mozena

8
Introdução O relatório irá falar sobre a visita técnica realizada ao laboratório de Analises de Solos e Folhas da Ufg. A visita e aula , foi ministrada pelo professor Wilson Mozena, que seguiu um roteiro entregado no inicio da aula com apresentações das analises Químicas e Físicas de uma amostra de solo realizadas no laboratório, para que pudéssemos entender o processo por inteiro. Os resultados laboratoriais são de fundamental importância para se adotar medidas cabíveis ao solo , ou se adequar o manejo adequado através dos resultados.

Upload: barbara-machado

Post on 15-Jan-2016

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

relatorio sobre mozena

TRANSCRIPT

Page 1: mozena

IntroduçãoO relatório irá falar sobre a visita técnica realizada ao laboratório de Analises de Solos e Folhas da Ufg. A visita e aula , foi ministrada pelo professor Wilson Mozena, que seguiu um roteiro entregado no inicio da aula com apresentações das analises Químicas e Físicas de uma amostra de solo realizadas no laboratório, para que pudéssemos entender o processo por inteiro.

Os resultados laboratoriais são de fundamental importância para se adotar medidas cabíveis ao solo , ou se adequar o manejo adequado através dos resultados.

Page 2: mozena

Materiais e métodos O primeiro trabalho realizado pelo professor foi levar um representante de cada grupo à sala de preparo de amostras , exemplificando o trabalho realizado ali. O representante do meu grupo foi o Aluno André Luis, pertencente ao grupo 1.

O membro precisou quebrar alguns torrões para que fosse possível voltar a Terra fina para o saco . Passado esse processo físico e necessário dar a entrada no laboratório com um respectivo numero referente a amostra. O numero da amostra do meu grupo foi o 424. Os recipientes foram enfileirados em grupos de 10, utilizando um cachimbo medidor de (10 ml).

Seguindo o roteiro se determinou a Acidez ativa utilizando-se um dispenser de alta precisão para armazenar o CaCl2, e um bastão para agitar, foi a realizado também a leitura que deve se realizar no mesmo dia .

Logo em seguida utilizou-se o phmetro (aparelho utilizado na determinação do ph).É utilizada a água destilada que tem ph igual a 7, para lavar e aferir o eletrodo,a sensibilidade do eletrodo fica em torno de 94%.

Em seguida se determina o teor de Matéria Orgânica utilizando o método espectrométrico.1 ml de TFSA com 10 ml de dicromato, oxida a matéria Orgânica reduzindo o Mn dando uma coloração laranja á substância. Sem encostar no solo repousado pipeta-se as amostras e faz-se a leitura.

Em seguida determina os micronutrientes (Cu,Fe,Mn e Zn) com equipamento de absorção atômica. Um exaustor com gás acetileno,alinha-se as lâmpadas dos elementos e

Page 3: mozena

configura-se o padrão 1 ppm. Por fim o átomo emite uma energia em forma de feixe luminoso, uma cor para cada elemento.

Page 4: mozena

ResultadospH:

Amostra 1: pH = 5,2

Amostra 2: pH = 5,4

Amostra 3: pH = 5,3

Amostra 4: pH = 5,5

Fósforo

Leitura de transmitância = 89

89 = 3,3 ppm de fósforo

Manganês

Amostra 1: 9,2

Amostra 2: 28,8

Amostra 3: 34,4

Amostra 4: 33,0

Cobre

Amostra 1: 2,5

Amostra 2: 1,8

Amostra 3: 1,5

Amostra 4: 1,8

Page 5: mozena

Considerações finais A visita foi de estrema importância visando conhecer os processos práticos estudados teoricamente em sala de aula. Tanto na parte pratica e física na preparação das amostras como também no conhecimento funcional dos equipamentos .

Universidade Federal de Goias

Page 6: mozena

Relatório Aula pratica Laboratorio 2

Aluno: Rafael Almeida Ferreira

Goiania,28/04/2015