideal é fazer as três refeições principais, sem exageros, intercaladas por lanches. “Deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, comidas pesadas e doces em excesso”, indica Caroline Baretta, nutricionista do Super Mu-ffato. “Frutas, legumes e verduras podem estar

DE PEITO DE PERUWrap

PREPARO:Corte os tomates em tiras finas, tirando as sementes e o ex-cesso de água. Tempere-os a gosto com sal, azeite de oliva, pi-menta e manjericão picado. Reserve. Corte o pão sírio na hori-zontal, com cuidado para não rasgar a massa, de forma a ficar com quatro discos de pão. Em cada disco, passe uma camada não muito espessa de cream cheese, requeijão ou queijo cot-tage. Cubra com a alface crespa, acrescente a fatia de peito de peru e por cima coloque os tomates temperados. Enrole com cuidado, como se fosse um rocambole. Depois de enrolado, corte o wrap em dois. Se desejar, você pode amarrar o wrap com uma cebolinha levemente amolecida em água quente.

8 porções

INGREDIENTES:• 2 pães sírios• 100g de peito de peru fatiado• 2 tomates• 4 folhas grandes de alface crespa• Cream cheese, requeijão ou queijo cottage• Azeite de oliva• Manjericão • Pimenta • Sal

presentes em qualquer mesa e ainda são de fácil digestão, ajudando a manter o pique durante os dias de sol intenso”, complementa.

Melhor ainda é que os pratos leves não precisam ser magros em sabor. Confira, nas próximas pá-ginas, receitas que caem como uma pluma no seu estômago, renovam suas energias e alegram seu paladar. E, como ninguém é de ferro, fechamos com uma versão apimentada do drinque Mojito, que vai fazer bonito nas suas festas e happy hours de verão.

Shut

ters

tock

©

Page 12: Muffato 09

Especial Verãomuffato gourmet

12 l Revista Muffato

COM ABACAXI E MOLHO DE GENGIBRESalada verde

8 porções

INGREDIENTES:Molho• 1/2 xícara (chá) de creme vegetal Becel• 1 colher (sopa) de vinagre• 1/2 colher (chá) de gengibre fresco ralado• 1/2 colher (chá) de sal• 1 colher (sopa) de cebolinha picada

Montagem• 1 pé pequeno de alface americana• 1/2 maço de rúcula• 1 tomate grande, sem sementes, cortado em cubos• 2 fatias grossas de abacaxi cortado em cubos

Arq

uivo

© B

ecel

PREPARO:MolhoEm uma panela pequena, aqueça a margarina até derreter. Retire do fogo e junte o vinagre, o gengi-bre, o sal e a cebolinha. Reserve.

MontagemForre uma saladeira ou prato grande com as fo-lhas de alface e rúcula. Coloque os cubos de to-mate e abacaxi sobre as folhas e regue em segui-da com o molho reservado. Se preferir, substitua a rúcula por agrião ou alface crespa escura.

Page 13: Muffato 09

COM ISCAS DE FILÉSaladaPREPARO:Tempere as tiras de filé com o sal e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o creme vegetal e doure as tiras de filé. Reserve.

MolhoEm uma panela pequena, aqueça o creme vegetal sabor manteiga e doure o alho. Retire do fogo e deixe amor-nar. Junte o suco de limão, o sal e o cheiro-verde. Mis-ture delicadamente até que fique homogêneo. Reserve.

MontagemForre o fundo de uma saladeira ou prato grande com o agrião e cubra com metade do molho. Espalhe as is-cas de filé reservadas, o rabanete e o tomate sobre o agrião. Cubra com o restante do molho e misture deli-cadamente. Sirva em seguida ou mantenha na geladei-ra até o momento de servir.

8 porções

INGREDIENTES:• 1/2kg de filé mignon cortado em tiras• 1/2 colher (chá) de sal• 3 colheres (sopa) de creme vegetal Becel sabor manteiga

Molho• 2 colheres (sopa) de creme vegetal Becel sabor manteiga• 1 dente de alho picado• 3 colheres (sopa) de suco de limão• 1/2 colher (chá) de sal• 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

Montagem• 1/2 maço de agrião picado• 3 rabanetes médios ralados• 1 tomate grande cortado em cubos pequenos

Arq

uivo

© B

ecel

13Revista Muffato l

Page 14: Muffato 09

Especial Verãomuffato gourmet

14 l Revista Muffato

MOJITOHot

PREPARO:Coloque o açúcar, a pimenta e as folhas de hortelã em um copo alto. Macere sem moer demais a hortelã e complete o copo com gelo. Adicione o Bacardi e o limão, mexendo até diluir o açúcar. Complete com água com gás. Decore com um ramo de hortelã e uma tira bem fina de pimenta.

1 drinque

INGREDIENTES:• 50ml de Bacardi Superior• 7 folhas de hortelã• 2 fatias finas de pimenta dedo-de-moça sem sementes• 1 colher de sopa de açúcar• 15ml de suco de limão• Água com gás

Arq

uivo

© B

acar

di

COM CALDA DE UVA E SORVETEPeras light

PREPARO:Ferva o açúcar com o suco de uva e as espe-ciarias. Junte as peras e cozinhe-as até ficarem macias. Esfrie e reserve na geladeira. Decore com as especiarias e sirva gelada, acompanha-da de uma bola de sorvete diet de creme ou cre-me de leite light.

3 porções

INGREDIENTES:• 1/2 xícara (chá) de açúcar União Light (90g)• 500ml de suco de uva• 1 cravo-da-índia• 1 pau de canela pequeno• 1 pitada de noz-moscada• 3 peras tipo Willians com cabos, descascadas

e cortadas ao meio (cerca de 450g)• Especiarias para decorar

Arq

uivo

© A

çúca

r U

nião

Page 15: Muffato 09
Page 16: Muffato 09

Especial Sucosmuffato gourmet

16 l Revista Muffato

saúde!Um brinde à

Revitalize sua energia e elimine toxinas comsaborosas receitas de sucos funcionais

Sucos naturais são verdadeiros goles de saúde. Além de refrescar, eles oferecem um mix de nutrientes essenciais para o organismo,

hidratam, energizam e ajudam a eliminar toxinas. Quer ainda mais be-nefícios? “De acordo com os ingredientes escolhidos, os sucos podem apresentar propriedades especiais, direcionadas para objetivos especí-ficos de saúde: são os chamados sucos funcionais”, explica a nutricio-nista curitibana Fernanda Anita Ramos, especialista em Saúde Coletiva.

Além de fazer uma “limpeza” no organismo, os sucos funcionais agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na pre-venção de inúmeras doenças, facilitam o funcionamento intestinal e combatem o envelhecimento precoce das células. Isso porque são feitos a partir de frutas, vegetais crus, brotos e sementes germinadas ricos em fibras, vitaminas e minerais. Usar ingredientes frescos e, se possível, orgânicos deixa a combinação ainda mais poderosa. Sem falar na ausên-cia de conservantes, aromatizantes ou adoçantes artificiais, comuns aos sucos industrializados.

16 l Revista Muffato

por Rafaela Mercaldo

Page 17: Muffato 09

17Revista Muffato l

Shut

ters

tock

©

17Revista Muffato l

Page 18: Muffato 09

Especial Sucosmuffato gourmet

18 l Revista Muffato

SUCO DESINTOXICANTE • 1 cenoura• 1 pepino com casca• 1/2 beterraba crua • 1 xícara de hortelã • 1 limão inteiro (polpa e casca)

SUCO DA IMUNIDADE• 2 maçãs• 1 laranja descascada deixando a

parte branca• Ramos de manjericão a gosto• 1 limão inteiro (polpa e casca)

SUCO CALMANTE • 1 cenoura• 1 maçã • 1/2 alface (talo incluso) • 1 limão inteiro (polpa e casca)

SUCO DIGESTIVO • 1 xícara de abacaxi em cubos• 1 cenoura • 1 xícara de hortelã • 1 limão inteiro (polpa e casca)

SUCO ENERGÉTICO • 1 xícara de uva-itália sem as sementes• 3 kiwis • 1 laranja-pera descascada deixando a parte branca

PREPARE SEU SUCOPara que você possa aproveitar todos esses benefícios, a Revista Muffato pediu à nutricio-nista Fernanda para elaborar cinco receitas de sucos funcionais para nossos leitores. Pa-ra prepará-los, utilize o liquidificador ou uma centrífuga. Acrescente o mínimo possível de água para evitar diluir os nutrientes. O ideal é consumir sem coar, para que não haja perda de fibras, e não adoçar. Caso seu paladar exija um toque açucarado, experimente bater o suco com meia colher de sobremesa de frutas secas como uva-passa ou ameixa-preta picada.

Nos dias de calor, a recomendação da nutri-cionista é colocar uma pedra de gelo no suco. “O metabolismo ficará mais ativo, pois gastará energia para se aquecer do resfriamento pro-vocado pela água gelada”, ensina. Os horários mais corretos para tomar sucos funcionais são pela manhã, em jejum, e nos intervalos da ma-nhã ou da tarde. “O suco deve ser complemento de uma alimentação saudável e não um subs-tituto das refeições principais, como almoço e jantar”, alerta Fernanda. Ela lembra também que as misturas não devem ser guardadas na geladeira nem congeladas. Após o preparo, beba o suco em até 10 minutos – depois disso eles não terão as mesmas propriedades tera-pêuticas e nutricionais.

Shut

ters

tock

©

Page 19: Muffato 09
Page 20: Muffato 09

20

Ideias em Família

l Revista Muffato

muffato gourmet

Pequenos

chefsCozinhar em família é um passatempo divertido e instrutivo para as crianças

Cozinha é lugar de criança? Com a devida supervisão, é, sim, e traz mais benefícios aos pequenos do que se pode imaginar.

“Ao inserir a criança no preparo dos alimentos, está se ensinan-do muito mais do que culinária. Está se ampliando o repertório alimentar dela. A criança prova o que não provaria antes. Entra em contato com a alimentação natural e passa a sentir a diferen-ça dos sabores artificiais e industrializados”, afirma Betty Kövesi Mathias, responsável pelas turmas infantis e diretora da tradi-cional Escola Wilma Kövesi de Cozinha, de São Paulo, uma das pioneiras em cursos de culinária para crianças.

Fazer os pequenos experimentarem legumes e preferirem os alimentos naturais já seria a glória para muitas mães, mas a educação culinária tem ainda mais a oferecer. Cozinhar é uma experiência sensorial que aguça o paladar, o olfato, o tato e a visão, estimula a coordenação motora, a independência e pode envolver conhecimentos que vão do vocabulário à matemática, dependendo da idade da criança e do enfoque da experiência.

VALE LAMBER OS DEDOSMas também – e por que não? – pode ser simplesmente uma deliciosa atividade em família. “Cozinhar é uma atividade lúdi-ca. A experiência é divertida por si só”, diz Betty. Ela recomenda que os pais escolham receitas simples, que privilegiem o uso de liquidificador e forno, e separem facas sem ponta (veja outras dicas de organização e segurança na página 22). Segundo a pro-fessora, todas as faixas etárias podem participar. “Cozinha não tem idade. Crianças de três anos podem ajudar fazendo bolinhas de massa, por exemplo. O importante é adequar as atividades à capacidade motora da criança, respeitando sempre sua indepen-dência e autonomia”, explica.

por Alessandra Stromberg

Page 21: Muffato 09

21Revista Muffato l

Shut

ters

tock

©

Cozinhar estimula os pequenos a experimentar novos alimentos e sabores, ajudando-os a fazer

escolhas mais saudáveis

Page 22: Muffato 09

Ideias em Famíliamuffato gourmet

l Revista Muffato22

Mas são os adultos, claro, que devem executar tare-fas como acender o fogão e colocar e retirar pratos do forno. Antes de começar a atividade, objetos perigosos devem ser guardados e as regras de segurança, ex-plicadas. Se há muitas crianças envolvidas ou os pais estão um pouco inseguros, é possível buscar receitas que usem apenas a mistura de ingredientes frios, pa-ra evitar que as crianças mexam com o forno. “Elas podem preparar sobremesas deliciosas, saladas de frutas e sucos sem qualquer risco para sua seguran-ça”, ensina a nutricionista Graziela Lucci Peroza, da Risa Refeições Empresariais, que é responsável pelos lanches e refeições em diversas escolas paranaenses.

