movimentos negro, lgbt e ambientalista

9

Click here to load reader

Upload: maira-conde

Post on 22-Jan-2018

55 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Movimentos negro, lgbt e ambientalista

Novos Movimentos Sociais:Negro, LGBT e Ambientalista

SociologiaProfessora Maira

Page 2: Movimentos negro, lgbt e ambientalista

Os Movimentos Negros

No mundo:

Luta contra o Apartheid na África do Sul (Nelson Mandela)

Pan – africanismo

Movimento Negro nos EUA:

▪ Martin Luther King

▪ Malcom X

▪ Panteras Negras

▪ *Dica: filme "Selma"

Page 3: Movimentos negro, lgbt e ambientalista

Os Movimentos Negros

O movimento negro pode ser classificado em três fases distintas:

• Movimentos abolicionistas e de libertação (Joaquim Nabuco, Castro Alves, Luís Gama, André Rebouças...).

• Movimentos de integração na sociedade de classe ( Frente Negra e Arlindo Veiga dos Santos).

• Movimentos de perspectiva socialista ( MNU e Abdias do Nascimento).

Page 4: Movimentos negro, lgbt e ambientalista

O Movimento LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros

Sempre houve pessoas que transgrediram essas normas decomportamento e, por isso, foram discriminadas, pois taistransgressões eram consideradas sintomas de doenças eanormalidades. Essa situação começou a ser questionada no finaldo século XIX. As vanguardas artísticas desse período exerceramum importante papel ao questionar as normas de comportamentovigentes. Seu estilo de vida, que se opunha ao modo conservador,clamava e praticava a liberdade de todas as formas, principalmentea sexual. É desse meio que surgem grandes escritores e artistasque se assumiram homossexuais. O caso mais famoso é o doescritor Oscar Wilde.

Page 5: Movimentos negro, lgbt e ambientalista

O Movimento LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros

Podemos colocar a Revolta de Stonewall (1969) como omarco inicial do Movimento Homossexual moderno. Olevante dos frequentadores do bar gay norte-americano,cansados das agressões constantes e gratuitas da políciade NY, está para a História do Movimento Homossexualcomo a Queda da Bastilha para a Revolução Francesa.

* Dica: Filme "Milk"

Page 6: Movimentos negro, lgbt e ambientalista

O Movimento LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros

No Brasil:

O movimento brasileiro nasce no final dos anos 1970, predominantemente formado por homens homossexuais.

Entre 1981 e 1985 acontece uma campanha nacional coordenada pelo Grupo Gay da Bahia para retirar ahomossexualidade do código de doenças do Inamps, ou seja, a luta pela despatologização.

O uso do termo "orientação sexual" implica afirmar que não se trata de escolha individual racional e voluntária, masnão se trata também de uma determinação simples.

No início dos anos 1990, o movimento homossexual cresceu como forma de solução para essa situação, tornando oBrasil pioneiro na resposta comunitária e governamental à Aids.

Em 1995, ocorre a fundação da primeira e maior rede de organizações LGBT brasileiras, a ABGLT (AssociaçãoBrasileira de Gays, Lésbicas e Travestis).

Em 1997 ocorre a 1ª Parada do Orgulho Gay em SP.

Cartórios de todo o Brasil não poderão recusar a celebração de casamentos civis de casais do mesmo sexo ou deixarde converter em casamento a união estável homoafetiva, como estabelece a Resolução n. 175, de 14 de maio de2013, aprovada durante a 169ª Sessão Plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Page 7: Movimentos negro, lgbt e ambientalista

O Movimento Ambientalista

O desenvolvimento industrial, técnico e científico conseguiu nas nações maisdesenvolvidas um nível de produção muito eficiente, que mudou o modo de vida cotidianodas pessoas, gerando maior consumo e mais acesso ao conforto. Contudo, o avanço dasnovas tecnologias de produção aplicado à indústria e à agricultura gera problemas sériosna relação do homem com a natureza e com o meio ambiente.

Os movimentos ambientalistas surgem justamente neste momento, em que o risco se tornaum problema de gerenciamento econômico e político. Isto é, trata-se de lidar política eeconomicamente com os custos do risco, o que sempre trará problemas com relação àsmedidas a ser adotadas para reduzir o nível de agressão à natureza.

A questão ambiental ganhou notoriedade na década de 70 em razão dos movimentospolíticos. Em 1971, sugiram duas das maiores organizações ambientalistas internacionaisainda atuantes no mundo: o Greenpeace e o Friends of the Earth, sendo o primeiro maisconhecido no mundo.

Page 8: Movimentos negro, lgbt e ambientalista

O Movimento Ambientalista

No Brasil:

Os primeiros Ambientalistas no Brasil, surgem como reação às consequênciasambientais das grandes plantações de cana, café e à herança colonial perversa,destrutiva e insustentável. Podemos perceber na leitura da época, que a batalha écontra o latifúndio, a escravidão e os maus tratos à terra.

Décadas de 80 e 90 - internacionalização da Amazônia: figura de Chico Mendes érepresentativa desse contexto. Seringueiro e sindicalista, ele foi um importanteativista ambiental, lutando em defesa da preservação da Amazônia. Lutou pelareforma agrária, pelos interesses dos povos da floresta, indígenas, castanheiros,seringueiros e outros grupos, cujos modos de vida e de sobrevivência baseiam-sena sua relação com a Floresta Amazônica. Por conta de sua atividade militante, foiassassinado por fazendeiros.

*Dicas: "A ultima hora" e "Chico Mendes: o preço da floresta".

Page 9: Movimentos negro, lgbt e ambientalista

Referências: