mpt-sp em ação - 12ª edição

25
em Ação ANO III - NÚMERO 12 - ABRIL DE 2015 MPT-SP CENTRO DE INTEGRAÇÃO AO IMIGRANTE É INAUGRADO EM SP __________________ 8 CONHEÇA AS NOVAS CATEGORIAS DO PRÊMIO MPT DE JORNALISMO _________________ 1 2 CRIANÇAS PARTICIPAM DA ENTREGA DO PRÊMIO PETECA ____________ 18 MPT-SP alerta contra as falsas promessas do tráfico de pessoas

Upload: ascom

Post on 21-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista eletrônica do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), com apanhado das ações do órgão nos últimos meses em diversas áreas de atuação.

TRANSCRIPT

Page 1: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

em AçãoAno III - número 12 - AbrIl de 2015

MPT-SP

Centro de Integração ao ImIgrante é Inaugrado em SP__________________ 8

Conheça aS novaS CategorIaS do PrêmIo mPt de JornalISmo_________________ 1 2

CrIançaS PartICIPam da entrega do PrêmIo PeteCa ____________ 18

MPT-SP alerta contra as falsas promessas do tráfico de pessoas

Page 2: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

Expediente Sumário

Resumo --------------------- 15

Aconteceu ------------------ 18

Institucional ----------------- 4

Projeto gráfico: Fernanda NascimentoAline Larissa de Oliveira

Procuradora-chefe: Claudia Regina Lovato Franco

Vice-procuradora-chefe: Celia Regina Camachi Stander

Diretora Regional: Lucimar de Britto

Editora chefe: Ludmila di Bernardo (MTB 25.098)

Analista de Comunicação: Ana Carolina Gebara Spinelli

Estagiárias de jornalismo: Aline Larissa de Oliveira Fabíola de Souza Melo

MPT em São Paulo

São Paulo (Sede) Rua Cubatão, 322 Telefone: (11) 3246-7000

São Bernardo do Campo Rua Sargaços, nº 135 Telefone: (11) 4330-1164

Osasco Rua Aurora Soares Barbosa, nº 201 Telefone: (11) 3654-1908

Santos Rua Brás Cubas, nº 190 Telefone: (13) 3222-3930

Mogi das Cruzes Rua Professora Leonor de Oliveira Mello, nº 159 Telefone: (11) 4724-7226

Guarulhos Rua Ibirapitanga, nº 19 Telefone: (11) 2229-9697

Capa: Caixa Gift Box, instalada no Centro de São Paulo no final de 2014. Foto: Ana Carolina Spinelli

Sumário: Exposição no Centro de Integração de Cidadania do Imigrante.Foto: Ana Carolina Spinelli

Page 3: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

O Centro de Estudos do MPT em São Paulo divulgou o calendário de cursos para o ano de 2015. Confira, inscreva-se e participe!

Centro de estudos

18 de maio Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

05 de junho Meio ambiente do trabalho saudável e seguro

12 de junho Combate ao trabalho Infantil

14 de julho Prevenção de acidentes de trabalho

12 de agosto Evento sobre o Dia Nacional dos Direitos Humanos

21 de setembro Evento sobre o Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência

01 de outubro Proteção e direitos do Idoso

Novembro Modelo sindical brasileiro

*Datas sujeitas a alteração. Acompanhe na página do MPT

Page 4: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

InstItucIonal

4

Exposição “Um Presente para São Paulo”

No dia 8 de dezembro o Ministério Público do Trabalho em São Paulo

(MPT-SP) abriu, junto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a exposição GiftBox pelo fim do Tráfico Humano.

Ao longo de toda a semana em que se comemorou o Festival de Direitos Humanos, organizado pela prefeitura de São Paulo, uma caixa de presente gigante ficou em exposição no Viaduto do Chá.

A caixa simboliza a forma como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando o processo de aliciamento. Ao entrarem na caixa, as pessoas, atraídas pelas mensagens no exterior dela, encontram o relato de alguém que foi traficado e colocado em situação de exploração sexual, laboral, servidão doméstica, além de outras situações como adoção ilegal de crianças, tráfico de órgãos, etc.

A exposição é parte do Movimento

Page 5: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

InstItucIonal

5

Internacional GiftBox, e visa a estimular o debate sobre o tráfico de pessoas e o trabalho escravo no cotidiano da sociedade, através da sensibilização e da conscientização da população, com o fim de aumentar a prevenção e o conhecimento sobre o problema.