O mais importante é lembrar de deixar fluir o prazer de cozinhar, de ver a transformação dos alimentos, que é algo que encanta as crianças. “E vale lamber o dedo, a colher, raspar a tigela... porque tudo isso é di-vertido e faz parte da experiência. Levar as crianças para a cozinha é muito gratificante, uma farra!”, cele-bra a professora Betty Kövesi.

DICAS DE ORGANIZAÇÃO E SEGURANÇA

Separe as receitas e ingredientes com antecedência. Remova objetos perigosos da cozinha. Prenda o cabelo das crianças com lencinhos ou bonés. Vista-os com roupas confortáveis e práticas, sem mangas arrastando. Calce-os com sapatos fechados, que evitam acidentes com objetos ou

líquidos derrubados. Explique de forma simples as regras de organização e higiene, com

enfoque na importância de lavar as mãos. Deixe um paninho úmido ao alcance, para limpar a bancada.

A PARTIR DE 3 ANOS – pode receber a massa pronta para modelar em bolinhas ou com forminhas

DE 5 A 8 ANOS – pode receber os ingredientes separados para misturar

DE 9 A 13 ANOS – pode medir as quantidades e preparar a massa

A PARTIR DE 13 ANOS – pode fazer tudo, com supervisão

Fonte: Betty Kövesi Mathias

A atividade certa A atividade certa A atividade certa para cada idadepara cada idadepara cada idade

Page 23: Muffato 09
Page 24: Muffato 09

Capamuffato gourmet

24 l Revista Muffato

Page 25: Muffato 09

“Não tem jeito. Quando você gosta mesmo de algo, faz e refaz até ficar como você quer”. Antes mesmo da entrevista começar, o comentário

do chef Junior Costa – feito ao observar os incansáveis fotógrafos buscando o clique ideal para suas receitas – já revelava seu gosto pelo talento lapidado. Dono de uma simpatia cativante e cheio de criatividade, o chef participou ati-vamente da sessão que clicou os pratos que ele preparou com exclusividade para a Revista Muffato.

Paulistano, casado há 17 anos, pai de três filhos, Junior Costa irradia a ale-gria e a determinação daqueles que ganham a vida fazendo o que realmente amam. Nem chegou aos 40 anos e já acumula mais de 23 anos de carreira, brilhantemente ilustrada pelo trabalho com alguns dos maiores nomes da alta gastronomia mundial, como os chefs Paul Bocuse, Alain Ducasse, Emmanuel Bassoleil, Patrick Ferry, Giancarlo Bolla e o celebrado crítico Paulo Cupertino. Já atuou em restaurantes e grandes redes hoteleiras como Sofitel, Casa Gran-de Hotel Resort & Spa, Gran Meliá, Unique, Refúgio Cheiro de Mato e Bourbon. Sem falar nos convites para atuar nos mais celebrados eventos mundiais, co-mo a inauguração do hotel sete estrelas Burj Al Arab, em Dubai.

“Para quem começou do nada, lavando panelas, e hoje está entre os 20 me-lhores chefs do Brasil, sei que conquistei muita coisa. Mas sou a mesma pes-soa. Eu amo cozinhar. E faria isso mesmo que fosse de graça”, resume com simplicidade. Costa começou cedo, ainda adolescente, como chapeiro em uma lanchonete que fazia parte dos negócios do chef Laurent Suaudeau. “Ele foi um paizão para mim, o meu maior incentivador”, revela. “Ele dizia que um dia eu seria um grande chef e me fez acreditar nele”.

Depois de uma temporada em São Paulo, Costa voltou no final do ano passado à capital paranaense, onde já havia comandado a cozinha do Hotel Bourbon. Agora à frente dos empreendimentos gastronômicos do Pestana Curitiba, ele recebeu a Revista Muffato para uma entrevista no restaurante principal do hotel, o Cais da Ribeira, onde dedica-se a inovar com seu toque contemporâ-neo uma das cozinhas portuguesas mais respeitadas da cidade.

25Revista Muffato l

Em busca da

Chef brasileiro com trânsito livre na alta gastronomia internacional, Junior Costa fala sobre sua trajetória e apresenta receitas especiais

PERFEIÇÃO

O chef Costa no Cais da Ribeira: pratos unem sabor e beleza para

atingir todos os sentidos

Fotos: Anderson Kochinski/Meliess por Alessandra Stromberg

Page 26: Muffato 09

No início, você imaginou que a gastronomia o levaria longe?No começo, eu não achava que seria um chef reconhecido. Não tinha apoio de praticamente ninguém. E naquela época havia um preconceito muito grande com homens que optavam pela cozinha. Depois, com o tempo, eu mesmo passei a ficar impres-sionado com o respeito que outros chefs me dedicavam, princi-palmente os estrangeiros, em encontros como as reuniões da Associação Brasileira de Alta Gastronomia.

Quais foram os profissionais que mais o influenciaram?O meu relacionamento com o chef Laurent Suaudeau foi mes-mo como de pai e filho. Durante anos, ele pagou meu salário enquanto eu estudava. Eu trabalhava nos fins de semana e durante a semana estudava. Foi ele também que me indicou para trabalhar com Paul Bocuse no Canadá. Paulo Cupertino e Patrick Ferry foram outras duas grandes influências, pela convivência maior que tivemos.

Sua formação inclui a especialização nas cozinhas italianas e francesa, mas sua trajetória revela o gosto por experimentar e inovar. Como classifica a sua culinária?Eu atuo com a cozinha contemporânea, porque ela é mo-derna, nova, pega todas as cozinhas e permite dar ênfase em uma gastronomia sem desconsiderar outras referên-cias. Antes da culinária contemporânea tudo era mais fechado, conservador. Essa vontade de renovação é uma coisa minha, está em mim. Como eu passei por todas as áreas possíveis, boulangerie, patisserie, cozinha quente e muito mais, isso cria uma abordagem e apresentação dos pratos totalmente diferente de alguém que só trabalhou em cozinha quente, por exemplo. Eu faço até esculturas em gelo, esculturas em fruta – passei por tudo isso.

Junior Costa à vontade com membros de sua equipe na cozinha do Cais da Ribeira, restaurante do Hotel Pestana Curitiba

Capamuffato gourmet

A cozinha contemporânea é moderna, permite dar ênfase em uma gastronomia sem desconsiderar outras referências. Essa vontade de renovação está em mim.

26 l Revista Muffato

Page 27: Muffato 09

Como é o seu processo de criação dos pratos? da onde vem a inspiração?Da experiência adquirida com o trabalho e com os outros chefs. Também viajo. Leio muito. Mas tem essa coisa da inspiração que vem do alto mesmo, vem de Deus. Eu vou contar uma coisa: 17 anos atrás, no começo da mi-nha carreira, eu costumava sonhar com pratos que faço hoje. Na época, eu pensava “isso é loucura da minha cabeça”. Ainda não tinha confiança para executar essas ideias. Alguns desses pratos só executei depois de ser um chef reconhecido.

Como você investe na sua formação?Pretendo continuar estudando. Sou formado em Gastronomia e como Cozi-nheiro Chef Internacional pelo Senac de São Paulo, sou técnico em nutrição, fiz pós-graduação em administração hoteleira, agora quero fazer um doutorado. Já fiz inglês, espanhol, francês. Nunca se sabe tudo. Laurent e Bocuse sempre diziam que no dia que você parar de aprender, pode parar de trabalhar também.

Qual a diferença entre atuar no brasil e no exterior?Lá fora o chef é valorizado como um médico, alguém que cuida da saúde das pessoas através da alimentação. Aqui, você é só um chef de cozinha. Fora do país, o respeito é muito maior. Mas acredito que o Brasil vai chegar a isso. O Brasil amadureceu muito gastronomicamente, mas tem muito mais a amadurecer.

hoje em dia, grandes chefs são tratados como celebridades. Como vê a badalação em torno da profissão?Essa questão tem dois lados. De um, há maior respeito e o re-conhecimento do mercado. De outro, a profusão de cursos faz a pessoa achar que ser chef é só glamour. Não é glamour. Tem o dia a dia na cozinha, tem que saber escolher o peixe, conhecer os legumes por dentro e por fora, lidar com o paladar e fazer tudo is-so equilibrando custos. Tem o lado artístico, mas o resto é a corrida diária. Trabalho no mínimo 12 horas por dia, às vezes 15, até 20. Precisa de muito suor e dedicação.

Você já cozinhou para celebridades como Madonna, arnold schwarzenegger, Julio Iglesias, Xuxa e muitos outros. alguma o marcou em especial?Esse é um dos aspectos que constroem o glamour da área. Há famosos que são meus clientes há anos, como Julio Iglesias e José Carreras. O falecido Roberto Marinho mandava um helicóptero me buscar para atender sua família em Angra dos Reis. Mas uma personalidade que me marcou foi o Ray Charles. Ele era uma pessoa muito educada e bacana.

Como é o seu processo de criação dos pratos? da onde vem a inspiração?Da experiência adquirida com o trabalho e com os outros chefs. Também viajo. Leio muito. Mas tem essa coisa da inspiração que vem do alto mesmo, vem de Deus. Eu vou contar uma coisa: 17 anos atrás, no começo da mi-nha carreira, eu costumava sonhar com pratos que faço hoje. Na época, eu pensava “isso é loucura da minha cabeça”. Ainda não tinha confiança para executar essas ideias. Alguns desses pratos só executei depois de ser um

Pretendo continuar estudando. Sou formado em Gastronomia e como Cozi-nheiro Chef Internacional pelo Senac de São Paulo, sou técnico em nutrição, fiz pós-graduação em administração hoteleira, agora quero fazer um doutorado. Já fiz inglês, espanhol, francês. Nunca se sabe tudo. Laurent e Bocuse sempre diziam que no dia que você parar de aprender, pode parar de trabalhar também.

Lá fora o chef é valorizado como um médico, alguém que cuida da saúde das pessoas através da alimentação. Aqui, você é só um chef de cozinha. Fora do país, o respeito é muito maior. Mas acredito que o Brasil vai chegar a isso. O Brasil amadureceu muito gastronomicamente, mas tem muito

hoje em dia, grandes chefs são tratados como celebridades. Como vê

Essa questão tem dois lados. De um, há maior respeito e o re-conhecimento do mercado. De outro, a profusão de cursos faz a

. Tem o dia a dia na cozinha, tem que saber escolher o peixe, conhecer os legumes por dentro e por fora, lidar com o paladar e fazer tudo is-so equilibrando custos. Tem o lado artístico, mas o resto é a corrida diária. Trabalho no mínimo 12 horas por dia, às vezes 15, até 20. Precisa

Você já cozinhou para celebridades como Madonna, arnold schwarzenegger, Julio Iglesias, Xuxa e muitos outros. alguma o marcou em especial?

da área. Há famosos que são meus clientes há anos, como Julio Iglesias e José Carreras. O falecido Roberto Marinho mandava um helicóptero me buscar para atender sua família em Angra dos Reis. Mas uma personalidade que me marcou foi o

A humildade tem que estar acima de todas as coisas. Porque com humildade você conquista todo o resto: a sensibilidade para o paladar, o compromisso da equipe e os clientes.

27Revista Muffato l

Page 28: Muffato 09

Cozinhe como um verdadeiro chef

Humildade é importante para um chef? A humildade tem que estar acima de todas as coisas. Porque com hu-mildade você conquista todo o resto: a sensibilidade para o paladar, o compromisso da equipe, os clientes.

Como é o chef Costa como líder de equipe?Hoje sou mais flexível como administrador, sei como motivar alguém que não quer trabalhar, como manter na equipe alguém que pensava em sair. Antes, por causa da inexperiência, era mais rígido. Minha mulher me ensinou muito sobre isso. Uma vez, num trabalho, briguei com toda a equipe porque as coisas não estavam como deveriam. Era o casamento do Faustão. Quando cheguei em casa desabafei com minha mulher e ela me disse: “Você está errado. Você não é o chefe deles. Você é o espelho deles. Se você agir assim, vai acabar perdendo sua equipe.” Tirei dois dias de folga e quando voltei, reuni todo mundo e pedi desculpas. Eles me aplaudiram. É importante também não ter medo de passar o que você sabe. Dar oportunidade para os outros crescerem. Ser imparcial na cozinha, com profissionalismo, honestidade e integridade.

Você é paulistano, já morou fora e viajou muito. Como é morar no Paraná?Entre idas e vindas, já são cinco anos em Curitiba. Eu amo essa cidade. É pequena, perto de São Paulo, mas tem muitas opções. Gastronomica-mente, o curitibano é exigente: paga menos e exige mais em relação a São Paulo. Além disso, minha mulher é paranaense, minha família está aqui. E, você sabe, paranaense tem a mão boa para cozinhar.

O que falta para conquistar?Quero ser chef corporativo de rede hoteleira, ou seja, chefiar todos os restaurantes e empreendimentos gastronômicos de uma rede. Não desisto nunca. Foco o objetivo e vou em frente, mas sem precisar der-rubar ninguém.

Qual a sua maior alegria como chef?Ver o cliente sair feliz e satisfeito porque você atingiu os cinco sentidos dele. Uma boa refeição você nunca esquece.

Capamuffato gourmet

Nas próximas páginas, Junior Costa preparou uma refeição de alta gastronomia completa para você surpreender sua família ou amigos. E ele garante: apesar da sofisticação, são receitas simples de fazer. Não esqueça de caprichar na apresentação e aguarde os aplausos!

28 l Revista Muffato

Page 29: Muffato 09

com manga e papaia ao pesto de coentro

INGREDIENTES:• 4 camarões 30X40 • 1 manga • 1 mamão Papaia • Coentro a gosto• Sal a gosto• Nozes a gosto• Queijo parmesão a gosto• 1/2 dente de alho• Azeite • Tomilho-limão a gosto• 1 pimenta dedo-de-moça

Timballe de camarão

ENTRADA

PREPARO:Limpe o camarão, faça um corte tipo borboleta e leve-o ao forno durante 10 minutos à temperatura de 100 °C, temperado com azeite, sal e tomilho-limão. Reserve na geladeira ou coloque em uma vasilha com gelo. Em seguida, descasque a manga e o papaia, corte à brunoise (formato de pequenos dados iguais) e monte como um aro em camadas. Coloque por cima o camarão cortado em lâminas.

Para fazer o pesto de coentro, higienize-o bem. Leve-o ao liquidificador, juntamente com as nozes, o parmesão, o alho e o azeite, com algumas pitadas de sal. Bata tudo até atingir uma forma homogênea e regue por cima do camarão.

29Revista Muffato l

Page 30: Muffato 09

INGREDIENTES:• Bacalhau – 250g• Azeite extra virgem a gosto• Tomilho-limão a gosto• Ervas finas a gosto• Nozes – 0,10g• Castanhas – 0,10g• Pistache – 0,20g• Farinha de rosca – 0,30g• Cebola-roxa – 100g• Tomatines – 0,50g• Manjericão a gosto• Batata – 1 und• Damasco – 0,50g• Parma – 0,20g• Grand Marnier (licor de laranja) a gosto

PREPARO:Bacalhau em crosta – Primeiro, dessalgue e limpe o bacalhau, retirando todas as espinhas e a pele. Depois, coloque as folhas de tomilho-limão em cima, regando com azeite, e leve ao forno à temperatura de 180 °C durante 20 minutos. Reserve. Triture as ervas finas e misture-as com a farinha de rosca, colocando em cima do bacalhau. Leve a uma salamandra (gratinador) e reserve. Leito de cebola e tomatines – Corte a cebola à julienne (tiras finas) e os tomatines ao meio. Depois, faças-as sauté com azeite e adicione, no final, o manjericão, fazendo um leito para colocar o bacalhau em cima. Batata recheada – Descasque a batata e corte em um quadrado grande. Com um baleador, retire o meio e cozinhe as sobras da batata com o damasco no Grand Marnier. Faça um purê de damasco e recheie o meio da batata. Depois, coloque o parma e leve ao forno por alguns minutos, até dourar, e sirva.

em crosta de ervas finas em leito de cebola-roxa e tomatines com manjericão e batata recheada com mousse de damasco e parma

Bacalhau

PRATO PRINCIPAL Harmonização: prove este bacalhau com o vinho verde português Varanda do Conde.

Sugestão do maitre do Cais da Ribeira, Walter José Reichert

Capamuffato gourmet

30 l Revista Muffato

Page 31: Muffato 09

de frutas vermelhas com ganache de chocolate e sorvete com confit de kinkan

INGREDIENTES:• 5 ovos• 5 gemas• 165g de açúcar• 100g de farinha de trigo• 250g de chocolate amargo picado• 250g de manteiga• 250g de frutas vermelhas (amora, mirtilos, morango,

morango silvestre e framboesa)• 1 laranja japonesa (kinkan)• 1 xícara de Grand Marnier

Petit gâteau

SOBREMESA

PREPARO:Derreta o chocolate com a manteiga e acrescente os ovos e as gemas já batidos. Depois de misturar bem, acrescente o açúcar e a farinha de trigo e, por último, coloque no meio da forma untada as frutas vermelhas. Leve ao forno à temperatura de 180 °C, por oito minutos. Corte a casca da kinkan em tiras, sem a parte branca, e depois acrescente o Grand Marnier, o açúcar e o cravo. Deixe reduzir até ter uma forma homogênea e sirva sobre uma bola de sorvete de creme.

31Revista Muffato l

Page 32: Muffato 09

32 l Revista Muffato

Bodegamuffato gourmet

Velho MundoSob a tradição do

Exclusividade do Super Muffato no Brasil, a vinícola espanhola Félix Solís apresenta uma carta que vai de

varietais jovens e fáceis a cuvées refinados

Div

ulga

ção

por Ricardo Ampudia

Page 33: Muffato 09

33Revista Muffato l

Estabelecido em diversas regiões vitivinícolas da Espanha, o grupo Félix Solís Avantís conseguiu reunir as melhores uvas

de seu país em vinhos espetaculares e acessíveis. A produção é fruto de uma união entre a bodega Félix Solís, com parreirais nas regiões com Denominação de Origem Valdepeñas e La Mancha, e a bodega Pagos Del Rey, com plantio nas regiões com D.O. Rueda, Toro, Ribeira del Duero e DOC Rioja.

Buscando o mercado internacional com produtos de excelente custo-benefício, a Félix Solís exporta seus produtos para cerca de cem países, como Japão, Estados Unidos e República Checa. No Brasil, seus vinhos são encontrados com exclusividade na Adega Selection da Rede Super Muffato. A Félix Solís também é uma das poucas vinícolas espanholas a investir pesado no mercado asiáti-co, com uma engarrafadora em Xangai, na China.

“Nos últimos dez anos pudemos expandir comercialmente e tam-bém ganhar o reconhecimento internacional de nossos vinhos, que contam com um portfólio cada vez mais diversificado, em especial com as bodegas das regiões da Rioja, Rueda, Ribera del Duero e Toro”, conta Inmaculada Morena, gerente de marketing internacio-nal da marca.

Entre as uvas engarrafadas nos rótulos da Félix Solís estão a Mal-vasia, uva branca de origem grega que produz vinhos delicados, e a Tempranillo, tradicional cepa espanhola, conhecida por seus vinhos aromáticos e equilibrados, espalhada pela região de Castilla-La Mancha. Apesar desta uva também se desenvolver bem na América do Sul, a qualidade dos parreirais de Tempranillo de meio século da vinícola espanhola é um diferencial.

Mesmo assim, os bons vinhos da vizinhança sul-americana pesaram na estratégia da Félix Solís Avantís para fazer sua estreia no merca-do brasileiro. “Para entrar no país, procuramos nos posicionar como referência em vinhos espanhóis. Para isso, buscamos parceiros só-lidos, que saibam transmitir a qualidade do vinho que elaboramos”, diz Inmaculada. Conheça agora alguns rótulos de destaque que você encontra na Adega Muffato.

Nos parreirais da Félix Solís, as uvas têm dia e hora certos para a colheita manual.

A tradição produz rótulos variados, apreciados em mais de cem países

Page 34: Muffato 09

34 l Revista Muffato

Bodegamuffato gourmet

GRAN BAJOZ TINTO

Esse talvez seja o grande vinho da Fé-lix Solís. Cultivada em vinhedos com mais de um século de idade, a Tinta de Toro, como é chamada a Tempranillo que cresce na D.O. Toro, é cuidado-samente selecionada e colhida à mão. A produção é bastante exclusiva, com apenas 5 mil garrafas por safra. O re-sultado é um vinho excepcional, que busca o equilíbrio perfeito entre o pa-ladar frutado de um vinho jovem e a elegância do envelhecimento em to-néis de carvalho francês. O acompa-nhamento ideal são carnes assadas e pratos contemporâneos.

ORQUESTRA TEMPRANILLO

Varietal da uva símbolo da Espanha, a Tempranillo, colhida em parreirais da região de Castilla-La Mancha, este vinho equilibra os níveis certos de do-çura e acidez. A coloração é vermelho profundo com tons púrpura, aroma de framboesa e um toque de violeta, com notas de frutas negras. Acompanha bem carnes vermelhas e patês.

Barris de carvalho francês, utilizados para maturação de

vinhos da Félix Solís

Div

ulga

ção

Page 35: Muffato 09

35Revista Muffato l

PEÑASOL TEMPRANILLO GARNACHA

Corte das uvas Tempranillo e Gar-nacha, uma variedade quase não usada em varietais, apresenta cor cereja, aromas frutados e na boca se mostra bastante equilibrado. Um vinho mais simples, fácil de beber. Harmoniza bem com arroz, patês e carnes.

BAJOZ MALVASÍA BLANCO

De uma cepa minoritária das terras da região de Toro, o Bajoz Malvasía é um vinho branco bastante delica-do, colhido em vinhedos com cerca de 50 anos, cujas uvas passam por criteriosa seleção. Na boca, uma gama de notas como flor de amên-doa, frutas verdes, maçã, abacaxi e mel o torna bastante aromático e com boa acidez. A indicação é to-má-lo como aperitivo, entre 5 e 8 °C. Uma excelente pedida para os dias quentes de verão.

Div

ulga

ção

A colheita manual é um ritual de delicadeza e tradição

Page 36: Muffato 09

Adegamuffato gourmet

36 l Revista Muffato

DOMADOSLOBUNO 2007

Proveniente das terras vinícolas de Mendoza, na Argentina, este corte mantém o corpo da uva Malbec, tra-dicional da região, com o equilíbrio das uvas Merlot (25%) e Cabernet Sauvignon (15%). Na boca apresen-ta notas de ameixa passa e cerejas, com taninos agradáveis. Acompa-nha bem massas com molhos sua-ves ou salgados.

VINHO VERDEALTOVISO

Tradicional vinho do noroeste de Portugal, reúne as castas Arinto, Trajadura e Loureiro em um vinho verde branco com acidez controla-da. Na boca se mostra jovem com um toque de vegetal verde. Excelen-te para acompanhar frutos do mar.

SelectionAdega

TENUTA CA’BOLANI CABERNET FRANC

Um italiano elegante de coloração rubi, este varietal de Cabernet Franc apresenta notas florais e de groselha vermelha e negra. Na boca é encor-pado e equilibrado, com taninos leves. Harmoniza bem com carnes assadas e grelhadas.

TENUTA CA’BOLANI

Page 37: Muffato 09

37Revista Muffato l

ASTI ZONIN

O Asti é um tipo especial de espumante, que passa por um processo diferencia-do de fermentação, tradicional da re-gião de Piemonte, na Itália. Feito a partir da uva Moscato Bianco, é doce com mo-deração, fresco e frutado. Ideal para consumir com frutas e sobremesas.