Multa por TAC não cumprido viabilizou projetoA exibição desta exposição foi viabilizada por intermédio do MPT-SP, que reverteu parte do pagamento de multas cobradas da empresa MIMF Indústria, especializada em materiais ferroviários, por descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assumido perante o MPT.

Pelo TAC , a empresa deveria ter regularizado as condições do meio ambiente de trabalho, com fornecimento de equipamento de segurança individual e proteção de maquinários para garantir a segurança e saúde de seus trabalhadores e evitar os acidentes

que vinham ocorrendo. Mas o MPT constatou que a empresa não havia cumprido todas as exigências e executou a multa prevista.

Parte do valor da multa foi destinada ao custeio da exposição, outra para compra de equipamentos que serão doados à Fundação Lucy Montoro e ao Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural, organização não-governamental responsável pela restauração da estrada de ferro Perus-Pirapora.

Esq. p/ Dir.: Rogério Sottili, secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo; Artur Henrique, Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo; Claudia Regina Lovato Franco, procuradora-chefe MPT-SP; Cristiane Nogueira, da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do MPT e Tatiane Rapini, da ONG 27 Million Brasil, uma das coordenadoras do GiftBox.

Parte do interior da GiftBox

Foto

s M

inis

tério

Pub

lico

do T

raba

lho-

SP

Page 6: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

InstItucIonal

6

No carnaval, MPT reforça campanha contra o trabalho infantil

Durante o mês de fevereiro, filmes da campanha foram veiculados nas TVs do metrô e dos ônibus de São Paulo e nos telões do sambódromo, nos intervalos entre os desfiles das escolas de samba.

Com o slogan “Trabalho Infantil não é legal”, a campanha educativa do Ministério Público do Trabalho alerta os foliões sobre a responsabilidades de cada um no que diz respeito à exploração de crianças e adolescentes e os males que o trabalho infantil trazem a esta população.

A campanha foi possível graças à verba de reversão de multas de empresas por descumprimento de termos de ajustamento de conduta firmados com o MPT.

Clique abaixo para ver o vídeo da campanha:

Page 7: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

InstItucIonal

7

Centenas de crianças se reuniram na Praça do Patriarca (Centro) tocando percussão, cantando e carregando cartazes contra uma das piores formas de trabalho infantil. Estiveram presentes a

Grito de Carnaval contra exploração sexual infantil

Às vésperas do carnaval, no dia 11 de fevereiro, o MPT participou do Grito de Carnaval Contra

a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo e pela Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da qual o MPT-SP faz parte.

Esq. p/ dir: Ana Estela Haddad, Claudia Lovato, Ana Elisa Segatti e Ideli Salvatti

procuradora-chefe do MPT-SP, Claudia Lovato Franco, a procuradora do Trabalho Ana Elisa Segatti e a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, entre outras autoridades.

Foto

s M

inis

tério

Pub

lico

do T

raba

lho-

SP

Para ver mais: http://goo.gl/Ut3E83

Page 8: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

InstItucIonal

8

Novo centro de atendimento a imigrantes

Inaugurado em dezembro, o Centro de Integração e Cidadania do Imigrante (CIC do Imigrante) foi

construído principalmente com recursos de Termos de Ajustes de Conduta (TACs) firmados pelo MPT-SP com empresas investigadas por trabalho análogo ao escravo.O posto, instalado na Barra Funda em terreno que pertence à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), tem o objetivo de concentrar todos os serviços necessários ao acolh imento e regu la r i zação dos imigrantes que

chegam a São Paulo em situação precária, evitando assim que sejam explorados.A Restoque, dona da marca Le Lis Blanc, e a construtora OAS se obrigaram perante o MPT a investir em projetos sociais de auxílio à população imigrante, e o próprio MPT indicou o projeto da

Ruth e Zacarias Paucara (Bolívia), e Massar Sarr (Senegal), dir., na inauguração do CIC.

Page 9: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

9

InstItucIonal

Secretaria para este fim. Já a empresa Inditex, detentora da marca Zara, também destinou ao projeto uma quantia além da que foi determinada no acordo firmado em 2011 com o MPT (também por trabalho análogo ao escravo).

“O centro se presta a ser uma referência ao cidadão imigrante em um bairro central. Ele concentra serviços como cursos de capacitação e do idioma, expedição do registro de estrangeiro,

inclusão bancária e expedição de carteira de trabalho, além de outros”, afirmou o procurador do Trabalho Luiz Fabre, responsável pelo TAC com a Zara.