Hélio Bello, o sommelier do Super Muffato, indica aos amantes dos bons vinhos seis opções para paladares variados. Da Argentina e Chile a Portugal e Itália, você pode cruzar o oceano em deliciosos goles de brancos e tintos selecionados

VIÑA MARCHARDONNAY

Varietal desta uva clássica vem de parreirais do Valle de Casablanca, no Chile, a 30km do Oceano Pacífico. É um vinho intenso e frutado, com aromas de melão e pêssego. Na boca equilibra frutas e madeira. Bebe-se entre 10 e 12 ºC e acompanha bem peixes, mas-sas e queijos fortes.

POÇAS 10 YEARSOLD TAWNY

Este Vinho do Porto, produzido comum blend das uvas Touriga Nacio-nal Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Roriz e Tinta Barroca, envelhece 10 anos na garrafa. Tem coloração cas-tanho-aloirado, e aroma de frutas e madeira. Bastante encorpado e com-plexo, como é este tipo de vinho, com 20% de álcool.

Page 38: Muffato 09

38 l Revista Muffato

Page 39: Muffato 09

39Revista Muffato l

Carnes MagrasReceitas com carnes brancas e

cortes bovinos de baixo teor de gordurapara um cardápio saudável

CONSULTORIA NUTRICIONAL: Caroline Baretta, nutricionista da Rede Super MuffatoCRN-8 2983

39Revista Muffato l

Page 40: Muffato 09

MUFFATO GOURMET

Clube da Culinária

DE PEITO DE PERU, QUEIJO E IOGURTE

INGREDIENTES:• 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal • 2 copos de iogurte desnatado • 500g de peito de peru defumado Batavo• 1kg de queijo minas frescal • 1 cebola ralada• 4 tomates sem pele e sem sementes• 1 xícara (chá) de água• 2 colheres (sopa) de mostarda• 3 colheres (sopa) de catchup• 200g de champignon• 3 colheres (sopa) de cheiro-verde• 1 colher (sopa) de molho inglês• Sal e pimenta-do-reino a gosto

Dica

Strogonoff6 porções

PREPARO:Corte o queijo em tiras e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte os tomates e cozinhe até formar um molho. Acrescente a água e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Coloque o peito de peru, a mostarda, o catchup, o champignon, o cheiro-verde, o molho inglês, o sal e a pimenta-do-reino. Junte o queijo e, quando começar a amolecer, acrescente o iogurte. Deixe por dois minutos e retire do fogo. Não deixe ferver. Sirva a seguir.

INGREDIENTES:• 1 colher (sopa) de azeite• 500g de paleta cortada em cubos• 1 dente de alho amassado• 1 cebola média cortada em cubos• 1/2 colher (chá) de tomilho fresco• 1 colher (chá) de sal• 2 xícaras (chá) de água• 1 cenoura pequena cortada em rodelas• 150g de mandioquinha cortada em

rodelas• 1 xícara (chá) de maionese Hellmann’s • 1/2 xícara (chá) de pêssego em calda

cortado em cubos• 1/2 xícara (chá) de abacaxi em calda

cortado em cubos

PREPARO:Em uma panela de pressão, aqueça o azeite em fogo médio e frite a carne por cinco minutos ou até dourar. Junte o alho, a cebola e frite mais um pouco. Adicione o tomilho, o sal e a água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos, contados a partir do início da pressão. Apague o fogo, aguarde sair todo o vapor e verifique o cozimento. Se necessário, cozinhe por mais cinco minutos ou até ficar macio. Coloque a cenoura, a mandioquinha e cozinhe, com a panela destampada, por 15 minutos ou até ficarem macias. Acrescente a maionese e misture até ficar homogêneo. Retire do fogo, junte o pêssego e o abacaxi. Sirva em seguida.

A substituição do creme de leite por iogurte desnatado torna a receita menos calórica e gordurosa, o que é recomendado não só para quem quer emagrecer, mas para quem está atento aos índices de colesterol. O iogurte é um ótimo companheiro da flora intestinal e também é rico em vitaminas e minerais, como o cálcio, que ajuda a prevenir a osteoporose.

Comentário nutricional

Prefira sempre o uso de ervas frescas, pois contribuem com substâncias que dão aroma aos pratos, tornando-os mais apetitosos. O aroma do tomilho aparece quando as folhas são amassadas, cortadas ou esfregadas entre os dedos.

Comentário nutricional

AGRIDOCEPicadinho6 porções

Arq

uivo

© B

atav

o

Arq

uivo

© H

ellm

ann`

s

40 l Revista Muffato

Page 41: Muffato 09

41Revista Muffato l

COM FRUTAS VARIADAS

INGREDIENTES:• 1 caixa de Chicken Fillet Perdigão (580g) • 2 caixas de morangos frescos fatiados• 1 xícara (chá) de figo fresco cortado em

rodelas• 1 xícara (chá) de abacaxi fresco cortado em

cubos• 1/2 xícara (chá) de nozes picadas• 3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada• 3 colheres (sopa) de suco de limão• 3 colheres (sopa) de vinagre • 1 colher (sopa) de açúcar

Arq

uivo

© S

adia

Dica

8 porções

PREPARO:Em um recipiente, misture os morangos, os figos, o abacaxi e as nozes. Misture a cebolinha, o suco de limão, o vinagre, o açúcar e adicione à salada. Leve para a geladeira até a hora de servir. Prepare o Chicken Fillet conforme as instruções da embalagem ou doure filés de peito de frango e sirva-os acompanhados da salada.

INGREDIENTES:• 1kg de maminha (em peça)• 6 dentes de alho sem casca e inteiros• 1 colher (chá) de sal• 1 colher (sopa) de maionese Hellmann’s• Óleo para untar

Molho• 1 colher (sopa) de óleo• 1 cebola pequena picada• 3 tomates médios, sem pele e sem

semente, picados• 50g de queijo coalho ralado • 1 xícara (chá) de maionese Hellmann’s

PREPARO:Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte com óleo uma assadeira retangular média. Em uma tigela, coloque a carne e faça seis furos profundos. Em cada um, introduza um dente de alho. Tempere com sal e espalhe a maionese. Coloque na assadeira, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 50 minutos. Retire o papel e deixe por mais 10 minutos ou até dourar. Reserve.

As frutas cítricas são fontes de vitamina C, importante para a absorção do ferro presente nos alimentos, em especial nas car-nes. Para preservar o máximo da vitamina C dos alimentos, o tempo entre o preparo e o consumo deve ser o menor possível.

Comentário nutricional

O alho é bactericida, anti-hipertensivo, previne doenças cardiovasculares e combate os radicais livres através de sua ação antioxidante. A maioria destas propriedades pode ser potencializada quando o alho é cortado ou triturado, mas fique atento ao calor, que pode destruir seus princípios ativos.

Comentário nutricional

COM ALHOFraldinha4 porções

Frango

MolhoEm uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio. Doure a cebola. Junte o tomate e refogue por cinco minutos ou até desmanchar. Misture metade do queijo coalho e reserve. Em uma superfície lisa e seca, coloque a carne e fatie. Coloque em uma travessa, cubra com o molho reservado e polvilhe o restante do queijo. Sirva em seguida.

Arq

uivo

© S

adia

MUFFATO GOURMET

Clube da Culinária

Arq

uivo

© P

erdi

gão

Arq

uivo

© H

ellm

ann`

s

41Revista Muffato l

Page 42: Muffato 09

COM PALMITO

INGREDIENTES:• 600g de cação cortado em cubos• 2 colheres (chá) de sal• 1/2 xícara (chá) de creme vegetal Becel Azeite de Oliva• 1 cebola pequena picada• 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco• 1 xícara (chá) de palmito cortado em cubos• 2 tomates, sem pele e sem sementes, picados• 2 colheres (sopa) de amido de milho Maizena• 1 e 1/2 xícara (chá) de leite desnatado• 1 caixa (200g) de creme de leite light• 1 colher (sopa) de salsinha picada

Dica

Cação4 porções

PREPARO:Em uma tigela, tempere o cação com uma colher (chá) de sal. Reserve. Em uma panela média, aqueça duas colheres (sopa) de creme vegetal e refogue a cebola por um minuto. Junte o cação reservado e cozinhe por três minutos. Acrescente o vinho, o palmito e metade do tomate picado. Cozinhe por cinco minutos. Espalhe em um refratário médio e reserve. Preaqueça o forno em temperatura média (180 ºC). Em uma panela pequena, dissolva o amido de milho no leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, acrescente o restante da margarina e do sal. Adicione o creme de leite e espalhe sobre o peixe reservado. Cubra com o restante do tomate e leve ao forno por 20 minutos. Sirva quente.

INGREDIENTES:• 150g de salmão• 150g de hadoque• 1 cebola-roxa• 2 colheres (sopa) de salsinha• 1/2 maçã-fuji• Suco de 2 limões sicilianos• 1 colher (café) de mostarda• 3/4 colher (sopa) de amido de milho• 1 e 1/2 xícara (chá) de leite integral Batavo• 1/2 colher (sopa) de mel• Sal a gosto• Pimenta-do-reino a gosto

PREPARO:Corte o peixe em pequenos cubos, pique a cebola, a salsinha e misture. Cubra com um filme plástico e reserve na geladeira. Numa panela em fogo baixo, dissolva metade da porção de leite integral com o amido de milho até engrossar. Misture o restante do leite e desligue o fogo. Em seguida, acrescente o limão, a mostarda e o mel. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e reserve. Fatie finamente as maçãs. Distribua o tartar sobre as lâminas de maçã e sirva com o molho à parte.

O cação, entre alguns outros peixes, é mais suscetível à contaminação por metais pesados e toxinas por não possuir escamas, que funcionam como uma barreira à absorção de impurezas. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados na hora da com-pra: certifique-se da origem do pescado, observe a refrigeração, a aparência e o odor e verifique se a carne está firme. Uma dica é pressionar a carne com os dedos; se não ficarem marcas significa que é fresco.

Comentário nutricional

Peixes como o salmão e o hadoque apresentam um baixo nível de gordura saturada, proteínas de boa qualidade e fácil digestão. Fontes de ômega-3, um tipo de gordura benéfica ao organismo, auxiliam na prevenção de doenças cardíacas, provocando o aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e a diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim).

Comentário nutricional

DE PEIXE E MAÇÃTartar4 porções

MUFFATO GOURMET

Clube da Culinária

Arq

uivo

© M

aize

na

Arq

uivo

© B

atav

o

42 l Revista Muffato

Confira o Clube da Culinária na internet: receitas, dicas nutricionais e cursos gratuitos para você! muffato.com.br > clube da culinária

Page 43: Muffato 09
Page 44: Muffato 09

Sabores da EstaçãoMUFFATO GOURMET

44 l Revista Muffato44 l Revista Muffato

por Chef Maurício Pereira

S alve, leitores da Revista Muffato. Esta é a minha estreia na sua revista e estou empolgado para trocar ideias gastronômicas com vocês. Minha proposta é apresentar receitas que tragam produtos da época e o sabor da

estação – e quem sabe um toque de novidade para seu cardápio também.

No dia a dia, percebo que muita gente ainda hesita em testar novos temperos. Mas na cozinha, assim como na vida, tentar algo novo é grande parte da diversão, não é mesmo? Por isso, preparei para esta edição duas receitas que apostam em um toque asiático e têm a cara do verão. Ingredientes da estação, muita cor, aroma e um quê de picante para você surpreender sua família ou convidados. Bom apetite!

INGREDIENTES:• 5 xícaras de arroz cozido• Óleo para fritar• 50g de amêndoas• 1 rama pequena de canela em pau• 3 unidades de cravo • 1 maço pequeno de hortelã rasgada em

pedaços• 1 cebola grande em tiras bem finas• 1/2 xícara de ameixas secas• 10 unidades de cardamomo

ARROZ COM INSPIRAÇÃO

Indiana4 pessoas

• Pelas especiarias utilizadas, este arroz

acompanha bem carne de porco e de carneiro.

• O arroz cozido deve ser soltinho para não

“empapar” os demais ingredientes.

Toquede chef

OrientalTempero

PRÉ-PREPARO:Aqueça bem o óleo e frite a cebola em imersão até dourar (cuidado para não queimar). Espalhe-as sobre papel absorvente para secar. É importante fritá-la e secá-la bem, para ficar crocante. Reserve.

PREPARO:Aqueça o óleo e frite levemente as amêndoas, a canela, o cravo, o cardamomo e a hortelã. Acrescente o arroz, a ameixa e a cebola frita, misturando tudo levemente.

Adr

iana

Nad

olny

©

Page 45: Muffato 09

45Revista Muffato l

MOLHO (EMULSÃO)• 1/2 xícara de água• 3 colheres de sopa de Nampla

(molho de peixe extraído de anchovas salgadas)

• 2 colheres rasas de açúcar de palma ou mascavo

• Suco de 1/2 limão• 1/2 pimenta dedo-de-moça sem

semente, bem picada

PREPARO:Aqueça a água e dissolva o açúcar. Retire do fogo, acrescente os outros ingredientes e reserve. Este molho é servido frio.

O chef Maurício Luciano Pereira é instrutor do Senac-PR, especialista em gastronomia asiática e ex-chef de cozinhas tailandesas e indianas em Curitiba. Formado pelo Senac-PR e pelo Centro Europeu, atua também como consultor de projetos na área de gastronomia.

Toquede chef

• A combinação de proteína e de legumes fazem dessa salada fria uma excelente entrada.

• Capriche na apresentação, aproveitando o colorido e o corte dos ingredientes.

O chef chef de cozinhas tailandesas e indianas em Curitiba. Formado pelo Senac-PR e pelo Centro Europeu, atua também como consultor de projetos na área de gastronomia.

Toquede chef

INGREDIENTES:• 200g de lombo de porco em tiras finas• 1 colher de sopa de óleo vegetal• 1/2 berinjela pequena em tiras grossas• 1 cebola-roxa média em tiras finas• 2 pepinos tipo japonês médios, sem sementes e cortados em tiras finas em forma de meia lua• 1 cenoura média em tiras finas• 1 cabeça de alface lisa ou americana (folhas inteiras)• Gengibre ralado (quanto baste)

PREPARO:Primeiro, prepare o molho (receita ao lado) e reserve. Aqueça o óleo, frite o lombo em tiras, adicione o gengibre e a berinjela e doure levemente. Deixe esfriar. Misture em uma tigela a cebola-roxa, o pepino e a cenoura. Acrescente o lombo com a berinjela e tempere com o molho. Sirva em seguida sobre uma cama de alface.

SALADA Thay4 pessoas

Adr

iana

Nad

olny

©

Page 46: Muffato 09

Lightmuffato gourmet

46 l Revista Super Muffato

LIGHT

INGREDIENTES:• 4 pães tipo francês• 4 colheres de sopa de requeijão light• 4 folhas de alface-americana picadas • 8 tomates-cerejas cortados em rodelas • 2 pepinos-japoneses cortados em fatias • 300g de Blanquet de Peru Sadia Light fatiado• Sal a gosto

LEVES como o verão

PREPARO:1. Corte os pães ao meio, no sentido do comprimento.2. Espalhe requeijão sobre cada metade. 3. Por cima, disponha a alface e o tomate-cereja e tempere com

o sal. Acrescente o pepino e as fatias de blanquet de peru.4. Feche o sanduíche com a outra metade do pão e sirva

imediatamente.

Arq

uivo

© S

adia

Você pode tirar o miolo do pão para diminuir ainda mais as calorias.Experimente também substituir o pão francês por pães light com fibras.Dica

Sanduíche4 porções ⁄ 292 Kcal cada

Sanduíches com baixas calorias são uma ótima opção de lanche saudável durante a temporada de calor. Rápidos de preparar, não comprometem sua silhueta nem seu tempo ao sol.

46 l Revista Muffato

Page 47: Muffato 09

47Revista Super Muffato l

DE CHESTERRolinho

Arq

uivo

© P

erdi

gão

PREPARO:1. Corte o chester em tiras.2. Em um refratário, misture o chester, a cenoura, o

brócolis picado, a cebola, o tomate e a salsa.3. Acrescente o requeijão, o vinagre, o azeite e o sal.4. Recheie e enrole o pão firmemente, como um rocam-

bole. Leve-o à geladeira por aproximadamente 20 mi-nutos.

5. Sirva gelado acompanhado de folhas de alface.

4 porções ⁄ 272 Kcal cada

Use pouco sal, pois o chester já é salgado. Além de evitar a retenção de líquidos no calor, você diminui o risco de extrapolar o máximo de cinco gramas por dia recomendado pela OMS.Dica

INGREDIENTES:• 300g de chester defumado fatiado Perdigão• 2 xícaras (chá) de brócolis• 1 xícara (chá) de requeijão light • 1 cenoura ralada• 1 cebola ralada• 1 tomate sem sementes cortado em cubos• 1 colher (sopa) de salsa• 3 colheres (sopa) de vinagre• 2 colheres (sopa) de azeite• 4 fatias de pão de forma light sem casca• 1 pé de alface crespa• Sal a gosto

47Revista Muffato l

Page 48: Muffato 09

Veggiemuffato gourmet

48 l Revista Super Muffato48 l Revista Super Muffato

Divina MASSA

Fettuccine AlfredoCOM TOMATE E ALCACHOFRA

6 porçõesINGREDIENTES:• 1 pacote de macarrão fettuccine• 340g de coração de alcachofra picado• 100g de azeitonas-pretas picadas• 100g de tomates picados• 15g de farinha de trigo integral• 1 cebola grande picada• 1 dente de alho grande picado• 800ml de leite de soja• 2 colheres (sopa) de azeite de oliva• Sal e pimenta a gosto• Manjericão picado a gosto

PREPARO:1. Misture as alcachofras, azeitonas, manjericão e tomates picados.2. Em uma panela resistente, esquente o azeite de oliva em fogo médio

e doure o alho e a cebola por cinco minutos. Adicione a farinha, sal e pimenta e mexa por mais cinco minutos.

3. Adicione o leite de soja e mexa sem parar, deixando ferver por dez minutos.

4. Cozinhe o fettuccine al dente, escorra e misture ao molho.5. Sirva imediatamente.

Shut

ters

tock

©

Para quem ainda acredita que os vegetarianos vivem de um cardápio sem graça, esta receita deliciosa prova o contrário.Nem carnívoros convictos vão resistir!

Dica Experimente espalhar pedacinhos de queijo de cabra ou feta sobre o prato.

48 l Revista Muffato

Page 49: Muffato 09

Shut

ters

tock

©

Page 50: Muffato 09

muffato gourmet

50 l Revista Muffato

Dia de Festa

CRIANÇAaniversário de

INGREDIENTES:BOLO• 1 embalagem de mistura para bolo Dona

Benta Sítio do Picapau Amarelo sabor laranja• 3 ovos• 150ml de leite• 2 colheres (sopa) de margarina

RECHEIO• 1 embalagem de pudim Dona Benta Sítio do

Picapau Amarelo sabor chocolate• 1 e 1/2 xícara (chá) de leite• 100g de ameixa em calda escorrida e picada

Huummm,

Bolo FLORIDO16 porções

COBERTURA• 1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite

fresco batido em chantilly• 1 embalagem de balas de goma

coloridas

Para umedecer• 1/2 xícara (chá) de leite

Vamos confessar: quitutes de aniversário infantil fazem a alegria não só dos pequenos, mas dos grandinhos também. Delicie seus convidados com receitas que encantam tanto o paladar quanto os olhos.

Page 51: Muffato 09

51Revista Muffato l

PREPARO:BOLO: prepare a mistura para bolo conforme as instruções da embalagem.RECHEIO: prepare o pudim conforme as instruções da embalagem, utili-zando a medida de leite especificada em ingredientes. Reserve.

COBERTURA: reserve 1/2 embalagem de balas de goma para decoração e o restante coloque entre dois plásticos grossos e passe rolo de massa por cima para abri-las. Caso as balas grudem no plástico, passe um pouco de amido de milho nos dois lados do filme. Corte as gomas em formato de pétalas.

MONTAGEM: divida o bolo em três partes iguais, no sentido horizontal. Coloque em um tabuleiro apro-priado uma parte do bolo e umedeça com um pouco de leite. Alterne camadas de bolo umedecido, pudim e ameixa. Espalhe um pouco de chantilly como co-bertura e arrume com uma espátula. Coloque o res-tante do chantilly numa manga de confeitar, com o bico de sua preferência, e decore a superfície e as laterais. Arrume as flores de goma sobre o bolo e de-core as laterais com o restante das balas reservadas.

Arq

uivo

© F

arin

ha D

ona

Ben

ta

As balas de goma, além de enfeitar o bolo, podem ser usadas para decorar a mesa e como lembrancinhas, criando uma bela proposta visual para sua festa.Dica

Chantilly, chocolate e balas de goma: sucesso

cer to com as crianças

Page 52: Muffato 09

muffato gourmet

52 l Revista Muffato

Dia de Festa

VELUDO VermelhoCUPCAKES

INGREDIENTES:• 2 e 1/2 xícaras de farinha • 2 xícaras de açúcar• 1/2 xícara de chocolate em pó• 1 colher de chá de fermento em pó• 1/4 colher de chá de sal• 1 colher de chá de bicarbonato de sódio• 1 tablete de manteiga em temperatura

ambiente• 5 ovos grandes• 1 xícara de creme azedo*• 1 colher de chá de extrato de baunilha• 1 colher de chá de corante vermelho

INGREDIENTES:• 1 xícara ou tablete de manteiga sem sal em

temperatura ambiente• 6 xícaras cheias de açúcar de confeiteiro• 2 colheres de chá de extrato de baunilha

PREPARO:Bata a manteiga com quatro xícaras de açúcar até ficar macia. Adicione o leite e o extrato de baunilha e bata por três a cinco minutos. Aos poucos adicione o restante do açúcar, batendo bem por cerca de dois minutos.

PREPARO:Misture a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o bicarbonato e o sal em uma travessa e peneire. Bata a manteiga em temperatura ambiente e acrescente o açúcar aos poucos. Adicione os ovos um a um. Mis-ture a baunilha e o corante junto com o creme azedo.

Misture aos poucos os ingredientes secos, inter-calados com o creme azedo. Forre as assadeiras com forminhas de papel e preencha três quartos da altura de massa. Preaqueça o forno a 170 °C e asse por 23-25 minutos. Deixe esfriar por cinco minutos antes de decorar.

*Para fazer o creme azedo, misture uma colher de sopa de suco de limão e uma xícara de leite. Deixe descansar por cinco minutos, até o leite coalhar.

Cobertura de

Baunilha

24 porções

Para cupcakes, o sucesso da receita depende muito da decoração. Além da cobertura de baunilha, você pode testar suas próprias versões.Dica

Shut

ters

tock

©

Receita: Cortesia de Maria Francisca Santos, da Maria Francisca Cupcakes

Page 53: Muffato 09
Page 54: Muffato 09

Cultura & Gastronomiamuffato gourmet

54 l Revista Muffato

cinemaMenu de

A cada edição, uma receita tirada de um filme de dar água na boca

54

RATATOUILLEEUA 2007 | Animação | Direção: Brad Bird

A combinação não poderia ser mais inusitada: um rato como chef de cozinha. Mas o que seria de mau gosto em qualquer situação se torna uma animação encantadora nas mãos do Estúdio Pixar. O prato que batiza o filme, o ratatouille, remonta ao sé-culo XVII e tem como ingredientes principais a berinjela e o tomate. O nome significa “picar” ou “triturar”, uma menção ao preparo, e o resultado tem aquele toque de con-fort food. Abriu seu apetite? A convite da Revista Muffato, o restaurante Mercearia do Francês, de São Paulo, apresenta uma receita especial de ratatouille. Bon appétit!

PREPARO:Lave a berinjela e a abobrinha e corte-as em cubos peque-nos. Corte a cebola em cubos do mesmo tamanho. Retire as sementes dos pimentões e corte em pedaços pequenos. Tire a pele dos tomates sem sementes e corte em quatro pedaços. Em seguida, corte em cubos do mesmo tamanho. Em uma frigideira de fundo grosso, refogue a cebola com azeite extravirgem e o alho picado. Junte os pimentões e re-fogue mais um pouco. Adicione os tomates e tempere com sal, pimenta e ervas finas. Reserve. Em uma panela, coloque o queijo de cabra, mexa ligeiramente e desligue o fogo. Re-serve. Divida o queijo em duas partes. Coloque queijo, o ra-tatouille e depois queijo por cima. Enfeite com nozes, alface frisée e um fio de azeite.