Para os imigrantes, o CIC é uma das iniciativas mais importantes que vêm surgindo no Brasil nos últimos anos. “Antes, para conseguir os documentos necessários era um calvário, podia levar meses além de ser caro”, lembra o boliviano Zacarias Paucara.

Luiz Fabre e Claudia Lovato, na inauguração do CIC

Foto

s M

inis

tério

Pub

lico

do T

raba

lho-

SP

Banda presente na inauguração do CIC, mas não formada por imigrantes

Page 10: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

InstItucIonal

10

Samsung faz acordo de 10 milhões

Para evitar a judicialização do caso e resolver imediatamente o problema de assédio moral

organizacional, o MPT em São Paulo firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Samsung que se comprometeu a adotar medidas gerenciais imediatas para erradicar a prática. Entre elas, realizar auditorias internas, proibir coerção de seus empregados, reprimir condutas abusivas, desrespeitosas e discriminatórias, além de apresentar ao MPT anualmente,

todas as denúncias recebidas referentes a assédio moral, bem como as medidas corretivas adotadas.

AFP

Como multa por danos morais, a Samsung também deve desenvolver e veicular uma campanha sobre assédio moral composta por filmes para TV, spots para rádio e anúncios para revistas, no valor de R$ 5 milhões, além de doar outros R$ 5 milhões a instituições sociais reconhecidamente idôneas.

Leia mais em: http://goo.gl/Wx26qR

Page 11: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

11

InstItucIonal

MPT investiga demissões na Santa Casa

No final de janeiro, os procuradores do Trabalho Paulo Isan da Silva

Junior e Carolina Vieira Mercante, respectivamente representante e vice representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate a Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (CONAP), se reuniram com o superintendente da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Irineu Massaia, para debater a decisão de demitir mais de mil funcionários.

“Nos últimos anos houve um grande aumento da folha de funcionários sem,

no entanto, ter aumentado a produção, o que impacta diretamente nos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) à entidade”, explicou Irineu. Os procuradores continuam acompanhando o caso e determinaram a comprovação do atual débito trabalhista da Irmandade Santa Casa, número de trabalhadores prejudicados e as parcelas e meses de salário em atraso, além das atas de negociação com as entidades sindicais em relação aos atrasos de salários e ao plano de demissão.

Leia mais em: http://goo.gl/ntXA59

Div

ulga

ção

San

ta C

asa/

Cre

ativ

e C

omm

ons

Page 12: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

InstItucIonal

12

No ano passado o MPT premiou as melhores reportagens de 2014 que trataram sobre os temas: fraudes nas relações de trabalho; trabalho

Conheça as categorias da edição deste ano

Premiados em 2014

As inscrições para a 2ª edição do Prêmio MPT de Jornalismo estão abertas no portal www.

premiomptdejornalismo.com.br. Podem concorrer reportagens publicadas em veículos de comunicação de todo o país entre 1º de agosto de 2014 e 1º de maio de 2015. São oito categorias: jornal, revista, rádio, TV, webjornalismo,

fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico. Além disso, há duas categorias especiais: fraudes trabalhistas e melhor reportagem entre os vencedores nacionais. O prêmio busca valorizar matérias jornalísticas dedicadas à investigação e à denúncia de injustiças contra os trabalhadores. As inscrições terminam às 23h59 de 1º de maio.

escravo contemporâneo; trabalho infantil; discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência; meio ambiente do trabalho; promoção da liberdade sindical; trabalho portuário e aquaviário; e irregularidades trabalhistas na administração pública. Foram 542 trabalhos inscritos e R$ 360 mil em prêmios distribuídos entre os vencedores de cada categoria.

Roberto Cabrini (SBT), vencedor na Categoria Nacional de TV

Confira em: http://goo.gl/tBg7Na

Page 13: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

13

InstItucIonal

Trabalho infantil artístico deve ser autorizado pela justiça do Trabalho

Recomendação assinada em dezembro tem chancela do Judiciário, MP-SP e MPT-SP,

e entende como sendo competência da Justiça do Trabalho a análise dos casos de pedidos de autorização judicial para o trabalho de crianças e adolescentes, ao contrário do que era feito até então por alguns magistrados. A recomendação, pioneira no Brasil, busca evitar o conflito de competências.