INGREDIENTES:• 160g de queijo de cabra• 1 abobrinha• 1 berinjela• 1 cebola• 1 pimentão vermelho• 1 pimentão amarelo• 2 tomates• 2 colheres de sopa de azeite extravirgem• 20g de nozes • 4 galhos de alface frisée• 1 dente de alho picado• 1 colher de chá de ervas finas

DE CHÈVRERatatouilleExperimente este ratatouille gourmet, feito com queijo de cabra e nozes

Div

ulga

ção

©

Page 55: Muffato 09

55Revista Muffato l 55

J'AIME PARIS Alain Ducasse I Alain Ducasse Edition

O consagrado chef Alain Ducasse revela no livro “J’aime Paris” sua paixão pela cidade e pela culinária por meio de belas fotografias. Nota-se que, acima de tu-do, Ducasse é um eterno curioso, que faz questão de tocar e provar tudo de perto. A publicação traz também um guia comentado com mais de 200 endereços de restaurantes, mercados e lugares favoritos do chef.

estanteGastronomia na

BRASIL: GASTRONOMIA, CULTURA E TURISMOEva Ribenboim Steinbruch I BEI Editora

Conheça a variedade de sabores do Brasil por meio de 60 receitas selecionadas nas cinco regiões do país. Todas rigorosamente testadas e fruto de uma extensa pesquisa da autora. Ao final, um glossário explica termos e ingredientes, além de oferecer sugestões para substituição de alguns. Uma verdadeira viagem pelo Brasil para provar que comida, definitivamente, é cultura.

RECEITAS DAS FAMÍLIAS PORTUGUESASFilipa Vacondeus I Editora Lua de Papel

Ícone da gastronomia lusitana, Filipa Vacondeus reuniu neste livro receitas cheias de tradição. “Receitas das Famílias Portuguesas” traz de pratos rápidos aos mais requintados, para ceias e banquetes. Atenta ao corre-corre da rotina moderna, a au-tora dá dicas sobre como tornar as receitas mais econômicas e ágeis. Um festival de especialidades portuguesas, como pato e bacalhau, com sabor de “casa da avó”.

Livros que fazem da culinária uma experiência multicultural

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Page 56: Muffato 09

Cultura & Gastronomiamuffato gourmet

56 l Revista Muffato

PRESENTES DIFERENTES PARA PÁSCOA

O Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, de Curitiba, promove em parceria com a Grué Chocolateria uma aula-show de “Chocolates Gifts”, na qual os participantes aprenderão a fazer mimos como crispis de chocolate, tijolinho waffle, mendiant de frutas secas e cluster de amêndoas. A aula será no dia 11 de março, das 14h às 17h, com direito a consumir todas as delícias preparadas pelos alunos. O investimento é de 120 reais.espacogourmetgastronomia.com.br

CURITIBAPREPARO DE SUSHI E SASHIMI14/03 a 22/03 I 19h às 22hInvestimento: R$ 210,00

COZINHA EXECUTIVA14/03 a 22/03 I 19h às 22h10Investimento: R$ 180,00

CASCAVELCULINÁRIA ITALIANA12/03 a 26/03 I 8h30 às 16h30 Investimento: R$ 160,00

Sugestões de Cursos Senac

cursosAgenda de

CONFEITEIROS DE MÃO CHEIA

O cake designer Nelson Pantano abriu vagas para cursos nos níveis básico, intermediário e avançado. Aprenda a fazer massas e recheios, joias e flores em açúcar, cupcakes e bolos em formatos como bolsa e caixa de presente. Os cursos práticos são ministrados na escola The King Cake, em São Paulo, em três datas: de 17 a 19 de fevereiro, de 14 a 18 de março ou de 28 a 29 de março.thekingcakeblog.com

LONDRINABOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃODE ALIMENTOS21/03 a 25/03 I 19h às 22hInvestimento: R$ 100,00

MARINGÁCONFECÇÃO DE OVOS DE PÁSCOA14/03 a 18/03 I 8h às 12h15 (seg a qui)

Investimento: R$ 120,00

Para mais informações e cursosAcesse:senac.com.br

Confira também os cursos de culinária de Super Muffato no site supermuffato.com.br › clube da culinária › eventos ou em nossa página oficial no Facebook.

8h às 12h (sex)

Page 57: Muffato 09

vender.vender.principalmente, principalmente,

A promoçãoA promoção

PREPARE SUA LOJA!

saborear e,saborear e,

falar,falar,dar o quedar o queque vaique vai

Yokitos está dando R$100,00 em créditos para o consumidor usar nas ligaçõese falar com todo mundo. São milhares de vales-brinde nas embalagens.

Ou seja, prepare sua loja. Com a Promoção Yokitos o consumidor vai falar de boca cheia.E você vai fi car de boca aberta com suas vendas.

Imag

ens

ilust

rativ

as.

Promoção válida de 1º/2/2011 a 30/4/2011. Consulte regulamento completo no site www.yokitos.com.br. Certifi cado de Autorização Caixa nº 5-1540/2010. Distribuição gratuita.

YOKI 0111-0003/002 AnSupModerno.indd 1 2/17/11 7:52 PM

Page 58: Muffato 09

58 l Revista Muffato

Comida&Cia Onlinemuffato GOURMET

bons e baratosConsumir produtos da época é mais saudável, saboroso e também econômico. Isso porque preci-

sam de menos químicos para serem cultivados e, no período de safra, a oferta aumenta e o preço cai. O site do Ceasa Paraná (www.pr.gov.br/ceasa) mantém dicas sobre as ofertas de época e no link serviços > calendário de comercialização há os períodos de alta de hortigranjeiros em grandes cidades do Paraná.

A associação de consumidores Proteste também montou um calendário virtual que aponta por mês quais são as melhores escolhas na quitanda em termos de custos, considerando a praça de São Pau-lo. O calendário pode ser conferido em proteste.org.br > alimente-se bem sem fazer mal ao bolso.

Produtos da estação:

Shut

ters

tock

©Sh

utte

rsto

ck ©

Page 59: Muffato 09

59Revista Muffato l

TUITADAS E COLHERADASMuita gente acha que o Twitter é lugar de notícia, ou-tros de banalidades, mas uma comunidade cada vez maior abraça a vocação de compartilhamento de in-formações da rede social. Muitos tuiteiros adeptos da culinária adotaram as mensagens em 140 caracteres como forma de divulgar e trocar receitas.

As microrreceitas, apelidadas de twicipe (contração de twitter e recipe, receita em inglês) têm de resumir os ingredientes e modo de preparo, usando às vezes abreviações pouco comuns como “clovo”, para clara de ovo e “kchç” para cachaça. Para encontrar as recei-tas espalhadas pelo Twitter, basta procurar pelas tags #twicipes ou #twiceitas. O perfil @cookbook também é referência para encontrar boas receitas.

TABELA DE NUTRIENTES E CALORIAS

Para aqueles que estão na luta contra a balança ou se re-educando para uma alimentação saudável, conhecer as calorias e o valor nutricional do que colocam no prato é fundamental. A Universidade de Campinas desenvolveu o projeto TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimen-tos), que é utilizado por nutricionistas e até pela indústria para calcular os valores de referência de seus produtos. No link unicamp.br/nepa/taco/ é possível baixar a tabela, com cerca de 500 alimentos, separados em categorias e com as medições de calorias, gorduras, carboidratos, fi-bras e minerais.

Shut

ters

tock

©

Shut

ters

tock

©

Siga o Super Muffato no Twitter: @SuperMuffato

Fale com a gente pelo Facebook: facebook.com/Super-Muffato

Faça compras pelo site: muffato.com.br

Page 60: Muffato 09

60 l Revista Muffato

Especial Tecnologiamundo muffato

Especial Tecnologiamundo muffato

A nova era datelevisãoDepois de lotar os cinemas, a tecnologia 3D chega à casa dos brasileiros

Tecnologiamundo muffato

por Rafaela Mercaldo

Page 61: Muffato 09

Objetos tão reais que parece que podem ser tocados, explosões que fazem a plateia desviar, animações que nos levam para

mundos imaginários... Desde a chegada da TV em cores no Brasil, em 1972, não se via uma evolução tecnológica que afetasse tanto a experiência do telespectador como o 3D. E isso considerando que os últimos dez anos testemunharam a chegada dos monitores de plasma, LCD e LED, com poucos centímetros de espessura, e a HDTV, ou televisão de alta-definição, com sua capacidade ultrar-realista. Mas, pela primeira vez, o espectador é levado para além dos limites da tela.

Existem diferentes técnicas capazes de criar imagens em três di-mensões. Para entender melhor, nas tecnologias atualmente dis-poníveis no Brasil, o 3D é uma função, ou seja, uma capacidade do televisor. Você assiste à programação normalmente e, quando quiser ver conteúdo em 3D, basta apertar um botão no controle remoto e colocar os óculos especiais.

É verdade que diversas marcas estão desenvolvendo modelos de TV 3D que dispensam os óculos, e a Toshiba inclusive já comer-cializa um modelo de poucas polegadas no Japão. Mas como essa técnica ainda precisa ser melhorada e barateada para conquistar o mercado, vamos falar aqui sobre a tecnologia com óculos, que você encontra nas lojas brasileiras.

Tudo tem a ver com a forma como focalizamos os objetos, puro truque do olhar. Enxergamos o mundo à nossa volta porque nos-sos olhos absorvem a luz refletida pelos objetos. Nosso cérebro interpreta essa luz e cria uma imagem. O segredo para criar o visual 3D é mostrar na tela duas versões da mesma imagem si-multaneamente, uma levemente deslocada em relação à outra. A função dos óculos é filtrar essa cena dupla, mostrando a cada olho uma imagem em posição diferente, o que faz o cérebro interpretar a imagem plana como se ela tivesse volume.

UM NOVO MERCADOTodas as grandes marcas de eletrônicos aderiram à tendência dos produtos capazes de reproduzir conteúdo em três dimensões. Esti-ma-se que hoje existam cerca de 4 milhões de TVs 3D no mundo. Neste ano, as vendas devem crescer 500%, segundo um levantamen-to realizado pela consultoria Accenture no Brasil, Alemanha, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Rússia.

Shut

ters

tock

©

61Revista Muffato l

Page 62: Muffato 09

62 l Revista Muffato

mundo muffato

Tecnologia

Div

ulga

ção

l Revista Muffato

Div

ulga

ção

Sony, Panasonic, Samsung e LG colocaram seus produtos no mercado brasileiro no final do ano passado, sendo que as du-as primeiras marcas podem ser encontradas nas lojas Super Muffato. Em uma comparação entre os modelos disponíveis, a Revista Veja elegeu a Panasonic como a de melhor efeito 3D e a Sony como a que possui a maior variedade de conteúdo, pois a marca investe na produção de filmes, jogos e trans-missões em 3D.

Acostumado a acompanhar as novidades tecnológicas, o en-genheiro mecânico curitibano Marlon Moser adquiriu recen-temente um televisor 3D de 55 polegadas. “Precisava de uma TV nova para minha sala. Em vez de adquirir um modelo que ficaria ultrapassado em pouco tempo, resolvi investir em um modelo 3D. Se o valor for bem negociado, a diferença entre os modelos com e sem essa função não é tão grande”, avalia.

Com o Viera Cast, a Plasma 3D TV Viera, da Panasonic,

permite videochamadas através do Skype e acesso ao Twit ter, YouTube e Picasa

diretamente no televisor

A Bravia LED 3D possui a função InternetVídeo, que permite o acesso aos conteúdosdos por tais parceiros da Sony, nacionais einternacionais, por controle remoto

TECNOLOGIAS

DISPONÍVEIS

NAS LOJAS

SUPER MUFFATO

O MELHOR ESTÁ POR VIR A pouca variedade de conteúdo em 3D ainda pode ser enca-rada como um ponto negativo. A função de terceira dimen-são até pode ser acionada em programas normais, mas o resultado pode decepcionar. O ideal é assistir algo que tenha sido feito originalmente em 3D, como filmes. Por enquanto, o engenheiro Moser ativou a função 3D de seu novo apare-lho apenas para ver algumas animações em Blu-ray. Porém, aposta no formato como uma tendência sem volta. “Acredito que dentro de um ano não vai mais haver televisor sem emu-lador 3D no mercado”, calcula.

Fabricantes de aparelhos e produtores de conteúdo estão in-vestindo muito para que ele tenha razão. E estão correndo atrás para abastecer o mercado com conteúdo de qualidade em três dimensões. Para isso, parcerias estão sendo firma-das – a Panasonic, por exemplo, fez aliança com a Twentieth Century Fox (que rendeu o oscarizado filme Avatar), e a Sony associou-se a canais como Discovery Channel, para produ-ção de documentários em 3D, e ESPN, para transmissão de jogos em 3D. O esporte, com certeza, vai ajudar a popularizar ainda mais a tecnologia. As Olimpíadas de 2012 devem ser transmitidas ao vivo em 3D para todo o mundo – uma par-ceria da Panasonic com a emissora inglesa BBC. Definitiva-mente, uma emoção a mais para as torcidas.

Page 63: Muffato 09
Page 64: Muffato 09

64 l Revista Muffato

Lazermundo muffato

Hóspedes daHóspedes danaturezaAcampar é uma maneira divertida de unir viagem, contato com a natureza e esportes ao ar livrepor Ricardo Ampudia

Page 65: Muffato 09

65Revista Muffato l

Nunca saia de casa sem antes conhecer seu equipamento. Monte e desmonte sua barraca, não tenha medo de ler o manual.

Mosquitos fazem parte da experiência ao ar livre. Lembre-se de usar repelente e deixar a barraca fechada.

Respeite a vizinhança. Não ouça música alta nem faça barulho à noite. Em lugares mais “selvagens” como parques e reservas, estude bem o local, só acampe na área determinada e não esqueça os equipamentos de segurança.

Regra importante: só deixe pegadas, só traga fotos. Recolha todo o seu lixo e não interfira no ambiente sem necessidade.

Dicas básicas

Para quem tem senso de aventura e gosta de estar em contato direto com

a natureza, nenhum quarto de hotel com frigobar supera o prazer de passar alguns dias em uma casinha de lona sobre a gra-ma. Acampar exige um bom planejamen-to e equipamentos adequados, mas traz consigo algo que os campistas conside-ram sem preço: a liberdade de colocar os pés no verde, sentir o vento fresco, ouvir o barulho dos animais, das folhas e das on-das. Sem mencionar que é mais barato do que pousadas e hotéis.

Os campings têm a vantagem de contar com a estrutura de banheiros, chuveiros, restaurantes e outras facilidades que tor-nam o planejamento mais simples, desde que se pesquise com antecedência o lu-gar. Quem ainda não tem o seu equipa-mento básico pode buscar orientação na Rede Super Muffato. “Temos uma linha

importada exclusiva, a Sunfit, que oferece barracas, sacos de dormir, churrasquei-ras, lampiões e outros. A pessoa pode procurar nossos vendedores para ajudar a decidir os acessórios mais adequados à sua necessidade”, explica Marcelo Olivei-ra, gerente da área na loja Super Muffato Portão, em Curitiba.

Já os aventureiros, que preferem locais mais selvagens, devem redobrar os cui-dados de planejamento. “É preciso fazer um reconhecimento prévio do território, conferir o clima e não ir sozinho”, diz Fer-nando Cardoso, gerente da Acampar Ad-venture Center, de São José dos Pinhais. “Tem gente que quer se aventurar sem conhecer o local e acaba se perdendo. Em todas as situações, é importante le-var os equipamentos de segurança: bús-sola, GPS, celular ou rádio, lanterna de dínamo e sinalizador”, alerta.

Shut

ters

tock

©

Page 66: Muffato 09

66 l Revista Muffato

Lazermundo muffato

Equipamento essencial

AMIGOS E LIÇÕES DE VIDANo camping ou na natureza, uma coisa é certa: acampar é uma excelente forma de conhecer a si mesmo, fazer novos amigos e estreitar laços. Toda a experiência é mui-to colaborativa, as funções são divididas e bom humor é fundamental. A professora curitibana Jesiane dos San-tos, 45, é adepta dos destinos de montanha no Paraná há mais de dez anos. Hoje, tem uma lista de amigos feitos em acampamentos. “Eu aprendi muita coisa acampando: a viver em comunidade, a socializar, a trabalhar em equi-pe, a respeitar a natureza. E também a me controlar, não ficar irritada quando chove, a inventar atividades quando as coisas saem do roteiro. Tudo faz parte da experiência”, diz ela, que converteu as duas filhas e até o neto de cinco anos em adeptos das barracas.

Arq

uivo

pes

soal

©

A professora Jesiane em um de seus locais de camping favoritos: Serra do Marumbi

VAI ACAMPAR PELA PRIMEIRA VEZ?CONFIRA O QUE NÃO PODE FALTAR

Fonte: Fernando Cardoso, gerente da Acampar Adventure Center

Barraca Saco de dormir próprio para a temperatura a ser enfrentada

Mochila adequada para caminhada ou acampamento

Isolante térmico Lanterna Fogareiro Kit para fazer fogo Minilampião

Botas impermeáveis Anorak (jaqueta impermeável com capuz) Calça impermeável ou capa para chuva Cantil Purificador de água Kit para alimentação (panelas e utensílios pequenos para camping)

Toalha com secagem rápida (não dá mau odor na mochila quando molhada)

É possível levar também comida desidratada

Page 67: Muffato 09
Page 68: Muffato 09

68 l Revista Muffato

Pet Caremundo muffato

Cuidados com petsno verão

Na estação mais quente do ano, cães e gatos de estimação precisam de atenção especial

Com a chegada do verão, nossos amigos de quatro patas precisam de cuidados específicos. O calor da época é o paraíso dos insetos e pa-

rasitas, que se reproduzem rapidamente e podem causar doenças graves. “Mas pequenos ajustes na rotina e algumas prevenções garantem uma temporada de saúde e bem-estar plenos para os animais de estimação”, diz a veterinária Angélica Ito Komura, da Clínica Nippovet, de Londrina. Para que seu bichinho aproveite o calor com muita saúde, a veterinária preparou algumas orientações para os leitores da Revista Muffato.

Arq

uivo

©

DICAS E ORIENTAÇÕES

RaçasAlgumas raças sofrem mais com as altas temperaturas, especialmente os de pelagem mais espessa, como os cães São Bernardo, Husky, Chow Chow, Lhasa Apso, Golden Retriever e os gatos Persa e Himalaia. São espécies pro-venientes de países frios, que não estão totalmente adaptadas ao clima tro-pical. Redobre a atenção com a hidratação e a exposição ao sol.

BanhosAo contrário do que se possa imaginar, a quantidade de banhos não deve ser aumentada nesta época. Um intervalo de 15 a 30 dias precisa ser respeitado, a fim de preservar a oleosidade natural da pele. Sem esta camada, o animal fica suscetível a fungos e dermatites.

Shut

ters

tock

©

por Rafaela Mercaldo

Page 69: Muffato 09

69Revista Muffato l

Pequenos ajustes na rotina e uma visita ao

veterinário garantem um verão seguro aos pets

Page 70: Muffato 09

70 l Revista Muffato

Pet Caremundo muffato

TOSAA tosa dos pelos não deve ser radical. Prefira um desbaste feito com tesoura e uma tosa hi-giênica na barriga. Os pelos funcionam como uma proteção para os cães e gatos e raspá--los drasticamente pode entristecer e depri-mir o animal.

HIDRATAÇÃORespiração ofegante e língua de fora são si-nais de que seu animal de estimação precisa se refrescar. Normalmente, eles estão cerca de dois graus acima que nós, com tempe-raturas entre 38 e 39,2 °C. Por não possuí-rem glândulas sudoríparas, cães e gatos não transpiram. A única maneira de regular a temperatura do corpo é através da língua. Deixe o ambiente da casa arejado e disponibi-lize mais tigelas de água fresca. Outra dica é refrescá-los com um borrifador de água, mas sem encharcar a pelagem.

SOL, CALOR E INSOLAÇÃOOs passeios estão proibidos sob o sol forte. Re-serve as caminhadas para o período da manhã e o fim da tarde. Assim como as pessoas, os ani-mais podem sofrer insolação e entrar em um quadro denominado hipertermia. Em casos ex-tremos, as consequências são vômitos, edemas pulmonares, parada cardíaca e até coma. Evite também andar com o animal no asfalto para evi-tar queimaduras nas patas.

PRAIAAntes de tudo, verifique se a legislação local permite animais domésticos na praia. Para quem pode levá-los, a veterinária recomenda fazer uma consulta quinze dias antes da via-gem. É a hora de avaliar o estado de saúde, checar o quadro de vacinação e tomar ver-mífugos. Bonés, sombrinhas, protetor solar e uma variedade de artigos estão disponíveis nos pet shops.

Shut

ters

tock

©

Vacinas em dia garantem tranquilidade ao ar livre

Page 71: Muffato 09
Page 72: Muffato 09

72 l Revista Muffato

muffato gourmet

Bem-EstarMUNDO MUFFATO

Bem-Estar

Diversão ao ar livre

Bumerangue, frisbee e peteca: três esportes que são a cara do verão e alegria garantida na areia ou na grama

por Rafaela Mercaldo

Page 73: Muffato 09

73Revista Muffato l

BUMERANGUE

QUEM EXPLICA: Ricardo Marx – presidente da Associação Brasilei-ra de Bumerangue.

EQUIPAMENTOSAdquira um bumerangue de qualidade. Não custa caro: os preços variam de R$ 20 a R$ 30. A Associação Brasileira de Bumerangue lista as melhores marcas e modelos em seu site (abb.org.br). Ócu-los de sol esportivos também servem para proteger os olhos de um possível acidente.

COMO JOGARCom o polegar e o dedo indicador, segure qualquer uma das pontas do bumerangue. Lance para frente, verticalmente, em ângulo reto. Canhotos precisam de um bumerangue específico. O mais impor-tante não é a força que se dá, e sim o giro (o movimento correto seria como uma chicotada). O bumerangue deve fazer uma volta na frente do lançador e retornar ao ponto de origem. A posição do vento é decisiva para determinar se o bumerangue vai voltar. Para saber a direção, use uma bandeira ou solte no ar um punhado de grama ou areia.

POR QUE É DIVERTIDO?Apesar de ser um esporte que pode ser praticado sozinho, é quase impossível ficar só. O bumerangue atrai a atenção de jovens e adul-tos e ajuda a integrar gerações e a fazer novos amigos.

É verão e o sol anima até os menos atléticos a fazer atividades ao ar livre. Que tal então aproveitar a boa onda de energia e tentar algo diferente? No lugar

da tradicional pelada na areia, vôlei de praia ou frescobol, reúna os amigos ou a família e experimente esportes que são a cara da alegria da estação: bumerangue, peteca e frisbee.

Essas modalidades podem ser praticadas por pessoas de todas as idades, são sim-ples de aprender e, acima de tudo, extremamente divertidas. São o tipo de esporte que se confunde facilmente com uma brincadeira, e isso no melhor sentido. Acom-panhe abaixo as dicas de especialistas, não dispense o filtro solar, tome bastante água e divirta-se!

Shut

ters

tock

©

Page 74: Muffato 09

74 l Revista Muffato

muffato gourmet

Bem-Estar

PETECA

QUEM EXPLICA: Wilson Uhren – Vice-presidente da Federação Paranaense de Peteca.

EQUIPAMENTOSPeteca, rede e fita para a demarcação da quadra.

COMO JOGAR “Não deixe a peteca cair!” Embora nem todo mundo jogue peteca, não há quem não conheça a frase inspira-da no jogo de origem indígena. A finalidade é fazer a peteca passar de um lado ao outro da rede, com apenas um toque. Aquele que errar perde o ponto. A altura oficial da rede é de 2,43 metros, mas para quem está começando vale também fazer uma roda com os amigos.