Leia mais em: http://goo.gl/6FFXMv

Foto

s M

inis

tério

Pub

lico

do T

raba

lho

- SP

Page 14: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

InstItucIonal

14

Secretaria de Saúde do Estado e MPT contra o trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho em São Paulo e a Secretaria de Estado de Saúde

(SES), por meio do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), assinaram, no final de 2014, um Termo de Cooperação Técnica com a finalidade de proteger, preservar e recuperar a integridade física e mental de crianças e adolescentes em situação de trabalho. O acordo também prevê a formação de parcerias entre as áreas da saúde, educação, trabalho, previdência, assistência social, e meio ambiente do trabalho, inclusive com o intercâmbio de informações e acesso ao banco de dados,

estudos, além de pesquisas e trabalhos de cooperação técnica e científica.

Dados do MPT-SP embasam pesquisa sobre situação do tráfico de pessoas e trabalho escravo no Estado Dados do MPT-SP embasaram pesquisa coordenada pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania sobre tráfico de pessoas e trabalho escravo. A pesquisa analisou denúncias e procedimentos judiciais e extrajudiciais do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF).

Leia mais http://goo.gl/ZKxF6R

Foram levados em consideração 257 processos, analisados no período entre agosto e setembro de 2014, sendo 171 do MPF e 86 do MPT.Segundo a pesquisa, grande parte das irregularidades aconteceu na indústria têxtil, construção civil ou agricultura e pecuária. Além de brasileiros, as vítimas são também de origem boliviana, peruana e haitiana, entre outras nacionalidades.

Leia mais em: http://goo.gl/2wf6Am

Page 15: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

Resumo

15

Terceirização Ilícita

Ação do MPT barra terceirização ilícita em hospital de BarueriA Justiça do Trabalho concedeu ao MPT em Osasco antecipação de tutela contra o município de Barueri, proibindo-o de terceirizar serviços essenciais hospitalares. O MPT demonstrou que a prefeitura havia transferido à organização social Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato

de gestão, todas as atividades do Hospital Municipal de Barueri, incluindo assistência hospitalar, urgências hospitalares, atendimento ambulatorial, bem como a contratação de médicos, enfermeiros, auxiliares administrativos e terceirizados.

Sindicatos

CET de Santos é condenada por violar liberdade sindicalEmpresa impedia que trabalhadores não-sindicalizados tivessem acesso ao benefício do plano de saúde, contratado de forma a driblar o processo de licitação. MPT em Santos obteve na justiça a condenação da empresa ao pagamento de R$ 100 mil em danos morais coletivos

por excluir do benefício do plano de saúde os empregados que não fossem filiados ao Sindviários (Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Viário e Urbano no Estado de São Paulo).

MPT processa Prefeitura de São PauloO MPT-SP entrou com ação civil pública contra a Prefeitura de São Paulo para forçar a administração pública a fiscalizar com rigor o cumprimento das obrigações trabalhistas por parte das empresas terceirizadas que contrata. O MPT pede R$ 30 milhões em danos morais coletivos pelo prejuízo que já foi causado à sociedade com essa negligência.

Leia mais em: http://goo.gl/2nQH26

Cre

ativ

e C

omm

ons

Leia mais em: http://goo.gl/PZIYBJ

Leia mais em: http://goo.gl/dW0nA6

Page 16: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

Resumo

16

Trabalho EscravoPernambucanas é condenada em duas ACPs

Elia

s Jr

/ C

reat

ive

Com

mon

s

MPT firma TAC em favor de trabalhadores que costuravam para Lojas RennerO Ministério Público do Trabalho firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) emergencial com as empresas de confecções Kabriolli Indústria e Comércio de Roupas Ltda. e Indústria Têxtil Betilha Ltda. para o pagamento das verbas rescisórias, verbas

salariais e danos morais individuais aos 37 trabalhadores bolivianos resgatados em oficina quarteirizada que produzia roupas para a varejista Lojas Renner, cujos valores alcançam quase R$ 1 milhão.

Duas ações ajuizadas pelo MPT em face da Casas Pernambucanas em 2013 foram julgadas procedentes no início de dezembro. Na primeira sentença, a justiça proibiu a empresa de contratar trabalhadores temporários como se fossem efetivos. Dias depois, outra decisão da Justiça do Trabalho condenou a empresa ao pagamento de R$2,5 milhões por utilizar trabalho análogo ao escravo na produção de suas roupas.Leia mais em: http://goo.gl/kUiLyM e http://goo.gl/YQil7f

Leia mais em: http://goo.gl/l2l3uA

Min

isté

rio P

ublic

o do

Tra

balh

o-S

P

Page 17: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

Resumo

17

Segurança no TrabalhoMPT-SP consegue liminar que garante segurança de operários

A justiça da 1ª Vara do Trabalho de Suzano determinou que a CTP Construtora Ltda faça adequações imediatas no ambiente de trabalho da obra de pavimentação asfáltica que realiza no município para garantir a saúde e segurança dos operários. O MPT pede também o

registro dos contratos de trabalho dos empregados da CTP nas respectivas CTPS e a comprovação do recolhimento de contribuições previdenciárias devidas, na forma prevista na Lei 8.212/91.

Consórcio responsável por trecho do Monotrilho terá de pagar 400 mil em danos morais coletivos

O Consórcio AG/CR Almeida firmou um acordo com o MPT-SP pelo qual terá que pagar uma indenização de R$ 400 mil em danos morais coletivos e regularizar as condições de segurança dos operários em suas obras. O acordo obriga a empresa a realizar análises de risco para adequar-se às normas de segurança. “O objetivo é assegurar que os trabalhos só serão desenvolvidos com completa segurança dos trabalhadores, com isolamento de área, sinalização, projetos de proteção coletiva, projeto de ancoragem e programas de movimentação de cargas”, afirma

Gui

lher

me

Lara

Cam

pos/

Cre

ativ

e C

omm

ons

Leia mais em: http://goo.gl/il20Zh

a procuradora Tatiana Simonetti.

Leia mais em: http://goo.gl/ZVuDwO

Page 18: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

18

Aconteceu

Prêmio Peteca 2014

No início de dezembro, mais de 50 crianças dos municípios de Santa Isabel e Francisco Morato participaram da premiação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, o Peteca. Elas

Rob

son

Theo

doro

Ped

roso

MP

T-S

P

Esq. p/ dir. : Rosemary Fernandes, Claudia Lovato, Elisiane dos Santos e Ana Elisa Segatti

apresentaram trabalhos em forma de peças de teatro, música e artes plásticas, tratando do tema “trabalho infantil”, que realizaram sob orientação de seus professores. O Peteca faz parte do projeto MPT na Escola.

Page 19: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

19

Aconteceu

Participaram da premiação a procuradora-chefe Claudia Lovato Franco e as procuradoras do Trabalho Rosemary Fernandes Moreira (coordenadora do evento), Elisiane dos Santos e Ana Elisa Alves Brito Segatti, ambas representantes da

Veja a lista com os vencedores em: http://goo.gl/tJUM3d

Foto

s M

inis

tério

Púb

lcio

do

Trab

alho

-SP

Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT-SP. A Orquestra Infanto-Juvenil Choro Blue também esteve presente e tocou para a plateia clássicos da música popular brasileira.

Page 20: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

20

Aconteceu

A procuradora-chefe do MPT-SP Claudia Franco e a vice-procuradora chefe Celia Stander receberam no dia 12 de novembro a visita da presidente da Fundacentro Maria Amélia Reis, para tratar de possibilidades futuras de convênios entre os órgãos, especialmente na área

Presidente da Fundacentro visita sede do MPT em São Paulo

Esq. p/ dir: Célia Regina Stander; Catarina Von Zuben; Luiz Antônio Camargo; Claudia Regina Lovato

Claudia Lovato Franco e Maria Amélia Reis

Foto

s M

inis

tério

Púb

lcio

do

Trab

alho

-SP

de segurança do trabalho.

O procurador-geral do Trabalho Luis Antonio Camargo e a procuradora-chefe do MPT em Campinas Catarina Von Zuben participaram do encontro.

Page 21: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

21

Aconteceu

No dia anterior, a procuradora-chefe do MPT-SP havia se reunido com o general João Camilo Pires de Campos para solicitar uma análise de contra-inteligência a ser realizada na sede do MPT em São Paulo para verificar questões de segurança do prédio

Dia da Bandeira no Comando Militar do Sudeste

Em 19 de novembro Claudia Regina Lovato Franco participou de solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira, no Comando Militar do Sudeste, ao lado do comandante militar do Sudeste, general-de-exército João Camilo Pires de Campos e demais autoridades.