POR QUE É DIVERTIDO?É uma ótima forma de se exercitar sem perceber, pois você está preocupado em acertar a peteca. Exige mais prática e habilidade do que força, por isso homens e mulheres de todas as idades estão convidados a brincar.

FRISBEE

QUEM EXPLICA: Roberto Hucke e Andréia Fukuda, da FederaçãoPaulista de Disco.

EQUIPAMENTOSDisco de frisbee, fitas e cones para demarcação do campo.

COMO JOGARO objetivo é chegar com o frisbee em uma zona de gol. Este é o único esporte de com-petição que não possui árbitros e, segundo Andréia Fukuda, os jogadores respeitam as regras movidos pelo que é chamado de “espírito de jogo”.

POR QUE É DIVERTIDO?O frisbee é fácil de aprender, além de ser o único esporte oficial do mundo com times mistos. Para Roberto Hucke, “é ótimo ver o disco voar!”. A atividade também é de-mocrática: se não quiserem marcar gols, você e seus amigos podem simplesmente arremessar uns para os outros. Até cachorros entram na brincadeira, pois adoram correr atrás dos discos.

74 l Revista Muffato

FRISBEE

QUEM EXPLICA: Paulista de Disco.

EQUIPAMENTOSDisco de

COMO JOGARO objetivo é chegar com o petição que não possui árbitros e, segundo Andréia Fukuda, os jogadores respeitam as regras movidos pelo que é chamado de “espírito de jogo”.

POR QUE É DIVERTIDO?O frisbeemistos. Para Roberto Hucke, “é ótimo ver o disco voar!”. A atividade também é de-mocrática: se não quiserem marcar gols, você e seus amigos podem simplesmente arremessar uns para os outros. Até cachorros entram na brincadeira, pois adoram correr atrás dos discos.

Page 75: Muffato 09

100% melhorproteção contrabactérias.*

Conheça Lifebuoy.O sabonete antibacterianoNº1 do mundo, agora no Brasil.

* VERSUS SABONETE COMUM.** AFIRMAÇÃO FEITA COM BASE EM DADOS DE VOLUME DE VENDAS FORNECIDOS PELA AC NIELSEN (CONSIDERA DADOS DE JUNHO DE 2008 A AGOSTO DE 2009).

AF_ANUNCIO_lifebuoy2_21x28.indd 1 5/28/10 6:27:26 PM

Page 76: Muffato 09

76 l Revista Muffato

Entretenimentomundo muffato

76

A CABANAWilliam P. Young | Editora Sextante

Pode um crime que gerou uma dolorosa perda ser o ponto de partida para se encontrar Deus? Essa é a proposta de "A Cabana", best-seller com uma abordagem profunda-mente espiritual. Mack Allen tem sua filha mais nova raptada e brutalmente assassi-nada. Depois de quatro anos de dor e revolta, Mack recebe um bilhete com um convite de ninguém menos do que Deus para que volte à cabana que foi cenário da tragédia. Mesmo desconfiado, Mack abraça uma jornada de transformação e libertação.

Top 5Livros mais vendidos no Super Muf fato em 2010

Div

ulga

ção

POR QUE OS HOMENS AMAM AS MULHERES PODEROSAS?Sherry Argov | Editora Sextante

Em um livro bem-humorado, Sherry Argov apresenta às mulheres o resultado das centenas de entrevistas que realizou com homens em busca das características que tornam as mulhe-res realmente atraentes. Logo no início, ela já deixa claro que o “poderosa” do título não se refere a mulheres com grande sucesso profissional e financeiro ou ego inflado, mas sim a uma combinação bem dosada de autoestima, independência e acessibilidade.

Procurando uma dica de leitura? Confira os títulos que foram campeões na escolha dos clientes Muffato no ano passado e continuar da lista de best-sellers

Div

ulga

ção

©

Page 77: Muffato 09

77Revista Muffato l

ENCONTRE DEUS NA CABANARandal D. Rauser | Editora Planeta

O sucesso do canadense Willian P. Young com a "A Cabana" acabou por gerar enorme interesse – e também polêmica – pela forma nada ortodoxa com que o livro apresenta figuras como Deus e a Santíssima Trindade, utilizando, por exemplo, personagens femininas e de etnias diferentes. Teólogo e escritor, Randal Rauser propõe-se a analisar esta abordagem frente à linguagem reli-giosa tradicional, procurando destrinchar e ampliar a mensagem espiritual de A Cabana.

Div

ulga

ção

Arq

uivo

©

QUERIDO JOHNNicholas Sparks | Editora Novo Conceito

Romance, encontro e perda são novamente temas de Nicholas Sparks em "Querido John", que traz a guerra como fator de separação de um jovem casal – o turrão John Tyree e a so-nhadora Savannah Lynn Curtis. Após conhecerem-se e passarem duas apaixonadas sema-nas juntos durante uma licença de John, os ataques terroristas de 11 de setembro levam o protagonista a prolongar sua permanência no exército, limitando o relacionamento do casal a cartas e, finalmente, a memórias que John revisita.

10 RESPOSTAS QUE VÃO MUDAR SUA VIDAPadre Reginaldo Manzotti | Editora Ediouro

Com o subtítulo “Histórias de Inspiração para Superar Obstáculos e Manter a Fé”, o livro do Padre Manzotti baseia-se em seus 14 anos de sacerdócio e aconselhamento de fiéis, com-partilhando respostas a questões como matrimônio, sexo, filhos, drogas, vícios, emprego, inveja, saúde, autoestima e morte. Em uma linguagem simples e direta, ele busca acalentar o leitor e ajudá-lo a encontrar a força de sua fé diante dos desafios da vida.

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Page 78: Muffato 09

78 l Revista Muffato

Institucionalmundo muffato

Super Muf fatolança cinco novas lojas no primeiro semestre de 2011

Novos hipermercados movimentam economias locais, ampliam postos de trabalho e oferecem

mais opções aos consumidores

Investir no Paraná. Ao longo dos anos, esta tem sido a principal meta do Super Muffato. E em 2011 não poderia ser diferente. Para o primeiro semestre, estão

previstos mais cinco hipermercados no estado.

O Super Muffato irá lançar seus primeiros empreendimentos em Apucarana, Cam-bé e Paranavaí. Toledo recebe o segundo hiper e Cascavel, município de origem do grupo, a sexta unidade de negócio.

Fundado há 37 anos, o Super Muffato é a maior rede de varejo do Paraná e oitavo grupo supermercadista do país. Com 30 lojas no Paraná e interior de São Paulo, a empresa apoia o desenvolvimento dos municípios, gerando mais de sete mil postos de trabalho.

“O objetivo do Super Muffato é oferecer aos consumidores os melhores preços e um grande mix de produtos e serviços, atendendo às suas necessidades com co-modidade e segurança”, afirma Ederson Muffato, diretor da rede.

Além de contar com um design contemporâneo, os novos empreendimentos foram projetados com técnicas eco-friendly. As unidades utilizarão práticas sustentáveis como sistema de ar-condicionado que não prejudica a camada de ozônio, estação de reciclagem para coleta seletiva de lixo e aproveitamento da luz natural.

No mês de dezembro de 2010, os diretores Ederson Muffato e Everton Muffato, juntamente com os prefeitos e presidentes das Associações Comerciais, lançaram os hipermercados para a população de Paranavaí, Apucarana e Cambé. Em janeiro, os projetos das unidades de Toledo e Cascavel foram apresentados ao moradores destas cidades.

Page 79: Muffato 09

79Revista Muffato l

Autoridades, comerciantes e moradores conferiram o projeto da nova unidade, que será localizada na Avenida Distrito Federal. Com 16,5 mil m², o Super Muffato de Paranavaí terá 600 vagas rotativas de estacionamento, esteiras rolantes e um centro comercial para 30 operações. Além de proporcionar mais conforto para população local e da região, o hipermercado empregará 250 colaboradores diretos e 100 indiretos.

O hipermercado de Cambé é o terceiro empreendimento do Mu-ffato na cidade. Em 1998, o grupo montou seu primeiro centro de distribuição, onde também funciona a área comercial. O segundo prédio foi inaugurado em 2008 e é um dos maiores e mais moder-nos centros de distribuição do país.

Com mais de 16 mil m², a unidade será construída na Rua Carlos Sawade, no Centro, e contará com arquitetura moderna, uma gale-ria com 40 operações comerciais, o restaurante Buffet Grill Super Muffato, esteira rolante e praça de alimentação. O empreendimento vai gerar mais de 350 empregos, diretos e indiretos, e terá cerca de mil vagas rotativas no estacionamento.

A solenidade de lançamento do Super Muffato de Apucarana contou com a presença dos diretores do grupo Everton Muffato e Ederson Muffato, do prefeito João Carlos de Oliveira, do gerente do Super Muffato Tiradentes, Valdecir Galhardi, do superintendente Noroli Nascimento, além do presidente da Associação Comercial, Jayme Leonel. O hipermercado será construído na Avenida Minas Gerais e terá esteiras rolantes, uma galeria comercial com sete lojas, praça de alimentação e estacionamento para 950 vagas rotativas.

Paranavaí

Cambé

ApucaranaCom cerca de 11 mil m², a sexta unidade de negócio do grupo na cidade será construída na Rua Altemar Dutra, no bairro Brasília. Além de contar com esteira rolante, o novo Super Muffato terá uma galeria com cerca de 30 operações comerciais e 800 vagas de estacionamento rotativas.

O segundo Super Muffato de Toledo será instalado em uma região privilegiada do município, a Avenida Maripá, no Centro. Com 600 vagas de estacionamento rotativas, um centro co-mercial para 20 operações e esteiras rolantes, a loja contará com mais de 10 mil m².

Cascavel

Toledo

os novos projetosConheça melhor

Page 80: Muffato 09

80 l Revista Muffato

Institucionalmundo muffato

Em parceria com a construtora Plaenge e com a Bas-si, distribuidora de cortes selecionados de carnes, o

Super Muffato realizou mais uma edição do tradicional Encontro Gastronômico em Londrina.

A escolha do cardápio ficou por conta do chef Claudio Frank, que serviu risoto de alho poró, bombom de alcatra da Bassi Gourmet com Chutney de ameixa e, como sobre-mesa, petit gâteau com sorvete de creme.

O encontro gastronômico recebeu 90 pessoas e teve ainda a participação do enólogo Felipe Uribe, da vinícola Willian Fèvre, do Chile. O especialista foi responsável pela har-monização do vinho com o jantar.

Para Uribe, o Gran Cuvèe Cabernet Sauvignon 2007, ven-dido nas adegas do Super Muffato, apresentou a melhor combinação com o prato servido no jantar.

Gastronômico Encontro

Apoio

› O chef Cláudio Frank apresenta o prato principal

› Danilo e Lúcia Azevedo com as filhas Luana e Larina

Fotos: Assessoria de Imprensa Muffato

Page 81: Muffato 09

81Revista Muffato l

do eventoFlashes

1. José e Márcia Carnevale

2. Carlos César e Merissa Benichio

3. Nadna Moreno, Edlaine Sanches e Sandra Fernandes

4. Valéria Marsura e Max Beckert

5. Sérgio e Marina Valêncio

6. Andréa e Marcelo Storti

7. Pollyana e Jaime Alves

1 2

3 4

5

6

7

Page 82: Muffato 09

82 l Revista Muffato

Institucionalmundo muffato

Vai &

A assistente administrativa Tchandra Lainequer, que tem nome de inspiração indiana e sobrenome de origem

alemã, deu um pulo no Muffato quando bateu a vontade de uma pipoca com suco

Com a companhia do sempre bem comportado Mateus, de um ano e quatro meses, o casal Gerson Lemos e Luciana Pereira enche o carrinho no Muffato próximo de sua casa. “É bastante prático e tranquilo de vir com crianças”, afirma Luciana

Elise Schuindt sempre vai às compras com seu marido e dois filhos. “O Muffato é um supermercado amplo, com uma variedade de setores e produtos bem grande”, aprova

Um passeio pelas gôndolas do Super Muffato, clicando

nossos clientes durante suas compras

Vem

Page 83: Muffato 09
Page 84: Muffato 09