Segurança nos prédios do MPT

João Camilo Pires e Claudia Lovato

Foto

s M

inis

tério

Púb

lcio

do

Trab

alho

-SP

Page 22: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

22

Aconteceu

Combate ao trabalho escravo em debate no MPT-SPEm dezembro ocorreu o II encontro nacional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), para discutir propostas e perspectivas para 2015, bem como realizar um balanço das ações realizadas até então.

Procuradores do Trabalho participam de seminário sobre direito marítimoNo dia 4 de dezembro, o procurador do Trabalho Marco Antônio Ribeiro Tura participou da abertura do seminário Questões Práticas do Direito Marítimo e Portuário, ao lado do presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB SP Luiz Henrique Pereira Oliveira. Promovido pela OAB SP, o seminário tratou de temas como Direito Marítimo, Poder Judiciário,

Tribunal Marítimo, Direito Portuário e responsabilidades do Armador e do Transportador.

Esq. p/ dir: Claudia Lovato, Luiz Antônio Camargo, Luiz Carlos Michele Fabre; Jonas Ratier Moreno

Dir. p/ Esq. : Christiane Vieira Nogueira, Catarina Von Zuben, Jonas Moreno e Claudia Franco

O evento contou com a presença da procuradora-chefe do MPT-SP Claudia Lovato Franco, o procurador Geral do Trabalho Luiz Antonio Camargo, o vice-coordenador nacional da Conaete, Luiz Carlos Michele Fabre, e do coordenador nacional da Conaete Jonas Ratier Moreno.

Leia mais em: http://goo.gl/Acr8sx

Page 23: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

23

Aconteceu

Direitos trabalhistas e previdenciários

O Centro de Estudos do Ministério Público de São Paulo (MPT-SP)

Esq. p/ Dir: Sandro Sardá, Procurador do Trabalho (MPT - SC) Maria Maena, médica pesquisadora da Fundacentro e a vice-procuradora chefe Celia Stander.

MPT discute discriminação racialO Centro de Estudos do MPT-SP realizou no dia 17/03 a palestra em homenagem ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março.

O evento teve como palestrantes, o professor da USP, Dennis de Oliveira, membro do

Foto

s M

inis

tério

Púb

lcio

do

Trab

alho

-SP

realizou no dia 29/01 a oficina Direitos Trabalhistas e Previdenciários: Medidas Provisórias 664 e 665, com intuito de debater os aspectos jurídicos das alterações introduzidas pelas medidas provisórias do título. As medidas provisórias em questão foram publicadas no final de 2014 e alteram regras para a concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas.

Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro (Neinb) e Valdirene Silva de Assis, procuradora do Trabalho do MPT-SP, onde apresentaram algumas das maiores dificuldades vividas pelos negros

brasileiros em seu cotidiano. A palestra foi aberta pela procuradora-chefe do MPT-SP Claudia Regina Lovato e pela vice procuradora-chefe Celia Camachi Stander. Leia mais em: http://goo.gl/5vAoZd

Dennis de Oliveira e Valdirene de Assis

Leia mais em: http://goo.gl/tox1TI

Page 24: MPT-SP em Ação - 12ª Edição

24

Aconteceu

Sindicato dos Jornalistas apresenta denúncias ao MPT-SPNo dia 19/11, os jornalistas Vitor Ribeiro e André Freire, representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), estiveram no MPT-SP onde se reuniram com a procuradora-chefe Claudia Lovato Franco e o coordenador nacional da Coordenadoria de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret) José de Lima Ramos Pereira. Durante a reunião, foram debatidos temas como comunicação publica, os representantes do sindicato oficializaram denúncias de fraudes

FGV entrevista MPT para pesquisa sobre trabalho infantil em megaeventos

As pesquisadoras Tamara Brezighello Hojaij e Flavia Scabin, do Grupo de Direitos Humanos e Empresas da Fundação Getulio Vargas, reuniram-se em novembro com os procuradores

do Trabalho Elisiane dos Santos e Rafael Dias Marques, ambos da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.Fo

tos

Min

isté

rio P

úblc

io d

o Tr

abal

ho-S

P

Esq. p/ Dir: Claudia Lovato, André Freire e Vitor Ribeiro

trabalhistas por parte de empresas de comunicação.

As denúncias estão sendo investigadas em inquéritos civis abertos para apurar os fatos.

O grupo debateu a proteção dos direitos de crianças e adolescentes em grandes obras e megaeventos esportivos na cidade de São Paulo, tema que está em estudo na FGV.

Page 25: MPT-SP em Ação - 12ª Edição